CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

VIDANEWS - Com baixo índice de vacinação, mortes por Covid-19 batem recorde na África Ocidental.


 

Região enfrenta ao mesmo tempo casos de cólera, ebola e da doença de Marburgo, segundo a OMS.

As mortes por Covid-19 na África Ocidental subiram 193% em um mês, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Na última semana, foram registrados na região mais de mil óbitos, um número recorde desde o início da pandemia. A OMS destaca que alguns países da África Ocidental também estão enfrentando surtos de cólera, ebola e da doença de Marburgo. Uma situação que prejudica ainda mais  a capacidade dos centros de saúde em atender a população.  Nesta quinta-feira (19), a diretora da OMS para a África, Matshidiso Moeti, declarou que “combater surtos múltiplos é um desafio complexo”. Costa do Marfim, Guiné e Nigéria estão entre as nações que registram subida de casos de Covid-19. No geral, a África teve 244 mil novos casos da doença na última semana. Até o momento, a África Ocidental recebeu 29 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, e apenas 38% foram aplicadas. O leste e o sul da África receberam a mesma quantidade, mas já conseguiram administrar 76% das doses. A OMS garante que as entregas de vacina para a África aumentaram em agosto: por meio do mecanismo Covax, o continente recebeu este mês 10 milhões de doses, nove vezes mais do que a quantidade recebida na primeira quinzena de julho.Mas a desigualdade na distribuição de vacinas continua preocupando a agência, segundo a diretora-geral assistente para Medicamentos e Vacinação da OMS, Mariângela Simão.“Nós temos 74 países que têm menos do que 10% de cobertura e ao tempo em que você tem países com 60%, 70% de cobertura completa. A gente tem que levar isso em consideração de uma forma bastante importante. A grande predominância de países com muito baixa cobertura são países no continente africano, infelizmente. Ameaças  A Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a decisão de alguns países de outros continentes em oferecer uma terceira dose da vacina. Para a agência, esse reforço “ameaça a promessa de um amanhã melhor para a África”. Já Moeti disse que “os países ricos que acumulam vacinas estão zombando” da importância da igualdade no acesso aos imunizantes. ( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - Autoridades dos EUA manifestam sintomas da ‘Síndrome de Havana’ na Alemanha.

 


É a primeira vez que casos suspeitos da misteriosa anomalia são relatados em um estado membro da OTAN.

Dois diplomatas dos Estados Unidos na Alemanha buscaram atendimento médico após manifestarem sintomas compatíveis com os da “Síndrome de Havana”, que consiste em uma alteração das funções cerebrais que gera dor de cabeça, enjoo, tontura e prejuízos à audição. É a primeira vez que casos suspeitos da misteriosa anomalia são relatados no país. A informação foi dada nesta quarta-feira (18) pelo jornal “The Wall Street Journal”.A reportagem relata que incidentes parecidos já haviam sido registrados recentemente por autoridades norte-americanas em outros países da Europa, sobretudo na Áustria. Um relatório aponta que oficiais de inteligência e diplomatas acometidos pelo distúrbio trabalham com temas ligados à Rússia, entre eles segurança cibernética, exportação de gás e questões de interferência política. Na quarta, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores alemão declarou em coletiva que sabia do ocorrido, mas não tinha mais informações.Se confirmados os casos, será a primeira vez que sintomas da Síndrome de Havana são relatados em um estado membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que hospeda tropas americanas e armas nucleares.Em julho, a revista norte-americana The New Yorker relatou mais de 20 casos envolvendo diplomatas, oficiais de inteligência e outros funcionários públicos em Viena, na Áustria. Um diplomata norte-americano em Berlim teria retornado mais cedo aos EUA devido aos sintomas, mas não é possível concluir ter se tratado da “Síndrome de Havana”.Mais recentemente, casos têm surgido em diversas partes do mundo, com maior incidência na Europa e na Ásia. O problema atingiu sobretudo oficiais da CIA (Agência Central de Inteligência, da sigla em inglês), mas também foram reportados casos envolvendo funcionários do FBI (Serviço Federal de Investigação, da sigla em inglês) e dos Departamentos de Defesa e Estado. Por que isso importa? Os primeiros casos foram identificados em 2016, em Cuba, daí o nome “Síndrome de Havana”, sendo as vítimas diplomatas e outros funcionários de Washington que relataram os sintomas após ouvirem estranhos sons agudos e graves. Foram reportadas alterações auditivas, de equilíbrio e cognitivas, além de concussão. Embora o caso ainda esteja cercado de incertezas e os cientistas não tenham uma posição conclusiva sobre a condição, um relatório das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA aponta que algumas das lesões cerebrais observadas eram consistentes com os efeitos da energia de microondas direcionada. O tema vem sendo estudado na Rússia.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - Bombardeio em vila controlada por rebeldes mata quatro crianças na Síria.

 


A região é dominada por forças rebeldes que lutam contra o governo do presidente Bashar Al-Assad.

