CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

EDUCAÇÃO EM ÁGUAS LINDAS LEVADO A SÉRIO.


HILDO VAI A ANTT



Hildo do Candango se reúne com ANTT em busca de soluções contra o aumento das passagens de ônibus 
O presidente da AMAB, Hildo do Candango, representando os demais prefeitos da Região Metropolitana de Brasília, se reuniu com a diretoria da ANTT nesta quinta-feira (21) em busca de esclarecimentos e soluções sobre o aumento do valor das passagens de ônibus no Entorno. Hildo já havia apresentado um projeto anteriormente buscando mudanças no transporte da região. Entre as mudanças era proposta a criação de um consórcio entre os municípios e o GDF para que o sistema de transporte passe a ser gerido pelas prefeituras. Na reunião desta manhã Hildo solicitou que as tarifas fossem reavaliadas levando em conta que, por exemplo, a tarifa entre Luziânia e Brasília é mais barata que o trecho entre Águas Lindas e Brasília, sendo que o trajeto de Águas Lindas é mais curto. A ANTT se disponibilizou a avaliar a quilometragem das rotas dos ônibus com destino de Águas Lindas para Brasília, como proposto por Hildo. A expectativa para a implementação do projeto é que com a mudança de governo as discussões sejam retomadas e a proposta possa ter êxito.

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL



Pedra fundamental será lançada nesta sexta-feira: o evento dará início as obras da praça pública no Loteamento Jardim do Éden

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Obras dará início a mais uma obra importante no bairro Mansões Odisséia. Trata-se da construção de uma praça moderna. O lançamento oficial da obra está marcado para esta sexta-feira (22) com uma recepção especial a partir das 15h, próximo ao Colégio Estadual Mansões Odisséia. A Praça será construída por meio de parceria público/privado com a Tropical Urbanismo, em uma área pública municipal de mais de 10 mil metros quadrados, com pista de caminhada, academia ao ar livre, espaço de convivência entre outros. A Prefeitura divulga convite chamando a comunidade e instituições para prestigiaram o evento juntamente com os jornalistas, radialistas, blogueiros, repórteres, colunistas e influenciadores digitais, para participarem do lançamento das obras de construção da praça pública no Loteamento Jardim do Éden, no bairro Mansões Odisséia.

PREFEITURA TRABALHANDO



Continuam as atividades de limpeza urbana nos bairros de Águas Lindas

A limpeza das vias públicas é necessária para manter o bem-estar da população, para segurança da saúde coletiva e a manutenção da paisagem. Assim, a Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria de Obras continua realizando além da coleta de lixo regular, a roçagem em ruas que possuem mato alto. Seguindo o cronograma de limpeza urbana da Secretaria de Obras, aconteceu nesta quinta – feira (21) a roçagem manual no bairro Jardim Brasília. Diversos bairros foram beneficiados recentemente, tais como a Avenida do Jardim Brasília II e o setor Solar da Barragem e Jardim Califórnia, que receberam roçagem com trator.

PROJETO CONHECENDO PARA INCLUIR



CONHECENDO PARA INCLUIR: ligação sem custo pode prevenir o suicídio – Disque 188, entenda como funciona

O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o Portal Disque 188 para auxiliar na prevenção do suicídio. Este é um serviço gratuito de apoio emocional, que funciona em todo o território nacional 24h por dia, diariamente, sem exceção de feriados, sábados e domingos. A ligação para o Disque 188 além de não ter custo, independentemente do aparelho telefônico, que pode ser celular ou fixo, é sigilosa e tem garantia de anonimato. Qualquer pessoa que estiver necessitando do suporte pode realizar a chamada, assim um atendente ouvirá e auxiliará o solicitante. Em Águas Lindas de Goiás além do suporte do portal Disque 188, os moradores podem procurar mais informações para buscar informações, auxílio ou algum tipo de tratamento em um dos postos de saúde, no hospital local Bom Jesus ou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Setor 6, telefone: (61) 36181559. O pensamento de suicídio pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo: diagnóstico de depressão ou até mesmo preocupações constantes. Quando ocorre frequentemente esse tipo de pensamento, deve-se buscar ajuda. Auxilie a quem precisa desse tipo de suporte divulgando o Portal Disque 188.

