CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 3 de julho de 2021

VIDA NEWS - Juiz libanês vai interrogar ex-premiê em caso de explosão em porto.

 

Outros quatro ex-ministros e autoridades da segurança também serão interrogados pela justiça.

O juiz libanês que investiga a explosão no porto de Beirute anunciou nesta sexta-feira (2) sua intenção de interrogar o ex-primeiro-ministro, enquanto prepara as acusações de quatro ex-ministros e autoridades da segurança. O juiz Tarek Bitar foi encarregado em fevereiro da investigação da tragédia de 4 de agosto, após a recusa de seu antecessor Fadi Sawan de indiciar o primeiro-ministro Hasan Diab e três ex-ministros, causando escândalo na classe política. Diab foi "convocado para interrogatório", disse Bitar a jornalistas, incluindo um correspondente da AFP, sem divulgar a data da convocação.  A agência nacional de informação ANI indica que Diab será interrogado "como réu".Bitar assegurou ter apresentado ao Parlamento um pedido de levantamento da imunidade de três deputados que ocuparam cargos ministeriais: Ali Hasan Jalil (Finanças), Ghazi Zaayter (Obras Públicas e Transportes) e Nuhad al Machnuk (Interior). Um quarto ex-ministro também está na mira da justiça: Yousef Fenianos (também Obras Públicas e Transportes).  Este pedido intervém "no sentido de os incriminar e iniciar ações judiciais por eventual homicídio culposo", mas também por "negligência e faltas" dos responsáveis por "não terem tomado as medidas (necessárias) para prevenir o perigo do explosão", explicou o juiz de instrução.  A gigantesca explosão causou mais de 200 mortos e 6,5 mil feridos, devastando metade da capital. Foi provocada por um incêndio em um depósito que continha toneladas de nitrato de amônio "sem medidas de precaução", segundo confessam as próprias autoridades.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS - Biden acredita que governo afegão se sustentará após saída dos EUA.

 

Autoridades dos dois países temem um avanço do grupo Talibã após retirada das tropas norte-americanas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (2) que o governo do Afeganistão tem capacidade para se sustentar após a retirada dos soldados americanos de seu território, apesar da ameaça do Talibã. Biden foi questionado sobre a retirada dos EUA no final de um discurso na Casa Branca sobre o desemprego e horas depois de saber que as forças dos EUA haviam transferido o controle da base aérea de Bagram, sua principal instalação militar no Afeganistão, para as autoridades afegãs. "Reunimo-nos com o governo afegão aqui na Casa Branca, no Salão Oval, creio que eles têm capacidade para manter o governo", declarou o presidente americano, que lembrou que as forças armadas do seu país ficaram destacadas em solo afegão por 20 anos. Por outro lado, expressou preocupação com o fato de as autoridades afegãs terem de lidar com uma série de questões internas e ressaltou que precisam gerar apoio em nível nacional para sustentar o governo. Biden também foi questionado se os EUA fornecerão assistência para proteger a capital afegã diante das previsões de que ela pode cair nas mãos do Talibã nos próximos seis meses, ao que respondeu que seu país planejou "um capacidade de longo prazo que poderia agregar valor" Ainda assim, enfatizou que "os afegãos terão que ser capazes de fazer isso sozinhos com a Força Aérea que têm" e que os EUA estão ajudando a manter. A retirada dos soldados americanos começou em 1º de maio e deve ser concluída até 11 de setembro, por ocasião do 20º aniversário dos ataques terroristas contra os EUA. As forças americanas e da OTAN têm evacuado gradualmente todas as suas bases no país, deixando para o fim suas principais fortificações, como a base de Bagram, entregue esta sexta-feira, e a base de Cabul, que ainda abriga as tropas da Aliança Atlântica. Biden destacou nesta sexta-feira que a retirada das forças americanas está ocorrendo de acordo com o planejado e que não será totalmente concluída nos próximos dias, embora queira ter certeza de que haverá tempo suficiente para concluí-la até setembro. Nesse sentido, explicou que algumas tropas americanas continuarão no país asiático em setembro dentro do processo de "redução racional" com os aliados. Depois de ser questionado três vezes por jornalistas sobre o Afeganistão, Biden ficou exasperado e disse: "Não vou responder a mais perguntas sobre o Afeganistão". Em seguida, visivelmente irritado, acrescentou: "Olhem, é 4 de julho... Este é um fim de semana de feriado, vou comemorá-lo, temos coisas importantes acontecendo".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS - Mais 2 corpos são encontrados nos escombros de prédio em Miami.

 

As autoridades norte-americanas confirmam 20 mortes e as buscas seguem para localizar 128 pessoas que ainda estão desaparecidas.

