CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 13 de fevereiro de 2022

VIDANEWS - Chanceler alemão sobe tom e promete sanções 'imediatas' à Rússia em caso de invasão.

 

Mesmo após telefonemas entre líderes ocidentais e Moscou, os esforços diplomáticos não conseguiram apaziguar as tensões.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, advertiu neste domingo (13) que as sanções ocidentais contra a Rússia poderão ter efeito "imediato" se a Rússia invadir a Ucrânia. "No caso de uma agressão militar contra a Ucrânia, que poria sua soberania e sua integridade territorial em risco, isso levaria a sanções duras, que preparamos cuidadosamente e que poderemos aplicar imediatamente com nossos aliados na Europa e na Otan", declarou Scholz, na véspera da viagem que fará a Kiev e, no dia seguinte, terça-feira (15), a Moscou. Neste sábado (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu o líder russo Vladimir Putin de que o governo americano está pronto para “todos os cenários”. Segundo o mandatário da Casa Branca, o impasse com a Ucrânia pode ser resolvido por meios diplomáticos ou de outras maneiras  ele não especificou quais. Em conversa por telefone, Biden também afirmou que os Estados Unidos “responderão decisivamente e imporão custos rápidos e severos à Rússia” em caso de invasão da Ucrânia, segundo a Casa Branca.De acordo com informações da agência AFP, um funcionário de alto escalão do governo americano revelou que a conversa entre os presidentes não provocará “mudança fundamental” no que se refere às tensões na Ucrânia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Presidente da Ucrânia garante que não vai sucumbir às provocações russas.

 

Volodymyr Zelensky afirmou ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que é a favor de uma solução diplomática.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (13) ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que é a favor de uma solução diplomática para a crise ucraniana e que o país não sucumbirá às provocações da Rússia. "Somos a favor de uma solução política e diplomática para o conflito", disse Zelensky, durante conversa telefônica com o político belga, segundo um comunicado. O presidente reiterou que Kiev compreende "todos os riscos" diante da ameaça de um ataque devido ao destacamento de mais de 100 mil soldados russos na fronteira com a Ucrânia e que "está preparado para qualquer cenário".No entanto, ele observou que a Ucrânia vive nesse estado de coisas desde 2014, quando a Rússia anexou a península da Crimeia e teve início o conflito armado entre separatistas pró-russos apoiados por Moscou e o Exército ucraniano. Zelensky reiterou que atualmente "o pior inimigo é o pânico" que pode ser gerado por alertas do Ocidente, especialmente dos EUA, sobre um ataque russo iminente, ainda na próxima semana. O presidente ucraniano e Michel discutiram as medidas que estão sendo tomadas para promover a desescalada e alcançar a paz em Donbass dentro dos formatos de negociação existentes, em particular o formato Normandia (Rússia, Ucrânia, Alemanha e França). Volodymyr Zelensky também enfatizou a importância da unidade e coordenação dos esforços políticos e diplomáticos para desbloquear o processo de paz e restaurar a estabilidade, de acordo com seu gabinete. Ele agradeceu a Michel e aos líderes da UE (União Europeia) por manterem seus diplomatas na Ucrânia. O mandatário reiterou a exigência ucraniana de que sanções preventivas sejam impostas à Rússia para evitar "as intenções agressivas do Kremlin", algo que a UE não contempla. Está sendo preparado um pacote de sanções sem precedentes para o caso de a Rússia invadir o país vizinho. Zelensky e Michel também discutiram como aumentar as capacidades defensivas e financeiras da Ucrânia na sequência da ameaça russa e diante do risco de desestabilização da economia. Nesse contexto, o presidente ucraniano agradeceu à UE o pacote de ajuda macrofinanceira de 1,2 bilhão de euros concedido à ex-república soviética. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - EUA não confirmam invasão russa à Ucrânia na quarta-feira (16).

 

Americanos não cravam data para possível ofensiva da Rússia, mas destacam que qualquer "ataque surpresa" será partilhado.

