CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

VIDANEWS - Preços de passagem aérea, gasolina e etanol devem cair em Brasília.

 

Dado é do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, a prévia da inflação oficial, feito pelo IBGE.

O brasiliense deve observar uma redução dos preços de itens que envolvem transporte neste início de ano, como passagens aéreas, gasolina e etanol. A estimativa é do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a prévia da inflação oficial, divulgado nesta última quarta-feira (26), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indicativo avaliou 11 regiões metropolitanas/municípios. Brasília apresentou uma prévia da inflação de 0,19% em janeiro, a menor previsão entre todas as regiões pesquisadas. Os preços foram coletados entre 14 de dezembro e 13 de janeiro de 2022, e comparados com os valores vigentes de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2021. Os destaques entre as quedas de preço para o mês são do grupo de transportes, com previsão de 1,37%. Essa taxa negativa de inflação de transportes não acontecia em Brasília desde maio de 2021. “As maiores quedas vieram de passagem aérea (-14,37%), gasolina (-4,89%) e etanol (-4,79%)”, divulgou o IBGE. Outro grupo com queda de IPCA foi o de vestuário. Pelo lado das altas de preços, estão sete grupos de produtos e serviços, entre os nove pesquisados. As maiores variações mensais são dos grupos: alimentação e bebidas, habitação e artigos de residência. Entre os itens, se destacam pelo aumento as comidas como banana-prata (32,33%), cenoura (17,52%), cebola (11,96%) e café moído (8,09%).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - TCDF apura suspeita de irregularidade em seleção do Iges.

 

Candidata que ficou em 1º lugar tinha relação de amizade com integrante da banca examinadora, segundo MP de Contas.

O TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) está apurando suspeita de irregularidade no processo seletivo feito pelo Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal) para o cargo de enfermeiro-auditor. Uma representação feita no fim do ano passado pelo Ministério Público de Contas do DF aponta indícios de suposto favorecimento de uma integrante da banca examinadora à candidata classificada em primeiro lugar após a segunda etapa do processo.  Em decisão do último dia 19, o TCDF deu o prazo de 15 dias para que o Iges-DF, a candidata e a integrante da banca examinadora responsável pela seleção apresentem esclarecimentos. O edital foi publicado em 11 de outubro do ano passado, com prazo de inscrição até o dia 18 do mesmo mês. Na representação, o MP ressalta que a candidata tinha uma "relação íntima de amizade" com uma pessoa que participou da equipe de seleção. A candidata em questão estava em 27ª colocação na etapa de análise curricular. Na etapa seguinte, de entrevista, ela saltou para o primeiro lugar. O órgão frisa que o edital de seleção não define de forma objetiva como será o processo completo, afirmando apenas que teria duas de quatro etapas de avaliação disponíveis, escolhidas "a critério do IGES-DF." "Do exposto, os responsáveis pela seleção poderão, ao seu critério, adicionar outras etapas durante o processo seletivo, ou seja, após conhecer os participantes, o que fragiliza a impessoalidade do procedimento. No caso concreto, ainda mais agravante, pois, segundo a denúncia, a primeira colocada tinha relação íntima de amizade com pessoa participante da equipe de seleção", pontua o MP. Além disso, a integrante da banca de seleção não teria declarado sua suspeição em todo o procedimento, e tão somente na etapa da entrevista. O MP, então, pediu a suspensão da seleção até a decisão final e que o instituto "abstenha-se de realizar seleções com ausência de provas objetivas e aplicadas, meramente, por meio da internet; sem critérios objetivos de avaliação; mediante a utilização de critério de desempate subjetivo, como a entrevista, em razão do risco elevado de discriminação entre candidatos de forma arbitrária e desproporcional." Em análise preliminar, o TCDF apurou que outros candidatos também subiram várias posições no ranking de classificação após a entrevista. A Corte de contas também avaliou que “embora a substituição da avaliadora somente na etapa de entrevista não se configure o cenário ideal, não se pode colocar em dúvida a imparcialidade do novo avaliador sem razão aparente." Por isso, o tribunal negou o pedido de medida cautelar do MP, que pedia a suspensão do processo, uma vez que os aprovados não foram efetivamente contratados até o momento. O TCDF ainda irá ouvir os envolvidos para analise se houve favorecimento da candidata. O R7 entrou em contato com o Iges e aguarda retorno. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Pedestre é socorrido, mas morre após atropelamento na BR-251.

