CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 16 de julho de 2022

VIDANEWS - Comitê legislativo dos EUA considera proibir armas semiautomáticas de grosso calibre.

 

Em 1994, Congresso aprovou a proibição de armamentos de alta capacidade por 10 anos, mas medida expirou em 2004.

Um comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votará na semana que vem, pela primeira vez em quase 20 anos, um projeto de lei que proibirá armas semia-utomáticas de grosso calibre.Em 1994, o Congresso aprovou uma proibição a fuzis de assalto e outras armas de alta capacidade por 10 anos. Mas a medida expirou em 2004 e os legisladores não a renovaram. As vendas dessas armas dispararam desde então. "Nosso país tem sido testemunha de matanças sem sentido (...) e a cada vez um fato se mantém notavelmente consistente: a arma preferida para o assassinato em massa é uma arma de assalto de grosso calibre", apontou Jerold Nadler, presidente do Comitê Judicial da Câmara de Representantes.O legislador democrata acrescentou que o projeto de lei, que proibiria a venda, importação, fabricação ou transporte de certas armas semiautomáticas, será avaliado pelo Comitê na próxima quarta-feira (20). Se a "Proibição às armas de assalto de 2021" for aprovada pelo comitê controlado pelo Partido Democrata, passará ao plenário da Câmara, onde esse partido tem a maioria. No entanto, o texto provavelmente está condenado ao fracasso no Senado. Os democratas têm 50 assentos no Senado, de 100 membros, e precisariam de 10 votos republicanos para levar a medida ao plenário.Nadler acrescentou que é "mais do que aterrorizante e perturbador que uma arma projetada como uma ferramenta de guerra tenha chegado às mãos de jovens de 18 anos e às nossas ruas".Em 24 de maio, um jovem 18 anos matou 19 crianças e dois professores em Uvalde, no Texas, com um fuzil semiautomático que comprou legalmente. "Qualquer arma que permita o massacre rápido e eficaz de crianças em nossas escolas não tem espaço em nossas comunidades", ressaltou Nadler.A democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara baixa, disse que há "um grande apoio em nossa bancada para proibir as armas de assalto".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Motorista confunde pedais e entra em loja com o carro.

 


Acidente aconteceu na Asa Sul, a condutora e o proprietário do estabelecimento entraram em acordo; ninguém se feriu.

Uma motorista perdeu o controle e entrou com o carro em uma lanchonete do Distrito Federal. O acidente aconteceu na Asa Sul, na manhã deste sábado (16). Apesar de as imagens terem assustado quem passava pelo local, ninguém ficou ferido. De acordo com a Polícia Militar, o dono do estabelecimento e a proprietária do veículo entraram em acordo após o ocorrido. O acidente teria ocorrido porque a motorista não estava acostumada a dirigir carros automáticos, e teria confundido o acelerador com o freio. No momento da batida, funcionários limpavam a lanchonete para começar o dia. Não havia clientes no estabelecimento. Uma testemunha que passava pelo local filmou o carro já dentro da lanchonete. Ele ainda brincou, e disse que, nas proximidades, há uma filial de outra rede de fast food com drive thru, e que, agora, haveria a inauguração do serviço na concorrente.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - ONU: confrontos no Haiti em julho deixaram 234 mortos ou feridos.

Guerra de gangues também promove sequestros e violência sexual na região de Cité Soleil, em Porto Príncipe.

Pelo menos 234 pessoas morreram, ou ficaram feridas, entre os dias 8 e 12 de julho como consequência da violência entre gangues em Cité Soleil, a localidade mais pobre da região metropolitana de Porto Príncipe, no Haiti, informou a ONU neste sábado (16)."A maioria das vítimas não está diretamente vinculada às gangues, mas foi alvo dos membros das gangues e também recebemos novas denúncias de violência sexual", afirmou o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Jeremy Laurence. De acordo com a ONU, 934 assassinatos, 684 feridos e 680 sequestros foram registrados no período entre janeiro e fim de junho de 2022.Um relatório anterior da ONG Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos estimava o número de mortos em 89, além de 74 feridos e 16 desaparecidos. "Estamos profundamente preocupados com o agravamento da violência em Porto Príncipe e com o aumento das violações de direitos humanos cometidas contra a população local por gangues fortemente armadas", disse Laurence. Desde sexta-feira, ouvem-se disparos de armas automáticas durante todo dia em Cité Soleil, onde duas facções se enfrentam. Com poucos homens e recursos, a polícia local não intervém.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - A busca tardia do tratamento da depressão

 

Segundo levantamento recente, a busca por tratamento da depressão ocorre tardiamente no Brasil. Vários fatores explicam esse grave equívoco incluindo o preconceito e o estigma associados à doença e ao paciente.

Segundo um levantamento recente realizado pelo Instituto Ipsos, a pedido da empresa farmacêutica Janssen e que ouviu 800 pessoas, com ou sem depressão, de 11 estados brasileiros, os brasileiros demoram em media 3 anos e 3 meses para procurar ajuda médica para o tratamento de depressão.Mesmo os pensamentos suicidas afetando 4 em 10 pessoas antes de buscar ajuda, a demora ocorreu principalmente pela falta de consciência de se tratar de uma doença (18%), por resistência (13%) e medo do julgamento, da reação dos outros ou vergonha (13%). Incrível que apenas 10% acreditam que a depressão é uma doença com base biológica e 36% acredita que para superar a doença é preciso força de vontade. Apesar dos avanços científicos, classificação como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e ampla divulgação do tema na imprensa e redes sociais, muitos ainda não consideram a depressão uma doença mental. Infelizmente, isso gera um estigma muito grande com interferências equivocadas de leigos influentes, politicos e até religiosos. Quem sofre de depressão tem que conviver com a dor da doença e da rejeição familiar ou social. E muitos se isolam por se sentirem constrangidos ou pressionados a negar a doença.Depressão não é simplesmente um estado de ânimo, uma fraqueza, um comodismo, uma preguiça, falta de fé ou oportunismo. É democrática, pode atingir a todos independente de credos, etnias, convicções políticas ou nível sócio-econômico. Tem base genética e biopsicossocial estabelecidas. Em momentos turbulentos de crises sociais e econômicas, como a atual no Brasil (inflação, desemprego, insegurança alimentar) os gatilhos estressores aumentam significativamente com número de casos aumentado. A demora na busca por tratamento seja por preconceito ou desinformação,  pode levar a consequências trágicas aos pacientes, com impacto inclusive econômico devido à diminuição de produtividade e absenteísmo. Relações sociais e familiares são também impactadas negativamente por causa de quadros depressivos não tratados. Um outro estudo recente publicado na prestigiada Revista The Lancet aponta que até 80% das pessoas afetadas pela doença no mundo sequer sabiam do seu diagnóstico.Em uma era de número crescente de suicídios, tais fatos nos preocupam muito - uma vez que 97% dos suicídios têm ligação com transtornos mentais como a depressão. Com um olhar mais humanizado e acolhedor, quando a depressão é diagnosticada precocemente podemos poupar milhares de vidas humanas, desde que haja programas governamentais estruturados na área de saúde mental nos diversos níveis (primário, secundário e terciário) e com recursos disponíveis e bem aplicados ou geridos em todos os Estados brasileiros.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Ataque da Rússia mata três pessoas na região de Kharkiv, diz governo.

