CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Polícia relata prisão de homem após criança alegar abuso sexual durante jogo.

 

Um homem foi preso após uma criança de 10 anos relatar durante uma brincadeira que sofria abuso sexual por parte dele, em Trindade, Região Metropolitana da capital.

 Segundo a mãe da vítima, a filha revelou que os abusos, cometidos pelo marido da avó, ocorriam desde que ela tinha 7 anos. A defesa do suspeito não foi encontrada até a última atualização desta reportagem. Ele negou os abusos à polícia, alegando ter fugido por medo de represálias. Na última sexta-feira (1º), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de briga entre vizinhos e, ao chegar ao local, descobriu o crime. Segundo a corporação, a criança estava brincando na rua quando, durante uma brincadeira de "verdade ou consequência", começou a chorar e teve dificuldade em falar. Conforme o boletim de ocorrência, uma vizinha presente percebeu o comportamento da menina e a incentivou a relatar o que estava acontecendo. Foi então que, por meio de gestos, a criança contou sobre os abusos. A vizinha avisou a família da menina, e a mãe chegou imediatamente ao local. Ao perceber a movimentação, o suspeito entrou na casa da avó da criança e quebrou os vidros de dois veículos estacionados na residência. Em seguida, ele fugiu antes da chegada da polícia. A polícia localizou o suspeito no Setor Maysa 1. Os envolvidos foram encaminhados para exames médicos e apresentados à autoridade policial. Com informações do g1 Goiás. (Fonte Portal da Única Noticias Águas Lindas GO)

 

Detenta na CPP afirma estar grávida de enfermeiro investigado por relações com presas.

 

Uma mulher detenta da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia denunciou estar grávida de um enfermeiro que atuava no presídio, acusando-o – juntamente com um médico e dois policiais penais – de manter relações sexuais com detentas.

A denúncia, registrada no início de janeiro, foi confirmada após a oitiva de vítimas e profissionais de saúde, o que levou à instauração de uma sindicância. Segundo a Polícia Penal, a mulher realizou vários testes de gravidez feitos pelo enfermeiro e, após a denúncia, foi transferida para a Unidade Prisional Regional Feminina de Inhumas. Em resposta, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia encerrou o contrato do enfermeiro, que, junto com o médico, foi afastado da CPP e proibido de ingressar em qualquer unidade prisional. Dois policiais penais também foram suspensos – um por seis meses, com recolhimento da identidade e arma, e outro por 30 dias, com salários mantidos. As investigações continuam, e tanto o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO) quanto o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) afirmam que estão tomando as medidas cabíveis para apurar as denúncias. As autoridades ressaltam que qualquer conduta que viole a integridade física e moral dos detentos não será tolerada. (Fonte Portal da Única Noticias Águas Lindas GO

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo.

 

No Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça-feira (4), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que, a cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com a doença em todo o planeta – e embarcam em uma verdadeira jornada para vencer a enfermidade.

 “Elas não conseguem ser bem sucedidas sozinhas. Em todo mundo, a OMS trabalha com parceiros para criar coalisões globais, catalisar ações locais e amplificar as vozes de pessoas afetadas pelo câncer”, avaliou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Em seu perfil na rede sociais X, Tedros destacou que a OMS atua em diversas áreas, desde o fornecimento de medicações para tratamentos oncológicos pediátricos até campanhas globais para a eliminação do câncer cervical. “Estamos trabalhando para melhorar a vida de milhões de pessoas”. “No Dia Mundial do Câncer, honramos a coragem daqueles afetados pela doença, celebramos o progresso científico e reafirmamos nosso compromisso de promover saúde para todos”, concluiu o diretor-geral. Dentre as orientações publicadas pela OMS para reduzir o risco de câncer estão: - não fumar; - praticar atividade física regularmente; - comer frutas e verduras; - manter um peso corporal saudável; - limitar o consumo de álcool. Fonte: agencia Brasil. (Fonte Portal da Única Noticias Águas Lindas GO)

 

Neil Gaiman é acusado de abuso sexual, estupro e tráfico humano por ex-babá.

