CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

SECRETARIA DE HBITAÇÃO

 Secretário de Habitação e Integração Fundiária participa de reunião no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás
O secretário de Habitação e Integração Fundiária, Giovanne Machado, participou de uma reunião com os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA/GO), em que o Departamento de Fiscalização da entidade apresentou os projetos desenvolvidos pela entidade. O evento contou também com a presença do gestor do Departamento de Fiscalização do Conselho, Walter Santana, e do líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Roger Barcellos.
Durante a reunião, os representantes do Conselho apresentaram ainda o acordo de cooperação mútua, firmado entre o município de Águas Lindas e o CREA, no dia 13 de julho de 2017, e o modelo de Fiscalização Sustentável georreferenciada do Conselho, realizada por meio da Plataforma ArcGIS. “Esta é uma parceria de extrema importância estratégica para o município de Águas Lindas. O acordo é uma melhoria na fiscalização, garantindo uma rápida troca de informações entre o CREA e o município” disse o secretário de Habitação, Giovanne Machado.

O gestor do Departamento de Fiscalização aproveitou a oportunidade para apresentar ao secretário o projeto “Calçada Acessível” e os programas “Horta Caseira Sustentável” e “Casa Própria”, desenvolvidos pela equipe técnica do Conselho goiano. “Vamos implantar a horta nas escolas. Será de grande ajuda para a população de Águas Lindas”, destacou o secretário Giovanne.

SAÚDE BUCAL

Saúde bucal é prioridade em Águas Lindas, diz prefeito Hildo do Candango
O município de Águas Lindas de Goiás conta atualmente com uma rede de atendimento odontológico estruturada como parte do programa de Atenção Básica e Saúde da Família. O prefeito Hildo do Candango, com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Odontológica, está promovendo atendimentos com atenção integral à saúde bucal, com a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, individual e coletiva, a todas as famílias.
Somente no primeiro semestre deste ano mais de 10 mil atendimentos foram realizados nas Unidades de Saúde, que contam com dentista e atendimento em salas independentes. “São mais de 100 itens de medicamentos e insumos odontológicos utilizados nos postos, além da presença constante de dentistas e auxiliares que encaminham e orientam os usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento”, garante o secretário de Saúde, Eduardo Rangel.

A Secretaria de Saúde também promove eventos educativos nos postos de saúde e estabelecimentos escolares para prevenir as doenças causadas pela falta de higiene bucal. Entre as ações estão as palestras com profissionais de odontologia e a distribuição de kits Saúde Bucal para as crianças.

CONFERENCIA REGIONAL DE SAÚDE

 Servidores da Secretaria de Saúde de Águas Lindas participam da Conferência Regional de Vigilância e Saúde realizada em Luziânia
Na última sexta-feira (18), os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás participaram da Conferência organizada pela Regional de Saúde do Governo do Estado de Goiás Entorno Sul, no auditório do IFG de Luziânia. No evento, foram apresentadas cinco propostas para melhorar o atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
O município de Águas Lindas teve participação de destaque no encontro. O Conselho Municipal de Saúde da cidade, presidido por Roberto Alexandre, realizou recentemente a Conferência Municipal de Saúde, em que surgiram as propostas apresentadas por ele durante o encontro regional. As proposituras foram acatadas e seguirão para a apresentação na Conferência Estadual que será realizada ainda este ano.
“Este encontro teve grande relevância para a vida de toda a população envolvida, pois nele foram apresentadas as ideias para melhorar a qualidade do atendimento e a resolutividade dos casos que se apresentam nas redes municipais de saúde”, disse o secretário, Eduardo Rangel.            Coube à ouvidora do SUS de Águas Lindas, Cirley Santos, realizar a abertura do evento, o que demonstra o grau de importância que a cidade atingiu na área da saúde.

Ao todo, são sete municípios jurisdicionados à Regional Entorno Sul e abrigam 812.707 habitantes. São eles Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

QUALIDADE DE VIDA

Hildo do Candango promove melhorias na qualidade vida da população de Águas Lindas
Os projetos e programas sociais executados na administração do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, têm contribuído efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O município também conta atualmente com equipes completas nas Unidades Básicas de Saúde, com médicos, enfermeiras, dentistas e auxiliares. Houve melhora também na qualidade dos atendimentos a comunidade com os novos instrumentos de trabalho dos profissionais de saúde.
A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atendem a mais de 100 mil famílias. O Projeto Musicação atende a 60 alunos em Águas Lindas, com aulas práticas e teóricas. O Programa Jovem em Ação oferece palestras sobre sexualidade, prevenção e cuidados com a saúde, além de cursos de artesanato.

Sob a gestão da secretária Aleandra Sousa, a Pasta promove ainda o Projeto Cegonha, que fornece kits de materiais para a confecção do enxoval para gestantes, a distribuição de repelentes para as gravidas atendidas pelo Programa Bolsa Família e o Projeto Chá da Vovó, que atende idosos a partir dos 55 anos de idade, em que são oferecidas palestras sobre Medicina Natural de ervas e cuidados com saúde, além de atividades de lazer como o Baile de Máscaras.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.

 Grávidas atendidas pelo Programa Bolsa Família continuam recebendo repelentes nas Unidades Básicas de Saúde da cidade
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás continua realizando a distribuição de repelentes para as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. As grávidas cadastradas estão recebendo o produto nos postos de saúde mais próximos de suas residências. A ação faz parte do programa de prevenção e proteção individual de grávidas contra o mosquito Aedes aegypti.
O repelente é considerado uma ferramenta importante para a prevenção da síndrome congênita provocada pelo vírus Zika. Uma análise feita pelo Ministério da Saúde no ano passado mostrou que a taxa de prevalência de bebês com microcefalia era maior entre mães na faixa etária até 24 anos, de cor negra e com até sete anos de escolaridade.
A distribuição de repelentes começou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pérola e atenderá, integralmente, a rede municipal de Atenção Básica a Saúde. Segundo o coordenador de Vigilância e Saúde, Euder Vieira, nesta primeira etapa cerca de 1 mil gestantes serão atendidas em todo o município.
Para o prefeito Hildo do Candango, o uso do repelente reforça a proteção das gestantes contra o mosquito, pois elas correm o risco de ser afetadas pelo vírus Zika, que pode gerar microcefalia nos bebês. No entanto, esta não deve ser a única maneira para evitar a transmissão da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

É importante que as gestantes também adotem medidas para reduzir a presença do mosquito transmissor da doença, como eliminar os possíveis criadouros em sua residência, manter as portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida, além de utilizar os repelentes permitidos para gestantes.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...