CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 5 de novembro de 2016

NOTICIAS GERAL-POLICIA GOIANIA.

Trio é preso suspeito de falsificar alvarás da Justiça para sacar dinheiro em juízo, em Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)

Trio é preso suspeito de falsificar alvarás para sacar dinheiro em juízo

Em dois anos, grupo sacou R$ 1 milhão de contas judiciais em Goiânia.
Dois dos investigados já foram presos este ano aplicando o mesmo golpe.

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (4) três homens suspeitos de falsificar documentos do Tribunal de Justiça de Goiás para conseguir sacar dinheiro que estava depositado em contas judiciais. A estimativa é que o prejuízo tenha chegado a R$ 1 milhão. Grupo usava dinheiro para viajar e ir a festas. Dois dos investigados, um bacharel em direito e um estudante do curso, já tinham sido presos no início do ano aplicando o mesmo golpe.
As prisões aconteceram durante a Operação Mendacium. Na ação também foram cumpridos três mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão. O grupo agia há dois anos, de acordo com a polícia.
Dois dos suspeitos se conheceram na época da faculdade. Um deles, o estudante de direito chegou a estagiar no Tribunal de Justiça, onde aprendeu a mexer no sistema de informática do órgão, tendo acesso aos processos. Já o bacharel tinha amplo acesso ao órgão por trabalhar com outros advogados.
Segundo o delegado, a dupla confessou a fraude. “Segundo os mesmos, eles ficavam em uma sala chafurdando no lixo, mexendo nos extratos de movimentação de outros advogados. A partir do momento que eles localizavam um extrato cujo processo está na fase de execução, pegavam os dados do processo, filmavam um estagiário usando o sistema para obter a senha, em seguida entravam no sistema, confeccionavam um alvará, usavam um carimbo e uma assinatura falsa de um juiz”, explicou o delegado responsável pelo caso, Rômulo Figueiredo de Matos.
Com esse alvará falsificado, conseguiam colocar membros da quadrilha como os sendo uma das partes que poderia sacar o dinheiro. Por fim, iam até o banco e conseguiam retirar o dinheiro, que era dividido entre os integrantes posteriormente. Com os valores, os membros da quadrilha compravam carros e, em seguida, os revendiam. Também usavam o dinheiro com viagens e festas.
G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, mas não obteve resposta até a publicação dessa reportagem.
A polícia vai investigar agora se existem outras pessoas envolvidas na quadrilha. Também será apurado se as pessoas que compraram os veículos da quadrilha também tem algum envolvimento na fraude.
Os três envolvidos vão responder por estelionato, associação criminosa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 24 anos de prisão.(fonte G1)

NOTICIAS GERAL-PROVAS DO ENEM

ENEM 2016 - SÁBADO (5) – GOIÂNIA (GO) - Auxiliar de contabilidade Cristiane Pinheiro, 26, chegou um minuto atrasada e perdeu o primeiro dia de provas do Enem, em Goiânia, Goiás (Foto: Paula Resende/G1)

Estudantes se atrasam e perdem o 1º dia de provas do Enem em Goiânia

Portões das unidades de ensino fecharam às 13h deste sábado (5).
Provas começaram às 13h30 e seguem até as 18h em todo o país.

Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fecharam às 13h deste sábado (5), em Goiânia. Nos últimos minutos, muitos estudantes correram para entrar nas unidades de ensino.As provas começaram às 13h30 e seguem até 18h.
A auxiliar de contabilidade Cristiane Pinheiro Soares, 26 anos, chegou um minuto atrasada a área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e perdeu o primeiro dia de provas. Ela busca uma bolsa para terminar a faculdade de administração.
"O trânsito está horrível, moro longe e não consegui chegar a tempo. Não acredito", lamentou a jovem.

Na área 2 da PUC-GO, houve muita correria antes do fechamento dos portões. Pessoas que estavam do lado de fora fizeram uma espécie de “corrente de energia” para ajudar os candidatos que estavam atrasados.

