CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 28 de setembro de 2019

NOTICIAS GERAL- ESCOLAR

Resultado de imagem para transporte de alunos seduc

Seduc garante contratação emergencial para o transporte de alunos da rede estadual

Com a alegação do prefeito de Santo Antonio de Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho, Valdirzinho, de que município não tem mais condições financeiras para pagar o tranporte escolar dos alunos da rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará contratação emergencial para garantir a locomoção dos estudantes da zona rural.  A decisão foi tomada após reunião conjunta, realizada n quinta-feira (26), entre o governo e o prefeito de Santo Antônio do Leverger.O transporte dos estudantes da rede estadual de ensino residentes na zona rural de Santo Antônio do Leverger era feito pelo Estado de Mato Grosso em parceria com a prefeitura. Rede de solidariedade se mobiliza para encontrar idoso em Cuiabá O recurso do transporte escolar era repassado diretamente à prefeitura, que ficava responsável pela manutenção dos veículos e contratação dos motoristas. O valor repassado era de acordo com a quilometragem diária realizada pelos veículos, que percorriam os trajetos para buscar e levar os estudantes até as unidades educacionais. O transporte escolar é um direito dos estudantes residentes em zona rural. Segundo a Seduc, o repasse do transporte escolar para o município de Santo Antônio do Leverger está rigorosamente em dia. Este ano, foi repassado ao município o valor total de R$ 1.511.163,54. Porém, o montante não é suficiente para arcar com todas as despesas. É necessário contrapartida do município. (Fonte R7 por  Gazeta Digital Com informações da assessoria)

NOTICIAS GERAL-BEBÊ GIGANTE

Foto: Valter Sobrinho | ASCOM SES

Bebê gigante nasce na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Bebê gigante nasce na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes A puérpera Paula dos Santos Amarante, 29 anos, natural de Itabaiana, deu a luz na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de parto cesáreo no último dia 24 de setembro a um bebê de 6,27 kg. O menino, já considerado um gigante para idade gestacional, surpreendeu a todos na maternidade. A mãe ficou em êxtase com o tamanho de seu bebê. A chegada de José dos Santos Amarante movimentou a Lourdinha, que comemorou o nascimento do bebê. A enfermeira da ala Rosa da MNSL, Angélica Machado Aragão, explicou que o bebê nasceu de uma idade gestacional avançada com 41 semanas e quatro dias. “A paciente foi avaliada no município de Itabaiana e perceberam a necessidade de que ela comparecesse à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Não é um fato comum, não são esperados bebês acima de 5kg. Esse bebê nasceu com mais de 6kg, é um bebê que chamamos de GIG (gigante para idade gestacional), um bebê que requer cuidado com o controle glicêmico, precisa de uma avaliação mais minuciosa para entender o aumento do peso da criança”, alertou a enfermeira. Ela disse ainda que a paciente não tem relato de diabetes na gestação e essa é a sua quarta gestação, porém a maternidade depois do parto, investiga se há relato de diabete gestacional associada. Paula disse que ficou surpresa com o tamanho do seu bebê e vai precisar refazer o enxoval e comprar peças maiores para vesti-lo. Ela contou que fez o pré-natal e que sua alimentação durante a gestação foi normal.“Tive meu filho de parto cesáreo e também fiz a ligadura de trompas, tenho mais três filhos, uma menina e três meninos, sendo José o quarto. Eu vim para Lourdinha, encaminhada pela médica, sou natural de Rio das Pedras, em Itabaiana, fiz todo o meu pré-natal lá completo com oito consultas. A gestação foi boa e tranquila, meu bebê está na Unidade Intermediária da MNSL porque nasceu fortinho. Eu não fui diagnosticada com diabetes. Nós teremos alta no final de semana, o atendimento aqui é muito humanizado”, afirmou a mãe.( Fonte R7  por  A8SE)

