CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

VIDANEWS - MPT processa por trabalho escravo patroa de babá que pulou de prédio.

 

Raiana foi agredida e mantida em cárcere pela empregadora, e não teve direitos respeitados. Ela escapou pelo banheiro da residência.

O MPT-BA (Ministério Público do Trabalho na Bahia) entrou com uma ação civil pública na Justiça, nesta quarta-feira (15), contra Melina Esteves França, a patroa da babá que pulou de um prédio em Salvador (BA) no início do mês. A vítima se jogou do terceiro andar para fugir das agressões da mulher. Um vídeo divulgado no dia 2 de setembro mostra as agressões da patroa contra Raiana Ribeiro da Silva, de 25 anos, horas antes dela escapar da residência. O processo do MPT, que corre na 6ª Vara do Trabalho de Salvador, aponta que Melina submeteu ao menos duas empregadas domésticas à condição de trabalho análogo ao de escravos. Ação pede a condenação da acusada ao cumprimento da lei sob pena de multas e o pagamento de indenização por danos morais coletivos de R$ 300 mil, no mínimo. Também foi solicitada uma liminar para declarar a proibição da empregadora de submeter pessoas ao trabalho escravo. Nela, são listadas 23 obrigações a serem cumpridas, com pena de multas. Os quatro procuradores que atuam no caso concluíram que as práticas de Melina Esteves França com as empregadas apresentavam, além das agressões, todos os elementos necessários para se configurar o trabalho escravo, como mantê-las em cárcere privado – a patroa ameaçava as funcionárias para que não saíssem da residência. “Esse caso tem todos os elementos mais abomináveis que podem estar presentes numa relação de trabalho e por isso mesmo precisa ser tratado como um divisor de águas, sinalizando claramente para a sociedade que esse tipo de conduta não será tolerado”, disse Luís Carneiro, procurador-chefe do MPT. Um vídeo divulgado no último dia 2 mostrou Raiana Ribeiro sendo agredida pela patroa, horas antes de pular do banheiro para escapar do apartamento. Ela trabalhou por uma semana na residência de Melina. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Polícia de SP identifica motorista de Porsche que atacou bar a tiros.

 

Segundo a investigação, o atirador havia se desentendido com os chefes da casa noturna e voltou ao local para se vingar.

A Polícia Civil de São Paulo identificou o homem que atacou o restaurante Adega 33 a tiros na madrugada do último sábado (11), em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a investigação, o atirador havia se desentendido com os chefes da casa noturna na noite de sexta-feira (10). Na madrugada seguinte, voltou e efetuou os disparos em direção ao local.  A ação foi flagrada por câmeras de segurança. O homem chega ao local em alta velocidade, desce do carro visivelmente alterado e atira sete vezes contra o restaurante, que já estava fechado. Alguns funcionários ainda estavam dentro do local trabalhando, mas ninguém ficou ferido. Testemunhas ainda serão ouvidas no 01º DP de Guarulhos, onde a ocorrência é investigada. A investigação também aguarda laudo do Instituto de Criminalística. O caso foi registrado como disparo de arma de fogo. Homem atirou pelo menos sete vezes contra o estabelecimento. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Abdelmassih tem complicações cardíacas e é internado em SP.

 

Ex-médico passou madrugada da sexta-feira no setor de emergência de UPA e depois foi transferido a Hospital Regional.

O ex-médico Roger Abdelmassih teve complicações cardíacas e foi internado no Hospital Regional de Taubaté nesta sexta-feira (17). Ele estava na penitenciária em Tremembé, no interior de São Paulo, mas se sentiu mal na quinta-feira (16) e foi levado para Unidade de Pronto Atendimento no bairro San Marino, em Taubaté.  O detento passou a madrugada no setor de emergência da UPA, seu estado piorou e então ele foi levado ao Hospital Regional. Cardiopata e já com idade avançada, Abdelmassih já foi internado outras vezes durante sua estadia na prisão.  Por conta deste quadro, que o coloca no grupo de risco do novo coronavírus, ele chegou a ser liberado para cumprir pena em regime domiciliar no mês de abril do ano passado. No entanto, Abdelmassih voltou ao presídio após recurso do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), que considerou que a penitenciária tinha todas as condições para ele cumprir sua pena com segurança.  Em maio deste ano, ele voltou ao regime de prisão domiciliar, o que, mais uma vez, foi revogado em julho, após recurso do Ministério Público.  Abdelmassih foi condenado a 278 anos de prisão por crimes de estupro e atentado ao pudor praticados contra mais de 70 mulheres. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - SP: homem é agredido após marcar encontro com menina de 12 anos.

