CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 20 de julho de 2022

VIDANEWS - Bolsonaro recebe irmão de petista morto em Foz do Iguaçu (PR).

 

Encontro ocorreu, na tarde desta quarta-feira (20), no Palácio do Planalto; José Arruda foi acompanhado de Otoni de Paula (MDB-RJ).

presidente Jair Bolsonaro recebeu, na tarde desta quarta-feira (20) no Palácio do Planalto, José Arruda, irmão do petista Marcelo Arruda, que foi assassinado a tiros em Foz do Iguaçu, no Paraná. O intermediador do encontro foi o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ).A conversa, segundo Otoni, durou cerca de 30 minutos, foi amistosa e carregada de sentimentos. "A vinda de José Arruda é porque ele entendeu que seria simbólico para toda a família que o presidente manifestasse o seu total repúdio a esse ato [a morte do petista], que prestasse sua solidariedade", relatou à reportagem. Arruda era tesoureiro do Partido dos Trabalhadores e guarda municipal na cidade paranaense. Ele foi assassinado na própria festa de aniversário, com temática do PT, no dia 10 deste mês. O autor do crime, o bolsonarista e policial penal Jorge José da Rocha Garanho foi indiciado por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe. José é irmão de Arruda e chegou ao Palácio do Planalto acompanhado de Otoni, que havia intermediado a ligação de Bolsonaro com a família da vítima, no dia 12. Na ocasião, o presidente conversou com os irmãos do petista, condenou a violência e chamou o assassino de "desequilibrado".Na última sexta-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu ao presidente dois dias para se manifestar sobre uma petição protocolada pela oposição que diz que ele incita a violência política. Até o momento, o governo não se posicionou de forma oficial. O pedido de investigação sobre o presidente foi apresentado pelo PT e por 13 deputados federais. O documento afirma que Bolsonaro, nas lives e redes sociais, ameaça as instituições e o processo eleitoral, com apologia do crime, abolição violenta do Estado democrático de Direito e violência política, além de citar o caso que envolve Arruda.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

Pôneis 'malditos': animais atropelam crianças e deixam 17 feridos na França.

 

Três menores, entre 7 e 11 anos, estão internados em estado grave; segundo autoridades, nenhuma das vítimas corre risco de morte.

Um acidente com pôneis em uma colônia de férias no noroeste da França na última terça-feira (19) deixou 17 pessoas feridas.Cerca de 26 crianças e dois adultos participavam de uma atividade com pôneis quando os animais deram meia-volta e correram em direção ao grupo, atropelando grande parte das pessoas que estavam no local. O balanço final foi de 17 feridos, 15 crianças e dois adultos, com três menores em estado muito grave — dois deles tiveram que ser retirados do local de helicóptero. Os três gravemente feridos, com idade entre 7 e 11 anos, foram internados no Hospital Universitário de Rennes. Um deles está em terapia intensiva, mas nenhum corre risco de morte, segundo informou nesta quarta-feira (20) o chefe de emergências do hospital, Louis Soulat.Os feridos apresentavam machucados repetidos e traumatismos faciais causados pelos animais, explicou o médico. O acidente ocorreu na pequena cidade de Saint-M'Hervé, na região da Bretanha, e a polícia da cidade vizinha de Vitré já iniciou as investigações. Paris realizou nesta quinta-feira (14) o tradicional desfile militar por ocasião do feriado nacional francês de 14 de julho, em um contexto marcado pelo regresso da guerra na Ucrânia. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Com máxima de 24°C, São Paulo tem previsão de chuva fraca hoje.

Amanhecer na capital tem céu encoberto, mas no decorrer do dia o sol aparece entre algumas nuvens. Mínima prevista é de 15°C.