Autoridades seniores dos EUA disseram neste domingo (13) que não poderiam confirmar que relatórios de inteligência do país indicam que a Rússia está planejando invadir a Ucrânia na quarta-feira (16), mas afirmaram que tentariam evitar qualquer "ataque surpresa" compartilhando o que sabem sobre os planos da Rússia.O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, repetiu que uma invasão russa pode começar em qualquer dia, e o presidente Joe Biden afirmou que ele apoiará a Ucrânia após uma invasão e defenderá os territórios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). "Não podemos prever perfeitamente o dia, mas estamos dizendo há algum tempo que estamos dentro da janela, e uma invasão da Rússia à Ucrânia pode começar a qualquer dia agora. Isso inclui essa próxima semana, antes do fim das Olimpíadas", disse Sullivan ao programa "State of the Union" da CNN, ao ser questionado sobre a possibilidade de acontecer na quarta-feira. "Vamos defender cada centímetro de território da Otan, cada centímetro de território do Artigo Cinco e achamos que a Rússia entende perfeitamente essa mensagem", afirmou Sullivan, em outra entrevista, ao programa "Face the Nation" da CBS.A Ucrânia, por sua vez, não faz parte da Otan e tentou nos últimos anos entrar na aliança militar. Uma das exigências russas para a desescalada das tensões é que o governo de Kiev não se junte ao poderoso tratado de defesa do ocidente.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ucrânia exige reunião em 48h com Rússia sobre atividade militar.

 

Países-membros do Documento de Viena da OSCE também foram convocados para encontro que deve acontecer até terça-feira (15).

O governo da Ucrânia exigiu neste domingo (13) uma reunião nas próximas 48 horas com a Rússia e todos os países participantes do Documento de Viena da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), depois que Moscou ignorou o ultimato para responder em detalhes sobre suas atividades militares perto da fronteira com a Ucrânia. "A Rússia não respondeu ao nosso pedido sob o Documento de Viena" sobre medidas destinadas a fomentar a confiança e segurança, apresentadas pela Ucrânia na sexta-feira passada, pelo que tinha até hoje, disse o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, em sua conta oficial no Twitter. "Exigimos uma reunião com a Rússia e todos os Estados participantes no prazo de 48 horas para discutir o reforço e a redistribuição ao longo de nossa fronteira e da Crimeia temporariamente ocupada", afirmou. Kuleba enfatizou que a Rússia deve honrar seus compromissos com a transparência militar para diminuir as tensões e melhorar a segurança para todos se quiser falar seriamente sobre segurança indivisível no espaço da OSCE. A Ucrânia apelou na sexta-feira (11) ao Documento de Viena e exigiu que a Rússia forneça explicações detalhadas sobre as atividades militares perto da fronteira ucraniana, onde concentrou mais de 100 mil soldados, além de armamentos pesados. A Rússia e Belarus também realizaram 20 manobras conjuntas em território bielorrusso, a poucos quilômetros de Kiev, até o próximo dia 20. Na última quinta-feira (10), os russos também iniciaram manobras navais no Mar Negro.O Documento de Viena de 2011 sobre Medidas de Fortalecimento da Confiança e da Segurança é obrigatório e tem que ser cumprido por todos os membros da OSCE.O chefe da diplomacia ucraniana lembrou que, segundo este documento, a Rússia "deve informar sobre as áreas exatas de sua atividade militar, anunciar as datas do fim das manobras" e outros dados como o número de unidades militares participantes, o tipo de armas e do equipamento militar utilizado.As tensões entre Kiev e Moscou aumentaram desde novembro do ano passado, depois que a Rússia estacionou mais de 100 mil soldados perto da fronteira ucraniana, lançando sinais de alerta na Ucrânia e no Ocidente, que denunciaram os preparativos para uma invasão.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Joe Biden e Volodymyr Zelensky decidem manter diplomacia como arma contra a Rússia.

 

Presidentes conversaram por telefone neste domingo (13) sobre escalada de tensão no leste da Europa.

