CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 22 de junho de 2025

Crédito consignado CLT é aprovado e inclui motoristas de aplicativo.

Texto segue para aprovação nos plenários da Câmara e do Senado A comissão mista da Medida Provisória nº 1292/2025, que regulamenta o crédito consignado para trabalhadores do setor privado, aprovou o texto na quarta-feira (18). 

Agora, a proposta segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, com prazo para aprovação até 9 de julho, quando perderá validade.Com a aprovação, mais de 47 milhões de trabalhadores celetistas poderão se beneficiar do programa, incluindo motoristas de aplicativo, domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs). No caso dos motoristas de aplicativo, o crédito será condicionado à existência de convênios entre as plataformas e as instituições financeiras. O pagamento será garantido pelos valores recebidos nos aplicativos. Editada em março, a medida possibilita aos trabalhadores celetistas contratarem empréstimos consignados com garantia de até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória, em caso de demissão sem justa causa. Segurança e acesso O relatório ainda prevê novas regras para proteger o trabalhador. Instituições financeiras deverão adotar mecanismos de verificação biométrica e de identidade para assinatura dos contratos. O governo também terá a responsabilidade de desenvolver ações de educação financeira para auxiliar os trabalhadores na tomada de crédito consciente. O acesso ao crédito será possível por meio digital, seja nos sites dos bancos ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Após autorizar o compartilhamento de dados pelo sistema eSocial, o trabalhador terá até 24 horas para receber propostas das instituições financeiras, analisar e contratar a melhor oferta.As parcelas, descontadas diretamente na folha de pagamento, terão uma margem consignável de 35% do salário bruto. Caso o trabalhador seja desligado da empresa, as verbas rescisórias poderão ser usadas para amortizar as dívidas, utilizando até 10% do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia. A medida também inclui regras que permitem maior portabilidade de crédito entre bancos, com garantia de juros mais baixos para renegociações dentro do novo modelo de consignado privado. O texto agora depende da aprovação final do Congresso Nacional. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.(Fonte Jornal Contexto Noticias Nacional)

Internacional: Cidade catarinense está entre as mais acolhedoras do mundo.

Na última segunda-feira (27), a cidade de Urubici, localizada na Serra catarinense e conhecida por suas paisagens deslumbrantes e temperaturas baixas, foi celebrada como uma das cidades mais acolhedoras do mundo pelo Traveller Review Awards 2025.

A iniciativa da plataforma Booking.com avaliou destinos turísticos globalmente, destacando aqueles que oferecem experiências excepcionais aos visitantes. Urubici, com sua combinação única de belezas naturais e hospitalidade característica, conquistou o terceiro lugar mundial, atrás apenas de Sigiriya (Sri Lanka) e Cazorla (Espanha). O reconhecimento baseou-se em mais de 360 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais, analisando critérios como qualidade do atendimento, limpeza das instalações, localização e relação custo-benefício. Entre 1.711.539 propriedades avaliadas em 212 países, Urubici se destacou não apenas como única representante brasileira na lista, mas também como exemplo de excelência em hospitalidade. Características que destacaram Urubici: Preservação ambiental e cultural Gastronomia típica serrana Infraestrutura turística de qualidade Receptividade dos moradores locais Diversidade de atrações naturais.A lista completa das dez cidades mais acolhedoras de 2025 inclui destinos que compartilham características singulares: Sigiriya, Sri Lanka – Patrimônio histórico mundial; Cazorla, Espanha – Parque natural e arquitetura medieval; Urubici, Brasil – Ecoturismo e turismo rural; Taupo, Nova Zelândia – Paisagens vulcânicas; St. Augustine, EUA – Cidade histórica colonial; Orvieto, Itália – Cidade medieval sobre rocha vulcânica; Manizales, Colômbia – Região cafeeira tradicional; Quedlinburg, Alemanha – Arquitetura medieval preservada; Ko Lanta, Tailândia – Praias paradisíacas; Chester, Reino Unido – História romana e medieval. No contexto nacional, este reconhecimento posiciona o Brasil, que alcançou 67.857 reconhecimentos, em uma seleta lista dos dez países mais bem avaliados globalmente. A classificação dos países mais premiados revela: Itália: 207.652 (Líder pelo 8º ano consecutivo) França: 155.141 (Nova vice-líder em 2025) Espanha: 147.603; Alemanha: 101.951; Reino Unido: 88.114; Estados Unidos: 70.133; Polônia: 69.693; Brasil: 67.857; Grécia: 66.942; Croácia: 56.630. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

Caminho dos Veadeiros passa a integrar Rede Nacional de Trilhas.

