CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

VIDANEWS - Braga Netto é o favorito para vice de Bolsonaro; entenda os motivos.

 

O ministro da Defesa passou por outras áreas do governo e foi bem avaliado; além disso, é discreto e de confiança do presidente.

O atual ministro da Defesa, Walter Braga Netto, continua liderando a disputa pela vaga de vice-presidente na chapa do presidente Jair Bolsonaro, que vai tentar a reeleição este ano. O Blog buscou informações com fontes próximas ao presidente para saber o motivo do favoritismo do general quatro estrelas numa chapa presidencial. Um intercolutor do presidente respondeu que "Braga Netto já foi experimentado no governo e tirou nota 10 até agora". Outro aliado de Bolsonaro comentou ainda que "vice tem que ser aquele cara que não compense impeachment, começa aí. E, antes disso, uma pessoa que seja leal, fiel, que esteja alinhada. Saiba que o vice não é o presidente, o vice é vice, presidente é o presidente. A política não é quartel", comentou.O presidente Bolsonaro já afirmou que a decisão definitiva será dele e será divulgada nos últimos instantes antes da formalização da chapa junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Seja qual for o caminho escolhido pelo presidente, alguns aliados ficarão magoados. Uma ala política do governo defende que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, seja a candidata a vice. A avaliação é que ela poderia ajudar Bolsonaro a recuperar votos entre as mulheres. O trabalho dela, desde o início do governo, também é bem avaliado pelo presidente. Mas Bolsonaro tem dado sinais de que irá manter um militar na vaga de vice. O atual, o vice-presidente Hamilton Mourão, também é visto como um vice que "não compensa o impeachment".  Na visão do presidente e de aliados próximos, o Congresso não teria interesse em tirar um presidente para deixar na vaga um general.Jair Bolsonaro (ex-capitão do exército) e Mourão (general quatro estrelas do exército) tiveram muitos desentendimentos nesses poucos mais de três anos de governo. O presidente sempre demonstrou insatisfação com as muitas entrevistas do vice nas chegas e saídas do Palácio do Planalto. Para Bolsonaro, ao comentar sobre temas que ainda não tinham sido definidos pelo governo, Mourão atrapalhava a tomada de decisões.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Vara da infância reabre posto na Rodoviária Interestadual de Brasília.

 

Autorizações para viagens nacionais e internacionais de crianças e adolescentes podem ser feitas a partir desta segunda-feira (21).

O posto de atendimento da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal voltou a funcionar nesta segunda-feira (21) na Rodoviária Interestadual de Brasília. Quem precisar de autorização para viagens nacionais e internacionais de crianças e adolescentes pode procurar a unidade das 13h às 19h. O atendimento é diário e presencial, inclusive aos finais de semana e feriados. As regras para obter autorização e os formulários para viagem nacional e internacional estão disponíveis no site do TJDFT. Os interessados também podem emitir os documentos no posto da VIJ-DF do Aeroporto Internacional de Brasília, das 7h às 13h, todos os dias. Outras opções são a sede da Vara – Seção de Apuração e Proteção, localizada na 916 Norte, que funciona das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados; e os cartórios extrajudiciais. Nesses locais o funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, seguindo o que dispõe o Conselho Nacional de Justiça. Segurança O objetivo da autorização de viagem é proteger crianças e adolescentes. Por isso, viagens em que os menores viajam desacompanhados são submetidas a regras específicas.Para destinos nacionais é preciso apresentar documento de identificação com foto e autorização de viagem feita pelo pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório. Viagens internacionais necessitam de passaporte válido e autorização expressa e com firma reconhecida de um dos pais, quando acompanhado por apenas um deles, ou autorização expressa dos dois pais ou responsáveis, quando acompanhados de terceiros.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - CCJ do Senado analisa projeto sobre liberação de armas na quarta (23).

 

Projeto flexibiliza acesso a armas para caçadores, atiradores e colecionadores; grupo tenta aprovar matéria desde o fim do ano.

