CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 16 de janeiro de 2022

VIDANEWS - Saúde e MPF investigam aplicação de vacina de adulto em crianças.

 

A denúncia é de que 60 crianças receberam doses erradas, em Lucena (PB), antes mesmo da chegada das doses pediátricas.

A aplicação de vacinas destinadas a adultos em pelo menos 60 crianças é alvo de investigação por parte das autoridades de saúde brasileiras e pelo MPF (Ministério Público Federal). A denúncia é de que uma auxiliar de enfermagem teria sido a responsável por fornecer indevidamente a vacina antes mesmo de as doses pediátricas chegarem ao Brasil. O caso suspeito ocorreu em um posto de saúde da zona rural do município de Lucena, região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. Segundo a prefeitura de Lucena, a responsável pelo suposto erro está afastada e teria aplicado as doses "indevidamente e sem autorização". "Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que, assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável", disse, em nota. O MPF da Paraíba vai ouvir, nesta semana, a auxiliar de enfermagem e investiga se a ação foi feita de maneira deliberada ou se se trata de um erro. Autoridades de saúde do município e do estado paraibano, além das famílias responsáveis pelas crianças vacinadas incorretamente, prestarão depoimentos. Também investigam o caso autoridades e especialistas em saúde que integram o Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), tanto no nível local como federal. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não detalhou quais atitudes podem ser tomadas por parte da reguladora, que tem responsabilidade nas ações de farmacovigilância das vacinas contra a Covid-19. "A Anvisa aguarda a apuração das circunstâncias da vacinação que está em curso pelo Cievs. Somente após, a agência poderá avaliar ações", informou a assessoria de imprensa ao R7. Sob a coordenação do Ministério da Saúde, a Anvisa também é responsável por apoiar e auxiliar a investigação, análise, classificação segundo a causalidade, encerramento e validação de todos os casos de efeitos adversos da vacina. Não houve, até o momento, relato de efeitos graves nas crianças que receberam as doses. Elas estão sendo monitoradas e há relatos de febre e vômito. A dose destinada aos adultos, apesar de ser do mesmo fabricante, tem dosagem diferente da vacina pediátrica. A vacina aplicada em crianças é reduzida e corresponde a 1/3 da dose normal. Por isso, elas são entregues em uma embalagem diferenciada, na cor laranja, enquanto a dos adultos é roxa. A fim de evitar erros, a Anvisa orienta que toda a campanha infantil contra a Covid-19 seja realizada em salas ou alas de vacinação distintas das dos adultos. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Homem empurra mulher nos trilhos do metrô na Bélgica.

 

Incidente aconteceu em uma estação em Bruxelas; por sorte, o maquinista conseguiu frear a tempo e a vítima sobreviveu.

Um homem quase causou uma tragédia na última sexta-feira (14) em uma estação de metrô de Bruxelas, na Bélgica. Sem nenhuma provocação, ele empurrou uma mulher nos trilhos no momento em que um trem se aproximava. Por sorte, o maquinista conseguiu parar a tempo e outros passageiros puderam resgatar a vítima com vida. "O maquinista foi muito rápido na reação, mas está completamente em choque, assim como a vítima", disse Guy Sablon, porta-voz da empresa de transporte público STIB, que opera o sistema de metrô da capital belga, ao jornal Brussels Times. No vídeo abaixo, gravado por uma câmera de segurança, é possível ver o agressor andando de um lado para outro na plataforma, antes de se aproximar da mulher e empurrá-la com força, com as duas mãos. Quando o trem entra na imagem, os outros passageiros alertam o maquinista, que freia a composição. Tanto a vítima quanto o maquinista foram levados para o hospital por causa do choque, mas ambos se recuperaram bem e foram liberados. O agressor chegou a fugir após empurrar a mulher, mas acabou sendo preso poucos minutos depois em outra estação de metrô, segundo a polícia de Bruxelas. Ele será processado por tentativa de assassinato.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Françoise Forton morre, aos 64 anos, no Rio de Janeiro.

 

Atriz estava internada na Clínica São Vicente e lutava contra um câncer; informação foi confirmada neste domingo (16).

