CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 16 de agosto de 2022

VIDANEWS - Asteroide a 321 milhões de km da Terra contém vestígios que podem indicar vida extraterrestre.

 

Compostos foram descobertos em amostras coletadas do Ryugu pela sonda Hayabusa2, lançada pela agência espacial do Japão.

Um asteroide a 321 milhões de km da Terra pode ser considerado uma prova da existência de vida alienígena em outros planetas.O corpo celeste contém mais de 20 tipos de aminoácidos, chamados de “blocos de construção da vida” pelos cientistas japoneses, já que têm a função de construir as proteínas que os organismos vivos produzem com base em seu código de DNA. De acordo com especialistas, os compostos foram descobertos em amostras coletadas do asteroide Ryugu pela sonda japonesa Hayabusa2 em 2018 e 2019. Desde 2020, cientistas analisam uma amostra coletada de 5,4 gramas de grãos rochosos do corpo celeste. Embora os aminoacidos sejam os compostos orgânicos dos quais a vida que conhecemos é feita, eles não são necessariamente restos de organismos vivos antigos. Segundo o tabloide britânico Daily Mail, os vestígios podem ter se formado por meio de processos geológicos naturais, como os que formaram o Sistema Solar.O consenso científico atual é que Ryugu se originou de detritos deixados pela colisão de dois asteroides maiores, o que não pode ser verdade se o asteroide for rico em conteúdo orgânico porque a matéria teria sido degradada ou destruída pelas altas temperaturas de uma colisão. Os cientistas esperam confirmar esse nível de matéria orgânica assim que a análise das amostras devolvidas estiver concluída.Ryugu é um asteroide próximo à Terra do tipo carbono, com cerca de 1 km de diâmetro e em uma órbita entre a Terra e Marte.Testes anteriores já mostraram que a rocha espacial contém alguns dos "materiais mais primordiais" já examinados, com cientistas dizendo que poderia resolver o mistério de como o sistema solar se formou.Especialistas da Universidade de Queensland, Austrália, disseram que as amostras são muito porosas e podem ser a chave para entender como os primeiros blocos de construção da vida chegaram à Terra há 4,5 bilhões de anos, disse a equipe.( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

VIDANEWS - Mulher é encontrada morta em um quarto de motel na Grande SP.

 

Segundo acompanhante da vítima, ela teve uma convulsão e não resistiu. Morte será investigada pela Polícia Civil após perícia.

Uma mulher foi encontrada morta em um quarto de motel em Rio Grande da Serra, região metropolitana de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (15).A vítima morreu em um quarto do Secret Garden, localizado na rua Bernardino de Campo, por volta de 3h30 da madrugada. Segundo informações de uma funcionária do estabelecimento, o acompanhante da mulher se dirigiu até a recepeção do local durante a madrugada para pedir que as funcionárias solicitassem ajuda do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com o homem, a vítima apresentava sinais de uma possível convulsão, mas quando retornaram para o quarto, a mulher já se encontrava sem vida.Segundo a Polícia Militar, ainda não há informações sobre sinais de violência e nem a causa da morte da vítima. Para a corporação, o atendimento à ocorrência já foi encerrado. A Polícia Civil solicitou a perícia para apurar a causa da morte. O caso será registrado na Delegacia Central de Rio Grande da Serra. O Motel Secret Garden funciona normalmente.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Com supervisão de Isabelle Gandolphi, da Agência Record

VIDANEWS - Defesa Civil alerta para chegada de frente fria a SP; capital pode registrar mínima de 8ºC.

Onda de frio chegará na quinta-feira (18). Estação Dom Pedro 2º do Metrô abrigará pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta nesta terça-feira (16) sobre a chegada de uma onda de frio que atingirá o estado a partir de quinta-feira (18). Segundo dados do  CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, com mínima prevista de até 2°C na Serra da Mantiqueira. Na capital, a temperatura mínima pode chegar a 8ºC. Já no interior do estado, as regiões de Araraquara, Bauru, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba terão mínimas previstas para 9°C. Já Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araçatuba e São José do Rio Preto devem ter mínimas de 11°C. Na região de Itapeva e no Vale do Ribeira, fará mais frio: 7°C. Já na Baixada Santista a previsão é de mínima de 15º C, além de ventos de até 75 km/h. Abrigo temporário A Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Fundo Social do Estado e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizarão a abertura do abrigo temporário na estação Dom Pedro 2º do Metrô, com o objetivo de abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade.O abrigo será aberto na quinta-feira (18), a partir das 19h. No local, as pessoas contarão com kit dormitório, composto por colchão e cobertor, além de um kit de higiene pessoal, fornecidos pela Defesa Civil. A Secretaria do Desenvolvimento Social acolherá as pessoas e fornecerá alimentação do Programa Bom Prato.( Fonte R 7 Noticias Brasil)*Sob supervisão de Letícia Dauer

VIDANEWS - Cardeal canadense é acusado de abuso sexual contra estagiária.

