CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 19 de março de 2025

Casal colhe manga gigante de quase 2 kg no Rio Grande do Sul e viraliza na web.

 

Produtor relatou que tudo começou quando comprou uma manga no supermercado e decidiu plantar a semente.

Um casal de Porto Mauá, no Rio Grande do Sul, surpreendeu a internet ao colher uma manga de 1,766 kg, um dos maiores frutos já registrados na região. A colheita aconteceu no dia 19 de fevereiro, na vila de São José do Mauá, na propriedade de Ire e Noli Seger Pisoni, conhecido como Nego Pisoni. O produtor relatou que tudo começou quando comprou uma manga no supermercado e decidiu plantar a semente. O pé frutificou pela primeira vez no início de 2024 e, neste ano, teve uma produção ainda mais impressionante. No ano passado, a árvore gerou apenas quatro mangas, sendo que a maior pesava 1,2 kg. Já em 2025, o número de frutos subiu para seis, incluindo a manga gigante de 1,766 kg, além de outras de 1,550 kg e 1,354 kg. O sucesso da colheita pode estar relacionado ao tratamento da árvore. O vizinho Ricardo Pasini aplicou dois tratamentos com Nativo e Cipermetrina (inseticida), enquanto, em sua própria plantação, utilizou cinco aplicações. O resultado foi tão surpreendente que um dos galhos da árvore de Pisoni chegou a quebrar devido ao excesso de frutos e ao peso elevado. Além do tamanho impressionante, o casal destacou a qualidade e o sabor das mangas da variedade Palmer. Satisfeitos com o resultado, decidiram plantar todas as sementes dessa espécie, apostando que ela está entre as mais saborosas que já experimentaram.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

Brasil é citado em arquivos secretos sobre assassinato de Kennedy; confira os documentos.

 

Entre os arquivos divulgados, há menções ao Brasil, principalmente no contexto da Guerra Fria e da influência de Cuba e China na América Latina.

O governo dos Estados Unidos liberou mais de 2 mil documentos confidenciais sobre o assassinato de John F. Kennedy, ocorrido em 1963. Entre os arquivos divulgados, há menções ao Brasil, principalmente no contexto da Guerra Fria e da influência de Cuba e China na América Latina. A publicação dos arquivos foi autorizada pelo presidente Donald Trump e envolve relatórios de órgãos como a CIA (Agência Central de Inteligência). Um dos documentos revela que, em agosto de 1961, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, recusou apoio oferecido por Cuba e China. O telegrama da CIA menciona que Fidel Castro e Mao Tse-Tung ofereceram suporte material e até “voluntários” para ajudar Brizola. No entanto, ele rejeitou a ajuda temendo um conflito diplomático e uma possível intervenção dos EUA. Outro documento, de janeiro de 1962, detalha estratégias da CIA para desestabilizar o regime de Fidel Castro. A agência planejou uma campanha de propaganda para conter a influência cubana na América Latina, incluindo manifestações em países como Brasil, Argentina, Bolívia e Chile.Em julho de 1964, após o golpe que derrubou João Goulart, um relatório da CIA apontou que Cuba tentava influenciar outros países da América Latina. A queda de Goulart foi descrita como uma “derrota dura” para Havana, mas os cubanos continuaram a financiar e apoiar grupos de esquerda no Brasil, Argentina e Chile. Um arquivo de novembro de 1962 sugere que diplomatas brasileiros foram usados, sem saber, como intermediários para a troca de informações entre agentes secretos. Segundo o documento, mensagens sigilosas eram transportadas entre Miami e Havana por meio da mala diplomática do Brasil. Em dezembro de 1963, um memorando revelou que os EUA planejavam campanhas para influenciar a opinião pública na América Latina. No Brasil, um dos alvos era um evento sindical marcado para 1964 no Rio de Janeiro. A CIA pretendia desacreditar sindicatos alinhados a Cuba e China, espalhando informações sobre más condições de trabalho nesses países.(Fonte Jornal Opção Noticias Internacional)

Prefeitura de Goiânia estuda ampliar para três faixas a Marginal Botafogo.

 

Além da ampliação, a prefeitura estuda reduz a velocidade máxima permitida , hoje de 80 km/h , conforme análise técnica dos pontos mais críticos da via.

