CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 21 de março de 2022

VIDANEWS - Rússia quer negociar troca de 500 prisioneiros de guerra ucranianos.

 

Autoridade russa ressaltou que número de combatentes da Ucrânia detidos é 'muito maior' que as centenas citadas.

A Rússia está pronta para trocar mais de 500 prisioneiros de guerra ucranianos capturados durante a atual "operação militar especial" no país vizinho, conforme assegurou nesta segunda-feira (21) Tatiana Moskalkova, titular da Defensoria Pública russa.Moskalkova explicou à emissora de televisão RT que Moscou elaborou uma lista com cartões escritos à mão pelos próprios prisioneiros, nos quais se confirma que eles estão vivos. "Até o momento, mais de 500 cartões foram preenchidos e entregues à Cruz Vermelha Internacional. São prisioneiros ucranianos [...], que estamos dispostos a trocar", declarou. A primeira troca que ocorreu entre os dois lados do conflito foram os nove soldados russos que Kiev concordou em entregar em troca da libertação do prefeito da cidade ucraniana de Melitopol, Ivan Fedorov.Moskalkova ressaltou que a última palavra sobre os prisioneiros ucranianos cabe ao Ministério da Defesa russo e que seu número é "muito maior" que os 500 mencionados. O Exército ucraniano reconheceu a morte de pelo menos 1.300 de seus soldados e estima as baixas inimigas em vários milhares desde o início da intervenção militar russa, no último dia 24 de fevereiro.A Rússia, que assumiu o controle de cidades no sul da Ucrânia, até agora reconheceu apenas 498 baixas em suas fileiras, além de 1.597 feridos. Quanto ao lado ucraniano, Moscou estima vários milhares de mortos e feridos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Vereador aponta arma para colega durante sessão;

 

Confusão aconteceu em meio a discussão sobre aumento no número de vagas na Câmara de Querência (MT).

Um vereador sacou uma arma e a apontou para um colega durante uma sessão da Câmara Municipal de Querência (MT), nesta segunda-feira (21). As imagens do ato foram transmitidas ao vivo pela internet. As pessoas que acompanhavam os trabalhos do órgão legislativo no plenário entraram em pânico. A discussão começou quando Neiriberto Erthal (PSC) defendeu um projeto de lei que aumenta de 9 para 11 o número de vereadores na cidade e cria o 13º salário. O vereador Edimar Batista (PDT) se manifestou contra o aumento no número de parlamentares e gerou a ira do colega. Neiriberto, que é policial, levantou-se da mesa, sacou a arma e a apontou para Edimar. Ele foi detido por um policial militar de serviço, que fazia a segurança da Câmara. O parlamentar foi levado à delegacia, mas liberado em seguida. Uma investigação sobre o caso será aberta na Câmara. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Biden pede a empresas americanas que se protejam de possível ciberataque russo.

 

Segundo a Casa Branca, ações criminosas podem ser direcionados contra infraestruturas essenciais, sob posse pública ou não.

presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta segunda-feira (21) às empresas que se protejam de possíveis ataques cibernéticos realizados pela Rússia em resposta às sanções ocidentais impostas a Moscou pela sua ofensiva na Ucrânia."Meu governo reitera essas advertências se baseando nos dados dos serviçios de inteligência em constante evolução, segundo os quais o Estado russo analisa diferentes formas de possíveis ciberataques", escreveu o presidente em um comunicado divulgado pela Casa Branca. Os ataques cibernéticos entram no "manual de estratégia" do Estado russo, insiste Biden. É "crucial acelerar o reforço da nossa segurança cibernética interna", alertou o presidente. Segundo a Casa Branca, os ataques podem ser direcionados contra infraestruturas essenciais, muitas delas em mãos do setor privado."Ainda temos muito a fazer para garantir que fechamos todas as portas de entrada digitais, especialmente a dos serviços de capital dos quais os americanos dependem", afirmou Anne Neuberger, funcionária encarregada da segurança para a tecnologia cibernética.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Sem a presidência do União Brasil no DF, Alberto Fraga deixa o partido.