O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pautou para a próxima quarta-feira (23) a votação de um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2019, flexibilizando o acesso a armas a caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). A matéria é de autoria do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que tem buscado a aprovação do texto com rapidez na CCJ desde o fim do ano passado. Com o projeto, CACs passam a poder comprar, no mínimo, 16 armas, sendo que ao menos seis poderão ser de calibre restrito. A quantidade exata será regulamentada pelo Comando do Exército. O texto também prevê que a categoria não precisará mais de autorização de porte de armas para se deslocar com o armamento. O senador apresentou um parecer para apreciação da comissão em novembro. Se aprovado, o texto segue para análise do plenário do Senado. O projeto original é de autoria do governo federal. O texto inicial era muito mais amplo, prevendo a ampliação do porte de armas para diversas categorias profissionais. Entretanto, quando aprovado na Câmara dos Deputados, no final de 2019, ficou bastante desidratado. Apesar da ampliação de armas, Marcos do Val afirma que a matéria não é exatamente o que os CACs queriam, se comparado ao projeto original. "Esse projeto não é bom. O decreto dá muito mais abertura. Por exemplo, a compra de 60 armas cai para 16. Se você quer ter o porte, tem que ser CAC por cinco anos. No decreto era automático. Então, tem pontos de que os CACs discordam, mas, para ter essa segurança jurídica, a gente precisa ter o projeto aprovado. Depois ele pode ser debatido novamente ainda dentro do Parlamento", afirmou o senador ao R7 no fim do ano passado.Na ocasião, do Val tentava aprovar o texto na CCJ, mas houve um movimento contrário no colegiado de alguns senadores, em especial de Eduardo Girão (Podemos-CE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). Maior flexibilidade no acesso a armas é uma das grandes bandeiras do presidente Bolsonaro, tendo sido amplamente falada por ele durante a campanha presidencial de 2018. No ano seguinte, assim que assumiu a Presidência, Bolsonaro editou uma série de decretos no sentido de cumprir as promessas, mas houve judicialização. Com isso, o Executivo enviou projeto ao Congresso.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - MP quer monitores para alunos com deficiência em salas de aula.

 

Representação ocorreu após denúncias sobre a falta desses profissionais nas escolas públicas do DF.

Após as denúncias de pais sobre a falta de monitores para auxiliar alunos com deficiência nas salas de aula, o Ministério Público de Contas do Distrito Federal ingressou com uma ação no Tribunal de Contas exigindo que a Secretaria de Educação garanta a presença dos profissionais nas escolas públicas. Para o órgão, a excassez desse suporte à educação coloca em risco a segurança dos alunos e gera sobrecarga de trabalho dos professores. Na representação, o Ministério Público propõe que o auxílio no aprendizado seja prestado por educadores sociais, voluntários ou servidores públicos. Além disso, esse suporte deve voltado não somente para os alunos das séries dos anos iniciais e ensino fundamental, mas também para os matriculados no Ensino Médio e nos Centros Interescolars de Línguas. De acordo com o órgão, há omissão por parte do poder público. O MPC aponta que a Secretaria de Educação limitou a atuação dos educadores sociais voluntários ao ensino em tempo integral, na educação infantil (creche e pré-escola) e no ensino fundamental. A portaria que regulamenta o programa de voluntários foi editada, inclusive, às vésperas do início das aulas presenciais, no dia 27 de janeiro. "O MPC/DF observou indícios de que o importante apoio dos educadores voluntários não será ofertado aos estudantes da etapa final da educação básica, mesmo que os alunos comprovadamente demandem a atenção a ser dispensada para locomoção, higienização e alimentação no âmbito escolar. Não há, do mesmo modo, informação de que servidores públicos concursados exercerão essas atividades", diz o trecho da ação.  Cadastro reserva Na tentativa de reverter esse cenário, a Secretaria de Educação do DF abriu, na última sexta-feira (18), vagas para o cadastro reserva de educador social voluntário, que serão preenchidas com os inscritos no processo seletivo aberto em janeiro. O intuito é ampliar a oferta para 2.667 voluntários. Neste ano, a quantidade de convocados foi inferior a de 2021, quando foram chamados 4.482 educadores. De acordo com a Secretaria de Educação, isso ocorreu porque houve queda nas matrículas.  Discussão sobre o tema O problema tem sido discutido desde o dia 14 de fevereiro. Na semana passada, mães de alunos com necessidades especiais pediram mais monitores nas escolas públicas do DF durante sessão plenária na Câmara Legislativa do DF.Na ocasião, os deputados debateram o assunto. "A falta desses monitores coloca em xeque o acompanhamento dos alunos. Por isso, apelamos aos órgãos governamentais para que garantam os direitos das crianças nas escolas”, declarou Fábio Félix (Psol).O tema ainda será pauta de uma assembleia-geral convocada pelo professores, que ocorrerá na próxima terça-feira (21), em frente ao Palácio do Buriti. Está previsto, inclusive, uma paralisação da categoria. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - 'PRTB já sabe que eu vou sair do partido', diz Mourão.