A Marginal Botafogo, uma das principais vias de ligação de Goiânia, deve passar por mudanças significativas em breve. O prefeito Sandro Mabel anunciou na manhã desta quarta-feira, 19, que a prefeitura está finalizando estudos para ampliar o número de faixas de rolamento de duas para três, com o objetivo de aumentar a fluidez no trânsito, especialmente nos horários de pico. “A Marginal não anda mais em duas vias, não tem jeito. Abrindo três pistas, aumentamos em até 50% a capacidade de circulação. Onde antes de passarmos dois carros, agora poderá passar três”, destacou Mabel. Ele explicou que a via possui pouco ou quase nenhum espaço para acostamento, o que pode gerar impactos em casos de painel ou acidentes. “Vamos fazer um serviço mais rápido de remoção de veículos em casos de acidentes”, continuou. Para enfrentar esse desafio, a prefeitura deve adotar medidas de apoio emergencial, como a instalação de guinchos fixos ao longo da via , principalmente nos horários de maior movimento. “Temos que andar com três faixas. E se um carro se acidentar, precisamos de remoção rápida. Teremos um guincho constante na Marginal, além de reforço na fiscalização e apoio com motocicletas para atendimento imediato “, afirmou. Além da ampliação, a prefeitura estuda reduz a velocidade máxima permitida , hoje de 80 km/h , conforme análise técnica dos pontos mais críticos da via. “Vamos fazer investigação para avaliar se a velocidade deve ser revista e, principalmente, identificar os locais com maior risco de acidentes”, explicou. Entre os pontos de atenção está o trecho final da Marginal, na ligação com a Segunda Radial , onde há uma curva estreita e difícil de conversão. “Esse é um dos locais mais críticos. Já estudamos possíveis ajustes no traçado e espaço lateral para melhorar a fluidez e a segurança”, disse o prefeito, que afirmou ter apoiado publicamente a atenção com a equipe de engenharia até a meia-noite do dia anterior. De acordo com Mabel, a proposta é manter a agilidade no trânsito sem comprometer a segurança , por meio de uma combinação de educação viária, apoio técnico e medidas estruturais emergenciais . A Marginal deve ganhar, portanto, um novo formato operacional nos próximos meses.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

Ataques israelenses em Gaza deixam mais de 970 mortos em 48 horas.

 

Desde o início da ofensiva israelense, em outubro de 2023, o número total de mortos no território já ultrapassa 49,5 mil pessoas, conforme informado pelo ministério à agência de notícias francesa AFP.

Os bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza resultaram em mais de 970 mortos nas últimas 48 horas, segundo um balanço divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde do Hamas.Desde o início da ofensiva israelense, em outubro de 2023, o número total de mortos no território já ultrapassa 49,5 mil pessoas, conforme informado pelo ministério à agência de notícias francesa AFP. O Exército de Israel negou as alegações de que um ataque aéreo teria atingido um complexo da ONU na cidade de Deir el-Balah, deixando um trabalhador estrangeiro morto e outros cinco feridos. "Contrariamente a essas informações, o Exército israelense não atacou um complexo da ONU em Deir el-Balah", declarou a força militar em comunicado oficial. Em resposta à AFP, um porta-voz militar acrescentou que não houve qualquer operação militar na área mencionada pelo Hamas. Israel retomou sua ofensiva aérea contra Gaza na segunda-feira à noite (18), encerrando um cessar-fogo que durou quase dois meses, iniciado em 19 de janeiro. Durante a trégua, o Hamas e Israel realizaram trocas de reféns israelenses por prisioneiros palestinos detidos em território israelense. A expectativa era de que a pausa nos confrontos levasse a uma nova fase de negociações, mas as partes não chegaram a um consenso sobre os termos do acordo. A atual ofensiva de Israel foi uma resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 mortos e resultou no sequestro de aproximadamente 250 reféns, levados para Gaza. A secretária-geral da Anistia Internacional, Agnès Callamard, condenou a retomada dos bombardeios israelenses, classificando-os como um retrocesso no processo de resolução do conflito. "O genocídio de Israel e seus ataques aéreos ilegais já causaram um sofrimento humanitário sem precedentes em Gaza. Agora, voltamos à estaca zero", declarou Callamard em comunicado da organização.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)


Receita já recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do IR.

 

No primeiro dia foram entregues 561.580 declarações.