 

Empresário é investigado sob suspeita de aliciar, assediar ou constranger uma criança. Ele foi agredido pela família da garota.

Um homem foi agredido após marcar encontro com uma adolescente, de 12 anos, na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, nesta quinta-feira (16), às 18h53. Ele é investigado pela polícia sob a suspeita de aliciar, assediar, instigar ou constranger uma criança. Segundo a Polícia Militar, o homem marcou o encontro com a garota, que seria filha de seu ex-sócio, na rua Arroio Triunfo. No local, o suspeito foi surpreendido pela família da jovem. Em um vídeo encaminhado à reportagem, o suspeito, de camiseta branca e bermuda preta, é agredido com tapas, socos e pontapés. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro Tiradentes. A PM não soube informar se a intenção do homem era ter relações sexuais com a adolescente. O caso foi encaminhado ao 49º Distrito Policial da Cidade Tiradentes, que se recusou a passar detalhes do caso. A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) divulgou a seguinte nota: Um empresário de 24 anos é investigado pelo 54º DP (Cidade Tiradentes) sob suspeita de aliciar, assediar, instigar ou constranger uma criança de 12 anos. Ele foi flagrado pela mãe da menina durante conversa em uma rede social. A mulher, se passando pela criança, marcou encontro com o investigado, por volta das 19h de ontem (16), quando foi detido por parentes dela até a chegada da PM. Todas as circunstâncias dos fatos são apuradas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - ONU precisa de 100 tri de dólares para combater problemas globais.

 

Relatório diz que 10% da produção mundial até 2030 deve ser direcionada para fundo que viabiliza desenvolvimento sustentável.

Objetivos globais de combate à fome, desigualdade, injustiça e mudança climática enfrentam uma carência de fundos de 100 trilhões de dólares (aproximadamente R$ 520 trilhões), aponta um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado nesta sexta-feira (17). As metas provavelmente serão descumpridos, a menos que 10% da produção econômica mundial seja direcionada aos objetivos das Nações Unidas todos os anos até 2030. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU estabelecem metas que vão do meio ambiente à saúde e à igualdade e têm apoio de todos os países-membros, mas o financiamento de governos, investidores, bancos e empresas para ajudar a concretizá-los costuma ficar aquém do necessário. Prejudicada pelo impacto da pandemia de coronavírus, a defasagem anual passa agora dos 10 trilhões de dólares por ano, como mostrou o relatório histórico da ONU e da Iniciativa Força do Bem, apoiado pelo setor financeiro e compartilhado com a Reuters. "A humanidade está em uma encruzilhada. Mais do que nunca, todos os envolvidos precisam se unir para que esta crise seja o começo de uma nova economia para o desenvolvimento sustentável com prosperidade para todos", disse Chantal Line Carpentier, chefe da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento no escritório do secretário-geral em Nova York. Somando-se os custos de financiamento da transição global para uma economia de baixo carbono para limitar o aquecimento global, os recursos totais até 2050 chegam a 200 trilhões e 220 trilhões de dólares, acrescentou o relatório. Os ODS são uma lista global de "tarefas" que abordam questões como guerras, pobreza, degradação do solo, igualdade de gênero e clima.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Chefe do FMI teria favorecido China em ranking do Banco Mundial.

 

Relatório diz que diretora do Fundo pressionou funcionários para melhorarem avaliação chinesa, garantido investimentos no país.

