CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

VIDANEWS - Mais de 500 mil crianças foram afetadas por terremoto no Haiti.

 


Levantamento do Unicef aponta acesso limitado ou nenhum a abrigo, água potável, cuidados médicos e nutrição.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) advertiu nesta terça-feira (18) que cerca de 540 mil crianças no Haiti foram afetadas pelo terremoto de 7,2 graus de magnitude, que deixou 1.941 mortos e milhares de desabrigados, e solicitou US$ 15 milhões para ajudá-las. "Neste momento, cerca de meio milhão de crianças haitianas têm acesso limitado ou nenhum acesso a abrigo, água potável, cuidados médicos e nutrição", declarou o representante do Unicef no Haiti, Bruno Maes, que está atualmente em Les Cayes, a área mais afetada. De acordo com estimativa da agência da ONU, cerca de 1,2 milhão de pessoas, incluindo 540 mil crianças, estão sendo afetadas pela depressão tropical Grace. O fenômeno atmosférico está dificultando o acesso à água, a abrigo e a outros serviços básicos. "Ontem à noite pude ver e sentir ventos fortes e chuva nas mesmas áreas que já foram afetadas pelo terremoto. Inúmeras famílias haitianas que perderam tudo devido ao terremoto estão agora literalmente vivendo com seus pés debaixo d'água devido às inundações", relatou Maes. O Unicef, que está trabalhando com o governo e seus parceiros para avaliar as necessidades das crianças, disse que o valor de US$ 15 milhões serviria "para responder às necessidades mais urgentes de pelo menos 385 mil pessoas, incluindo 167 mil crianças menores de cinco anos, durante um período de oito semanas". O pedido de financiamento ainda deve ser revisto e ajustado nas próximas semanas, à medida que o impacto se torne mais claro. A agência da ONU para crianças está trabalhando na área e já forneceu seis remessas médicas para três hospitais em Les Cayes para tratar 30 mil feridos no terremoto por três meses, incluindo luvas, analgésicos, antibióticos e seringas. Eles também estão distribuindo lonas para abrigos de emergência, latrinas e chuveiros; tanques de água para a distribuição de água potável e segura; e kits de higiene incluindo pastilhas de tratamento de água, sabão, materiais de higiene menstrual e bidões.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - EUA acham restos mortais de afegãos em trem de pouso de avião.

 


Força aérea norte-americana irá investigar o caso a partir de vídeos publicados na internet e divulgados pela imprensa.

Os EUA encontraram restos humanos no trem de pouso do avião militar que foi cercado por centenas de afegãos em pânico com a ascensão do Talibã, no aeroporto de Cabul, na segunda-feira (16), informou a Força Aérea dos Estados Unidos. Leia também: Conheça o Talibã, grupo radical que está no controle do Afeganistão O caso será investigado a partir da analise de vídeos que circulam nas redes sociais. As imagens mostram um avião de transporte C-17 com afegãos agarrados na parte externa da aeronave na  na tentativa de sair do país. Um dos vídeos mostra pessoas despencando durante a decolagem. "Além de vídeos enviados e reportagens da imprensa sobre pessoas caindo do avião durante a decolagem, restos humanos foram encontrados no trem de pouso do C-17 quando ele pousou na base aérea de Al Udeid, no Qatar", disse a porta-voz. Força Aérea dos Estados Unidos, Ann Stefanek. "A investigação será exaustiva para nos permitir obter todos os fatos sobre este trágico incidente", acrescentou em nota. Os militares não forneceram um balanço total das vítimas no momento da decolagem do avião, nem confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas da aeronave antes da decolagem.( Fonte R 7 Noticias Internacioanl

VIDANEWS - Presidente do Afeganistão está nos Emirados Árabes.

 


Ashraf Ghani fugiu de Cabul depois que o grupo Talibã tomou poder do país e seu paradeiro era desconhecido .