 

Vítima sofreu fraturas na perna e na bacia, e teve traumatismo craniano gravíssimo; motorista não se feriu.

Um pedestre morreu na noite dessa quarta-feira (26) depois de ser atingido por um veículo, enquanto atravessava a BR-251 em São Sebastião, no Distrito Federal. No acidente, o motorista saiu ileso.Diante da colisão, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para socorrer a vítima. Três viaturas e 12 militares foram deslocados para a operação de salvamento. Ao chegarem ao local, encontraram o homem na pista ainda com vida, mas inconsciente e com as pupilas dilatadas. Os bombeiros identificaram que ele sofreu um traumatismo craniano gravíssimo, e fraturou a perna e a bacia.Pouco depois, o homem teve uma parada cardíaca. Foi então que deram início às manobras de ressucitação ainda na pista. No entanto, o rapaz não resistiu e morreu no local.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro participa de ato religioso em homenagem à mãe, em Brasília .

 

Cerimônia teve poucos convidados; o presidente chegou ao local acompanhado da primeira-dama e do filho Carlos Bolsonaro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participa na manhã desta quinta-feira (27) de um ato religioso em memória da mãe dele, Olinda Bolsonaro, que morreu na última sexta-feira (21). Bolsonaro chegou às 9h à Catedral Militar Rainha da Paz, no Eixo Monumental, em Brasília. O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do filho Carlos Bolsonaro. Ministros do governo participam do ato religioso, entre eles Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Walter Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Membros das Forças Armadas também participam do ato. Bolsonaro foi ao púlpito e fez a primeira leitura. Falecimento Olinda Bolsonaro, 94 anos, morreu na última sexta-feira (21), no município paulista de Registro. Ela estava internada em um hospital particular da região para tratar de uma infecção urinária. Com quadro de desidratação, sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.O falecimento fez o presidente Jair Bolsonaro, que estava em viagem oficial ao Suriname, cancelar os compromissos e interromper a agenda. Ele passaria pela Guiana, mas antecipou a volta ao Brasil para acompanhar o velório e sepultamento da mãe, em Eldorado, cidade do Vale do Ribeira (SP). Foi o próprio chefe do Executivo que confirmou a morte da mãe pelas redes sociais, naquela ocasião. A passagem de dona Olinda foi lamentada por autoridades e políticos, desde aliados até opositores do presidente.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Mulher celebra divórcio no DF com buzinaço e latinhas no para-choque.

 

'Enfim divorciada', escreveu nos vidros do carro; ela também fez bolo com 'noiva' solitária' e quadro comemorando a separação.