A atriz Françoise Forton morreu neste domingo (16), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. A artista, que atuou em seis novelas e em um sitcom na Record TV, tratava um câncer e estava internada na Clínica São Vicente, na zona sul da cidade. A informação foi confirmada pelo hospital em comunicado enviado ao R7. "A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Françoise Forton neste domingo (16) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes." Nas redes sociais, a também atriz Beth Goulart lamentou a partida da amiga Françoise. Leia também: Foi uma das minhas primeiras filhas na ficção', relembra Rosamaria Murtinho  "Hoje, nossa amada Françoise Forton virou estrela. Descansou de uma luta interminável contra um câncer, ela foi uma guerreira. Deixou para nós sua história de vida de amor à arte de representar nos palcos e na televisão. Fez parte da história de todos nós que acompanhamos seus trabalhos inesquecíveis, com seu talento, seu sorriso largo e coração grande", escreveu Beth. Ela ainda prestou solidariedade ao marido, ao filho e aos demais familiares da atriz. "Françu, como era chamada por nós, seus amigos, vai deixar muita saudade, era mais uma irmã que a arte me deu e que a amizade alimentou. Meus sentimentos mais profundos e sinceros a Eduardo Barata @edusbarata, seu companheiro, e a Guilherme @guilhermeviotti, seu filho, e também a toda a família. Ficamos mais pobres e tristes sem você, Françu. Que Deus te ilumine em sua nova caminhada espiritual, fortaleça e console sua família."Françoise era filha de pai francês e mãe brasileira, e nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Com mais de 40 novelas no currículo, a estreia da artista foi em A Última Valsa, em 1969, na TV Globo.O último trabalho de Françoise na televisão foi em 2020, na novela Amor sem Igual, da Record TV. Ela interpretou a personagem Olympia e dançou e cantou em francês em um dos episódios da trama.A atriz deixa o marido, o produtor teatral Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Viotti Forton.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Musculação pode emagrecer tanto quanto exercício aeróbico, diz estudo.

 

Universidade australiana analisou 58 pesquisas relacionadas ao tema e percebeu que a atividade também consome gordura corporal.

Não é novidade que realizar musculação pode emagrecer. Afinal, a atividade física, assim como qualquer outra, também consome calorias e favorece o processo de queima de gordura. No entanto, você já imaginou que puxar ferro na academia pode ter o mesmo efeito que correr na esteira?. É o que indica um estudo organizado pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália. Os pesquisadores responsáveis analisaram 58 publicações científicas sobre o assunto — treinamento de resistência. Iniciativa que permitiu verificar, ao todo, cerca de 3.000 participantes. O objetivo central dos estudiosos era ter respostas sobre as mudanças do percentual de massa gorda nos voluntários praticantes de atividades físicas. E, para verificar o quanto a musculação pode emagrecer, realizaram uma leitura minuciosa dos dados apresentados. A conclusão foi a seguinte: pessoas que praticam musculação tiveram, em média, 1,4% de perda de gordura no período monitorado – mesmo valor obtido em exercícios aeróbicos, como correr, dançar, nadar e caminhar. Mas, atenção para essa parte: musculação pode emagrecer tanto quanto exercício aeróbico, mas, não necessariamente, vai interferir na perda de peso. Isso acontece porque o ganho de massa muscular em exercícios de força costuma ser maior do que em outras atividades. Dessa maneira, a perda de gordura e o ganho de músculos pode até mesmo ser equivalente e não alterar os dados da balança. “A massa muscular gera o aumento do consumo de oxigênio pós-exercício e isso leva ao crescimento da taxa metabólica basal. Ou seja, acelera o metabolismo e, consequentemente, eleva o gasto calórico do corpo, mesmo quando ele está em repouso”, explica a educadora física, Thaís Emídia. Segundo a professora, a musculação pode emagrecer mesmo, no entanto, existem alguns treinos que podem focar na perda de gordura e acelerar ainda mais esse processo. Um bom exemplo é apostar nos circuitos, onde você seleciona alguns exercícios e aparelhos para realizar séries seguidas em cada um, sem descansar. “Ao finalizar um exercício, vá imediatamente ao seguinte, sem intervalo. O recomendado é realizar esse tipo de treino três vezes por semana, em dias intercalados”, completa, Thaís. Vale ressaltar a importância de ter orientação e acompanhamento profissional antes de se aventurar em qualquer atividade física. Para a musculação não é diferente. Um educador físico saberá avaliar as suas condições e determinar a melhor estratégia para o seu objetivo.( Fonte Jornal Contexto Noticias Brasil GO)

