CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES


 Prefeitura capacita servidores da saúde para criação de grupos de controle ao tabagismo
A Secretaria Municipal de Saúde organizou um cronograma para criação de grupos de controle ao tabagismo dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atingir esta meta foi realizada na manhã da última sexta-feira (23) no auditório do Instituto de Educação Profissional (IEP) a capacitação dos servidores da rede municipal de atenção básica a saúde para implantação do grupo de tabagismo - o cuidado da pessoa tabagista.
A capacitação tem como público alvo médicos, odontólogos e enfermeiros coordenadores das UBSs e equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), (psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos).
O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou que o objetivo é capacitar profissionais para atendimento da pessoa tabagista de forma a orientá-los e fornecer condições de tratamento e apoio para cessação do uso. “O controle do tabaco no âmbito do cuidado/atenção em saúde, pode ser resumido em prevenção de iniciação e tratamento para cessação do uso do tabaco. Por esse motivo, a capacitação torna-se de grande valia e relevância no panorama epidemiológico do município”, informou Eduardo.
A responsável pela capacitação é a enfermeira Islânia Alencar que é integrante da Comissão de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, que discorreu sobre o tema. A SMS também formulou um cronograma para implantação dos grupos em cada unidade, onde os grupos formados terão que participar de no mínimo 06 encontros. Muitos são os relatos de participantes que conseguiram vencer o vicio do tabaco e hoje são exemplos de superação.
O que é tabagismo?
O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer. É considerado dependente do tabaco quem fuma regularmente, não consegue ficar sem a substância e, se fica, experimenta diversos sintomas relacionados a uma crise de abstinência.
Por isso, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), o tabagismo é “uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina”. É encontrado sob o código F17.2.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, um bilhão de pessoas fumam. O Brasil, por sua vez, conta com 24,6 milhões de fumantes, isso contabilizando apenas as pessoas com mais de 15 anos de idade.
O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, matando 6 milhões de pessoas anualmente – o equivalente a uma morte a cada 6 segundos. Entre brasileiros, são 200 mil mortes por ano, em média, creditadas ao uso regular do cigarro.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


Prefeitura de Águas Lindas recebe nota técnica do Ministério da Saúde sobre distribuição de vacinas
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última quinta-feira (22) uma Nota Técnica Informativa do Ministério da Saúde referente ao déficit na distribuição de vacinas (imunobiológicos). A nota informa as vacinas que estão com envio reduzido, vacinas em situação de desabastecimento, entre outros, não apenas em Águas Lindas, mas a nível nacional. .
“Ficaremos sem abastecimento das vacinas nas quais estão específicas na nota técnica por um período de aproximadamente 3 meses. Mas estamos trabalhando no sentido de remanejar e buscar em outros municípios, que ainda tenham essas vacinas específicas em seus estoques para suprir alguma emergência. Mas, informamos a toda a população que vamos nos empenhar para que este quadro seja normalizado o quanto antes”, disse o secretário de saúde, Eduardo Range.
Abaixo nota técnica do Ministério da Saúde :
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...