 

O ex-deputado pretende candidatar-se a deputado federal e tem conversas com vários partidos, incluindo o PL de Jair Bolsonaro.

ex-deputado federal e ex-presidente do DEM do DF, Alberto Fraga, pediu desfiliação do União Brasil. A saída ocorre após a decisão da legenda de nomear como presidente do diretório regional do Distrito Federal Manoel Arruda, que antes ocupava o mesmo cargo no PSL, legenda que se fundiu com o DEM para a criação do novo partido. Fraga conversou com o R7. Ele afirmou que a prerrogativa de nomear o presidente do União no DF seria do governador Ronaldo Caiado (GO) e que o novo presidente "não é político, não tem voto e não é candidato"."Já pedi desfiliação. Saí do partido porque escolheram um presidente que não era nem da área política. Nessa fusão, botaram um cara que não é político, não tem voto, não é candidato, e achei que foi um desprestígio, uma falta de consideração para comigo", afirmou.Manoel Arruda é próximo do ministro da Justiça, Anderson Torres. Alberto Fraga acusa Torres de ter interferido em favor de seu adversário. "Eu já tinha sido escolhido pelo Caiado, que é quem deveria escolher o cara no DF. Então, é o que eu posso dizer. É uma decepção. Eu espero que sejam felizes. Eu vou procurar o meu caminho", disse.Questionado sobre o caminho que tomará, já que Fraga vai se lançar a deputado federal mais uma vez pelo DF, ele disse que recebeu diversos telefonemas e que vai pensar. O ex-deputado já tem conversas adiantadas com o PL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. Fraga e Bolsonaro eram próximos, mas o ex-deputado se afastou do chefe do Executivo depois que perdeu a mulher, Mirta, 56, que morreu vítima de Covid-19 em 25 de maio de 2021. Questionado sobre a movimentação em direção ao PL, ele afirmou que se afastou do presidente, mas que eles nunca brigaram."Me afastei, mas não briguei. Em 7 de março, conversei com ele, e estamos nos falando. Não houve ruptura. Briga. Eu me afastei por livre e espontânea vontade, e depois a gente se aproximou por conta de um amigo que temos em comum", disse.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Biden levou relações russo-americanas 'à beira da ruptura', diz Moscou.

 

Presidente dos Estados Unidos afirmou na última semana que Vladimir Putin é "criminoso de guerra" e "ditador assassino".

A Rússia convocou, nesta segunda-feira (21), o embaixador do Estados Unidos em sinal de protesto, depois que o presidente Joe Biden qualificou o líder russo, Vladimir Putin, de "criminoso de guerra" em virtude do conflito na Ucrânia."Esse tipo de declaração do presidente americano, que não é digna de um político de alto escalão, pôs as relações russo-americanas à beira da ruptura", disse o Ministro das Relações Exteriores da Rússia em comunicado. Segundo a nota, o embaixador John Sullivan recebeu uma carta formal de protesto pelas "recentes declarações inaceitáveis" de Biden. Além disso, o documento adverte que "as ações hostis contra a Rússia receberão uma resposta firme e decisiva".O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, havia denunciado que as palavras de Biden faziam parte de uma retórica "inaceitável e imperdoável".Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, reafirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos viam "provas claras" de que os russos "intencionalmente têm os civis como alvo e realizam ataques cegos"."Os comentários do presidente Biden da semana passada se referem ao horror da brutalidade da Rússia contra um vizinho inocente", assinalou. Por outro lado, Price não quis confirmar o risco de "ruptura" nas relações diplomáticas."Pensamos que é importante manter canais de comunicação com a Rússia" e uma embaixada americana em Moscou e uma russa em Washington, "sobretudo durante estes tempos de tensão" e "de conflito", afirmou o porta-voz aos jornalistas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Entenda como o esquema de rifas ilegais deixou youtuber milionário.

 

Youtuber brasiliense Klebim foi preso nesta sexta-feira (21) por suspeita de chefiar uma quadrilha de venda ilegal de rifas.