 

Revelações contra o arcebispo Marc Ouellet ocorrem poucas semanas após Papa Francisco visitar o país.

O cardeal canadense Marc Ouellet, que ocupa um alto cargo no governo do Vaticano, foi acusado de abuso sexual em uma ação coletiva envolvendo mais de 80 membros da diocese de Quebec, tornada pública nesta terça-feira (16).O clérigo, atual prefeito da Congregação para os Bispos, é acusado de ter tocado de maneira inadequada uma estagiária entre 2008 e 2010, enquanto era arcebispo de Quebec, segundo documentos da ação legal, admitida pelo Tribunal Superior da província em maio deste ano. As revelações são divulgadas três semanas após uma visita do Papa Francisco ao Canadá, durante a qual ele se desculpou pelos abusos perpetrados por membros da Igreja em internatos para indígenas.Procurada pela AFP, a diocese de Quebec afirmou ter "tomado nota das acusações contra o cardeal Marc Ouellet" e não querer "fazer absolutamente nenhum comentário sobre o tema".As acusações estão entre os depoimentos de 101 pessoas "que foram agredidas sexualmente" por membros do clero e funcionários leigos entre junho de 1940 e os dias atuais, apontam os documentos judiciais. No caso de Marc Ouellet, uma mulher identificada pela letra "F" afirma ter sido abusada várias vezes pelo cardeal. Segundo a denúncia, Ouellet supostamente a "beijou" e "deslizou a mão" por suas costas "até as nádegas" em 2010. Em fevereiro, durante um importante simpósio no Vaticano que contou com a presença do Papa Francisco, o cardeal Ouellet fez alusão ao "drama dos abusos sexuais cometidos por clérigos" e criticou os "comportamentos criminosos encobertos durante muito tempo para proteger a instituição"."Estamos todos divididos e humilhados por essas questões cruciais, que nos desafiam todos os dias como membros da Igreja", disse o líder religioso na época. Um relatório da ONU não economizou na linguagem forte ao acusar o Vaticano nesta quarta-feira (5) de 'sistematicamente' adotar políticas que permitiram o abuso sexual contra menores por membros do clero, incluindo medidas para 'proteger' os religiosos das consequências de seus crimes. O Comitê da ONU sobre Direitos da Criança expressou 'consternação' com a recusa da Santa Sé em reconhecer a extensão dos crimes cometidos, e pediu que o Estado católico abrisse seus arquivos para revelar os crimes. A chefe do órgão, Kirsten Sandberg (foto), disse que o Vaticano continua violando a Convenção da ONU para os direitos das crianças 'porque não fez o que precisa ser feito'. — A Santa Sé adotou políticas e práticas que levaram a abusos contínuos e à impunidade dos agressores. A Santa Sé, repetidamente, colocou a reputação da igreja e a proteção dos agressores acima dos interesses das crianças. A maior parte das acusações de pedofilia na Igreja Católica ocorreu em paróquias da Europa e América do Norte. Veja a seguir os principais casos ONU critica conduta do Vaticano em casos de pedofilia ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Ucrânia diz que bombardeou base de mercenários russos.

Grupo de segurança privada Wagner estaria atuando na Ucrânia em apoio ao Exército de Vladimir Putin.

Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (15) que atacou uma base do grupo paramilitar Wagner, cujos integrantes são acusados de combater junto às tropas russas, e destruiu uma ponte próxima à cidade ocupada de Melitopol.Segundo o governador da região de Lugansk, no leste da Ucrânia, a base dessa sociedade militar privada na cidade de Propasna foi "destruída por um disparo de precisão". A operação foi realizada no domingo (14), segundo Serguii Gaidai no Telegram. O grupo Wagner seria vinculado ao oligarca russo Evgueni Prigoyin, considerado um aliado do presidente Vladimir Putin. Os mercenários estiveram presentes nos últimos anos nos conflitos na Síria, Líbia, Mali e outros países da África. As autoridades ucranianas garantiram ainda que grupos de sabotagem pró-Kiev conseguiram destruir uma ponte ferroviária nos arredores de Melitopol (região de Zaporizhzhia), ocupada pelo Exército russo, em novo esforço para perturbar a logística das tropas de Moscou."Uma ponte ferroviária a menos no sudoeste de Melitopol significa uma ausência total de trens militares da Crimeia", península anexada em 2014 pela Rússia e essencial para os abastecimentos do Exército russo, anunciou no Telegram o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Economia brasileira cresce 0,57% no 2º trimestre, mostra prévia do BC.