AReceita Federal informou que até as 10h desta quarta-feira (19) já foram entregues 1.538.536 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, que considera os rendimentos recebidos ao longo de 2024.   O prazo para a entrega teve início na segunda-feira (17) e terminará no dia 30 de maio, às 23h59. No primeiro dia para a entrega do documento, a Receita informou que foram entregues 561.580 declarações. Segundo a Receita, a expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo. O volume representa um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações. A declaração é obrigatória para as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440. Quem recebeu até dois salários mínimos mensais durante 2024 está dispensado de fazer a declaração, salvo se se enquadrar em outro critério de obrigatoriedade.O programa gerador da declaração está disponível desde quinta-feira (13) na página da Receita.(Fonte Economia ao Minuto Noticias)

Zelensky anuncia que vai falar com Trump nesta quarta-feira.

 

O diálogo deve abordar detalhes do recente contato entre o ex-presidente dos Estados Unidos e o presidente russo, Vladimir Putin.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quarta-feira (19) que terá uma conversa telefônica com Donald Trump para discutir os desdobramentos do conflito com a Rússia. Segundo informações do jornal Barron's, o diálogo deve abordar detalhes do recente contato entre o ex-presidente dos Estados Unidos e o presidente russo, Vladimir Putin. "Hoje estarei em contato com o presidente Trump e vamos discutir os próximos passos", declarou Zelensky durante uma coletiva de imprensa realizada na Finlândia. Cessar-fogo temporário e negociações de paz. Na última terça-feira (18), Trump e Putin concordaram com um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, com restrições específicas: durante esse período, ataques contra infraestruturas energéticas e alvos estratégicos serão suspensos. Além disso, o acordo prevê o início imediato de negociações de paz. A decisão acontece após o governo ucraniano já ter sinalizado positivamente para um cessar-fogo temporário, proposto pelos Estados Unidos. Com isso, a expectativa é de que a conversa entre Zelensky e Trump sirva para alinhar os próximos passos diplomáticos no cenário de guerra.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Homem é morto após família confundir relação consensual com estupro em MG.

A confusão começou quando a filha mais velha de uma mulher de 38 anos avisou o pai, de 47 anos, e um dos tios, de 23 anos, de que a mãe estaria sendo violentada dentro de casa.

Quatro pessoas da mesma família foram presas sob suspeita de envolvimento no assassinato de César Sebastião Gomes, de 61 anos, ocorrido na tarde desta terça-feira (18), em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A motivação do crime envolve uma acusação equivocada de abuso sexual, que, segundo a polícia, tratava-se, na verdade, de uma relação consensual.A confusão começou quando a filha mais velha de uma mulher de 38 anos avisou o pai, de 47 anos, e um dos tios, de 23 anos, de que a mãe estaria sendo violentada dentro de casa. Ao chegarem ao local, no bairro Jardim Serra Azul, os homens encontraram a mulher e Sebastião completamente nus. O marido da mulher agrediu Sebastião, que tentou fugir. No entanto, ao sair da residência, a vítima foi cercada pelos suspeitos na rua e atacada novamente. O grupo desferiu várias facadas contra o peito de Sebastião, que morreu no local antes da chegada do socorro. Após o crime, os suspeitos seguiram para um bar, onde permaneceram por algumas horas. Eles foram detidos quando retornavam para casa. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma faca na cintura do homem de 35 anos, irmão da mulher, que pode ter sido a arma usada no assassinato. Mais tarde, a mulher confessou à polícia que a relação sexual com Sebastião havia sido consensual e negou ter sido vítima de abuso. Mesmo assim, os três homens suspeitos do homicídio afirmaram não ter participação no crime. Além dos depoimentos, a investigação conta com imagens de câmeras de segurança que registraram a mulher e Sebastião juntos em um bar pouco antes do assassinato. O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Betim, que segue com as investigações para esclarecer a dinâmica do crime.(Fonte Justiça ao Minuto Noticias)

Mais de 10 milhões têm dinheiro esquecido do PIS/Pasep; veja como sacar.

 

Trabalhadores que atuaram entre 1971 e 1988 podem ter valores a receber. Consulta já está disponível, e saques começam em 28 de março; veja como verificar.