VIDANEWS - Senai Cimatec inicia testes de vacina nacional contra a Covid-19.

 

A vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT contra a Covid-19 entrou na primeira fase de testes, nesta quinta-feira (13/01), em Salvador (BA).

 No Brasil, o estudo está sendo conduzido pelo Senai Cimatec, e o desenvolvimento da tecnologia é feito pelos pesquisadores do Instituto Senai de Inovação de Sistemas Avançados de Saúde em parceria com a HDT Bio Corp (Seattle, EUA), empresa de biotecnologia sem fins lucrativos, e com a RedeVírus MCTI. O projeto conta com financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Participam desta fase 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos. A pandemia da Covid-19 acelerou processos e desenvolvimento da tecnologia brasileira. O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, destaca que as parcerias internacionais têm um importante papel no fomento a inovação brasileira. A vacina é composta por duas plataformas tecnológicas: o replicon de RNA (substância ativa) e uma formulação lipídica (LION). Por meio dessas duas plataformas inéditas e inovadoras, repRNA e LION, espera-se que a vacina seja capaz de gerar uma imunização robusta e duradoura com uma dose menor de imunizante. A repRNA (replicon de RNA) é o primeiro imunizante que utiliza essa tecnologia a ter uma fase de estudos realizada no Brasil. O replicon de RNA é capaz de se autoamplificar e ser reconhecido pelo organismo como um RNA mensageiro, que, por sua vez, ensina o corpo humano a produzir respostas contra o vírus (anticorpos). O imunizante integra um plano de desenvolvimento global que está sendo realizado no Brasil, Estados Unidos e Índia, por meio da parceria entre as três instituições: Senai Cimatec, HDT Bio Corp e Gennova Biopharmaceuticals (Índia). O estudo de Fase I custará R$ 6 milhões.Segundo o médico infectologista e professor titular do Senai Cimatec, PhD em Imunologia e Doenças Infecciosas, Roberto Badaró, o objetivo principal desta etapa é avaliar a segurança e a reatogenicidade do novo imunizante, ou seja, a capacidade de a vacina gerar reação adversa (ou colateral) local ou sistêmica no organismo. “Serão testadas três diferentes concentrações de dose, verificando-se qual delas se mostrará mais promissora na produção de resposta imune humoral e celular contra o vírus SARS-CoV-2. Além disso, a expectativa é que essa vacina possa proteger contra todas as variantes da Covid-19 existentes, até o momento”, explicaAinda de acordo com Roberto Badaró, a tecnologia utilizada no imunizante RNA MCTI CIMATEC HDT é uma grande oportunidade para a produção de outras vacinas não só para o coronavírus. Essa tecnologia poderá atender a produção nacional de vacinas para a prevenção de doenças como dengue, zika, febre amarela, podendo ser adaptada também para o câncer.“O impacto na morbidade das doenças que avassalam a humanidade vai ser muito grande, a ciência dá um salto muito grande para criar medicamentos específicos para as pessoas utilizarem”, ressalta.( Fonte Jornal Contexto Noticias Brasil GO)

 

VIDANEWS - Frutos do mar e água contaminada: os vilões da intoxicação alimentar.

 

Nutricionista explica porque esses alimentos podem causar os sintomas característicos do problema, como diarreia e vômito .

