CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 16 de março de 2018

HOSPITAL REGIONAL


 Hospital Regional de Águas Lindas começa a receber equipamentos
O Hospital Regional de Águas Lindas, HUGO 09, que já está com as obras em fase final começou a receber o mobiliário e nos próximos dias chegam os equipamentos de exames como raio-x, tomógrafo, mamógrafo e entre outros que auxiliarão no atendimento à população do município e da região do Entorno do Distrito Federal.

A unidade hospitalar também contará com um auditório, que já está finalizado e tem capacidade para acomodar mais de 120 pessoas, as cadeiras e todos os móveis serão montados em breve. O auditório será de grande utilidade para execução de reuniões, conferências médicas, palestras e exposições sobre saúde pública e outros temas relacionados.
O Hospital conta ainda com pronto-socorro e área construída de 11.405,62m² (um pouco menor que o Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo, que é de cerca de 13 mil m²). A unidade contará com 30 leitos de UTI (10 adulto, 10 pediátrico e 10 neonatal), oito salas no centro cirúrgico, incluindo atendimento de obstetrícia, num total de 137 leitos.
Com as estratégias definidas a prefeitura agora trabalha para concluir a obra o quanto antes, passando assim a oferecer atendimento com alto grau de qualidade a milhares de pessoas.

PONTO ELETRÔNICO.




Prefeitura implantará ponto eletrônico com identificação biométrica nos próximos meses em Águas Lindas
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, iniciou neste mês os procedimentos para a modalidade licitação que definirá a implantação do ponto eletrônico por meio da biometria e será obrigatório após a efetivação do serviço.
De acordo com a Secretaria de Administração, o controle de frequência dos servidores municipais, por meio de ponto eletrônico biométrico, facilitará o desempenho nos órgãos municipais. O sistema será regulamentado no município.
Para Hildo do Candango, o novo sistema será de grande valia para a administração, pois todos os servidores municipais terão de fazer o registro da biometria. "Isso beneficiará o município e principalmente a população, que vai poder cobrar e saber quem realmente trabalha até por que as faltas registradas incidirão na redução dos vencimentos”, declarou o Chefe do Executivo.
A mudança deverá ser executada por meio de decreto sugerido pelo prefeito Hildo do Candango, que dispõe sobre o expediente das repartições públicas municipais. O registro e o controle de frequência dos servidores do Poder Executivo Municipal estabelece ainda a comprovação do cumprimento da jornada de trabalho dos servidores que será feita mediante registro diário dos horários de entrada e de saída e anotação das ausências durante o expediente de trabalho.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

PROGRAMA MORAR LEGAL


 Prefeitura de Águas Lindas de Goiás dará inicio ao Programa Morar Legal
 Depois de um intenso trabalho de reestruturação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, a Prefeitura de Águas Lindas realizará o lançamento do Programa Morar Legal, que visa à regularização fundiária de vários setores do município propiciando aos proprietários a cidadania plena com o acesso à escritura de seus imóveis.
O titular da pasta, Giovane Machado, disse que é uma determinação do prefeito Hildo do Candango a busca incessante da regularização de dezenas de setores do município, “Por determinação do prefeito Hildo do Candango, a Secretaria de Habitação dará início da regularização fundiária. Os primeiros bairros a serem contemplados com o Programa Morar Legal que envolve a Secretaria de Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município, Unidade Gestora Local e a Secretaria de Habitação. Neste primeiro momento passarão pelo processo de regularização os setores Jardim Santa Lúcia II, Jardim Recanto e Park das Águas Bonitas II”, disse o secretário.
 Segundo levantamentos realizados pela equipe técnica da Secretaria somente nesta primeira etapa que envolve estes setores, cerca de 1300 imóveis serão beneficiados com o processo de legalização por meio do programa. A Secretaria fará o levantamento socioeconômico destas localidades e realizará a coleta de dados dos moradores que devem fornecer as informações de quanto tempo possuem o imóvel entre outras. No total 40 bairros passarão pelo processo que dará acesso aos proprietários à escritura legitimando a posse de seus imóveis como é de direito.
 O programa será lançado no próximo dia (24) na Escola Municipal Ednalva de Azevedo, localizada no Jardim Santa Lúcia.
 Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM


PLANTIO DE MUDAS DE IPÊ



Prefeitura de Águas Lindas realiza plantio de mudas de ipê no canteiro central da Avenida do Jardim Brasilia II
A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou na manhã desta terça-feira (13) o plantio de mudas de Ipê na Avenida do Jardim Brasilia II, nas proximidades da Escola Municipal Emília Ferreira, outras localidades também deverão receber o plantio desta espécie de arvore.
“Recebemos a doação de um morador da região de dezenas de mudas de ipê, e desta forma estamos procedendo ao plantio delas pela Avenida do Jardim Brasilia II que foi pavimentada recentemente. Com o passar dos anos, além de trazer beleza para esta localidade também trará qualidade de vida aos moradores com árvores frondosas para diminuir o calor”, disse o secretário Dinando.
O secretário informou ainda que a Praça do Setor II, Praça da Bíblia e outras localidades do município também receberão o plantio de mudas com intuito de incentivar a arborização do município.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