Mais de 10 milhões de brasileiros podem sacar valores esquecidos do PIS/Pasep A partir de 28 de março, mais de 10 milhões de brasileiros terão a chance de resgatar um total de R$ 26,3 bilhões esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep. Os valores pertencem a trabalhadores do setor privado e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque.O saldo pode ser consultado por meio do site Repis Cidadão, lançado pelo Ministério da Fazenda, ou pelo aplicativo do FGTS. Segundo o governo, o valor médio disponível por pessoa é de aproximadamente R$ 2,8 mil, corrigido pela inflação, mas pode variar conforme o tempo trabalhado e o salário recebido na época. Como saber se tenho dinheiro a receber? Os trabalhadores podem conferir se possuem valores esquecidos acessando a plataforma Repis Cidadão. O procedimento é simples: Acesse repiscidadao.fazenda.gov.br; Clique em "Entrar com gov.br" (é necessário ter conta nos níveis prata ou ouro); Faça login com CPF e senha, e autorize o acesso; Insira o NIS (Número de Identificação Social), encontrado na carteira de trabalho, no site Meu INSS ou no extrato do FGTS; Clique em "Pesquisar". Se houver saldo disponível, o site informará os próximos passos para solicitar o saque. Como solicitar o saque? O pedido de resgate pode ser feito presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do FGTS. Caso o beneficiário ainda esteja vivo, basta apresentar um documento oficial com foto. Para herdeiros, será necessário apresentar documentação adicional, como: Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os sucessores, confirmando o direito ao saque. Quando o dinheiro será depositado? Após a solicitação, a Caixa analisará o pedido e repassará as informações ao Ministério da Fazenda. O pagamento será realizado diretamente na conta bancária do beneficiário ou via conta poupança social digital, Se o saque não for solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de recuperação. O que era o antigo PIS/Pasep: Criado em 1970, o PIS/Pasep visava aumentar a poupança de trabalhadores privados e servidores públicos. Em 1975, os programas foram unificados no Fundo PIS-Pasep, extinto em 1988 e substituído pelo abono salarial atual. Em 2020, as cotas não sacadas foram transferidas para o FGTS e, em 2023, para o Tesouro Nacional. O abono salarial atual, pago anualmente, é diferente do antigo fundo, sendo destinado a trabalhadores que cumpram os requisitos do programa.(Fonte Economia ao Minuto Noticias)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Mauricio Neves é eleito presidente da Comissão de Viação e Transportes.

 

Deputado defendeu o diálogo em busca do equilíbrio.

O deputado Mauricio Neves (PP-SP) foi eleito presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara por 16 votos. Houve um voto em branco. Ele afirmou que o colegiado é vital para o desenvolvimento do Brasil e ressaltou o compromisso com as organizações da sociedade civil para promover debates na comissão. “Eu me comprometo a ser uma pessoa sempre à disposição de todos vocês para poder sempre pregar o diálogo, o equilíbrio e a coerência", disse Neves em seu discurso de posse. O novo presidente convocou reunião para a próxima quarta-feira (26), às 10h30. Perfil. Mauricio Neves nasceu em 1979 e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele foi vice-líder do bloco União, PP, Federação PSDB-Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade, PRD no ano passado até o início deste ano. Ele é formado em administração de empresas pela Universidade São Marcos, de São Paulo. Reportagem – Luiz Cláudio Canuto Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Denise Pessôa é eleita presidente da Comissão de Cultura.


Deputada destaca discussão do Plano Nacional de Cultura como umas das prioridades.

A Comissão de Cultura da Câmara elegeu a deputada Denise Pessôa (PT-RS) como sua presidente para este ano. A eleição dos três vice-presidentes do colegiado será feita em outro momento. A deputada disse que um dos grandes temas de discussão para 2025 será o Plano Nacional de Cultura. “Eu tenho conhecimento na área de patrimônio histórico, mas sei dos interesses de cada um. Então conto com o apoio de todos”, afirmou. Denise Pêssoa é arquiteta e está no seu primeiro mandato como deputada federal. Antes da Câmara, foi vereadora por quatro legislaturas em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Atribuições A Comissão de Cultura debate temas ligados ao desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico, além de acordos culturais com outros países. O colegiado ainda vota questões sobre direitos autorais, datas comemorativas e homenagens cívicas. Reportagem – Silvia Mugnatto Edição – Roberto Seabra Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Beto Richa vai presidir a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços.

