CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 16 de março de 2022

VIDANEWS - TJDFT condena dupla que matou mulher e tirou a pele do rosto dela.

 

Eles queriam dificultar identificação da vítima; réus devem cumprir 21 e 25 anos de prisão em regime fechado por morte de diarista.

Justiça do Distrito Federal condenou os dois homens que mataram de forma brutal a diarista Rúbia Alves Ferreira, de 35 anos, no Parque Leão, no Recanto das Emas, em 2020. A dupla confessou ter retirado a pele do rosto da vítima com uma faca para dificultar a identificação do cadáver. Vicente Aldo Ferreira Silva e Rodrigo Pereira de Lima foram condenados, respectivamente, a 25 e 21 anos de prisão, em regime fechado. O julgamento no Tribunal do Júri do Recanto das Emas aconteceu nesta quarta-feira (9). Os jurados acolheram todas as qualificadoras apontadas pelo Ministério Público: motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Para o promotor de Justiça Rafael Ribeiro, “a condenação mostra que a sociedade não aceita a prática de fatos tão brutais como os que foram julgados, proferindo resposta condizente com a gravidade da situação”.Entenda o crime O assassinato ocorreu no dia  13 de agosto de 2020, por volta das 3h, no Parque Leão, no Recanto das Emas. Rúbia teria furtado o celular dos autores do crime e vendido para comprar drogas.Com o intuito de vingança, Vicente e Rodrigo atraíram Rúbia para um terreno baldio com o pretexto de consumirem crack. Quando chegaram ao local, um deles a segurou pelas costas enquanto o segundo desferiu as facadas. Em seguida, removeram a pele do rosto da vítima para dificultar a identificação do cadáver e fugiram do local levando a faca usada no crime e o casaco da vítima. Os objetos foram dispensados numa lixeira em Samambaia.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Prima de ex-presidente do Senado é estrangulada e morta dentro de casa, na Paraíba.

 

Parente de Eunício Oliveira morreu dentro do apartamento onde morava, em João Pessoa; o namorado é o principal suspeito.

A estudante de medicina Mariana Oliveira, prima do ex-senador Eunício Oliveira, foi estrangulada e assassinada dentro do apartamento onde morava, em João Pessoa, na Paraíba, no último sábado (12). O principal suspeito do crime é o namorado, que está preso. Pelas redes sociais, Eunício definiu o crime como "machismo abjeto e inaceitável". O namorado da vítima passou por audiência de custódia neste domingo (13) e segue preso. O corpo de Mariana foi enterrado no Ceará. Segundo consta no Termo de Audiência de Custódia, ao qual o R7 teve acesso, quando policiais chegaram à casa de Mariana, na região de Cabo Branco, em João Pessoa, socorristas do Samu já atendiam a estudante, que estava convulsionando. Ela morreu no local. De acordo com os policiais, a vítima apresentava diversas lesões pelo corpo. A causa da morte, segundo a perícia, foi asfixia mediante esganadura. O namorado de Mariana, Johannes Dudeck, que se encontrava no apartamento com a vítima, negou aos policiais envolvimento com a morte e disse que "estava namorando a vítima quando ela começou a passar mal". Ainda segundo o termo de audiência, "quando perguntado pela autoridade policial se estaria disposto a fornecer material genético para perícia, o custodiado se negou".Johannes Dudeck foi preso em flagrante ainda no sábado. No domingo, ele passou pela audiência de custódia e sua prisão foi convertida em preventiva. Ao determinar a conversão, o juiz decidiu que "os antecedentes criminais do autuado evidenciam que ele já respondeu na Justiça por acusação de violência doméstica, tais condições evidenciam que o custodiado adota postura contumaz em violência contra a mulher, donde não se tem como negar a teórica atividade delitiva no mundo do crime. Some-se a isso o histórico de comportamento extremamente ciumento e perseguidor que possui, o que é evidenciado pelas várias representações feitas por vítimas (ex-namoradas) na delegacia especializada. O cotejo de suas condições pessoais leva à conclusão patente e inafastável de que sua liberdade se configura risco concreto à ordem pública, não reunindo, assim, os requisitos que indiquem que medidas cautelares diversas da segregação preventiva restariam suficientes e adequadas à garantia da ordem pública".Pelas redes sociais, o ex-senador Eunício Oliveira lamentou o assassinato da prima e lembrou que Mariana era "apaixonada pela medicina, sonhava em exercer sua vocação de cuidar das pessoas através da profissão que escolheu. Uma jovem que teve seu futuro promissor interrompido de maneira tão abrupta".Eunício disse ainda: "O machismo abjeto e inaceitável que persiste em nossa sociedade precisa acabar. O feminicídio precisa ser combatido por todos nós, como tenho reiterado inúmeras vezes. O machismo mata e enluta famílias".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Queiroga fala com Pacheco sobre flexibilizar emergência sanitária.