 

Em julho do ano passado, Gaiman foi denunciado por diversas mulheres que relatam ter sofrido assédio, coerção e abuso sexual.

O escritor Neil Gaiman foi acusado, por uma ex-babá de seu filho, de abuso sexual, estupro e tráfico humano. Scarlett Pavlovich entrou com ação contra o ator britânico e sua então parceira, a compositora Amanda Palmer. A mulher acusa o autor de estupro, coerção e tráfico humano, dizendo que o autor abusava sexualmente dela enquanto ela trabalhava sem receber salário. Palmer, por sua vez, teria atraído e apresentado a mulher a Gaiman para que o abuso fosse cometido. O casal, que está em processo de divórcio, ainda não se pronunciou sobre o caso. Gaiman, porém, afirma que todas as denúncias contra ele foram, na verdade, relações consensuais entre ele e as mulheres que agora o acusam. Em julho do ano passado, Gaiman foi denunciado por diversas mulheres que relatam ter sofrido assédio, coerção e abuso sexual. Meses depois, a revista Vulture publicou reportagem reunindo série de relatos detalhados de algumas dessas mulheres. Pavlovich afirmou, à revista, que primeiro desenvolveu uma amizade com Palmer e que foi ela quem a chamou para cuidar de seu filho e ajudar em tarefas domésticas. “Gaiman abusou física e emocionalmente de Scartlett repetidamente, estuprando-a pela vagina e pelo ânus, humilhando-a, forçando-a a cometer atos sexuais em frente do filho dele e a tocar e lamber fezes e urina”, diz o processo obtido pelo jornal americano Los Angeles Times. Gaiman chamava a então babá de escrava e pedia que ela se referisse a ele como mestre. De acordo com a mulher, ao perceber que era vítima de abuso, ela procurou Palmer e contou tudo a ela. A então esposa de Gaiman afirmou que mais de uma dúzia de mulheres já haviam dito no passado que Gaiman havia abusado delas. Segundo o processo, as agressões só pararam quando Pavlovich disse a Palmer que iria tirar a própria vida. Leia também Neil Gaiman, escritor best-seller, é acusado de abuso sexual e sadomasoquismo por mulheres(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

Daniel Vilela afirma que novo Serra Dourada vai gerar muitos empregos e elogia empresa que adquiriu concessão do estádio.

 

O vice-governador também enalteceu a grandeza do Serra Dourada para Goiás.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), elogiou o Grupo Construcap, que venceu a concessão do Complexo Serra Dourada. Em entrevista após o leilão que coroou a empresa como gestora do complexo, Daniel afirmou que espera que as reformas gerem empregos para a população goiana. “O leilão coroou um grupo sólido, com muita experiência e know how na gestão de grandes equipamentos públicos. Tenho certeza que existe um grande entusiasmo por parte da empresa para fazer grandes investimentos que irão transformar nosso estádio para melhor”, afirmou. O vice-governador também enalteceu a grandeza do Serra Dourada para Goiás. “O Serra é um símbolo de Goiás e faz parte do coração do goiano. Com a concessão, sem dúvida que o complexo será palco de grandes eventos esportivos, culturais, de entretenimento, dando uma centralidade para Goiânia. Essa é nossa expectativa”, continuou. Outro ponto citado por Daniel é a geração de empregos e investimentos. “Esperamos empregos gerados, inicialmente, com as obras de reforma do complexo. Após isso, naturalmente, serão criados empregos na praça de serviços, de alimentação etc. Isso fará com que o goiano possa usufruir de vários serviços que devem gerar muita renda para o Estado”, completou. O presidente da Construcap, Roberto Ribeiro, por sua vez, afirmou que a expectativa, agora, é a assinatura dos contratos dentro do prazo. “Vamos homologar a concorrência, assinar o contrato, prestar a garantia e fazer todo o período de transição. Após isso partiremos para os investimentos e reinaugurar o estádio”, afirmou. O governo de Goiás pretende transformar o Estádio Serra Dourada em um espaço multiuso, apto a sediar jogos, atividades esportivas, eventos de lazer e feiras de negócios. O local também deve abrigar um centro gastronômico e oferecer diversos serviços à população. A empresa vencedora vai assumirá a gestão do complexo no segundo semestre de 2025, ano em que o estádio completa 50 anos – ele foi construído pelo ex-governador Leonino Caiado, primo do governador Ronaldo Caiado. Leia também Grupo Construcap, consórcio do Mineirão, vence concessão do Serra Dourada.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

 

Ex-prefeito é morto a tiros em atentado em Natal.