A cidade de São Paulo amanhece com o céu encoberto e chuviscos nesta quarta-feira (20). Entretanto, ainda pela manhã, o sol aparece entre algumas nuvens e a temperatura apresenta gradual elevação, com máxima atingindo os 24°C. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a umidade relativa do ar atinge os 40%, e a mínima fica em torno de 15°C. Na quinta-feira (21), o ar seco e quente volta a ganhar força. A nebulosidade de afasta e a máxima deve atingir os 27°C. Entretanto, os percentuais mínimos de umidades ficam baixos, próximos a 32%.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Mercosul nega pedido de Zelenski para discursar em cúpula do bloco.

 

Presidente ucraniano desejava falar aos líderes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mas grupo não chegou a consenso.

Um porta-voz da presidência temporária do Mercosul anunciou nesta quarta-feira (20) que os governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai negaram ao presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, a oportunidade de fazer um discurso na cúpula na próxima quinta-feira (21)."Não houve consenso. Foi comunicado ao embaixador ucraniano na Argentina, presente no Paraguai", informou nesta quarta-feira em coletiva de imprensa Raúl Cano, vice-ministro de Relações Exteriores do Paraguai. O Mercosul, criado em 1991, é o principal bloco de integração da América do Sul, com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como sócios.Acordo com Singapura O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Julio Arriola, anunciou a conclusão das negociações para um acordo "de última geração" entre o Mercosul e Singapura durante a reunião ordinária do bloco celebrada em Assunção."Concluímos as negociações para um acordo de última geração com Singapura que ampliará o horizonte comercial com o sudeste asiático", anunciou o ministro paraguaio em mensagem a seus homólogos do bloco. Arriola disse que a Singapura é um importante aliado comercial e de investimentos para o Mercosul. Em 2021, as exportações do bloco a esse país alcançaram 5,92 bilhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 1,25 bilhões, segundo dados do bloco.O chanceler brasileiro Carlos Alberto França descreveu como "significativo" o acordo alcançado, "o primeiro com o sudeste asiático e o mais dinâmico do mundo".A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, reuniu-se nesta terça-feira na Casa Branca com Olena Zelenska, esposa do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, com quem discutiu o apoio de Washington ao país europeu, especialmente no que diz respeito à saúde mental dos refugiados ucranianos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Bolsonaro se reúne com Ratinho Júnior, governador do Paraná.

 

Um dos temas da reunião, realizada nesta quarta-feira (20), é as eleições deste ano; o presidente busca formar uma aliança .

presidente Jair Bolsonaro (PL) se reúne, na tarde desta quarta-feira (20), com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O encontro ocorrerá entre 16h30 e 17h, no Palácio do Planalto, em Brasília.Na reunião, devem tratar de obras de infraestrutura no Paraná e as eleições deste ano. A intenção do chefe do Executivo é formar uma aliança no estado, juntamente com o governador, que lidera as intenções de voto ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. No encontro, Ratinho deve indicar o nome do atual deputado federal Paulo Martins (PL-PR) para a vaga ao Senado na chapa. O parlamentar é bem visto por Bolsonaro. Dessa forma, a aliança abarcaria o PL e PSD, que tem como presidente Gilberto Kassab. O Podemos trabalha na pré-candidatura à reeleição do senador Álvaro Dias e de Flávio Arns ao governo do Paraná. No entanto, a legenda tenta avançar sobre a postulação de Martins.Eleições O atual governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece em primeiro lugar na pesquisa de intenção de voto para o governo do estado, com 42%, seguido por Roberto Requião (PT), com 16%, de acordo com o levantamento do Real Time Big Data no cenário estimulado – quando os candidatos são apresentados em uma lista. Flávio Arns (Podemos), Cesar Silvetri Filho (PSD) e Ângela Machado (PSOL) seguem com 5%, 3% e 1%, respectivamente. Solange Ferreira Bueno (PMN) não pontou. Quem tem intenção de votar branco/nulo representou 14% dos entrevistados, e os que não sabiam/não responderam somaram 19%.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - Sri Lanka renova estado de emergência antes das eleições.