 

Presidente do Senado diz ter manifestado preocupação com a nova onda do vírus na China, mas que vai levar o assunto para discutir com os líderes.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu nesta terça-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a flexibilização do estado de emergência sanitária. A ideia do ministro, que tem sido estudada pela pasta, é reduzir o status da Covid-19 de pandemia para endemia.Com isso, medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento social, restrição de acesso a lugares, fechamento de espaços e uso de álcool em gel, passam a ocorrer de forma pontual. Pacheco publicou fez uma publicação em seu Twitter logo após a reunião. "Recebi o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que me apresentou dados sobre à pandemia da Covid-19, como o número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos. No encontro, o ministro falou da possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária. Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China, mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado."Em fevereiro de 2020, o governo federal se antecipou ao publicar um decreto sobre "medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus". Em 11 de março do mesmo ano, a OMS declarou a pandemia do coronavírus. Dias depois, o Congresso aprovou o pedido enviado pelo governo para reconhecer calamidade pública diante da pandemia do vírus.Ao conversar com Pacheco sobre o assunto, Queiroga busca antecipar qualquer tipo de implicação legal que possa haver caso reduza a pandemia para endemia. Isso envolve, por exemplo, gastos públicos emergenciais e autorização de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro têm falado sobre a flexibilização da emergência sanitária há algumas semanas. No último dia 3, o mandatário falou sobre o assunto no Twitter. "Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do art. 1° da lei 13.979/2020, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil", postou.Em 4 de março, Queiroga afirmou que o rebaixamento estava sendo planejado com base em critérios técnicos, independentemente da análise da OMS (Organização Mundial da Saúde), e que a vacina CoronaVac não deixará de ser usada caso haja a mudança."A OMS considera o cenário global. E aqui é o Ministério da Saúde que tem mais autoridade para dispor sobre esse tema no âmbito nacional. Cabe a mim como ministro rebaixar a pandemia e farei isso com base em critérios técnicos, assim como já observamos em países como Reino Unido, Inglaterra, Suíça, Dinamarca e países da Europa", destacou.( Fonte R 7 Noticias  Brasil)

VIDANEWS - Campanha de vacinação contra gripe começa em 4 de abril.

 

Governo vai disponibilizar 80 milhões de doses para atender ao público-alvo, começando por idosos e profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (15), que a campanha nacional de vacinação contra a gripe está programada para começar em 4 de abril, com previsão para término em 3 de junho. Nesse período, serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina contra a influenza, priorizando a imunização de idosos e profissionais de saúde. Na primeira etapa, que segue até 2 de maio, a pasta calcula atender mais de 30 milhões de idosos, além de 5,8 milhões de trabalhadores da saúde. A segunda e última etapa inclui o restante do público-alvo — mais 40,4 milhões de pessoas. Estão incluídos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; profissionais da segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários; adolescentes sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas com comorbidades. Ao todo, mais de 76 milhões de pessoas fazem parte do público-alvo. O objetivo, segundo o ministério, é "prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde", servindo como estratégia para diminuir a carga do vírus.Indiretamente, a vacinação contra a gripe afeta o enfrentamento à pandemia da Covid, já que ambas se enquadram como doenças respiratórias agudas graves, com sintomas semelhantes e que acabam dividindo a demanda por leitos. A vacina contra a gripe, no entanto, não traz proteção contra a Covid-19, sendo necessário que a população se imunize contra ambas as doenças. No caso da gripe, a vacina disponível é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. De acordo com o instituto, já foram entregues ao ministério 2 milhões de doses. Ao longo de março, a pasta vai receber outras 38 milhões e, as 40 milhões restantes, em abril. Para este ano, as doses irão proteger contra três cepas: H1N1, H3N2 e tipo B. "Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os imunizantes são atualizados e usados em campanhas de vacinação anuais — geralmente realizadas antes do inverno, quando aumentam os casos de gripe", detalhou o Butantan. O dia D de mobilização nacional está previsto para 30 de abril. No caso das crianças que nunca receberam nenhuma dose da vacina contra a gripe na vida, a recomendação é que, após 30 dias da aplicação, os pais retornem aos postos com seus filhos para uma dose de reforço. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Enxergar cores ao ouvir músicas? Entenda a rara condição que afeta a tiktoker Ana Eulália.