Mais dois corpos foram encontrados nos escombros do edifício que desabou parcialmente em Surfside, no condado de Miami-Dade, entre eles o da filha de sete anos de um bombeiro de Miami. A prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, atualizou os números da operação de busca e resgate, que chegou ao nono dia de atuação nesta sexta-feira (2). Até agora, as autoridades confirmaram 20 mortes e localizaram 188 pessoas, enquanto 128 estão desaparecidas. As buscas foram retomadas nesta sexta-feira (2), após 15 horas de interrupção por receio de possíveis novos desabamentos na parte que continua de pé do edifício Champlain Towers South, de 40 anos de construção e 136 apartamentos, dos quais 55 desmoronaram. Levine Cava mencionou o alto "custo humano" da operação entre os socorristas e pediu orações para as equipes de resgate que se arriscam no local do desabamento. A prefeita informou que engenheiros analisam o impacto do desabamento sobre a parte do edifício que continua de pé, mas que o estudo pode "levar semanas", e destacou que os socorristas pretendem ampliar a área de busca. Além da instabilidade do prédio, outra preocupação é a possível chegada do furacão Elsa ao sul da Flórida na semana que vem. Levine Cava pediu para que a população de Miami-Dade se prepare para um possível impacto.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS - EUA completarão retirada de tropas do Afeganistão no fim de agosto.

 

Joe Biden descartou uma saída imediata de todos os soldados do país asiático imediatamente, como vinha sendo especulado.

A retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão será concluída "no final de agosto", disse nesta sexta-feira (2) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. "Esperamos que seja concluída no final de agosto", disse, embora a retirada já tenha alcançado uma etapa significativa, com a saída de tropas americanas e da Otan da base aérea de Bagram. No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descartou nesta sexta-feira uma retirada iminente das últimas tropas americanas no Afeganistão, em meio à crescente especulação de que os soldados restantes poderiam partir antes do programado. Questionado por repórteres na Casa Branca se a saída será concretizada nos próximos dias, Biden respondeu: "Não. Estamos exatamente na trajetória prevista". Biden estabeleceu como prazo até 11 de setembro para a retirada final das poucas tropas restantes, depois de 20 anos de guerra. As dúvidas sobre uma aceleração do calendário aumentaram recentemente, depois que as tropas americanas e da Otan abandonaram a base aérea de Bagram. Esta base, a maior do país, foi a principal base de retaguarda de todas as operações militares americanas no Afeganistão. Biden estimou que o governo afegão deve agora "ser capaz por si só" de garantir, particularmente, a segurança da capital Cabul, localizada a 50 km do aeroporto. Entretanto, segundo informações da imprensa, os americanos vão manter uma presença de quase 600 soldados lá para proteger sua embaixada.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDA NEWS - Avião de carga faz pouso de emergência no mar do Havaí.

 

Aeronave do modelo Boeing 737 teve problemas técnicos no motor e os dois tripulantes a bordo foram levados ao hospital.

Um avião de carga Boeing 737 operado pela Transair, com dois tripulantes a bordo, fez um pouso de emergência no mar em Honolulu na madrugada desta sexta-feira (2), devido a um problema no motor, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). O voo 810 da Transair "tentava voltar para Honolulu quando foi obrigado a pousar" na água às 02h30 da manhã (horário local), disse um porta-voz da FAA em um comunicado. "Segundo as informações preliminares, a Guarda Costeira americana resgatou os dois membros da tripulação. A FAA e a Junta Nacional de Segurança no Transporte vão investigar", acrescenta o comunicado. Um porta-voz da Guarda Costeira, o suboficial Matthew West, disse à rede CNN que um helicóptero da Guarda Costeira resgatou um dos tripulantes, enquanto "um helicóptero dos bombeiros socorreu o outro". Uma patrulha da Guarda Costeira também foi enviada para o local. Os dois membros da tripulação foram levados para um hospital de Honolulu para receberem tratamento, disse West, afirmando que não tem mais informações sobre seu estado de saúde. O avião é aparentemente um 737 Classic que teria sido fabricado há pelo menos 33 anos, de acordo com uma fonte próxima ao assunto. A Boeing "está ciente das informações vindas de Honolulu, no Havaí, e está monitorando a situação", disse um porta-voz da fabricante. A empresa afirmou estar em contato com a Junta Nacional de Transporte e Segurança dos Estados Unidos (NTSB), a agência que investiga acidentes de transporte, e está em processo de compilar as informações disponíveis. Tanto a FAA quanto a NTSB investigarão o incidente. O evento lembrou o pouso de um Airbus A320 no rio Hudson, ao norte de Nova York, em janeiro de 2009. Após avaria provocada pelo impacto de um bando de gansos selvagens e quando a torre de controle o aconselhou a pousar em um aeroporto próximo, o piloto Chesley Sullenberger decidiu fazê-lo no rio, salvando a vida de seus 155 passageiros e tripulantes. O 737 MAX, lançado em 2017, sofreu dois acidentes em 2018 e 2019 que deixaram 346 mortes devido a um defeito no software de controle de voo MCAS. As tragédias obrigaram toda a frota do modelo a ficar paralisada por vinte meses, até o final de 2020, quando foi autorizado a retomar as atividades.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS - Chile começa no domingo a redigir sua nova Constituição.