 

Nessa condição, militares podem prender suspeitos e leis podem ser modificadas para lidar com qualquer revolta popular.

O presidente interino do Sri Lanka renovou nesta segunda-feira (18) o estado de emergência no país antes de uma eleição parlamentar para nomear o novo chefe de Estado, que o tem justamente como um dos principais candidatos.Ranil Wickremesinghe automaticamente se tornou presidente interino depois que o presidente Gotabaya Rajapaksa renunciou na semana passada depois de fugir para Singapura. O estado de emergência permite que as tropas prendam suspeitos e que o presidente adote regulamentos que anulem as leis existentes para lidar com qualquer revolta popular. Já estava em vigor, mas o Parlamento não se reuniu para ratificar sua declaração, como deveria. Wickremesinghe o prolongou nesta segunda-feira (18), "no interesse da segurança pública", disse o presidente interino.A polícia e o exército reforçaram a segurança antes da votação de quarta-feira (200 para eleger um presidente para o restante do mandato de Rajapaksa, que termina em novembro de 2024. Wickremesinghe, que foi primeiro-ministro seis vezes, tem o apoio do partido de Rajapaksa para manter essa posição.Após meses de protestos pela pior crise econômica e política da história do Sri Lanka, manifestantes invadiram o palácio de Rajapaksa em 9 de julho, forçando-o a fugir.A grave crise econômica levou o Sri Lanka a não pagar sua dívida externa de 51 bilhões de dólares e está em negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para um acordo de resgate. Mas as negociações provocaram uma turbulência política. Um porta-voz do FMI disse na quinta-feira que o FMI espera que a questão seja resolvida antes de retomar as negociações.A ilha, localizada ao sul da Índia e com uma população de 22 milhões, está ficando sem combustível, então o governo ordenou o fechamento de escritórios e escolas não essenciais para reduzir o transporte.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Homem rouba viatura de trânsito da Prefeitura de Mauá, danifica veículo e acaba preso.

 

Suspeito de 25 anos estava alterado e dizia frases desconexas na abordagem. Ele dirigiu na contramão e depredou carro.

Um homem foi preso após subir no teto de uma viatura da Prefeitura de Mauá, no ABC Paulista, roubar e danificar o veículo.Em depoimento à Polícia Civil, a equipe da Secretaria de Trânsito e Sistema Viário contou que trafegava pela avenida Washington Luiz, quando um homem entrou na frente da viatura, modelo Volkswagen/Amarok. Segundo os agentes de trânsito, o suspeito de 25 anos bateu no veículo e gritou "me tirem daqui", "querem me matar", "me socorram" e "já mataram um camarada meu ontem".Eles pediram para o homem sair da frente do carro, mas ele não atendeu o pedido. Em seguida, o jovem entrou na caçamba do veículo, pulou no teto e sentou no highlight da viatura.Um vídeo, registrado por uma testemunha, mostra o momento em que o homem está sentado no teto da caminhonete e começa a gritar. Naquele momento, um grupo saiu de um bar e, ao ver a ação do homem, o incentivou a quebrar a viatura. Depois eles passaram a hostilizar a equipe e jogar copos e garrafas de vidro.Os agentes de trânsito saíram do carro para não serem atingidos. O homem, então, assumiu a direção do veículo e fugiu do local.Ele percorreu quase cinco quilômetros até ser visto pela Polícia Militar. Ele trafegava pela contramão na direção da avenida Cineasta GlauberRocha. Os policiais conseguiram abordar o suspeito na rua Rui Márcio Balde.O suspeito desceu do carro, tentou fugir, mas foi alcançado e algemado pelos agentes. Eles relataram que o homem dizia a frase "estão querendo matar" e estava alterado. Com ele, havia R$ 1.466 em dinheiro. O homem foi encaminhado ao 2º Distrito Policial de Mauá, mas não conseguiu prestar depoimento por estar sob efeito de drogas e dizer frases desconexas. A viatura de trânsito teve o pneu dianteiro estourado, a lateral direita danificada e a porta traseira destruída.O caso foi registrado como dano contra o patrimônio público e o suspeito foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Santo André.( Fonte R 7 Noticias Brasil)*Com supervisão de Letícia Dauer, da Agência Record

VIDANEWS - Suspeito de atentado em Buffalo se declara inocente no tribunal.