 

Jovem relatou recentemente que tem sinestesia, uma ligação cruzada na forma como o cérebro processa os sentidos.

A influenciadora Ana Eulália, de 19 anos, relatou recentemente aos seus mais de 564 mil seguidores no TikTok que tem uma condição chamada sinestesia."Significa basicamente que seus sentidos são embaralhados, em outras palavras, eu enxergo barulho, também sinto gosto, cheiro e textura", explicou em um vídeo. Estima-se que a sinestesia afete em torno de 2% a 4% da população mundial adulta, com diferentes formas de manifestação.Ana Eulália revela que se deu conta da sinestesia quando tinha entre 13 e 14 anos, ao descrever uma música como "rosa, macia e quente", sem que seu amigo entendesse do que ela estava falando.Há 200 anos, a ciência procura entender esse fenômeno, mas ainda há muito mais perguntas do que respostas. Em um artigo publicado no periódico científico Plos Biology em 2011, os pesquisadores David Brang e Vilayanur S. Ramachandran, da Universidade da Califórnia, descrevem a condição como "uma experiência perceptiva na qual os estímulos apresentados por meio de uma modalidade evocam espontaneamente sensações em uma modalidade não relacionada".Pessoas como a tiktoker, que experimentam sempre essa mistura de sentidos, são chamadas de sinestesistas. Embora haja suspeita de uma característica genética, esse não é um fenômeno que conte com muitas explicações científicas.Sabe-se que é distinto, por exemplo, de alucinações e de metáforas, que é mais comum em mulheres do que em homens, segundo a Associação Americana de Psicologia.Os sinestesistas tendem a visualizar números ou música como cores, saborear palavras ou sentir uma sensação na pele quando cheiram certos aromas.As formas como a sinestesia é descrita também variam. Pesquisadores entendem que a chamada audição colorida ou cromestesia, vivida por Ana Eulália, seja a mais comum delas.Foi a cromestesia que inspirou o pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944) em suas obras abstratas.Brang e Ramachandran apontam evidências acumuladas de que indivíduos com cromestesia têm capacidade aprimorada de detecção de cores."Esses efeitos perceptivos iniciais sugerem que a sinestesia está associada ao aumento do processamento de informações de cores; no entanto, é possível que essas diferenças no processamento de cores não sejam devidas à própria sinestesia, mas sejam meramente causadas pela experiência excessiva dos sinestesistas com as cores."Para quem vive com essa condição, ver cores e formas ao ouvir uma música ou uma voz é tão comum quanto nos lembrarmos de uma paisagem ao escutar uma canção.Outras formas de sinestesia incluem o surgimento de números que vão se interligando por linhas, como uma espécie de mapa mental.Uma manifestação mais rara é a chamada sinestesia léxico-gustativa, em que o indivíduo associa palavras a gostos, temperaturas e texturas.Já na sinestesia espelho-toque, a pessoa vê outra tocando uma parte de seu corpo e sente o mesmo toque em si.Os pesquisadores da Califórnia ainda concluem que a sinestesia está associada "a inúmeros benefícios para o processamento cognitivo, potencialmente ressaltando a base do motivo pelo qual essa condição sobreviveu às pressões evolutivas".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Policial Penal reage a tentativa assalto e rende suspeitos em MG.