PRESIDENTE DA AMAB-CONTRA AUMENTO DE TARIFA


Notícias de Águas Lindas - Presidente da Amab Hildo do Candango se manifesta contra aumento de tarifa
O anúncio de reajuste das passagens de ônibus para região do Entorno do DF foi autorizado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União. Mediante ao anúncio oficial da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) de um aumento de 5,23% no preço da passagem para o Entorno, o presidente da Amab, prefeito de Águas Lindas Hildo do Candango se posicionou contra o reajuste. Em entrevista concedida ao Jornal Opção de Goiânia, Hildo do Candango apresentou propostas para melhorar as condições do transporte urbano na região Metropolitana de Brasília em favor da população. Hildo defendeu a ideia de um consórcio para gerir o transporte coletivo do Entorno que atualmente é regulamentado pela ANTT. “Não apenas como prefeito, mas também presidente da AMAB, sei das dificuldades reais da população quanto ao transporte público e um aumento tarifário neste momento trará desemprego a muitos moradores que trabalham no Distrito Federal”, declarou o prefeito. O Gestor águaslindense esclareceu que o transporte hoje é regulamentado pela ANTT, que administra o transporte semiurbano do Brasil todo "e ela tem um calendário anual de reajuste de tarifas. Porém, o transporte opera dentro dos municípios e as gestões não têm gerencia ou autonomia dentro desse transporte semiurbano, ou seja, a questão de tarifas, aumento de passagens, criação de novas linhas, fiscalização desse transporte, tudo fica a cargo da ANTT”, completou. O presidente da AMAB destacou que a solução seria tirar a gestão do transporte semiurbano do Entorno da ANTT, criando um consórcio que possibilite que os municípios e o próprio GDF participem da regulamentação desse transporte. O prefeito frisou que a ANTT inclusive já tem como exemplo os municípios de Timon (MA) e Teresina (PI) onde esse sistema já funciona e muito bem. “A princípio nós desenvolvemos um projeto, analisamos o interesse dos demais municípios em participar deste consórcio para um novo sistema de transporte e todos concordaram e assinaram a petição.” Sobre a implantação do Consórcio Hildo do Candango disse que as incursões estão sendo feitas com o propósito de concretizar o projeto. “Como todo o transporte do Entorno entra em Brasília há a necessidade de que o GDF fosse um dos principais gestores desse novo transporte. Esse projeto foi apresentado pelos demais prefeitos e pelo presidente da Amab, ao governador Rodrigo Rollemberg e ao secretário de Transporte, porém não houve engajamento político nesse sentido. Então o projeto ficou parado, mas não desistimos. Esse é um projeto que pode resolver o problema de transporte da região do Entorno, acreditamos nele. Esperamos que agora, com a mudança de governo, o novo governador junto com o secretário de transporte", finalizou Hildo do Candango. No ano passado, o percentual variou de 5,4% a 7,1%, dependendo do tipo de concessão. A ANTT, informou que inicialmente o reajuste não atingirá as linhas que fazem parte do contrato específico.
O reajuste não afetará as seguintes linhas:
- De Mansões Marajó (Cristalina) para Brasília;
- Do Novo Gama para Taguatinga;
- De Águas Lindas de Goiás para Taguatinga;
- Do Novo Gama para Gama-DF;
- De Águas Lindas de Goiás para Ceilândia;
- De Cocalzinho de Goiás (Girassol) para Brasília;
- De Cocalzinho de Goiás para Taguatinga

CAPS EM ÁGUAS LINDAS-GO



Referência em saúde mental: conheça as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Águas Lindas

O Centro de Atenção Psicossocial (CASPS) desenvolve serviços de atenção integral e gratuita à pessoa com necessidade de tratamento e auxílio na área de saúde mental. Os serviços prestados abrangem indivíduos com transtornos mentais, tais como: transtorno afetivo bipolar e também o obsessivo compulsivo, depressão, esquizofrenia, ansiedade, como também dependência de substâncias psicoativas e prevenção ao suicídio.  Para mais informações sobre prevenção ao suicídio clique aquiO CAPS realiza acolhimento não somente para pessoas com transtornos, mas também para os seus familiares, como uma estratégia para identificar as necessidades assistenciais e assim planejar as intervenções de cada tratamento. Em Águas Lindas de Goiás, a unidade de atenção psicossocial CAPS Reviver conta com equipe profissional multidisciplinar com psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros, para atender a população que precise dos serviços ofertados. O acolhimento/triagem acontece no próprio CAPS, onde qualquer pessoa pode solicitar atendimento psicológico. Ao dirigir-se à unidade, o solicitante receberá as informações de quais documentações são necessárias para ser vinculado aos serviços. O CAPS Reviver está localizado no Setor 6 e funciona de 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os dias em que acorrem os acolhimentos são: nas segundas, terças e quintas-feiras. Telefone: (61) 36181559. Os serviços do CAPS de Águas Lindas são referência para as cidades: Santo Antônio do Descoberto, Girassol Cocalzinho e Padre Lúcio. Mesmo algumas destas regiões tendo unidades de atenção psicossocial a de Águas Lindas auxilia estas recebendo pessoas de outras localidades, sendo assim referência em saúde mental não somente no município. Os serviços de saúde mental em Águas Lindas também estão disponíveis para a população águaslindense na Policlínica, no bairro Jardim Brasília, em forma de atendimento ambulatorial, que oferece consultas com psiquiatras, psicólogos e fonoaudiólogos. O CAPS Reviver em breve ampliará os seus serviços, pois pretende incluir o público infanto-juvenil para receber tratamento. Também aumentará o quadro profissional, que passará a ter psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos para este público. As inovações acontecerão quando a unidade mudar de endereço, que passará a ser no bairro Jardim Brasília.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...