O governo dos Emirados Árabes divulgou nesta quarta-feira (18) que o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, está refugiado em seu território, após a tomada de poder pelos talibãs, ocorrida no último domingo (15)."O Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional informou que os Emirados Árabes receberam o presidente Ashraf Ghani e a família dele por considerações humanitárias", veiculou a agência de notícias oficiais do emirado WAM. Não foram divulgados, no entanto, mais detalhes sobre a chegada do chefe de governo afegão, que não fez uma renúncia formal do cargo, nem sobre o futuro dele no país. Após a tomada do Afeganistão pelos talibãs, com a tomada, sem resistência da capital do país, foi especulado que Ghani poderia estar no Tadjiquistão, Uzbequistão ou em Omã. Após deixar o país em segrego, o presidente afegão garantiu, por meio de comunicado, que fugiu para "evitar um derramamento de sangue, já que os insurgentes estavam dispostos a atacar Cabul para tirá-lo do poder. Desde então, Ghani não fez qualquer outra declaração pública. Os Emirados Árabes, por sua vez, estão dando apoio na operação de retirada de cidadãos estrangeiros, como funcionários do corpo diplomático de União Europeia, do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, entre de outros países e afegãos de Cabul. O país era um dos poucos que mantinha relações com os talibãs durante o período em que estiveram no poder no Afeganistão, até terem sido expulsos pelos Estados Unidos, em 2011, ano em que as relações foram rompidas, diante da negativa de entregar o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, para as forças americanas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Grécia propõe a deportação de afegãos para a Turquia.

 


Ministro da Migração grego afirma que país não pode voltar a ser uma "porta de entrada de fluxos irregulares" de migrantes.

A caótica situação no Afeganistão impede as deportações diretas dos afegãos que tiveram o asilo negado, mas enviá-los à Turquia continua sendo uma opção válida para a Grécia, informou o ministro de Migração grego, Notis Mitarachi, nesta quarta-feira (18). "A realidade é que nenhum país pode atualmente decidir devoluções ao Afeganistão", disse à Sky TV o ministro Notis Mitarachi.  Leia mais: Talibãs reprimem protesto em defesa da bandeira do Afeganistão "Também não sabemos quais condições vão prevalecer no Afeganistão nos próximos meses", afirmou. No entanto, "consideramos a Turquia um país seguro para os cidadãos afegãos". Há meses, a Grécia tenta em vão persuadir a Turquia para que receba quase 2.000 imigrantes cujas solicitações de asilo foram rejeitadas por Atenas. Até o momento, Mitarachi afirma que a prioridade da Grécia é evacuar cidadãos da UE e aos afegãos que ajudaram as forças gregas durante a missão da Otan em seu país. "A primeira prioridade é de caráter humanitário (...). Estamos discutindo sobre a transferência de algumas famílias, intérpretes do exército grego, ou pessoas que cooperaram conosco de alguma maneira", declarou.Leia mais: Talibãs serão julgados por ações e não por palavras, diz Boris Johnson No entanto, insistiu que a Grécia não voltará a se tornar uma "porta de entrada de fluxos irregulares" de migrantes, depois da onda de 2015, e acrescentou que seu país já abriga quase 40.000 afegãos. "Vinte mil deles são solicitantes de asilo e os outros 20.000 são refugiados reconhecidos", explicou.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Israel adota novas medidas após aumento de casos de covid-19.

 


Cidadãos serão obrigados a apresentar certificado de vacinação ou de teste PCR negativo para entrar em diversos estabelecimentos.