 

Circuito de segurança flagrou a cena, no bairro bairro Sapucaias III, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Um policial penal reagiu a uma tentativa de assalto e apreendeu dois homens na noite da última quarta-feira (9), no bairro Sapucaias III, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O agente foi surpreendido enquanto chegava em casa, por volta das 22h. Quando estacionou o carro na garagem, o policial viu os dois suspeitos que, logo em seguida, anunciaram o assalto. A vítima, que estava armada, conseguiu render a dupla. A ação foi flagrada por câmeras de segurança da rua. Os autores, de 21 e 16 anos, foram conduzidos para 18º batalhão da Polícia Militar. A responsável pelo adolescente acompanhou a polícia até o local. Com a dupla, foram apreendidos uma réplica de arma de fogo e um telefone celular.( Fonte R 7 Noticias Brasil) * Estagiário sob supervisão de Laura Baraldi, da Record TV Minas.

VIDANEWS - Mesmo com aumento de casos de dengue, 31% dos brasileiros acham que doença acabou na pandemia.

 

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Infectologia com farmacêutica aponta ainda que 22% das pessoas acreditam que diminuiu o risco de infecção.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e pela biofarmacêutica Takeda revelou que 31% dos brasileiros acreditam que a dengue deixou de existir durante a pandemia da Covid-19. Essa percepção, no entanto, contrasta com os dados do Ministério da Saúde, que apontou crescimento de 43,5% no número de casos de dengue, considerando-se as seis primeiras semanas deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa Dengue: o impacto da doença no Brasil, ouviu 2 mil brasileiros, por telefone, entre os dias 19 e 30 de outubro do ano passado e foi realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).Além dos 31% que acreditam que a dengue deixou de existir na pandemia, outros 22% disseram que o risco com a doença diminuiu. Entre as razões apontadas para as duas situações, 28% disseram não ter ouvido falar mais na doença e 22% responderam que “toda doença agora é Covid-19” e não há casos de dengue.Para os pesquisadores, o fato da população brasileira considerar que a doença deixou de existir durante a pandemia pode levar ao relaxamento das ações de controle e de prevenção, aumentando o risco de se contrair a doença. “Essa realidade revelada pela pesquisa é preocupante. Com a urgência da pandemia da covid-19, muitas doenças infecciosas, como as arboviroses (dengue), foram colocadas em segundo plano e até esquecidas. Precisamos retomar a discussão e os cuidados com a dengue”, alertou Alberto Chebabo, médico infectologista e presidente da SBI.Entre os brasileiros consultados, 30% afirmaram já ter tido dengue e 70% disseram conhecer alguém que já teve a doença. Entre os que já tiveram a doença, pouco mais da metade (55% do total) afirmou ter feito alguma mudança em sua casa para evitar a proliferação do mosquito, tal como aumentar a limpeza do quintal, evitar deixar água parada em vasos de plantas e aumentar o cuidado com a água parada.Apesar de a pesquisa ter apontado que o brasileiro conhece a doença, ainda há desconhecimento sobre como ela se desenvolve e suas formas de prevenção e de transmissão.A forma de contágio, por exemplo, não é totalmente conhecida pela população: 76% acertaram, dizendo que ela decorre da picada de mosquito, mas 8% disseram não se lembrar de como ocorre a transmissão e 4% mencionaram que ela ocorre de pessoa para pessoa - o que não acontece. Além disso, seis em cada dez entrevistados (59%) não sabiam quantas vezes uma pessoa pode contrair a doença. Apenas 2% reconheciam que se pode pegar dengue até quatro vezes, já que só existem quatro subtipos de dengue: quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo.Entenda a Dengue A dengue é uma doença infecciosa, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos diferentes. Quem pega um tipo, não fica imune aos demais.O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença, por isso, alerta o Ministério da Saúde, é importante evitar água parada porque os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano no ambiente.No geral, a primeira manifestação da dengue é a febre alta acima de 38°C, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Em alguns casos, ela pode evoluir para uma forma grave.Não existe um tratamento específico para a doença. As medidas adotadas visam o controle dos sintomas. Pacientes com suspeita de dengue devem buscar orientação médica logo que surjam os primeiros sintomas.( Fonte R 7 Noticias  Brasil)

VIDANEWS - MP pede suspensão de mineradora em Sabará (MG) após vazamento.

 

Promotoria também pediu bloqueio de R$ 100 milhões da empresa para garantir medidas de recuperação ambiental.

