CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 16 de outubro de 2022

VIDANEWS - Jornalistas venezuelanos denunciam fechamento de 46 estações de rádio.

 

A Comissão Nacional de Telecomunicações tem tirado emissoras do ar desde julho e apreendido os equipamentos de transmissão.

O CNP (Colégio Nacional de Jornalistas da Venezuela) denunciou sábado (15) o fechamento de 46 estações de rádio em sete estados do país, que foram retiradas do ar pelo regulador de telecomunicações nos últimos quatro meses. A secretária-geral do CNP, Delvalle Canelón, explicou à Agência EFE que esses fechamentos estão ocorrendo desde julho pela Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações), que não apenas ordena que as emissoras saiam do ar, assegurou, mas também "apreende os equipamentos de transmissão" dessas plataformas, ação que qualificou como "roubo".Ela explicou que os fechamentos dos registados até agora ocorreram nos estados de Zulia (19), Cojedes (14), Sucre (4), Yaracuy (3), Portuguesa (2), Carabobo (2) e Barinas (2)."Estamos preocupados porque isso representa um novo ataque do governo à sua chamada hegemonia da comunicação, que está cada vez mais se aproximando dos poucos meios de comunicação restantes", disse. Canelón destacou que a entidade reguladora negou a essas estações a licença para operar regularmente, apesar de terem apresentado a documentação necessária para esse fim em várias ocasiões. Acrescentou que nos últimos meses ordenou também a retirada do ar de programas de informação radiofônica que transmitem comentários ou fazem queixas da comunidade "que vão além daquilo do que eles (o Estado) consideram ser liberdade de expressão".Em sua conta no Twitter, o CNP denunciou que esses eventos “contribuem para a política de censura promovida pelo Estado venezuelano” que coloca o país e seus cidadãos no “maior limiar do obscurantismo da informação”. O sindicato dos jornalistas lembrou que informar não pode representar um crime e que a liberdade de informação e expressão são direitos humanos garantidos na Constituição venezuelana. No dia 12 de agosto, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa pediu ao Provedor de Justiça que mediasse para que "cesse "o ataque contra as rádios e outros meios de comunicação" no estado de Cojedes, onde seis estações foram retiradas do ar pelo regulador de telecomunicações em julho.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Xi Jinping diz que China assumiu controle de Hong Kong e admite uso da força para retomar Taiwan.

 

Presidente, que deve confirmar seu terceiro mandato, reafirmou ainda suas preocupações com o meio ambiente e defendeu políticas do país no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O presidente da China, Xi Jinping, abriu neste domingo (16) o 20º congresso do Partido Comunista em Pequim, evento que deve confirmar seu terceiro mandato no poder. Em seu discurso, ele disse que o país assumiu o controle de Hong Kong, palco de grandes manifestações pró-democracia em 2019. E afirmou que, apesar da interferência de "forças externas", o país não desistirá da posse de Taiwan. Após os atos de 2019, Pequim impôs uma controversa lei de segurança nacional em 2020, denunciada pelos países ocidentais como um ato contra a democracia em Hong Kong. Sobre Taiwan, a China defende uma reunificação pacífica da ilha de 23 milhões de pessoas, mas Xi Jinping alerta que "nunca desistirá do uso da força" se necessário para garantir o domínio da região. Em sua fala, o líder chinês defendeu sua gestão e apresentou as prioridades do país nos próximos anos. Defendeu, no entanto, união para garantir que as metas sejam atingidas. O presidente chinês pediu ao partido para cerrar fileiras. "Unidade é força, e a vitória exige união", lançou, em um momento em que as divisões ficam cada vez mais evidentes, segundo analistas. Pandemia O chinês relembrou que o país, durante toda a pandemia de Covid-19, colocou "as pessoas e suas vidas em primeiro lugar", respondendo às críticas de que tais políticas prejudicaram a atividade econômica.A China "protegeu a segurança e a saúde ao mais alto nível e alcançou excelentes resultados positivos ao coordenar o controle e a prevenção da epidemia com o desenvolvimento econômico e social", insistiu o presidente, cujo país foi criticado internacionalmente por atrasar sua resposta após detectar os primeiros casos de Covid-19 em Wuhan (centro), no final de 2019. Combate à corrupção Desde que o governante chegou ao poder em 2012, a campanha anticorrupção realizada no país permitiu eliminar "sérios perigos latentes dentro do partido, do Estado e do exército", disse ele. Segundo dados oficiais, pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram punidas, e a China está no caminho certo, segundo a classificação da ONG Transparência Internacional sobre a percepção da corrupção. Para seus críticos, essa campanha também foi uma ferramenta política de Xi Jinping para eliminar seus rivais. Meio ambiente A China, um dos países mais poluentes do planeta, continuará seus esforços para combater o aquecimento global. O líder chinês prometeu “promover ativamente” a luta contra as mudanças climáticas e “fortalecer o uso limpo e eficiente do carvão”. O país, que pretende alcançar a neutralidade de carbono até 2060, depende fortemente dessa energia fóssil para suas usinas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Veja as atividades de micro e pequenas empresas que mais geraram empregos.

 

Setores relacionados à construção e negócios do ramo da educação se destacam como os grandes geradores de oportunidades.