Um bombardeio coordenado por forças de segurança nacionais contra uma vila no noroeste da Síria matou quatro crianças e uma mulher nesta quinta-feira (19). A região é dominada por forças rebeldes que lutam contra o governo do presidente Bashar Al-Assad, informa a agência Associated Press. De acordo com agentes da defesa civil síria, popularmente conhecidos como ‘capacetes brancos’, fora necessárias três horas de trabalho para retirar os escombros e recuperar os corpos dos mortos. De acordo com a entidade britânica Observatory for Human Rights (Observatório dos Direitos Humanos, em tradução literal), que atua na região, o ataque foi realizado por um míssil russo Krasnopol e teve como alvo residências de civis no vilarejo de Mashoun. Por que isso importa?A guerra civil, que já dura dez anos, deixou mais de 13 milhões de pessoas dependentes de ajuda humanitária segundo dados recentes da ONU (Organização das Nações Unidas). Somente na região noroeste há 4 milhões de pessoas nessa situação. O conflito opôs Rússia e Irã, aliados ao governo de Al-Assad, à Turquia, que apoiou os rebeldes. Mais de 590 mil pessoas morreram durante a guerra, que varreu a nação e deslocou mais da metade da população que era de 23 milhões de pessoas.Desde 2011, a oposição e líderes ocidentais exigem a saída de Assad, a quem acusam de crimes contra a humanidade. Apoiadores de Assad, por outro lado, criticam o que consideram uma interferência de Washington com o intuito de derrubar o presidente.(Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - Com eleição próxima, Rússia lista site que fiscaliza pleitos como ‘agente estrangeiro’.

 


Antiga ONG, Golos foi responsável por detalhar casos de fraude em todo o país na votação parlamentar de 2011.

Autoridades russas rotularam como “agente estrangeiro” nesta quarta-feira (18) o Golos, grupo independente de observações eleitorais, informou a rede norte-americana US News. A medida, que ocorre um mês antes das eleições parlamentares, é mais um capítulo da vertiginosa repressão do Kremlin contra a mídia e ativistas de oposição.O Golos foi responsável por detalhar casos de fraude em toda a Rússia na votação parlamentar de 2011. Em 2013, o grupo foi uma das primeiras organizações não-governamentais a ser caracterizada como ‘agente estrangeiro’, o que resultou na suspensão de suas operações. Depois, voltou a operar sem se registrar como ONG.A mídia independente, jornalistas, militantes da oposição e ativistas de direitos humanos russos enfrentam enorme pressão antes da votação de 19 de setembro, tida como vital para o presidente Vladimir Putin consolidar seu governo antes da eleição presidencial em 2024. O copresidente do Golos, Grigory Melkonyants, avaliou a ação contra o grupo como “um sinal sério sobre manipulação iminente”. “Não temos dúvidas de que este ataque à maior comunidade de observadores eleitorais independentes, apenas um mês antes do dia da votação, é uma tentativa de impedir que os cidadãos russos exerçam o direito que o Tribunal Constitucional considera uma garantia de reconhecimento público dos resultados eleitorais”, declarou. Por que isso importa? Várias organizações russas estão na mira do Roskomnadzor, órgão regulador de internet e dos meios de comunicação. As punições são baseadas na “lei do agente estrangeiro”, que foi aprovada em 2012 e garante às autoridades acesso a informações privadas das organizações não-governamentais e dos veículos de comunicação listados pelo governo.A censura tem sido crescente contra as vozes pró-democracia no país. O principal crítico do governo Putin é Alexei Navalny, que está preso desde janeiro, quando retornou da Alemanha após cinco meses de recuperação médica. O opositor foi vítima de uma tentativa de envenenamento por novichok em 20 de agosto, quando retornava da Sibéria.Em fevereiro, um tribunal o condenou a dois anos e meio de prisão por violar uma sentença suspensa de 2014, quando foi acusado de fraude. Promotores alegaram que ele não se apresentou regularmente à polícia em 2020 – enquanto estava em coma pela dose tóxica.( Fonte A Referncia Noticias Internacional)

VIDANEWS - Homens armados sequestram nove estudantes no noroeste da Nigéria.

 


Mais de mil estudantes foram sequestrados no norte e noroeste do país desde dezembro de 2020.

