CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CRAS BARRAGEM 2


CRAS do Jardim Barragem II realiza encerramento do curso para as gestantes atendidas pelos programas Cuidando de quem cuida e Criança Feliz
Na manhã desta quinta-feira (07), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Barragem II realizou o encerramento dos trabalhos com mais uma turma de gestantes que recebem assistência dos programas Cuidando de Quem Cuida, com 52 participantes, e Criança feliz, que atualmente assiste a 140 famílias nas unidades. As gestantes receberam ainda um kit bebê, com material de recém-nascidos, e ouviram atentamente as informações de psicólogos e assistentes sociais, relacionadas ao bom relacionamento entre a criança e a família.
A secretária de Assistência Social de Águas Lindas, Aleandra Sousa, participou do evento que marcou o encerramento dos trabalhos do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF) com a conclusão do curso para esta turma de gestantes. "Todas as vezes que eu venho aqui, levo uma experiência nova com essas mulheres que estão lutando no dia a dia para criar bem os seus filhos", disse a secretária.

A coordenadora do CRAS do Jardim Barragem II, Denise Araújo, informou que todas as gestantes terão assistência contínua por meio do programa Canguru, além do Criança Feliz que acompanha as crianças até o sexto ano de vida. O CRAS do Jardim Barragem II atende a centenas de famílias inscritas no Cadastro Único com diversos programas de governo.

PALESTRA SOBRE INSENÇÃO

 Praça CEU recebe jovens e adultos para palestras sobre a inserção no mercado de trabalho, meio ambiente e consumo consciente de energia
Nesta quarta-feira (06), as salas do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), localizado no Setor 11, receberam as palestras da plataforma Enel Compartilha Oportunidade, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. O evento foi dividido em duas etapas: os jovens de 16 a 24 anos assistiram à palestra de como se portar para inserção no mercado de trabalho e preencheram os currículos para a empresa. A Enel/Celg proporcionará a capacitação e inserção no mercado de trabalho por meio dos cadastros.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, enalteceu a iniciativa da Enel/Celg, que por meio dos seus projetos de sustentabilidade, reforça as ações sociais já desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, que busca o constante resgate da cidadania plena de famílias com alto grau de vulnerabilidade social do município. Em outra sala, a reunião foi para maiores de 24 anos, que assistiram às palestras sobre preservação do meio ambiente e consumo consciente de energia elétrica, entre outros temas abordados. Todos os participantes receberam a doação de lâmpadas de baixo consumo.

Desde que assumiu o controle das Centrais Elétricas do Estado de Goiás – CELG, a Enel vem promovendo uma série de iniciativas já implantadas em outros estados onde ele presta serviços. No último domingo (03), a Enel realizou a troca de 160 geladeiras velhas dos moradores por geladeiras novas com mais eficiência energética, por meio de um sorteio dos clientes que se cadastraram para participar, nos dias 22 e 23 de novembro, no sistema da empresa.

PARCERIA EMBRAPA E EMATER

 Parceria entre Prefeitura de Águas Lindas, Embrapa e Emater propicia Unidade de Observação de Mandioca na cidade
Os agrônomos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), voltados à pesquisa e preservação do Cerrado, Josefino de Freitas Fialho e Eduardo Alano Vieira, visitaram recentemente a Unidade de Observação (UO) de mandioca de mesa instalada pela Agência Goiana de Pesquisa Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) na Fazenda Patú, em Águas Lindas de Goiás.
Com a finalidade de aumentar a produtividade dos agricultores do município de Águas Lindas, agrônomos ligados à Emater apresentaram novas variedades para teste. Eles implantaram na Fazenda Patú, um grande observatório de experimentação de espécies que mais se adequa com o clima e o solo da região. Na oportunidade, foram plantadas seis novas variedades de mandioca com o intuito de observar qual delas se adapta melhor à região para que possam ser distribuídas futuramente aos produtores locais.
O responsável pela Unidade Local da Emater em Águas Lindas de Goiás, Daniel Pereira dos Santos, afirma que os técnicos procuraram a Agência após o Dia de Campo da Cultura de Mandioca de Mesa, realizado no último mês de junho, que reuniu cerca de 200 produtores rurais. As seis novas variedades plantadas são as BRS 396, BRS 397, BRS 398, BRS 399, BRS 400 e BRS 401 e serão avaliadas por um ano.
Daniel Santos disse que duas variedades de mandioca já estavam em observação são a BRS 753/ IAC 756-70, conhecida como Japonesinha, e a BRS Moura, conhecida como Folha Fina. “Desde quando as duas cultivares em observação foram plantadas, elas já proporcionaram um aumento de produtividade de cerca de 30% e uma produção de 36 a 40 toneladas por hectare plantado”, disse Daniel.

Um dos proprietários da Fazenda Patú, o produtor Pablo Fabrício Castro de Oliveira contabiliza que a rentabilidade da mandioca de mesa é maior que a de soja, que ele também cultiva, e até 10 vezes maior que a da mandioca industrial. “Atualmente planto 12 hectares de mandioca. A pretensão é fechar o ano com 16 hectares”, afirma o produtor. Sobre as novas variedades apresentadas pelos agrônomos da Embrapa, Pablo diz ter boas expectativas em relação às possíveis vantagens. “Os novos tipos plantados podem trazer uma produtividade de até 78 toneladas por hectare ou ter mais betacaroteno. Agora é aguardar para ver qual deles se adapta melhor à região”, conclui.

AULÃO DE REBÓTICA PARA JOVENS

 Prefeitura de Águas Lindas promoveu aulão de robótica para os jovens do SCFV
Jovens integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social, receberam um aulão ministrado pelo professor Edu Mesquita da Escola Técnica de Ceilândia, na tarde desta quarta-feira (06). O evento foi promovido a partir de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Assistência Social.
O aulão aconteceu nas dependências da Biblioteca Municipal Janete de Castro, onde é ministrado o curso de Linux, e faz parte do programa Acessuas Trabalho coordenado por Ediani Dias. “Temos que agradecer ao professor Edu por aceitar o convite em dar esta aula para os nossos adolescentes. É uma grande oportunidade de despertar nos jovens, a vontade de trilhar os estudos de robótica, uma área que está se expandido muito e utilizada em todas as áreas”, disse a coordenadora.

Ediani explicou ainda que “o professor Edu Mesquita, da Escola Técnica de Ceilândia, veio como voluntário e que sua aula é dinâmica e prende a atenção dos participantes de forma que todos participem e conheçam os conceitos básicos da robótica”. O evento também contou com a presença do diretor de bibliotecas, Wanderson Leal, e sua equipe e do subsecretário de Educação, Severino Nunes.

AMAB BEM PRESIDIDA.


Hildo do Candango, um líder respeitado à frente da AMAB
O presidente da AMAB, Hildo do Candango, vem conquistando mais respeito a cada dia. Grande articulador, comunicativo e atencioso, Hildo está voltado a resolver os problemas diversos das cidades da região do Entorno do Distrito Federal. A AMAB antes de Hildo era uma e agora, com Hildo, é totalmente outra. Pode-se notar nas decisões que foram tomadas e nas que estão sendo tomadas que os municípios estão ganhando e continuarão ganhando com isso.

A AMAB representa hoje uma grande gama de municípios e os seus representantes legais estão se reunindo e fechando questões importantíssimas que trarão benefícios à região.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...