youtuber Kleber Rodrigues de Moraes, o Klebim, alvo de operação da Polícia Civil do Distrito Federal nesta segunda-feira (21), construiu um império com a venda e divulgação de rifas ilegais nas redes sociais. O negócio é proibido por ser considerado exploração de jogos de azar. O influencer também é investigado por lavagem de dinheiro, que pode render até 12 anos de prisão.De acordo com o Ministério da Economia, mesmo que o dinheiro arrecadado com a rifa seja utilizado em projetos de caridade, a prática é considerada clandestina. A legislação permite apenas a instituições filantrópicas sorteios com venda de cotas, e é necessária uma autorização especial. Nesse caso, os sorteios devem ser realizados exclusivamente pela Loteria Federal. De acordo com a Polícia Civil do DF, o youtuber era o cabeça da organização criminosa e, junto com ele, foram presas três pessoas: Pedro Henrique Barroso de Neiva, 37 anos; Vinícius Couto Farago, 30; e Alex Bruno da Silva Vale, 28. Os mandados são de prisão temporária, por cinco dias. Os veículos divulgados nos sorteios eram personalizados com rodas, suspensão e som especiais, e as rifas eram anunciadas em um site e nas redes sociais. Como têm milhões de seguidores nas redes sociais, os investigados conseguiam vender facilmente os bilhetes e arrecadavam valores astronômicos.As rifas eram vendidas por meio de plafaformas digitais como Mercado Pago e PayPal, e caíam diretamente na conta das empresas de fachada, segundo a polícia, como a Estilo DUB Publicidade. Os valores eram utilizados para comprar novos veículos, registrados em nome de testas de ferro. O esquema, de acordo com a investigação, "era altamente lucrativo e apurou-se que os criminosos movimentaram R$ 20 milhões em apenas dois anos." Klebim foi preso na casa em que mora com a mãe e a companheira, no Park Way. Quatro carros estavam na garagem da residência, entre eles um Lamborghini Huracán, avaliado em R$ 3 milhões, e uma moto aquática. Também foi sequestrada uma mansão no Park Way, determinado o confisco de R$ 10 milhões das contas dos investigados e apreendidos celulares e computadores, com autorização da Justiça. Investigações O grupo foi preso durante a Operação Huracán, da DRF/Corpatri (Divisão de Repressão a Roubos e Furtos, da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais). Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Águas Claras, no Guará e em Samambaia.Segundo a investigação, o grupo atuava desde 2021 no sorteio de veículos por meio de rifas. As investigações mostram que eles faziam a lavagem do dinheiro com empresas de fachada e testas de ferro, que são pessoas que emprestavam o nome ao grupo. As investigações revelaram também que o grupo era liderado por Klebim. Ele tem quase 4 milhões de seguidores nas redes sociais: são 1,4 milhão na página pessoal do Instagram, 1,3 milhão na página da empresa EstiboDub e 1,27 milhão no canal da empresa no YouTube.Pelas redes sociais, Klebim promovia rifa de veículos de forma proibida. Os veículos eram preparados com rodas, suspensão e som especiais e as rifas eram anunciadas no sítio eletrônico dfrifas.com.br."O dinheiro das rifas ilegais era lavado em empresas de fachada e depois utilizado na aquisição de veículos e propriedades de alto luxo. O ajuste criminoso era estável e capitaneado por 'influenciadores digitais', que arrastavam milhares de seguidores com o falso discurso de legalidade das rifas de veículos", detalha Fernando Cocito, diretor da DRF.O R7 tenta contato com a defesa dos quatro presos na operação. O espaço segue aberto para manifestações.  ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Presidente ucraniano pede à UE que interrompa todo o comércio com a Rússia.

 

Para Zelenski, país não terá dinheiro para a guerra se as relações econômicas com a Europa forem paralisadas .

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, pediu nesta segunda-feira (21) à União Europeia que interrompa "todo o comércio" com a Rússia e que, especialmente, rejeite os recursos energéticos do país, em um vídeo publicado no aplicativo de mensagens Telegram."Nenhum euro para os ocupantes, fechem todas as portas, não enviem seus produtos, rejeitem os recursos energéticos", pediu o presidente ucraniano. "Sem comércio com vocês, sem suas empresas e seus bancos, a Rússia não terá mais dinheiro para esta guerra", acrescentou. A mensagem coincide com uma reunião nesta segunda-feira de ministros das Relações Exteriores e da Defesa da UE em Bruxelas para examinar possíveis novas sanções contra Moscou, quase um mês depois da invasão russa, em 24 de fevereiro.Os europeus, muito dependentes dos hidrocarbonetos russos, descartaram até o momento adotar sanções contra o setor, muito importante para a economia da Rússia."Por favor não patrocinem as armas de guerra deste país, da Rússia", afirmou Zelensky, que falou diretamente ao governo da Alemanha em seguida: "Vocês têm a força, a Europa tem a força".A Alemanha tem sido criticada por sua oposição a um embargo imediato dos combustíveis russos, dos quais depende muito.O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que um potencial embargo do petróleo russo afetaria "todo o mundo".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Avião com 132 pessoas a bordo cai no sudoeste da China.