ATENDIMENTO DOMICILIAR


 Prefeitura de Águas Lindas realiza atendimento domiciliar a mais de 100 pacientes
 A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza o atendimento a cerca de 100 pacientes de diferentes pontos da cidade. Uma equipe de atendimento domiciliar e multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogo visa levar o atendimento e acompanhamento destes pacientes acometidos de enfermidades ou acamados.
 O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explica que o Departamento de Atendimento Domiciliar realiza este atendimento aos pacientes que precisam de um aparato e recebem atendimento humanizado e especializado. “Estes pacientes que não conseguem se locomover até uma unidade de saúde são atendidos por esta equipe que assume este importante papel de atender aos enfermos em seus próprios lares, garantido a oferta do serviço de saúde mais adequado a cada caso”, concluiu Eduardo.
 A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na residência do paciente, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.
O senhor Edvan José Pereira de 61 anos é um dos beneficiados pelo programa. Ele é morador do setor Quedas do Descoberto e foi vitima de AVC alguns meses atrás. Desde então recebe o atendimento em casa, e segundo os familiares, seria muito difícil para a família realizar a locomoção dele até a unidade de saúde para receber o atendimento, uma vez que ele está com sua mobilidade comprometida, “Aqui em casa ele recebe a atenção de toda a família e a equipe vem e realiza a consulta e nos orienta com a melhor forma de cuidar dele. Estou muito satisfeita com o trabalho”, disse a irmã do paciente.
 Este tipo de serviço está disponível na rede municipal de saúde e de acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.
 Segundo a diretora de Atenção Domiciliar, Dulce Brandino, “o atendimento domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.” Finalizou a diretora.

PLANO DE ACELERAÇÃO


Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango criou Plano de Aceleração Educacional
A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás divulgou recentemente em seu site dados das ações executadas por meio da Secretaria Municipal de Educação em todas as escolas da rede municipal com o Plano de Aceleração Educacional (PAE). O plano visa, entre outras coisas, combater a evasão escolar e resgatar as crianças e adolescentes que já estavam fora da escola. O PAE foi colocado em prática no início de 2018, para corrigir distorções sociais entre os alunos que estavam desestimulados em estar na escola.
“O PAE hoje está formado por 51 turmas e atende um total de 1008 (Mil e oito alunos) estes alunos apresentavam defasagem na idade e série, e a maioria não conseguia ler e escrever nem mesmo sílabas ou letras iniciais das palavras”, declara o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango.
Em Águas Lindas a distorção estava em torno de 25%, ou seja, o dobro da média nacional, e a reprovação estava em 11%, num total de 2.457 alunos, além de números alarmantes de evasão escolar e reprovação por aprendizagem havia também um desconforto dos professores que lidavam com números altíssimos de alunos sem a mínima competência para a série.
O Plano direcionou para uma única sala os alunos inseridos nestes contextos, aplicando metodologias diferenciadas e ensino por níveis, assim, os alunos que estão diante dos seus pares se sentem capazes de aprender, sendo de imensa satisfação tanto para o professor quanto para o aluno.
“Os resultados em apenas dois meses são fantásticos, 50% das crianças já leem e escrevem pequenas palavras, e a meta é que no final do ano letivo, ate 80% dessas crianças estejam inseridas nas séries de acordo com sua faixa etária”, explicou o secretário de educação, Deusimar Macedo.
Os professores recebem treinamentos para conduzir as turmas de forma sistemática, seguindo o roteiro do Plano de Estudo. Na escola Emília Ferreira, a turma da professora Áurea Lúcia conta com 17 alunos, com idade entre 9 e 13 anos. A professora explica que as aulas são ministradas de forma lúdica, através de material concreto. “Os alunos aprendem brincando e se mostram muito mais interessados pelas aulas”, completa.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL



Notícias de Águas Lindas - IFG abre inscrições para processo seletivo de Assistência Estudantil
O Instituo Federal de Goiás (IFG), polo de Águas Lindas de Goiás, estará com as inscrições abertas a partir desta quinta-feira (15) para o Processo Seletivo de Assistência Estudantil, as inscrições irão até o dia 22 deste mês.
As inscrições para o Processo Seletivo 2018 são para a concessão dos Auxílios Alimentação, Transporte, Permanência, Integral Alimentação, EJA Permanência, Filho com Deficiência, Apoio Pedagógico, e Vestuário Profissional do Programa de Auxílio Financeiro Estudantil, da Pró-reitora de Extensão (PROEX) do Instituto Federal de Goiás (IFG).
De acordo com o IFG os alunos podem pleitear no máximo três auxílios. Para isso, é necessário que o estudante esteja matriculado em cursos presenciais do Instituto e que pertença a uma família com renda per capita de até 1,5 salários mínimo.
O Processo Seletivo do Campus de Águas Lindas é regido pelo edital nº 001/2018. A novidade deste ano é que os estudantes irão realizar suas inscrições via SUAP com orientação das Assistentes Sociais.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...