Um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostrou as dez atividades econômicas que mais geraram empregos formais no Brasil entre as micro e pequenas empresas neste ano. De janeiro a agosto, o Brasil já supera a marca de 1,8 milhão de empregos gerados, sendo as micro e pequenas empresas responsáveis por 1,3 milhão (71,7%). A construção de edifícios, com quase 98 mil postos de trabalho criados, lidera o ranking. Em segundo lugar, aparecem os restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, com 71,9 mil vagas, seguidos de transporte de carga rodoviária, com 43,4 mil empregos. A lista foi feita a partir dos dados do Caged (Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e considera o acumulado do ano, até agosto de 2022. Os números revelam ainda que outras atividades relacionadas à construção e negócios do ramo da educação destacam-se como os grandes geradores de oportunidades de emprego entre os pequenos negócios. Os serviços de engenharia e os serviços especializados para construção aparecem em 6º e 7º lugares, respectivamente, contabilizando 24,7 mil e 24,2 mil vagas de trabalho, nessa ordem. Por sua vez, as atividades relacionadas à educação também aparecem mais de uma vez na lista. A educação infantil (creche) apresentou 25,5 mil vagas, ficando em 5º lugar; a educação infantil (pré-escola) rendeu 23,1 mil novas vagas (9º lugar); e o ensino fundamental registrou 23 mil vagas (10º lugar). Confira o ranking das atividades que criaram mais vagas 1.  Construção de edifícios (97,7 mil empregos). 2. Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (71,9 mil empregos). 3 Transporte de carga rodoviária (43,4 mil empregos). 4. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (29,7 mil empregos). 5.   Educação infantil – creche (25,5 mil empregos). 6.  Serviços de engenharia (24,7 mil empregos). 7. Serviços especializados para a construção (24,2 mil empregos). 8.  Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos (23,7 mil empregos). 9.  Educação infantil – pré-escola (23,1 mil empregos). 10.  Ensino fundamental (23 mil empregos). Fonte: Sebrae.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Oito em cada dez famílias do Auxílio Brasil são chefiadas por mulheres.

 

Dos 21,1 milhões de benefícios de outubro, 17,2 milhões são para os domicílios em que as mulheres são as responsáveis.

De cada dez famílias que recebem o Auxílio Brasil neste mês de outubro, oito são chefiadas por mulheres. Segundo o Ministério da Cidadania, do total de 21,1 milhões de benefícios que começaram a ser pagos nesta terça-feira (11), 17,2 milhões são para os domicílios em que as mulheres são as responsáveis.O número representa 81,5% do total dos integrantes do programa de transferência de renda, que recebem a parcela atualmente de R$ 600. O repasse para esse segmento é superior a R$ 10,4 bilhões no pagamento deste mês. O dado está em linha com os números do IBGE. A Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mais recente mostra que, em 2021, 32% das pessoas responsáveis pelos domicílios do país eram mulheres. Ou seja, mais de 34 milhões de mulheres se declaravam responsáveis financeiramente pelos seus lares, enquanto os homens eram 37,5 milhões (36,1% dos domicílios). Segundo a economista Carla Beni, professora de MBAs da FGV (Fundação Getulio Vargas), o número de famílias chefiadas por mulheres mais que dobrou em 15 anos. Muito por causa das conquistas femininas e dos avanços no mercado de trabalho. Mas, segundo a economista, no caso dos programas sociais, como o Auxílio Brasil, faz parte da política pública que o recurso esteja no nome da mulher. "Em política pública, estatiscamente falando, a mulher tem capacidade de esticar o dinheiro para poder sustentar os filhos. Ela gere melhor por ter responsabilidade materna com as crianças", explica Carla. Além disso, entre a população de baixa renda há uma quantidade grande de crianças sem o nome do pai no registro de nascimento. Por isso, a política pública é feita em nome da mãe. Já em termos geral, levando em consideração a pesquisa do IBGE, a economista afirma que é preciso entender a questão metodológica. "O conceito de chefia é de uma pessoa de referência, um integrante considerado responsável pela aquela casa. O que significa que essa mulher pode ter companheiro e pode dividir a atividade, pode ter chefia compartilhada, mas, para efeito de pesquisa, é apontada uma pessoa, mesmo que tenha tarefa dividida", analisa a economista. Perfil das mulheres Segundo o Ministério da Cidadania, com os dados de setembro, o Centro-Oeste é a região que registrou o maior percentual de lares chefiados por mulheres, com 86,8% das famílias. A região Norte vem em segundo lugar, com 83,2%, seguida pelo Sul (83,1%), Sudeste (81,7%) e Nordeste (80,4%).Por estados, Goiás lidera o percentual de chefes de família mulheres no país. São 88,2%, ou 426 mil lares chefiados por mulheres, de um total de 482 mil. Em seguida, aparecem Rondônia (87,8%), Tocantins (86,4%), Mato Grosso (86%) e Mato Grosso do Sul (85,9%).Na outra ponta, o Piauí é a unidade federativa com menor percentual de mulheres como chefes de família entre as beneficiárias do Auxílio Brasil em setembro. Ainda assim, são 77,2%, ou 478 mil famílias em um universo de 619 mil. Pagamento antecipado O Auxílio Brasil de R$ 600 começou a ser pago nesta terça-feira (11) a 21,1 milhões de famílias. Desse total, 5,98 milhões de beneficiários também recebem o Auxílio Gás, que equivale ao valor médio do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.Por causa do feriado, o pagamento é suspenso nesta quarta-feira e retomado na quinta-feira (13) para os integrantes do programa com final 2 do NIS (Número de Identificação Social). O pagamento seguirá de forma escalonada até o dia 25 de outubro, para quem tem final 0 do NIS. É a segunda vez que o calendário é antecipado. Em agosto, quando a parcela aumentou de R$ 400 para R$ 600, também começou antes. Confira o calendário de outubro

NIS final 1 – 11 de outubro
NIS final 2 – 13 de outubro
NIS final 3 – 14 de outubro
NIS final 4 – 17 de outubro
NIS final 5 – 18 de outubro
NIS final 6 – 19 de outubro
NIS final 7 – 20 de outubro
NIS final 8 – 21 de outubro
NIS final 9 – 24 de outubro
NIS final 0 – 25 de outubro
Quem tem direito? Para receberem o Auxílio Brasil, as famílias devem atender a parâmetros de elegibilidade e ter os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único) nos últimos 24 meses. Além disso, é preciso que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e as que estão em outras bases de dados do governo federal. Para a inclusão no programa, o principal critério é a renda mensal calculada por pessoa da família, que corresponde à soma de quanto cada integrante ganha por mês, dividida pelo número de pessoas que moram na casa. • Se a renda mensal por pessoa for de até R$ 105 (situação de extrema pobreza), a entrada no programa poderá acontecer mesmo que a família não tenha crianças nem adolescentes; • Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 a R$ 210 (situação de pobreza), a inclusão só será permitida se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes. Quem está em uma dessas situações e ainda não fez a matrícula no CadÚnico precisa se inscrever e aguardar a análise informatizada, que avalia todas as regras do programa. A seleção é realizada de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).Como sacar O dinheiro pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, sem a necessidade de ir a uma agência para realizar o saque. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. Os beneficiários também podem efetuar o pagamento de contas de água, luz, telefone e gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas. Quem recebe o pagamento por meio de cartão pode manter o saque pelos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes, bem como pelas agências da Caixa.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - CNI projeta crescimento de 3,1% da economia brasileira em 2022.