Payton Gendron, de 19 anos, foi acusado de 27 crimes de ódio relacionados a armas de fogo em incidente em mercado da cidade.

acusado de assassinar dez pessoas negras em um supermercado no Estado de Nova York se declarou inocente em 27 acusações de crimes de ódio e relacionados a armas de fogo após o massacre a tiros em Buffalo, anunciou um porta-voz do tribunal nesta segunda-feira (18).O atirador acusado, Payton Gendron, de 19 anos, apareceu brevemente em um tribunal de Buffalo diante do juiz Kenneth Schroeder na manhã desta segunda-feira. Ele foi indiciado em 14 violações de crimes de ódio e 13 crimes de armas de fogo. Procuradores terão 45 dias para apresentar informações aos advogados do réu, afirmou a encarregada de informações públicas do Departamento de Justiça dos EUA, Barbara Burns, à Reuters. Gendron tem uma nova audiência de status marcada para o dia 9 de dezembro, disse Burns.Gendron, que tinha 18 anos na época do atentado, está atualmente preso enfrentando dez acusações de homicídio em primeiro grau e dez acusações de homicídio em segundo grau na Justiça estadual. O homem de Conklin, Nova York, pode enfrentar pena de prisão perpétua ou pena de morte caso seja condenado pelas acusações federais. Os procuradores precisam notificar o tribunal com antecedência se quiserem solicitar a pena de morte.Autoridades dizem que o suspeito, que transmitiu o ataque em tempo real no serviço Twitch, é um supremacista branco que invadiu o supermercado porque ele era frequentado principalmente por membros da comunidade da vizinhança predominantemente afro-americana de Buffalo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - China acelera aprovação de novas usinas a carvão, segundo Greenpeace.

 

Xi Jinping prometeu eliminar gradualmente o uso de carvão; China é o maior emissor mundial de gases de efeito estufa.

A China acelerou a aprovação para a construção de novas usinas de carvão este ano, informou o Greenpeace nesta quarta-feira (20), enquanto as autoridades tentam reduzir o risco de falta de energia.A China é o maior emissor mundial dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. O presidente Xi Jinping prometeu no ano passado eliminar gradualmente o uso de carvão a partir de 2026, como parte de um conjunto ambicioso de compromissos climáticos nacionais. Mas os ativistas temem que esses objetivos sejam ameaçados pelas ambições econômicas do governo. No primeiro trimestre de 2022, os reguladores chineses aprovaram a criação de usinas a carvão com capacidade total de 8,63 gigawatts, segundo pesquisa do Greenpeace. Esse número representa quase metade de toda a capacidade de produção de carvão aprovada no ano passado, de acordo com defensores do meio ambiente.O consumo de eletricidade disparou neste verão, já que a China sofre com uma intensa onda de calor. A China depende do carvão para 60% de sua eletricidade e pediu às mineradoras que aumentem a capacidade em 300 milhões de toneladas este ano.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Policial civil do DF é condenado à perda do cargo por roubo de R$ 176 mil de ONG.

 

Ministério Público recorreu de decisão que havia definido o pagamento de multa pelo ato de improbidade administrativa.