 

Aeronave caiu em uma região montanhosa de Guangxi e provocou um incêndio no local.

Um avião da companhia China Eastern Airlines com 132 pessoas a bordo caiu nesta segunda-feira (21) no sudoeste da China e o número de vítimas ainda é desconhecido, informou a Caac (Administração Chinesa de Aviação Civil).O avião "perdeu contato quando estava sobrevoando a cidade de Wuzhou", na região montanhosa de Guangxi, segundo a Caac, que informou também que a aeronave transportava nove membros da tripulação. O Boeing 737 caiu em uma zona rural perto da cidade e provocou um incêndio na montanha, afirmou o canal estatal CCTV. Equipes de resgate foram enviadas ao local.A imprensa local informou que, segundo os funcionários do aeroporto, o voo MU5735 da China Eastern Airlines não chegou ao destino previsto, Guangzhou, após ter decolado da cidade de Kunming (sudoeste) pouco depois das 13h (2h de Brasília).A China Eastern ainda não divulgou nenhum comunicado sobre o acidente. O último grande acidente aéreo na China, com 42 mortos, ocorreu em agosto de 2010.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Reforma tributária, piso salarial de enfermagem e vacinação infantil; veja destaques da semana.

 

Assuntos estarão em discussão nas duas casas legislativas ao longo da semana.

Entre os destaques em Brasília nesta semana estão a urgência na Câmara do projeto de piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, a votação da reforma tributária no Senado e a reunião da Anvisa sobre vacinação de crianças de três a cinco anos contra a Covid-19. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que o projeto do piso salarial para profissionais de Enfermagem terá a urgência votada pelo Plenário nesta semana. Já no Senado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 110, da reforma tributária, vai a votação sem consenso na quarta-feira (23). O relator da PEC, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que não se não há consenso, no fim, a apreciação vai ser no voto, ou seja, sem acordo. Piso salarial para profissionais de Enfermagem O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse na última quinta-feira (17) que o projeto do piso salarial nacional de R$ 4.750  para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras terá a urgência votada pelo Plenário nesta semana. De acordo com a proposta, o piso salarial valerá para os serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil. Segundo Lira, o mérito do texto será analisado apenas em abril. Ele afirmou também que foi estabelecido um cronograma de trabalho para que sejam buscadas fontes de recursos para o aumento nas redes públicas e nos hospitais filantrópicos. Reforma tributária Após mais uma sessão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado concluída sem a votação da reforma tributária, o relator da proposta, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que se não há consenso, a apreciação vai ser no voto, ou seja, sem acordo. "Não tem consenso numa matéria dessas. É claro que não. Vai no voto. Entendeu? Tem hora que você tem que esgotar e fazer escolha. É voto. E o cara justifica porque vota contra. Pronto," disse o relator. A discussão foi encerrada na última quarta-feira (16) e a votação agendada para esta quarta (23). Principais impasses A tributação das cooperativas, a mudança na cobrança dos impostos do setor de serviços e o Fundo de Desenvolvimento Regional foram os principais pontos que levaram ao adiamento da votação do relatório. O relator afirmou que vai alterar o que for possível. A PEC da reforma tributária cria um modelo dual de tributação, ou seja, com dois tipos de impostos de valor agregado. Um deles é a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) que unifica tributos federais como IPI (imposto sobre produtos industrializados), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), PIS (Programa de Integração Social) e Cide-Combustíveis (Capacitação Inserção e Desenvolvimento). O outro modelo de tributação, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), congrega o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)  e o ISS (Imposto Sobre Serviços), que são recolhidos por estados, Distrito Federal e municípios. O texto prevê ainda um novo imposto sobre produção, importação e comercialização de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, que entraria no lugar do IPI.  Vacinação de crianças de três a cinco anos contra a Covid-19 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) discute nesta terça-feira (22) a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19. A agência já pediu ao Instituto Butantan informações sobre a vacina Coronavac para ser utilizada nesta faixa etária. A CoronaVac recebeu, em 20 de janeiro, aval da Anvisa para ser usada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A vacina é a mesma aplicada em adultos, inclusive a dosagem, a rotulagem e o intervalo entre as doses.No entanto, diferentemente do que é permitido à população maior de idade, a agência não recomenda que o imunizante contra a Covid-19 seja aplicado de forma simultânea a outras vacinas de rotina infantil. A orientação da Anvisa é aguardar um intervalo de 14 dias entre a aplicação da CoronaVac e a de outras vacinas previstas no calendário de imunização infantil.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - UE considera ataque russo à cidade ucraniana de Mariupol um "enorme crime de guerra".