 

Ação, durante a madrugada, danificou um prédio residencial de dois andares, uma escola e uma loja em Chuhuiv.

Um ataque russo durante a noite atingiu a cidade de Chuhuiv, no nordeste da Ucrânia, na região de Kharkiv. Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas, afirmou o governador regional neste sábado (16).O ataque danificou um prédio residencial de dois andares, uma escola e uma loja, disseram o governador Oleh Synehubov e a polícia. Sentada em uma pilha de escombros que já foi sua casa, a moradora Raisa Shapoval, de 83 anos, lamentou a devastação e criticou o presidente russo Vladimir Putin."Quero dizer a ele, por favor, diga que ele enlouqueceu. Ele perdeu a cabeça. É possível que todos esses mísseis, bombas e foguetes estejam sendo usados agora, no século 21?", disse ela.A região de Kharkiv está parcialmente ocupada por tropas russas, e Chuhuiv fica a apenas 6 km das posições russas. A prefeita de Chuhuiv, Halyna Minaeva, contou que os ataques atingiram a infraestrutura civil: "Hoje, há muitas famílias que perderam um teto sobre suas cabeças".Um oficial da polícia regional afirmou que a Rússia disparou quatro foguetes contra a cidade perto de Belgorod, no oeste, por volta das 3h30, horário local.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Presidente do Sri Lanka desembarca em Singapura após fugir do país.

Gotabaya Rajapaksa deixou a nação após grave crise política e econômica com diversos protestos contra o governo.

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, desembarcou nesta quinta-feira (14) em Singapura, um dia depois de fugir de seu país, atolado em uma grave crise política e econômica, a maior em 70 anos, com enormes manifestações contra o governo.Rajapaksa, que ontem voou em um avião das Forças Armadas para o arquipélago das Maldivas, chegou à cidade-estado em um voo saudita às 19h17 (horário local, 8h17 de Brasília), e o Ministério das Relações Exteriores de Singapura indicou que se trata de uma visita particular, de acordo com o jornal "Strait Times"."Ele não pediu asilo e nem lhe foi concedido qualquer asilo. Singapura geralmente não concede pedidos de asilo", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da ilha. O jornal ainda indica que Rajapksa pode ter apresentado sua renúncia, que era esperada ontem, uma decisão que ele teria aguardado para tomar até estar fora do Sri Lanka, pois ao fazê-lo perde a imunidade que lhe garante o cargo e pode ser preso em seu país.Não está claro quanto tempo ele ficará em Singapura ou se seguirá posteriormente para um novo destino, com relatos apontando para a Arábia Saudita como um possível itinerário. A polícia de Singapura emitiu um comunicado ontem pedindo que "o povo de Singapura, residentes, estrangeiros e visitantes obedeçam às leis locais. Ações serão tomadas contra todos aqueles que participarem de assembleias públicas ilegais", acrescenta. Singapura, sob regime semiautoritário, só permite manifestações em determinado local da ilha, de forma controlada e com autorização prévia.Cerca de 5% dos 5,7 milhões de habitantes da cidade-estado asiática são de etnia tâmil, alguns com origem no Sri Lanka.Rajapaksa, um militar reformado, foi acusado de permitir a morte de milhares de civis tâmeis durante a guerra civil, que terminou em 2009 depois de devastar o país por três décadas.Após se retirar do Exército e morar no exterior por vários anos, o atual presidente retornou ao Sri Lanka em 2005 e assumiu o comando da Secretaria de Defesa durante os dez anos em que seu irmão mais velho, Mahinda Rajapaksa, liderou o país.Ambos os irmãos foram acusados de violações de direitos humanos, especialmente após a sangrenta ofensiva liderada por Gotabaya que encerrou a guerra civil. O Sri Lanka passa por uma crise econômica e política, que atingiu seu ponto máximo nos últimos dias com a invasão da residência oficial, a promessa de renúncia e a fuga do presidente do país, Gotabaya Rajapaksa.( Fonte R 7 Noticias Internacional)*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

 

 

 

VIDANEWS - DF começa busca por pessoas não vacinadas contra a Covid-19.

 

Carro da vacina estará presente em sete regiões neste sábado (16) para imunizar também quem ainda não completou o ciclo vacinal.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal começa, neste sábado (16), uma busca ativa por pessoas que ainda não foram imunizadas contra a Covid-19 ou que ainda não completaram o ciclo vacinal da doença. O trabalho será feito nas sete regiões de saúde do DF. Os locais receberão equipes com os carros da vacina, das 9h às 17h, em diferentes rotas. Confira os endereços abaixo: Carro de Vacina – Sobradinho Rota: Vale dos Pinheiros, Assentamento José Wilker e Condomínio Verde Vale. Horário: 9h às 17h Disponíveis vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços. Carro de Vacina - Engenho das Lajes Rota: ruas principais do Engenho das Lajes Horário: 9h às 17h Disponíveis vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços. Carro de Vacina - Capão Seco Rota: assentamento indígena Warao e comunidades rurais Café Sem Troco, Capão Seco e Buriti Vermelho Horário: 9h às 17h Disponíveis vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços.Carro de Vacina - Sol Nascente Rota: Quadra 209, Avenida das Palmeiras e Condomínio Casa Branca Horário: 9h às 17h Disponíveis vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços. Carro de Vacina - Vila Telebrasília Rota: Vila Telebrasília Horário: 9h às 17hDisponíveis vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços.  Também estará disponível o imunizante contra influenza para todas as pessoas a partir dos seis meses. Carro de Vacina - Guará II Rota: QI 23, QE 24, chácaras 20 a 42, AE 2, AE 2-A, QI 27, QE 28, Quadra 4 do Park Way, QE 13 e QE 15 Horário: 9h às 17h Disponíveis vacinas contra covid-19 para pessoas a partir dos 12 anos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços.  Também estará disponível o imunizante contra influenza para todas as pessoas a partir dos seis meses. Carro de Vacina - Núcleo Rural Monjolo Rota: Chácara 22, Chácara Esperança Gleba 2 (Atrás do Instituto Federal de Brasília), Bar do Neném (próximo à feirinha) e Etapa 2 do Assentamento Monjolo Horário: 9h às 17h Disponíveis vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. A unidade aplicará primeira dose, segunda dose e os reforços.  Também estará disponível o imunizante contra influenza para todas as pessoas a partir dos seis meses. Vacinação no DFDe acordo com a Secretaria de Saúde, 90,93% da população do Distrito Federal foi imunizada com a primeira dose ou a dose única e 85,49% recebeu a segunda dose ou a dose única. Ainda segundo a pasta, foram aplicadas 6.819.862 doses entre 19 de janeiro de 2021 e 15 de julho de 2022 no DF.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

VIDANEWS - Ameaça de bomba leva à evacuação no aeroporto de São Francisco.