Mesmo sabendo que os portões seriam fechados pontualmente às 13h, o estudante Philipe Carvalho, de 20 anos, se arriscou e fez um lanche antes de entrar. “Estou com fome, não dava de fazer a prova assim. Eu moro longe, no Residencial Eli Forte, e estava meio atrasado, então não tive como comer antes. Demorei duas horas para chegar aqui”, contou o jovem, que luta por uma bolsa para cursar direito.Na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Setor Oeste, em Goiânia, alguns estudantes também chegaram após o fechamento dos portões. O estudante Giovanni Mendes Dias Ferreira, 20 anos, diz que um acidente no trajeto o fez atrasar.
"Moro em Santo Antônio de Goiás [a 13 km de Goiânia] e saí de casa às 11h50, mas teve um acidente na Praça Cívica e ainda não tinha estacionamento perto. Acabei chegando no portão 13h03. Acho que não vou fazer o Enem neste domingo, pois já perdi muita nota hoje. Também não sei se compensa para mim fazer ano que vem, porque estou tendo uma boa oportunidade de emprego agora, vou investir nisso", disse.


O estudante de farmácia João Henrique Vicente Paula, de 18 anos, também se atrasou e perdeu o primeiro dia de provas. Ele diz que quer mudar para o curso de odontologia.

"Moro no Jardim Bela Vista. Sai de casa com 20 minutos de antecedência, era suficiente, mas o trânsito estava engarrafado. Cheguei aqui 13h01. Agora não sei se vale a pena vir amanhã [domingo] fazer a prova", disse.
Provas
O exame é aplicado neste fim de semana em todo o país. Em Goiás, 284.438 estudantes se inscreveram, no entanto, 8.337 candidatos farão o exame em dezembro, por causa dos locais de prova ocupados por estudantes. A quantidade de inscritos representa 3,3% de todas as inscrições do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Neste sábado, os participantes terão quatro horas e 30 minutos, entre as 13h30 e 18h, para responder as questões de ciências humanas e ciências da natureza.

Já no domingo (6), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é de cinco horas e meia, ou seja, das 13h30 e 19h.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala sem apresentar um documento de identificação original com foto. Em ambos os dias, para levar o caderno de questões, o aluno só pode sair nos últimos 30 minutos.Perfil
De acordo com o Inep, dos mais de 284 mil inscritos no estado, 56% têm entre 16 e 20 anos, 29% entre 21 e 30 anos e 11% têm acima de 30 anos. De acordo com o instituto, 4% dos candidatos têm menos de 16 anos. A maioria dos estudantes que vão fazer provas em Goiás é composta por mulheres, 57%, contra 43% de homens.

Adiamento

Mais de 8,3 mil estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, por conta das ocupações em 15 unidades de educação em Goiás. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) tem 9 sedes ocupadas. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que três unidades estão ocupadas. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem dois prédios ocupados. Uma unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está ocupado por estudantes.

O Inep informou em nota ao G1 que “todas as providências para o  efetivo cancelamento da prova nos locais ocupados já foram adotadas, inclusive com envio de mensagens  ( e-mail e  sms) aos  alunos atingidos , bem como as providências de impressão de novas provas e o planejamento logístico para a nova prova já está em curso”.(fonte G 1)


NOTICIAS GERAL-ENEM EM GOIAS

Movimentação de estudantes após o segundo dia de provas na PUC do Setor Universitário, em Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Mais de 275 mil estudantes devem fazer as provas do Enem em Goiás

Outros 8,3 mil farão provas em dezembro por causa de locais ocupados.
Portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país. Em Goiás, 284.438 estudantes se inscreveram, no entanto, 8.337 candidatos farão o exame em dezembro, por causa dos locais de prova ocupados por estudantes. A quantidade de inscritos representa 3,3% de todas as inscrições do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para evitar atrasos, os estudantes devem consultar previamente os endereços dos locais de prova no site do Inep e chegar com 1 hora de antecedência. No estado, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h. As provas começarão 30 minutos depois.
Os sabatistas, alunos que guardam o sábado por questões religiosas, deverão chegar aos locais de prova entre 12h e 13h, no horário de Brasília. No entanto, a prova será aplicada às 19h, também no horário da capital federal. Já no domingo eles farão o exame no mesmo horário que os demais estudantes.
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado, os participantes terão quatro horas e 30 minutos, entre as 13h30 e 18h, para responder as questões de ciências humanas e ciências da natureza.
Já no domingo (6), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é de cinco horas e meia, ou seja, das 13h30 e 19h.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala sem apresentar um documento de identificação original com foto. Em ambos os dias, para levar o caderno de questões, o aluno só pode sair nos últimos 30 minutos.
Perfil
De acordo com o Inep, dos mais de 284 mil inscritos no estado, 56% têm entre 16 e 20 anos, 29% entre 21 e 30 anos e 11% têm acima de 30 anos. De acordo com o instituto, 4% dos candidatos têm menos de 16 anos. A maioria dos estudantes que vão fazer provas em Goiás é composta por mulheres, 57%, contra 43% de homens.