Resultado reverte queda do IBC-Br apurada em maio e faz o índice de atividade econômica acumular alta de 2,18% em 12 meses.

IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) avançou 0,69% em junho e fechou o segundo trimestre de 2022 com alta de 0,57%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (15) pelo BC (Banco Central).Com a variação, o indicador conhecido por sinalizar uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens e serviços produzidos no país — alcançou 143,09 pontos na série dessazonalizada (livre de influências). Os números da prévia do PIB de janeiro mostram ainda que a atividade econômica brasileira cresceu 2,18% no acumulado dos últimos 12 meses, o que mantém a trajetória de recuperação da economia após a perda apurada em maio.Em relação ao mesmo intervalo do ano passado, a alta apurada pelo indicador foi de 2,96%. Já na comparação com o mesmo mês de 2021, o desempenho da atividade econômica apresentou uma alta 3,09% superior.Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico. Em 2021, por exemplo, a economia brasileira saltou 4,6%. Segundo a prévia do BC, houve alta de 4,5% na atividade econômica do mesmo período.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Marcola diz que 'maior medo' é que filho de 13 anos entre para o crime.

 

Apontado como líder do PCC aconselha filho e elogia a mulher ao vê-los no presídio. Polícia gravou conversas para identificar códigos.

Com medo de que o filho mais novo, de 13 anos, entre para o crime, Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, apontado pelo estado de São Paulo como líder da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), aconselha o adolescente a não usar drogas nem brincar com armas de brinquedo. "Meu maior trauma, da sua mãe e da família inteira é que você siga os meus passos", disse ele ao filho durante uma visita na prisão.As conversas gravadas foram disponibilizadas com exclusividade ao programa Domingo Espetacular, da Record TV. A data da gravação marca o dia 12 de janeiro deste ano. Marcola também reclama de que o adolescente tem sido rebelde e dado trabalho à mãe, já que teria de tudo, inclusive, segundo ele, uma casa com piscina. Além disso, aconselha-o a não usar drogas. "Fumar é coisa de mané, começa assim e pode te levar para o outro mundo", diz ele, referindo-se ao crime. O suposto chefe do PCC pede ainda que o filho faça mais exercícios físicos.Além da conversa repleta de conselhos, o acusado de assalto a bancos e envolvimento com o crime organizado conversa com a mulher. À esposa, Cynthia Giglioli da Silva Camacho, com quem está casado desde 2007, diz quanto está bonita. "Reparei o batom, a roupa caiu bem, o perfume está bom", elogiou. O presídio federal onde Marcola está não tem visita íntima, então o casal conversa apenas por telefone e uma parede de vidro blindado impede que os dois se toquem. Ainda assim, ele faz questão de se levantar, colocar a mão no vidro e beijar a esposa. Cynthia diz ao marido que, apesar do casamento a distância, não se arrepende de nada. "Só sinto saudade de você, dos seus abraços e beijos", desabafa.Os registros da conversa do suposto líder do PCC com a família e advogados fazem parte de uma operação da Polícia Federal que conseguiu antecipar um plano de fuga. De acordo com a investigação, a organização criminosa preparava um plano para sequestrar autoridades e trocá-las por criminosos condenados.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Missão espacial japonesa mostra que água da Terra pode ter vindo de asteróides.

 

Cientistas analisaram material trazido à Terra pelo asteroide Ryugu; descobertas mostram que blocos essenciais para a vida, os aminoácidos, foram formados no espaço.