 

A polícia recebeu uma ameaça de bomba e encontrou um "pacote suspeito", disse a polícia de São Francisco.

Uma ameaça de bomba provocou a evacuação do terminal internacional do aeroporto de São Francisco, na noite de sexta-feira (16), informou a polícia local.O aeroporto voltou a funcionar dentro da normalidade por volta da meia-noite (4h no horário de Brasília), disseram autoridades. A polícia recebeu uma ameaça de bomba e encontrou um "pacote suspeito", tuitou a assessoria de imprensa do Departamento de Polícia de São Francisco, no oeste dos Estados Unidos."Devido à atividade policial em andamento, o terminal internacional está sendo evacuado", escreveram funcionários do aeroporto na mesma rede social.Pouco antes da meia-noite, porém, o aeroporto anunciou que “a polícia liberou o terminal internacional”, e as operações foram retomadas. De acordo com os números mais recentes, em 2020, este aeroporto recebeu mais de 3 milhões de passageiros.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - A farsa do cigarro eletrônico e seu prejuízo à saúde.

 

Há um lobby cruel e mercantilista de empresários que compram setores de divulgação para espalhar inverdades aos jovens sobre os riscos do cigarro eletrônico. Precisamos dar um basta.

O cigarro é o vilão para diversos tipos de câncer, além de outras várias doenças pulmonares e cardiovasculares. E o tabagismo é uma das causas evitáveis de morte.Tenho me preocupado com o discurso falacioso, principalmente dos jovens, que migraram para o tal cigarro eletrônico que eles denominam de vape. Eles apregoam que é um ótimo substituto do cigarro normal ou do narguilé por ser seguro. Em dez anos, o número de usuários do vape, principalmente no público jovem, saltou para mais de 40 milhões, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O cigarro eletrônico atrai muitos jovens sob o discurso de ser “saudável”. Há milhares de sabores vaporizáveis. Exaltam até a questão tecnológica que encanta a muitos desavisados. Hoje pelo menos 10% dos jovens brasileiros acima de 15 anos de idade são fumantes. Muitos desses jovens acham que o vapor do cigarro eletrônico é inofensivo, o que é bem típico da ingenuidade dessa faixa etária manipulada por interesses inescrupulosos de mercenários.Embora a Anvisa proíba a comercialização do cigarro eletrônico, muitos adolescentes conseguem importá-lo pela internet ou comprá-lo até no mercado informal, como em festas ou baladas. Alguns influenciadores digitais também prestam um desserviço na divulgação de notícias fakes sobre o cigarro eletrônico. O lobby de alguns maus empresários que compram até certos segmentos da imprensa para espalhar inverdades ou ocultar dados científicos das lesões é um crime contra a saúde pública.O discurso é que a nicotina, o principal componente psicoativo do cigarro e que causa dependência, não existe no cigarro eletrônico — o que não condiz com a realidade. Pelo contrário, a concentração de nicotina tem sido até maior do que a encontrada no cigarro normal. Com esse discurso falacioso, o cigarro eletrônico vem criando uma multidão de novos dependentes de nicotina. Além do mais, há uma série de substâncias tóxicas menos conhecidas, como vanilina, álcool benzílico e benzaldeído, que causam lesões orgânicas graves. O produto contido no vapor pode incluir substâncias cancerígenas e metais pesados. Embora o nível de toxicidade em potencial possa ser menor, em relação ao do cigarro convencional, tais danos são consideráveis tenham ou não nicotina no vapor.Portanto, não acreditem em discursos vazios e sem embasamento científico de que o cigarro eletrônico não causa danos, porque isso não é verdade. Espero que os pais fiquem atentos e vigilantes sobre esse novo risco, pois a desinformação impera.( Fonte R 7 Noticias Geral)

VIDANEWS - Joe Biden visita Arábia Saudita e questiona morte de jornalista.

 

Presidente dos EUA disse que não serão mais toleradas ações como a que tirou a vida de Jamal Khashoggi em um consulado saudita.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta sexta-feira (15) à Arábia Saudita, onde se reuniu com o rei Salman bin Abdulaziz e o poderoso príncipe-herdeiro Mohamed bin Salman, considerado por Washington o instigador do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.Biden afirmou que pôs o assassinato, em 2018, de Khashoggi "no topo da reunião" com o príncipe-herdeiro. "O que ocorreu com Khashoggi foi escandaloso. [...] Deixei claro que se voltar a ocorrer algo assim haverá uma resposta e muito mais", disse Biden após a reunião com o príncipe-herdeiro saudita, a quem a Inteligência americana considera o instigador da morte do jornalista. A reunião entre Biden e Bin Salman é o ponto culminante da viagem do presidente americano pelo Oriente Médio, pela qual Washington tenta convencer o reino saudita a aumentar sua produção de petróleo e, assim, baixar o preço da gasolina antes das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, em novembro.Quando era candidato, Biden prometeu manter o status de "pária" da Arábia Saudita, em decorrência do assassinato de Khashoggi. Depois de eleito, "desclassificou" um relatório que relatava o envolvimento do príncipe-herdeiro saudita Mohamed bin Salman na trama para matar o jornalista, algo que Riade sempre negou. "Sangue em suas mãos"Imaginando o que o jornalista teria tuitado se estivesse vivo, Hatice Cengiz, sua noiva, escreveu a Biden: "É esta a forma de prestar contas que você prometeu pelo meu assassinato?"."Você carrega em suas mãos o sangue da próxima vítima de MBS", a sigla pela qual é conhecido o príncipe Mohammed bin Salman, ela escreveu, junto a uma foto do choque de punhos que os líderes protagonizaram antes da reunião.A visita de Joe Biden foi especialmente criticada por organizações de direitos humanos, que acusam a monarquia saudita de graves violações e dura repressão à oposição.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ivana Trump morreu após cair acidentalmente da escada de casa.

 

Empresária e ex-modelo foi encontrada pelos funcionários que trabalhavam na casa dela, em Nova York, nos Estados Unidos.