 

Com a melhora das cadeias produtivas, emprego e renda, novo cenário levou à revisão do PIB da indústria de 0,2% para 2%.

CNI (Confederação Nacional da Indústria) revisou a projeção para a economia brasileira e prevê crescimento de 3,1% neste ano. A estimativa anterior para o PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de toda produção e serviço do país, era de alta de 1,4%. Os dados fazem parte do Informe Conjuntural do 3º Trimestre, divulgado nesta terça-feira (11).A revisão positiva ocorre após mudanças de cenário no primeiro semestre, segundo a CNI. Entre os motivos apontados pela indústria estão a melhora das cadeias produtivas, o aumento do emprego e da renda e a desaceleração da inflação. A previsão para o PIB industrial também aumentou, de 0,2% projetado anteriormente para 2%. Mesmo com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura quase oito meses, de novos riscos no cenário internacional e das paralisações em cidades na China devido à Covid, houve normalização parcial das cadeias de suprimentos. "A indústria tem tido sucesso na busca por alternativas para reduzir e contornar o problema da falta de insumos. A produção industrial manteve ritmo de crescimento, ainda que moderado, pela maior parte do ano até o momento", ressalta o Informe Conjuntural do 3º Trimestre.A indústria da construção, que já mostrava um desempenho positivo, recebeu novo impulso com a ampliação do Casa Verde e Amarela, programa de financiamento à habitação do governo federal. Já o setor de serviços segue em crescimento, com a normalização de suas atividades no pós-pandemia, sobretudo aquelas ligadas à mobilidade das pessoas. Com isso, a projeção desse setor passou de alta de 1,8% para alta de 3,8%.O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que é importante que o ritmo de crescimento projetado para 2022 seja mantido nos próximos anos. “O Brasil precisa crescer de forma sustentada, elevar a renda média da população e colocar-se entre os países mais desenvolvidos. Para isso, devemos implementar, com urgência, ações consistentes que incentivem os investimentos e aumentem a competividade e a produtividade das empresas”, afirma Andrade.Segundo ele, é fundamental que pautas principais avancem no Congresso Nacional, como a reforma tributária que está em discussão no Senado. “Estamos seguros de que deputados e senadores continuarão dando as respostas de que o país necessita, mobilizando-se, discutindo, votando e aprovando os projetos adequados, sobretudo a proposta que moderniza o principal gargalo para as empresas do país, que é o nosso sistema tributário”, avalia o presidente da CNI. Mercado de trabalho O gerente-executivo de economia da CNI, Mário Sérgio Telles, explica que a atividade de serviços mais aquecida impulsionou o mercado de trabalho, com o aumento significativo do número de pessoas ocupadas. Em 2022, essa trajetória foi acompanhada pelo avanço do rendimento médio, o que não havia acontecido em 2021.A recuperação do mercado de trabalho segue consistente no terceiro trimestre, encerrado em agosto, com o emprego em elevação, totalizando 99 milhões de pessoas ocupadas. Com isso, a média da expectativa de taxa de desemprego no ano caiu de 10,8% para 9,3%, e a expectativa de crescimento da massa salarial real passou de 1,6% para 5,1%, beneficiada também pela queda da inflação"Além disso, novos impulsos fiscais tiveram início no terceiro trimestre, como o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil e a criação do auxílio a caminhoneiros e taxistas, e darão sustentação ao consumo", afirma Telles.Inflação A inflação desacelerou fortemente a partir de maio de 2022, com variação negativa de preços em julho, agosto e na prévia de setembro, avalia o informe da CNI. Essa queda da inflação se deve não só à forte influência das desonerações tributárias sobre energia, combustíveis e telefonia como também à desaceleração na alta dos preços industriais e de alimentos, avalia a CNI. A projeção de inflação da indústria para este ano é de 5,9%.“Essa queda na inflação também contribui para a recomposição do rendimento médio real e da massa salarial real e, consequentemente, do poder de compra das famílias e do consumo”, explica Telles.Outro destaque para a CNI são as exportações e importações, que permanecem com crescimento vigoroso neste ano, alavancadas principalmente pelos preços. A previsão para 2022 é de superávit da balança comercial em US$ 51,3 bilhões. "Exportações devem superar importações em US$ 51,3 bilhões", prevê a CNI.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Programas de trainee chegam a pagar mais de R$ 11 mil para talentos recém-formados.

 

Há vagas em bancos, empresas de telefonia e do setor de energia, e oportunidades sem restrição de curso, idade ou nível de inglês.

