CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI 2630/20

 

Grupo de trabalho debate caminhos regulatórios para enfrentar a desinformação.

O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para analisar e elaborar parecer sobre o Projeto de Lei 2630/20, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, realiza audiência pública na sexta-feira (6) para discutir os caminhos regulatórios para enfrentar a desinformação. O projeto, do Senado, cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais e nos serviços de mensagem privada. O texto, que ficou conhecido como PL de combate a fake news, tem mais de 70 propostas apensadas até o momento. O debate atende a requerimentos dos deputados Natália Bonavides (PT-RN), Rui Falcão (PT-SP), Lídice da Mata (PSB-BA) e Orlando Silva (PCdoB-SP). Foram convidados: a líder do Grupo de Trabalho de Regulação e Internet na Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Ana Paula Bialer; o representante do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) Carlos Affonso Souza; a representante do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Clara Iglesias Keller;o representante do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br) Demi Getschko; a coordenadora Sênior da Avaaz, Laura Moraes;a representante do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.Rec) Raquel Saraiva; e a coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mielli. Instalado no início de julho, o colegiado é coordenado pela deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) e tem como relator o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). O debate está previsto para começar às 10 horas, no plenário 7. Da Redação – MB (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI 1708/21

 Projeto reserva canais digitais para emissoras da Câmara, Senado e Justiça em todo o País.

Canais poderão ser compartilhados com assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

O Projeto de Lei 1708/21 estabelece que a União consigne canais para a TV Câmara, TV Senado e TV Justiça em todos os municípios brasileiros contemplados no Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital (PBTVD). A proposta foi apresentada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, a partir de sugestão do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Gerais Onshore e Offshore (Sintepsgap) dos seguintes municípios do Rio de Janeiro: Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus. O objetivo do sindicato é a abertura do sinal da TV Câmara, TV Senado e TV Justiça para todo o território nacional, já que hoje esses canais estão disponíveis, em muitas localidades do País, apenas nas plataformas por assinatura. Conforme o projeto, na impossibilidade técnica da destinação de canais individuais para cada uma dessas emissoras, a transmissão das programações poderá se dar de forma compartilhada, nos limites dos canais disponíveis. Assembleias e câmaras A proposta atribui ainda ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e ao Supremo Tribunal Federal (STF) a possibilidade do estabelecimento de convênios para uso compartilhado dos canais com as assembleias legislativas, câmaras de vereadores e outras entidades. O texto resgata dispositivos do substitutivo ao PL 277/07, que foi aprovado pela Câmara em 2009, mas não foi aprovado pelo Senado. Tramitação A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Constituição; e de Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. Reportagem - Lara Haje  Edição - Roberto Seabra (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

VIDANEWS - Filha de Justus rebate seguidora: 'Meu pai não paga minhas contas'.


 

Fabiana Justus afirmou que usa as redes sociais para trabalhar é mãe de família, tem duas filhas, por isso não ganha dinheiro do pai.

Fabiana Justus rebateu uma seguidora, neste domingo (1º), que criticou o fato dela fazer tantas publicidades em seu perfil no Instagram, rede social na qual a filha de Roberto Justus usa para trabalhar como influenciadora. Na ocasião, a fã de Fabi disse que ela não tem necessidade de fazer tantas propagandas e disse que "tem dia que (os conteúdos) ficam chatos". Em resposta, a influenciadora afirmou que precisa trabalhar e que o fato de seu pai ter dinheiro não significa que ele pague as suas contas. "De onde você tirou que não preciso disso? Por que meu pai tem dinheiro? Meu pai não paga minhas contas (falando pela milésima vez). Sou uma mulher casada, mãe de família. Se eu não trabalhar, as contas não vão ser pagas automaticamente, não, viu?! Preciso, sim. E trabalho com empresas que eu gosto, amo o que eu faço. Se você não curte minhas publis/dicas, é só pular! Quem gosta de mim torce pelo meu sucesso e curte tudo, inclusive as publlis", respondeu ela. Além de Fabi, de 34 anos, Justus tem outros quatro filhos. Ricardo, de 35, Luiza, de 27, Rafaella, de 12, e Vicky, de 1 ano.( Fonte R 7 Noticias Internacional)



VIDANEWS - Bolsonaro admite que, se o povo quiser, volta o horário de verão .

 


O presidente foi questionado em entrevista hoje se a medida não seria útil neste momento para alguns setores da economia .

