CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 19 de setembro de 2017

ESCOLA MUNICIPAL NILZON PERIQUITO

  Projeto da Escola Municipal Nilzon Periquito participa de concurso nacional
Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Nilzon Periquito estão participando do concurso nacional promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade sem fins lucrativos voltada a promover a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o Brasil.

Sob a coordenação da professora Jane Kelli de Oliveira, os alunos desenvolveram a construção de um pequeno parque utilizando pneus velhos e madeiras de construção. O projeto recebeu o apoio pedagógico da Escola, em virtude do envolvimento dos alunos e pais de alunos na sua execução, com a responsabilidade social de cuidar do meio ambiente.
“Após estudarem sobre o meio ambiente e sua degradação, os alunos do 4º ano resolveram realizar uma ação interventiva em nossa escola. Decidiram que iriam fazer um parque infantil, para atender os alunos das séries iniciais (etapas 1 e 2). Foram reutilizados pneus e madeira de construção civil para construir os brinquedos do parque, com forma de zebras, cavalos, girafas, flamingos, sapo e um pneu de caminhão para fazer a caixa de areia. Com os pneus foram feitos os corpos dos animais e com a madeira as cabeças”, disse a professora Jane Kelli.
No Dia Nacional do Campo Limpo são celebrados os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecidos os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

O projeto foi escolhido para participar do concurso e está disponível no link http://www.inpev.org.br/sistema-campo-limpo/dia-nacional-campo-limpo/votacao-concurso-dncl-na-escola onde o internauta conseguirá votar. Na página 07 você encontrará o nome da Escola Municipal Nilzon Periquito de Lima para poder votar neste projeto.

FESTA DA PRIMAVERA

 Escola Municipal Ana Lúcia realiza a Festa da Primavera
Com o objetivo de inserir a família dos alunos no convívio do ambiente escolar, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, com o apoio da equipe de sua Secretaria de Educação, promoveu a realização da Festa da Primavera, na Escola Municipal Ana Lúcia. O evento marca a chegada desta estação, que se inicia no dia 22 de setembro.
O secretário de Educação, Deusimar Macedo, define a iniciativa como uma forma do governo municipal se aproximar da comunidade abrindo as portas de suas unidades escolares para eventos que visam a integração. “ A Secretaria de Educação incentiva a organização destes eventos temáticos com a participação da comunidade com o objetivo de aproximar pais e responsáveis da vivência escolar dos seus filhos, trocando experiências de forma participativa”, disse Deusimar.

A professora Kelly Oliveira, diretora substituta da unidade, destacou que “o evento teve como tema a primavera, uma das estações bonitas do ano, e prestigiou a comunidade com uma festa em que foram servidas comidas típicas de todas as regiões e foram feitas apresentações de todas as turmas. O principal objetivo é a interação entre a comunidade e a escola, até mesmo para acabar com a evasão escolar, transformando a família numa parceira da escola. O evento foi organizado por toda a equipe com muito carinho e as apresentações dos alunos auxiliaram na elevação da autoestima, combatendo a timidez de cada aluno”.

3° AVALIAÇÃO DIRIGIDA AMOSTRAL


Prefeitura de Águas Lindas inicia o 3ª ciclo de aplicação da Avaliação Dirigida Amostral
A Prefeitura de Águas Lindas, por meio de sua Secretaria de Educação, adotou uma série de ações e programas do Governo do Estado de Goiás com o intuito de melhorar a educação da rede municipal de ensino. Uma destas ações é a aplicação da Avaliação Dirigida Amostral (ADA).
A ADA é uma avaliação diagnóstica contínua amostral das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, produzida pela Secretaria de Educação, que complementa o processo de diagnóstico do ensino, aprendizado e orientação pedagógica das escolas da rede municipal. Atualmente, cerca de 7 mil alunos da rede municipal participam desta etapa de avaliação.
“Elaboramos uma série de projetos que estão tendo uma boa aceitação pela rede municipal de ensino e os resultados estão melhorando gradativamente. Uma das principais ações é o combate à evasão escolar, pois é dever de todos manter as crianças nas escolas”, disse o secretário de Educação, Deusimar Macedo.
Os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Nilzon Periquito, localizada no setor Mansões Olinda, receberam a equipe do departamento pedagógico da Secretaria de Educação para realizarem as provas de avaliação. Segundo o diretor do Departamento Pedagógico, Francisco de Assis, a cada bimestre é realizada a aplicação da ADA, e desde a sua primeira aplicação já houve uma sensível melhora dos resultados alcançados pelos alunos. “Os alunos que ficam abaixo da média recebem uma ação interventiva por parte do departamento pedagógico e da própria escola com vistas a identificar e auxiliar na superação de suas dificuldades”, disse o diretor.
A professora Janicleia de Oliveira, diretora da Escola Nilzon Periquito, falou da importância destas ações promovidas pela Secretaria em parceria com as escolas. “Estas ações desenvolvidas como a ADA e o alinhamento são de grande valia para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos”, disse a diretora.