 

Região enfrenta intensos bombardeios e está sem energia elétrica, água potável e gás combustível; ministros europeus pretendem discutir sanções adicionais contra a Rússia.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou nesta segunda-feira (21) como um "enorme crime de guerra" o ataque russo à cidade portuária ucraniana de Mariupol, que está sob intensos bombardeios."O que está acontecendo em Mariupol é um enorme crime de guerra, (estão) destruindo tudo, bombardeando e matando a todos", disse Borrell, antes de uma reunião de chanceleres europeus em Bruxelas. O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou nesta segunda-feira (21) como um "enorme crime de guerra" o ataque russo à cidade portuária ucraniana de Mariupol, que está sob intensos bombardeios."O que está acontecendo em Mariupol é um enorme crime de guerra, (estão) destruindo tudo, bombardeando e matando a todos", disse Borrell, antes de uma reunião de chanceleres europeus em Bruxelas. A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, afirmou que "são claramente e sem dúvidas crimes de guerra".Vários ministros das Relações Exteriores mencionaram que a magnitude da destruição justifica discussões sobre sanções adicionais contra a Rússia."É muito difícil argumentar que não devemos avançar nas sanções contra a Rússia no setor de energia, particularmente petróleo e carvão", disse o chanceler da Irlanda, Simon Coveney. "Estamos trabalhando muito para reduzir nossa dependência das importações de combustíveis fósseis... e vamos sair da dependência energética que temos da Rússia", disse Baerbock.A Ucrânia rejeitou nesta segunda-feira um ultimato russo para entregar a cidade cercada de Mariupol, cenário de intensos bombardeios desde o início da ofensiva russa em território ucraniano.A cidade está sem energia elétrica, água potável e gás combustível. De acordo com as autoridades locais, quase mil moradores de Mariupol foram removidos à força pelas forças russas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Youtuber com quase 4 milhões de seguidores é preso por jogo de azar e lavagem de dinheiro; veja vídeo.

 

Operação Huracán cumpre mandados de prisão contra grupo criminoso que atuava em vários estados e no Distrito Federal.

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (21), o youtuber e empresário Kleber Rodrigues de Moraes por integrar uma associação criminosa interestadual que praticava jogo de azar e lavagem de dinheiro. Outras três pessoas também foram presas durante a Operação Huracán, da DRF/Corpatri (Divisão de Repressão a Roubos e Furtos, da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais). Os mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos em Águas Claras, no Guará e em Samambaia. Segundo a investigação da Corpatri, o grupo atuava desde 2021 no sorteio de veículos por meio de rifas e fazia a lavagem do dinheiro por empresas de fachada e testas de ferro. O esquema, de acordo com a polícia, "era altamente lucrativo e apurou-se que os criminosos movimentaram R$ 20 milhões em apenas dois anos." Na operação desta madrugada, foram apreendidos o celular e documentos relacionados ao esquema de jogo de azar, informou o delegado Fernando Cocito, diretor da DRF. A esposa e a mãe do youtuber também estavam na mansão. As investigações indicaram que o grupo era liderado por Kleber Moraes, conhecido como Klebim e que tem quase 4 milhões seguidores: são 1,4 milhão na página pessoal do Instagram, 1,3 milhão na página da empresa EstiboDub e 1,27 milhão no canal da empresa no YouTube. Pelas redes sociais, ele promovia rifa de veículos de forma proibida. Os veículos eram preparados com rodas, suspensão e som especiais e as rifas eram anunciadas no sítio eletrônico dfrifas.com.br."O dinheiro das rifas ilegais era lavado em empresas de fachada e depois utilizado na aquisição de veículos e propriedades de alto luxo. O ajuste criminoso era estável e capitaneado por 'influenciadores digitais', que arrastavam milhares de seguidores com o falso discurso de legalidade das rifas de veículos", detalha Fernando Cocito, diretor da DRF. Com autorização judicial, foram apreendidos veículos de luxo, entre eles um Lamborghini Huracán e uma Ferrari 458 Spider, avaliados, cada um, em R$ 3 milhões. Também foi sequestrada uma mansão no Park Way e determinado o sequestro de R$ 10 milhões das contas dos investigados.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...