 

Deputado está em seu primeiro mandato na Câmara e já governou o Paraná por duas vezes.

O deputado Beto Richa (PSDB-PR) foi eleito, por unanimidade, nesta quarta-feira (19) para presidir a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados em 2025. Ele substitui o deputado Josenildo (PDT-AP), que comandou o colegiado em 2024. Richa ressaltou o trabalho do antecessor e afirmou que o colegiado já contribuiu muito para o avanço do país em temas como o fortalecimento da politica industrial, transparência nas relações de consumo e geração de emprego e renda. “Vamos discutir os pilares do crescimento do país. Juntos, indústria, comércio e serviços são responsáveis por 2/3 do PIB e por quase 50 milhões de empregos. Essa participação não se limita a números e reflete a capacidade do Brasil de criar riquezas e empregos ao mesmo tempo em que enfrenta grades desafios econômicos e sociais”, destacou. Ao comentar a expectativa de anúncio de uma nova alta da Selic, hoje, pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, Richa lembrou que os juros brasileiros têm se mantido em patamares elevados, dificultando o crédito, aumentando os custos operacionais e limitando o crescimento das empresas. “Temos o trabalho de encarar esses desafios e de avançar na industrialização, na redução do custo do crédito e nos processos que facilitam a criação de empregos e a valorização das micro e pequenas empresas”, acrescentou. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) ainda serão eleitos. Perfil. Nascido em Londrina (PR), Beto Richa é engenheiro civil e iniciou a carreira política como deputado estadual, sendo eleito posteriormente vice-prefeito e prefeito de Curitiba e governador do Paraná, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos. Está atualmente no primeiro mandato de deputado federal. Além da comissão de Indústria, Comércio e Serviços, que vai presidir, já atuou como titular nesta legislatura em outras três comissões: de Minas e Energia, de Esporte e de Desenvolvimento Econômico. O que faz a comissão. Criada a partir do desmembramento da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, a comissão será palco de debates e deliberações sobre temas como a prestação de serviços públicos em geral, a organização político-administrativa da União e o regime jurídico dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos. Reportagem – Murilo Souza Edição – Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Célia Xakriabá é eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

 

Deputada lembra que crise climática empurrará 158 milhões de meninas e mulheres para a fome.

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (19) para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputado. Ela recebeu 15 votos. Não houve votos contrários ou abstenções. Xakriabá substitui a deputada Ana Pimentel (PT-MG) no cargo. É a primeira vez que uma mulher indígena assume o comando do colegiado. Xakriabá destacou a importância de combater o feminicídio. "Os casos de feminicídio de mulheres e meninas indígenas cresceram 500% nos últimos 10 anos. Dentre três mulheres indígenas, uma já foi estuprada ou sofreu violência sexual", alertou a deputada. Ela informou que também vai priorizar a pauta de mudanças climáticas e os efeitos de aumento da vulnerabilidade social de mulheres agricultoras e quilombolas. "A crise climática empurrará 158 milhões de meninas e de mulheres para a fome. A crise climática também é um agravamento sobre os nossos corpos", reforçou Xakriabá. Quem é a nova presidente Célia Xakriabá é uma professora ativista indígena do povo Xakriabá. Ela foi parte da primeira turma de educação indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013, tendo concluído um mestrado em desenvolvimento sustentável pela  Universidade de Brasília (UNB), em 2018. Em 2022, tornou-se a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal por Minas Gerais. Em seu mandato, destaca-se por defender a demarcação de terras e a educação indígena, entre outros temas vinculados aos direitos dos povos tradicionais. O que faz a comissão. Entre as atribuições da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher estão os seguintes temas: investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos da mulher, em especial as vítimas de violência; fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos direitos da mulher, visando ao seu empoderamento na sociedade brasileira; e monitoramento da saúde materno-infantil e neonatal, dos programas de apoio a mulheres em estado puerperal, em especial nas regiões mais carentes do país, entre outros assuntos. Reportagem – Emanuelle Brasil Edição – Roberto Seabra Fonte: Agência Câmara de Notícias


Jovem de 21 anos é preso suspeito de estuprar a própria mãe no DF.

  A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), prendeu, nesta sexta-feira (4/4), um hom...