Novas restrições entraram em vigor nesta quarta-feira (18) em Israel, que na véspera registrou o maior número de contágios de covid-19 desde janeiro, apesar de uma grande campanha de vacinação. Leia também: Brasileiros em Israel contam como país está lidando com a pandemia O governo restabeleceu a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação ou do teste PCR negativo para entrar em restaurantes, hotéis, museus e bibliotecas, assim como para assistir eventos culturais e esportivos. A medida também é aplicada a locais de culto que recebem mais de 50 fiéis. O governo restabeleceu em julho a obrigação do uso de máscaras e locais públicos e escritórios. Na terça-feira (17), as autoridades sanitárias anunciaram mais de 8.700 novos contágios, o maior número no país desde janeiro.Israel foi um dos primeiros países a iniciar a campanha de vacinação em larga escala, em dezembro de 2020, graças a um acordo com a Pfizer, que entregou rapidamente milhões de doses ao Estado hebreu em troca de dados sobre a efetividade de seu fármaco na população.A campanha permitiu reduzir drasticamente o número de casos.Nas últimas semanas, no entanto, os contágios voltaram a registrar alta devido à variante delta entre adultos não vacinados, mas também entre pessoas vacinadas há mais de seis meses.Por este motivo, Israel começou a aplicar a terceira dose da vacina em pessoas com 50 anos ou mais, apesar do apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a medida para que os países mais pobres consigam receber mais vacinas.Leia também: Covid: Brasil registra 1.106 mortes e 37.613 novos casos em 24h O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, afirmou que a administração das doses em Israel, um país de nove milhões de habitantes, não afetaria as reservas mundiais e, ao mesmo tempo, permitiria provar a eficácia da terceira dose. Bennett advertiu que se a situação não melhorar, o país poderia adotar um novo confinamento em setembro, mês de celebração de várias festas judaicas.Israel tem um balanço de quase 960 mil pessoas infectadas por covid-19, com 6.700 mortes. Mais de 5,4 milhões de pessoas já receberam duas doses da vacina, o que representa 58% da população, e quase 1,1 milhão a terceira. Do lado palestino, as autoridades também registraram aumento de casos. O número de novos casos diários multiplicou por sete desde 1°de agosto, segundo as estatísticas do ministério da Saúde. Apenas 432 mil palestinos, em uma população de cinco milhões na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, receberam as duas doses da vacina.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - Talibãs escoltam 150 indianos até o aeroporto de Cabul.


 

Diplomatas e cidadãos viajaram em um avião de transporte militar C-17 e já desembarcaram em segurança.

Dentro da embaixada da Índia em Cabul, cerca de 150 diplomatas e cidadãos indianos aguardam para seguir até o aeroporto, enquanto o nervosismo cresce. No portão do edifício, os talibãs esperam, armados com metralhadoras e lança-foguetes. Leia também: Conheça o Talibã, grupo radical que está no controle do Afeganistão Eles escoltarão os indianos até o aeroporto de Cabul, onde um avião militar aguarda para evacuá-los. Após a chegada do Talibã ao poder em Cabul, a Índia — que apoiava o governo anterior — decidiu fechar a embaixada no Afeganistão. Quando o primeiro veículo do comboio sai da embaixada, alguns combatentes cumprimentam os passageiros sorrindo, entre os quais está um correspondente da AFP. Um quarto das 200 pessoas que se refugiaram na embaixada conseguiu sair do país antes da queda de Cabul. Leia também: Afegãs veem o retorno do Talibã como o 'fim do mundo' "Quando retirávamos o segundo grupo, batemos de frente com os talibãs, que não nos impediram de sair da área verde", o setor ultraprotegido de Cabul, conta um funcionário indiano. "Por esse motivo, decidimos entrar em contato com os talibãs e solicitar que escoltassem nosso comboio", acrescentou. Os talibãs concordaram, mas demoraram para chegar, criando angústia entre as pessoas, que se sentiam "em prisão domiciliar", afirmou um diplomata. "Já era hora" Finalmente, durante a noite, a espera terminou e todos os veículos puderam sair da embaixada para o aeroporto, a cinco quilômetros de distância. O comboio levou cinco horas para percorrer a distância, devido aos inúmeros pontos de controle instalados pelos talibãs e às milhares de pessoas que se dirigiam a pé até o aeroporto. De vez em quando, os talibãs que escoltam o comboio descem de seus veículos para obrigar as pessoas a voltarem. Um deles, que parece descontrolado, atirou para cima para dispersar algumas pessoas concentradas em uma esquina. O comboio chegou ao aeroporto, os talibãs foram embora e os indianos ficaram sob escolta dos Estados Unidos. Leia também: Talibã anuncia 'anistia geral' para funcionários públicos Depois de mais duas horas de espera, os indianos conseguiram embarcar no avião indiano de transporte militar C-17, que decolou de Cabul rumo a uma base aérea indiana. "Que felicidade estar de volta!", disse à AFP Shirin Pathare, um funcionário da Air India, ao descer do avião. Um compatriota, com sua filha de dois anos nos braços, contou sobre o caos e a preocupação do momento em que teve que abandonar seu escritório precipitadamente. "Algumas horas antes de tomar o avião, um grupo de talibãs veio ao meu escritório", explica este homem, que não quis fornecer seu nome. "Foram simpáticos, mas quando saíram levaram dois carros e então percebi que para mim e minha família já era a hora de partir", disse.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Grace se transforma no 2º furacão da temporada no Atlântico.