Buzinaço, para-choque do carro com latinhas, pisca-alerta ligado e desfile pelas ruas, ao melhor estilo de “recém-casados”. Tudo estaria dentro do normal se não fosse pelo fato de que a comemoração era exatamente pelo motivo oposto: uma mulher estava celebrando seu divórcio. “Enfim divorciada” e “recém separada”, escreveu nos vidros do carro a servidora da saúde Tania Lacerda, de Ceilândia, no Distrito Federal. Ela tem desfilado pelas ruas da região onde mora anunciando sua “liberdade” após o término do relacionamento. Tania decidiu divulgar o acontecimento em sua vida porque o agora ex-marido não aceitava a separação. Há duas semanas, ela publicou em uma rede social uma imagem dizendo que já havia saído da vida do então companheiro e pedia para que ele assinasse o documento aceitando o divórcio. “Entenda... Fui embora da sua vida para sempre” Nunca houve AMOR nas atitudes que você demonstrou. Me liberte... Assine... Concorde... Vá viver sua vida e seja feliz”, postou. Tania também encomendou um bolo com uma “noiva” sozinha no topo e estrelinhas. Outro item para celebrar a separação foi um quadro letreiro com os dizeres “enfim #divorciada”. Nas redes sociais, as publicações estão com hashtags como #relacionamentoabusivo, #violenciacontramulher, #violencia, #violenciadomestica, #violenciapsicologica, #leimariadapenha, #ameavida e #mulheresempoderadas. As reações às publicações foram de apoio. “Parabéns pela conquista e pela iniciativa de mostrar sua vitória”, postou uma amiga. “Parabéns! Gostei”, “te admiro! Seja muito feliz na sua vida”, e emojis de aprovação foram outras manifestações vistas nos comentários.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro diz que vai autorizar aumento de 33% para professores.

 

Presidente disse a apoiadores que vai conceder aumento máximo aos profissionais da educação básica.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que deve conceder a professores o "máximo de aumento" no reajuste do piso salarial da categoria, ou seja, 33,2%. Isso elevará o valor mínimo dos vencimentos de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34, uma alta bem maior do que os 7,5% negociados anteriormente entre os ministérios da Economia e da Educação e os estados e municípios. "Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok?", disse o presidente em conversa com apoiadores nesta quarta-feira (26). Por lei, desde 2009, o piso salarial dos profissionais do magistério público é atualizado anualmente no mês de janeiro, e é atrelado ao Vaaf – índice chamado de valor aluno/ano –, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).  No entanto, as regras do Fundeb foram alteradas em 2020 por meio de emenda constitucional (EC nº 108/2020). O fundo passou a ter mais dinheiro da União, e o volume maior de recursos fez com que também aumentasse o valor do Vaaf – o que causou reações da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que afirmou que o critério de reajuste perdeu eficácia com a criação do novo Fundeb. De acordo com a confederação, o reajuste de 33,2% pressionaria os municípios, responsáveis por parte dos custos, e provocaria impacto de R$ 30 bilhões só nas finanças municipais. O Ministério da Educação divulgou uma nota em 14 de janeiro com a informação de que consultou o órgão setorial da Advocacia-Geral da União sobre os efeitos do novo marco regulatório do financiamento da educação básica. Segundo a Educação, o critério de reajuste previsto anteriormente não condiz com a criação do novo Fundeb, e que é necessária a regulamentação do tema por intermédio de uma lei específica.Comissões e frentes de apoio à educação rechaçam o posicionamento contra o reajuste do piso salarial. "O corte desse critério de reajuste para uma categoria que é a pior remunerada dentre todas as outras de nível superior das administrações públicas municipais, estaduais e federal, é a certeza definitiva de abandono completo de qualquer política educacional para o país", comentou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA

 

Saúde e Anvisa alteram regras para doação de sangue durante pandemia.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato.  O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. ( Fonte Rede Jornal Contábil)

VIDANEWS - Dólar recua e abre a quinta-feira negociado por R$ 5,42.

 

Queda de 0,35% da moeda norte-americana contraria a tendência internacional de aversão a risco após sinalização do BC dos EUA.

O dólar abriu em queda ante o real nesta quinta-feira (27), em linha com algumas moedas de países emergentes, como o peso mexicano, o peso chileno e o rand sul-africano. A movimentação contrraria a tendência internacional de aversão a risco, desencadeada após sinalização mais dura do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve. Às 9h06 (de Brasília), a moeda norte-americana à vista recuava 0,35%, a R$ 5,4197 na venda. Na B3, o contrato futuro da divisa de primeiro vencimento caía 0,25%, a R$ 5,4255. Na véspera, o dólar teve variação positiva de 0,06% e fechou o dia vendido por R$ 5,4387. Nesta sessão, o Banco Central fará leilão de até 15 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento de 1° de abril de 2022.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - BC dos EUA deve subir juro em março em batalha contra inflação.