Ivana Trump, a primeira esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, morreu na última quinta-feira (15) após cair acidentalmente das escadas de sua casa em Nova York, segundo informaram as autoridades e a imprensa local nesta sexta-feira (16).O escritório legista local disse hoje que a ex-modelo e empresária tchecoslovaca, de 73 anos, morreu devido a "ferimentos contundentes" no torso causados por um "acidente" depois que equipes de emergência a encontraram em sua casa em Manhattan. De acordo com fontes policiais consultadas pelo jornal The New York Post, uma assistente e uma funcionária de limpeza de Ivana tentaram entrar na casa naquela manhã, mas não receberam resposta, e, quando um funcionário de manutenção abriu a porta, encontraram o corpo dela ao pé de uma escada, ao lado de uma xícara de café virada."Estou triste por informar àqueles que a amavam, que são muitos, que Ivana Trump faleceu em sua casa em Nova York", disse ontem, em sua rede social, Donald Trump, que teve com ela seus três filhos mais velhos: Donald Trump Jr., Ivanka e Eric. A ex-modelo tchecoslovaca emigrou para os Estados Unidos, casou-se com o magnata em 1977 e tornou-se colaboradora em vários de seus negócios até chegar a cargos executivos na Trump Organization e em alguns hotéis. O casal, alvo frequente dos tabloides, se divorciou em 1992 em meio a um grande circo midiático após o caso de Trump com a atriz Marla Maples, com quem ele se casaria um ano depois e teria uma filha, Tiffany.Ivana, que decidiu manter o sobrenome do primeiro marido, desde então desenvolveu uma carreira versátil na qual lançou linhas de roupas, joias e produtos de beleza, escreveu vários livros e colaborou em revistas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Dois motociclistas morrem e um fica ferido em acidentes no DF.

 

A capital federal registrou três colisões entre motos e carros entre a noite de sexta-feira (15) e a manhã deste sábado (16).

Dois motociclistas morreram e um ficou gravemente ferido em três acidentes entre a noite de sexta (15) e a manhã deste sábado (16) no Distrito Federal. O mais recente dos acidentes aconteceu na marginal da Epia, na altura da Candangolândia. O motociclista trafegava no sentido Sul-Norte quando foi atingido. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima morreu antes da chegada do socorro. A colisão aconteceu por volta de 7h50, próximo à via de ligação para quem deixa a marginal para pegar a rodovia. O acidente provocou um grande engarrafamento. Os bombeiros não souberam dizer se o motorista prestou socorro. Às 23h35 de sexta, um motociclista de 31 anos ficou em estado grave após uma colisão frontal com um carro, na via Estrutural. O acidente aconteceu no sentido Plano Piloto-Vicente Pires. O motorista do carro permaneceu no local do acidente. Ele não se feriu. O motociclista conduzia uma moto branca. De acordo com a corporação, os socorristas o transportaram para o Hospital de Base do DF com suspeita de fratura de traqueia, traumatismo cranioencefálico grave e sangramento no ouvido. Na ambulância, a vítima chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimada. Na divisa com o GoiásJá o terceiro acidente envolvendo motociclista aconteceu às 20h58 na DF-251, próximo à divisa com o município goiano de Marajó. Um homem de 60 anos que conduzia um carro branco atingiu um motociclista. A motocicleta foi partida ao meio com a força do impacto. Quando os bombeiros chegaram, o motociclista já estava morto. Segundo a comunicação dos bombeiros, a Polícia Militar de Goiás e a Polícia Rodoviária Federal ficaram responsáveis pelo local.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - O que mudou em Cuba após os protestos de julho de 2021?.

 

Milhares de pessoas saíram às ruas do país para lutar por mais medicamentos, melhor gestão da pandemia e reforma política.

maior onda de protestos da história de Cuba desde a revolução da década de 1950 completou um ano nesta semana. Milhares de pessoas foram às ruas da ilha em 2021, em especial na capital Havana, para reivindicar uma série de direitos, como acesso a medicamentos e alimentos.Entre outras pautas, os cubanos pediam uma melhor administração da pandemia no país, além de reivindicar uma reforma governamental que possa driblar as sanções impostas por uma série de nações, encabeçadas pelos Estados Unidos. A professora de relações internacionais da Espm Denilde Oliveira Holzhacker conta em entrevista ao R7 que as manifestações foram uma consequência da “frustração da população” com o atual governo de Cuba. Entretanto, pouco foi alcançado com os protestos nas ruas da ilha.“O governo cubano respondeu do ponto de vista mais imediato as questões relacionadas ao acesso a medicamentos e atendimentos de Covid, mas os pontos mais estruturais, que são a reforma política e também a questão econômica, têm poucos sinais de mudança”, diz Holzhacker. A forma repressora que o governo tentou coibir as manifestações pioraram os negócios do país com nações estrangeiras, aumentando as sanções devido à ação das forças cubanas.“Os Estados Unidos também ampliaram as sanções [...] como resultado dos protestos e da forma como o governo lidou com elas — as prisões arbitrárias e a violência policial nas ações contra os manifestantes.”Segundo a ONG de direitos humanos Cubalex, os protestos terminaram com um morto, dezenas de feridos e mais de 1.300 detidos. De acordo com a Procuradoria-Geral da República de Cuba, 790 pessoas foram processadas e 488 receberam as sentenças finais, boa parte pelo crime de perturbação contra a ordem pública, com pena de até 25 anos de prisão.“O governo alega que as prisões são legítimas e que os manifestantes foram acusados de vandalismo, de ir contra a ordem pública, de terem ações que levaram à desordem no país”, explica Holzhacker.Algumas ONGs alegam que as prisões foram feitas de maneira arbitrária, contestando a legitimidade das mesmas. Além disso, estas organizações alertam para pessoas desaparecidas, segundo a professora da Espm. As manifestações deterioraram ainda mais as relações entre Cuba e Estados Unidos. Para o governo de Havana, os norte-americanos influenciaram o povo da ilha a ir para as ruas de 30 cidades do país para protestar por direitos básicos.Os progressos bilaterais, até então conquistados na época de Barack Obama, foram perdidos durante o governo Donald Trump e novamente postos em cheque durante as manifestações, já na administração de Joe Biden.Em 2018, os Estados Unidos tentaram implementar uma rede de internet fora do alcance do governo cubano para promover “o fluxo livre e não regulamentado de informação” no país, segundo o Departamento de Estado norte-americano. A proposta foi rejeitada por Cuba. Três anos depois, uma das reivindicações dos manifestantes eram a melhoria de acesso à internet, que foi utilizada para a organização dos protestos, embora o governo vigie as publicações. Nas redes sociais também eram feitas transmissões ao vivo que mostravam em tempo real tanto a ação do povo nas ruas quanto a repressão das forças cubanas.No Brasil há cinco anos, o cubano Adrian Masson, de 36 anos, contou ao R7 em 2021 que fazia contato com a família apenas por e-mail e por WhatsApp. Como o acesso à rede é caro e instável na ilha, o dentista sequer tenta fazer chamadas de vídeo com os parentes que estão em Cuba.“O governo tem um mecanismo de controle tão forte que mesmo depois de sair de Cuba você não está livre. A gente tem medo de postar ou comentar alguma coisa e depois ser barrado de entrar no país novamente”, conta Adrian.“Há uma grande preocupação internacional sobre o que acontece e como tem sido a reação cada vez mais repressora do governo frente a essas demandas e mobilizações da sociedade”, conclui Holzhacker.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Quais são as vacinas obrigatórias para as crianças de zero a 5 anos?.

