CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

VIDANEWS - Boko Haram mata 26 mulheres após morte de filho de um comandante na Nigéria.

 

Grupo jihadista manteve mais de 40 mulheres reféns em aldeia do país; uma delas escapou com a ajuda de um guarda.

O grupo extremista Boko Haram executou 26 mulheres em um vilarejo na Nigéria, sob a acusação de terem praticado bruxaria, após a morte repentina do filho de um comandante.Segundo informações da AFP, a morte do filho do jihadista Ali Guyile causou a fúria do homem, e no último domingo (13) cerca de 40 mulheres foram detidas e mantidas reféns por capangas do Boko Haram na aldeia de Ahraza, na cidade nigeriana de Gwoza. Uma das mulheres acusadas de bruxaria, que conseguiu escapar da morte graças ao namorado, que era um dos guardas e a ajudou a fugir, dá detalhes dos momentos de tensão.“Ele [Ali Guyile] disse que investigaria nosso envolvimento na morte das crianças e daria a punição adequada caso fôssemos culpadas. Na quinta-feira (10), ele ordenou que matassem 14 mulheres”, conta Talkwe Linbe, de 67 anos.“Por sorte, eu não estava nessa lista, e meu namorado, que era um dos guardas que nos vigiavam, me ajudou a escapar naquela noite”, completa. Outras fontes disseram que no último sábado (12), mais 12 mulheres foram mortas sob a mesma acusação de bruxaria, e o total de vítimas dos jihadistas foi 26.As forças de segurança nigerianas estão lutando contra o Boko Haram e outros jihadistas vinculados ao grupo Estado Islâmico, cuja insurgência matou mais de 40 mil pessoas e forçou mais de 2 milhões de pessoas a deixarem suas casas desde 2009.A discussão sobre bruxaria no país divide opiniões na Nigéria, já que o norte do país é majoritariamente formado por muçulmanos, e o sul do país, por cristãos.Com o conservadorismo local, a legislação do país proíbe práticas de feitiçaria como religião. A pena prevista é de pelo menos dois de prisão. O número de vítimas dos assassinos que entraram para a história por seus crimes bárbaros é sempre incerto. Muitos cometeram atrocidades por muitos anos até serem identificados, presos e condenados. Com base no número de vítimas, saiba quais são sete serial killers que mais mataram na história.( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

 

 

VIDANEWS - Polônia aumenta número de unidades em prontidão militar.

 

'Acabou de ser decidido aumentar o nível de alerta de algumas unidades de combate', disse o porta-voz do governo polonês.

A Polônia decidiu aumentar o número de unidades em prontidão militar nesta terça-feira (15), após a publicação de relatos de quedas de mísseis russos em seu território."Acabou de ser decidido aumentar o nível de alerta de algumas unidades de combate... e outros militares", disse o porta-voz do governo, Piotr Müller, após uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional. Müller não se referiu ao ataque com mísseis, mas observou que houve uma explosão no leste da Polônia, na qual dois cidadãos poloneses morreram."Nossos serviços estão no local para determinar o que aconteceu", disse ele.Segundo a mídia polonesa, a explosão ocorreu em um armazém de grãos na cidade de Przewodow, a poucos quilômetros da fronteira ucraniana. O presidente polonês, Andrzej Duda, manteve conversas telefônicas separadas com seu colega americano, Joe Biden, e com o chefe da Otan (Aliança Atlântica), Jens Stoltenberg.As autoridades polonesas consideram abrir consultas urgentes com a liderança da Otan sob o artigo 4 da aliança.Este artigo estabelece que as consultas podem ser organizadas "quando, na opinião de qualquer um deles, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das Partes estiver ameaçada"."Estamos verificando se devemos usar o Artigo 4", disse Jacek Siewiera, chefe do Escritório de Segurança Nacional da Polônia."Mantemos contatos muito intensos com nossos principais aliados", acrescentou.O ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, deve falar com seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin, nas próximas horas, de acordo com o gabinete de Siewiera.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Técnica de enfermagem encontrada morta estava com mãos e pés amarrados, segundo ex-namorado.

 

O principal suspeito do assassinato é um homem com quem a jovem havia iniciado um relacionamento fazia cerca de dois meses.