 

 Motivação do crime ainda não foi esclarecida.

O ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral (MDB), foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira, 3, no Largo do Atheneu, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O atentado também deixou outras duas pessoas feridas, que foram socorridas e hospitalizadas, mas o estado de saúde delas não foi divulgado até o momento. Miguel Cabral chegou a ser levado para um hospital particular, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Segundo informações da Inter TV Cabugi, afiliada à Rede Globo, as vítimas estavam em uma cigarreira na área do Atheneu quando foram surpreendidas por criminosos em um veículo, que dispararam vários tiros contra elas. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), se manifestou nas redes sociais sobre o atentado e afirmou ter determinado total empenho das forças de segurança na investigação do caso. “Logo após o atentado que vitimou Miguel Cabral e mais duas pessoas, determinei total empenho das forças de segurança no caso. Nenhum tipo de violência, principalmente contra a vida, será tolerado. Não há mais espaço para isso no nosso RN”, escreveu a governadora em seu perfil no X (antigo Twitter). A Polícia Civil do Rio Grande do Norte iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do crime. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada e realizou a investigação preliminar no local do atentado, além de dar início às diligências para esclarecer os fatos. Leia também:Parente é preso suspeito de estuprar seis crianças da família em Anápolis Operação sequestra imóveis milionários réus por tráfico de drogas em Goiás.(Fonte Jornal Noticias GO)

Hospital Araújo Jorge atualiza dívida e volta a falar em falta de pagamento da Prefeitura de Goiânia.

 

Dívida já ultrapassa os R$ 44 mnilhões e unidade de saúde afirma que está a 39 dias sem receber pelos serviços prestados.

A Prefeitura de Goiânia acumula dívida de mais de R$ 44 milhões com o Hospital do Câncer Araújo Jorge. A dívida acumula há diversos meses por conta de atrasos nos repasses de recursos pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Por conta disso, a unidade de saúde passa por uma grave crise financeira, que atrapalham o funcionamento e o tratamento de pessoas com câncer. De acordo com o hospital, os recursos retidos, que somam R$ 44.480.901,85, incluem o repasse de recursos federais (R$ 32 milhões); recursos estaduais (R$ 350 mil) e recursos municipais (R$ 12 milhões. Além disso, existe um atraso médio de 39 dias nos pagamentos de serviços prestados ao SUS, o que prejudica o trabalho da instituição. O atraso compromete também o o funcionamento do único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do estado, responsável por mais de 70% dos atendimentos oncológicos em Goiás. A Associação que gere o hospital afirma que a saúde de pacientes que fazem tratamentos no hospital depende da regularização. Além disso, a situação financeira ameaça a sustentabilidade do hospital, que desempenha um papel vital para o atendimento oncológico no estado. Ao Jornal Opção, o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Dr. Alexandre Meneghini, afirmou que tem brigado junto ao município para garantir os repasses. “Entendo que deve demorar um tempo para o município se organizar, mas não mudou nada desde a última gestão. O repasse do mês foi feito mas os atrasados preocupam”, disse. “Talvez chegue ao ponto de diminuirmos gradativamente os atendimentos, mas por enquanto está normal. Temos que verificar o que vai acontecer nos próximos dias. Estamos em uma briga incessante e tentando fazer o possível pelos nossos pacientes com o que temos”, continuou. Alexandre explica que a área mais preocupante é a radioterapia. “Temos um aparelho de mais de 30 anos que atende cerca de 100 pacientes por dia. Se esse aparelho quebrar não temos como substituí-lo. Já procuramos Estado, município e federação e ainda corremos esse risco”, completou. Ao Jornal Opção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia afirmou que realizou o repasse de mais de R$ 8 milhões ao Hospital Araújo Jorge. Além disso, o prefeito Sandro Mabel determinou que os pagamentos aos prestadores de serviços de saúde sejam realizados de forma integral assim que a prefeitura receber os recursos do SUS. (Leia a nota na íntegra a seguir). Leia a nota da Prefeitura de Goiânia A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia esclarece que realizou, neste ano, no dia 20 de janeiro, o repasse de mais de R$ 8 milhões ao Hospital Araújo Jorge e que a instituição recebeu também 833 mil para pagamento do piso salarial da enfermagem, no dia 17 de janeiro.  A SMS informa ainda que o prefeito Sandro Mabel determinou que os pagamentos aos prestadores de serviços de saúde sejam realizados de forma integral assim que a prefeitura receber os recursos do SUS e que a pasta realiza ampla reavaliação dos contratos e convênios para sanar as dívidas deixadas pela gestão anterior. Leia também Com débitos que ultrapassam R$ 44 milhões, Araújo Jorge não recebe emendas parlamentares há mais de 6 meses.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO ESPECIAL