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta segunda-feira (2) que o horário de verão pode voltar a vigorar no país, desde que essa seja a vontade da população. Ele sugeriu enquetes em rádios para saber o que os brasileiros pensam dessa medida. Em entrevista à Rádio ABC, de Novo Hamburgo (RS), nesta segunda, ele foi questionado como via os pedidos de setores da economia que sugerem a medida de adiantar em uma hora os relógios do país durante primavera e verão com o objetivo de conter os gastos de energia em regiões que têm mais luz solar. O país enfrenta uma dura crise hídrica em 2021, que encarece os preços da energia. O horário de verão poderia servir para atenuar esses aumentos de consumo em regiões como o Nordeste, que têm sol mais tempo do dia. Com luz natural em horários nos quais as pessoas já estão em casa, consome-se menos luz elétrica.  Bolsonaro defende fim do horário de verão: 'Medida não traz ganho' O horário de verão acabou no país em abril de 2019 com um decreto de Bolsonaro.  "Lá atrás alguns parlamentares me procuraram para pôr um fim no horário de verão. Eu também queria, confesso. Então pedi um estudo para o ministro Bento Albuquerque [Minas Energia] e chegamos à conclusão de que não economizava energia como se falava. E a maioria da população era favorável ao término. Se mudarem de posição, eu sigo o que quiserem, sou um democrata", argumentou. Bolsonaro afirmou que o governo entende que para determinados setores o faturamento melhora com o aumento da luminosidade em algumas regiões e a extensão do período de consumo. "Sabemos que as pessoas ficam mais tempo no comércio, e nós do governo pesamos isso, mas no momento não vejo clima para essa mudança. Mas se o povo quiser, eu faço isso aqui." Ele sugeriu à rádio que o entrevistava que fizesse uma enquete com seus ouvintes sobre o assunto e comentou que repetirá o pedido a uma outra emissora que costuma escutar. Mourão "atropela o governo" Nos 50 minutos de conversa, o presidente declarou ainda que o vice Hamilton Mourão "às vezes atropela o governo" em suas declarações, mas é natural que ele tenha suas opiniões.  "Converso com ele esporadicamente, ele tem uma vida quase independente. Eu não tenho problema com o Mourão. O vice, como diz o ditado popular, é como o cunhado: você casa com aquela mulher maravilhosa e o vice vem junto. Mas ele não tem atrapalhado em nada", brincou. Bolsonaro voltou a defender o voto impresso, mas amenizou a ameaça que havia feito há algumas semanas, de que sem a mudança não haveria eleições em 2022. "Não haverá eleições democráticas", remendou.  Disse que não pode ocorrer de um eleitor votar em um verador e esse candidato não receber um único voto município. "E isso aconteceu em cententas de locais pelo país", afirmou. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Garimpo clandestino é fechado na Tijuca, zona norte do Rio.

 

Terreno abandonado era usado para garimpo de chumbo. Sete pessoas foram autuadas por crime ambiental.

Um garimpo clandestino foi interditado no último sábado (31), na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Depois de uma denúncia sobre movimentações suspeitas no local, a equipe da Subprefeitura da Grande Tijuca foi até o local com policiais civis e militares.  Sete pessoas foram autuadas por crime ambiental e a polícia investiga a ação do grupo. Além destes agentes, a Defesa Civil também esteve presente na interdição. O garimpo ilegal estava em um terreno abandonado há 16 anos, em uma das principais vias do bairro, na rua Conde do Bonfim.  Segundo a Subprefeitura, mais de cem homens foram identificados garimpando pregos de chumbo, por conta própria. Fora o garimpo da Conde de Bonfim, também havia o início de construções irregulares na rua Agostinho. As escavações estão próximas a uma torre e a uma enorme fornalha, com risco iminente de desabamento, ainda de acordo com equipes que realizaram vistoria. A 19ª DP (Tijuca) prossegue com as investigações.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Jovens morrem intoxicados após queimarem lenha para se aquecer.

 

Adolescentes de 15 e 17 anos não resistiram aos efeitos da fumaça e morreram; outros dois rapazes foram internados em um hospital.

Dois adolescentes morreram intoxicados por fumaça após queimarem madeira dentro de casa para se aquecerem na última sexta-feira (30) em Ouro Fino, a 459 km de Belo Horizonte. A cidade do Sul de Minas registrou, naquela data, temperatura mínima de 0ºC. Segundo informações da Polícia Militar, três irmãos de 17, 19 e 21 anos e um amigo deles, de 15 anos de idade, estavam reunidos para fazer um culto evangélico em casa. Após o encerramento, os jovens teriam levado um tambor de ferro com lenhas que estava no quintal para dentro da casa e queimado as madeiras para se aquecerem do frio. De acordo com os militares, os jovens adormeceram e foram intoxicados com a fumaça. Os pais dos três irmãos estavam trabalhando em uma chácara no momento do acidente e teriam dado falta dos filhos quando tentaram ligar para o celular deles. Veja: Prefeitura registra temperatura de -10ºC no interior de Minas Gerais Daniel Bernardes da Silva, de 15 anos, e Luiz Gustavo Teodoro da Silva, de 17, morreram após inalar a fumaça. Os outros dois jovens foram socorridos em estado grave e levados para um hospital de Pouso Alegre, a 373 km da capital. Ainda segundo os militares, a unidade de saúde não forneceu informações sobre o estado de saúde dos pacientes. A Polícia Militar fez o boletim de ocorrência e a perícia da Polícia Civil esteve no local. A PCMG vai instaurar um inquérito para investigar o que teria acontecido. ( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

VIDANEWS - Menina de 4 anos morre após ataque de cachorro na Baixada Fluminense.