A técnica de enfermagem Rita de Kássia Nogueira Matias Santos, encontrada morta em Bento Ribeiro, zona norte do Rio, estava com as mãos e os pés amarrados, segundo o ex-namorado da jovem, Igor Ferreira, que manteve um relacionamento com ela por dez anos e continuou a ter contato após o término.O principal suspeito do crime é um homem com quem a vítima havia iniciado um novo relacionamento fazia cerca de dois meses, após conhecê-lo no trabalho. O estudante Iago Lacê, de 26 anos, se apresentou na delegacia com uma advogada, mas não ficou preso. O corpo de Rita estava no imóvel da família dele.A vítima foi vista pela última vez na companhia de Iago. Câmeras de segurança registraram o momento em que a jovem entrou no veículo dele, na noite do último domingo (13). Sem notícias de Rita desde então, familiares e amigos a procuraram por dois dias, antes de o corpo ser localizado.O ex-namorado da vítima pediu que seja feita justiça. "Ele tem que pagar. Ele destruiu um sonho, uma família. A mãe dela e os familiares estão arrasados", afirmou Igor. Procurada para esclarecer o motivo pelo qual o homem saiu da Divisão de Homicídios pela porta da frente, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que realizou uma perícia no local e a necropsia no corpo, mas que outras informações não podem ser detalhadas no momento para não prejudicar o andamento da investigação.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Enfermeira é morta no Rio, e assassino é liberado de delegacia após confessar o crime.

 

Rita de Cássia foi encontrada depois que Iago Lacê informou aos policiais onde havia escondido o corpo da jovem.

Uma mulher foi assassinada e teve o corpo escondido na casa dos pais do suspeito, na zona norte do Rio, na madrugada de segunda-feira (14). Rita de Cássia, de 27 anos, foi vista pela última vez na noite de domingo (13), na companhia de Iago Lacê, de 26 anos, com quem estava se relacionando.  Imagens de uma câmera de segurança registraram um dos últimos momentos da jovem com vida. Por volta das 21h30, Rita entra no veículo do estudante e sai na companhia dele. Depois de horas sem notícias, a família da vítima começou a fazer buscas e espalhou cartazes com pedido de informações. Na terça-feira (15), dois dias após o crime, Iago foi à Delegacia de Homicídios, onde confessou ter assassinado Rita e revelou ter escondido o corpo dela em um terreno da família dele, em Bento Ribeiro.Segundo o Corpo de Bombeiros, ontem o cadáver de Rita foi localizado e levado para o IML (Instituto Médico Legal). Amigos disseram que a jovem foi encontrada com os braços e as pernas amarrados. Mesmo tendo confessado o crime, Iago não ficou preso porque, de acordo com a Polícia Civil, não houve flagrante.Em nota, a polícia informou que "outras diligências seguem, porém não podem ser detalhadas, no momento, para não prejudicar o êxito da investigação".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - PM do DF diz ao Supremo que não identificou líderes e que atos no QG do Exército são de iniciativa popular.

 

Declaração ocorreu em resposta ao ministro Alexandre de Moraes, que mandou desobstruir as vias da região.

Em ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Militar do DF informou que os atos realizados na frente do Quartel General do Exército por manifestantes que contestam o resultado da eleição são "atos de iniciativa popular". A resposta da corporação ocorreu após decisão do magistrado que manda identificar eventuais organizadores e patrocinadores. A PMDF afirma também que não foram identificadas irregularidades por parte dos motoristas de caminhões e de outros veículos que estão estacionados no Setor Militar Urbano. Moraes determinou que a Polícia Militar identificasse os proprietários dos veículos e enviasse a lista à corte, além de aplicar multa de R$ 100 mil por hora. "Desde a chegada de tais veículos ao SMU não foram identificadas, nem por parte do Exército Brasileiro nem por parte da PMDF, quaisquer irregularidades ou condutas ilícitas praticadas por seus proprietários", informou a corporação no ofício.Em um primeiro momento, a PMDF informou que não seria possível identificar os veículos, por se tratar de área militar, sob responsabilidade do Comando Militar do Planalto. A instituição também informou que o Exército e o Governo do Distrito Federal definiram áreas autorizadas, onde os caminhões poderiam ficar estacionados. No entanto, depois, a corporação enviou ao ministro uma lista de placas e dos proprietários dos caminhões, que envolvem pessoas físicas e diversas empresas. Em outro trecho, o comandante-geral da PM do DF, Fábio Augusto Vieira, afirma que não foi possível identificar organizadores dos eventos que ocorrem na região. "O movimento em curso desde o dia 1º de novembro não permite atribuir, categoricamente, o status de liderança a nenhum cidadão, por não haver entidades estruturadas na mobilização dos atos. No carro de som presente no local diariamente, qualquer pessoa pode apresentar-se e fazer uso da palavra. Em razão disso, os eventos estão sendo classificados como atos de iniciativa popular ou sociedade civil organizada", completa o documento.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - Número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro aumenta 430% em uma semana.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, casos confirmados passaram de 4.368 para 18.799.

