CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

VIDANEWS - Saque-aniversário do FGTS em 2023 já está disponível.

 

Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) gradualmente começam a ter acesso à cota de 2023. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador. Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque a partir desta segunda-feira (2).

Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.  O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador. Confira o calendário do saque-aniversário em 2022.


Confira o calendário do saque-aniversário em 2022

Mês de nascimento      Período de pagamento
Janeiro                            2 de janeiro a 31 de março
Fevereiro                        1º de fevereiro e 28 de abril
Março                            1º de março a 31 de maio
Abril                                3 de abril a 30 de junho
Maio                               2  de maio a 31 de julho
Junho                            1º de junho a 31 de agosto
Julho                              3 de julho a 29 de setembro
Agosto                           1º de agosto a 31 de outubro
Setembro                       1º de setembro a 30 de novembro
Outubro                          2 de outubro a 29 de dezembro
Novembro                      1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro                      1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2024

Nascidos em setembro recebem até R$ 1.045 do saque emergencial nesta segunda-feira, 31   Adesão   A adesão a esse tipo de modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. O processo também pode ser feito no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte. Retirando uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido. As demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário. Cuidados O trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional, que só permite a retirada em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou compra de imóveis. Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa de 40%. Como sacar Segundo a Caixa, o resgate por meio do aplicativo FGTS, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A operação não tem custo. Retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. Quem tem Cartão Cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, caso esses estabelecimentos estejam autorizados a abrir. É necessário apresentar documento de identificação.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

VIDANEWS - Advogado Djalma Rezende morre em Goiânia aos 69 anos.

 

Rezende era um dos maiores especialistas em direito agrário do país; ele morreu em decorrência de complicações de um câncer.

O advogado Djalma Rezende, de 69 anos, morreu neste domingo (1º) no Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia, por insuficiência hepática em decorrência de complicações de um câncer. Rezende iniciou sua carreira em Goiás e se especializou em direito agrário. Nascido no interior do estado, de origem humilde, ele se transformou em um dos mais conhecidos e respeitados advogados do país. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiânia lamentou a morte do advogado. "Benemérito, amigo e cordial, o riso franco e espontâneo de Djalma Rezende deixará muitas saudades naqueles que tiveram o privilégio de seu convívio. A OAB-GO roga que Deus receba Djalma Rezende em sua infinita Glória e manifesta sentidas condolências aos amigos, filhos e familiares", diz trecho da nota. Em 2017, Rezende disse que chegou a fazer tratamento contra a doença no Hospital de Amor, (ex-Hospital de Câncer de Barretos, no interior de São Paulo). O local é referência no tratamento da doença. O advogado contribuía com a manutenção do centro filantrópico especializado havia mais de 20 anos. Apesar do câncer, continuou trabalhando enquanto pôde. Fundador do escritório Djalma Rezende Advogados, foi autor de várias teses sustentadas com êxito nos tribunais superiores e nos tribunais de Justiça e Regionais Federais. Djalma era casado com Priscila Maura de Carvalho Rezende, ouvidora da Mulher e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás. Eles foram casados por seis anos e meio, embora estivessem juntos havia oito anos. Ele deixa cinco filhos. O velório será realizado nesta terça-feira (3), das 8h às 14h, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB, em Aparecida de Goiânia. O enterro será no Cemitério Parque Memorial, restrito à família.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - Cláudio Castro dá posse a 31 secretários no Palácio Guanabara.

 

Governador vai manter 12 secretários em suas respectivas pastas; Thiago Pampolha, vice de Castro, assume Ambiente.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, empossou nesta segunda-feira (2) o seu novo secretariado, no Palácio Guanabara. Ele tomou posse na manhã de domingo (1º) no plenário do Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), ao lado do vice-governador Thiago Pampolha.Após a cerimônia, Castro elencou os novos desafios de sua administração e que vão requerer esforços junto do governo federal. “A pauta de investimentos é robusta. As obras da subida da serra de Petrópolis e a conclusão da F118, ferrovia que liga o Porto do Açu, no norte do estado, com a cidade de Anchieta, no Espírito Santo, serão um avanço para escoar a produção e multiplicar os resultados econômicos”, disse. Continuarão à frente de suas pastas Nicola Miccione (Casa Civil), Rodrigo Bacellar (Governo), Rodrigo Abel (Gabinete do Governador), Leonardo Lobo (Fazenda), Nelson Rocha (Planejamento e Gestão), Fernando Albuquerque (Polícia Civil), coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), coronel dos Bombeiros Leandro Sampaio Monteiro (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), Maria Rosa Lo Duca Nebel (Administração Penitenciária), Danielle Barros (Cultura e Economia Criativa).Mauro Farias (Transformação Digital) e Edu Guimarães (Gabinete de Segurança Institucional) também permanecerão. Além disso, o procurador-geral Bruno Dubeux continua na Procuradoria-Geral do estado, e o jornalista Igor Marques segue à frente da Subsecretaria de Comunicação.Já os novos secretários são Heloisa Aguiar (Secretaria da Mulher), Alexandre Isquierdo (Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável), Bruno Dauaire (Habitação), Thiago Pampolha (Ambiente e Sustentabilidade), Patrícia Reis (Educação), Dr. Luizinho (Saúde), Washington Reis (Transportes e Mobilidade Urbana), Rosangela Gomes (Assistência Social), Kelly Mattos (Trabalho e Renda), Rafael Picciani (Esporte e Lazer), Dr. Serginho (Ciência e Tecnologia), Gustavo Tutuca (Turismo), Jair Bittencourt (Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), Uruan Cintra (Infraestrutura e Cidades), Vinicius Farah (Indústria e Comércio), André Moura (Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília), Hugo Leal (Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval), Demétrio Farah (Controladoria-Geral do Estado), Eduardo Merlin (RioPrevidência).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Mulher fica com rojão preso em roupa e morre durante Réveillon na Praia Grande, no litoral de SP.

 

No vídeo, é possível ver as pessoas ao admirar os fogos, quando há uma explosão próximo ao corpo da vítima, e todos se assustam.

Uma mulher de 38 anos morreu após ficar com o rojão preso na roupa durante o Réveillon, na madrugada de domingo (1°), na Praia Grande, no litoral de São Paulo.De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares foram acionados e viram a mulher ferida. O primo da vítima informou aos agentes que, durante a queima de fogos, um rojão se prendeu no corpo da mulher e explodiu, antes que conseguissem tirar. Em um vídeo enviado à reportagem, é possível ver o momento em que diversas pessoas admiram os fogos na praia, até que ocorre uma explosão no corpo da mulher e todos começam a correr, com medo.Um homem que estava com a vítima, que seria o namorado dela, tenta ajudar e, ao ver o corpo, se abaixa no chão e parece estar muito abalado.O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e constatou a morte da mulher ainda no local. Após o caso, o agentes permaneceram na região até a chegada da perícia. O caso foi registrado como homicídio e lesão corporal culposa na CPJ (Central de Polícia Judiciária) da Praia Grande e é investigado.Em nota, a prefeitura do município afirmou que, "de acordo com a lei municipal n° 744, de outubro de 1991, são proibidas a venda e a comercialização de fogos de artifício".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...