Roteiro passa pelos municípios de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.

 O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anuncia a inclusão do Caminho dos Veadeiros na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A portaria, publicada no Diário Oficial da União, reconhece o percurso como um importante corredor que conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, promovendo conservação e geração de renda a partir do turismo sustentável. Com duas rotas para ciclismo e uma para caminhada, que juntas somam 1.120 km, o Caminho dos Veadeiros passa pelos municípios de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante. O atrativo é muito procurado para prática de trekking e ciclismo. O turista que visita o local tem a oportunidade de conhecer o Cerrado preservado, além de fauna local. Parte do Caminho faz parte do Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco por preservar um ecossistema tropical mais antigo e diversificado do mundo. O Caminho dos Veadeiros é a segunda conquista do estado na RedeTrilhas. Em 2021, foi a vez do Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesias do mundo, ser incluída na rede nacional. Ambas compõem um percurso maior, a Trilha Nacional Caminho dos Goyazes.Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a portaria coloca o Caminho dos Veadeiros entre os principais percursos do Brasil. “Isso possibilita novos investimentos e uma conexão com uma rede internacional de trilhas de longo curso”, afirmou. Critérios O presidente da Associação Caminho dos Veadeiros, Márcio Chapola Nascimento, explicou que o reconhecimento exige dados como mapas, características dos trechos, pontos de apoio, atrativos, Unidades de Conservação e o papel da trilha como corredor ecológico. Márcio destacou que isso reflete o empenho de voluntários e gestores, visando conectar pessoas, valorizar o Cerrado e promover desenvolvimento sustentável nas comunidades. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

Pirenópolis recebe festival gastronômico com descontos inéditos.

O evento acontece até o dia 17 de abril e traz descontos inéditos, tornando a experiência ainda mais acessível.

A cidade de Pirenópolis, conhecida por seu charme e beleza natural, está sediando o Festival Curta Mais Por Menos Pirenópolis, que promete surpreender os visitantes com uma combinação irresistível de gastronomia, hospedagem e atrativos turísticos. Gastronomia e hospedagem Durante o festival, os restaurantes participantes apresentam menus exclusivos com três etapas, incluindo entrada, prato principal e sobremesa, além de pratos ou combos promocionais, com preços que variam de R$ 59 a R$ 119. Já as pousadas e atrativos turísticos oferecem descontos que vão de 10% a 50%. A curadoria especializada selecionou os melhores estabelecimentos da cidade, garantindo qualidade e diversidade gastronômica.Turismo acessível Com duração de 40 dias e realizado na baixa temporada, o festival tem como objetivo fortalecer a economia local, atraindo turistas com preços mais baixos e oportunidades únicas. Informações O festival reúne cinco categorias distintas e disponibiliza todas as informações sobre locais, dias e horários no site oficial Curta Mais Pirenópolis. A cidade aguarda os visitantes com boa comida, hospitalidade e cenários encantadores, garantindo momentos especiais para todos que participarem.(Fonte Jornal Contexto Noticias  GO)

Brasil passa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta.

O decreto, publicado em 2023, segue o princípio da reciprocidade. A partir desta quinta-feira (10), o Brasil passa a exigir visto de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. 