A água da Terra pode ter vindo de asteroides das bordas externas do Sistema Solar, apontam cientistas depois de analisar amostras raras coletadas por uma missão espacial japonesa de seis anos.Em uma pesquisa para esclarecer as origens da vida e a formação do Universo, os cientistas analisaram o material trazido à Terra em 2020 pelo asteroide Ryugu. Os 5,4 gramas de rochas e poeira foram coletados por uma sonda espacial japonesa, chamada Hayabusa-2, que pousou no corpo celeste e lançou um "impactador" em sua superfície. Os estudos do material obtido começam a ser publicados e, em junho, um grupo de pesquisadores afirmou ter encontrado material orgânico que mostrava que alguns dos blocos de construção essenciais para a vida, os aminoácidos, foram formados no espaço.Em um novo relatório publicado pela revista Nature Astronomy, os cientistas dizem que as amostras de Ryugu oferecem pistas para o mistério da origem dos oceanos na Terra bilhões de anos atrás. "Asteroides voláteis do tipo C, ricos em elementos orgânicos, podem ter sido uma das principais fontes de água da Terra", diz o estudo de cientistas do Japão e de outros países, publicado na última segunda-feira (15)."A chegada de voláteis (ou seja, elementos orgânicos e água) à Terra ainda é uma questão de debate significativa", reconhece. Mas os materiais orgânicos encontrados "nas partículas de Ryugu identificadas neste estudo provavelmente representam uma importante fonte de voláteis", acrescenta.Os cientistas teorizam que esse material provavelmente tem "uma origem externa ao Sistema Solar", mas dizem que "é improvável que seja a única fonte de voláteis entregues à Terra primitiva".A Hayabusa-2 foi lançada em 2014 na direção de Ryugu, a cerca de 300 milhões de quilômetros de distância, e retornou à órbita terrestre há dois anos para soltar uma cápsula com as amostras.No estudo, publicado na Nature Astronomy, os pesquisadores elogiam as descobertas possibilitadas por essa missão."As partículas de Ryugu são, sem dúvida, alguns dos materiais menos contaminados disponíveis no Sistema Solar para estudos de laboratório, e as pesquisas em andamento sobre essas amostras valiosas expandirão nossa compreensão dos processos iniciais do Sistema Solar", afirmam.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Referência no tratamento de câncer, hospital A.C. Camargo deixará de atender pacientes SUS.

 

Contrato com a prefeitura não será renovado. Instituição informou que a defasagem da tabela do SUS ameaçava sua existência.

O hospital A.C. Camargo, referência no tratamento de câncer na cidade de São Paulo (SP), deixará de atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de dezembro. O atual convênio da instituição com a prefeitura de São Paulo não será renovado, informou o hospital por meio de nota.O motivo, segundo o comunicado, é a defasagem da tabela do SUS, que, segundo o A.C. Camargo, ameaça a existência da instituição. O hospital informou ainda que pretende expandir a atuação na capital paulista por meio de parcerias público-privadas em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e também na capacitação de profissionais.“A instituição esclarece que não está em discussão deixar de fazer o bem público, mas o modo de fazer, com quais parceiros e em que localidade”, escreveu o A.C. Camargo.Segundo a instituição, a grande maioria dos pacientes que contavam com o atendimento já finalizou o tratamento oncológico no hospital e está em acompanhamento clínico.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Ex-cunhado desaparece com garota de 16 anos e escreve à mãe da jovem: ‘Ninguém vai achar ela’.

 

Rapaz havia se relacionado com a irmã da adolescente, com quem tinha uma filha. Família diz que menina foi manipulada.

Uma garota de 16 anos saiu de casa na companhia do ex-cunhado, de 24, e desapareceu em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A família acredita que o jovem teria manipulado a adolescente para que ela fosse embora com ele.Imagens de uma câmera de segurança do endereço mostram o momento em que Maria Eduarda Rodrigues deixa a casa com o ex-cunhado. Depois de trancar a porta, ela joga a chave para dentro da residência. Segundo Cirlene, mãe da menina, o homem começou a visitar a casa da família com a justificativa de ver a filha de 3 anos, fruto de um relacionamento com a irmã mais velha de Maria Eduarda. Familiares relataram que a relação do homem com a irmã de Maria Eduarda era conturbada e que dessa vez o rapaz, que raramente visitava a filha, tinha interesse na irmã mais nova da ex-namorada.A mãe tentou visitar a casa da família dele, mas foi impedida de entrar na comunidade, pois não seria bem-vinda no local. Maria Eduarda deixou a casa da família um mês depois que começaram as visitas do ex-cunhado, no dia de seu aniversário de 16 anos, e Cirlene recebeu uma mensagem do ex-genro, que teria invadido a rede social da adolescente: “Eu nunca vou deixar ela ir, aqui ninguém vai achar ela ou eu. Nem se ela quiser”.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Venezuela propõe 'troca' de presos americanos por empresário ligado a Nicolás Maduro.