Ir à praia e não petiscar uma porção de peixe ou camarão, ou mesmo tomar um suco natural daquela fruta típica da estação, pode ser uma tarefa difícil. Acontece que os frutos do mar e a água contaminada são os principais vilões quando o assunto é intoxicação alimentar no verão. A nutricionista Edvânia Soares, pós-graduada em vigilância sanitária e especialista em nutrição clínica, explica que, na maioria das vezes, a conservação inadequada dos alimentos é o que faz com que eles provoquem o mal-estar característico do problema, como diarreia, vômito, náusea, febre e dores abdominais. “Normalmente não se sabe a procedência desses frutos do mar que estão sendo comercializados ou se foram conservados de maneira certa. É importante que esses alimentos fiquem em uma temperatura abaixo de 10 graus e, por serem perecíveis, só têm 24 horas de validade. Então, as chances desse produto passar é muito alta, até porque os ambulantes não têm um controle da quantidade exata que vão vender em um dia”, afirma. No caso dos sucos ou mesmo do gelo consumido nas praias, não é possível saber se a água usada no preparo estava adequada para ser ingerida, ou mesmo se as frutas foram higienizadas corretamente. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), existem mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos, as chamadas DTA, que são infecções causadas principalmente por bactérias, vírus e outros parasitas. Como a intoxicação alimentar ocorre? A comida já pode estar contaminada mesmo que esteja com o cheiro e textura agradáveis, de acordo com a nutricionista. Isso porque a contaminação ocorre em função do manuseio, do armazenamento e da temperatura em que ela está exposta, o que pode levá-la mais rapidamente ao processo de deterioração.  “Um alimento tem que estar em uma temperatura abaixo de 10 graus ou acima de 74. Nesse intervalo, principalmente entre 20 e 40 graus, é quando uma bactéria pode se desenvolver e conseguir se proliferar melhor”, destaca Edvânia. Ao ingerir um petisco em más condições, o corpo até tenta combater os microorganismos nocivos, mas nem sempre é possível liquidá-los totalmente. “O corpo tenta fazer o processo de digestão, existem bactérias boas para ajudar a digerir esse alimento, assim como temos as enzimas na boca para auxiliar o estômago. Mas se é uma bactéria com uma carga patogênica mais alta, ela pode cair no intestino. Às vezes essa bactéria boa do intestino não vai conseguir combater a ruim, então é quando aparecem os primeiros sintomas e o intestino começa a oscilar”, explica a nutricionista.Como tratar uma intoxicação alimentar? Evitar a desidratação é a principal medida durante o tratamento de uma intoxicação alimentar e isso pode ser feito com a ingestão adequada de água e isotônicos naturais, como a água de coco. Além disso, é importante procurar um atendimento médico para que a medicação correta seja administrada. “Se a intoxicação não for tratada corretamente, ela pode levar até a morte, porque nesse processo de desidratação ocorre um comprometimento de todos os órgãos, a pessoa começa a ter tontura e até confusão mental”, ressalta a especialista.Em casos de diarreia aguda, a Anvisa também recomenda a ingestão de sal de reidratação oral, que é disponibilizado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Por outro lado, a agência contraindica o uso de bebidas esportivas, por não compensarem corretamente as perdas de fluidos e eletrólitos, e de antiperistálticos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Primeiro ano da vacinação no Brasil muda curso natural da Covid-19.

 

Queda de mortes e internações e variantes sob controle são alguns dos efeitos apontados por especialistas após imunização.