O presidente americano, Joe Biden, conversou por telefone neste domingo (13) com o colega ucraniano, Volodimir Zelensky, sobre a concentração de forças russas na fronteira com a Ucrânia e concordaram em em insistir na "diplomacia e a dissuasão"."Os dois líderes coincidiram na importância de manter a diplomacia e a dissuasão em resposta à concentração de forças militares russas nas fronteiras com a Ucrânia", segundo um comunicado da Casa Branca sobre o telefonema, que durou cerca de 50 minutos. Com o temor crescente do Ocidente de uma iminente invasão russa da vizinha Ucrânia, a Casa Branca acrescentou que Biden "deixou claro que os Estados Unidos responderão rápida e decisivamente, juntamente com seus aliados e parceiros, a qualquer agressão da Rússia à Ucrânia".Washington e aliados alertaram que a Rússia concentrou mais de 100 mil tropas em na fronteira com a Ucrânia. Neste domingo, altos funcionários americanos traçaram um panorama sombrio.O assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, disse que a invasão russa da Ucrânia pode ocorrer "ainda esta semana" e provavelmente vai começar "com fortes ataques com mísseis e bombardeios".No sábado (12), Biden conversou por telefone durante uma hora com o presidente russo, Vladimir Putin, mas aparentemente sem conseguir reduzir as tensões.O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que "certamente não foi um sinal de que as coisas se movem na direção correta".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Fiocruz atualiza protocolos sanitários contra a variante Ômicron no retorno às aulas.

 

Grupo recomenda que ensino seja preferencialmente presencial, mas cita também isolamento, testagem e suspensão de aulas.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) atualizou nesta sexta-feira (11) as recomendações para a prevenção da Covid-19 no retorno às aulas, acompanhando novos critérios de autoridades sanitárias internacionais e sociedades médicas nacionais diante da variante Ômicron. As orientações do Grupo de Trabalho de Retorno às Atividades Escolares Presenciais da Fiocruz podem ser consultadas em uma nota técnica que inclui protocolos em temas como isolamento, testagem e suspensão de aulas. O grupo recomenda que o ensino seja preferencialmente presencial. "Sob forte recomendação de organismos internacionais e de setores do Judiciário, entre outros, sugere-se que esse retorno seja presencial, uma vez que os prejuízos sociais, emocionais, educacionais, sanitários e econômicos já não permitem a manutenção do modelo remoto como preferencial para o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes", afirma a nota técnica. Ao introduzirem o texto, os pesquisadores destacam que a variante Ômicron já representa mais de 95% dos genomas de Sars-CoV-2 sequenciados no país e que sua característica mais marcante é a alta transmissibilidade, o que também implica maior potencial de transmissão domiciliar. Citando dados dos Estados Unidos e do Brasil, os estudiosos acrescentam que, com o predomínio dessa cepa, aumentou o registro de casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes, aparentemente sem aumento percentual de internações e mortes. Isolamento O documento contextualiza que autoridades sanitárias dos Estados Unidos e da Europa estabeleceram critérios mais curtos para isolamento e quarentena com a chegada da variante Ômicron, e que as Sociedades de Pediatria do Rio de Janeiro e de São Paulo também atualizaram seus critérios diante da nova cepa. A Fiocruz orienta que para adultos ou crianças com casos leves ou moderados de Covid-19 são necessários dez dias de isolamento a contar da data de início dos sintomas. Mesmo assim, o retorno deve estar condicionado à ausência de sintomas, febre ou uso de antitérmicos nas últimas 24 horas. Caso outro teste seja realizado no quinto dia e o resultado seja negativo, esse tempo de isolamento pode ser reduzido para sete dias. Os casos assintomáticos confirmados precisam de cinco dias de isolamento a contar da data do teste positivo, desde que um novo teste no quinto dia tenha o resultado negativo. Caso o resultado desse novo teste seja positivo, o isolamento se estende para sete dias. A fundação reforça que o uso de máscara é fundamental. Para as pessoas que não puderem usar máscara por contraindicação médica, o protocolo muda caso testem positivo para a Covid-19 