Concluir um curso superior já é um sonho para muita gente. Imagina se, além disso, for possível passar um tempo em treinamento numa grande empresa, conhecendo vários departamentos e experimentando funções relacionadas à sua formação, com um ótimo salário e muitos benefícios. Isso existe e é o que acontece nos programas de trainee que, em busca dos melhores talentos, estão cada vez mais atraentes, têm políticas de inclusão e diversidade, e prometem ser o início de uma carreira de sucesso.Até a última quinta-feira (13), havia pelo menos 12 companhias com inscrições abertas para os processos de seleção para programas de trainee, em diversos setores da economia, e diferentes regiões do país. Há oportunidades para formados em qualquer curso superior, com ou sem experiência profissional, e a fluência em inglês não é exigida em todos os programas. Alguns até financiam cursos de idiomas e de pós-graduação ou MBA para quem for selecionado. Nem todas as empresas informam o número de vagas disponíveis e o valor do salário que será pago ao trainee. Entre as que divulgam essa informação, encontram-se ofertas que fazem muito trabalhador experiente querer voltar no tempo e começar tudo de novo: os melhores salários estão entre R$ 7.500 e R$ 11.500, para contratos com duração de dois a três anos e possibilidade de efetivação, além de PLR (participação nos lucros e resultados).Para ter essa chance, é preciso de se dedicar, pois a concorrência é grande e o processo de seleção tem muitas etapas. Normalmente, tem duração de dois a três meses, e inclui testes de perfil, de personalidade, de português e/ou de inglês e de raciocínio lógico, entre outros, além de entrevistas com diretores das empresas.  As modalidades de trabalho podem ser híbrida (com alguns dias em home office) ou 100% presencial, e os benefícios mais comuns são: vale-alimentação, vale-refeição (ou restaurante na empresa), vale-transporte (ou fretado), plano de saúde e odontológico, seguro de vida e plano de acesso a academias. Conheça as oportunidades: 1. DEXtination - Programa de Aceleração de Carreira 2023 da Dexco Inscrições até o dia 14/10 Bolsa / Salário: R$ 6.640Requisitos:. Concluir a graduação (bacharelado) entre dezembro de 2020 e julho de 2022. Curso superior em áreas alinhadas aos negócios da empresa. Ter experiência profissional mínima de três anos (estágio, empresa júnior, ou outras). Inglês avançado (obrigatório para algumas posições, desejável para outras); Espanhol será considerado um diferencial. Disponibilidade para mudança para qualquer estado do Brasil Benefícios: . PLR. Vale-Refeição. Plano de saúde e odontológico. Previdência PrivadaResponsável pelas marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor, a Dexco quer atrair e desenvolver profissionais com potencial para assumir, ao final do programa, posições-chave em gestão de projetos, processos e equipes, conforme os perfis e oportunidades. O interesse é por candidatos com alguma experiência no mundo corporativo, com olhar diverso e aptidão para o protagonismo, abertos a novidades e com atitude voltada ao digital. Além disso, a empresa tem o objetivo de ser "um lugar mais inclusivo, onde os colaboradores possam ser quem realmente são e sejam valorizados pelas suas diferenças, para inovar, simplificar e aprender com os erros".O programa tem quatro fases: (a) Imersão no Negócio e Job rotation - conhecimento sobre a cultura da empresa, as áreas do negócio e operações, palestras e trocas de experiências; (b) Desenvolvimento – etapa que fortalecerá ações formativas e educacionais, com foco técnico e comportamental, além de incentivar o processo de Lifelong learning; (c) Projetos – condução de projetos práticos, desafiadores e importantes para aplicar os conhecimentos adquiridos; (d) Acompanhamento – cada trainee terá um mentor que vai orientá-lo durante o programa, validando suas entregas com o time de Gente. O processo de seleção é composto pelas seguintes etapas:. inscrição (outubro). testes on-line (outubro). dinâmicas em grupo (novembro). painel e entrevistas com gestores (novembro). entrevistas finais (dezembro). início do programa (janeiro de 2023) 2. Programa Jovens Talentos Stellantis – Engenharia e Design Inscrições até o dia 16/10 Bolsa / Salário: não informadoO grupo Stellantis, detentor das marcas Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot, está em um momento de transformação para uma Tech Company, visa à construção da mobilidade do futuro. Para isso, quer conectar as pessoas à aprendizagem contínua, em uma jornada de transformação e inovação no setor automotivo, por meio de dois programas de trainee: um exclusivo para mulheres graduadas ou que estejam no último ano de curso de engenharia ou de áreas correlatas, e outro voltado para profissionais do design, ambos com duração de 24 meses.O pimeiro é o Programa Jovens Talentos – Engenharia, que é 100% voltado para mulheres e busca profissionais proativas, resilientes, criativas, que gostem de inovação e estejam abertas ao novo. As candidatas precisam ter disponibilidade para residir em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana e/ou Goiana (PE) e região metropolitana. A empresa tem um moderno Centro de Desenvolvimento de Produtos, que reúne as condições e tecnologias necessárias para criar um veículo do começo ao fim, com alto nível de qualidade e excelência. Requisitos: . Formação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2023. Graduação em: Engenharias elétrica, eletrônica, de controle e automação, mecatrônica, mecânica, de produção, da computação, eletroeletrônica e de software; ciência da computação; sistemas de Informação; Física  O segundo é o Programa Jovens Talentos – Design, para o qual podem se candidatar profissionais que desejam criar conceitos e produtos para a mobilidade do futuro. Os interessados precisam morar ou ter disponibilidade para se mudar para Belo Horizonte (MG) e região metropolitana.  Requisitos:. Graduação em: design de produto, design gráfico, design de interação, comunicação, ciência da computação ou áreas relacionadas  Formação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2023Benefícios:. Salário compatível com o mercado. Assistência médica, odontológica e farmacêutica. Auxílio-educação idioma. PLR (participação nos lucros). Restaurante ou vale-refeição. Seguro de vida. Jornada flexível. Ônibus fretado. Gympass. Compra de veículo 0km com desconto Etapas do processo seletivo(a) Inscrições (outubro)(b) Gamificação (outubro)(c) Skill Lab (outubro)(d) Assessment/Avaliação Comportamental (outubro)(e) Painel Metaverso (outubro)(f) Entrevista Individual (outubro e novembro)(g) Admissão (novembro) 3. Programa de trainee Líder Aviação 2023 Inscrições até o dia 16/10 Bolsa / Salário: não informado Requisitos: . Graduação em engenharia aeronáutica, engenharia aeroespacial, engenharia mecânica aeronáutica e engenharia mecânica. Formação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022. Inglês avançado.Domínio do Pacote Office. Disponibilidade para residir nas regiões Sudeste e Nordeste. Não é necessário ter experiência profissionalBenefícios:. Vale alimentação e refeição. Assistência médica e odontológica. Previdência privadaEtapas do processo seletivo (a) Inscrição (até 16 de outubro)(b) Game on-line (outubro)(c) Skill Lab – Dinâmica de grupo on-line (outubro)(d) English Skills – Avaliação de inglês (outubro)(e) Assessments on-line – Avaliação comportamental (novembro)(f) Challenger Lab – Painel RH com gestores (novembro)(g) Entrevista com superintendência (dezembro) (h) Início do programa: janeiro de 20234. Programa de Trainee Sylvamo 2022 Inscrições até o dia 17/10 Bolsa / Salário: não informado A empresa de papel Sylvamo, que tem fábricas na Europa, América Latina e América do Norte, está com vagas abertas para os programas de trainee e de estágio. O perfil desejado para os trainees é de pessoas com espírito de liderança, mas que saibam trabalhar em colaboração com os colegas, e tenham interesse em aprender mais sobre o setor, para desempenhar melhor seu papel.O programa tem 24 meses de duração e contempla job rotation, com a oportunidade de conhecer