A diretoria executiva do FMI (Fundo Monetário Internacional) está revisando um relatório preparado pelo Banco Mundial o qual apontou que a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em seu cargo anterior no Banco Mundial pressionou funcionários da instituição a alterar dados para favorecer a China, disse o Fundo nesta sexta-feira (17).Georgieva afirmou discordar "substancialmente com as conclusões e interpretações" do relatório independente, preparado pelo escritório de advocacia WilmerHale a pedido do comitê de ética do Banco Mundial e divulgado na quinta-feira (16). O documento revelou que Georgieva e outros funcionários do Banco Mundial aplicaram "pressão indevida" sobre a equipe para aumentar a classificação da China no relatório "Doing Business 2018", que avalia o ambiente de negócios nos países.A revisão do FMI foi lançada depois que Georgieva informou o conselho sobre o assunto na quinta-feira. "O conselho do FMI está atualmente revisando esse assunto", disse Gerry Rice, porta-voz do FMI, à Reuters, acrescentando: "Como parte do procedimento regular em tais assuntos, o comitê de ética vai informar o conselho", disse Rice, sem dar cronograma. Georgieva abordou o assunto no início de uma reunião previamente agendada com a equipe do FMI nesta sexta-feira, de acordo com três pessoas que participaram do evento virtual e uma quarta que foi informada sobre seus comentários. "Não é verdade" Georgieva disse que valoriza muito dados e análises e não pressiona a equipe a alterar informações como o relatório apontou, de acordo com uma transcrição fornecida à Reuters. "Deixe-me colocar de uma forma muito simples para vocês. Não é verdade. Nem neste caso nem antes ou depois pressionei a equipe para manipular dados", disse Georgieva ao estafe do FMI, de acordo com a transcrição. O credor multilateral com sede em Washington estava buscando o apoio da China para um grande aumento de capital na época, quando Georgieva era a executiva-chefe do Banco Mundial. Georgieva chefia o FMI e seus cerca de 2.500 funcionários desde 2019. Ela ajudou a liderar a resposta global à pandemia de covid-19, garantindo apoio para uma expansão de 650 bilhões de dólares das reservas de emergência do Fundo. Alguns dos 190 países-membros do FMI, que financiam seus empréstimos e outros projetos voltados para o alívio da pobreza e o fortalecimento da estabilidade financeira global, disseram que também estão revisando o relatório de ética.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Aprovação do governo de Joe Biden bate recorde negativo nos EUA.

 

Pesquisa feita entre os dias 15 e 16 de setembro mostra que 50% dos ouvidos desaprova a performance do presidente americano.

Uma pesquisa de opinião divulgada nesta sexta-feira (17) apontou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, bateu o recorde negativo de aprovação de seu governo desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano. A pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos entre os dias 15 e 16 de setembro mostrou que 50% dos norte-americanos ouvidos desaprovam o governo Biden, enquanto 44% aprovam e 6% preferiram não opinar. O índice de confiança da pesquisa é de quatro pontos percentuais. De acordo com a Reuters, 1.005 pessoas responderam a pesquisa virtualmente, sendo 442 democratas — partido de Biden — e 360 republicanos. Os números de desaprovação do presidente dos Estados Unidos sobem em um momento delicado da pandemia no país. Biden tem feito campanhas para que a população se vacine e continue mantendo as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Apesar dos pedidos do presidente, o país registrou 301.138 casos em 7 de setembro. O número representa o maior número de novos infectados pela covid-19 em um único dia desde o começo da pandemia, ainda no início de 2020. Além do avanço do novo coronavírus no país, os EUA também enfrentam a crítica pública pela retirada de militares e civis americanos do Afeganistão — agora governado pelo Talibã após 20 anos de guerra com os militares dos Estados Unidos no país.Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Morre ex-presidente da Argélia Abdelaziz Bouteflika, aos 84 anos,

 

TV pública argelina não divulgou a causa da morte do político, que governou o país por quatro vezes entre os anos de 1999 e 2019.

O ex-presidente argelino Abdelaziz Bouteflika morreu nesta sexta-feira (17) aos 84 anos, segundo divulgado pela TV pública da Argélia. O comunicado presidencial não informou as causas da morte do ex-governante do país do norte da África. Bouteflika comandou a Argélia por quatro mandatos entre os anos de 1999 e 2019. O ex-governante precisou deixar o país em abril de 2019 após a pressão de uma série de protestos causados pelo anúncio de que entraria na disputa presidencial pela quinta vez. Seis anos antes, em 2013, Bouteflika sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou com sequelas. Desde o derrame, o presidente passou a falar menos em público e começou a se deslocar de cadeira de rodas. Não há informações até o momento sobre o funeral ou enterro de Bouteflika.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Presidente argentino diz que não aceitará demissões de ministros.

 