 


Tempestade tropical ganha força sobre o Caribe, sobe de categoria e avança rumo à península de Yucatán, no México.

A tempestade tropical Grace se transformou nesta quarta-feira no segundo furacão de 2021 no Atlântico — após Elsa —, enquanto avança rumo à península de Yucatán, no México, onde deverá tocar o solo na quinta-feira (19). Leia também: Balanço de mortos no terremoto no Haiti sobe para 1.941 O Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos informou que às 12h (horário de Brasília), os ventos máximos sustentados de Grace, que estava localizada a oeste de Grand Cayman, alcançaram 120 km/h. Grace estava 105 quilômetros a leste da ilha de Grand Cayman e 560 quilômetros a leste-sudeste de Tulum, no México, e se movie em direção oeste-noroeste a 24 km/h. O padrão de trajetória indica que o centro de Grace se afastará de Grand Cayman nesta quarta-feira e tocará o solo em Yucatán na manhã seguinte. Na sexta-feira, deverá avançar pelo sudoeste do Golfo do México. Os meteorologistas do NHC esperam um fortalecimento dos ventos de Grace antes que seu centro alcance o litoral de Yucatán e volte a perder força, para depois voltar a crescer sobre as águas do golfo. Os ventos com força de furacão de Grace são sentidos a até 35 quilômetros de distância do centro, já os de tempestade tropical, mais fracos, chegam a 185 quilômetros. Em Yucatán, desde Cancún até Punta Herrero, incluindo Cozumel, estão sob aviso de furacão. Advertências mais suaves valem para outras áreas.Grace também produzirá chuvas em toda a área de alerta e existe o risco de tempestade, com uma possível subida do nível do mar até 1,50 metro, nas ilhas Cayman e onde o solo for tocado em Yucatán.( Fonte R 7 Notcias Internacional)

VIDANEWS - Acusada de matar família carbonizada no ABC rompe silêncio.


 

Carina Ramos admite culpa em assalto, mas afirma que a ex-namorada, filha e irmã das vítimas, foi quem arquitetou o crime.

