CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

FINAL DA 9° COPA DOS SERVIDORES

Grande final da 9ª Copa dos Servidores de Águas Lindas será realizada nesta terça-feira (12) no Resenha da Bola
A 9ª edição da Copa dos Servidores de Águas Lindas de Goiás, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, chegará ao seu auge nesta terça-feira (12), com a grande final que será realizada no campo de society Resenha da Bola. A partida de disputa pelo 3º lugar acontecerá às 20h, entre as equipes Prefeitura x Secretaria de Agricultura, jogo que também promete ser bastante disputado em virtude da excelente campanha realizada pelos dois times. A grande final ocorrerá às 21h, no mesmo campo, entre Polícia x Santa Mônica, que se enfrentarão para saber quem leva o título desta edição da Copa.
A equipe da Santa Monica é estreante no certame, já a equipe da Polícia Militar já foi Campeã em outras edições. Para o evento de premiação, o secretário de Esporte e Lazer, professor Ulisses, está organizando uma grande festa com direito a um churrasco para os atletas. “O principal objetivo da Copa foi atingido ao promover a integração de todos os servidores que atuam no município. Também foi propagada a prática de esportes como forma de combater o sedentarismo”, disse o secretário.

NOTA

Nota de Pesar
Em nome da Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, o prefeito Hildo do Candango se solidariza com a família e amigos pelo falecimento da professora Sidney Carneiro, servidora da Secretaria Municipal de Educação.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao nosso Município, com amor e dedicação à educação de nossos alunos.
A Secretaria de Educação informa ainda que o dia 12 de dezembro foi decretado luto em todas as unidades municipais de ensino, e portanto não haverá nenhum tipo de atendimento.

SOLENIDADE DE FORMATURA 5°

 Prefeitura de Águas Lindas realizou a solenidade de formatura dos alunos do 5º ano e da Etapa II das escolas da rede municipal de ensino
A quadra coberta da Escola Municipal Vereador Érico Souza Ferreira, localizada no Jardim Brasília, sediou a solenidade de formatura de alunos do 5ª Ano e da Etapa II de dezenas de escolas que integram a rede municipal de ensino do município de Águas Lindas. O evento contou com a presença do prefeito Hildo do Candango, da secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, e de pais orgulhosos.
A mensagem deixada do prefeito Hildo do Candango foi direcionada aos formandos e aos pais e responsáveis presentes. “Quero dizer a todos que um dos principais pilares de nossa administração é a educação. É com ela que conquistamos tudo o que almejamos no decorrer da vida. Quero pedir aos pais que continuem a acompanhar o desenvolvimento destas crianças incentivando-os sempre a não desistir. Investimentos na estruturação de dezenas de escolas ampliando-as e reformando-as, dando condições para que todos os profissionais da educação tenham um ambiente de trabalho agradável. Eu agradeço a cada servidor, aos vigias, às merendeiras, às dedicadas professoras, aos coordenadores pedagógicos, aos secretários escolares e às diretoras que assumiram esta responsabilidade com muito afinco”, disse o prefeito.
Desde o inicio do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação implantou dois grandes programas para a gradativa melhora da educação ofertada aos alunos. A Secretaria também realizou uma série de projetos e ações que visam alinhar os conhecimentos e as práticas dos docentes, coordenadores e da gestão escolar integrando-os a um novo contexto.
Outro programa de destaque e que tem o aval da UNICEF é o evasão zero, que foi inserido como uma política pública municipal no combate à evasão escolar, reprovação por faltas e reprovação por aprendizagem, contribuindo com a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, auxiliando também nas políticas públicas de inserção social.

CAPACITAÇÃO

 Agentes Comunitários de Saúde de Águas Lindas recebem capacitação 

Para atuar com eficiência junto à população, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, firmou uma parceria com o Ministério da Saúde e com o Instituto Federal Goiano, por meio da Atenção Básica, para viabilizar o Curso de Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares Técnicos de Enfermagem do município. Ao todo, foram formadas quatro turmas com certificação de 170 funcionários municipais da área de Saúde.