Entre a primeira e a segunda semana de novembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou aumento expressivo nos casos confirmados de Covid-19, passando de 4.368, na semana epidemiológica 44 (de 30 de outubro a 5 de novembro), para 18.799, na semana 45 (entre 6 e 12 de novembro). Isso representa um aumento de 430%. As informações foram confirmadas nesta quarta-feira (16) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Segundo o órgão, a taxa de positividade dos testes diagnósticos também subiu no mesmo período, com os de antígeno passando de 25% para 32% e os exames de RT-PCR subindo de 18% para 30%.Os atendimentos de casos de síndrome gripal nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) passaram de 573 para 693. O aumento foi de 21%. Já as solicitações de leitos para tratamento da Covid-19 passaram, da semana 44 para a 45, de 28 UTIs e 23 enfermarias para 37 UTIs e 46 enfermarias. A média de atendimentos saltou de sete para 12 por dia. Segundo a SES, a média de solicitações ainda está bem abaixo do verificado nos momentos mais graves da pandemia no estado.“Na última onda causada pela variante Ômicron, em janeiro e fevereiro deste ano, a média diária de solicitações de leitos chegou a 177, incluindo enfermaria e UTI. E no pico da onda causada pela variante Gama, em março de 2021, essa média diária chegou a 422 solicitações”, informou a SES. Segundo os dados do MonitoraCovid-19 da Fioruz (Fundação Oswaldo Cruz), a média móvel de sete dias para o registro de casos no estado do Rio de Janeiro saltou de 650, no dia 7 de novembro, para 2.658, no dia 11. Os óbitos não acompanham a alta, com uma média móvel abaixo de quatro mortes por dia desde o dia 1º de novembro.Vacinação A SES reforça a importância da aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19 para evitar agravamentos e internações pela doença. “Pessoas com 18 anos ou mais já podem tomar a segunda dose de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber a primeira dose de reforço contra a doença.”De acordo com o painel Coronavírus da SES, entre os adolescentes do estado a cobertura está em 90% para a primeira dose, 74% para a segunda e apenas 22% para a dose de reforço. A cobertura vacinal contra a Covid-19 aumenta conforme a idade. A exceção é a faixa entre 30 e 39 anos, que está com 77% de cobertura no esquema básico.Se entre os jovens de 18 a 29 anos 78% tomaram duas doses e o reforço cai para 36% o primeiro e chega a apenas 7% o segundo, entre os idosos de 70 a 79 anos 94% completaram o esquema básico, 81% tomaram o primeiro reforço e 53% o segundo.Crianças de 3 a 11 anos devem receber as duas doses do esquema inicial, sem indicação de doses de reforço por enquanto. O painel mostra que apenas 63% das crianças de 5 a 11 anos do estado receberam a primeira dose da vacina e 43% completaram o esquema básico.A vacinação dos bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidade começa amanhã, com a chegada da vacina da Pfizer pediátrica “baby”.As orientações enviadas pela SES aos 92 municípios incluem a testagem de casos de síndrome gripal, distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscara, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

VIDANEWS - Youtuber é preso por lavagem de dinheiro a partir do sorteio de veículos de luxo.

 

Prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (16); é a segunda vez que ele é preso pela Operação Huracán, da Polícia Civil do DF.