A Justiça do Distrito Federal condenou o policial civil Tacílio Melo Barros a perder o cargo que ocupa na corporação. O agente foi julgado pelo roubo de R$ 176 mil de uma entidade assistencial. Em primeira instância, o agente havia sido condenado a pagar uma multa de R$ 50 mil pelo delito. Diante da determinação, o Ministério Público recorreu pedindo o aumento da pena. O desembargador James Eduardo Oliveira, da 4ª Turma Cível, acolheu parcialmente o pedido da acusação. Os promotores argumentaram que a cobrança da multa deveria ser correspondente ao aumento do patrimônio acumulado após o delito, somado à perda do cargo público e suspensão de direitos políticos de oito a dez anos. "A toda evidência, revela-se adequada e proporcional a punição de que se cogita ante a gravidade e o potencial lesivo, inclusive para a própria instituição policial, do ato de improbidade administrativa em que incorreu o réu, policial civil que praticou o crime de roubo", afirmou o magistrado na decisão. Os outros dois desembargadores que compõem a turma acompanharam o voto do relator para que Barros perdesse o cargo de agente policial, que ostentava na época do crime. Em fevereiro de 2020, ele articulou um assalto, utilizando uma arma de fogo para ameaçar as vítimas na Obra Assistencial Santa Filomena, entidade da Igreja Brasileira, localizada na Asa Sul. Depois da condenação penal, na esfera cível, Barros foi alvo da ação pelo ato de improbidade, previsto na Lei 8.429/1992.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

VIDANEWS - Síria rompe relações diplomáticas com a Ucrânia após reconhecer repúblicas separatistas no leste.

 

Regiões pró-Rússia de Donetsk e Luhansk foram reconhecidas pelo país no final de junho.

A Síria anunciou nesta quarta-feira (20) o rompimento das relações diplomáticas com a Ucrânia, de acordo com o princípio da "reciprocidade", depois que o governo ucraniano tomou a mesma decisão devido ao reconhecimento sírio da independência das repúblicas separatistas pró-Rússia. A informação foi confirmada por uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Síria, segundo a agência oficial de notícias SANA. A Síria anunciou no final de junho que reconheceria a independência das repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia. Até então, apenas Moscou havia reconhecido a independência dessas duas regiões ucranianas em fevereiro, poucos dias antes do início da invasão russa no território ucraniano em 24 de fevereiro. O presidente ucraniano Volodmir Zelenski anunciou em 29 de junho que estava encerrando as relações diplomáticas com a Síria. Cidadãos sírios saíram às ruas do país nesta segunda-feira (15) para se manifestar na data que marca os 10 anos do levante popular contra o governo de Bashar al-Assad, que deu origem à guerra da Síria.( Fonte R 7  Noticias Internacional)

VIDANEWS - Programas habitacionais sofrem corte de 98% em recursos federais.

 

Ministério do Desenvolvimento Regional afirma que programa Casa Verde e Amarela foi impactado com a restrição orçamentária.