 

Segundo o PNI, nos primeiros 5 anos de vida, pais ou responsáveis devem imunizar pequenos contra ao menos 18 doenças.

ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgaram uma pesquisa preocupante sobre a queda de cobertura vacinal de crianças de 0 a 5 anos nos últimos dois anos, impulsionada pela pandemia da Covid-19. Essa é uma realidade também no Brasil, que já foi considerado modelo no mundo pelas campanhas de vacinação.Se for levado em consideração apenas o caso da proteção contra o sarampo, dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que, no ano passado, pouco mais de 49% da população tinha tomado as duas doses do imunizante contra o sarampo – o índice considerado ideal é de 90% da população.Mesmo com vacinas gratuitas e oferecidas o ano todo no SUS (Sistema Único de Saúde), a adesão não é maciça. Para a faixa etária de 0 a 5 anos, no calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações) estão disponíveis 13 imunizantes.Confira a lista completa do Ministério da Saúde e quando as doses devem ser aplicadas: A vitamina D se tornou muito popular nos últimos anos, especialmente pela promessa de que fortalece o sistema imunológico — algo que ainda não é consenso entre cientistas. Responsável por ajudar o corpo a absorver e reter cálcio e fósforo, esse nutriente é considerado essencial para a saúde dos ossos, mas estudos recentes também o associam à melhora da imunidade, capaz, inclusive, de reduzir o crescimento de células cancerígenas e inflamações. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - México prende o narcotraficante Rafael Caro Quintero, um dos mais procurados pelos EUA.

 

Quintero ordenou o assassinato de agente americano em 1985; recompensa por sua captura é de US$ 20 milhões.

O narcotraficante mexicano Rafael Caro Quintero, um dos mais procurados pela agência antidrogas dos Estados Unidos pela morte do agente da DEA Enrique "Kiki" Camarena em 1985, foi capturado no México, informou nesta sexta-feira (16) à AFP uma fonte da Marinha.Leia mais: México diz que cachorrou ajudou a capturar Caro Quintero Caro Quintero, 69, um dos líderes do extinto cartel de Guadalajara, foi preso por agentes da Marinha no estado de Chihuahua, segundo a imprensa local. A recompensa pelo narcotraficante chega a US$ 20 milhões, a mais alta que a agência antidrogas dos EUA (DEA) oferece por um criminoso mexicano, superando chefes em plena atividade, como Nemesio Oseguera, "El Mencho", líder do Cartel Jalisco Nova Geração (US$ 10 milhões).O chefe havia sido capturado em 1985, por ter ordenado o assassinato de Camarena, e condenado a 40 anos de prisão, que cumpria no México, mas foi libertado em agosto de 2013 por tecnicismo legal.Após a sua libertação, o governo dos Estados Unidos exigiu a sua captura com fins de extradição, sob as acusações de sequestro e assassinato de agente federal, crimes violentos, posse e distribuição de cocaína e maconha, entre outros. O agente Camarena foi torturado e assassinado em 1985, depois de passar quatro anos infiltrado no cartel de Guadalajara, fundado por Caro Quintero, Miguel Ángel Félix Gallardo e Ernesto Fonseca Carrillo. Em entrevista concedida ao semanário "Proceso" em 2016, enquanto estava foragido, Caro Quintero negou ter ordenado o assassinato de Camarena."Eu nunca havia falado sobre esse caso, foi a primeira vez. Não o sequestrei, não o torturei e não o matei", disse. Nesse momento, o chefe também disse que, após anos no narcotráfico, queria apenas "viver em paz". "A única coisa que busco é paz, e peço perdão à sociedade mexicana pelos erros que cometi".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - México diz que cachorro ajudou a capturar traficante Caro Quintero.

 

O mexicano de 69 anos é fugitivo mais procurado pela Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês).

O traficante mexicano Rafael Caro Quintero, o fugitivo mais procurado pela Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), foi preso nesta sexta-feira (15) no município de San Simón, no estado de Sinaloa, e um cachorro teve participação ativa em sua captura, segundo especificou a Secretaria da Marinha (Semar) do México.Em nota, o órgão indicou que Caro Quintero, de 69 anos, estava escondido em um matagal e um cão da instituição, treinado em busca e salvamento, ajudou a localizá-lo. "O alvo foi localizado em um matagal por um elemento canino desta instituição, chamado 'Max', cujo treinamento de busca e salvamento permitiu sua localização", detalhou a agência em seu relatório.A Semar acrescentou que, após sua prisão, Caro Quintero foi colocado à disposição da Procuradoria Geral da República e destacou que a DEA "reconhece o suposto traficante de drogas acima mencionado como líder de um grupo criminoso neste país".Em um primeiro momento, fontes oficiais indicaram que Caro Quintero, por quem era oferecida uma recompensa de US$ 20 milhões, havia sido preso nesta sexta-feira (15) no município de Guachochi, no estado de Chihuahua. Além disso, foi informado que a prisão ocorreu depois que as autoridades teriam comprovado que o traficante retornou à atividade criminosa em mínima escala, segundo as fontes.Caro Quintero era procurado pelo sequestro e assassinato em 1985 do agente da DEA Enrique Camarena, ocorrido em fevereiro daquele ano, e por outros crimes relacionados ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Fundador do Cartel de Guadalajara, foi um dos principais capos da década de 1980 e um dos primeiros a enviar drogas em larga escala para os Estados Unidos.Nascido em 3 de outubro de 1952 no estado mexicano de Sinaloa, berço dos grandes capos mexicanos, Caro Quintero, que acumulou grande fortuna, fundou seu cartel junto com Miguel Ángel Félix Gallardo e Ernesto Fonseca Carrillo, vulgo "Don Neto".A prisão de Caro Quintero ocorre dias após uma reunião do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, com seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

               

 

 

 

VIDANEWS - Número de armas extraviadas ou roubadas de CACs aumenta 35,9% em 2021.

 

Especialistas apontam que armamento obtido legalmente alimenta o crime; não há pena para quem deixa de comunicar extravio.