NOTICIAS GERAL- SAÚDE SAMU

SAMU recebe título do Ministério da Saúde por serviço 100% qualificado

SAMU recebe título do Ministério da Saúde por serviço 100% qualificado

SAMU recebe título do Ministério da Saúde por serviço 100% qualificado Avaliado pelas condições das bases, formação das equipes, estrutura, efetividade, entre outros critérios que oferecem melhor assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Sergipe, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu o título de serviço 100% qualificado. Com isso, o Estado passa a ter um aumento no incremento anual de custeio para o Fundo Estadual de Saúde. De acordo com a superintendente do SAMU, Conceição Mendonça, o serviço de atendimento pré- hospitalar móvel ser reconhecido pelo MS e ter 100% de qualificação de 59 Ambulâncias e da sua Central de Regulação de Urgência é muito positivo. “A qualificação engloba a excelência, quem ganha com esse prêmio de qualidade é nossa população que necessita de um serviço respeitado, que tem em cada profissional a marca do compromisso e acolhimento no atendimento às urgências pré- hospitalares. Meu reconhecimento e agradecimento a todos que fazem a SES e a Fundação Hospitalar de Saúde pela conquista e excelência do nosso SAMU 192 Sergipe”, revelou.Para o diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais), João Lima, esse título é um estímulo a mais para que os gestores saibam que estão no caminho certo na questão do serviço de qualidade que é prestado pelo SAMU Sergipe à população e esse resultado é reflexo da dedicação e compromisso dos trabalhadores e gestores do SAMU Sergipe, bem como pelo foco das gestões da SES e FHS, em sempre trabalhar de forma integrada, em prol do usuário do SUS, no estado.“É extremamente importante o SAMU Sergipe ter o reconhecimento do Ministério da Saúde com 100% de qualificação, de acordo com as regras da portaria nº 2.361 de 5 de setembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União no último dia 20. É importante frisar que isso implica, também, em obrigações nossas. O Ministério da Saúde monitora o serviço e a cada seis meses o SAMU prepara um relatório gerencial, envia para a revisão da Dais que encaminha para o MS. A reavaliação da qualificação é feita de dois anos em dois anos”, explicou João. A assessora técnica da Rede de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência, Neuzice Oliveira Lima, comentou que no decorrer desse processo que iniciou em 2015, foram pedidas às bases descentralizadas as adequações necessárias segundo os critérios solicitados para a qualificação e os ajustes foram realizados, o que garantiu esse reconhecimento.“Essa conquista é extremamente importante e o aumento no custeio também porque poderemos qualificar ainda mais o serviço, melhorar a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecer situações melhores de trabalho para os servidores que atuam no SAMU, porque quando o recurso chega, é possível investir”, disse Neuzice.( Fonte R7 por A8SE)

NOTICIAS GERAL-SAÚDE

Folha Vitória

Você conhece os principais exames para prevenir e tratar doenças?

Testes são fundamentais para doenças como HIV, diabetes, colesterol alto, neoplasias, malária e hepatites virais A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente uma lista com 228 exames considerados essenciais para prevenir e tratar doenças. O objetivo é ajudar a estabelecer políticas públicas de saúde em cada país. Segundo a organização, os testes laboratoriais dessa lista deveriam estar acessíveis a toda a população. "Essa é a segunda lista, onde foram incluídos 115 exames. São testes fundamentais para doenças como HIV, diabetes, colesterol alto, neoplasias, malária e hepatites virais", destacou o médico especialista em diagnóstico por imagem Libório Mule Jr.O documento conta ainda com exames que auxiliam na detecção de doenças infecciosas em países de baixa e média renda, como cólera, dengue, zika, leishmaniose e esquistossomose. "Essa lista é muito importante para que as políticas públicas tenham esse foco em seus investimentos. São exames simples e baratos para detectar doenças mais cedo. Sem dúvida, um auxílio fundamental no combate a essas enfermidades”, acrescentou.( Fonte Folha Vitoria)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...