Apesar do aumento do número de despejos na pandemia e do crescimento da população em situação de rua em meio à crise econômica, o governo federal cortou 98% dos recursos para a construção de unidades habitacionais para famílias com renda de até R$ 1.800 e que compõem a maior parte do déficit habitacional no país."Há um desmonte das políticas habitacionais. Não existe alternativa de moradia por parte do poder público para a população de baixa renda. O Casa Amarela mudou o perfil prioritário. Esta é uma decisão política de não atender a faixa de um a três salários mínimos. É uma manobra para negligenciar a maior demanda de déficit habitacional no Brasil", afirma Raquel Ludermir, coordenadora de Incidência Política da Habitat Brasil e integrante da Campanha Despejo Zero. Segundo ela, o programa agora prioriza as famílias de renda média. As mudanças se deram na transição do Minha Casa Minha Vida para o Casa Verde e Amarela, na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu que, "em razão do cenário de restrição orçamentária, o Casa Verde e Amarela foi impactado, assim como outros programas do governo". De acordo com a pasta, foi priorizada a utilização de recursos do OGU (Orçamento Geral da União) para "garantir a conclusão de obras em andamento e a retomada de obras de conjuntos habitacionais que estavam paralisadas".O governo afirmou que, desde 2019, das 180 mil unidades habitacionais que estavam paralisadas, 130 mil foram retomadas. Destacou também que a gestão entregou 1,3 milhão de imóveis em todo o país, com benefício de 5 milhões de pessoas que tiveram acesso à casa própria. Em 2022, o Casa Verde e Amarela tem orçamento de cerca de R$ 1 bilhão do OGU. Com relação ao orçamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), são R$ 64,4 bilhões do orçamento oneroso e R$ 8,5 bilhões para a concessão de descontos.Para este ano, a previsão é entregar 400 mil unidades na modalidade de produção habitacional financiada.Mas, para Raquel Ludermir, é importante verificar o local onde as moradias são construídas. "É preciso a produção de moradia em áreas centrais e não só nas periferias porque os longos deslocamentos não são a solução, e muitos não têm condições de chegar ao trabalho", diz. Outras medidas Segundo o ministério, foram realizadas alterações na forma de utilização do FGTS, o que facilitou o acesso das famílias ao financiamento imobiliário. Entre elas "os juros mais baixos da história do FGTS e condições ainda melhores no Norte e Nordeste do país".Outras medidas destacadas foram a ampliação dos tetos dos imóveis e parcerias com instituições locais para reduzir o valor de entrada das famílias no empreendimento.A mudança mais recente foi a alteração do limite de renda de R$ 7 mil para R$ 8 mil. A medida tem regulamentação do governo federal e será operacionalizada pelos agentes operador e financeiro, com implementação prevista a partir desta quarta-feira (20).O ministério ressalta ainda a criação da modalidade de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que será custeada por recursos privados a partir da doação de cotistas do FDS (Fundo de Desenvolvimento Social).O governo afirmou que vai investir R$ 414 milhões na regularização de 101 mil moradias de famílias de baixa renda em 13 estados. Foram selecionadas 245 propostas em 156 cidades. Os recursos utilizados são do FDS.Outra modalidade do Casa Verde e Amarela é a locação social. "A iniciativa visa enfrentar um dos maiores componentes do déficit habitacional: o ônus excessivo com o aluguel, caracterizado quando as famílias comprometem mais de 30% da renda com pagamento de aluguel", explicou.O governo ressaltou, em nota, que atua na urbanização de assentamentos precários, com obras de saneamento, infraestrutura, recuperação ambiental, estabilização do solo, construção de equipamentos públicos e regularização fundiária.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Conservadores britânicos escolhem os dois finalistas para suceder o primeiro-ministro Boris Johnson.

Candidatos são o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, a atual ministra das Relações Exteriores Liz Truss e a ex-ministra da Defesa Penny Mordaunt .