O curso teve uma carga horária de 60 horas. O Ministério da Saúde disponibilizou a logística com professores, tutores, material didático, alimentação (almoço e lanche) e, em contrapartida, o município cedeu o local (IFG) para a realização do curso e a liberação dos alunos.
O prefeito Hildo do Candango falou sobre a importância dos cursos para melhorar o desempenho das equipes junto ao seu público-alvo. “O projeto tem o claro objetivo de preparar os agentes comunitários e os auxiliares técnicos de enfermagem para que desenvolvam ações de cuidado à saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e de cada usuário”, frisou o prefeito.
Para a instrutora Nayara, os trabalhos proporcionam o reconhecimento das singularidades de cada situação. “A partir daí são traçadas as formas de tratamento e de construção de redes de cuidado voltadas para defesa da vida”, disse a instrutora. Todas as áreas do município contam com a cobertura de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate a Endemias (ACE) que visitam diariamente as unidades residenciais.
O trabalho em conjunto com as equipes dos Postos de Saúde tem proporcionado inclusive o controle dos casos de dengue. Segundo o subsecretário de Saúde, James Farias, “os agentes recebem o suporte necessário para fazer os seus trabalhos, com apresentações de resultados importantes no âmbito de saúde pública”. A dona de casa Rosana Gonçalves diz que a presença dos agentes em suas residências é muito importante para a identificação e tratamento de doenças, bem como a prevenção com as orientações repassadas aos grupos familiares dos bairros.

HILDO DO CANDANDGO NOTA 1O

 Hildo do Candango revolucionou o município de Águas Lindas
Com apenas 23 anos de emancipação política e administrativa, Águas Lindas de Goiás, experimenta um avanço jamais visto em sua história. Nos últimos cinco anos, o município recebeu investimentos públicos da ordem de R$ 1 bilhão aplicado principalmente em obras de infraestrutura nas zonas urbana e rural. O prefeito Hildo do Candango também conseguiu formular políticas públicas capazes de mudar a realidade econômica e social de seu município nos segmentos de saúde, educação e social, entre outros.
Hildo conseguiu a classificação pelo Índice de Gestão Fiscal da Federação das Indústrias (IFGF) como o 6º município com a Melhor Gestão Fiscal em Goiás. No ranking nacional, Águas Lindas alcançou a posição de 99ª em virtude dos altos investimentos públicos. “É o desenvolvimento sustentável com foco no futuro. Em cada canto da cidade, pode-se conferir uma ação da Prefeitura. Em 2012, a cidade tinha apenas 15% de asfalto, segundo dados do IBGE. Com as obras atuais, este número saltará para 80% de ruas asfaltadas”, afirma Hildo do Candango.
Na área da educação, o prefeito investiu na construção de 147 novas salas de aula, o que possibilitou a inclusão de mais de cinco mil alunos, mais de mil professores, além de secretários escolares, pedagogos, monitores e vigilantes. E na área da saúde, Hildo buscou melhorar a assistência à saúde pública com a reabertura de 14 postos e a implantação de mais quatro Unidades Básicas de Saúde, além de restabelecer o atendimento no Hospital Municipal Bom Jesus e na Policlínica. As equipes do Departamento de Regulação e Auditoria também estão trabalhando duro para atender à comunidade na emissão de documentos para a realização de consultas e exames.
Com a iluminação e a instalação dos redutores de velocidade na BR-070, o número de acidentes caiu 48%, o de óbitos reduziu 63% e o de feridos foi reduzido em 39%. Na Iluminação Pública, mais de 20 mil lâmpadas foram instaladas pela cidade, colaborando com a queda nos índices de criminalidade. O prefeito também renovou a frota dos ônibus escolares. Hoje, Águas Lindas conta com 22 novos micro-ônibus para transportar os alunos da rede municipal.
Com muita dedicação, o prefeito conseguiu promover novas opções de lazer para a comunidade, com a construção de quadras poliesportivas, três academias ao ar livre, no Jardim Pérola, Jardim Guaíra e no Jardim Brasília II. Outra opção de lazer é o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) que conta com espaço multiuso, biblioteca, pista de skate, playground, quadra poliesportiva, jogos de mesa, quadra de areia e pista de caminhada.
E por meio de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, a Prefeitura criou o Programa Educação Ambiental nas Escolas, que promove a capacitação de professores para o desenvolvimento de atividades relacionadas às questões ambientais em sala de aula.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...