Há um ano a brasileira de 54 anos, na época, Mônica Calazans, enfermeira do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital de São Paulo, era a primeira pessoa do país a ser vacinada contra a Covid-19. Mesmo com atraso no início da imunização, especialistas são contundentes ao citas os avanços que os imunizantes trouxeram para a saúde no Brasil. Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no começo da pandemia a dificuldade em comprar imunizantes era mundial e, por isso, ele classifica o país como um "case de sucesso".A pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), fala sobre a queda no número de mortes para ressaltar o significado da campanha de vacinação no país. “Conseguimos que a convivência com esse vírus seja com baixo riscos de casos graves, assim como enfrentamos várias as outras doenças infecciosas. A partir do momento que começamos a ter coberturas vacinais maiores, os riscos de morrer por Covid-19 ficou muito mais baixo”, diz a médica.“A vacinação contra a Covid representou uma mudança no curso natural da doença. Se o governo tivesse comprado doses com maior agilidade, quer dizer, se no início de janeiro de 2020, já tivéssemos um número grande de vacinados, certamente muitas mortes teriam sido poupadas”, lamenta Ethel Maciel, epidemiologista e professora da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Todos os imunizantes aplicados no mundo não impedem a contaminação pelo SARS-CoV-2 e suas variantes. Mas, evitam que os infectados fiquem em estado grave, com necessidade de internação, e venham a óbito. Controle da Delta A vacinação foi um dos fatores que contribuíram para que a Delta, cepa identificada originalmente na Índia em fevereiro de 2021, não conseguisse se espalhar no Brasil, como aconteceu em outros lugares. “O impacto da vacinação fez diferença também com a Delta, as vacinas até então protegem de todas as variantes de temos”, explica Isabella. A médica lembra, ainda, que quando essa cepa chegou aqui, enfrentávamos a onda da variante Gama, que surgiu na Amazônia. “No nosso caso, a junção da P.1 [nome científico da Gama] com a vacinação conteve o avanço da Delta.” A Ômicron será contida pela vacinação? Assim como os outros vírus, o SARS-CoV-2 passa por mutações e, por enquanto, são cinco as variantes de preocupação apontadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A mais recente é Ômicron, com maior poder de transmissão que as anteriores, Alfa, Beta, Gama e Delta. Segundo Queiroga, ela já é predominante no Brasil. Porém, com mais de 65% de indivíduos com duas doses de imunizantes, os efeitos são menos graves. “Temos um aumento grande de números de casos, mas nossa curva de hospitalizações e mortes basicamente não foi alterada”, pontua a vice-presidente da SBIm. De acordo com a OMS, 90% dos casos de óbito pela variante registrada a primeira vez na África do Sul são de pessoas não-vacinados. Como é o atual momento vivido no Brasil? Após um ano da campanha do PNI (Plano Nacional de Imunizações) contra a Covid-19, para que os resultados sigam sendo positivos, o foco dos especialistas se divide em dois pontos: a imunização das crianças e a complementação do esquema vacinal de adultos com duas doses e o reforço. “O Brasil nesse momento apresenta um percentual muito pequeno com dose de reforço. Sabemos que temos uma perda de imunidade seis meses após a vacinação e precisamos mais pessoas procurarem essas doses, porque assim estarão mais protegidas”, alerta Ethel. Com relação à imunização de crianças, a epidemiologista fala da importância de evitar sequelas que podem atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos. “Vivemos um desestímulo para vacinar crianças, quando deveríamos estar orientando as famílias sobre a importância de vacinar seus filhos e filhas. Não é apenas com internação e óbitos que precisamos nos preocupar. Tem a Covid longa, que mesmo em pessoas que tenham um quadro moderado da doença, podem ter sequelas por muito tempo e isso é muito desastroso para as nossas crianças”, lamenta. Diversos municípios começaram a vacinar od brasileiros de 5 a 11 anos neste fim de semana. Porém, o Ministério da Saúde determinou que a próxima segunda-feira (17) será o "Dia V" para dar início à campanha pediátrica. A data só acontece um mês depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter aprovado o imunizante da Pfizer para essa faixa etária. Quando será o fim da pandemia aqui e no mundo? A vacinação possibilitou que os brasileiros voltassem a ter uma vida mais próximo do normal pré-pandemia, com menos restrições e isolamento social. No âmbito mundial, a OMS espera que 2022 seja marcado pelo fim da crise sanitária. Mas alguns desafios ainda precisam ser vencidos. “É uma epidemia global e para isso precisamos que todos os países avancem na vacinação, para que o mundo esteja seguro. Ou seja, os próximos passos é vacinar, é ampliar a vacinação nos países que tem um percentual pequeno de vacinados e nos lugares que têm imunizantes, mas estão encontrando dificuldades para as pessoas se vacinarem”, ressalta Ethel. Isabella Ballalai não acredita que o vírus vai desaparecer, mas que conseguiremos conviver com ele sem grandes riscos de mortes.“O que é o fim da pandemia? Eliminar o vírus? Não acredito que a gente consiga sem vacinas esterelizantes, isso é, capazes de impedir a infecção e com isso acabar a transmissão. Mas o que queremos é o fim da situação que a gente viveu até hoje, com uma doença que produza um cenário mais confortável em termos de morte e gravidade. Conviver com uma raridade de casos graves é uma coisa, já com mais de 600 mil vidas perdidas é outra”, conclui a médica.( Fote R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Chile evacua praias por alerta de tsunâmi com erupção em Tonga.