Os deputados conservadores britânicos irão escolher nesta quarta-feira (20) os dois candidatos finalistas para suceder o primeiro-ministro Boris Johnson. Nas próximas semanas, um deles será escolhido como novo líder e chefe de governo.Após quatro rodadas sucessivas de nocautes, três candidatos permaneceram na disputa na terça-feira: o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak com 118 votos, a ex-ministra da Defesa Penny Mordaunt com 92 e a atual ministra das Relações Exteriores Liz Truss com 86. A votação final acontecerá à tarde, após a última aparição de Johnson na Câmara dos Comuns para responder às perguntas semanais ao primeiro-ministro antes do recesso de verão do Parlamento, que em seu retorno das férias rerá um novo chefe de governo. Os dois finalistas serão anunciados às 11 horas do horário de Brasília.Apesar de não ter começado como favorito, Sunak, um britânico de avós indianos, foi rapidamente consolidando seu apoio e sua passagem para a batalha final estava praticamente garantida, enquanto a corrida para enfrentá-lo contra as bases conservadoras se estreitava.Após a dramática renúncia de Johnson em 7 de julho como líder do Partido Conservador a longa corrida interna para substituí-lo começou na semana passada. Inicialmente, os 358 deputados conservadores votaram em sucessivas rodadas de eliminação. Os cerca de 200 mil membros da formação escolherão então entre os dois finalistas por meio de uma votação por correspondência realizada durante o mês de agosto. O vencedor será anunciado no dia 5 de setembro.Dados os candidatos restantes, o Reino Unido está a caminho de ter seu primeiro primeiro-ministro asiático ou a terceira primeira-ministra mulher na história do país.Os finalistas embarcarão em uma turnê para fazer campanha perante os eleitores e, apesar de seu forte apoio entre os deputados, Sunak não tem certeza da vitória. De fato, as últimas pesquisas realizadas entre os membros do partido previam que poderia perder por uma ampla margem.'A campanha mais suja' No último fim de semana, foram realizados dois debates televisivos entre os cinco candidatos restantes, que viram Truss, representante da ala mais direitista, e Sunak, defensor da ortodoxia orçamentária após a pandemia, se atacarem com muita força.A chanceler acusou o seu ex-ministro das Finanças de ter arrastado o país para uma "recessão" ao aumentar impostos e encargos sociais em um contexto de inflação descontrolada, que em junho atingiu um recorde histórico de 9,4% em termos homólogos. Isso o censurou, entre outras coisas, por ter votado contra o Brexit.Truss, uma grande fã da ex-primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher, escreveu no jornal conservador Daily Telegraph nesta quarta-feira que seu plano para reviver a economia seria "baseado em cortes de impostos, desregulamentação e reformas duras".Esses tipos de eleições internas são comuns em uma formação política acostumada a se livrar de seus líderes quando eles não têm mais apelo eleitoral.O próprio Johnson chegou ao poder em julho de 2019, eleito pelo Partido Conservador para substituir Theresa May antes de vencer uma eleição legislativa antecipada por uma grande maioria em dezembro daquele ano. O processo rotineiramente resulta em drama, reviravoltas e traições.Nesse cenário tenso, Mordaunt, a surpresa desta campanha, um reservista da Marinha que foi brevemente a primeira ministra da Defesa em maio e agora é secretária de Estado do Comércio Exterior, pode surgir como uma candidata da unidade.Sua equipe de campanha garante que ele encarna a "mudança", ao contrário dos outros dois candidatos da "continuidade".Nos últimos dias, ela se mostrou pouco convincente nos debates e foi duramente acusada de incompetência, mas defendeu que os ataques buscavam eliminá-la dada sua alta popularidade entre as bases conservadoras.O ex-ministro David Davis até acusou Sunak de emprestar votos de seus partidários a Truss para evitar enfrentar Mordaunt na batalha final. "Ele quer enfrentar Liz, porque ela é a pessoa que perderá o debate contra ele", disse ele à LBC Radio. "Esta é a campanha mais suja que eu já vi", acrescentou.O bilionário Sunak, o parlamentar mais rico do Reino Unido, é visto no círculo de Johnson como o homem que o traiu ao anunciar sua renúncia em 5 de julho, precipitando mais 60 renúncias do governo e, finalmente, a queda do líder conservador.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Ataque a tiros em Paris tem um morto e quatro feridos.

Segundo a polícia, dois homens saíram de um carro e atiraram contra frequentadores de um bar no nordeste da capital da França.

A polícia da França informou na noite desta segunda-feira (18) que dois homens armados mataram uma pessoa e feriram outras quatro em um tiroteio em Paris, capital do país. Ainda segundo as autoridades, ao menos um suspeito foi detido.Os agressores "saíram de um veículo e atiraram em pessoas sentadas no terraço de um bar", disse a polícia do nordeste de Paris. O segundo suspeito está foragido. François Vauglin, prefeito do 11º distrito de Paris, disse que o incidente ocorreu em um "bar de shisha" — local aonde pessoas costumam ir para usar narguilé. Os clientes conseguiram capturar um suspeito. Segundo a rede de TV francesa BFMTV, uma fonte da polícia informou que o incidente deve ter ligação com uma briga de gangues. O ataque, porém, causou pânico na população e o temor de novos ataques terroristas em Paris.Oficialmente, Vauglin não confirmou à imprensa a informação de uma possível briga de gangues, no incidente que ele definiu como um "ato bárbaro".Paris realizou nesta quinta-feira (14) o tradicional desfile militar por ocasião do feriado nacional francês de 14 de julho, em um contexto marcado pelo regresso da guerra na Ucrânia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Diretor da Caixa é encontrado morto na sede do banco, em Brasília.