Adiamento
Mais de 8,3 mil estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, por conta das ocupações em 15 unidades de educação em Goiás. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) tem 9 sedes ocupadas. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que três unidades estão ocupadas. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem dois prédios ocupados. Uma unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está ocupado por estudantes.

O Inep informou em nota ao G1 que “todas as providências para o  efetivo cancelamento da prova nos locais ocupados já foram adotadas, inclusive com envio de mensagens  ( e-mail e  sms) aos  alunos atingidos , bem como as providências de impressão de novas provas e o planejamento logístico para a nova prova já está em curso”.(fonte G 1)

NOTICIAS GERAL-GOIAS

Polícia Militar encontra explosivos em carro de suspeitos mortos em confronto, em Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/PM)

Quatro suspeitos de explosões de bancos morrem em tiroteio com a PM

No veículo do grupo foram achados explosivos, armas e coletes balísticos.
Durante ação, policial ficou ferido na perna, mas não corre risco de morte.

Quatro homens suspeitos de explodir caixas eletrônicos morreram na madrugada deste sábado (5) durante um confronto com a Polícia Militar, em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. No veículo em que eles estavam foram encontrados explosivos e armas. Durante a ação, um policial ficou ferido na perna.
De acordo com a PM, a corporação fazia um bloqueio na cidade para tentar combater o tráfico de drogas, apreender armas e recapturar foragidos da Justiça, quando os quatro homens, que estavam dentro de um carro, desrespeitaram a ordem de parada e tentaram fugir dos agentes. Os policiais começaram a seguir o veículo com os suspeitos pela BR-060, em direção a Jataí, na mesma região.
Na rodovia, o grupo começou a atirar contra os policiais, que revidaram e acertaram os ocupantes do veículo. No carro, os policiais encontraram explosivos que estavam prontos para serem detonados, indicando que os suspeitos pretendiam explodir algum caixa eletrônico. Também foram achadas espingardas, pistolas, uma submetralhadora, coletes a prova de bala e luvas.
“Esse grupo é suspeito de mais de oito explosões a bancos na região sudoeste de Goiás. Eles, inclusive, já estavam sendo monitorados pela Polícia Federal”, disse o tenente-coronel Ricardo Mendes, assessor de comunicação da PM.
O policial ferido no confronto foi socorrido e levado a um hospital de Rio Verde e não corre risco de morte.
Os suspeitos mortos durante a troca de tiros ainda não foram identificados. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Rio Verde.(fonte G 1)

