CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 25 de dezembro de 2021

VIDANEWS - Criminoso teria atirado contra criança para atrasar polícia, diz PM.

 

Perseguição terminou com a morte de um menino de 8 anos, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A PM (Polícia Militar) levantou a suspeita de que criminosos teriam atirado contra um menino de 8 anos em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para retardar o trabalho dos militares que estavam atrás deles.O caso aconteceu nesta quinta-feira (23) e terminou com a morte da criança, que foi atingida no tórax. O menino morreu durante a madrugada desta sexta-feira (24), após passar por uma cirurgia. O tenente-coronel Murilo César afirma que a perseguição teria começado após dois homens desobedecerem à ordem de parada em uma blitz. "Um deles coloca o braço para fora e efetua um disparo em desfavor da criança. Eu atribuo isso a uma maneira covarde. Acho que nenhum cidadão merece esse tratamento, mas é até uma estratégia para retardar a ação policial", relata o militar.No boletim de ocorrência, a tia da vítima diz que viu o motorista jogando o carro na calçada e, em seguida, que um dos ocupantes teria colocado o braço para fora e atirado. Ela não soube dizer quem foi o autor. O registro policial também descreve que os militares só teriam atirado após o ataque dos suspeitos.Um dos suspeitos foi preso. O outro não ficou detido "em razão da falta de elementos comprobatórios para a ratificação do flagrante", informou a Polícia Civil, que investiga o caso. Segundo a PM, um deles já havia sido detido por direção perigosa e por roubo. A arma supostamente usada no crime não foi encontrada. Em depoimento, os dois suspeitos negaram o porte de arma. O motorista declarou que fugiu da blitz já que estava com a documentação do carro irregular e pelo fato de não ser habilitado para dirigir. A dupla disse, ainda, que voltava do bairro Icaivera, em Contagem, onde estaria trabalhando na instalação de vidro em uma casa.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Adolescente é suspeito de matar a namorada de 14 anos em MG.

 

Jovem de 16 anos teria disparado contra o rosto da companheira, por ciúme, após uma festa na cidade de Santa Luzia, na Grande BH.

Uma adolescente de 14 anos foi morta com um tiro no rosto, na madrugada deste sábado (25), no bairro Palmital, na região metropolitana de Belo Horizonte. O suspeito do crime é o namorado dela, de 16 anos. A motivação do crime seria ciúme. De acordo com a PM (Polícia Militar), o suspeito teria usado uma arma de fogo de fabricação caseira que pertencia a outro jovem de 17 anos. O revólver não foi encontrado. Testemunhas relataram que o grupo de amigos estaria bebendo e usando drogas antes do crime. Eles também estariam ostentando armas de fogo. Testemunhas contaram que houve uma discussão por causa de ciúme e o adolescente embriagado teria atirado contra a namorada.Conforme a PM, a garota baleada foi levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) pelo namorado e também pelo suposto dono da arma. Ela já chegou morta ao local. O suspeito do crime fugiu e ainda não foi encontrado. O adolescente, segundo a polícia, tem envolvimento com o mundo do crime.O dono da arma e a mulher que estava com ele foram detidos e levados para a Área Integrada de Segurança Pública de Santa Luzia.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Mãe que ia trocar bicicleta da filha por frango celebra ceia farta em BH.

 

Após reportagem do R7, desempregada recebeu doações, não precisou abrir mão do brinquedo e vai conseguir pagar o aluguel.

