CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 31 de março de 2014

AGENTES DA ENDEMIAS EM AÇÕES

Exibindo DSC00491.JPGSeguindo orientações do chefe do Executivo Municipal Hildo do Candango, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Endemias, os  Agentes  continuam o trabalho de 
aplicação de UBV leve  nos Pontos Estratégicos.
As equipes de educadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria de Saúde desenvolvem também as ações educativas de controle da dengue em vários bairros. Na semana passada, os agentes fizeram o trabalho no pátio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), no Jardim Brasília
Entende-se por Ponto Estratégico,  os ferros velhos,  empresas de transporte de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias, recauchutadoras, floriculturas, cemitérios, delegacias e outros imóveis onde devem ser adotadas estas medidas para evitar a existência de criadores de Aedes Aegypti .
Exibindo DSC00489.JPGAlém da aplicação de inseticida é realizado o trabalho de educação em saúde e mobilização social, com a equipe de Controle Químico de Vetores da Vigilância e pelo Informação, Comunicação e Educação em Saúde(IEC).A pulverização espacial, conhecida popularmente como fumacê, consiste na aplicação de inseticida por meio de equipamento costal motorizado (acoplado às costas).
Exibindo DSC00487.JPG“Esse vetor caracteriza-se pela afinidade por áreas urbanas, onde  se prolifera nos mais diversos recipientes, geralmente introduzidos no ambiente pelo  homem com total descuido, a exemplo de pneus velhos amontoados, vasos de flores, peças, sucatas, carcaças e garrafas expostas ao tempo, entre outros, sem a devida proteção  para a realização do controle sanitário necessário  à redução do risco de contrair a dengue, bem como suas formas mais graves”, declara o secretário de Saúde Joézer Paiva.
Exibindo DSC00484.JPGA  equipe técnica estabelece também orientações para adoção de medidas indispensáveis, por parte dos estabelecimentos, visando evitar a existência de criadouros para o vetor da dengue. Os responsáveis pelo local são orientados a manter pátios de construções ou depósitos de maquinários e equipamentos limpos, de modo a evitar acúmulo de água em suas superfícies.E ainda manter secos e protegidos da chuva quaisquer recipientes avulsos, ou não, suscetíveis à acumulação de água.
Exibindo DSC00482.JPGA armazenagem e estocagem dos materiais, tais como peças, latarias, sucatas, pneus e similares, em estabelecimentos de ferros velhos, empresas de transporte de cargas, lojas de material de construção, borracharias, recauchutadoras e afins, deve ser feita preferencialmente em estrados, cavaletes, prateleiras ou bancais, mantendo os mesmos sempre secos e em locais cobertos e ventilados, evitando a exposição dos produtos a chuvas e intempéries.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM



REFOÇO DE VICULOS PARA SAÚDE

Mais três veículos reforçam o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde
Exibindo IMG_8508.JPGO prefeito Hildo do Candango e a primeira-dama Aleandra de Sousa acompanhados dos secretários de Saúde Joézer Paiva, de Educação Silvério Correia, do vereador Zezito Moura entre outras autoridades participaram da entrega de ummicro-ônibus para o transporte de pacientes e mais dois veículos para a Vigilância em Saúde para reforçar o combate a dengue no município.
Exibindo IMG_8457.JPG 
São dois veículos do tipo S10, sendo que uma está equipada com o chamado “fumacê”e reforça o trabalho de campo dos agentes de combates de endemias, poucas cidades da região possuem este tipo de veículo.

O prefeito Hildo do Candango relembrou da dificuldade enfrentada no ano passado onde foi necessário vir um veiculo fumacê do Governo do Estado para conter o avanço da dengue no município. “Hoje estamos aqui para entregar estes veículos que reforçarão a trabalho realizado pela secretaria de saúde”.

Exibindo IMG_8452.JPG“A realização de vários mutirões de limpeza, principalmente nas regiões que foram mais afetadas, tiveram resultados satisfatórios e isto se deve ao empenho de cada ACEs que enfrentou de tudo até mordida de cachorro para realizar o trabalho tão importante para toda cidade. Nós agradecemos a cada um pelo excelente trabalho realizado e hoje estamos colhendo bons frutos que são os baixos índices de infestação do mosquito e a entrega destes veículos para reforçar o trabalho de vocês”, disse o prefeito.

A primeira-dama Aleandra de Sousa parabenizou os servidores da Saúde, pelo
trabalho realizado, e que não medem esforços para superar as dificuldades. “Graças a Deus e ao trabalho de todos vocês, não tivemos neste ano o mesmo quadro de casos de dengue do ano passado”.

Exibindo IMG_8340.JPGO secretário de Saúde Joézer Paiva, enfatizou o esforço de toda a equipe para superar as dificuldades, enaltecendo a capacidade de cada um na elaboração do Plano de Contingência e principalmente o intenso trabalho dos ACEs que visitam cada casa, enfrentando sol e chuva para realizar o trabalho de campo, tão importante para a comunidade e que resulta na diminuição dos índices de infestação do mosquito, e nessa conquista para cidade. “Estes veículos vão melhorar a capacidade de combater o mosquito da dengue no município, isto se deve ao compromisso do prefeito Hildo do Candango com a nossa população”, disse o secretário.
Exibindo IMG_8327.JPG 
O micro-ônibus será utilizado para o transporte de pacientes com destino a capital Goiânia para consultas e tratamentos de alta complexidade. Segundo o Departamento de Regulação, em média são 150 pacientes que necessitam deste transporte semanalmente.“Este veículo trará mais conforto e dignidade para os nossos pacientes”, disse o diretor de Regulação James.

Já o diretor de Vigilância em Saúde Euder Vieira informou que em 2013 foram feitas mais de duas mil notificações de casos de dengue, sendo confirmados mais de 200, e graças ao Plano de Contingência o número caiu significativamente.

Exibindo IMG_8246.JPG“Temos até o presente momento 75 notificações, sendo 07 casos confirmados e estes veículos chegam para reforçar nosso trabalho.O esforço de todos os ACEs eda equipe da Secretaria de Saúde, com o apoio total do prefeito Hildo do Candangonós estamos trazendo resultados significativos”, concluiu Euder.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM


REFLEXÃO DA SEMANA

O velho e o neto 

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.

O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabou fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe davam bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava brincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada. 

Autor Desconhecido

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...