várias áreas dentro da diretoria de atuação, o que permite ter uma visão global do negócio. O trainee também irá trabalhar com a alta liderança da América Latina, liderar projetos, ter acompanhamento de gestão e participar do Programa de Desenvolvimento Comportamental. Se o inglês for necessário para o dia a dia da função, a empresa se compromete a custear aulas in company. Requisitos: . Formação em dezembro de 2022, 2021 ou 2020. Graduação conforme a área de atuação - Manufatura: engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia química; Corporativo: administração, economia, contabilidade, engenharias, relações internacionais, comércio exterior e áreas correlatas; Florestal: engenharia florestal, agronomia, engenharia de produção, engenharia agronômica Não é necessário ter conhecimento do idioma inglês nem experiência profissionalBenefícios: PPR (Programa de Participação nos Resultados). Refeitório no local, Vale-alimentação. Plano médico e odontológico, Seguro de vida, Previdência privada. Transporte fretado, Gympass, Assistência funeral. Campanha de vacinação antigripal. Programa de assistência ao empregado. Empréstimo pessoal e empréstimo Consignado. Auxílio creche para filhos de até 6 anos e auxílio filho com deficiência. Kit material escolar, Brinquedo de Natal e Cesta de Natal. Acesso ao Clube de campo (em Mogi Guaçu/SP)Etapas da seleção:. Inscrições. Testes on-line. Teste ANA. Oficina de ideias on-line. Academia do Conhecimento Virtual. Visita à unidade. Admissão 5. Energy4Talent Trainee 2023 - Brazil, da AES Inscrições até o dia 17/10Bolsa / Salário: não informadaO Energy4Talent é um programa de dois anos, com treinamento em habilidades técnicas e competências comportamentais. A cada seis meses são realizadas rotações em diferentes áreas da empresa, permitindo o envolvimento com as várias frentes da AES e do mercado de energia sustentável. Para janeiro de 2023, estão previstas entre 15 e 25 novas contratações, aproximadamente. Os trainees da AES têm a missão de ajudar a garantir um futuro mais sustentável, por meio da geração de energia segura e limpa. Devem ser pessoas com mentalidades inovadoras, capazes de influenciar decisões estratégicas, e com potencial para serem líderes na organização no futuro. Eles são acompanhados por um mentor interno, que apoia seu desenvolvimento profissional. Também têm oportunidade de liderar projetos de alto impacto, em contato com líderes seniores da empresa, e podendo fazer parte de equipes nas Américas, Europa e Ásia.Requisitos:. Graduação em cursos de bacharelado em engenharia, contabilidade, administração de empresas, marketing e economia. Formatura entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022 . Inglês avançado ou fluente Benefícios: não informados Processo de recrutamento: (a) Questionário de aplicação: currículo e informações básicas(b) Avaliação on-line, com perguntas de entrevista em vídeo e jogos(c) Avaliação em grupo: sessões on-line, com cerca de 20 a 25 participantes (d) Business Panel & Interview: sessão on-line com líderes seniores e setor de Recursos Humanos, na qual os candidatos terão de analisar um business case (e) Entrevistas individuais com finalistas, após painéis de negócios f) Início do programa: janeiro de 2023 6. Programa Trainee Vivo 2023 Inscrições até o dia 20/10 Bolsa / Salário: R$ 7.500 + bônus anual (PPR) Vagas: 30, no mínimo, todas em São Paulo, sendo 50% delas reservadas para pessoas negrasO Programa Trainee Vivo tem o objetivo de formar e acelerar a carreira de jovens talentos com potencial para liderar a transformação da empresa. Trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento contínuo, com duração de 18 meses, que possibilita o aprendizado por meio da imersão nas áreas de negócios, tecnologia, cultura, diversidade e inclusão. Estão previstas atividades como rotações, mentorias e participação em projetos exclusivos.Os trainees terão direito a fazer um MBA 100% subsidiado pela Vivo, e realizado no horário de trabalho. Os 10 profissionais mais bem avaliados terão a oportunidade de viver uma experiência na Universidade Corporativa do Grupo Telefônica em Madri, na Espanha.Requisitos:. Formação entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2022. Graduação em qualquer curso; todas as universidades serão consideradas. Disponibilidade para trabalhar em São Paulo (SP). Estrangeiros precisam ter visto para trabalhar no Brasil. Não é preciso ter experiência profissional anterior. Idioma inglês não é exigidoBenefícios: .Vale-refeição e alimentação, Assistência médica e odontológica . Academia, vale-transporte. Celular corporativo com plano voz e dados ilimitados. Home office (duas vezes na semana), e horário de trabalho flexível. Day off de aniversárioEstrutura do processo seletivo:. É 100% on-line. Inscrição (até 20/10). Assessments on-line (outubro). Desafio digital Vivo (novembro). Painel com gestores (novembro/ dezembro). Contratação: janeiro de 2023. Início: fevereiro de 2023 7. Programa de Trainee Johnson & Johnson 2023 Inscrições até o dia 21/10 Bolsa / Salário: R$ 7.500 + bônus anualO programa é para todas as pessoas, de todas as etnias, gerações e grupos sociais, pois a intenção da J&J é construir uma força de trabalho que espelhe as comunidades a que ela serve. As vagas abrangem os três negócios da companhia: Consumer health, Janssen Farmacêutica e MedTech. O programa tem duração de dois anos, período em que os trainees realizam rotações por áreas diversas, participam de projetos, passam por capacitação e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais voltadas para desenvolvimento da sua liderança. Propósito: Proporcionar uma jornada de aceleração de carreira para atrair, desenvolver e oferecer oportunidades para talentos diversos serem nossos líderes do futuro. Motivos para ser trainee J&J: (a) Liderança de Projetos: sua oportunidade para deixar seu legado; (b) Cultura de conexão: porque aqui acreditamos que são as conexões que te impulsionam; (c) Qualidade de vida: afinal, para nós, saúde é o que mais importa; (d) Crescimento de carreira: oportunidades combinadas com seu protagonismo e vontade te levarão para lugares extraordinários! No momento da inscrição, o candidato deve escolher uma das seguintes áreas:. Trainee Consumer Health Comercial & Marketing. Trainee Consumer Health Pesquisa & Desenvolvimento. Trainee J&J Comercial & Marketing. Trainee J&J Medical Affairs. Trainee J&JTech Requisitos:. Graduação: não há restrição de curso. Formação entre dezembro de 2019 e dezembro de 2022. Ter disponibilidade para trabalhar presencialmente, nos escritórios de São Paulo ou de São José dos Campos. Inglês não é pré-requisito obrigatório para grande parte das vagas Benefícios: . Assistência médica e odontológica. Alimentação na empresa. Previdência privada. Gympass. J&J Flex Home Office 2x na semana. Programa de Assistência ao Empregado. Acesso a plataforma de aprendizagem contínua Etapas do processo seletivo:. inscrição (até 21/10). testes on-line (até 24/10). desafio em vídeo (26/10 até 31/10). dinâmica de gente (novembro). painel com líderes (novembro /dezembro). entrevista (dezembro). início das atividades (fevereiro de 2023) 8. Procurement Leadership Development Program Internship (PLDP) 2023 - Johnson & Johnson  (Programa de Desenvolvimento de Liderança em Aquisições/Compras) Prazo para inscrições: não informado Bolsa / Salário: não informado A empresa usa a tecnologia e o trabalho em equipe para descobrir novas maneiras de prevenir e superar os maiores desafios de saúde do mundo. Nossas equipes Corporativa, Saúde do Consumidor, Dispositivos Médicos e Farmacêutica aproveitam dados, insights do mundo real e mentes criativas para criar medicamentos e produtos de saúde que mudam vidas. é um programa de 12 semanas que abrange o desenvolvimento funcional e profissional, bem como a conclusão de projetos desafiadores que lidam com iniciativas estratégicas de negócios. Os estagiários terão um mentor formal e poderão participar de atividades organizadas, incluindo eventos de imersão no setor, treinamento de liderança e projetos de serviço à comunidade local para entender a cultura da