 

Moradores e turistas de cidades litorâneas chilenas estão deixando a costa do país depois de o mar começar a recuar.

Chile evacuou neste sábado (15) a maioria das praias do país — exceto em duas regiões do sul — nos mais de 4.000 km de costa, junto com a da Ilha de Páscoa e da Antártida, diante da possível chegada de um tsunâmi após a erupção vulcânica em Tonga. Ao longo do dia, as autoridades, que inicialmente alertavam sobre a possibilidade de um tsunâmi na Ilha de Páscoa e no arquipélago de Juan Fernández, cerca de 3.300 km a oeste do continente no Oceano Pacífico, passaram a desocupar as praias de todas as regiões desde a fronteira norte com o Peru até o extremo sul. Apenas Aysén e Magallanes ficaram de fora. "Saia da área da praia, devido a um tsunâmi menor", dizia a mensagem de texto de emergência que foi recebida pela população que se encontrava em todas as regiões afetadas. Desde a manhã, foi registrada uma variação na altura da onda entre 30 centímetros e 1 metro. As áreas mais críticas são as regiões de Coquimbo (centro-norte) e Los Ríos e Los Lagos (sul), as únicas em estado de "alerta por tsunâmi", já que os registros de ondulação ultrapassaram 1 metro de altura, indicou o Onemi (Escritório Nacional de Emergência). Em pleno verão Milhares de pessoas que curtiam as praias do Chile durante o verão foram advertidas com o som estridente do alerta de tsunâmi em seu telefone. Os banhistas pegaram seus pertences e abandonaram “a água e a areia”, conforme pediram as autoridades, dirigindo-se para as áreas que não estão em “alerta”, mas sim em nível de “precaução”, um risco menor. Guarda-sóis e toalhas ficaram jogados, e os cidadãos — treinados todo ano no Chile em vários exercícios para evacuação de tsunâmis — rapidamente deixaram a área da praia para ir para lugares mais altos e mais distantes da costa.Em locais como Dichato, 510 km ao sul de Santiago, onde um grande tsunâmi foi registrado em 2010 como resultado de um terremoto de magnitude 8,8, foi possível observar como o mar recuava da praia, expondo vários metros de areia que normalmente permanecem sob a água. Anomalia nas marés Oficiais do Onemi e da Marinha do Chile explicaram que os protocolos usuais foram ativados no país após um terremoto que poderia causar um tsunâmi. No entanto, como houve a erupção de um vulcão submarino, o comportamento das ondas e marés é "anômalo"."É algo que nunca havia ocorrido conosco; resta-nos tomar precauções rapidamente para poder alertar as pessoas", explicou o almirante Leonardo Chávez em coletiva de imprensa. Segundo o militar, em condições normais a altura da maré sobe e desce a cada oito horas, porém, com a erupção do vulcão Tonga, essas variações ocorrem em questão de minutos. A erupção vulcânica submarina no Pacífico, nas ilhas de Tonga, provocou um tsunâmi com ondas de 1,20 metro no Japão e gerou alertas na costa oeste dos Estados Unidos.Por meio de imagens feitas no espaço, foi possível observar o momento em que a última erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai lançou um cogumelo de fumaça e cinzas ao ar e uma onda de choque pelo mar ao redor.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ex-senador é preso na Jamaica por assassinato do presidente do Haiti.

 

O haitiano John Joel Joseph é um dos principais suspeitos da morte de Jovenel Moise, em julho de 2021.