 

Alex Saab foi preso em Cabo Verde, em 2020, e extraditado para os Estados Unidos em 2021, por suposta lavagem de dinheiro.

Ativistas ligados ao governo da Venezuela propuseram, nesta segunda-feira (15), a "troca" do empresário Alex Saab, próximo ao presidente Nicolás Maduro e processado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro, por prisioneiros americanos no país sul-americano."Nos parece uma opção muito válida", declarou durante uma coletiva de imprensa Roi López, porta-voz do movimento Free Alex Saab (Alex Saab Livre, em tradução livre), ao se referir a uma "troca". "Clamamos por sua liberdade imediata", expressou. Saab, colombiano nacionalizado venezuelano, foi extraditado para os Estados Unidos em outubro do ano passado, após ter sido detido em Cabo Verde, em 12 de junho de 2020. O governo de Maduro descreve o processo como "ilegal", alegando que o empresário tinha status "diplomático"."Há uma série de detentos americanos cumprindo pena aqui na Venezuela, alguns por tentativa de atentar contra a vida do presidente, outros por crimes econômicos cometidos contra a nação", disse López. "Se for feita uma troca, excelente, porque traremos de volta nosso diplomata."Dois americanos detidos na Venezuela foram soltos em março, após a visita de dois enviados da administração de Joe Biden a Caracas: o ex-diretor do grupo Citgo Gustavo Cárdenas, condenado por corrupção nessa subsidiária da estatal petrolífera PDVSA, e o cubano-americano Jorge Alberto Fernández, preso no início de 2021 na fronteira com a Colômbia e acusado de “terrorismo”. Washington pede a liberação de Matthew Heath, um ex-membro dos fuzileiros navais preso em setembro de 2020, que foi rotulado de "espião" e acusado de planos para atacar instalações petrolíferas e elétricas.Venezuela e Estados Unidos romperam relações no início de 2019, depois que a Casa Branca não reconheceu Maduro como presidente, considerando sua reeleição "fraudulenta".Os membros do movimento Free Alex Saab pediram aos parentes dos americanos presos na Venezuela que "pressionem"."Todas as opções estão na mesa", disse Pedro Carvajalino, outro porta-voz. O Estados Unidos "estão fazendo mais esforços para libertar uma jogadora de basquete na Rússia do que mais de dez cidadãos americanos que estão na Venezuela", acrescentou, citando o caso de Brittney Griner, condenada na Rússia a nove anos de prisão por tráfico de drogas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Presidentes da Ucrânia e Turquia se reunirão com chefe da ONU em Lviv.

 

Líderes discutirão o tratado assinado por Kiev e Moscou para garantir a exportação de alimentos ucranianos para o mundo.

O porta-voz da ONU anunciou nesta terça-feira (16) que o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, viajará na quinta-feira (18) para Lviv, onde participará de uma reunião com os presidentes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan."Por convite do presidente Volodimir Zelenski, o secretário-geral estará em Lviv na quinta-feira para participar de uma reunião trilateral com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o líder ucraniano", disse Stéphane Dujarric em coletiva de imprensa. Na reunião, eles "examinarão" a implementação do acordo internacional assinado em Istambul em julho para permitir as exportações de cereais da Ucrânia, "no qual a Turquia é um elemento-chave", acrescentou. "Uma série de questões serão levantadas em geral, como a necessidade de uma solução política para o conflito. Não tenho dúvidas de que a questão da usina nuclear [de Zaporizhzhia] e outras também serão discutidas", disse Dujarric, especificando que haverá também uma reunião bilateral entre o presidente ucraniano e o secretário-geral.Na sexta-feira (19), Guterres irá para Odessa, um dos três portos ucranianos utilizados no âmbito do acordo internacional, que já permitiu a saída de 21 navios carregados de milho e trigo. O chefe da ONU encerrará esta viagem no sábado (20) em Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta encarregado de supervisionar o acordo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - PIB brasileiro avança 1,1% no segundo trimestre, mostra FGV.