 


Comissão debate a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre o combate ao câncer no Brasil debate nesta terça-feira (4) as ações do Poder Executivo para regulamentar e aplicar a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. A lei que trata da política foi sancionada em dezembro de 2023 e entrou em vigor em junho do ano passado. O debate atende a pedido do deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG). O debate será realizado a partir das 14h30, no plenário 10. Veja quem foi convidado O parlamentar explica que a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer garante ações para toda a jornada do paciente, desde a prevenção, diagnóstico precoce, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, inclusão de novas terapias e medicamentos, reabilitação, nutrição e cuidados paliativos. "O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, inclusive, realizaram, após três anos sem reuniões, a retomada do Conselho Consultivo do Inca, com o objeto de trabalhar na implementação da lei da Política", explica Weliton Prado. Ele quer saber o que tem sido feito para uma aplicação real que atenda aos usuários do Sistema de Saúde. Da Redação – RL Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto prevê negativa de liberdade provisória para acusado de violência contra a mulher.

 

Texto será analisado por duas comissões e pelo Plenário da Câmara, depois segue para o Senado.

O Projeto de Lei 3317/24 determina a negação da liberdade provisória a indivíduos acusados de violência contra a mulher durante a audiência de custódia. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. “A proposta surge em resposta à necessidade urgente de reforçar a segurança das vítimas e garantir que a justiça seja efetiva em casos de violência contra a mulher”, afirma a autora, deputada Silvye Alves (União-GO). “Estudos e estatísticas demonstram que indivíduos acusados de violência contra a mulher possuem alta probabilidade de reincidir se permanecerem em liberdade antes do julgamento”, ressaltou a deputada. Na audiência de custódia, a pessoa presa em flagrante é apresentada a um juiz, para que ele decida se a prisão é legal e se a pessoa deve ser liberada ou permanecer presa. Ela deve ocorrer em um prazo de 24 horas após a prisão. O projeto altera o Código de Processo Penal, que atualmente prevê a negação da liberdade provisória, na audiência de custódia, nos casos em que o agente é reincidente, ou integra organização criminosa armada ou milícia, ou porta arma de fogo de uso restrito. Próximos passos O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem - Noéli Nobre Edição - Marcia Becker Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Projeto estabelece prazo de 45 dias para estágio de convivência antes da adoção de crianças.

 

A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.