O ex-senador haitiano John Joel Joseph, procurado pelas autoridades do Haiti na investigação do assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho do ano passado, foi preso na Jamaica, informou neste sábado (15) uma fonte da polícia local.Joseph foi detido na noite de sexta-feira (14) e está atualmente preso em instalações da polícia, disse o informante, sem dar mais detalhes sobre os procedimentos. Ele explicou apenas que as forças de segurança jamaicanas estavam atuando em coordenação com "parceiros internacionais" e que havia "investigações conjuntas".O presidente haitiano foi assassinado em julho, mas, apesar da prisão de vários suspeitos, ainda há muitas incertezas em torno do crime. Já no mesmo mês, as autoridades do país publicaram um cartaz de busca por John Joel Joseph, descrito como um indivíduo "perigoso e armado".No início deste mês, um ex-soldado colombiano foi acusado nos Estados Unidos de fazer parte do grupo de 20 homens que matou Jovenel Moise e feriu gravemente sua esposa em sua residência presidencial, em Porto Príncipe, em 7 de julho de 2021.Mais de 40 pessoas, entre elas 15 colombianos e americanos de origem haitiana, já foram detidas em conexão com a investigação.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - EUA: reféns são em resgatados de sinagoga; sequestrador morre.

 

Homem morto no Texas pedia a liberdade de sua irmã, uma condenada a 86 anos de prisão por terrorismo.

Um sequestro com reféns em uma sinagoga do Texas (EUA) terminou na madrugada deste domingo (16) com a libertação de todos os reféns sãos e salvos e a morte do suspeito, que aparentemente estava pedindo a libertação de uma terrorista, confirmaram as autoridades americanas após cerca de 10 horas de negociações. Jornalistas no local relataram uma forte explosão e tiros na sinagoga pouco antes de o governador do Texas, Greg Abbott, anunciar o resultado das ações. Um refém havia sido libertado ileso algumas horas antes. Não ficou claro quantos no total foram detidos. "A equipe de resgate de reféns invadiu a sinagoga", disse o chefe de polícia de Colleyville, Michael Miller, em entrevista coletiva. "O suspeito está morto", acrescentou. Com relatos de que o rabino muito amado da sinagoga estava entre os reféns, o incidente causou grande preocupação de organizações judaicas nos Estados Unidos, bem como do governo de Israel. O presidente Joe Biden foi mantido a par dos desenvolvimentos, de acordo com a Casa Branca. A polícia foi alertada para uma emergência na manhã de sábado na Congregação Beth Israel em Colleyville, cerca de 40 quilômetros a oeste de Dallas, e rapidamente circularam relatos de que era um sequestro. A rede de televisão ABC News informou que o sequestrador estava armado e disse que tinha bombas em vários lugares. Citando um alto funcionário, a ABC informou que o homem afirmou ser irmão de Aafia Siddiqui, uma mulher apelidada de "Lady Qaeda" pelos jornais americanos, e exigiu que ela fosse libertada da prisão. Outros especialistas indicaram, no entanto, que a palavra que o homem expressou em árabe poderia ser usada em sentido figurado e significava "irmã" da fé islâmica. Aaifa SiddiquiSiddiqui, uma ex-cientista paquistanesa, foi condenada por um tribunal de Nova York em 2010 a 86 anos de prisão por tentativa de assassinato de autoridades americanas no Afeganistão. O caso de grande repercussão provocou indignação no Paquistão.Uma transmissão ao vivo da página do Facebook da congregação durante o serviço matinal de sabbat pareceu capturar a voz de uma pessoa falando muito alto, mas não mostrou a cena no interior do centro religioso. No vídeo, ouvia-se um homem dizendo: "Coloque minha irmã no telefone" e "vou morrer". Ele também dizia: "Há algo de errado com os Estados Unidos."A transmissão começou às 10h locais e terminou pouco antes das 14h. A polícia de Colleyville disse no Twitter às 11h30 locais (12h30 em Brasília), que estava realizando uma "operação SWAT" na congregação Beth Israel.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Danos significativos em Tonga após erupção que alarmou o Pacífico.

 

Vários países isolaram praias com medo de grandes tsunâmis após atividade do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai .

A capital de Tonga sofreu danos significativos do tsunâmi causado por uma poderosa erupção vulcânica submarina no Pacífico, que causou alarme do Japão ao Chile, embora o risco de mais danos tenha passado.Através de imagens tiradas do espaço, foi possível observar o momento em que a última erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai lançou um cogumelo de fumaça e cinzas no ar e uma onda de choque pelo mar circundante. A erupção foi sentida por todos. No Alasca, a 10.000 quilômetros de distância, ouviu-se um rugido poderoso, e na Escócia, nos antípodas do vulcão, a estação meteorológica de Fife registrou um salto na pressão do ar devido a esse fenômeno. Na Califórnia, a cidade de Santa Cruz foi afetada por inundações devido a um maremoto gerado por um tsunâmi, de acordo com vídeos compartilhados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. O Peru, onde foram observadas "ondas bem grandes", segundo a Defesa Civil, fechou 22 portos por precaução e a polícia disse ter resgatado 23 pessoas na costa, sem especificar as circunstâncias. O vulcão provocou uma onda de 1,2 metros na capital das ilhas de Tonga, Nuku'alofa, cujos habitantes se refugiaram em áreas altas deixando para trás casas inundadas com danos estruturais. "O tsunâmi teve um impacto significativo na costa norte de Nuku'alofa, com barcos e grandes pedras levados para a praia", disse a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, acrescentando que não há notícias até agora. "Nuku'alofa está coberto por uma espessa camada de cinzas vulcânicas, mas as condições são calmas e estáveis", acrescentou Ardern, que enviará um avião de reconhecimento ao arquipélago. "A nuvem de cinzas causou poluição", então Tonga precisa de água, explicou.Seu governo conseguiu entrar em contato com sua embaixada na capital tonganesa, onde as comunicações estão interrompidas, complicando a avaliação dos danos causados pelo tsunâmi. "Foi uma grande explosão", disse a moradora Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff. "O chão tremeu, a casa inteira tremeu. Estava vindo em ondas", disse ele. "Sabíamos imediatamente que era um tsunâmi, com a água que entrou na casa", acrescentou. A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida "como um trovão distante" nas Ilhas Fiji, a mais de 800 quilômetros de distância, disseram autoridades em Suva, a capital. Em Tonga, as autoridades pediram que as pessoas fiquem longe de praias, recifes e costas planas e usem máscaras ao ar livre. A ameaça 'passou' A poderosa erupção causou uma cascata de alertas em todo o Oceano Pacífico: Nova Zelândia, Fiji, Vanuatu, Austrália, Estados Unidos, Japão, Equador, Chile, entre outros, embora na maioria dos lugares não tenham ocorrido grandes acidentes. Durante a madrugada desde domingo (16), o Centro de Alerta de Tsunâmi do Pacífico enviou uma notificação para observar que "com base nos dados disponíveis, a ameaça de tsunâmi desta erupção vulcânica passou". O fenômeno causou uma onda de 1,2 metro na remota ilha japonesa de Amami e um tsunâmi menor em outras partes da costa. No outro extremo do Pacífico, no Chile, as ondas atingiram entre 30 centímetros e um metro. Todas as praias do país, onde milhares de chilenos aproveitaram o verão no sul, foram evacuadas enquanto os banhistas recebiam alertas estridentes em seus telefones. No Equador, foram registradas "perturbações significativas no nível do mar" de até meio metro, e o Peru também relatou pequenas inundações em algumas cidades costeiras e "ondas anômalas" que levaram ao fechamento de 22 portos por precaução. Na Austrália, autoridades disseram que partes do litoral, incluindo Sydney, podem ser atingidas por ondas. Os moradores do estado vizinho de Nova Gales do Sul também foram aconselhados a "sair da água e longe da costa". O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA também emitiu alertas de tsunâmi para a Costa Oeste, da Califórnia ao Alasca, prevendo ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras. O Canadá também colocou a província de British Columbia em alerta. O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, estava preocupado com as consequências da dupla catástrofe em Tonga e assegurou que o seu país "está preparado para prestar apoio aos nossos vizinhos do Pacífico".(  Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...