A coordenadora pedagógica da unidade, Tais Nunes, enfatizou a percepção evolutiva dos alunos por meio deste sistema aplicado pela Secretaria. “Com esta ação interventiva da Secretaria de Educação é que podemos identificar as dificuldades de nossos alunos e, ao identificar estas dificuldades, nós montamos um plano de ação para sanar estas dificuldades”, disse a coordenadora.

PROJETO CULTURAL

 Escola Municipal Luíza Tereza promove projeto cultural em Águas Lindas
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Educação e da Escola Municipal Luiza Tereza, promoveu uma grande festa cultural na quadra da escola, neste sábado (16), com a presença do corpo docente, dos estudantes e da comunidade. O tema do projeto Festa Cultural foi “Resgatando a nossa cultura popular”.
A direção da escola informou que, na execução do projeto, foi levada em consideração a importância da tradição cultural da população a partir do entendimento da origem e das tradições dos estados brasileiros. A diretora Tatha Nazarita frisa que o projeto foi desenvolvido durante o 3º bimestre com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o uso de recursos como música, colagem, recortes, produção de enfeites para a sala, tradições e comidas típicas.
"Nosso principal intuito é tornar este evento festivo, uma ferramenta pedagógica interdisciplinar para introduzir, enriquecer ou resgatar conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Artes em turmas de alfabetização ao Ensino Fundamental, de acordo com as necessidades e peculiares das turmas ou específicos de alunos com queixas de dificuldades, flexibilizando atividades para alunos com necessidades especiais", afirma o secretário de Educação, Deusimar Macedo.

No decorrer dos trabalhos são estudadas as cinco as regiões do país. As atividades referem-se ao estudo de geografia das regiões, clima, cultura, pessoas que fizeram a diferença na região, curiosidades, história e vegetação. As apresentações dos alunos representando cada região foram: Região Sul – Dança típica; Região Norte - Carimbó e dança do vermelho; Região Nordeste – Forró e quadrilha; Região Sudeste – Samba; e Região Centro-Oeste - Catira e Country.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO


















Prefeitura de Águas Lindas realizou o Dia D da Campanha de Multivacinação
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Saúde, promoveu o Dia D da Campanha de Multivacinação, neste sábado (16), com a disponibilização de 18 Unidades Básicas de Saúde da cidade para a imunização de crianças e adolescentes. O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, participou do Dia D e informou que o Ministério da Saúde e o Governo de Goiás disponibilizaram 13 vacinas para crianças de até nove anos e oito vacinas para adolescentes de 10 a 15 anos.
A avaliação da campanha foi considerada positiva pelas autoridades municipais em saúde, em virtude da resposta da população que buscou as unidades de saúde. Na oportunidade, pais e responsáveis puderam atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, destaca que o objetivo indicado pelo Ministério da Saúde é realizar a cobertura vacinal e proteger esse público contra doenças que ainda não estão eliminadas e, portanto, representam riscos para quem não estiver vacinado. Mais da metade (53%) desse público já deveria estar com o seu calendário de vacinação completo. “A melhor maneira de prevenir doenças é se vacinar, então vamos aproveitar esse momento na campanha para atualizar as cadernetas. Fora isso, todo dia é dia de vacina. Está sendo planejado pelo Ministério e, em breve, será um dia de vacina nas escolas”, disse o secretário.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de 300 milhões de imunobiológicos anualmente, dentre vacinas e soros, além de oferecer à população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Nos últimos cinco anos, o orçamento do PNI cresceu mais de 140%, passando de R$ 1,2 bilhão, em 2010, para R$ 4,3 bilhões, em 2017.

Calendário de Vacinação da Criança
Calendário de Vacinação do Adolescente
BCG – ID
 Hepatite B
Hepatite B (mantida dose ao nascer)
dT  (Dupla tipo adulto)
Penta (DTP/Hib/Hep B)
Febre amarela
VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba) 
VOP (vacina oral contra pólio)
dTpa
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)
HPV

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...