O Projeto de Lei 3204/23 fixa em 45 dias o prazo do estágio de convivência com a criança ou adolescente que precede a adoção. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o prazo poderá ser prorrogado por igual período, mediante decisão fundamentada do juiz.  O mesmo prazo valerá em caso de adoção por pessoa ou casal residente ou domiciliado fora do País.  A proposta foi pelo deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), hoje na suplência, e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente.  Hoje o estatuto estabelece prazo máximo de 90 dias para o estágio de convivência. No caso de adoção por pessoa ou casal que more fora do País, o estágio de convivência hoje é de, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 45 dias, prorrogável por até igual período, uma única vez. Unificação dos prazos “Hoje, a duração do estágio pode variar de família para família. É o juiz quem determina, levando em consideração a idade do adotando, o tempo de acolhimento institucional, a adaptação familiar dos envolvidos e o prazo máximo de 90 dias, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou Paulo Fernando.  O parlamentar defende a unificação desse prazo em 45 dias. "[Tempo] suficiente para a avaliação e que terá o condão de acelerar os processos de adoção, tendo em vista o interesse primordial da criança e do adolescente”, acrescentou.  Tramitação A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, um projeto de lei tem de ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem - Lara Haje Edição - Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto determina que exames de triagem para transplantes sejam realizados por laboratório público.

 


Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

O Projeto de Lei 4003/24 altera a Lei de Transplantes para exigir que todos os exames realizados em tecidos, órgãos e partes do corpo humano destinados a transplantes sejam realizados pelos laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen), vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).  A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. Atualmente, a legislação permite que esses testes sejam realizados por qualquer laboratório, desde que sigam as normas regulamentares do Ministério da Saúde. Autor da proposta, o deputado Fred Linhares (Republicanos-DF) justifica a medida lembrando que, em outubro de 2024, seis pessoas foram infectadas com o vírus HIV ao receberem transplantes de órgãos contaminados em hospitais públicos do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil do estado, o laboratório particular contratado pela prefeitura para fazer os exames de triagem descumpriu protocolos exigidos, provocando as infecções. “Entendemos ser necessário alterar a legislação de transplantes de órgãos, tecidos e partes do corpo humano estabelecendo que apenas laboratórios públicos possam realizar os exames de triagem, em especial os testes de HIV 1 e HIV 2”, diz a justificativa do autor. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Murilo Souza  Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto considera serviços prestados por academias de ginástica como da área de saúde.

 

Proposta precisa ser analisada pela Câmara e pelo Senado.

O Projeto de Lei 3496/23 considera as atividades de educação física, em especial os serviços prestados por academias de ginástica, como pertinentes à área da saúde para todos os efeitos legais. Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei 9.696/98, que trata da regulamentação da profissão de educação física. Autor da proposta, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) destaca que as atividades de educação física são, por excelência, preventivas de doenças e promotoras do bem-estar físico e mental. “A inclusão dos profissionais de educação física na estratégia da saúde da família deve ser vista como uma importante sinalização da vinculação das respectivas atividades com a prevenção e proteção da saúde humana”, disse o parlamentar. “O projeto de lei, assim, objetiva reconhecer as atividades de educação física como vinculadas à área da saúde, de modo a excluir qualquer dúvida quanto a essa qualificação e fazendo incidir os efeitos legais aplicáveis às ações e serviços de saúde nos setores ligados aos educadores físicos”, acrescentou.  Tramitação A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Lara Haje Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Em reunião com líderes partidários, Motta defende mais previsibilidade nas votações no Plenário.

 

Na sua primeira reunião de líderes como presidente da Câmara, Hugo Motta discutiu procedimentos de votação.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que deve discutir a pauta de votações da Casa na próxima quarta-feira (5), mas defendeu mais previsibilidade nas votações. Motta comandou hoje sua primeira reunião de líderes desde a eleição da Mesa Diretora no sábado (1º). Segundo ele, nesta semana os parlamentares devem votar apenas projetos de consenso e acordos internacionais. “Vamos discutir com mais profundidade a pauta da próxima semana, e aí vamos colocar em prática a previsibilidade e o planejamento das sessões. Isso é o que a Casa expressou nas reuniões”, afirmou o presidente. Deputados apontam prioridades para votações em 2025 O líder do PSD, deputado Antonio Brito (PSD-BA), afirmou que a reunião de hoje foi de caráter procedimental para garantir mais previsibilidade nas votações, adotando critérios como a divulgação da pauta do Plenário com antecedência, por exemplo. Reportagem – Luiz Gustavo Xavier Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Garoto amassa borboleta, injeta liquido extraído na perna e morre na Bahia.

  Jovem pode ter injetado o material no próprio corpo após desafio na internet. S ÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um adolescente de 14 ano...