O número de armas furtadas, roubadas, extraviadas ou perdidas por caçadores, atiradores e colecionadores de armas de fogo (chamado de CACs) aumentou 35,9% em 2021, em relação ao ano anterior. Os dados são do Exército, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.Desde 2018, a tendência era de queda nos dados. Entretanto, em 2020, o número foi de 498 e saltou para 677 no ano passado. A quantidade é ainda maior quando se soma os dados dos clubes de tiro, alcançando o total de 699 armas extraviadas ou roubadas em 2021. O registro de CACs é feito pelo Exército por meio do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma). Demais civis que desejam ter armamento precisam fazer a solicitação à Polícia Federal pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Em ambos os casos, é exigido que o interessado atenda a uma série de requisitos, como não responder a nenhum inquérito policial ou processo criminal.O número de extravios acompanha o aumento de registros de CACs. De 2020 para 2021, por exemplo, houve um aumento de 62,6% de novos registros concedidos a CACs. Já comparando 2018 com o ano passado, o aumento foi de 333%, como já mostrado pelo R7. Atualmente, no país, existem 673,8 mil pessoas físicas com Certificado de Registro (CR) de arma de fogo para CACs. Especialistas ressaltam que a flexibilização das regras de acesso a armas promovidas de 2019 para cá gerou um aumento significativo de CACs no país. Gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani afirmou que o grupo tem alertado que esta flexibilização gerou uma "explosão de pessoas registradas nesta categoria".Um dos pontos de maior preocupação, como frisou Langeani, é que esses armamentos são, por vezes, desviados para a criminalidade. "O fato de crescer o número de armas nas mãos dessas pessoas faz crescer o número de desvios, porque parte desse acervo vai para a mão do crime", disse. De acordo com ele, existem dois fenômenos: o dos CACs que são roubados e os "laranjas" que retiram o registro para pegar armas legais e enviar para o crime organizado."O crime aproveita essa flexibilização para mandar alguém sem registro criminal registrar essas armas e repassar", disse. Em junho, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu armas que foram adquiridas por meio de um certificado de colecionador, mas estavam sendo usadas pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Dentre as armas, estavam pistolas, submetralhadora e fuzil. Na época, a polícia informou que o grupo usava "laranjas" para comprar armas de forma legal com registro de CAC.Em outro caso mais recente, uma operação da Polícia Federal deflagrada na última quinta-feira (14), em Minas Gerais, tinha como alvo um membro do PCC que obteve o certificado de registro como CAC. O registro foi obtido graças a uma certidão negativa obtida pelo Tribunal de Justiça do estado e uma declaração de idoneidade falsa. Foram apreendidas com ele sete armas, sendo um fuzil.Integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Isabel Figueiredo observou que tem-se visto muitas notícias de pessoas que utilizam registros de CACs, "mas que, no final, são fornecedores de armas para o crime organizado". Figueiredo ressaltou que isso não quer dizer que todos os CACs, ou a maioria, estão intencionalmente repassando seus armamentos ao crime, mas que a situação é preocupante. "Existe muita gente bem intencionada, mas essa é uma brecha para o crime. Com a legislação frouxa e o Exército sem capacidade de controle, o próprio crime está percebendo que é uma brecha para se armar. (...) Estamos falando de arma comprada por CAC, mas que no final vai matar um pai de família. Não tem isso de arma legal e arma ilegal, como se fossem duas completamente diferentes. Não são. É a mesma arma. A arma legal migra para a criminalidade", relatou. O Exército garante realizar regularmente ações de fiscalização (leia mais abaixo).Figueiredo explicou que os números são muito preocupantes, mas que o cenário é esperado, tendo em vista o aumento na quantidade de CACs. A especialista ainda lembrou que um dos pontos de preocupação é que os números podem ser muito maior, quando nem todos informam ao Exército a perda ou roubo de uma arma. Instrutor de armamento e de tiro credenciado e guarda civil metropolitano de Goiânia,Leder Pinheiro diz não acreditar que o crime organizado esteja entendendo como mais viável pegar armas com registro de CAC do que no contrabando. "Um criminoso comprar arma no mercado nacional é muito mais caro do que ir no Paraguai comprar, e é muito mais fácil de ser descoberto. Não compensa", opina.Sobre o aumento de armas extraviadas e roubadas, ele diz que muitos dos casos vistos por ele são armas antigos, de antes do Estatuto do Desarmamento. Como essas pessoas não entregaram os objetos na época e não regularizaram o registro, ao tentar obter novo armamento legalmente são impedidas pelos registros de uma arma antiga. Para não fazer a entrega, segundo Pinheiro, elas preferem registrar que o objeto foi extraviado."É num contexto de legislação mal feita. Se anistiassem os donos de armas irregulares, você iria ver a quantidade de gente que iria informar que encontrou a arma", defendeu.Decretos Bruno Langeani ressalta que a situação tem relação direta entre o aumento de armas e munições com decretos editados pela Presidência desde 2019. Algumas medidas foram revogadas pelo próprio governo e outras foram suspensas por decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Essas liminares são válidas até que o plenário da Corte analise as ações, que estão paradas após pedidos de vista do ministro Nunes Marques.Entre os decretos, há um publicado em 2019 e alterado em 2021 que teve trechos suspensos pela ministra Rosa Weber. Uma das regras ainda válidas é relativa ao número de armas a que atiradores e caçadores podem ter acesso. O decreto autoriza 60 itens para atiradores e 30 para caçadores – então, uma pessoa com os dois registros (de caçador e de atirador) pode ter acesso a 90 armas.Subnotificação e fiscalização Integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Isabel Figueiredo afirma que enquanto o cenário é de flexibilização do acesso a armas, o Exército não ampliou a fiscalização. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em junho deste ano, mostram que enquanto no ano passado havia 515.253 pessoas físicas com certificado de CAC ativo, o Exército realizou 11.639 visitas de fiscalização, o que representa 2,25% do total de pessoas.O Exército rebate a informação e frisa que "realiza regularmente ações e operações de controle e de fiscalização para verificar o atendimento dos administrados do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados às normas vigentes". O órgão aponta um número diferente do Anuário, dizendo que no ano passado foram mais de 18,4 mil ações e operações de fiscalização dessa natureza."Como resultado, foram apreendidas mais de 1,8 mil armas de fogo e quase 500 mil munições, entre outras autuações. Em 2022, o número de ações e operações de fiscalização de produtos controlados pelo Exército já ultrapassa 11 mil", afirmou.O órgão exige que a perda, roubo ou extravio da arma de fogo, acessórios e munições de propriedade de um CAC seja comunicada por meio de um sistema, no prazo de até 72 horas a partir da ocorrência do fato. Caso a pessoa não cumpra o previsto, não há uma pena, mas pode ser multada e ter o registro cassado.Especialistas apontam que esta comunicação nem sempre ocorre. É por isso, inclusive, que Isabel Figueiredo aponta que o número real de armas extraviadas por ser ainda maior.Bruno também opina da mesma maneira. "Esse número certamente está subnotificado. Encontramos nas pesquisas casos de armas apreendidas no crime e que ainda estavam nos acervos de CACs. E não há nenhum tipo de punição para quem deixa de registrar roubo ou furto da arma", afirmou.Isabel Figueiredo ressalta que "o Exército tem obrigação de fiscalizar". "Tem que transformar isso numa atividade prioritária, principalmente agora com essa explosão de CACs e de clubes. Se o Exército quer continuar tendo essa atribuição, tem que cumprir atribuição legal dele de controle e fiscalização (...). A gente está colocando mais armas nas mãos dos CACs, e o Exército não está, simultaneamente, se fortalecendo para melhorar o controle", disse.Em nota, o Exército ressaltou que "o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados sempre foi capaz de rastrear todas as armas que já foram registradas/cadastradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas [Sigma], atendendo a todas as demandas institucionais, quer sejam investigações policiais ou determinações judiciais, zelando sempre pelo controle, rastreamento e segurança".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Europa sufoca com altas temperaturas e grandes incêndios.