empresa e oportunidades de carreira. Procurement (aquisição) está estrategicamente integrada à Supply Chain e é um dos principais motores do negócio. Busca soluções criativas para facilitar os processos relacionados à base de fornecedores, e desenvolve relacionamentos mais próximos e colaborativos. Por isso, é preciso ter profundo conhecimento do mercado de suprimentos, de gestão de processos e tecnologia para, em última análise, acelerar o crescimento e a inovação, agregar valor ao nosso portfólio de gastos e melhorar a reputação e gerenciar riscos.Requisitos: . Formação: candidatos devem estar matriculados em curso de pós-graduação ou MBA, com previsão de término entre dezembro de 2023 e julho de 2024 . É dada preferência para cursos de gestão de Supply Chain, operações ou logística. . Estar apto e disponível para trabalhar em São Paulo. Ter experiência anterior (detalhada no site do programa) O candidato ideal deve ter: . excelentes habilidades interpessoais, de influência e de comunicação (oral e escrita) . perfil analítico e de liderança . capacidade para gerenciar projetos, analisar e atuar na resolução de problemas . pensamento estratégico e criativo, com foco na entrega de resultados Benefícios: não informados 9. Trainee Oxiteno 2023 - Conectando você com a química! Inscrições até o dia 26/10 Bolsa / Salário: não informado O programa de trainee da Oxiteno, que está com cinco vagas abertas, existe há mais de 30 anos e tem o objetivo de formar profissionais com diferencial competitivo, perfil inovador e foco em resultados. A empresa Oxiteno é uma multinacional líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina. Possui 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, 2 centros globais de pesquisa & desenvolvimento, 3 laboratórios de pesquisa & desenvolvimento e 8 escritórios comerciais ao redor do mundo Além de treinamentos técnicos e funcionais, o trainee tem o acompanhamento de executivos e profissionais de RH, em sessões de mentoria e de coaching individual, durante 12 meses de trabalho planejado, período em que ele terá a oportunidade de: . Integrar-se à empresa e conhecer os líderes das áreas de negócios e funcionais. Visitar as unidades industriais da Oxiteno. Desenvolver projetos estratégicos, em diferentes áreas e unidades, no modelo job rotation . Participar de ao longo do programa Requisitos: . Graduação em biologia, bioquímica, engenharia (todas), farmácia, física, química e cursos correlatos . Formação entre 2020 e 2021 (até dois anos após a colação de grau). O inglês é usado em interações diárias e na construção de materiais estratégicos da companhia; por isso, é desejável ter o idioma em nível intermediário/avançado . Disponibilidade para viagens e para mudança para São Paulo. O trainee ficará alocado, inicialmente, na capital paulista. Com o job rotation, poderá realizar projetos em qualquer Oxiteno do Brasil Benefícios:. Participação nos lucros e resultados (PLR). Assistência médica e odontológica, e Convênio farmácia. Vale-transporte, vale-refeição e vale-alimentação. Seguro de vida e Previdência privada. Gratificação de férias. Complemento de auxílio-doença. Apoio às gestantes e Auxílio-creche. Campanha de vacinação. Auxílio filho PcD. Gympass/TotalPass e Incentivo à corrida. PAE (Programa de Apoio ao Empregado). Empréstimo emergencial e empréstimo consignado. Cartão Natal e vale-brinquedo. Prêmio Assiduidade. Período sabático. Prêmio por tempo de casa 10. Programa de Trainee Ligga 2023 Inscrições até o dia 31/10 Bolsa/Salário: R$ 7.800 A empresa de telecomunicações atua no segmento de conexões, da tecnologia de fibra óptica ao 5G. O Programa de Trainee Ligga 2023 tem como principal objetivo o desenvolvimento de jovens nas áreas de tecnologia e engenharia. O time de trainees coloca a mão na massa e tem a oportunidade de atuar em projetos e atividades que trazem relevância para a empresa, passando por várias áreas, o que permite ampliar sua visão do negócio, se desenvolver mais rápido, ampliar sua rede de contatos e crescer profissionalmente, conhecendo a empresa como um todo, assim como os vários segmentos de cada área. Requisitos:. Graduação: os cursos variam de acordo com a vaga. Formação entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Disponibilidade para residir na cidade da vaga. Benefícios: . Assistência médica e odontológica, e Seguro de vida. Vale-refeição e acesso a frutas durante o expediente. Treinamentos, cursos, formações e certificados. Day off de aniversário e Área de saúde e bem estar. Gympass. Premiações. Ambiente informal e sem dresscode  Etapas da seleção: . Inscrições (até 31/10 às 23h55). Desafios on-line (envio até 31/10 às 23h55). Dinâmica presencial com os aprovados na trilha on-line (22/11). Entrevistas presenciais com os aprovados na dinâmica com o RH (23/11). Resultado (dezembro) 11. Programa de Trainees Credit Suisse 2023 Inscrições até o dia 7/11 Bolsa / Salário: R$ 11.500 Requisitos: . Graduação: bacharelado ou licenciatura de longa duração. Formação entre dezembro de 2019 e o fim de 2023. Inglês avançado. Disponibilidade para trabalho presencial em São Paulo (capital) O Programa tem duração de até 18 meses, e os trainees têm a oportunidade de conhecer de perto a estrutura do banco, participando do desenvolvimento e da implementação de iniciativas estratégicas para a instituição, com a possibilidade de interagir com profissionais de diversas partes do mundo. O trainee vai interagir com as lideranças do banco (CEO, COO e heads de área), por meio de encontros para conhecê-los e aprender sobre os desafios de seu dia a dia. Também vai receber mentoria individual de um(a) executivo(a), por meio de conversas recorrentes, nas quais vai se conectar com outras pessoas e te acompanhar em seus desafios. Contar com a parceria e o acompanhamento do time de People. Como o local de trabalho é são Paulo, Caso você esteja vivendo no Brasil e fora do estado de São Paulo, receberá passagem aérea e 30 dias de hospedagem para sua comodidade e organização de realocação Benefícios:    . Vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte. Plano de saúde e odontológico. Participação nos lucros e resultados. Auxílio-creche e babá. Auxílio-idioma para curso de inglês. Seguro de vida.Gympass . Café da manhã e da tarde in-company . Parcerias de descontos com diversos estabelecimentos Etapas do processo seletivo:. inscrição. teste on-line de lógica e de inglês. entrevista on-line. envio das propostas para os finalistas. processo de admissão . início do trabalho (janeiro de 2023)  12. Amazon MBA Program Manager Intern (Estágio de MBA para Gerente de Programas na Amazon) Prazo para as inscrições: não informadoBolsa / Salário: não informadoA Amazon oferece a alunos de pós-graduação a oportunidade de iniciar uma carreira com possibilidades ilimitadas, em uma empresa onde o estagiário pode se imaginar sendo bem-sucedido.Os MBA Program Manager (PGMs) trabalham para encontrar soluções para problemas complexos em operações, cadeia de suprimentos, planejamento de demanda, logística e para inovar em soluções de ponta para gerenciar programas em todos os negócios da Amazon.Desde o primeiro dia, o PGMs assumem esses desafios de negócios e têm autonomia para pensar estrategicamente e tomar decisões baseadas em dados. Eles trabalham de forma independente, como parte de equipes de projeto maiores, e têm um impacto significativo na experiência do cliente e nos negócios.A equipe e a função a ser ocupada dependem das necessidades dos negócios e, à medida que a Amazon continua a crescer, ela procura candidatos que desejam dominar, construir e impactar a experiência do cliente, em vez de ficarem vinculados a uma função ou equipe específica. Requisitos: . Formação: estar matriculado em curso de MBA ou programa de pós-graduação em nível de mestrado ou equivalente, com previsão de término entre dezembro de 2023 e agosto de 2024. · Mais de três anos de experiência profissional (desejável)· Disponibilidade para concluir o programa em período de 10 a 12 semanas, durante o verão de 2023· Proficiência em inglês e português (comunicação oral e escrita)( Fonte R 7 Noticias Brasil)