 

Vice-presidente da República deve se filiar ao Republicanos para buscar uma vaga no Senado pelo estado do Rio Grande do Sul.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (21), que o PRTB, legenda pela qual disputou a vice-presidência, já sabe que ele deixará a sigla. Mourão quer ser candidato ao Senado pelo estado do Rio Grande do Sul e deve concorrer ao cargo pelo Republicanos, partido que integra a base do governo."O PRTB já sabe que eu vou sair do partido", afirmou. Mourão teve uma reunião com a sigla em São Paulo, onde recebeu orientações. O vice-presidente também disse que teve um encontro com a deputada estadual Janaina Paschoal, e que a parlamentar deve ser se filiar ao PRTB para ser candidata ao Senado por São Paulo. Na semana passada, o general informou que estava avaliando se filiar ao PP ou ao Republicanos para disputar o Senado. O R7 mostrou que no último dia 15 ele se encontrou com o deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS) para discutir a filiação, que está praticamente certa.Há algum tempo, o presidente Jair Bolsonaro e Mourão já sinalizam que estaria descartada uma chapa para disputar a reeleição. No começo do mês, o general confirmou que não será vice de Bolsonaro nas eleições deste ano.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Toffoli adia decisão do STF sobre destruição de cavernas.

 

Ele pediu tempo para analisar caso. Decreto do governo para empreendimentos nessas áreas está parcialmente suspenso.

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso, e interrompeu o julgamento do decreto presidencial que autoriza a construção de empreendimentos nas áreas de cavernas no país. No momento do adiamento, o placar do julgamento estava 2 a 0 contra a medida do governo, com votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. A ministra Cármen Lúcia acompanhou o voto do relator, Lewandowski, que decidiu que devem ser suspensas alterações que geram "impactos negativos irreversíveis em cavidades naturais" de relevância máxima. Para o relator, o decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro deve ser invalidado parcialmente. O texto editado pelo governo autorizou a destruição de cavernas para a realização de empreendimentos, desde que ocorra compensação ambiental. A ação apresentada pela Rede Sustentabilidade aponta que a realização de obras nesses locais pode levar à perda de vestígios pré-históricos, vestígios científicos de populações ancestrais e ameaçar a saúde pública, tendo em vista que muitas cavernas abrigam morcegos. A população de morcegos é portadora de vírus, como o coronavírus causador da Covid-19. De acordo com o texto da ação, o acesso a esses locais pelos humanos pode criar o risco de surgimento da uma nova pandemia e "impactos negativos irreversíveis em cavidades naturais" de relevância máxima, mesmo com previsão de compensação ambiental e preservação do equilíbrio ecológico, como previa o texto editado pelo chefe do Executivo.No despacho, ministro destacou que a exploração de cavernas pode gerar impacto na saúde pública e perda de artefatos e registros arqueológicos da pré-história humana. "A exploração das cavidades naturais subterrâneas, convém sublinhar, também pode provocar a destruição da fauna e da flora das cavernas e, consequentemente, ameaçar espécies em extinção e aumentar o risco à saúde humana com o potencial surgimento de novas epidemias ou até pandemias".De acordo com Lewandowski, "o coordenador do UFLA (Centro de Estudos de Biologia Subterrânea da Universidade Federal de Lavras), Rodrigo Lopes Ferreira, afirma, em idêntico diapasão, que 'impacto no habitat dos morcegos pode ter outra consequência tenebrosa: o surgimento de novas epidemias ou até pandemias, já que os morcegos são reservatórios de vírus, inclusive de variantes de coronavírus'”.Com o pedido de vista de Toffoli, o julgamento só pode continuar após ele devolver o processo. A ação em cavernas de relevância máxima está suspensa por uma decisão liminar do ministro Lewadowski.(  Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Itamaraty acompanha brasileiros presos com drogas na Tailândia.

 

Brasileiros foram presos com cocaína na última segunda (14). Condenados no país podem ser punidos com pena de morte.