 

Presidente do Fed avalia que decisão não vai afetar o mercado de trabalho e nem retardar a recuperação econômica em andamento.

O Fed, Banco Central dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira (27) que provavelmente aumentará as taxas de juros do país em março e reafirmou planos de encerrar suas compras de títulos naquele mês, também no que o presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, prometeu que será uma luta determinada para domar a inflação. "O comitê tem a intenção de aumentar a taxa dos federal funds na reunião de março, assumindo que as condições sejam apropriadas para isso", disse Powell, indo mais longe do que a mensagem do comunicado de política monetária do Fed, de que apenas as taxas subiriam "em breve".Subsequentes aumentos nas taxas de juros e uma eventual redução nas participações de ativos pelo Fed seguiriam conforme necessário, disse Powell, enquanto as autoridades monitoram a rapidez com que a inflação se afasta das máximas em várias décadas em que se encontra agora de volta à meta de 2% do Fed. Muito ficou a ser decidido ainda, disse o chefe do Fed, incluindo quão rapidamente as taxas subirão ou a velocidade em que as autoridades deixarão o balanço de US$ 9 trilhões cair. Mas o líder do Fed foi explícito em um ponto-chave: com a inflação alta e, por enquanto, aparentemente piorando, o Fed neste ano planeja reprimir gradualmente o crédito e encerrar o apoio extraordinário que forneceu à economia dos EUA durante a pandemia. Desde a última reunião do Fed em dezembro, disse Powell, a inflação "não melhorou. Provavelmente piorou um pouco... Na medida em que a situação se deteriorar ainda mais, nossa política (monetária) terá que refletir isso", disse Powell. "Este será um ano em que nos afastamos gradualmente da política monetária altamente acomodatícia que implementamos para lidar com os efeitos econômicos da pandemia." A extensão desse afastamento pelo Fed de políticas adotadas durante a pandemia rumo a uma abordagem mais combativa contra a inflação tomará mais forma nas próximas semanas. Dependerá de como a própria inflação se comporta, e Powell disse que as autoridades ainda esperam que grande parte da melhora venha à medida que os tremores secundários da pandemia diminuam, talvez permitindo que eles façam menos trabalho por meio de uma política monetária mais rígida. Uma miríade de riscos permanece, desde uma pandemia que ainda está em andamento até um potencial conflito militar Rússia-Ucrânia. Mas Powell disse que os formuladores de política monetária neste momento sentem que têm "bastante espaço para aumentar as taxas de juros" sem ameaçar o progresso nos empregos ou retardar uma recuperação econômica que desejam manter em andamento. Em um refrão que se tornou comum, ele observou que "a economia está bem diferente" hoje do que quando o Fed começou a aumentar as taxas de juros pela última vez em 2015, com inflação mais alta, desemprego mais baixo, o que Powell considera impulso suficiente para a economia andar sem apoio do banco central. Naquela virada para uma política monetária mais rígida, o Fed moveu-se inicialmente de forma glacial, com 0,25 ponto percentual de alta do juro em 2015 e apenas outro em 2016. Investidores estão esperando muito mais desta vez, com preços de contratos futuros de juros embutindo quatro aumentos de taxa de juro neste ano. Os membros do Fomc também concordaram na reunião desta semana sobre um conjunto de princípios para "reduzir significativamente" o tamanho das enormes participações de ativos pelo Fed. Autoridades disseram que vão encolher as participações "principalmente" limitando quanto do principal dos títulos vencidos será reinvestido a cada mês. Esse plano começaria após a alta das taxas de juros, disse o Fed, sem ainda definir uma data, ritmo ou tamanho final específicos. Com o tempo, o balanço do Fed não apenas seria reduzido, mas também se afastaria dos títulos lastreados em hipotecas e passaria a ser ponderado em relação aos títulos do Tesouro dos EUA, "minimizando assim o efeito das participações do Federal Reserve na alocação de crédito entre setores da economia", disse banco. Fornecimento O comunicado de política monetária do Fed citou ganhos recentes "sólidos" de empregos que continuaram mesmo quando o surto da variante Ômicron do coronavírus levou os números diários de casos de Covid-19 a níveis recordes. Embora o Fed tenha parado de tentar avaliar quando a inflação pode diminuir, o comunicado trouxe que as autoridades continuam esperando que melhorias nas cadeias de suprimentos globais amenizem o ritmo dos aumentos de preços. "Desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia e à reabertura da economia continuaram a contribuir para níveis elevados de inflação", disse o Fed. Os preços ao consumidor dos EUA subiram em dezembro 7% na comparação anual, maior patamar desde a década de 1980. Os formuladores de política monetária não divulgaram novas projeções econômicas e de taxas de juros nesta quarta-feira.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - Preocupações russas devem ser levadas a sério, diz China aos EUA.