 

Altas temperaturas são registradas na Espanha, Portugal, Grécia, França e Reino Unido; incêndios deixaram pelo menos dois mortos.

Uma parte da Europa Ocidental foi sufocada neste sábado (16)  por uma onda de calor que causou incêndios devastadores e ameaça causar temperaturas recordes neste fim de semana e no início do próximo.Os incêndios foram especialmente preocupantes em Espanha, onde uma importante autoestrada que liga Madrid à fronteira portuguesa foi cortada desde o início da manhã por um incêndio na Extremadura (sudoeste)."Vamos prosseguir com a abertura de uma via" nos 20 km que continuam encerrados da autoestrada A5 "para facilitar a transferência de pessoas que estão retidas há muito tempo", anunciou Nieves Villar, diretor-geral da Proteção. aos jornalistas ao meio-dia de sábado Civil da Extremadura.Depois de uma noite complicada, centenas de bombeiros e meios terrestres e aéreos conseguiram "estabilizar" o incêndio na Extremadura, que ameaçava o Parque Nacional de Monfragüe, uma área natural protegida pela sua biodiversidade, disse Villar.Dezenas de incêndios continuaram a arder este sábado em Espanha, sob uma onda de calor com temperaturas extremas durante quase uma semana, uma das mais preocupantes na Serra de Mijas (Andaluzia, sul), que obrigou à expulsão preventiva de mais de 3.000 pessoas, segundo as autoridades locais. Incêndios em Portugal, França, Grécia Após dias difíceis, a situação em Portugal melhorou ligeiramente este sábado, com apenas um grande incêndio ativo no norte do país, entre os distritos de Baião e Amarante.Ao meio-dia, o fogo avançava em pelo menos uma frente, na encosta de uma colina arborizada nesta região montanhosa localizada perto do rio Douro, confirmaram os jornalistas da AFP.Na véspera, morreu um piloto de um avião de combate a incêndios que caiu na região da Guarda (norte).Segundo a Proteção Civil, os incêndios deixaram pelo menos dois mortos e sessenta feridos nas últimas semanas e as chamas queimaram entre 12.000 e 15.000 hectares.No sul da França, os bombeiros continuaram a combater vários incêndios, principalmente no departamento de Gironde, onde quase 9.000 hectares de floresta estão em chamas desde terça-feira, sob uma onda de calor que pode elevar as temperaturas a 40°C. segundo a agência Météo-France.Os esforços valeram a pena em Teste-de-Buch, onde o fogo foi contido, mas "não está sob controle", disse o subprefeito de Arcachon, Ronan Léaustic, a repórteres.Os incêndios nesta zona de França, que mobilizaram mais de mil bombeiros, mantiveram preventivamente 10 mil pessoas fora das suas casas desde terça-feira.Na Grécia, bombeiros combatem um incêndio que começou na sexta-feira na ilha de Creta, onde sete cidades rurais foram evacuadas. Reino Unido se prepara para o piorEmbora o pico da onda de calor pareça ter passado na Espanha, a Agência Meteorológica do Estado (Aemet) alertou que só será segunda-feira quando as temperaturas cairem um pouco, que neste sábado continuarão acima de 40 ºC em muitas regiões e até 44 °C em áreas específicas.Em Portugal, apenas a região sul do Algarve foi salva de estar sob alerta de calor. Em outras partes do país eram esperados 42 ºC.Mais ao norte da Europa, no Reino Unido, um comitê de crise formado por ministros do governo deve se reunir neste sábado depois que a agência meteorológica nacional emitiu o primeiro "alerta vermelho" para calor extremo, alertando para um "risco de vida".O Met Office prevê que no sul da Inglaterra as temperaturas podem chegar a 40°C pela primeira vez entre segunda e terça-feira, batendo o recorde do país de 38,7°C datado de 2019.O prefeito de Londres, Sadiq Khan, aconselhou os londrinos a não usar o transporte público, exceto em casos de absoluta necessidade, e algumas escolas anunciaram que permanecerão fechadas no sul da Inglaterra enquanto as temperaturas permanecerem tão altas.Esta é a segunda onda de calor a atingir a Europa em menos de um mês, fenômenos que estão se tornando mais frequentes e intensos alimentados pelas mudanças climáticas, segundo cientistas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Covid: baixa adesão à 3ª dose e queda de proteção natural causam novo pico de casos e mortes no país.

 

Nem o surgimento de novas variantes preocupantes incentivou os brasileiros a tomarem o reforço da vacina, aplicado em pouco menos da metade da população.