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) pediu, nesta terça-feira (15), o bloqueio de R$ 100 milhões da mineradora AngloGold Ashanti e suspensão das atividades da empresa Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O pedido vem após material da companhia vazar em um córrego da cidade e deixar a água turva. A ação pede à Justiça que a empresa fique sem realizar atividades e intervenções na mina, nas pilhas, nas barragens e em outras estruturas operacionais até que seja atestada a segurança e a estabilidade. Segundo o Ministério Público, o bloqueio de R$ 100 milhões é uma forma de garantir que sejam adotadas medidas de recuperação e de compensação ambiental, além da elaboração de um plano de comunicação voltado para a população impactada.A mudança na cor da água, que ficou em tons cinzas, chamou a atenção dos moradores. De acordo com os promotores de Justiça, o despejo dos materiais gerou preocupação na comunidade que denuncia que o problema é antigo e que até os peixes sumiram do córrego.Preocupados com os impactos, pesquisadores estiveram na região e recolheram amostras para avaliar a qualidade da água. A empresa alega que o material não é tóxico. O córrego Cuiabá deságua no rio das velhas, que é usado para captação e abastecimento de água em Belo Horizonte e região metropolitana. Em nota, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou que o vazamento ocorrido na mina Cuiabá foi distante do ponto de captação de água do sistema Rio das Velhas, em Bela Fama. Por esse motivo, a companhia afirma que não haverá impacto no abastecimento.Em nota, a mineradora afirmou que a barragem se encontra segura e estável. Entre as medidas para reduzir os efeitos do vazamento, a empresa destacou a limpeza do local. Uma companhia especializada foi contratada para fazer o serviço.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Israel anuncia descoberta de variante desconhecida do coronavírus.

 

Governo disse que nova cepa seria a combinação de duas subvariantes da Ômicron e aparentemente não é de preocupação.

O Ministério da Saúde de Israel anunciou, nesta quarta-feira (16), a detecção de dois casos de contágio, sem gravidade aparente, por uma variante não identificada do coronavírus que combina duas subvariantes da Ômicron, a BA.1 e a BA.2."Essa variante ainda não é conhecida no mundo, e os dois casos foram descobertos graças a testes de PCR feitos no aeroporto Ben Gurion, na entrada de Israel", informou o comunicado divulgado pelo ministério. "As pessoas contaminadas apresentaram sintomas leves de febre, dores de cabeça e musculares e não precisaram de cuidados médicos especiais", acrescenta a nota.Em entrevista a uma rádio militar israelense, o chefe da estratégia anti-Covid do governo de Israel, Salman Zarka, afirmou que "o fenômeno das variantes combinadas é bem conhecido". "No momento, não estamos preocupados" que a nova variante possa levar "a casos graves", disse.Em um contexto de novo aumento de casos no mundo, o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett deve se reunir nesta quarta-feira com autoridades do Ministério da Saúde, conforme informação divulgada por seu gabinete. A situação sanitária se deteriorou em vários países devido à propagação da subvariante BA.2, particularmente contagiosa, mas que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não causa formas mais graves de Covid que a BA.1.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Em discurso no Congresso dos EUA, Zelenski faz apelo por ajuda militar e é ovacionado

 

Presidente ucraniano exibiu um vídeo com cenas de destruição de cidades por ataques russos e fez novo apelo para que fechem o espaço aéreo da Ucrânia .