Menos de 48 horas antes da ceia de Natal, nesta sexta-feira (24), uma moradora de Belo Horizonte viu toda a preparação para a comemoração sair fora do esperado.A expectativa de conseguir um frango e verduras oferecendo, em troca, a bicicleta da filha se transformou em uma celebração familiar com a mesa farta, após a história ser retratada pelo R7. "Peru, lombo, farofa e salada tropical", conta a desempregada Danielle Mourão sobre os pratos preparados. Todos os alimentos foram doados por dezenas de pessoas que se mobilizaram em uma corrente do bem após a divulgação da história. "Meu telefone não parou de tocar. São pessoas de várias partes do país. Um moço de São Paulo me mandou um chester. Uma mulher do Rio de Janeiro comprou um pernil e um frango. Foi uma coisa sobrenatural", comenta sobre a repercussão. No dia anterior, a realidade era outra. A geladeira estava vazia. No armário só havia arroz, canjiquinha e uma batata para alimentar ela mesma, a mãe e quatro filhos, com idade entre 3 e 18 anos. O ex-companheiro é usuário de drogas e saiu de casa há seis meses. Danielle está sem poder trabalhar devido a problemas de saúde. Com a situação financeira em estado crítico, ela havia recorrido às redes sociais para tentar um jantar especial: "Troco essa bicicleta por um frango e verduras para os meus filhos no Natal", anunciou em um grupo virtual. Com a ajuda recebida, a troca não precisou ser feita. Além dos alimentos que abasteceram os armários e a geladeira, a família ganhou dezenas de presentes. Roupas e brinquedos fizeram a alegria das crianças. Danielle também recebeu doações financeiras, que vão solucionar outro problema enfrentado pela família."Vou pagar as contas de água e os seis meses de aluguel que estão atrasados", comemora. "Antes eu não estava dormindo por sofrimento. Agora, não estou dormindo de alegria", relata a mãe, agradecendo pela mobilização realizada entre os internautas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - MG não vai exigir receita médica para vacinar crianças contra covid.

 

Secretaria Estadual de Saúde destacou que as demais campanhas de imunização não exigem prescrição médica para atendimento.

O Governo de Minas Gerais informou que não vai recomendar a exigência de prescrição médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.A SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) explicou que a decisão foi tomada após "após analisar documentos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)". Nesta sexta-feira (24), o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) também se manifestou contrariamente à necessidade de receita médica para a imunização das crianças.O posicionamento foi divulgado após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, indicar que o Governo Federal deve orientar a prescrição médica para aplicação dos medicamentos.A expectativa é que as crianças de 5 a 11 anos comecem a ser vacinadas no Brasil a partir do início de janeiro, com o medicamento da Pfizer. "A SES-MG frisa que em nenhuma outra campanha de imunização houve necessidade de receita médica e, sim, o acompanhamento dos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade", ressaltou o Governo de Minas, em nota.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Chevette cai sobre Camaro e deixa feridos em Ribeirão das Neves (MG).

 

Motorista do carro popular teria perdido o controle e atravessado uma avenida, atingindo o veículo de luxo que passava pelo local.

O motorista de um carro modelo Chevette perdeu o controle do veículo, atravessou uma pista e caiu sobre um Camaro que passava por uma avenida mais baixa, neste sábado (25), em Ribeirão das Neves, na região metropolitana (veja o vídeo acima). Ao menos quatro pessoas tiveram ferimentos leves.Com o impacto, o condutor do Camaro desmaiou e atingiu outros veículos que trafegavam pela via. De acordo com a PM (Polícia Militar), há suspeita de que o motorista do Chevette estaria embriagado. Com o acidente, houve vazamento de combustível na pista e o Corpo de Bombeiros precisou jogar serragem e desligar a bateria dos carros para evitar uma explosão.Imagens de câmeras de segurança vão ajudar nas investigações sobre o acidente. O trânsito ficou interditado na via até o final da tarde.( Fonte R 7 Noticias Bradsil)

VIDANEWS - Dezenas de corpos carbonizados são encontrados em Mianmar.

 

Grupo rebelde afirma que tropas leais à junta militar seriam responsáveis por mais de 30 restos mortais achados em uma vala.