 


Vítima sofreu lesões gravíssimas no rosto e cabeça, foi socorrida em Xerém, mas morreu em menos de 1 hora.

Uma menina de 4 anos morreu neste sábado (31), depois de ser atacada pelo cachorro da família em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela foi socorrida na Unidade Pré-Hospitalar de Xerém no início da tarde, mas veio a óbito menos de uma hora depois. A mãe da criança informou que o animal é da raça Rottweiler e que Esther Vianna da Silveira teve lesões gravíssimas no rosto e cabeça. Nos ferimentos, houve corte do couro cabeludo e fraturas no crânio, além de perfurações múltiplas no tórax. A vítima faleceu às 14h40 de sábado, 43 minutos depois de dar entrada na unidade de saúde. O corpo de Esther foi enterrado ontem (1º), no Cemitério de Bongaba, em Magé.

 

VIDANEWS - Marco zero de pandemia, Wuhan volta a registrar casos de covid-19.

 



Sete trabalhadores testaram positivo para a doença ao chegar em uma estação de trem e foram encaminhados a hospitais.

Marco zero da pandemia do novo coronavírus, a cidade chinesa de Wuhan voltou nesta segunda-feira (2) a registrar casos de contágio depois de vários meses. Segundo as autoridades sanitárias locais, sete trabalhadores testaram positivo para a covid-19 ao chegar em uma estação de trem. Todos eles foram enviados a hospitais para isolamento. Apenas no último domingo (1º), a China registrou 98 novos casos de covid, maior número para um único dia desde janeiro, sendo que 55 são de transmissão interna. A variante Delta já foi detectada em cerca de 20 cidades e forçou as autoridades a imporem medidas restritivas. Na capital Pequim, o governo local adiou a reabertura das escolas, testou milhões de pessoas e colocou em quarentena os cidadãos que tiveram contato próximo com casos positivos. Já na cidade de Zhuzhou, mais de 1,2 milhão de residentes estão em lockdown. País mais populoso do planeta, com 1,4 bilhão de habitantes, a China diz ter aplicado até o momento quase 1,7 bilhão de doses de vacinas anti-Covid. O gigante asiático reporta 105.151 casos de coronavírus desde o início da pandemia e 4.848 mortes. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - EUA e Reino Unido acusam talibãs de massacrar dezenas de civis

 

Acusações acontecem após divulgação de um relatório da Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão.

Estados Unidos e Reino Unido acusaram os talibãs, nesta segunda-feira (2), de terem cometido "crimes de guerra", acusando-os de "massacrar civis" na cidade de Spin Boldak, no sul do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão. "Em Spin Boldak, Kandahar, os talibãs massacraram dezenas de civis em assassinatos por vingança. Estes assassinatos podem constituir crimes de guerra. Devem ser investigados, e os combatentes, ou chefes talibãs responsáveis, devem prestar contas", declararam as embaixadas de ambos os países em Cabul, em termos similares, em suas respectivas contas do Twitter. "A liderança dos talibãs deve ser considerada responsável pelos crimes de seus combatentes. Se você não é capaz de controlar seus combatentes agora, não tem nada a fazer com o governo depois", consideraram as duas embaixadas. As acusações surgem na esteira da divulgação de um relatório da Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão (AIHRC), um órgão público. Em seu informe, o AIHRC diz que "descobriu que, depois de tomar o distrito de Spin Boldak, os talibãs procuraram e identificaram autoridades dos governos anteriores e atuais e mataram pessoas que não tinham qualquer papel combatente". A Comissão afirma que identificou 40 pessoas assassinadas pelos talibãs neste distrito, mas, "segundo certas alegações, que não puderam ser imediatamente verificadas, seu número pode ser maior". Os insurgentes também adotaram represálias contra os moradores que acolheram as forças afegãs durante uma tentativa fracassada de reconquistar o distrito, em particular, saqueando suas casas. Ainda segundo a Comissão, civis também foram mortos por "motivos pessoais" e por "conflitos passados". Para o órgão, estes assassinatos cometidos pelos talibãs no distrito de Spin Boldak são uma clara violação do direito internacional humanitário e podem constituir crimes de guerra.9 Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Afeganistão luta para evitar que talibãs tomem cidades importantes.