O presidente ucraniano Volodmir Zelenski fez um discurso aos congressistas americanos nesta quarta-feira (16). Em sua fala, mais uma vez fez um apelo para a criação de uma zona de exclusão aérea no território ucraniano. Ele também pediu ajuda militar e mais sanções contra a Rússia."Estamos pedindo uma resposta para esse terror russo. Será que isso é muito? Pedir que a Rússia pare de aterrorizar os nossos cidadãos livres", apontou. "Eu tenho um sonho, eu tenho a necessidade de defender os nossos céus", disse em referência ao histórico discurso de Martin Luther King. “Biden, o senhor é o líder de uma grande nação e eu desejo que seja o líder do mundo. Isso significa ser o líder da paz. (...) Hoje os EUA não estão ajudando apenas a Ucrânia, mas o mundo, para tentar manter a Justiça na história." Zelenski afirmou que as guerras do passado fizeram com que organizações de proteção fossem criadas, "porém elas não funcionam". O presidente exibiu um vídeo em que apareceram várias cenas da destruição russa na Ucrânia."Os ucranianos serão livres, eles serão capazes de preservar a nossa democracia. A Rússia atentou contra nossos valores humanos básicos, contra nossa liberdade de escolha sobre o futuro." Ele completou ressaltando a preservação da democracia dos EUA e os heróis nacionais americanos. "Lembrem-se de Pearl Harbor e do 11 de setembro", disse. Zelenski está sendo convidado por vários países para fazer discursos sobre a situação da guerra na Ucrânia. Na última terça-feira (15), ele falou ao Parlamento do Canadá e revelou que 97 crianças ucranianas morreram desde o início do conflito.O líder também fez um discurso ao Parlamento britânico no dia 8 de março, em que prometeu "lutar até o fim" e fez referência ao famoso discurso de Winston Churchill, na Segunda Guerra Mundial, em 1940.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Polícia indicia duas pessoas por morte de criança em toboágua.

 

Responsável por obra no local tiveram responsabilidade por queda.

A Polícia Civil de Goiás indiciou, nesta quarta-feira (16), duas pessoas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, devido à morte do menino de 8 anos que caiu de um toboágua na cidade de Caldas Novas, no último dia 13 de fevereiro. Os indiciados são o gerente-geral do parque aquático e o engenheiro responsável pela obra no brinquedo, que estava fechado para manutenção. O relatório da investigação apontou que os profissionais “agiram com imperícia, negligência e imprudência, violando o dever objetivo de cuidado a todos imposto e dando causa ao evento fatal”. O inquérito acrescentou o agravante de “ inobservância de regra técnica de profissão” para o engenheiro. Agora, caberá ao Ministério Público decidir se vai oferecer denúncia judicial contra os dois indiciados. A reportagem tenta contato com os profissionais e com o diRoma Acqua Park. O casoDavi Lucas era natural da cidade mineira de Conselheiro Lafaiete, a 100 km de Belo Horizonte. Ele estava com a família em Goiás para uma viagem de férias. O garoto subiu no brinquedo que estava desativado para reforma, quando caiu de uma altura de 15 metros. A família de Davi relatou que não havia tapumes fechando o local. Segundo os parentes, a interdição era feita com faixas zebradas. Na época, a direção do parque aquático alegou que o fechamento era correto.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Japão e alerta de tsunâmi é emitido.

 


A capital, Tóquio, e a região de Fukushima sentiram o abalo; o epicentro foi a uma profundidade de 60 quilômetros na costa leste.

Um forte terremoto de 7,3 graus de magnitude sacudiu o leste do Japão na noite de quarta-feira (16), afetou a capital, Tóquio, e provocou um alerta de tsunâmi, informou a Agência Meteorológica do Japão.O epicentro foi na costa da região de Fukushima a uma profundidade de 60 quilômetros. Um alerta de tsunâmi foi emitido para partes da costa nordeste. O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse que o governo está trabalhando para avaliar a extensão de eventuais danos causados pelo tremor.A Tokyo Electric Power Company informou que cerca de 2 milhões de domicílios estão sem energia elétrica e que está checando as condições dos reatores da usina nuclear de Fukushima, disse a NHK.Autoridades alertaram os moradores das prefeituras de Fukushima, Miyagi e Yamagata que tremores secundários são esperados.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Afegãos que vivem nos EUA recebem 'proteção temporária' de deportação.