NOTICIA GERAL-ÁGUAS LINDAS-GO

Jornal desvenda caso do Baiano do Camping Club
Jornal O Descoberto desvendou na sua edição de novembro a farsa sobre o sequestro do Baiano do Camping Club, durante o período eleitoral na cidade de Águas Lindas de Goiás.
Segundo a matéria, Baiano simulou sequestro, ficou desaparecido e quando voltou não esclareceu nada. Muitas perguntas ficaram no ar.
Leia a matéria na íntegra, e tire suas conclusões:
“Até prova em contrário, o sequestro de Vanderlúcio da Costa Souza, o Baiano do Camping Club, 40 anos, foi uma farsa. Ele teria permanecido de 20 a 26 de setembro em poder de sequestradores. O objetivo teria sido mudar o rumo do processo eleitoral em favor do candidato a prefeito e ex-prefeito Geraldo Messias (PTC), que ficou em 4° lugar. O afetado pelo falso sequestro seria o prefeito candidato à reeleição Hildo do Candango (PSDB), que até foi acusado de assassino, porém Hildo ganhou com folga.
Não é mais segredo nos meios políticos que Baiano foi levado para a chácara de Adãozinho, no distrito de Girassol (Município de Cocalzinho), mas não pôde ficar lá. O caseiro, não quis se comprometer, ponderando que a chácara recebe muitas visitas; sendo assim imprópria para esconderijo.
Então, o candidato a vereador Olavo da Farmácia-PPS (Francisco Olavo Alves Barbosa), irmão de Adãozinho, retirou Baiano da chácara do irmão e arranjou outra chácara pelos lados de Brazlândia, que se sabe que é de outro político de Águas Lindas.
Já teoricamente libertado, Baiano disse que fugiu da rodovia e andou a esmo até encontrar um plantador de hortaliças, que chamou a Polícia Militar, que o levou na viatura da SAMU, ele foi transferido para o hospital público.
O delegado Cléber Martins, que foi buscar Baiano no hospital de Brazlândia, revelou que a suposta vítima não apresentava nenhuma lesão, e quando estava sentado numa cadeira recebendo soro quis ir embora, antes da alta médica. Depois, Baiano se recusou a uma acareação, na delegacia de Águas Lindas, com Júnior Bahia e outros acusados pelo seu desaparecimento. Partidários do candidato Geraldo Messias picharam muros acusando Hildo do Candango de “assassino”.
O titular da 17ª Delegacia Geral, em Águas Lindas, delegado Fernando Gama, disse que o reaparecimento de Baiano não fê-lo interromper a investigação para esclarecer o caso. “Ele nos fez de bobos; mobilizou toda a polícia; os manifestantes bloquearam uma rodovia federal. Nós estamos ouvindo testemunhas, vamos até o fim”, enfatizou o delegado.
O Descoberto também procurou descobrir a veracidade do sequestro em duas entrevistas com Baiano do Clube, na casa dele. Na primeira entrevista, sábado, 15 de outubro, ele demonstrou que de fato tinha sido seqüestrado, e estava tomando remédios de faixa preta. Porém, sem que fosse perguntado, declarou que “Hildo não tinha nada a ver com aquilo (sequestro)”.
Posteriormente, o repórter sentiu que uma segunda entrevista seria necessária, pois algumas falhas da primeira teriam que ser esclarecidos pelo próprio Baiano. Então, pediu essa segunda entrevista, no domingo, dia 16. Baiano mandou dizer que estava no banho e, ao sair, disse ao repórter que ele teve sorte, porque ia dormir sob efeito dos remédios. Após a entrevista, porém, nada indicava que Baiano sofresse algum trauma. Estava tranqüilo, as radicalizado contra tudo aquilo que dizia respeito ao prefeito Hildo do Candango, inclusive mencionando fraude na urna eletrônica.
Baiano não soube responder a uma pergunta: se não estava ainda sob pressão psicológica dos sequestradores (pois se encontrava ainda longe deles), por que saiu de sua rota de transporte de cadeiras do Jardim Embaixador para a sede do comitê de Geraldo Messias, próximo ao Hospital Bom Jesus? Por que se desviou para a zona rural, onde seria presa fácil? Por que o caminhão-baú de Baiano foi deixado em campo aberto, fácil de ser localizado? O celular e os documentos da suposta vítima encontravam-se preservados na cabine.
Há outras dúvidas relativas ao sequestro, que precisam ser esclarecidas. Por que um veículo de campanha (“de um determinado partido”, conforme disse) surgiu exatamente nesse roteiro, como se soubesse previamente que Baiano passaria por lá? Por que se negou a se submeter à acareação com as seus possíveis sequestradores? Para fugir à acareação, o seu advogado Jair Machado, procurador-geral do Município na gestão do prefeito Geraldo Messias, alegou recomendação médica.
A Simulação do sequestro
- Dia 20 de setembro, terça-feira, às 7h30 – Baiano sofre sequestro. Foi retirado de seu caminhão baú ¾ e levado para um local desconhecido. Às 8h30, o caminhão parou e não saiu, segundo o rastreador.
- Dia 23 de setembro, à tarde – Manifestação popular bloqueia a BR-070 denuncia o desaparecimento de Baiano do Camping Clube e acusa o candidato Hildo do Candango de responsável pelo sumiço.
- Dia 26 de setembro, segunda-feira, pela manhã – Baiano sai do cativeiro e busca apoio numa chácara, em Brazlândia (DF). A nova manifestação prevista para o mesmo dia é cancelada.

- Dia 27 – Hildo do Candango, através de carros de som, divulga o reaparecimento de Baiano e manda apagar pichações.”

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...