CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 11 de março de 2023

VIDANEWS - Enchentes reacendem alerta sobre cuidados durante temporais; confira dicas.

 

Morte de idosa que se afogou em Moema e ato de bravura de zelador que nadou na correnteza para salvar motorista alertam para cuidados durante a chuva forte.

As inundações que atingem várias cidades do país neste fim de verão, em especial a capital paulista, reacendem o alerta sobre os cuidados para evitar afogamentos. Apenas no bairro de Moema, área nobre de São Paulo, uma idosa morreu afogada na quarta-feira (8), e um homem foi salvo de um carro que enchia de água graças a um zelador que decidiu enfrentar a enxurrada. Segundo os bombeiros de São Paulo, há cuidados que precisam ser observados em temporais e enxurradas, e atos de bravura podem não acabar bem. Veja algumas recomendações. Inundações As enchentes podem arrastar pessoas e esconder perigos como buracos na rua. Alguns cuidados são: • Na hora do temporal, caso esteja em um local seguro, mesmo que ilhado, permaneça lá. Arriscar andar em locais inundados pode custar a vida. Bastam 15 cm de correnteza para que uma pessoa seja derrubada. Esse mesmo nível de água é capaz também de mover veículos• Se a pessoa estiver em um lugar seguro e com pouca quantidade de água, o recomendável é ficar onde está até que a tempestade acabe e a água baixe • Já se estiver em um local onde o nível de água esteja subindo de forma rápida e seja necessário tentar sair dali, o correto é buscar o lado oposto ao dos postes, para evitar choques. A pessoa deve também ficar perto de muros e paredes, evitando assim locais onde possa haver bueiros e sarjetas Se estiver em um carro Em São Paulo, é muito comum que motoristas se vejam presos em congestionamentos. Se a água começa a subir rapidamente e ultrapassa o nível do escapamento ou metade do pneu, é preciso abandonar rapidamente o veículo e buscar um local seguro. Nesse caso, o motorista não deve esperar, pois a água pode continuar subindo. Isso vale principalmente para avenidas próximas de córregos, pois o veículo pode ser arrastado. Os bombeiros chamam atenção ainda para os cuidados em relação ao imóvel em que se reside. É preciso fazer as melhorias necessárias, como limpar calhas e ralos, além de observar rachaduras em paredes. Raios Quanto menor o intervalo entre a luz e o barulho de uma descarga elétrica, mais próxima de você a tempestade está. Por exemplo, se você viu o flash, contou um segundo e ouviu o barulho, significa que o raio caiu perto. Esse é o indicativo mais claro de que você tem que tomar cuidado. Para que o raio saia da nuvem e atinja o solo, ele vai percorrer a menor distância. E a menor distância pode ser um prédio, um poste, uma árvore, uma pessoa. O recomendado é evitar ficar em locais abertos, por exemplo, um estacionamento de shopping ao ar livre, um parque... É seguro ficar dentro de uma edificação ou do carro. Vento O correto é ficar dentro de alguma edificação e evitar permanecer no carro se houver árvores próximas. Dentro de casa, mesmo em prédios, feche as janelas em caso de vento forte.( Fonte R 7 noticias Brasil)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...