sem apresentar sintomas. Nesse caso, a orientação é que repitam o teste no quinto dia e, em caso positivo, o isolamento deve ser de dez dias em vez de sete. Para pessoas que não possam usar máscara e tenham casos sintomáticos, as orientações são as mesmas indicadas para a população em geral. Quando a criança ou o adulto tiver contato com alguma pessoa infectada, a quarentena deve ser de dez dias a partir do contato, ou de sete dias caso um teste tenha resultado negativo no quinto dia após o contato. Já se o teste for positivo ou houver sintomas, aplicam-se os critérios recomendados para casos sintomáticos ou assintomáticos. Para pessoas que tenham apresentado Covid-19 grave ou sejam imunodeprimidas por doença ou por uso de imunossupressores, a recomendação é fazer quarentena de 20 dias, retornando apenas se nas últimas 24 horas não tiver sintomas nem febre e não tiver usado antitérmicos. Diante da informação de um caso positivo, os especialistas aconselham que se deve incentivar o rastreamento de contatos e buscar a realização de testes. A suspensão de aulas para uma turma deve ser adotada apenas em último caso e só é recomendada caso haja três ou mais diagnósticos simultâneos confirmados, o que deve ser informado às autoridades sanitárias e acompanhado para o rastreio de casos relacionados. Já o fechamento da escola deve ocorrer somente em caso de recomendação das autoridades sanitárias locais. "Ressaltamos que o isolamento social, a adoção do ensino remoto e a descontinuidade na frequência à escola têm sido responsáveis pela ampliação das lacunas de desenvolvimento psicossocial, entre outros problemas já apontados, como a insegurança alimentar e a evasão escolar, motivos pelo qual reforçamos a necessidade de manutenção de aulas presenciais", defende a Fiocruz.Vacinação e testagem Além do rastreio de casos, os protocolos de prevenção à Covid-19 das escolas devem observar a ventilação dos ambientes, o uso adequado de máscara, a lavagem de mãos e o distanciamento social, lembra a Fiocruz. Esses cuidados devem ser intensificados principalmente nos momentos das refeições, evitando realizá-las em locais sem o devido distanciamento e ventilação.A Fiocruz explica ainda que a vacinação de toda a comunidade escolar tem grande relevância no controle da transmissão do vírus e que a vacinação dos responsáveis e profissionais da educação também promove a proteção indireta das crianças menores de 5 anos, que ainda não podem ser vacinadas."Ressaltamos, conforme apontado em outras publicações técnicas deste grupo, que a realização de inquéritos para avaliação da cobertura vacinal local é fundamental para ampliar a segurança dos que frequentam as escolas, bem como para adotar ações educacionais para comunidades e grupos em que há maior resistência ou baixa adesão à vacinação", diz a nota técnica.Os pesquisadores ainda destacam que os testes são uma ferramenta importante para detectar e isolar casos, além de servirem como referência para determinar o tempo correto de isolamento. Eles avaliam que a disponibilidade de autotestes de Covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) também seria uma estratégia que poderia ser utilizada para o controle das infecções no ambiente escolar, aliado à vacinação, para ajudar a garantir a manutenção de atividades escolares presenciais. Em caso de um autoteste positivo, porém, ainda é necessário buscar atendimento médico."No Brasil, sem a distribuição dos autotestes pelo SUS, há estimativas de que o autoteste terá valores entre R$ 80 e R$ 400 para venda nas farmácias. Esses valores tornarão o autoteste inacessível para a maior parcela da população, acirrando desigualdades e mantendo a pressão por testes nas unidades básicas de saúde", afirmam os pesquisadores que assinam a nota técnica.Uma ferramenta importante apontada pelo documento é a comunicação ágil entre escolas, pais e alunos. A Fiocruz recomenda que as escolas devem planejar um sistema rápido de informação e vigilância da Covid-19 no ambiente escolar, utilizando, inclusive, grupos de WhatsApp, questionários ou outras formas de comunicação rápida, para que pais, estudantes e trabalhadores da educação possam enviar a informação imediata para tomada de decisão dos gestores.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Estudante nota mil na redação do Enem também é ouro em olimpíada de química.