 

Sérgio Ricardo Faustino Batista foi encontrado já sem vida na área externa do edifício-sede; Polícia Civil do DF investiga o caso.

O diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa, Sérgio Ricardo Faustino Batista, foi encontrado morto na noite dessa terça-feira (19) na sede do banco, em Brasília. A Polícia Civil do Distrito Federal apura a causa da morte. De acordo com a corporação, o diretor foi encontrado já sem vida na parte externa do edifício-sede do banco.Em nota, o banco lamentou a morte do diretor e disse colaborar com as investigações. "A Caixa manifesta profundo pesar pelo falecimento do empregado Sérgio Ricardo Faustino Batista. Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares, aos quais estamos prestando total apoio e acolhimento. O banco contribui com as apurações para confirmar as causas do ocorrido", diz o texto. Natural de Teresina (PI), Sergio Ricardo era empregado de carreira da Caixa desde 1989. Atuou por mais de vinte anos na área de Controles Internos e Risco. Graduado em Economia pela Universidade Católica de Brasília, ele tinha MBA Executivo em Finanças, pós-graduação em Estatística Aplicada e Mestrado em Economia. Em março deste ano, Sérgio tomou posse como Diretor Executivo do banco. A diretoria que era comandada por Sérgio Ricardo faz parte da estrutura da Corregedoria da instituição, que antes era vinculada à presidência e, após a posse da nova presidente da Caixa, Daniella Marques, passou a ser ligada ao Conselho de Administração. A mudança veio na esteira das denúncias de assédio envolvendo o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães. Segundo o banco, as alterações foram feitas para "reforçar a autonomia e isonomia da atuação da Corregedoria" e proporcionar "melhor comunicação interna, otimização, eficiência e fluidez na gestão de pessoas e processos".Corregedoria investigava denúncias de assédio Em junho, diante da renúncia do então presidente do banco Pedro Guimarães por suspeita de assédio, a Caixa confirmou que já havia recebido denúncias e informou que estava investigando o caso desde maio deste ano. Em comunicado divulgado para a imprensa na época, o banco destacou que o tema vinha sendo tratado pela Corregedoria de forma interna e em sigilo.“A Caixa repudia qualquer tipo de assédio e informa que recebeu, por meio do seu canal de denúncias, relatos de casos desta natureza na instituição. A investigação corre em sigilo, no âmbito da Corregedoria, motivo pelo qual não era de conhecimento das outras áreas do banco”, divulgou. O banco ainda afirmou na nota que fez contato com a pessoa que realizou a denúncia e promoveu "diligências internas que redundaram em material preliminar". Esse material está em processo de avaliação. "Portanto, a Corregedoria admitiu a denúncia e deu notícia ao/à denunciante, se colocando à inteira disposição para colher o seu depoimento, mantendo seu anonimato."Investigação do Ministério Público Federal Pedro Guimarães é alvo de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF). Denúncias de que ele assediava sexualmente mulheres no banco foram reveladas pela imprensa. De acordo com a apuração, os casos teriam ocorrido com empregadas do próprio banco que se sentiram abusadas pelo economista em diferentes ocasiões, em eventos ou viagens de trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também abriu uma investigação preliminar para apurar as denúncias e o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou informações à Caixa sobre quais mecanismos e procedimentos foram adotados para prevenir assédio sexual e moral.  Em 5 de julho, Pedro Guimarães publicou artigo em que nega as acusações e se queixa de sofrer um “massacre insano”. O caso segue sob apuração do Ministério Público do Trabalho.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...