CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 31 de janeiro de 2021

NOTICIAS GERAL-PETRÓLEO VENEZUELA

 

Venezuela dribla sanções dos EUA e retoma embarques de petróleo para a China.

Primeiro navio reintegrado oficialmente carregou 1,8 milhão de barris de petróleo no porto de Jose em agosto.

A Venezuela retomou os embarques diretos de petróleo à China, informou o portal MercoPress nesta sexta (27). O retorno acontece após um ano das sanções de Washington tornarem o mercado de petróleo venezuelano irregular. A confirmação vem por meio de dados da plataforma de rastreamento de navios da Refinitiv Eikon e de documento da própria estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela). O navio petroleiro Kyoto foi o primeiro a voltar com o transporte direto da matéria prima venezuelana à China. Centrais de monitoramento estimam que em agosto a embarcação carregou 1,8 milhão de barris de petróleo do porto de José, no mar do Caribe. Mesmo entre as principais clientes da PDVSA, as estatais chinesas CNPC (China National Petroleum Corp) e PetroChina havia deixado de carregar a matéria prima dos portos venezuelanos em agosto de 2019, pouco tempo após as sanções dos EUA. Com a recente abertura de Nicolás Maduro à China e a disputa comercial entre Beijing e Washington, as relações foram restabelecidas neste segundo semestre. As sanções foram impostas pelo governo de Donald Trump para deter todas as exportações de petróleo da Venezuela e, assim, dificultar o controle de Maduro sobre o país. Sanções à Venezuela Em uma investigação da Reuters lançada no dia 10, Caracas parece tentar driblar as sanções norte-americanas com ajuda de identificações incorretas de navios petroleiros. Documentos apontam que o país exporta a matéria-prima através de uma frota de mais de 30 petroleiros vinculados a uma empresa desconhecida desde o início de 2020.Nesta quarta (25), um porta-voz do Departamento de Tesouro dos EUA ameaçou novas sanções a todos que “participam de atividades no setor de petróleo venezuelano”. Assessores do presidente recém-eleito dos EUA, Joe Biden, afirmam que o democrata pretende manter as sanções, mas mudar “o foco da estratégia” com a Venezuela.(Fonte A Referencia Noticias Internacional)

NOTICIAS GERAL- VICE PRESIDENTE MOURÃO

 


Mourão demite assessor que teria articulado impeachment de Bolsonaro: "Não apoio isso aí"

Afastamento ocorreu após divulgação de mensagens trocadas entre o servidor e o chefe de gabinete de um deputado.

O vice-presidente Hamilton Mourão demitiu na última quinta-feira (28), o chefe de sua assessoria parlamentar, Ricardo Roesch Morato Filho. A exoneração do auxiliar foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A demissão foi decidida após o site O Antagonista mostrar mensagens trocadas entre o servidor e o chefe de gabinete de um deputado. A conversa teria relação com articulações no Congresso para um futuro impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Nesta sexta-feira (29), Mourão que a situação foi "lamentável" e que gerou "um ruído desnecessário". O vice-presidente reforçou ser contra um processo de impeachment e disse prezar pelo "princípio da lealdade". Foi uma situação lamentável. Em primeiro lugar, porque não concordo com o processo de impeachment, não apoio isso aí, como já falei várias vezes. Segundo lugar, não é a forma como eu trabalho — disse em conversa com jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto.Ricardo Roesch, então chefe de assessoria parlamentar de Mourão, teria enviado mensagens convidando um chefe de gabinete no Congresso para um café e mencionado conversas com "os assessores de deputados mais próximos". "É bom sempre estarmos preparados", escreveu.Na troca de mensagens, ele sugere a perda de força do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência. Segundo ele, Mourão teria dividido a ala militar do governo. Ele diz ainda: "capitão está errando muito na pandemia - Gal. Mourão é mais preparado e político você sabe disso".Na quinta-feira, em nota, a vice-presidência repudiou a "inverdade de toda a narrativa" e negou que alguém da equipe de Mourão teria comportamento como o revelado inicialmente pelo site O Antagonista. Entretanto, a demissão do assessor foi mencionada pelo vice-presidente ainda na quinta e confirmada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)."Uma troca de mensagens imprudente, gera um ruído totalmente desnecessário no momento que a gente está vivendo. A partir daí a pessoa que tinha um cargo de confiança perde a confiança para exercer esse cargo. Lamento isso", afirmou Mourão.Ele disse não ter conversado sobre o assunto com Bolsonaro por se tratar de uma "questão interna" da sua equipe. Ele declarou ainda que o assunto está "resolvido e encerrado". "Eu prezo por demais o princípio da lealdade", disse. "A lealdade é uma estrada de mão dupla, ela é minha com meus subordinados, vamos falar assim, e deles comigo. No momento que isso é rompido, se rompe um elo e não dá mais para trabalhar junto", acrescentou.( Fonte Estadão)

NOTICIAS GERAL-EQUADOR

 

Avião de presidente do Equador faz pouso de emergência.

Aeronave teve mau funcionamento mecânico; governante estava nos Estados Unidos para participar de reuniões sobre cooperação.