Alberto Fernández enfrenta crise política após ver derrota do governo durante as eleições primárias legislativas.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, tenta superar a grave crise que desencadeou as renúncias de cinco ministros, que ele ainda não aceitou, após a derrocada eleitoral da coalizão governista nas primárias legislativas há quatro dias.“Venho informar oficialmente que o presidente da Nação, Alberto Fernández, não aceitou nenhuma das renúncias apresentadas e que todas elas, assim como a composição de seu gabinete, estão sob sua consideração e relatará no momento em que tiver que relatá-los", Vilma Ibarra, secretária de Assuntos Jurídicos da presidência, disse na quinta-feira (16) em resposta a rumores sobre a saída do ministro do Interior, Wado de Pedro. Cinco ministros e outros altos funcionários próximos a Kirchner colocaram seus cargos à disposição na quarta-feira (15), o que os analistas interpretam como uma pressão da vice-presidenta sobre Fernández para obrigá-lo a reformar o gabinete e se afastar de alguns de seus colaboradores de maior confiança, como o chefe de gabinete Santiago Cafiero."Eu ouvi meu povo" Em suas primeiras declarações nesta quinta-feira, Fernández pediu o fim dos conflitos e ressaltou que é ele quem está à frente do governo. "Nós temos que dar respostas honrando o compromisso assumido em dezembro de 2019 [quando assumiu a presidência], nos dirigindo à sociedade. Não é a hora de semear disputas que nos desviem desse caminho", escreveu o presidente no Twitter. "Eu ouvi meu povo. A arrogância e a prepotência não me abalam. A gestão do governo continuará se desenvolvendo do modo que eu considerar conveniente. Para isso que eu fui eleito. Farei isso sempre convocando o encontro entre os argentinos", acrescentou. Em recessão desde 2018, a Argentina enfrenta uma crise econômica que foi agravada pela pandemia de covid-19. Para amenizar os efeitos da paralisação da economia pelas restrições sanitárias, o governo realizou muitas emissões de dinheiro, especialmente em 2020. Nesta quinta-feira, no centro de Buenos Aires, grupos de esquerda mobilizaram manifestantes exigindo maiores subsídios para refeitórios e alimentação, e rejeitam um eventual acordo com o Fundo Monetário Internacional.Outras organizações de tendência peronista convocaram uma manifestação em frente à Casa Rosada, a sede do governo, em apoio a Fernández. Mas, na tentativa de reduzir as tensões, o presidente pediu que se abstivessem. "Queremos trabalhar"Aos elevados índices de pobreza e desemprego, a Argentina soma uma das maiores taxas de inflação do mundo (32% de janeiro a agosto) e tem pendente uma dívida de 44 bilhões de dólares com o FMI (Fundo Monetário Internacional).“Não sou nem a favor nem contra o governo. Quero que as coisas sejam feitas. Queremos trabalhar, queremos fábricas”, disse Gisela, moradora da zona sul de Buenos Aires, na manifestação.Em 22 de setembro, deve pagar ao FMI um vencimento de capital de 1,9 bilhão de dólares e em dezembro outro de mesma quantia.O governo Fernández tenta chegar a um acordo de ampliação das instalações para substituir o stand-by assinado em 2018. Gerry Rice, porta-voz do FMI, ratificou nesta quinta-feira em Washington que "continua o trabalho com as autoridades argentinas para aprofundar as discussões técnicas para um programa apoiado pelo FMI".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Novo ministro da Justiça assume cargo no Haiti em meio à crise.

Liszt Quitel chega ao poder em momento em que premiê é citado como um dos possíveis mentores da morte do presidente haitiano.

O novo ministro da Justiça, Liszt Quitel, assumiu o cargo no Haiti nesta quinta-feira (16), em meio a uma luta pelo poder e graves acusações contra o primeiro-ministro como parte da investigação sobre o recente assassinato do presidente Jovenel Moise.Já encarregado do Ministério do Interior desde julho, Quitel reconheceu a complexidade da situação que paralisa o instável país caribenho. “Estamos vivendo um momento difícil, com necessidades urgentes de justiça e segurança”, declarou o agora ministro da Justiça, que terá que enfrentar as gangues que controlam setores de Porto Príncipe. Quitel substituiu Rockefeller Vincent, deposto pelo primeiro-ministro Ariel Henry.Henry também destituiu Bed-Ford Claude, o promotor-chefe de Porto Príncipe, esta semana, que pediu formalmente que o premiê fosse indiciado pelo assassinato de Moise. Claude disse suspeitar que Henry realizou ligações telefônicas horas após o ataque com um dos principais suspeitos do assassinato do presidente, baleado em sua casa por mercenários armados. Nenhum agente responsável pela proteção de Moise ficou ferido no ataque.Quitel é o quinto ministro da Justiça nomeado desde 2017, ano em que Jovenel Moise assumiu o poder. Afetado pela instabilidade e pela falta de meios para funcionar, o setor judiciário haitiano opera de forma extremamente lenta, resultando em superlotação nas prisões. De acordo com organizações de direitos humanos, mais de 85% dos detidos hoje nas prisões do país aguardam julgamento, alguns há vários anos.Enquanto a classe política luta pelo poder, a insegurança cresce em todo o país, especialmente em Porto Príncipe. Gangues de criminosos fortemente armados controlam vários subúrbios da capital, onde realizam sequestros e de onde bloqueiam regularmente todo o acesso aos únicos terminais de petróleo do país.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...