                                                 

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Caixa paga lote com abono salarial complementar a 1,1 milhão de trabalhadores na segunda-feira.

 

Valor do benefício é de, no máximo, um salário mínimo — R$ 1.212 — e dado de acordo com o número de meses trabalhados.

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai pagar nesta segunda-feira (17) um lote complementar do abono salarial PIS/Pasep para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores do país. Segundo a instituição, o pagamento abrange benefícios que foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados dos exercícios de 2016 a 2020. O crédito será feito diretamente na conta do trabalhador na Caixa ou na Poupança Social Digital, aberta automaticamente em seu nome, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. As parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro. O abono é de, no máximo, um salário mínimo — R$ 1.212 atualmente — e dado de acordo com o número de meses trabalhados no período. Quem tem direito ao Abono Salarial Para receber o benefício, o trabalhador precisa:• Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;• Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos duranteo ano-base;• Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.Canais de consulta Os trabalhadores podem acompanhar o pagamento do benefício pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, além do Portal Cidadão e Atendimento Caixa ao Cidadão nos telefones 111 ou 0800 726 0207.Dúvidas relacionadas ao processamento das informações sociais do trabalhador (Rais/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos podem ser esclarecidas nos canais do Ministério do Trabalho e Previdência: Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Portal www.gov.br e telefone 158.Mais informações sobre o abono salarial estão disponíveis no site da Caixa. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Construção civil deve ter crescimento acima do PIB pelo segundo ano seguido.