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os três países mantêm a exigência de visto para brasileiros. Por isso, o governo brasileiro decidiu adotar a mesma medida. Tratativas diplomáticas Apesar da nova exigência, o Itamaraty continua negociando acordos de isenção de vistos com esses países. O objetivo é garantir tratamento igual aos brasileiros. Em uma rede social, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o empenho do governo. Segundo ele, as tratativas com os Estados Unidos seguem em andamento, visando permitir a entrada de brasileiros sem visto e, assim, beneficiar também os norte-americanos. Impacto no turismo Dados da Embratur revelam a importância desses três países para o turismo no Brasil. Somente em 2024, o país recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália. Agora, esses visitantes devem solicitar o visto eletrônico antes da viagem. Como solicitar Os turistas devem acessar o site eVisa para preencher o formulário de solicitação, pagar a taxa de US$ 80,90 (cerca de R$ 479) e anexar os documentos exigidos. A entrada pode ocorrer por via aérea, marítima ou terrestre, com estada máxima de 90 dias. Especialistas recomendam iniciar o processo com antecedência para evitar atrasos ou problemas nas conexões. Projeto em análise Em março, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que suspende a exigência de visto para cidadãos dos quatro países, incluindo o Japão. A proposta, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), foi relatada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.Caso Japão. Embora esteja citado no projeto, o Japão já firmou acordo com o Brasil para isenção recíproca de vistos. O entendimento, firmado em agosto de 2023, passou a valer em setembro do mesmo ano e tem duração de três anos. A medida permite que cidadãos dos dois países permaneçam por até 90 dias sem visto, desde que possuam passaporte comum.(Fonte Jornal Contexto Noticias Nacional)

Senado aprova lei que proíbe cobrança em áreas naturais públicas.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou o Projeto de Lei 2/2021, que assegura o livre acesso da população a áreas naturais públicas como praias, rios, cachoeiras, cavernas, montanhas e paredes rochosas. 

A proposta altera o Estatuto da Cidade para proteger esses espaços de uso coletivo. Direito garantido O projeto, de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), inclui entre as diretrizes da política urbana a garantia de acesso gratuito a áreas naturais de beleza cênica ou interesse turístico. Com isso, os planos diretores e de expansão urbana dos municípios devem passar a prever medidas que assegurem a circulação e o uso público dessas regiões. Combate à privatização Além disso, a proposta combate práticas comuns de privatização ou restrição, como construções e urbanizações que limitam o uso desses espaços apenas a moradores ou pessoas autorizadas. A senadora Leila Barros afirmou que o objetivo é garantir o direito ao lazer, esporte e turismo de forma democrática e igualitária para toda a população. O relator do projeto, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), defendeu a aprovação destacando os benefícios ambientais e econômicos da iniciativa. Segundo ele, o contato com áreas naturais públicas estimula a conscientização ambiental e a educação, além de gerar emprego e renda para as comunidades próximas.Próximos passos Com a aprovação terminativa na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados, salvo recurso para votação no plenário do Senado. A expectativa é que a lei fortaleça a proteção das áreas naturais e amplie o acesso público em todo o país.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

Nova lei proíbe cobrança da taxa do turismo em Caldas Novas.

Condomínios estão proibidos de cobrar valores extras de turistas e locatários por temporada.

A partir desta quinta-feira (5 de junho de 2025), está proibida a cobrança da chamada taxa do turismo em Caldas Novas. A lei sancionada pelo prefeito Kleber Marra (MDB) impede que condomínios cobrem qualquer valor adicional diretamente de turistas, visitantes ou locatários por temporada.O projeto, aprovado pela Câmara Municipal na quarta-feira (4 de junho), visa combater práticas comuns no município, onde era cobrado entre R$ 10 e R$ 15 por pessoa como taxa de entrada ou acesso às áreas comuns. O que diz a lei De acordo com a nova legislação, fica expressamente proibida a cobrança de taxas para entrada, acesso a áreas comuns, uso de elevadores ou qualquer outro serviço que não esteja claramente respaldado por norma específica. A exceção vale apenas para serviços efetivamente prestados, com valores previamente determinados por lei. “O objetivo é garantir segurança jurídica, respeito ao consumidor e valorizar um turismo mais justo”, afirmou um dos vereadores durante a votação. Penalidades e fiscalização Os condomínios deverão instalar, em local visível, placas com o aviso:“É proibida a cobrança de taxa de entrada, acesso ou permanência de turistas, visitantes ou locatários por temporada, salvo nas hipóteses expressamente previstas em lei, segundo Lei Municipal nº 3.779/2025.” O descumprimento resultará em: Advertência na primeira infração Multa de R$ 10 mil em caso de reincidência O valor da multa será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico (Fundetur). Turistas que se sentirem lesados podem denunciar ao Procon Municipal ou aos órgãos de fiscalização da Prefeitura de Caldas Novas. A nova lei promete tornar a experiência dos visitantes mais transparente, justa e sem cobranças abusivas no município. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

Atividade turística em Goiás cresce 13,5% em abril.