Os restos mortais de cerca de 30 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram encontrados em veículos carbonizados em Mianmar, segundo um oficial dissidente e uma ONG, que atribuiu as mortes à junta militar no poder."Quando fomos explorar a área nesta manhã, encontramos os cadáveres carbonizados em dois caminhões. Encontramos 27 cadáveres", disse à AFP um responsável pelo movimento de oposição à junta, Forças de Defesa do Povo (PDF), sob a condição de anonimato. Outra testemunha relatou que "27 crânios" foram identificados, embora "houvesse outros cadáveres no caminhão tão queimados que não foi possível contá-los".De acordo com o observatório Myanmar Witness, "35 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram queimadas e mortas pelos militares em 24 de dezembro no cantão de Hpruso".No sábado, a ONG Save the Children alertou que dois membros de sua equipe em Mianmar estavam "desaparecidos" depois que seu veículo foi atacado e incendiado na mesma área.O porta-voz da junta, Zaw Min Tun, informou à AFP que os confrontos eclodiram na região na sexta-feira depois que o Exército tentou parar sete carros que circulavam de forma "suspeita", e que, nesse contexto, várias pessoas foram abatidas.Segundo uma ONG de direitos humanos, a repressão da junta militar teria deixado mais de 1.300 mortos em Mianmar, que vive uma profunda crise política desde o golpe que depôs o governo de Aung San Suu Kyi em fevereiro.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Reino Unido bate novo recorde diário de casos de Covid-19.

 

Governo resiste a impor novas restrições, especialmente na Inglaterra, mas os números não param de crescer.

Em meio à propagação meteórica da variante Ômicron, o Reino Unido registrou mais de 122.000 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde desde o início da pandemia.Um dos territórios mais atingidos pelo coronavírus na Europa, também registrou 137 mortes no mesmo intervalo – elevando o total para 147.857 –, além de 1.171 internações hospitalares. Embora esse último número não tenha variado muito, continua a marcar uma tendência de aceleração da doença por lá. Cada nação do Reino Unido tem suas próprias competências em questões de saúde. Por enquanto, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia anunciaram um endurecimento das restrições que entrará em vigor após o Natal.Já na Inglaterra, o governo de Boris Johnson resiste a impor medidas adicionais, apoiando-se em estudos que mostram um menor risco de hospitalização com a Ômicron do que com a variante Delta, dominante até muito recentemente.Os especialistas temem, porém, que, apesar do menor risco de casos graves, o número de casos seja tão alto que pressione o sistema hospitalar.Classificando esses estudos de "raio de esperança para o Natal", a diretora da agência britânica de segurança sanitária, Jenny Harries, argumentou que, em suas decisões, as autoridades levam em consideração o impacto da pandemia nos hospitais, mas também na sociedade como um todo – sobretudo para os trabalhadores.Em Londres, há uma semana, estimava-se que uma pessoa em cada 20 já tinha Covid-19. Assim, o coronavírus volta a afetar muitos setores da economia, devido ao fechamento de empresas e aos cancelamentos nos transportes.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Vacinação obrigatória contra Covid-19 entra em vigor no Equador.

 

Primeiro país da América Latina a adotar a obrigatoriedade, o Equador já tem 70% de sua população imunizada contra a Covid-19.