O número de infecções e mortes por Covid-19 aumentaram significativamente nos últimos dias. A diminuição da proteção natural contra o coronavírus, o surgimento de novas subvariantes e a baixa adesão às doses de reforço são algumas das razões apontadas por especialistas para explicar a nova onda.  “Nós já estamos há um tempo da última onda importante, que foi em janeiro, e isso faz com que os indivíduos infectados depois de quatro a seis meses já tenham uma proteção [natural] reduzida, por conta do tempo decorrido. [Além disso] O número de vacinados com três doses no país é baixo – o indivíduo protegido é aquele que tem três doses – e o surgimento das subvariantes BA.4 e BA.5 [também influenciou]", explica o infectologista e diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri. No primeiro mês de 2022, o país enfrentou uma disseminação acelerada da variante Ômicron (BA.1) e assistiu a média móvel de casos semanais aumentar para 190 mil. Segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde), no início de fevereiro, em um único dia (3), o Brasil registrou 280 mil infectados. A professora do departamento de microbiologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Jordana Coelho dos Reis complementa dizendo que o surgimento de novas cepas com maior transmissibilidade é responsável pelas ondas de aumento. “Desde o início da pandemia, vimos picos significativos, aqueles picos, com certeza, estão associados ao surgimento de uma nova variante de interesse, que se torna de preocupação a partir do momento que ela começa a causar quadros mais graves ou infecção”, esclarece a especialista. Para a professora, no momento, as sublinhagens estão trazendo mais preocupações à saúde pública.“Todas as nossas vacinas, atualmente, estão obsoletas para conter a infecção pela Ômicron [e suas subvariantes], precisamos que novas vacinas sejam desenvolvidas, mas é muito importante que a gente faça o uso das que já existem, para conseguir ter uma imunidade basal, que nos garanta casos mais leves da Covid-19”, avisa Jordana. De acordo com dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, até a tarde da última sexta-feira (15), 73,69% da população brasileira recebeu as duas doses da vacina, mas apenas 45,7% foram imunizados com a primeira dose de reforço. As pessoas sem o esquema vacinal completo contribuem para o maior número de infectados, aumento na circulação do vírus e o surgimento de novas subvariantes. “A gente tem visto um aumento no número de mortes que poderia estar sendo evitado”, alerta Kfouri. Situação global Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (14), o Brasil registrou 65.379 novos casos de Covid-19 e confirmou 297 óbitos pela doença. É a 5º semana consecutiva que o país enfrenta um aumento e ainda há 3.208 mortes em investigação. O crescimento não acontece apenas em território nacional. De acordo com o último boletim epidemiológico da OMS, o mundo contabilizou, pelo menos, 5,7 milhões de casos de Covid-19 entre os dias 4 e 10 de julho, um aumento de 6% em comparação à semana anterior. O documento também apontou o Brasil como o quinto país com mais infectados e o segundo com mais óbitos pela doença. Outras possíveis causas A subvariante da Ômicron, classificada com BA.5, já se tornou dominante nos Estados Unidos e está provocando uma onda de casos no país. Essa cepa é apontada pela OMS como responsável pela alta mundial.Segundo o jornal norte-americano Washington Post, a dominação se dá pois anticorpos de vacinas e infecções anteriores oferecem proteção limitada contra essa ramificação.O professor da Scripps Research, que segue de perto as tendências da pandemia, Eric Topol, afirmou ao veículo que é a pior versão do vírus que eles já viram. No Brasil, dados divulgados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostram que a BA.5 continua ganhando espaço e, em conjunto à subvariante BA.4, já é responsável por 25% dos casos (apenas em junho). Além do mais, a professora indica que, fora a baixa busca pela vacinação completa e as doses de reforço, as temperaturas mais frias podem influenciar fortemente a continuação do cenário de alta. “Estamos vendo um número de mortes grande nas regiões urbanizadas, ou seja, indivíduos que têm acesso à saúde, áreas com uma alta cobertura vacinal, mas que são regiões frias num momento de inverno, período propício para aglomerações maiores e para as doenças respiratórias, como a Covid-19 - o vírus tem muito mais conforto e estabilidade no período de frio”, informa a especialista.Formas de prevenção As vacinas não impedem a infecção, sendo assim, é necessário revisitar algumas medidas não farmacêuticas utilizadas na pandemia, mas de forma menos intensa.“Medidas restritivas em excesso, hoje, são incompatíveis, não são tão benéficas porque as pessoas já sofreram muito com o isolamento, mas, por exemplo, evitar aglomerações grandes, como shows e eventos públicos com contingente muito grande de indivíduos, é recomendável”, diz a professora. E acrescenta: “Uso de máscaras, não apenas em locais fechados, mas em outras regiões onde houver aglomeração, atentar-se ao uso de máscaras N95 e trocá-las adequadamente de quatro em quatro horas. Se observar uma vez os sintomas, não vá visitar pessoas. Uma outra medida que podemos adotar é a testagem, ela está disponível para o público, temos inclusive autotestes disponíveis, seria essencial que as pessoas fizessem uso dessas tecnologias”.Kfouri também ressalta que as novas variantes exigem um reforço dessas medidas, principalmente os grupos mais vulneráveis, como grávidas e imunocomprometidos, que podem desenvolver formas graves da doença mesmo adequadamente vacinados. Segundo ele, "a tendência é que tenhamos vacinas melhores, mais atuais, que protejam contra variantes da Ômicron." Vale ressaltar que o isolamento de quadros positivos da doença é crucial. De acordo com a professora, os indivíduos assintomáticos devem permanecer em casa de sete a dez dias, a depender do protocolo. Já os sintomáticos, no mínimo dez dias e o isolamento só deve acabar  com a eliminação total dos sintomas.“Estamos vendo pessoas infectadas pela Ômicron ainda positivas após 15 dias e sintomáticas, isso é um problema grave, porque essa pessoa, a princípio, voltaria ao trabalho ou às atividades acadêmicas com um potencial transmissor", adverte a professora."A população deve manter distanciamento e medidas profiláticas sempre que possível”, conclui Jordana Coelho.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária do R7, sob supervisão de Carla Canteras

 

 

 

 

VIDANEWS - Filho de ex-presidente hondurenho é assassinado na saída de boate.

Said Lobo, de 23 anos, e outros três jovens foram mortos em Tegucigalpa, capital de Honduras.

O jovem Said Lobo, filho do ex-presidente de Honduras Porfirio Lobo, e outras três pessoas foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (14) quando saíam de uma boate em Tegucigalpa.Said, de 23 anos, e as outras vítimas foram retiradas do carro pelos assassinos e baleados, em um episódio que "foi praticamente como uma operação", como as feitas pela polícia, relatou o ex-presidente à imprensa local. O ministro da Segurança, Ramón Sabillón, manifestou suas condolências às famílias das vítimas, especialmente ao ex-presidente Lobo, neste múltiplo homicídio. De acordo com o boletim divulgado pelas autoridades policiais, os quatro jovens saíram em dois veículos do estacionamento subterrâneo de um edifício onde funciona uma discoteca.Em vídeos exibidos pelo canal de televisão HCH, vê-se o momento em que desconhecidos de rosto coberto interceptam um carro preto na saída do estacionamento do prédio e descem do veículo em que estavam com armas longas. Quando o motorista de um dos veículos paga o estacionamento pela janela, os homens armados o retiram junto com o seu companheiro, colocam-nos contra a parede e apontam contra eles. Na imagem, não aparece o instante em que atiram.Os corpos foram deixados no chão. Um dos agressores cai ferido, e um comparsa ajuda-o para levá-lo embora. O ex-presidente Lobo disse que o motorista de seu filho conseguiu atirar nos assaltantes."Nada aconteceu com meu outro filho [Luis], porque ele estava dirigindo outro carro", acrescentou.Também morreu o sobrinho da mulher do general reformado Romeo Vásquez, que liderou o golpe contra o então presidente Manuel Zelaya, em 2009. Vásquez contou que os quatro jovens eram amigos que moravam no departamento de Olancho e foram para Tegucigalpa. Os jovens chegaram à capital para assistir a um show na boate, segundo a imprensa local.De acordo com o presidente do órgão não governamental Codeh (Comitê de Defesa dos Direitos Humanos em Honduras), Hugo Maldonado, 111 pessoas perderam a vida em 20 massacres desde o início do ano no país.O ex-presidente Lobo tem outro de seus filhos, Fabio, preso, condenado a 24 anos de prisão por tráfico de drogas nos Estados Unidos. Sua esposa, Rosa Bonilla, também está presa em um presídio feminino perto de Tegucigalpa, condenada por corrupção quando serviu como a primeira-dama.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...