No mesmo período, o Brasil como um todo apresentou uma expansão de 9,3%.

O setor de turismo em Goiás registrou um crescimento expressivo em abril de 2025, com alta de 13,5% em comparação ao mesmo mês de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Além disso, Goiás registrou um avanço de 10,8% no volume de atividades turísticas em abril de 2025 em relação a março, liderando o crescimento nacional para o período. No Brasil, a alta foi de 3,2% no setor de turismo. Nos últimos 12 meses, Goiás apresentou um avanço acumulado de 6,6% no volume de atividades turísticas, superior à média nacional, que ficou em 5,1% no mesmo intervalo. A pesquisa também apontou que, no que se refere à Receita Nominal das Atividades Turísticas, Goiás registrou uma expansão de 7,1% em abril na comparação com março, na série com ajuste sazonal. Nacionalmente, o crescimento foi mais discreto, de 1%. Regionalmente, entre os 17 estados analisados pelo IBGE, 11 apresentaram avanço no turismo. Goiás, mais uma vez, destaca-se como uma das principais locomotivas desse crescimento no país.Panorama geral: Crescimento em Goiás (abril 2025 x abril 2024): 13,5% Crescimento no Brasil (abril 2025 x abril 2024): 9,3% Crescimento no volume de atividades turísticas em Goiás (abril 2025 x março 2025): 10,8% Receita Nominal das Atividades Turísticas em Goiás: alta de 7,1% (abril x março). Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. (Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

O rombo do INSS e a maior locadora da América do Sul.

 

Fraudes nos empréstimos consignados do INSS em 2023 podem ultrapassar R$ 90 bilhões, superando frota histórica da Localiza.

Há alguns dias os brasileiros foram informados que havia um rombo bilionário no INSS, envolvendo órgãos como a Dataprev. O anúncio dava conta que as fraudes estavam concentradas nos empréstimos consignados. Somente no ano 2023, aconteceram 35 mil reclamações de pensionistas que não solicitaram, mas, que tinham descontos em suas aposentadorias. Dia 05.05.25, o Brasil foi inundado com informações de que o valor de R$ 6 Bilhões era somente a ponta do iceberg. O valor somente de 2023, poderá chegar à cifra de 90 Bilhões (arrepio). O que isso tem haver com nossa coluna. Muito. A maior locadora da América do Sul, foi fundada em 1973 e conta hoje com 52 anos. Muito trabalho, dificuldade, luta, planos econômicos, etc, mas, conseguiram vencer e se tornar a primeira. Ela está presente em 7 países, possui atualmente 948 pontos de atendimentos, que podem ser próprios ou de franqueados e emprega 22 mil colaboradores, como empregos diretos. Em levantamento realizado no final do ano passado, esta empresa, a Localiza, possuía 669 mil veículos. Isso mesmo. Levando em consideração que o Brasil fabricou pouco mais de 2 milhões de veículos, essa empresa sozinha, é dona de algo em torno de 1/3 de tudo aquilo que foi produzido pela indústria automobilística brasileira.Voltemos ao rombo do INSS. Confirmados os números, somente o rombo de 2023 compraria mais carros que a Localiza possui nos seus 52 anos. Levando em consideração o mix de veículos, o valor médio de cada um chega a R$ 110.000,00. Pois bem, se pegarmos R$ 90 Bi e dividirmos por R$ 110 mil, conseguiremos comprar uma frota de aproximadamente 818.181 veículos. Conclusão, confirmado o valor de R$ 90 Bi, o que foi “levado” pelas fraudes aos pensionistas, é mais que todos os veículos da maior locadora da América do Sul e que tem 52 anos de idade. Seja você, um colaborador de @motorecia_  Enviem suas sugestões e colaborações através do nosso instagran, e, siga-nos. Diariamente você receberá novidades do universo automotivo.​ Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_ . Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até mais. Curta diariamente MotoreCia_, nas redes socias. Até a próxima semana. Redes sociais: Instagram: @motorecia TikTok: @mecpodcast Youtube: Motorecia.(Fonte Jornal Contexto Noticias Nacional)

Uma morte a cada 15 minutos – Vamos amarelar?

 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). 