 

Tropas do governo tentam mantes o controle sobre três capitais de províncias: Lashkar Gah, Kandahar e Herat .

As forças leais ao governo lutavam, nesta segunda-feira (2), para evitar que algumas das principais cidades do Afeganistão caíssem nas mãos dos talibãs, na esteira das ofensivas do fim de semana. Os talibãs atacaram pelo menos três capitais provinciais durante a noite — Lashkar Gah, Kandahar e Herat — após um fim de semana de combates pesados, em que milhares de civis fugiram do avanço dos insurgentes. Os combates aumentaram em Lashkar Gah, capital da província de Helmand, onde os talibãs lançaram ataques coordenados contra o centro da cidade e sua prisão. Os combates se intensificaram desde o início de maio, quando os insurgentes aproveitaram a fase final da retirada das forças estrangeiras comandadas pelos Estados Unidos, que deve deixar o Afeganistão em 31 de agosto, após quase 20 anos de presença. Em um discurso no parlamento, o presidente Ashraf Ghani culpou Washington pela deterioração da segurança no Afeganistão, garantindo que sua decisão de retirar as tropas internacionais do país "foi tomada abruptamente". As queixas surgem no dia em que os Estados Unidos anunciaram que hospedariam milhares de refugiados afegãos em meio à escalada da violência. O país já começou a realocar milhares de intérpretes e suas famílias que trabalharam com eles durante essas quase duas décadas. Além disso, as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido em Cabul acusaram o Talibã de "massacrar civis" no distrito de Spin Boldak (sul), próximo à fronteira com o Paquistão, após conquistá-lo em 14 de julho. As acusações se baseiam em um relatório da Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão (AIHRC). Segundo o documento, os insurgentes assassinaram pelo menos 40 pessoas em retaliação, entre funcionários e oficiais dos governos anteriores e atuais, "pessoas que não tinham qualquer papel combatente". "A vida está paralisada" No sul do Afeganistão, o governo enviou centenas de comandos para Lashkar Gah e usa ataques aéreos para evitar que seja a primeira capital provincial a cair nas mãos do Talibã. "Há combates, cortes de energia, doentes hospitalizados, redes de telecomunicações desligadas. Não há remédios, e as farmácias estão fechadas", lamentou Hawa Malalai, uma moradora local. O chefe do conselho provincial de Helmand, Ataullah Afghan, acusou os talibãs de "se refugiarem em casas de civis" e usá-los como escudos. A ONG Médicos Sem Fronteiras afirmou que os feridos aumentam em Lashkar Gah. "Houve tiroteios contínuos, ataques aéreos e com morteiros em áreas densamente povoadas. Casas foram bombardeadas e muitas pessoas ficaram gravemente feridas", disse a coordenadora da ONG Helmand, Sarah Leahy, em um comunicado. "É muito perigoso e a vida está paralisada", acrescentou. Por anos, Helmand foi o centro da campanha militar dos Estados Unidos e do Reino Unido no Afeganistão. Os vastos campos de papoula da província fornecem a maior parte do ópio para o comércio internacional de heroína, tornando-o uma fonte lucrativa de impostos e de receita para os talibãs. A perda de Lashkar Gah seria um golpe estratégico e psicológico para o governo, que prometeu defender as capitais provinciais a todo custo depois de perder grande parte das áreas rurais para os talibãs nas últimas semanas. "Erros estratégicos" Os combates também se intensificaram em alguns distritos da província de Kandahar, um antigo reduto dos insurgentes, e nos arredores de sua capital de mesmo nome. O aeroporto de Kandahar foi atacado na noite de domingo. Os talibãs lançaram foguetes que danificaram a pista, causando a suspensão dos voos por várias horas. Esta instalação é vital para manter a logística e o apoio aéreo necessários para evitar que os insurgentes invadam a cidade, ao mesmo tempo em que fornece apoio aéreo em grandes áreas do sul do Afeganistão, incluindo a vizinha Lashkar Gah. O presidente Ghani disse que as autoridades traçaram um plano de seis meses contra os talibãs, mas reconheceu que os insurgentes não são mais um "movimento disperso e inexperiente". A captura de uma grande cidade por parte dos talibãs levaria sua ofensiva a outro nível e aumentaria as preocupações sobre as capacidades do Exército afegão. "Se as cidades afegãs caírem (...) a decisão dos EUA de se retirarem do Afeganistão será lembrada como um dos erros estratégicos mais notáveis da política externa americana", opina Nishank Motwani, especialista em Afeganistão que trabalha na Austrália. No passado, os talibãs tomaram cidades afegãs, mas mantiveram o controle sobre elas apenas por um curto período.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...