 

Com o novo status, as pessoas que deixaram o Afeganistão poderão até trabalhar legalmente em território americano.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (16) que concederam aos afegãos que vivem em seu território um status de "proteção temporária" que impede sua deportação e lhes dá o direito de trabalhar legalmente pelos próximos 18 meses."O status TPS protegerá os afegãos que vivem nos Estados Unidos de um retorno às condições de insegurança", disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, em comunicado. O Departamento de Segurança Interna (DHS), que não especificou a quantas pessoas a ordem do TPS se aplica, justificou a decisão de que os afegãos devem enfrentar uma deterioração nas condições de segurança e de vida desde que o Talibã assumiu o poder em agosto passado.Nesse sentido, destacou a existência de "um setor público em colapso, um agravamento da crise econômica, seca, insegurança alimentar, falta de água, de acesso à assistência médica e deslocamento interno, abusos de direitos humanos e repressão por parte do Talibã, destruição de infra-estrutura e aumento da criminalidade".Ele também citou ataques contínuos a civis pelo grupo Estado Islâmico-Khorasan, o braço afegão da rede extremista Estado Islâmico (EI). Dezenas de milhares de afegãos fugiram no ano passado quando as forças da coalizão dos EUA e do Ocidente deixaram o país, permitindo que o Talibã assumisse o controle do poder depois de 20 anos de combates após a invasão lançada por Washington em sua guerra contra "o terrorismo".Muitos vieram para os Estados Unidos buscando se estabelecer sob um programa especial de visto de imigrante, mas alguns enfrentam atrasos na certificação de seu status.Outros afegãos que podem se qualificar para o TPS podem já ter estado nos Estados Unidos, mas não conseguiram obter o status de residência permanente ou não conseguiram voltar para casa.A proteção temporária se aplicará apenas aos afegãos que entrarem nos Estados Unidos até 15 de março de 2022.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Corte Internacional de Justiça 'ordena' que a Rússia a suspender invasão à Ucrânia.

 

O mais alto tribunal da ONU destaca a magnitude da tragédia humana e as violações do direito internacional.

A Corte Internacional de Justiça (CIJ), o mais alto tribunal da ONU, ordenou à Rússia, nesta quarta-feira (16), que suspenda imediatamente suas operações militares na Ucrânia."A Federação Russa deve suspender imediatamente as operações militares iniciadas em 24 de fevereiro de 2022 em território ucraniano", declarou o juiz-presidente da CIJ, Joan Donoghue. "A Corte está bem ciente da magnitude da tragédia humana na Ucrânia" e está "profundamente preocupada com o uso da força russa, que levanta problemas muito sérios de direito internacional", disse Donoghue durante uma audiência.A Corte se expressou no âmbito de um procedimento de emergência lançado por Kiev alguns dias após o início da invasão russa em 24 de fevereiro.A Ucrânia pediu ao mais alto tribunal da ONU que ordenasse Moscou que parasse sua invasão imediatamente, à espera de um veredicto sobre a substância do conflito entre os dois países, que pode levar anos.Atendendo ao pedido de Kiev, a CIJ, criada em 1946 para resolver disputas entre Estados, decidiu decretar medidas de emergência, conhecidas como conservatórias, para ordenar à Rússia a suspensão imediata das operações militares.Em quase três semanas de conflito, mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu nesta quarta-feira que a invasão russa da Ucrânia foi "um sucesso", enquanto o ucraniano Volodymyr Zelensky lançou um novo forte apelo por ajuda, em plenas negociações sobre uma possível neutralidade ucraniana.Kiev estima que a Rússia justificou ilegalmente sua invasão alegando falsamente um genocídio contra populações de língua russa nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk.A Rússia se recusou a comparecer às audiências da CIJ sobre o caso em 7 e 8 de março. Mas em um documento escrito, Moscou refutou a competência do tribunal sobre a reivindicação da Ucrânia.Moscou alega que sua ação não se enquadra no escopo da Convenção de Genocídio de 1948, sobre a qual Kiev baseia seu caso."O governo da Federação da Rússia respeitosamente solicita à Corte que se abstenha de indicar medidas conservatórias e retire o caso de sua pauta", declarou Moscou.Um pedido rejeitado nesta quarta-feira pela CIJ, que concluiu que realmente tem jurisdição no caso, em nome da Convenção sobre Genocídio.A Rússia acrescentou que não compareceu perante os magistrados porque não teve tempo suficiente para se preparar. E a invasão na Ucrânia é um ato de "legítima defesa".As sentenças da CIJ são vinculantes e não podem ser apeladas, mas o tribunal não tem meios de aplicá-las.O principal órgão judicial da ONU baseia suas conclusões principalmente em tratados e convenções. Tanto a Ucrânia quanto a Rússia são partes da Convenção de Genocídio da ONU de 1948.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...