O Equador começou nesta sexta-feira(24) a implementar a vacinação anti-Covid obrigatória a partir dos cinco anos de idade, com baixa frequência nos centros de imunização, constataram repórteres da AFP.Neste feriado de Natal no Equador, os postos de vacinação registraram um movimento baixo. No entanto, as ruas e em shoppings centers estavam lotados de pessoas em busca das últimas compras. A capital equatoriana, com 2,7 milhões de habitantes, já alcançou 90% de cobertura de vacinal, segundo dados oficiais. “Como cidadãos conscientes deveríamos nos vacinar voluntariamente, sem sermos obrigados”, disse à AFP o professor Francisco Toro, 42 anos, em um posto de saúde no centro da capital. O Equador, primeiro país latino-americano a tornar essa imunização obrigatória, registra mais de 540.000 casos confirmados de Covid-19 (3.061 por 100.000 habitantes) e 33.641 mortes (191 por 100.000 habitantes), segundo dados oficiais divulgados pela AFP . A pandemia de coronavírus foi registrada pela primeira vez no país sul-americano em fevereiro de 2020. As autoridades sanitárias informaram que a nova medida se deve ao “aumento das infecções e à circulação de novas variantes de preocupação, como a ômicron”, conforme explicou na quinta-feira a secretaria da Presidência em nota. Também indicaram que a decisão atende à Constituição, que estabelece que o Estado deve garantir o direito à saúde, embora quem tenha alguma contra-indicação médica ficará dispensado da vacinação. O presidente equatoriano, Guillermo Lasso, descartou o confinamento da população durante as férias de dezembro, após o aumento das infecções e a propagação da nova variante. No entanto, optou por exigir a apresentação da carteira de vacinação em locais com aglomeração. O dispositivo é "como um mecanismo de proteção coletiva para todos os equatorianos", disse Juan Zapata, diretor do COE, responsável por administrar a pandemia no Equador. A ocupação em restaurantes, shopping centers, praças de alimentação, cinemas e academias passou de 70 para 50% da capacidade, entre outras providências para conter o aumento das infecções. Exigências do trabalho Abigail Pilataxi, 19 anos, não havia sido vacinada porque "só ficava em casa", mas um novo emprego a obrigou a ir nesta sexta-feira a um posto de saúde para receber sua primeira dose. É “devido às exigências do trabalho”, explicou à AFP. No país andino de 17,7 milhões, 70% dos habitantes receberam o esquema de vacinação completo. Além disso, cerca de 950.000 pessoas receberam a terceira dose de reforço, de acordo com dados oficiais.No porto de Guayaquil, de 2,6 milhões de habitantes, onde a pandemia sobrecarregou os sistemas de saúde e funeral entre abril e maio de 2020, 27% das pessoas ainda não foram vacinadas.O Equador é o sétimo país da América Latina com o maior número de mortes por Covid-19, de acordo com uma contagem da AFP baseada em números oficiais.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Termina a erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma.

 

Fenômeno teve início em 19 de setembro e expeliu toneladas de lava que forçaram a retirada de mais de 2 mil pessoas.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha espanhola de La Palma finalmente terminou, após 85 dias de atividade, segundo confirmaram neste sábado (25) os técnicos que acompanharam o fenômeno ao longo de todo o período."A erupção terminou", declarou em entrevista coletiva o porta-voz do governo regional das ilhas Canárias, Julio Pérez. O vulcão iniciou a atividade em 19 de setembro na parte sul da ilha de La Palma e durante mais de três meses expeliu toneladas de lava que invadaram milhares de hectares e forçaram a retirada de mais de 2 mil pessoas.O comitê científico considera 13 de dezembro o último dia de erupção, quando o sinal de tremor parou e todos os parâmetros do vulcão diminuíram.Contudo, foram concedidos alguns dias para verificar se o vulcão não estava se reativando antes de considerarem que a erupção havia terminado. Mesmo assim, as autoridades insistem que a emergência não acabou."Os riscos permanecem", disse o porta-voz do governo das Canárias, uma vez que ainda existem gases, cinzas e calor, que vão diminuir, motivo pelo qual as perspectivas são positivas. Uma vez terminada a emergência, restará a reconstrução, que começará na próxima segunda-feira (27), anunciou Pérez. Para a primeira quinzena de janeiro está previsto o realojamento de pessoas que perderam casas devido ao avanço dos vários fluxos de lava.Os danos causados pela erupção são espantosos: mais de 1.300 casas foram cobertas por lava, assim como construções agrícolas, de lazer, hotéis e escolas, além de 73 km de estradas e outras infraestruturas, como de água, eletricidade e linhas telefônicas. Os danos foram extensos porque a erupção vulcânica ocorreu em uma área habitada. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...