O influenciador digital e youtuber Elizeu Silva Cordeiro, conhecido como Big Jhoow, foi preso, na manhã desta quarta-feira (16), em Minas Gerais, na terceira fase da Operação Huracán, que investiga associação criminosa interestadual para a prática de jogos de azar e lavagem de dinheiro. A prisão foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) no domingo (13), e o mandado, cumprido pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil e a Justiça, a prisão era necessária porque o influenciador continuou a realizar o sorteio ilegal de veículos de luxo, mesmo após o sequestro judicial dos carros.Nos novos sorteios, Elizeu anunciava uma Lamborghini apreendida e prometia entregar o valor correspondente ao preço do veículo. Elizeu faz parte do grupo de influenciadores que organizava uma operação milionária através de sorteios de carros de luxo. A prisão foi autorizada por um juiz do TJDFT e encaminhada à Polícia Civil de Minas Gerais. Elizeu foi detido na casa onde reside, em Esmeraldas, cidade de Minas Gerais. De acordo com o juiz, a decisão foi tomada pelo fato de o réu não respeitar as determinações judiciais e os preceitos legais da investigação e insistir em promover “alienação que sabe ilegal”. Durante a operação, uma lancha, um jet ski e um veículo foram apreendidos na casa do investigado. Operação Huracán Elizeu Silva Cordeiro já tinha sido preso durante a Operação Huracán, no início de novembro.  As primeiras prisões da Operação Huracán foram em março deste ano. Na ocasião, a Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF/Corpatri), da Polícia Civil do DF, prendeu também o youtuber e empresário Kleber Rodrigues de Moraes por integrar uma associação criminosa interestadual que praticava jogo de azar e lavagem de dinheiro. Segundo a investigação da PCDF, o grupo atuava desde 2021 no sorteio de veículos por meio de rifas e fazia a lavagem do dinheiro por empresas de fachada e testas de ferro. O esquema, de acordo com a polícia, "era altamente lucrativo, e apurou-se que os criminosos movimentaram R$ 20 milhões em apenas dois anos". De acordo com a polícia, além de não ter autorização para as rifas, o grupo realizava os sorteios sem recolher os impostos e fazia a lavagem do dinheiro ao comprar novos carros para continuar o esquema.Leia também: Youtuber preso no DF estava construindo mansão; veja fotos Veículos de luxo foram apreendidos na mansão e na loja do suspeito Kleber Rodrigues. Na casa dele, no Park Way, foi apreendida uma Lamborghini Huracán, avaliada em R$ 6,5 milhões. Na loja dele, em Samambaia, estavam um Audi, uma Mercedes e um Nissan 310 esportivos. A segunda fase da operação começou em novembro, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Vicente Pires (DF) e em Belo Horizonte (MG). Durante a ação, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 12 milhões das contas dos investigados. Além disso, dois carros de luxo foram apreendidos: uma Lamborghini e um Gallardo, avaliados em R$ 5 milhões. Esse último seria sorteado pelas redes sociais neste sábado (12), segundo a investigação da polícia, que afirma que desde o início da apuração, que mira a exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro, R$ 22 milhões foram bloqueados das contas dos envolvidos.( Fonte R 7 Noticias Brasília)* Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

 

 

 

 

 

VIDANEWS - PEC da Transição deve tirar Bolsa Família do teto de gastos permanentemente.

 

Segundo relator-geral do orçamento, Marcelo Castro, a PEC será 'perene'; condição é a principal discussão entre os parlamentares.

Previsto para ser apresentado até às 19h desta quarta-feira (16), o texto da PEC da Transição deve chegar à presidência do Senado com a retirada do Auxílio Brasil — que voltará a ser chamado de Bolsa Família — do teto de gastos não só para os próximos quatro anos de governo, mas permanentemente."Por que não valer por dois anos, três anos, quatro anos, para sempre?", afirmou o relator-geral do Orçamento Federal, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Segundo Castro, é inviável ter que produzir um proposta de emenda à Constituição (PEC) a cada ano para garantir o benefício às famílias. "Muito mais lógico escolher o princípio de que estamos fazendo um pacto com as famílias mais vulneráveis, mais pobres, mais carentes, com o mínimo necessário para sobreviverem. Isso é tão marcante que não obedece a nenhuma condicionante, não está sujeito a teto de gastos, a crescimento e a recessão, então, a PEC vem nesse sentido”, justificou o relator. O conselho dos 14 partidos que assessoram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na transição de governo já manifestou apoio à proposta. No entanto, parte dos parlamentares estaria incomodada com "tanta abertura" ao novo governo. Fontes ouvidas pelo R7 afirmam que essa excepcionalidade do teto para todo o mandato do novo governo seria "muita regalia" a Lula.Para aprovação de uma PEC, é necessário o aval de três quintos dos senadores (49 dos 81 votos possíveis) e dos deputados (308 votos entre 513), em dois turnos de votação. Entenda O texto da PEC de Transição coloca para fora do teto de gastos os recursos necessários para bancar o novo Bolsa Família, ao todo, R$ 175 bilhões.A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 destina R$ 105 bilhões ao então Auxílio Brasil de R$ 400 mensais. Para manter os atuais R$ 600 a partir de janeiro, segundo técnicos da transição, seriam necessários R$ 52 bilhões, ou seja, R$ 157 bilhões ao todo.Nessa conta é preciso somar também os R$ 150 mensais a cada criança menor de seis anos. Assim, serão necessários mais R$ 18 bilhões. Um saldo final de R$ 175 bilhões, R$ 70 bilhões a mais que o previsto na proposta de orçamento para 2023.Ao tirar todo o auxílio da proposta orçamentária do próximo ano, - R$ 175 bilhões -,  os R$ 105 bilhões ficarão “livres” para investimentos em outras áreas prioritárias.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...