O Itamaraty disse que acompanha o caso dos três brasileiros presos na Tailândia após serem flagrados com 15,5 quilos de cocaína no aeroporto de Bangcoc na última segunda-feira (14). O crime de tráfico de drogas pode ser punido até com a morte no país asiático.  Um homem de 27 anos e uma mulher de 22 foram presos depois que a equipe do aeroporto suspeitou de itens mostrados no raio X. Revistadas as malas dos passageiros, foram encontrados 9 quilos de cocaína. Mais tarde, outro brasileiro, de 24 anos, que portava 6,5 quilos de cocaína também foi detido. Leia também: Como a pena de morte é aplicada - ou não - nos EUA Os três saíram de Curitiba (PR), mas as autoridades não souberam informar se eles se conheciam. As drogas estão avaliadas em R$ 276 milhões.Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha o caso por meio da Embaixada do Brasil em Bangcoc e presta "toda a assistência cabível aos nacionais". No entanto, disse que não está autorizado a fornecer dados específicos sobre os brasileiros detidos. "Informações detalhadas poderão ser repassadas somente mediante autorização dos envolvidos. Assim, o MRE não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros", comentou o governo.Em 2015, Marco Archer Cardoso Moreira foi executado na Indonésia depois de passar mais de uma década no corredor da morte por tráfico de drogas. O brasileiro, que trabalhava como instrutor de voo livre, foi preso em agosto de 2003 após tentar entrar no país pelo aeroporto de Jacarta com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa-delta desmontada. Archer foi o primeiro brasileiro a cumprir pena de morte fora do país.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Mãe reconhece filho como suspeito de assalto e o leva para se entregar à polícia nos EUA.

 

Estudante de 18 anos é suspeito de assaltar à mão aramada condutor de um trem.

O estudante Zion Brown, de 18 anos, foi levado à polícia por sua própria mãe, depois de ela o reconhecer em imagens divulgadas de um roubo.Brown é estudante da Loyola University Chicago, nos Estados Unidos, e supostamente assaltou à mão armada um condutor de trem na última terça-feira (15). A policia informou que "o infrator, que era passageiro do trem, sacou uma arma semiautomática preta e anunciou o assalto. Ele roubou o dinheiro do condutor e fugiu a pé para a estação".A mãe de Zion o levou ao departamento de polícia de Calumet City para que o filho se rendesse. De acordo com o portal Daily Mail, em audiência de custódia o advogado do estudante disse à juiza do caso que ele roubou o condutor porque estava com fome e precisava comer anter de ir à aula, mas a juíza não aceitou a explicação e não concedeu a opção de fiança.Após o assalto, o jovem fugiu com cerca de 110 dólares, o equivalente a R$ 559, e jogou a arma do crime em um lixo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Rússia e Ucrânia pedem diálogo diante da escalada de hostilidades.

 

Pedido veio após o presidente francês Emmanuel Macron ter longa conversa por telefone com os presidentes dos dois países.

