CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

VIDANEWS Anvisa volta exigir uso de máscara em aviões e aeroportos do Brasil.

 

§    Na noite desta terça-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de aviões e em aeroportos do Brasil. “O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, disse Alex Campos, diretor da agência. Sociedade Brasileira de Infectologia;

§                                 Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde);

§                                 Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde);

§                                 Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz);

§                                 Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

“Diante dos dados epidemiológicos atuais, que indicam aumento no número de casos de covid-19 na população brasileira, a Diretoria Colegiada entendeu ser necessária a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aeroportos e aeronaves, de modo a conter a disseminação da doença na população que utiliza esses ambientes seja para trabalho ou para locomoção”, disse a agência. A determinação exige o uso obrigatório de máscaras faciais no interior dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária. Segundo a Anvisa, estão proibidas máscaras de acrílico ou de plástico. Ainda, as que sejam dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2. Também estão proibidos: lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; protetor facial (face shield) isoladamente; máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 -Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

VIDANEWS - Parque da Jaiara recebe abertura do Natal de Coração.

 

Começa hoje, dia 23 de novembro, um dos eventos mais aguardados pela população anapolina: o Natal de Coração.

A abertura oficial da programação será às 18h30, no Parque da Jaiara, e segue até o dia 21 de dezembro, em 25 regiões da cidade, incluindo os distritos. Atrações do evento Segundo a prefeitura, o Natal de Coração conta com apresentações culturais, trenzinho encantado, cabine fotográfica gratuita com fotos instantâneas, distribuição de pirulitos, balões em formato de coração, brinquedos e a tão aguardada chegada do Papai Noel.cronograma com as todas as datas e bairros está divulgado pela Prefeitura de Anápolis.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goás )

VIDANEWS - Polícia Federal prende dois homens que hostilizaram Alckmin em frente a hotel em Brasília.

 

Vice-presidente eleito foi abordado no saguão de um hotel, e os homens desacataram agentes da equipe de segurança.

A Polícia Federal deteve em flagrante dois homens que hostilizaram o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, em Brasília, na noite desta quarta-feira (23). Eles assinaram um termo e foram liberados. De acordo com informações obtidas pelo R7, Alckmin foi abordado em frente ao hotel onde está hospedado.O vice-presidente eleito está em uma hospedagem comercial até assumir o cargo, em 1º de janeiro. No entanto, tem direito à proteção da Polícia Federal. No momento das hostilidades, os agentes atuaram para afastar os agressores, e também se tornaram alvo dos ataques verbais. Um homem identificado como Rosemário Queiroz teria se aproximado do hotel às 23h50 e dito que Alckmin é "uma vergonha". Neste momento, a PF retirou o vice-presidente eleito do local, e um chefe da equipe foi conversar com Rosemário. O acusado então chamou o agente de "vagabundo" e disse que ele "estava protegendo bandido".Em seguida, apareceu no local Alcides Werner, policial federal aposentado, que teria realizado novas hostilidades, inclusive incitando outras pessoas no local a fazer o mesmo. Ao ser informado de que se tratava de uma equipe policial, ele respondeu com palavras de baixo calão, momento em que foi preso. A reportagem tenta contato com as defesas dos suspeitos.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

VIDANEWS - Prefeito de cidade do RS é morto a tiros dentro do gabinete.

 

Assassinato ocorreu na prefeitura. Outro funcionário da administração municipal foi baleado e levado a um hospital da região.

O prefeito de Lajeado do Bugre (RS), Roberto Maciel Santos, foi morto a tiros dentro da prefeitura do município nesta quinta-feira (24).Segundo o Correio do Povo, um outro funcionário do gabinete ficou ferido no tiroteio e foi levado ao Hospital Regional de Palmeira das Missões.A Brigada Militar e a Polícia Civil gaúcha atendem à ocorrência.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Prévia da inflação ganha força e avança 0,53% em novembro.

 

Aceleração faz IPCA-15 chegar a 6,17% no acumulado dos últimos 12 meses, mostra IBGE.

Depois de reverter os dois meses de deflação em outubro, a prévia da inflação oficial voltou a ganhar força e subiu 0,53% em novembro, como mostram dados revelados nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Com a nova aceleração, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que indica os rumos da inflação oficial, acumula alta de 6,17% nos últimos 12 meses. Já nos 11 primeiros meses de 2022, o avanço foi de 5,35%.Em novembro, os maiores impactos vieram dos grupos de alimentação e bebidas (+0,54%) e saúde e cuidados pessoais (+0,91%). Na sequência, aparece o ramo de transportes, que, após a queda de 0,64% verificada em outubro, subiu 0,49% no mês. Os combustíveis (+2,04%) voltaram a ficar mais caros após cinco meses consecutivos de quedas, com destaque para o preço da gasolina, que aumentou 1,67%, após queda de 5,92% apurada ao longo do mês de outubro, o que contribuiu para o maior impacto individual do índice. Além disso, os preços do etanol (6,16%) e do óleo diesel (0,12%) também subiram. O GNV (gás natural veicular) foi o único a apresentar queda entre os combustíveis pesquisados, na faixa de 0,98%. Ainda no ramo dos transportes, o preço das passagens aéreas caiu 9,5% em novembro, após salto de 28,17% apurado em outubro. Por esse motivo, as passagens aéreas contribuíram no impacto negativo mais forte no índice no mês. Transportes por aplicativo (-1,04%) e automóveis usados (-0,82%) também estão mais baratos.Alimentos A inflação dos alimentos foi influenciada pelos itens consumidos no domicílio (+0,6%), com destaque para as altas expressivas do tomate (+17,79%), da cebola (+13,79%) e da batata-inglesa (+8,99%). Houve ainda alta de 3,49% nos preços das frutas. Já o preço dos alimentos consumidos fora de casa variou em patamar semelhante (+0,4%) ao apurado no mês anterior (0,37%), com queda de 0,36% na refeição e aumento de 0,54% nos lanches. Em outubro, as altas foram de 0,44% e 0,23%, respectivamente.(Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - Justiça determina retorno da gratuidade de ônibus para idosos no transporte em SP.

 

Já passageiros com 65 anos ou mais têm direito garantido por lei federal, por conta do estatuto do idoso. Ainda não há data para retorno.

A Justiça de São Paulo julgou inconstitucional a decisão que retira a gratuidade dos ônibus para idosos e determinou o retorno do benefício para passageiros entre 60 e 64 anos. A determinação é desta quarta-feira (23).Em dezembro de 2020, a Prefeitura de São Paulo determinou o fim do ônibus de graça para a faixa etária. Nesta quarta-feira (23), a Justiça decidiu que a medida é inconstitucional e deveria ter sido discutida em um projeto de lei específico para o assunto.A Justiça considerou que o projeto foi discutido dentro de outros assuntos, e por isso não teria validade. Em setembro, a prefeitura havia anunciado o retorno da gratuidade a partir de janeiro, somente para idosos entre 60 e 64 anos de baixa renda. Os passageiros com 65 anos ou mais têm gratuidade garantida por lei federal, por conta do estatuto do idoso, e não tiveram o benefício cortado. Ainda não há data definida para a volta da gratuidade. Em nota, a prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informou que ainda não foi intimada da decisão.( Fonte R 7 noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...