 

Soma de todos os bens e serviços produzidos na economia nacional entre os meses de abril e junho foi estimada em R$ 4,6 bilhões.

economia brasileira cresceu 0,1% em junho e fechou o segundo trimestre com alta de 1,1%, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), da FGV (Fundação Getulio Vargas). Em termos monetários, estima-se que a produção da economia nacional entre os meses de abril e junho tenha somado R$ 4,6 bilhões. Na comparação anual, a economia cresceu 3% no segundo trimestre e 2,7% em junho. Para Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, o dado positivo é o desempenho das três grandes atividades econômicas. Ela, no entanto, destaca a redução do ritmo da atividade econômica devido aos juros, que estão em patamares elevados, e a despeito da expectativa de redução do ritmo inflacionário. "Pela óptica da demanda, o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo são os principais componentes a explicar o crescimento do PIB no trimestre. Pode-se destacar que os estímulos aplicados à economia, como a liberação do FGTS e a redução dos preços de alguns produtos considerados essenciais, surtiram efeito positivo, pelo menos no curto prazo", afirma Juliana.O dado sinaliza a expansão da soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil entre os meses de abril e junho, como mostrou o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgado na segunda-feira (15), ao indicar crescimento de 0,69% da economia no período. Consumo das famíliasO consumo das famílias cresceu 1,8% no segundo trimestre, comparado ao primeiro, e 0,3% em junho ante maio. Na comparação interanual, houve crescimento de 4,3% no período de três meses.No trimestre, todos os componentes do consumo cresceram, à exceção do consumo de bens duráveis, o que seria esperado tendo em vista o nível elevado dos juros. Entre os que cresceram, o maior destaque continua sendo o consumo de serviços.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Chega a 29 o número de mulheres que acusam juiz de assédio sexual.

 

Denúncia foi feita ao CNJ pela organização Me Too. Vítimas relatam que foram agarradas e forçadas a beijar o juiz Marcos Scalercio.

Chega a 29 o número de mulheres que acusam o juiz Marcos Scalercio, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, de assédio sexual. Os relatos foram feitos pelas redes de atendimento do Me Too Brasil, organização sem fins lucrativos que oferece assistência jurídica gratuita a vítimas de violência sexual.Dos 29 depoimentos, oito mulheres foram ouvidas pelo Projeto Justiceiras e manifestaram a intenção de abrir denúncia no Conselho Nacional do Ministério Público. Até esta terça-feira (16), segundo o Me Too, apenas três processos tramitam na Justiça.Scalercio é juiz substituto do TRT da 2ª Região e professor de direito material e processual do trabalho no Damásio Educacional, cursinho preparatório para concursos públicos em São Paulo. As denúncias recebidas pela organização envolvem acusações de assédio sexual a três mulheres, cometidas entre os anos de 2014 e 2020. O Me Too Brasil encaminhou as denúncias ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em Brasília, após o TRT da 2ª Região afirmar que não há provas suficientes para a abertura do processo. As denunciantes são advogadas, estagiárias, juízas, bacharéis e servidoras do TRT. Segundo o relato das vítimas, elas foram agarradas e forçadas a beijar Scalercio em espaços privados e públicos. Uma delas o denunciou após ter participado de uma reunião de vídeo em que o juiz estava completamente nu e se masturbando, de acordo com o Me Too.Em nota, o CNJ informou que os fatos relacionados ao juiz Marcos Scalercio estão sendo apurados sob segredo de Justiça. O pedido de providências é uma apuração preliminar, na qual ocorre a avaliação do fato e das provas existentes para estabelecer se a infração foi cometida ou não. Caso seja comprovada, poderá acarretar um Processo Administrativo Disciplinar. Caso contrário, ocorrerá o arquivamento do procedimento. Também em nota, o Me Too reforçou que há "provas contundentes, por isso espera que o processo seja aceito, a denúncia tenha prosseguimento e que se realize uma investigação comprometida e responsável". A instituição cobra "que seja aberto um procedimento para investigação e exoneração, se comprovados os atos, sem vencimentos, por assédio sexual. O sistema judiciário deve dar o exemplo".Defesa do juizTambém em nota, os advogados de defesa do juiz afirmaram que as acusações contra Marcos Scalercio "já foram objeto de crivo e juízo de valor pelo órgão correcional e colegiado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Ele foi absolvido pelo tribunal e o caso foi arquivado".Segundo os advogados, foram ouvidas 15 testemunhas no processo. "O arquivamento, portanto, demonstrou que o conjunto probatório é absolutamente insuficiente para dar lastro em qualquer dos fatos relatados."Ainda em nota, a defesa destaca que o juiz não é investigado criminalmente: "Scalercio não responde a qualquer resvalo na esfera criminal, sendo inverídica a informação que parte do pressuposto que o magistrado está denunciado criminalmente. É profissional de reconhecida competência e ilibada conduta pessoal, quer seja no âmbito acadêmico, quer seja no exercício da judicatura". ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...