 

Cássia Caroline Aguiar, 18 anos, 'tinha dificuldade com texto' e estudava mais de 12 horas por dia para o Enem e vestibulares.

A estudante Cassia Caroline Aguiar, 18 anos, ainda está admirada com sua conquista: tirou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "Eu tinha muita dificuldade em redação, demorava horas para escrever e tirar a nota máxima foi uma surpresa."Cassia sempre foi uma aluna mais do que exemplar — ela coleciona medalhas em olimpíadas de conhecimento de química e física. A maratona de estudos e provas começou ainda no 9º ano do ensino fundamental e a rotina de muitas horas de dedicação aos livros acompanhou a estudante ao longo de todo o ensino médio no Colégio Master, em Fortaleza. "Eu estudava à tarde e participava da classe preparatória para as olimpíadas, entrava de manhã e saía no início da noite da escola", conta. A dedicação rendeu ouro na OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e na OBQ (Olimpíada Brasileira de Química), além de bronze na Olimpíada Internacional de Química."Mas no último ano do ensino médio, além das aulas, eu também participava da sala especial para preparação para o vestibular do ITA e IME (Instituto Militar de Engenharia), cheguei a ficar das 7h às 21h30 no colégio." Dois meses antes das provas, Cassia descobriu a paixão por medicina. "Mudei meu foco e passei a me dedicar mais de olho no Enem", diz. Nesse período, a jovem focou na produção de textos. "Eu escrevia um por semana, tinha muita dificuldade, levava horas para fazer uma redação e eu tinha de treinar o tempo, que é muito precioso no Enem." Para facilitar a vida no dia do exame e ganhar tempo, Cassia tinha uma estrutura de texto pronta em sua cabeça. "Já sabia quais os conectivos que usaria em cada parágrafo e uma base de argumentação que poderia se encaixar no tema, na dissertação eu discuti a negligência governamental e a falta de informação."Agora, Cassia se prepara para encarar a disputa de vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na próxima semana (entre os dias 15 e 18) para garantir uma vaga no curso de medicina na UFC (Universidade Federal do Ceará).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Dinheiro Esquecido: BC cria novo site para consulta aos Valores.

 

Confira os detalhes sobre o novo site do Banco Central voltado para a consulta ao Sistema Valores a Receber..

Há pouco tempo, houve uma sobrecarga na consulta do Sistema Valores a Receber (SVR) e por isso, foi lançado o novo site do Banco Central (BC), no intuito de melhorar tanto a segurança quanto o acesso a esse sistema. Portanto, confira agora os detalhes sobre a nova plataforma e saiba quando será possível realizar consultas. Leia mais: Novo jogo para smartphone está liberando pagamento via Pix para usuários Novo site do Banco Central O lançamento do site ocorreu em janeiro e permite que cidadãos e empresas consultem se possuem algum dinheiro a receber em bancos e outras entidades do sistema financeiro. Nesse sentido, as consultas poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (14), através do endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Em janeiro houve uma demanda elevada de acessos ao SVR e, consequentemente, o site do Banco Central saiu do ar. Por esse motivo, visando manter a segurança do site do próprio BC, foi criada a nova plataforma após o incidente. Fique atento para a segurança no acesso ao Sistema Valores a Receber O Banco Central alerta os usuários sobre o risco de pessoas mal intencionadas aplicarem golpes. Portanto, é importante destacar que o serviço de consulta ao sistema não será feito em nenhuma outra página da internet. No mais, não haverá contato telefônico nem envio de links para os clientes por meio de SMS, WhatsApp, Telegram ou e-mail, a fim de confirmar dados pessoais, tratar sobre valores ou coisas desse tipo. Sendo assim, preste muita atenção e não dê brechas para possíveis golpistas. Os bancos e demais instituições financeiras só poderão contatar os clientes que tenham quantias a receber depois que a pessoa tiver acessado o sistema, e apenas caso o cliente tenha solicitado o resgate do valor sem indicar uma chave Pix. Porém, a instituição não poderá exigir dados pessoais nem senhas do cidadão. Quando posso movimentar os valores que tenho a receber? Quem tiver quantias a receber no momento da consulta poderá fazer a confirmação do valor que irá receber. Além disso, também será possível solicitar a sua transferência, do dia 7 de março em diante, tudo isso no novo site. Caso o cliente não resgate o montante da data indicada, não perderá o direito de receber os valores em seu nome. Sendo assim, as instituições deverão guardar o dinheiro até que o cidadão resolva solicitar a devolução.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Fundador do Unip/Objetivo, João Carlos Di Genio morre aos 82 anos.

 

Professor morreu de causas naturais, na noite deste sábado (12). Ele completaria 83 anos no próximo dia 27.