 

Primeira Assembleia Constituinte eleita pelo povo chileno terá a missão de reescrever as leis do país.

Após uma longa crise de legitimidade de suas instituições e políticos, o Chile inicia no próximo domingo o processo para redigir a nova Constituição, a primeira mediante um processo inclusivo e democrático, uma experiência social que começa com grandes expectativas. Este processo inédito não só representa uma oportunidade histórica para o país sair de uma dura crise social, como também pretende enterrar a Constituição redigida durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e que é apontada como a base de um Estado ausente, "subsidiário" do setor privado no contexto de uma economia ultraliberal e promotor da desigualdade. Para muitos, este processo também significa o fim da "transição", como se denomina a transferência do poder desde a ditadura ao presidente eleito Patricio Aylwin, 17 anos depois do golpe de Estado de 1973. O novo capítulo começa com um claro sinal de abertura após a eleição por voto popular dos 155 integrantes da Convenção paritária — um feito inédito no mundo —, junto com a inclusão de 17 vagas reservadas aos povos originários, algo histórico também no Chile. "A Constituição de 1833 foi feita no âmbito de uma república oligárquica e a de 1925, de democracia limitada" quando, por exemplo, apenas os homens podiam votar. "Esta é a primeira vez que a cidadania pôde eleger um corpo para escrevê-la", disse à AFP Claudio Fuentes, analista político e acadêmico da Universidade Diego Portales (UDP). Coletiva e sem figuras conhecidas A composição da Convenção é heterogênea, com desconhecidos de diferentes origens demográficas, étnicas e profissionais, com um forte sentido "ecocentrista". Aproximadamente 40% dos Convencionais são independentes - em sua maioria com afinidades de centro esquerda - e que basicamente buscam construir um Estado garantidor de direitos sociais. "Isto não deve ser lido a partir da ótica tradicional da direita ou da esquerda", advertiu à AFP Marcela Ríos, representante assistente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Chile. Segundo afirma Ríos, neste processo, parte muito importante dos novos atores se apresenta como diferentes das elites tradicionais. "Houve há muito tempo uma ruptura muito profunda entre a sociedade e as instituições, baixa confiança nas instituições, questionamentos sobre o papel dos partidos políticos", e é desse lugar que hoje nasce este processo de mudança, afirmou, ao apontar diferenças substanciais entre os processos constituintes celebrados na Venezuela em 1999, na Bolívia em 2006 e no Equador em 2007. Nos palácios Dos milhares de manifestantes que tomaram as ruas do Chile após a convulsão social — com episódios de violência extrema — em 18 de outubro de 2019, cerca de vinte serão empossados no domingo no pátio da antiga sede do Congresso em Santiago, um local escolhido por razões sanitárias. Depois, as sessões serão celebradas tanto nos salões do antigo Congresso quanto no palácio Pereira, no centro de Santiago, um edifício neoclássico construído em meados do século XIX. Ali vão deliberar durante nove meses, prazo prorrogável por mais três meses, até apresentarem uma nova Constituição, que será aprovada ou rejeitada em um plebiscito em 2022. Trata-se de uma Convenção Constituinte que "se parece ao Chile real", afirmam analistas, com integrantes que são ativistas ambientais, líderes comunitários, advogados, professores, jornalistas e economias, junto de representantes de partidos políticos tradicionais em minoria e sem que nenhuma força política conte com o terço necessário para o veto, segundo um regulamento que exige a aprovação das decisões por 2/3 dos participantes. É integrada por pessoas "que trabalharam muito por suas comunidades locais e agora chegam a um espaço de discussão mais aberta", afirma Cristina Dorador, acadêmica e pesquisadora da Universidade de Antofagasta, constituinte eleita pelo Movimento Independente do Norte pela Região de Antofagasta, 1.340 km a norte de Santiago. Nos extremos ideológicos, destacam-se a direitista Marcela Cubillos, ex-ministra do gabinete de Sebastián Piñera, a segunda mais votada, apesar de sua bancada política ter sido uma das grandes derrotadas nas eleições de maio. Cubillos, que fez campanha pelo Repúdio ao plebiscito por uma nova Constituição, disse que assume para defender o que foi alcançado em três décadas de democracia. "Pode parecer que no Chile só existe um diagnóstico, quando a direita não tem sido capaz nem mesmo de defender que estes 30 anos foram os melhores da história do Chile, e aceitou em silêncio o discurso da esquerda que quer nos fazer pensar que foram os piores 30 anos da histórica nacional", disse em entrevista ao jornal La Tercera. O jogo está por se definir, as expectativas são altas e o maior desafio é que um grupo de desconhecidos chegue a acordos a partir deste 4 de julho, quando deverão eleger seu presidente e vice no primeiro dia que se celebra simbolicamente o dia em que foi instalado em 1811 o primeiro Congresso Nacional, dez meses depois de iniciado o processo que levaria à independência do Chile.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDA NEWS- Idosa chama atenção ao entregar salgados de salto e sombrinha.