 

Tensão na fronteira da Ucrânia com a Rússia foi o ponto principal de uma conversa entre os chefes de diplomacia das duas potências.

A China pediu nesta quinta-feira (27) ao governo dos Estados Unidos que as preocupações de segurança da Rússia a respeito da crise na Ucrânia devem ser levadas a sério, durante uma ligação entre os chefes de diplomacia das duas potências. Na conversa, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, também exigiu ao secretário de Estado Antony Blinken que Washington "pare de interferir" nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e "pare de brincar com o fogo" na questão de TaiwanA ligação, a poucos dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, abordou principalmente a crise na Ucrânia, onde a presença de dezenas de milhares de tropas russas na fronteira provocam o temor de uma invasão. O Kremlin nega ter intenções hostis e justifica a mobilização de seu exército pela preocupação com sua segurança ante a possível expansão da Otan para a antiga zona de influência de Moscou. "As preocupações razoáveis de segurança da Rússia devem ser levadas a sério e resolvidas", declarou Wang Yi, de acordo com o comunicado divulgado pelo ministério chinês. "A segurança regional não pode ser garantida pelo fortalecimento ou, inclusive, a expansão dos blocos militares"."Todas as partes deveriam abandonar completamente a mentalidade da Guerra Fria e formar um mecanismo de segurança europeu equilibrado, efetivo e sustentável por meio de negociações", insistiu o ministro. Ao mesmo tempo, Blinken advertiu o colega chinês para "os riscos econômicos e de segurança global que representam uma agressão da Rússia contra a Ucrânia e concordou que a desescalada e a diplomacia são a maneira responsável de proceder", disse seu porta-voz Ned Price. O ministro chinês aproveitou a conversa para advertir o governo dos Estados Unidos contra sua postura a respeito dos Jogos Olímpicos de Pequim, que foi afetado pela rivalidade entre as duas potências e as acusações de violações dos direitos humanos na China. Estados Unidos e outros países aliados anunciaram um boicote diplomático aos Jogos por esta questão, especialmente pela repressão à minoria muçulmana uigur na região de Xinjiang. "A prioridade mais urgente agora é que os Estados Unidos parem de interferir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim", disse Wang. O ministro também pediu que seu colega "pare de brincar com fogo" com Taiwan, uma fonte de grandes tensões entre as duas potências.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Tempestade tropical deixa 18 mortos em Moçambique.

 

Três províncias do país foram atingidas pela passagem das fortes chuvas e 99 pessoas ficaram feridas.

