CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

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quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

NOTICIAS GERAL-ECONOMIA

 


CPF na Nota valerá desconto de até 10% no IPVA de 2021

Com a proximidade do natal, o consumidor pode aproveitar o momento das compras para ganhar desconto de até 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.  Desde 01 de novembro as notas do Programa Nota Fiscal Goiana já valem para o cálculo de desconto no tributo para 2022. Assim, quem pedir CPF na nota ainda terá chance de ter abatimentos que variam de 5% a 10% sobre o imposto.“Mais importante do que o desconto, queremos divulgar a importância social do tributo. Quando o cidadão deixa de cobrar a nota fiscal ele colabora com a sonegação e consequente falta de recursos para serviços como saúde, educação, saneamento e outros”, frisou a secretária da Economia, Cristiane Schmidt. “Esse período é uma boa oportunidade para quem vai às compras neste natal conseguir a pontuação para o desconto. Os pontos são acumulados automaticamente, bastando apenas pedir o CPF na nota fiscal” explicou o coordenador do programa, Leonardo Vieira de Paula. Se o consumidor ainda não estiver inscrito, ele pode fazer isso no site do programa (https://nfgoiana.sefaz.go.gov.br/site/). Se a inscrição for feita até 20 de dezembro, os valores acumulados no CPF no período de dezembro 2014 até 31 de outubro de 2020 serão considerados para efeito de desconto no IPVA do ano que vem.Para pontuar, é só pedir para incluir o CPF na nota fiscal a cada compra que fizer. Cada R$ 100 reais em valores de compras acumulados no CPF equivale a 1 ponto/bilhete para desconto no IPVA. Para alcançar o desconto máximo de 10% são necessários acima de 375 pontos/bilhetes. O desconto mínimo de 5% é possível a partir do acúmulo de 12 bilhetes/pontos. Balanço Atualmente o programa conta com 671,9 mil inscritos. Desses, 333 mil já conseguiram algum tipo de desconto para o IPVA de 2021 de 5% a 10%.  O governo de Goiás, por meio da secretaria da Economia, está reformulando o Programa Nota Fiscal Goiana para o próximo ano. (Comunicação Setorial – Economia) ( Fonte Jornal Contexto)

NOTICIAS GERAL- EDUCAÇÃO

 

Crianças especiais: um dia para chamar de seu

A data 9 de dezembro foi instituída no Brasil
para celebrar o Dia da Criança Especial

Por Vander Lúcio Barbosa

Todas as crianças são especiais, mas, aqui, escrevo sobre as que apresentam algum tipo de deficiência. Como presidente da APAE Anápolis, uma instituição voltada, também, para o atendimento desse público, quer defender o direito delas de frequentar a escola, o direito à educação inclusiva. “Ah, Vander, mas as dificuldades são grandes…”. Olha, já foram bem maiores. Durante anos ligado à Apae como voluntário, presenciei um avanço incrível nesse sentido, justamente porque os responsáveis por essa melhora não se desanimaram perante qualquer dificuldade. A inclusão dessas crianças por meio da educação é fundamental para que possam desenvolver-se plenamente trazendo alegria para suas famílias e alcançando certo grau de independência. Vê-las expressando sua alegria diante dos cuidados que dispensamos é a coisa mais gratificante que já experimentei. É por isso que convido a sociedade a não soltar as mãos, para que juntos possamos continuar essa trajetória de sucesso que tem nos conduzido no projeto de reconhecimento social. Uma instituição de ensino, na nossa cultura, é uma fiel representante da sociedade. Portanto, alguém que frequenta a escola se sente e se torna mais reconhecido socialmente do que aquele que não frequenta. Trata-se de um reconhecimento que humaniza e exercita nossa tolerância, nossa gratidão e nossa visão de mundo.Toda família com uma criança especial teme a discriminação. Nosso papel é apoiar essas pessoas através da escola. Quando os pais se sentem mais seguros, esse sentimento se reflete sobre a criança e todos a sua volta se vêem incluídos.“Ah, Vander, mas eu não tenho criança especial e não tenho nada à ver com isso…”. Tem, sim! A Apae não é formada apenas por gente que tem crianças nessa condição. Ela acolhe com todo o amor e também com toda a sua capacidade técnica e científica, fazendo tudo o que há de mais eficiente para as crianças especiais, apoiada por muita gente que doa tempo, talento e recursos, contribuindo de alguma forma. Tudo isso porque, para mim, para a Apae, e para seus apoiadores, uma criança nessas condições não é especial apenas porque possui alguma deficiência, mas porque resgata dentro das pessoas envolvidas nesse projeto, aquilo que existe de mais humano em todos nós. A solidariedade. “Sim, Vander… agora entendi. Mas como posso ajudar?”. Comece mudando o seu modo de pensar e, “no automático”, você encontrará uma maneira de fazer parte da grande família das crianças especiais, somando esforços para que todas gozem do direito de frequentar uma escola. (Saiba mais sobre a Apae Anápolis em www.apaeaps.org.br) ( Fonte Jornal Contexto)

NOTICIAS GERAL- EDUCAÇÃO

 


Conectividade ainda é insuficiente nas escolas públicas de Goiás

Levantamento inédito realizado pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás retrata problemas de acesso à internet nas redes estadual e municipais

Existe baixa, ou, nenhuma conectividade de professores e alunos da rede pública em Goiás, para as atividades escolares remotas impostas pela pandemia da covid-19. A conclusão é do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás, em levantamento realizado entre maio e outubro de 2020.  Trata-se do Diagnóstico de Conectividade, estudo que se deparou com um quadro alarmante, com insuficiência de equipamentos para alunos e professores e dificuldade ou ausência total de acesso à internet. Os resultados apresentados poderão ser utilizados para subsidiar futuras ações do Gabinete, com vistas   a contribuir para a busca da qualidade da educação pública.As sondagens tiveram início para se avaliarem as principais dificuldades enfrentadas pelo setor educacional nesse período em que as escolas permanecem fechadas. Foram verificadas as estratégias mais utilizadas para se oferecerem atividades pedagógicas não presenciais, percebendo-se que o uso de materiais impressos, videoaulas, redes sociais e as plataformas online amplamente utilizadas, mas que professores e alunos têm muita dificuldade de se conectar. Nos municípiosAssim sendo, o Gabinete de Articulação Para o Enfrentamento da Pandemia na Educação em Goiás realizou uma nova pesquisa, específica quanto ao acesso à internet. Nela, constatou-se que, nas redes municipais, em relação aos professores, 60% dos municípios pesquisados apresentaram dificuldades de acesso às atividades remotas. Dentre os maiores entraves relacionados estão: velocidade da internet (90%), equipamentos/computadores (60%) e acesso à internet (35%). Quanto à conectividade dos alunos, todos os municípios pesquisados responderam que identificaram dificuldades de acesso às atividades remotas, dentre elas velocidade da internet, falta de equipamentos e computadores e acesso à internet.E, na Rede Estadual não é diferente. Com um quantitativo elevado de alunos sem acessibilidade virtual, o que evidencia é que não há equidade na disponibilização das atividades pedagógicas, nem a garantia do acesso à educação. A análise demonstra que a não participação dos alunos nas aulas remotas por falta de acessibilidade virtual, pode provocar um aumento do abandono e da evasão escolar, especialmente dos alunos em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica.( Fonte Jornal Contexto)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...