Sua origem remonta a 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, tornando o mês de maio uma referência mundial para ações voltadas à segurança viária.​ Em 2025, a campanha adota o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, com o objetivo de ressaltar a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para preservar vidas. A campanha busca envolver toda a sociedade — governos, empresas, escolas e cidadãos — em ações que promovam um trânsito mais seguro e humano. A proposta é incentivar atitudes responsáveis de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, destacando que a verdadeira mobilidade se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. ​ Durante o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o país, como blitzes educativas, palestras, intervenções urbanas e ações nas escolas. Essas iniciativas visam sensibilizar a população sobre os riscos da imprudência e reforçar a importância de práticas simples, como respeitar os limites de velocidade, manter a atenção no trânsito e valorizar a vida.​ A campanha também destaca dados preocupantes: em 2023, quase 35 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil, o que equivale a uma morte a cada 15 minutos. Esses números reforçam a necessidade de ações contínuas e efetivas para promover a segurança no trânsito e preservar vidas.​ O Maio Amarelo 2025 convida todos a refletirem sobre seu papel no trânsito e a adotarem comportamentos mais seguros e responsáveis. Ao “amarelar”, escolhemos a prudência, a atenção e o respeito pela vida, contribuindo para transformar nossas cidades em espaços mais seguros e inclusivos para todos.​Seja você, um colaborador de @motorecia_  Enviem suas sugestões e colaborações através do nosso instagran, e, siga-nos. Diariamente você receberá novidades do universo automotivo.​ Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.(Fonte Jornal Cintexto Noticias GO)

Anápolis possui representação de 20 marcas internacionais.

O município se destaca como um dos centros regionais mais completos do setor automotivo no Centro-Oeste brasileiro.

Atualmente, a cidade conta com 20 marcas de veículos com concessionárias oficialmente instaladas, representando uma ampla diversidade de países e origens industriais.Entre os países com maior presença no mercado anapolino, a China desponta com cinco marcas: GWM, BYD, OMODA, JAECOO e Chery. Esse número evidencia o crescimento acelerado das fabricantes chinesas no Brasil, principalmente com foco em veículos híbridos e elétricos. Elas vêm ocupando espaço relevante com tecnologia de ponta, design moderno, preços competitivos e diversidade de tipos de carrocerias, que vão do versátil TANK 300 da GWM até o pequeno C3 da Citroen. Em seguida, o Japão aparece com quatro marcas: Honda, Nissan, Toyota e Mitsubishi. Tradicionalmente fortes em confiabilidade, desempenho e inovação, as japonesas mantêm uma base fiel de consumidores e continuam investindo em SUVs, sedãs e tecnologias sustentáveis. O destaque fica por conta da Toyota que é a mais antiga delas com representação na cidade. Os Estados Unidos também estão bem representados com quatro marcas: RAM, Jeep, Ford e Chevrolet, consolidando a força das gigantes americanas no segmento de picapes, utilitários e veículos familiares. A França conta com três representantes – Renault, Peugeot e Citroën, que fazem parte do grupo Stellantis e têm investido em renovação de linha e eletrificação. Já a Itália também marca presença com Fiat e Abarth, sendo a Fiat uma das líderes históricas do mercado nacional.A Alemanha e a Coreia do Sul, possuem somente um representante cada, a primeira é a Volkswagen, uma marca conhecida por sua produção multifocal e inovação em motores flex. A segunda com a Hyundai, uma das fabricantes mais competitivas do país, especialmente com os modelos HB20 e Creta e, que, inclusive, já foi produzida por licença, em nossa cidade. Essa diversidade posiciona Anápolis como um dos mais completos centros comerciais de veículos do interior do Brasil, atendendo diferentes públicos e preferências. A presença de marcas de todas as partes do mundo fortalece a economia local, amplia a concorrência e beneficia diretamente o consumidor com mais opções e tecnologia. Seja você, um colaborador de @motorecia_  Enviem suas sugestões e colaborações através do nosso instagran, e, siga-nos. Diariamente você receberá novidades do universo automotivo.​ Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.(Fonte Jornal Contexto Noticias Nacional )

Anatel determina que marketplaces terão responsabilidade sobre venda de produtos piratas.

A Anatel já estava fiscalizando e aplicando sanções contra marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre outros.  O Conselh...