Empresa responsável pela iniciativa garantia que calçados seriam
usados na construção de playgrounds e pistas de corrida.
A Dow Inc., uma empresa
petroquímica americana, fez uma parceria com o governo de Singapura para
promover uma iniciativa de reciclagem. A companhia, que produz plásticos e
outros materiais sintéticos, arrecadaria tênis usados para reutilizar os
materiais em projetos de construção de playgrounds e de pistas de corrida.Um
repórter da agência de notícias doou 11 pares de calçados com rastreadores
embutidos na sola em vários pontos de coleta. O objetivo era acompanhar o
destino dos itens recebidos pelo projeto. Os dispositivos de monitoramento
mostraram que a maioria dos sapatos estava em um brechó em Batam, na Indonésia,
há quase 150 quilômetros do destino original. Alguns pares acabaram
em áreas muito remotas para o rastreio, outros em pequenas ilhas da Indonésia,
mas nenhum chegou aonde deveria. Antes do desvio, todos os tênis ficaram
armazenados no mesmo lugar: a Yok Impex Pte Ltd, uma exportadora de bens
de segunda mão de Singapura.A Reuters foi até a Yok Impex para entender a
relação com o projeto de reciclagem, e o gerente de logística, Tony Tan, disse
que sua franquia coleta os sapatos que foram descartados para levá-los ao
centro local responsável pela reciclagem. Quando questionado sobre o desvio dos
pares, Tony usou a justificativa de que era possível que os sapatos do programa
tenham sido colocados por engano com outros calçados que a empresa exporta para
a Indonésia.“Às vezes os trabalhadores confundem. Não tenho certeza, porque
todos nós coletamos de alguns outros fornecedores”, disse Tan. "É um erro.
Acredito que seja algum engano."
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A exportação de produtos usados é ilegal na Indonésia, mas o mercado
clandestino de produtos de segunda mão é uma atividade lucrativa. Apesar de não
ser uma atividade regular, há pouca fiscalização, o que permite que
comerciantes aproveitem brechas para continuar o serviço. Depois que a
situação foi exposta na mídia, a Dow Inc. garantiu que iria investigar o caso.Após
checar a situação com patrocinadores, a empresa informou à Reuters que mudaria
a equipe logística do projeto no começo deste mês de março e encerrou a
parceria com a Yok Impex. A companhia não explicou por que exportadores ilegais
estavam envolvidos no projeto.A Dow garantiu que seus parceiros vão contratar
uma nova transportadora, mas a Yok continua trabalhando com o grupo até o
momento. ( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7,
sob supervisão de Pablo Marques