A Rússia e a Ucrânia pediram neste domingo (20) que os esforços diplomáticos para evitar a guerra sejam intensificados, mas trocaram acusações sobre a responsabilidade pela escalada das hostilidades na linha de frente que separa o território ucraniano de áreas controladas por rebeldes pró-Rússia. Moscou e Kiev solicitaram mais diálogo depois que o presidente francês Emmanuel Macron teve uma longa conversa telefônica com Vladimir Putin e em seguida com o presidente ucraniano Volodmir Zelensky. Países ocidentais liderados pelos Estados Unidos acusam a Rússia de mobilizar mais de 150.000 soldados na fronteira com a Ucrânia para lançar um ataque, e Washington reitera frequentemente que a invasão pode ocorrer "a qualquer momento".A Presidência francesa descreveu as negociações deste domingo como um dos "últimos esforços possíveis e necessários para evitar um grande conflito na Ucrânia". Essas conversas ocorrem em meio a crescentes hostilidades no leste da Ucrânia, onde separatistas pró-Rússia que se revoltaram contra Kiev estão travando um conflito que já matou mais de 14 mil pessoas desde 2014. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, respondeu que o presidente Joe Biden está disposto a "encontrar" Putin, "a qualquer momento, em qualquer formato, se isso ajudar a evitar uma guerra". Durante a conversa com Macron, que durou uma hora e 45 minutos, Putin culpou as "provocações" do governo da Ucrânia pela escalada dos combates com separatistas no leste daquele país, informou o Kremlin. Putin também pediu à Otan e aos Estados Unidos que "levem a sério" as exigências de segurança da Rússia, como a retirada de sua infraestrutura militar do Leste Europeu e um veto à entrada da Ucrânia na aliança. Por fim, a Presidência russa afirmou que ambos os líderes “concordaram que era conveniente intensificar a busca de soluções por canais diplomáticos”. O Palácio do Eliseu informou que os dois líderes se mostraram de acordo com "a necessidade de dar prioridade a uma solução diplomática para a crise atual e fazer todo o possível para alcançá-la". Cessar-fogo "imediato" Após a ligação com Macron, Zelensky pediu um cessar-fogo "imediato" e convocou uma reunião urgente do Grupo de Contato Trilateral, que inclui Ucrânia, Rússia e a Osce (Organização para Segurança e Cooperação na Europa). A Osce determinou uma reunião de emergência nesta segunda-feira (21). Esses contatos diplomáticos ocorrem depois que os temores de que o conflito poderia escalar dominaram a primeira parte do dia. Pouco antes da ligação entre Macron e Putin, Belarus anunciou neste domingo que continuará os exercícios militares conjuntos com a Rússia em seu território, perto da fronteira com a Ucrânia. A permanência das tropas russas em território bielo-russo no momento em que estavam programadas para retornar ao seu país alimentou temores nos países ocidentais de que a Rússia invadiria a Ucrânia e foi criticada pela oposição em Minsk. Moscou havia anunciado que suas tropas se retirariam de Belarus neste domingo, após uma série de exercícios militares.Artilharia no front Correspondentes da AFP ouviram explosões de artilharia na linha de frente que separa as forças de Kiev das tropas separatistas na noite de sábado (19).Em Zolote, cidade fronteiriça da região de Lugansk, um jornalista da AFP encontrou moradores que procuravam abrigo em um porão rudimentar.Em sintonia com o tom dos Estados Unidos e da Otan, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que a Rússia prepara o que poderá constituir "a maior guerra na Europa desde 1945". Ele também advertiu que a invasão não atacaria apenas a Ucrânia a partir do leste, mas também do norte, de Belarus, para "cercar Kiev", disse em entrevista à BBC.Enquanto isso, o presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel, afirmou neste domingo que os países ocidentais não podem "oferecer indefinidamente um ramo de oliveira enquanto a Rússia realiza testes de mísseis e continua a acumular tropas" na fronteira ucraniana.Os insurgentes acusaram Kiev de querer atacá-los e anunciaram uma "mobilização geral" de todos os homens em estado de combate. Eles também ordenaram a evacuação de civis para regiões vizinhas da Rússia, um possível prelúdio para um conflito. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Macron propõe a Putin e Biden cúpula sobre Ucrânia, e ambos aceitam, diz governo francês

 

Presidente da França atua como mediador para evitar conflito na fronteira entre Rússia e Ucrânia.

Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram durante uma hora na noite deste domingo (20), pela segunda vez no dia, para discutir a crise na Ucrânia, anunciou o Eliseu. Macron também conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o governo francês, tanto Putin quanto Biden teriam aceitado uma cúpula entre ambos para buscar um consenso diplomático para tentar evitar um conflito armado no leste da Ucrânia.Macron havia conversado com Putin por cerca de duas horas à tarde, no âmbito das discussões entre chefes de Estado sobre a questão a Ucrânia. À noite, o presidente francês conversou com Biden por cerca de 15 minutos. "Eles discutiram a diplomacia em curso e os esforços de dissuasão em resposta ao acúmulo militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia", descreveu comunicado publicado pela Casa Branca.A cúpula só vai ocorrer se não houver invasão do Exército russo em território ucraniano. Esforços diplomáticos A Rússia e a Ucrânia pediram neste domingo (20) que os esforços diplomáticos para evitar a guerra sejam intensificados, mas trocaram acusações sobre a responsabilidade pela escalada das hostilidades na linha de frente que separa o território ucraniano de áreas controladas por rebeldes pró-Rússia.Depois que o presidente francês Emmanuel Macron teve uma longa conversa telefônica com seu colega russo, Vladimir Putin, e seu colega ucraniano, Volodmir Zelenski, tanto Moscou quanto Kiev pediram mais diálogo. Macron e Putin voltaram a conversar na noite deste domingo, anunciou a Presidência francesa.Países ocidentais liderados pelos Estados Unidos acusam a Rússia de mobilizar mais de 150 mil soldados na fronteira da Ucrânia para lançar um ataque, e Washington reitera frequentemente que a invasão pode ocorrer "a qualquer momento". A Presidência francesa descreveu as negociações deste domingo como um dos "últimos esforços possíveis e necessários para evitar um grande conflito na Ucrânia".Essas trocas ocorrem em meio a crescentes hostilidades no leste da Ucrânia, onde separatistas pró-Rússia que se revoltaram contra Kiev estão travando um conflito que já matou mais de 14 mil pessoas desde 2014. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, respondeu que o presidente Joe Biden está disposto a "encontrar" Putin, "a qualquer momento, em qualquer formato, se isso ajudar a evitar uma guerra". Durante a primeira conversa com Macron, que durou uma hora e 45 minutos, Putin culpou as "provocações" do governo da Ucrânia pela escalada dos combates com separatistas no leste daquele país, informou o Kremlin. Putin também pediu à Otan e aos Estados Unidos que "levem a sério" as exigências de segurança da Rússia, como a retirada de sua infraestrutura militar do Leste Europeu e um veto à entrada da Ucrânia na aliança. Por fim, a Presidência russa informou que ambos os líderes “concordaram que era conveniente intensificar a busca de soluções pelos canais diplomáticos”. O Palácio do Eliseu informou que os dois líderes concordaram com "a necessidade de dar prioridade a uma solução diplomática para a crise atual e fazer todo o possível para alcançá-la".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Kremlin considera prematuro encontro entre Biden e Putin .