 

Aos 79 anos, moradora de Patos de Minas (MG) faz questão de se produzir para sair nas ruas ou mesmo para ficar em casa.

Em uma mão, uma pequena caixa de isopor. Na outra, uma sombrinha azulada, combinando com a cor da saia, para amenizar o sol da tarde. Assim, Madalena Dias Cardoso, ou Dona Leninha para os conhecidos, foi filmada aos 79 anos se equilibrando em um salto alto cor-de-rosa pelas ruas de Patos de Minas, a 415 km de Belo Horizonte, enquanto ia entregar os salgados que vende. A cena foi gravada pelo influenciador digital Wellis Martins que ficou admirado ao ver a elegância da idosa que ele ainda conhecia. O vídeo foi postado em redes sociais e caiu nas graças de internautas. — Eu vi a dona Leninha distribuindo beleza, andando em seu salto número 15 agulha, com todo charme e elegância. No momento da gravação, a idosa que foi comparada por alguns com a rainha Elizabeth II estava a caminho do batalhão de polícia da cidade para entregar os quitutes. Dona Leninha contou à reportagem que percebeu que estava sendo filmada, mas continuou o percurso. — Eu olhei para ele e pensei: o que será que aquele lindão está fazendo?. A família conta que a vaidade é uma característica da idosa que tem uma coleção de sapatos de salto alto. Alguns, ela usa até mesmo para ficar em casa, enquanto pinta quadros ou faz bordados. Perguntada sobre o segredo da vida longa com alegria, dona Leninha não titubeia. — Amor.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- Incêndio perto de plataforma de petróleo gera cenas assustadoras.

 

 Acidente aconteceu após um rompimento em uma válvula da linha que leva o óleo até a plataforma, no sul do México.

Um incêndio a menos de 400m de uma plataforma de petróleo no Golfo do México gerou cenas assustadoras nesta sexta-feira (2). As chamas foram controladas após oito horas de intenso combate no meio do oceano, perto da costa do estado mexicano de Campeche. Segundo a imprensa local, o incêndio começou depois que uma válvula do oleoduto que sai do solo para a plataforma estourou. O petróleo, em alta pressão, vazou para a superfície e entrou em combustão após ter contato com oxigênio do ar. Três embarcações fizeram o combate às chamas e conseguiram impedir que elas atingissem a plataforma, que pertence à Pemex, a petrolífera estatal do México. Mesmo assim, o incidente gerou imagens fortes, como a que pode ser vista no vídeo abaixo, publicado no Twitter. De acordo com a Pemex, apesar do susto, nenhum dos operários da plataforma se feriu e a válvula, que fica a 78m de profundidade, foi consertada.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS-ISAC reabre processo seletivo em duas unidades de Águas Lindas de Goiás.

 

 Os salários variam de R$ 1.101,02 a R$ 3.002,00

 Nesta quinta-feira, 01/07, o ISAC - Instituto Saúde e Cidadania assumiu a gestão de duas unidades de saúde em Águas Lindas de Goiás e publicou processo seletivo para contratação de profissionais no município. Há vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva em 25 cargos. Os salários variam de R$ 1.101,02 a R$ 3.002,00. Os candidatos selecionados atuarão na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisseia ou no Hospital Bom Jesus. Ambas as unidades são custeadas pelo Fundo Municipal de Saúde local. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 05/07. Profissionais com deficiência podem participar da seleção, desde que a sua deficiência seja compatível com as atribuições do cargo para o qual desejam concorrer. O processo seletivo foi regulamentado pelo edital 001/2021, que está publicado no site vagas.isac.org.br. Ele tinha sido suspenso na semana passada e foi reaberto nesta quinta-feira. Os candidatos inscritos anteriormente já estão participando do processo. Cargos abertos; Agente de Portaria; Agente de Serviços Gerais;  Almoxarife; Auxiliar de Almoxarifado; Auxiliar de Cozinha; Auxiliar Administrativo; Assistente Social; Auxiliar de Farmácia; Cozinheiro; Copeira; Enfermeiro;Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Lactarista; Maqueiro; Motorista Administrativo; Motorista Assistencial;( Fonte Departamento de Comunicação Integrada ISAC)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...