O professor João Carlos Di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo, morreu na noite de sábado (12), aos 82 anos, de causas naturais. A morte aconteceu na casa dele, em São Paulo. O professor completaria 83 anos em 27 de fevereiro. Ele deixa esposa e três filhos adolescentes. Di Genio passou em primeiro lugar em medicina, em duas universidades, em 1961. Ainda estudante passou a dar aulas de física em curso preparatório para os vestibulares de medicina. Ele formou-se médico, mas escolheu continuar como professor devido ao grande sucesso dos alunos nos exames vestibulares. A história de Di Genio com o grupo Unip/Objetivo surgiu em dezembro de 1965, quando ele, alguns professores e colegas de faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo) decidiram abrir o próprio curso, ao qual deram o nome de Objetivo.Na década de 1970, Di Genio abriu o Colégio Objetivo e as faculdades Objetivo, que se transformariam, em 1988, na Unip (Universidade Paulista).Di Genio se notabilizou no suporte e cuidado de crianças portadoras de variadas síndromes e buscou se empenhar para que as clínicas psicológicas da Unip oferecessem todo o suporte e todo o atendimento a esse público. Além disso, o professor se preocupava em cuidar das crianças superdotadas ou altamente habilidosas, pois dizia que a inteligência e os talentos deveriam ser tratados como a riqueza de um país. Nas décadas de 1970 e 1980, Di Genio criou um Centro de Pesquisa e Tecnologia e o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento, com cursos de robótica, arte, criatividade, para crianças. Criou, também, o teatro-laboratório, que unia palco, tecnologia, arte e ciência. Na década de 1980, o professor abriu escolas em plena natureza, uma em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (Escola do Mar); outra às margens do Rio Negro, no Amazonas, (Escola da Natureza); e outra no Lago Paranoá, em Brasília. Os alunos passavam dias em barcos-laboratórios e andando em meio à natureza, para realizar pesquisas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Universidades podem exigir passaporte vacinal, diz ministro.

 

Lewandowski defende a exigência de comprovante pelas faculdades para permitir retorno das atividades educacionais presenciais .

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu a exigência por parte das instituições de ensino federais da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 de estudantes e professores para permitir o retorno às atividades presenciais.A manifestação do ministro foi feita no âmbito de um julgamento da Corte contra um ato estabelecido pelo Ministério da Educação, em dezembro do ano passado, que não autorizou as instituições federais de ensino a exigirem a imunização contra a Covid-19 como condicionante para a volta das atividades em sala de aula. Segundo a pasta, a exigência de comprovação de vacinação como meio indireto à indução da vacinação compulsória somente pode ser estabelecida por meio de lei.Lewandowski é o relator do processo e emitiu o voto dele na última sexta-feira (11). O julgamento é feito no plenário virtual do STF. Os demais ministros têm até a próxima sexta-feira (18) para depositarem os votos.No voto, Lewandowski frisou que o ato impugnado pelo Ministério da Educação contraria "as evidências científicas e análises estratégicas em saúde ao desestimular a vacinação". Além disso, o magistrado ponderou que a decisão da pasta vai em sentido contrário ao de uma lei estabelecida pelo próprio governo, em 2020, que autorizava às autoridades a realização compulsória de vacinação como estratégia para conter a pandemia.Lewandowski também disse que o ato do Ministério da Educação desrespeita alguns artigos da Constituição, como os que dizem que a educação e a saúde são direitos sociais e que a educação é direito de todos e dever do Estado, "colocando em risco os ideais que regem o ensino em nosso país e em outras nações pautadas pelos cânones da democracia".Segundo Lewandowski, as instituições de ensino têm autoridade para exercer a "autonomia universitária", ou seja, liberdade para decidir por si próprias sobre aspectos de dimensão didático-científica, administrativa e financeira, e, portanto, podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação. "As autonomias administrativa e financeira constituem condição sine qua non [essencial] para a concretização da autonomia didático-científica. Portanto, sem as autonomias [...] a universidade não logrará cumprir o seu relevantíssimo papel de guardiã, formuladora e transmissora da cultura e do saber."O magistrado ainda destacou que é importante proteger "a universidade contra todas as formas de pressão externa de modo a assegurar que ela possa contribuir para forjar uma sociedade livre, democrática e plural", e acrescentou que "o papel da universidade transcende, em muito, as atividades propriamente acadêmicas" atribuídas pela Constituição. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

"O Supremo Tribunal Federal tem, ao longo de sua história, agido em favor da plena concretização do direito à saúde e à educação, além de assegurar a autonomia universitária, não se afigurando possível transigir um milímetro sequer no tocante à defesa de tais preceitos fundamentais, sob pena de incorrer-se em inaceitável retrocesso civilizatório."RICARDO LEWANDOWSKI

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...