 

Desempenho do setor contribui para a recuperação do mercado de trabalho, e tem previsão de encerrar 2022 com alta de 7%. 

A construção civil tem impulsionado a atividade econômica brasileira e deve registrar crescimento acima do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2022, pelo segundo ano consecutivo. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o SindusCon-SP (Sindicato da Construção) já projetam alta de 7% e 6,1% do setor neste ano, respectivamente, acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo Pesquisa Focus. Com isso, a indústria da construção deverá também superar o nível pré-pandemia, de 2019. No segundo trimestre de 2022, enquanto o PIB brasileiro, soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, registrou alta de 1,2%, na comparação com os primeiros três meses deste ano, o setor cresceu 2,7%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa aceleração fez com que a variação do acumulado dos 12 meses atingisse 10,5%, superando a taxa registrada em 2021. "A principal força desse crescimento é a recuperação do mercado de trabalho, formal e informal. No caso do mercado formal, a gente está em ano eleitoral, com investimento maior do estado, numa conjunção de finanças ainda mais favorável, junto com o ciclo imobiliário de lançamentos e de vendas dos últimos dois anos, que estão se traduzindo em obras", avalia Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção Civil do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). O impacto no mercado de trabalho resultou em 216 mil vagas no setor no acumulado de janeiro a julho deste ano, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), expansão de 9,38% na comparação com o registro de funcionários contratados no final do ano passado. Somente em julho, houve criação de 32.082 novas vagas, alta de 1,29% na comparação com junho. Os números estão em linha com os da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, que registrou alta de 13,2%, ou mais 866 mil vagas na construção, em junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. Para a coordenadora do FGV Ibre, o desempenho da construção confirma um ciclo de retomada. "Na verdade, é um movimento iniciado ainda em 2019. Mas, como 2020 foi um ano completamente atípico, com reflexos muito fortes, principalmente no caso da construção no momento inicial da pandemia, porque as empresas tiveram que se reorganizar para dentro dos protocolos para voltar a operar. Embora afetada pela crise sanitária, a construção foi considerada atividade essencial. Então, a atividade formal do setor, representada pelas construtoras e incorporadoras, pode ser retomada", afirma Ana Maria. Reformas com o home Office No período de isolamento durante a pandemia, com o home office, e o auxílio emergencial pago pelo governo à população de baixa renda para enfrentar a crise sanitária, as famílias perceberam a necessidade de realizar reformas nas suas casa. Segundo a economista do Ibre FGV, isso deu um impulso na demanda por materiais de construção, que também se refletiu dentro do setor da construção. Mesmo com a queda do PIB em 2020, principalmente por conta da contração no mercado de trabalho e na produção de material de construção, o ciclo de negócios do setor não parou, e até a redução da taxa de juros, até março de 2021, contribuiu para que o mercado ganhasse fôlego."Com o setor bastante aquecido, isso está se refletindo nos números do emprego e na taxa de crescimento de dois dígitos do setor no acumulado do ano, e os números do PIB refletindo esse cenário", analisa a economista. Na cidade de São Paulo, pesquisa do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis) apontou que, entre os meses de junho de 2021 e maio de 2022, foram vendidos 69.614 novos imóveis, um aumento de 14,9% em relação aos 60.602 comercializados um ano antes.“A construção civil é um motor importantíssimo para o desenvolvimento econômico do país. Ele é um dos grandes vetores da geração de empregos diretos e indiretos, além de movimentar diversos setores que fazem parte deste mercado”, afirma Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia. Para a executiva, o setor da construção civil mostrou resiliência durante o período de restrições imposto pela pandemia de Covid-19. "Além disso, tem apresentado uma recuperação vigorosa desde o início da fase de reabertura”, acrescenta Tatiana. Intenção de investimento na construção Segundo dados da Sondagem Indústria da Construção, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção registrou a sexta alta consecutiva em setembro, e a intenção de investimentos atingiu o ponto mais alto desde julho de 2014. A mesma pesquisa aponta que em junho, julho e agosto o avanço dos níveis de atividade da indústria da construção ocorreu a taxas crescentes.Em julho, o Programa Casa Verde e Amarela passou por uma atualização das faixas de renda familiar e por uma ampliação dos subsídios concedidos e do prazo de financiamento. Essas mudanças do programa elevaram a confiança do setor e expandiram a intenção de investimento. A Caixa Econômica Federal anunciou na última semana que atingiu a marca de R$ 48,3 bilhões em contratos de financiamento habitacional pelo Programa Casa Verde e Amarela em 2022. De acordo com o banco, que responde por 99% da execução do programa, 1 milhão de pessoas foi beneficiada. Perspectivas Para o próximo ano, a perspectiva do setor é de desafio. "Acho que todo esse otimismo será certamente desafiado. Primeiro, se a gente olhar na área de infraestrutura, nós vamos chegar a 2023 com questões fiscais tremendas, com o orçamento encaminhado pelo governo com dificuldades, com investimentos que estão no menor nível dos últimos 14 anos, com perspectiva de paralisação de obras. Isso traduz o desafio do governo federal nos investimentos públicos. As desonerações também vão impactar as finanças, que devem afetar os investimentos nos estados", estima Ana Maria Castelo, do FGV Ibre. No âmbito privado, ainda prevalece o ciclo de obras em função dos leilões de concessões realizados neste ano. Além disso, apesar da desaceleração, o mercado imobiliário deve ter repercussão em 2023, em função das obras em andamento. "Do ponto de vista da atividade, a gente vê 2023 ainda como um ano positivo para a construção, embora não na mesma magnitude de 2022. Pelas indicações que a gente tem 2023 deverá ser um ano difícil, porque a taxa de juros ainda deve se manter elevada e a perspectiva de desaceleração afeta o orçamento familiar. Isso pode comprometer o ciclo de retomada, mas a atividade da construção vai contribuir para mitigar o impacto dessa desaceleração", conclui Ana Maria. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...