Nove estudantes de uma escola islâmica da Nigéria foram sequestrados por homens armados quando retornavam para casa, na quinta-feira (19). O crime ocorreu no Estado de Katsin, no noroeste do país, uma região onde esse tipo de crime tornou-se habitual, segundo a agência Associated Press. O crime foi confirmado por um porta-voz da polícia local e ocorreu no mesmo dia em que o governador Aminu Bello Masari recomendou aos moradores da região que comprem armas para a defesa pessoal. No final de julho, no Estado vizinho de Kaduna, um grupo com mais de 130 crianças foi sequestrado na escola de ensino médio Bethel Baptist. Os sequestradores exigem um milhão de nairas (R$ 12,7 mil) por cada criança raptada. Pouco depois do sequestro, 28 crianças foram libertadas, e um segundo grupo com mais 28 foi solto dias depois. Porém, 81 seguem em cativeiro, de acordo com o pastor Ite Joseph Hayab, que encabeça as negociações. Ele contou que ao menos três jovens foram libertados em virtude do pagamento de resgate. Pagamento proibidoUm projeto de lei que vem sendo discutido na Nigéria quer proibir a população civil de pagar resgates em dinheiro pela libertação de vítimas de sequestro em massa. Se aprovado, o dispositivo criminalizaria o pagamento pela soltura com até 15 anos de prisão.A medida vem na esteira da série de sequestros em escolas do norte e nordeste do país. Segundo os legisladores, a normativa legal serviria para desencorajar os sequestros, cuja finalidade principal é arrecadar dinheiro para milícias armadas.O watchdog ICC (Preocupação Cristã Internacional, da sigla em inglês) critica a proposta. “Ela erra o alvo, já que o problema fundamental em jogo é a falta de medidas de segurança eficazes e de aplicação da lei, e não pais desesperados tentando resgatar seus filhos”, diz a entidade, de acordo com a rádio nigeriana CHVN. Por que isso importa? Sequestros em massa ocorrem com frequência na Nigéria. Mais de mil estudantes foram sequestrados no norte e noroeste do país desde dezembro de 2020, quando esse tipo de crime começou a aumentar drasticamente. As autoridades acreditam que os sequestradores na região são quase sempre ex-criadores de gado que agora tentam conseguir dinheiro pela devolução das vítimas. Os criminosos costumam usar motocicletas e se movimentar em grandes grupos pelas florestas da região, dificultando a ação da polícia.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ativistas acusados de ligação com Jimmy Lai se declaram culpados em Hong Kong.

 


Militantes pró-democracia foram acusados ​​de ‘cumplicidade com forças estrangeiras’ por campanha de sanções à China.

Dois cidadãos de Hong Kong se declararam culpados nesta quinta-feira (19) por violação da lei de segurança nacional ao fazer campanha por sanções internacionais contra a China, informou o jornal honconguês Taipei Times. O caso está ligado ao do magnata pró-democracia Jimmy Lai, preso pelo mesmo delito. O ativista Andy Li, de 31 anos, e o jurista Chan Tsz-wah, 30, admitiram a acusação de “cumplicidade com forças estrangeiras que ameaçam a segurança nacional da China”.A China impôs uma severa lei de segurança em 2020 na ex-colônia britânica para interromper a dissidência depois que Hong Kong passou por gigantescos protestos em 2019. Aproximadamente 130 pessoas, a maioria integrantes do movimento pró-democracia, foram detidas com base nesta legislação. Os promotores relataram que Li e Chan integravam um grupo responsável pela organização de uma campanha publicitária e pela publicação de artigos em jornais estrangeiros pedindo sanções contra a China.Ambos fazem parte de uma rede de apoiadores vinculada ao empresário dos meios de comunicação e ativista Jimmy Lai, que enfrenta a mesma acusação relacionada à segurança nacional.Lai, de 73 anos, também está preso, acusado de comandar um “sindicato criminoso” que fazia lobby para obter sanções internacionais contra Beijing. O jornal de Lai, Apple Daily, foi fechado em junho depois que as autoridades usaram a lei de segurança para congelar seus ativos devido ao conteúdo das reportagens.Na audiência, os promotores leram um resumo das acusações contra os dois réus e posicionaram Lai como financiador da campanha. O documento acusa o empresário e seu assessor americano Mark Simon de serem “mentores e de dar apoio financeiro nos bastidores e no mais alto nível do sindicato”.“Eu concordo com os fatos e gostaria de pedir desculpas”, disse Li ao tribunal depois que o promotor leu a lista dos fatos do caso. Os promotores retiraram duas outras acusações contra ele após sua confissão de culpa.Chan também foi condenado e deve retornar ao tribunal em janeiro. Os promotores não informaram se Li e Chan se tornarão testemunhas de acusação no julgamento de Lai. Por que isso importa? A tensão aumentou em Hong Kong em 2019, quando ocorreram protestos em massa contra o domínio de Beijing e a favor da independência do território. A resposta do governo, então, veio através da citada lei de segurança nacional. No final de julho, foi anunciado o primeiro veredito de uma ação judicial baseada na nova normativa legal. Tong Ying-kit, um garçom de 24 anos, foi condenado a nove anos de prisão sob as acusações de praticar terrorismo e incitar a secessão. O incidente que levou à condenação ocorreu em 1º de julho de 2020, o primeiro dia em que a lei vigorou e o mesmo dia da punhalada no policial. Tong dirigia uma motocicleta com uma bandeira preta na qual se lia “Liberte Hong Kong. Revolução dos Nossos Tempos”, slogan usado pelos ativistas antigoverno nas manifestações de 2019. O julgamento de Tong foi focado na intepretação do slogan e na capacidade de ele convencer outros cidadãos a clamar pela independência de Hong Kong em relação à China. “Tal exibição de palavras foi capaz de incitar outros à secessão”, diz a sentença, que ainda destacou o fato de o acusado ter consciência de tal significado. Os juízes ainda disseram que Tong ignorou as barreiras de segurança e avançou “deliberadamente” contra os policiais, que são “um símbolo da lei e da ordem de Hong Kong”.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...