O número de mortos durante a passagem da tempestade tropical “Ana” subiu para 18 em Moçambique, segundo a atualização na manhã desta quinta-feira (27) feita pelo do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). A instituição também indica que 99 pessoas ficaram feridas. Três províncias do país foram as mais atingidas pela passagem da tempestade tropical: Tete, Zambézia e Nampula O INGD informa ainda que 2756 casas ficaram totalmente destruídas, doze unidades sanitárias foram afetadas e centenas de salas de aula destruídas. Apesar da tempestade já ter passado, há famílias que ainda não podem voltar às suas casas, que continuam inundadas. Para amparar as vítimas da tempestade tropical foram criados oito centros de acolhimento na província da Zambézia e dois na província de Tete. Para assegurar a retomada do transporte em várias estradas, o Governo de Moçambique trabalha para avaliar as condições técnicas para a instalação de pontes metálicas.  Na última quarta-feira (26), foi encontrado o corpo do administrador da cidade de Tete, José Maria Menderes, que foi arrastado pela força das águas durante a passagem da tempestade tropical "Ana".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Coreia do Norte lança dois mísseis e segue com testes de armas.

 

Disparos foram detectados pela Coreia do Sul; esse é o sexto teste armamentista realizado pelos norte-coreanos neste ano.

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (27) dois supostos mísseis balísticos, no sexto teste de armas realizado pelo país neste ano, anunciaram as Forças Armadas da Coreia do Sul. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que detectou dois supostos mísseis balísticos de curto alcance disparados a partir da cidade de Hamhung em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão) por volta das 8h00 locais (20h00 de Brasília, quarta-feira). "Os projéteis viajaram 190 km a uma altura de 20 km", afirma um comunicado. A última vez que a Coreia do Norte testou tantas armas em um mês foi em 2019, após o colapso das negociações entre o líder Kim Jong Un e o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.  Desde então, as negociações com os Estados Unidos estagnaram e o país sofreu economicamente com duras sanções internacionais e suas medidas para conter a pandemia de Covid-19. "Acredito que, se incluirmos os dois mísseis de cruzeiro, este já é o maior número de lançamentos de mísseis norte-coreanos em qualquer mês", afirmou no Twitter o analista Ankit Panda. Pyongyang disparou dois mísseis de cruzeiro na terça-feira passada e realizou pelo menos quatro testes de armas adicionais este mês, incluindo dois mísseis que classificou de "hipersônicos" nos dias 5 e 11 de janeiro. A série de testes gerou condenações internacionais e motivou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. O governo dos Estados Unidos também anunciou novas sanções em resposta aos testes, o que provocou uma resposta da Coreia do Norte, que na semana passada sugeriu que retomaria seus testes de armas nucleares e de longo alcance. Pyongyang não realiza testes de mísseis balísticos intercontinentais ou nucleares desde então, e tem respeitado uma moratória autoimposta, mesmo após o congelamento de seu diálogo com os Estados Unidos. 'Novas capacidades' Os testes ocorrem em um momento delicado para a região, com a China, o único grande aliado da Coreia do Norte, se preparando para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro e a Coreia do Sul organizando as eleições presidenciais de março. "O regime de Kim desenvolve uma variedade impressionante de armas, apesar dos recursos limitados e dos sérios desafios econômicos", comentou Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha, em Seul."Certos testes norte-coreanos visam a desenvolver novas capacidades, especialmente para evitar as defesas antimísseis", acrescentou Easley. "Outros lançamentos buscam mostrar a preparação e versatilidade das forças de mísseis que a Coreia do Norte já usou."No poder há uma década, Kim lidera uma economia afetada pela Covid, que enfrenta uma escassez grave de alimentos, agravada pelas sanções internacionais motivadas por seus programas armamentistas.A crise poderia explicar por que a Coreia do Norte executou todos esses testes nas últimas três semanas, disseram analistas, indicando que uma demonstração dramática de poder militar oferece a Kim uma vitória política antes de vários aniversários locais.O país se prepara para comemorar o 80º aniversário de nascimento do pai de Kim, o falecido Kim Jong Il, em fevereiro, bem como o 110º aniversário de seu avô, o fundador do país, Kim Il Sung, em abril.A Coreia do Norte também pode fazer testes antes dos Jogos de Inverno de Pequim, que começam na próxima semana, para não aborrecer a aliada China com o lançamento de mísseis durante o evento.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...