 

Reunião foi proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron, após um fim de semana de gestão diplomática.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse nesta segunda-feira (21) que o planejamento sobre um enconteo entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é prematuro. "Há um entendimento sobre o fato de ter que continuar o diálogo entre ministros (das Relações Exteriores). Falar sobre planos concretos para organizar reuniões de cúpulas é prematuro", afirmou Peskov. "Uma reunião é possível caso os chefes de Estado a considerem útil", acrescentou, antes de afirmar que Biden e Putin sempre têm a possibilidade de conversar "por telefone ou de outra maneira quando necessário".A proposta de reunião foi anunciada após um fim de semana de gestão diplomática do presidente da França, Emmanuel Macron, que conversou duas vezes por telefone com Putin, além de ter dialogado com Biden e o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski. Paris destacou, no entanto, que o diálogo "não poderá acontecer se a Rússia invadir a Ucrânia".O esforço francês aconteceu no momento em que Rússia e Ucrânia trocam acusações de responsabilidade por novos combates na região leste separatista ucraniana. A agenda da possível reunião deve ser preparada pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, segundo a presidência francesa.O anúncio francês surpreendeu e contrasta com o temor de uma invasão russa da Ucrânia. Blinken insistiu no último domingo que a Rússia está "a ponto" de invadir o país vizinho. A França chegou a anunciar que Putin e Biden aceitaram "a princípio" participar de uma reunião para evitar uma invasão russa na Ucrânia.A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, declarou em um comunicado que o governo dos Estados Unidos está "comprometido com a diplomacia até o momento em que começar a invasão.""Também estamos preparados para aplicar sanções rápidas e severas se a Rússia optar pela guerra. E, atualmente, a Rússia parece continuar os preparativos para um ataque em grande escala muito em breve na Ucrânia", afirmou Psaki.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ucrânia celebra organização de cúpula entre Biden e Putin.

 

Ministro ucraniano das Relações Exteriores diz esperar um acordo sobre a retirada das tropas russas da fronteira.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nesta segunda-feira (21) celebrou a organização de uma cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia em Bruxelas, dizendo esperar um acordo sobre a retirada das tropas russas da fronteira."Achamos que vale a pena tentar qualquer esforço para uma solução diplomática... Esperamos que os dois presidentes saiam da sala com um acordo sobre a retirada das trbopas russas", disse Kuleba ao chegar a uma reunião com seus homólogos na União Europeia. A cúpula foi proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Segundo o ecretário francês de Assuntos Europeus, Clément Beaune, "há uma realidade no local, um tensão com uma presença militar russa que continua sendo extremamente forte (..) e ao mesmo tempo uma esperança diplomática.""Devemos permanecer extremamente prudentes, mas se ainda existe uma oportunidade de evitar a guerra... temos que aproveitar", acrescentou. A França chegou a anunciar que Putin e Biden aceitaram "a princípio" participar de uma reunião para evitar uma invasão russa na Ucrânia. Entretanto, nesta segunda-feira (21), o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o planejamento sobre a cúpula é prematuro. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...