O avião presidencial do Equador, no qual o chefe de Estado, Lenín Moreno, viajou para visitar os Estados Unidos nesta semana, precisou fazer um pouso de emergência devido a um mau funcionamento e adiou o retorno ao país de origem, informou neste sábado (30) a Secretaria de Comunicação da Presidência equatoriana."Informamos que o avião presidencial teve um mau funcionamento mecânico, motivo pelo qual precisou fazer um pouso de emergência", informou o governo em comunicado. A nota detalha que "o presidente Lenín Moreno todos os ocupantes do avião estão bem e voltarão ao Equador nas próximas horas". O governante viajou a Washington no domingo passado para participar de reuniões sobre cooperação, assuntos econômicos, investimentos, democracia, liberdade e respeito aos direitos humanos. Moreno foi a Washington acompanhado pela esposa, Rocío González; o secretário-geral do Gabinete, Juan Sebastián Roldán; a secretária-geral de Comunicação, Caridad Vela; o ministro das Relações Exteriores, Luis Gallegos; e a embaixadora do Equador nos EUA, Ivonne Baki. Ao longo dos cinco dias de estadia nos EUA, Moreno se reuniu com representantes do Congresso americano, entidades de cooperação, relações internacionais, comércio, assuntos ambientais e organizações multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).( Fonte R 7 Noticias Internacional)

NOTICIAS GERAL-EUA USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

 

EUA: usuários do transporte público serão obrigados a usar máscara.

Medida valerá a partir desta segunda-feira (1º); uso da máscara não era obrigatório em todo o território do país.

Todos os usuários do transporte público nos Estados Unidos deverão usar máscara, a partir de uma ordem federal divulgada neste sábado (30) pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, que vive aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus. A medida já valerá a partir desta segunda-feira (1º), para quem estiver utilizando ônibus, trens, metrôs, barcas e veículos compartilhados, além de terminais de embarque e desembarque aéreo. "Dada a interligação na maioria dos sistemas de transporte na nossa nação e com o mundo, quando as pessoas infectadas viajam sem usar máscara e com outras que não a usam, o risco de transmissão interestadual e internacional pode crescer rapidamente", afirmou a diretora do CDC, Rochelle P. Walensky, em comunicado.Até agora, as companhias aéreas vinham exigindo o uso de máscara por iniciativa própria. Vários estados americanos também optaram por medidas semelhantes, já que não havia uma ordem federal válida para todo o território. Desde a última terça-feira, já após o início do mandato do presidente Joe Biden, os Estados Unidos exigem a todos os viajantes internacionais que desembarquem no país um teste negativo para o novo coronavírus, realizado, no máximo, 72 horas antes do embarque. Os EUA são os maiores afetados no mundo pela pandemia da covid-19, com mais de 25,5 milhões de casos de infecção e 429 mil mortes, de acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS).( Fonte R 7 Noticias Internacional)

NOTICIAS GERAL- MIGRANTES

 

ONU: Especialistas condenam falha da Itália no resgate de 200 migrantes.

Embarcação com mais de 400 migrantes afundou no Mediterrâneo após ataques de extremistas, em 2013.

Itália falhou no socorro de 200 migrantes que perderam a vida tentando entrar na Europa pelo Mar Mediterrâneo. O grupo estava numa embarcação que afundou a 113km ao sul da ilha italiana de Lampedusa, em 2013. Em comunicado, a Comissão de Direitos Humanos da ONU concluiu que a Itália deixou de responder a vários pedidos da embarcação, em perigo, transportando mais de 400 adultos e crianças.Conforme os especialistas, o país europeu falhou em justificar o atraso para despachar um navio da Marinha Italiana, ITS Libra, que se encontrava a uma hora do local do acidente. Três cidadãos sírios e um palestino que sobreviveram ao naufrágio e perderam familiares levaram o caso à Comissão da ONU. Eles chegaram em 10 de outubro ao porto pesqueiro Zuwarah, na Líbia, e se juntaram a um grande grupo de pessoas, a maioria sírios, que tentavam fugir do conflito na Síria.O barco de pesca saiu do local no início da madrugada e poucas horas depois foi alvejado a tiros por uma embarcação sob a uma bandeira berbere, já em águas internacionais. Itália atrasou envio de socorro O naufrágio ocorreu a 113km ao sul da Ilha de Lampedusa, na Itália, e a 218km ao sul de Malta. Um dos passageiros ligou para a emergência marítima italiana dizendo que a embarcação estava afundando e enviou a localização do barco, diz a nota.Ele relata ter ligado várias vezes durantes várias horas. Somente às 13h as autoridades italianas informaram-o que haviam repassado o pedido de resgate para o Grupo de Salvamento de Malta. A partir daí, os migrantes telefonaram para as Forças Armadas e a defesa civil de Malta até às 15h. Quando um navio maltês chegou à área, às 17h, o barco já havia afundado. O navio italiano só chegou horas depois de ter recebido um pedido de reforço de Malta. Por conta do atraso, mais de 200 pessoas incluindo 60 crianças morreram afogadas, confirmou a Comissão de Direitos Humanos da ONU. Um dos membros da Comissão, Hélène Tigroudja, reconheceu a complexidade do caso. O acidente ocorreu em águas internacionais dentro da zona de busca e resgate de Malta, mas o local era mais perto da Itália e dos navios da Marinha Italiana. Assim, a Itália poderia ter chegado a tempo de socorrer os migrantes do naufrágio.Investigação Pela lei internacional do mar, os países têm o dever de proteger os indivíduos em perigo mesmo que a embarcação não esteja na jurisdição do país. A Comissão da ONU instou a Itália a realizar uma investigação independente e responsabilizar os culpados além de reparar as famílias que perderam seus parentes. O órgão já rejeitou uma queixa semelhante contra Malta por falta de documentos nos tribunais do país. A Comissão de Direitos Humanos da ONU só acata casos esgotados em tribunais nacionais.( Fonte A Referencia Noticias Internacionais)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...