Acusada de participação na morte de um casal e do filho carbonizados no ABC em janeiro do ano passado, Carina Ramos de Abreu contou detalhes sobre o crime com exclusividade ao Cidade Alerta, da Record TV. Carina é ex-namorada de Anaflavia Gonçalves, filha e irmã das vítimas. As duas estão presas e vão a júri popular.  Sete jurados vão decidir o destino de Carina, Anaflavia e outros dois presos, primos de Carina, pelo crime. Eles responderão por triplo homicídio com três qualificadoras (meio cruel, motivo torpe e sem chance de defesa às vítimas), além de roubo e ocultação de cadáver. A defesa de Carina afirma que ela vinha sendo orientada por outro advogado a não revelar o que sabia sobre o caso, inclusive sobre o que foi registrado por Anaflavia em cartas que recebeu dentro da prisão. Segundo o atual defensor da acusada, além das declarações de amor, a filha do casal também contou o que seria a verdade sobre o ocorrido na noite do crime na casa da família Gonçalves. Nos textos, Anaflavia assume toda a participação em relação a morte do pai, Romuyiki, da mãe, Flaviana, e do irmão, Juan, e tira Carina da cena do crime. Presa na Penitenciária de Tremembé 1, no interior de São Paulo, Carina juntou as cartas e quando considerou que tinha provas suficientes, procurou a nova defesa. Carina afirma que participou do planejamento do roubo à casa da família. "Não digo em momento algum que eu sou incente nessa parte, eu não sou. Nunca disse que eu era. Tenho minha parcela de culpa e tenho noção da minha culpabilidade. Porém, não tenho culpa em alguns aspectos", afirma. De acordo com Carina, Anaflavia foi quem idealizou o crime e quem sabia tudo o que ocorreria na casa. "Ela não é inocente, nem vítima, ela sabia o que iria acontecer desde o começo. Ela arquitetou. Ela planejou." O plano inicial do grupo, feito na casa de Carina, seria executar o roubo sem que ninguém estivesse na residência da família. "Estávamos na minha casa. O meu primo Jonathan chegou e aí ela [Anaflavia] falou assim: 'Vamos fazer aquela fita? Não vai dar nada'. Porque, até então, o planejamento era pra eles entrarem dentro da casa dos pais dela, roubarem e saírem. E ela dizia que não daria 10 minutos. Seria tudo muito rápido, e que ninguém estaria na casa. Ninguém estaria presente." Segundo Carina, Jonathan chamou Juliano, irmão dele, e combinou que iriam entrar na casa, e executar o roubo com o imóvel vazio. "Até que mudou totalmente o plano", relata a detenta. Segundo ela, no domingo, 26 de janeiro, um dia antes do crime, Jonathan chamou um terceiro rapaz, Guilherme, para fazer parte do grupo, mas não sabe quais orientações ele recebeu.  O crime Carina conta que o grupo saiu da casa dela por volta das 17h30. Anaflavia havia conversado com a mãe e trocado mensagens com o irmão, o que deu a certeza de que não haveria ninguém no imóvel. O que eles não contavam é que a movimentação dos vizinhos era normal. Como as casas do condomínio não têm portão, eles tocavam a vida com tranquilidade. "Tinha vizinho lavando o carro, com criança bricando". Por isso, detalha Carina, o carro em que todo o grupo estava aparece entrando e saindo várias vezes do condomínio. Quando o carro parou, Anaflavia entrou na casa da família. Na hora em que Carina desceria do carro, Jonathan, armado, fingiu que a tinha rendido. Segundo a acusada, no entanto, o combinado é que ela entraria antes e os rapazes, depois. Quando ela entrou, viu Anaflavia, o cunhado e o sogro na casa. O assalto foi anunciado. Juliano e Guilherme renderam Romuyuki, e Carina ficou na sala com Jonathan, Juan e Anaflavia. Os rapazes mandaram todos deitarem no chão e eles foram amarrados. Em seguida, foram todos ao andar de cima. Romuyuki foi levado ao quarto do casal. Anaflavia, Carina e Juan ficaram no banheiro. "Não era esse o combinado. Não era pra ter armas. Não era pra ter acontecido nada do que aconteceu". ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Talibãs reprimem protesto em defesa da bandeira do Afeganistão.


 

Ato popular contra o uso da bandeira do grupo extremista foi dispersado com disparos de arma de fogo.

Os talibãs reprimiram nesta quarta-feira (18) um protesto popular no leste do Afeganistão, que visava defender a bandeira do país, em que os manifestantes se opunham a substituí-la pela branca, com uma inscrição que representa os insurgentes e o Emirado Islâmico que foi implementado com a volta do grupo ao poder. O ato aconteceu nas ruas de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, uma das últimas cidades a ficar sob o controle dos radicais. "Os talibãs dispararam contra os manifestantes e atingiram alguns fotojornalistas", conforme veiculou a agência de notícias afegã "Pajhwok", por meio de postagem no Twitter. Em um primeiro vídeo publicado pelo veículo de comunicado, é possível ver um grande número de pessoas percorrendo as ruas de Jalalabad, segurando bandeiras do Afeganistão de diversos tamanho. Em seguida, é possível ver o começo da confusão, com tiros dados para o alto, aparentemente, por supostos talibãs. Em seguida, é possível ver homens apavorados, se refugiando no interior de uma casa. Ainda segundo a agência "Pajhwok", houve manifestação favorável à bandeira afegã na cidade de Khost, também localizada no leste do território.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...