CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

APOIO PARA ALEANDRA DE SOUSA


Notícias de Águas Lindas - Mulheres de Águas Lindas de Goiás e da Região Metropolitana apoiam Aleandra Sousa 
Muitas mulheres do município de Águas Lindas de Goiás e da Região Metropolitana de Brasília estão manifestando nas redes sociais apoio à pré-candidatura de Aleandra Sousa a uma das vagas na assembleia legislativa do estado de Goiás.
A internet é um canal de comunicação em tempo real, e vários internautas participam de enquetes e postagens que facilitam a identificação da opinião publica acerca do rumo que o cenário político tomará na eleição deste ano, e a pré-candidatura da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, tem sido um dos tópicos mais comentados.
Aleandra Sousa tem mostrado trabalho e competência, à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu projetos e programas sociais que tem beneficiado milhares de pessoas, isso além de ampliar os serviços de atendimento nos programas e projetos existentes. A cidade de Águas Lindas de Goiás tem melhorado a qualidade de vida das pessoas por meio de iniciativas sociais e com isso alcançou um nível de desenvolvimento  jamais visto antes.

ATIVIDADES PARA A TERCEIRA IDADE



Notícias de Águas Lindas - Secretária de Assistência Social de Águas Lindas fala sobre a importância de atividades sociais para a terceira idade
Em sua página nas redes sociais, a secretária de Assistência Social e Cidadania de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa, falou sobre o projeto do governo federal, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido por sua pasta e voltado para o público da terceira idade.
O SCFV é um programa que realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. “É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, garante o governo federal.
Pelo fato do programa realizar atendimentos em grupo, seu grande objetivo é fazer com que a vida social dos cidadãos tenha também um caráter de coletividade. Desta forma, ele acaba sendo uma ferramenta para a transformação cidadã do indivíduo.
O público assistido pelo SCFV são Crianças, de acordo com o governo federal, crianças de até 6 anos; crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos; e pessoas idosas. No caso de Águas Lindas, os participantes da terceira idade somam o maior número de participantes do programa.
“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos é um exemplo de vida para todos nós”, escreveu Aleandra Sousa em postagem no Facebook.
Nas fotos publicadas na rede social pela secretária, é nítido o grande número de atendidos pelo programa. Num país, cuja população de idosos, segundo o IBGE, chega a 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, executar o SCFV nas cidades brasileiras passou a estar relacionado com o bem-estar da população. Para se ter uma ideia, o aumento do número de idosos no país é tão sério, que o mesmo IBGE, diz que, em 2027 a parcela da população acima de 60 anos dobrará, chegando aos 37 milhões, de acordo com projeções do órgão.
A secretária Aleandra diz confiar e acreditar na capacidade dos “jovens da terceira idade”. Segundo a secretária, o SCFV é uma forma de possibilitar a interação social, além de ser um fator de proteção no envelhecimento ativo e saudável e deve fazer parte do nosso curso de vida.
“A alegria e integração do nosso público da terceira Idade é empolgante e toda vez que eu visito a unidade e participo de suas atividades eu saio de lá muito feliz, tamanha o carinho e alegria de cada um”, afirma Aleandra.

PRÊMIOS A SERVIDORES



Notícias de Águas Lindas - TJGO concede prêmio à servidores da Comarca do município
Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) premiou na última quinta-feira juízes e servidores com melhor desempenho nos júris em todo o estado pelo volume de processos julgados. De Águas Lindas, 1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais) Dr. Luís Flávio Cunha Navarro, Adriana Aparecida Ribeiro Pinto (servidor) receberam a medalha de Bronze.
Pela primeira vez a Corregedoria-Geral certifica e condecora o desempenho de várias unidades judiciárias do Estado, bem como de magistrados e servidores, em razão do expressivo número de processos referentes aos crimes dolosos contra a vida, que resultou na realização de 155 júris em novembro de 2017.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Goiás a sessão solene realizada na primeira quinzena deste mês de fevereiro, no 2º Tribunal do Júri de Goiânia homenageou 17 juízes e 16 servidores, com premiação nos moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em três categorias: Selo Ouro (mais de oito sessões), Prata (entre cinco e oito sessões) e Bronze (pelo menos quatro sessões).
A iniciativa, que está sob a responsabilidade da juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da CGJGO, contou com o envolvimento de 54 varas com competência para o Tribunal do Júri, distribuídas em 50 comarcas do Estado. De acordo com a estatística levantada pela Corregedoria, o resultado obtido com a realização dos 155 júris foi de 102 condenações, 40 absolvições, 9 desclassificações e 4 prescrições. Inicialmente, foram pautados 179 júris, mas 24 não foram concretizados.
A mobilização de cunho nacional atende a Portaria nº 69, de 11 de setembro deste ano, do CNJ, que institui a política judiciária de realização anual de esforço concentrado de julgamento dos crimes dolosos contra a vida (Mês Nacional do Júri), definindo diretrizes e ações para garantir a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. Todos os dados coletados pela Corregedoria foram encaminhados ao CNJ, que estipulou o prazo de uma semana após o encerramento do mês de novembro para o envio das referidas informações.
A orientação do CNJ é de que os tribunais promovam ações institucionais entre integrantes do sistema de Justiça, assim como articulem com órgãos de governo e não governamentais medidas que contribuam para a realização desses julgamentos.
Relação dos magistrados e servidores homenageados:
Selo Ouro – Mais de 8 sessões
Comarca de Goiânia
1ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri
Dr. Eduardo Pio Mascarenhas da Silva
Alberto Rodrigues Alves Maquieira (servidor)
Comarca de Jaraguá
2ª Vara (Cível, Criminal – Crimes em Geral, Dolosos Contra a Vida e Pres. do Trib. do Júri – , das Faz. Púb., de Reg. Púb. e Ambiental)
Drª Nina Sá Araújo
Gustavo Kenji Bando (servidor)
Selo Prata – Entre cinco e oito sessões
Comarca de Aparecida de Goiânia
4ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, e Exec. Penais - Privativas de Liberdade em Regime Aberto, Restritivas de Direito e Alternativas)
Dr. Leonardo Fleury Curado Dias
Jane Sousa Bonfim (servidor)
Comarca de Rio Verde
2ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Crimes em Geral)
Drª Tatianne Marcella Mendes Rosa Borges
Juliana Marangoni (servidor)
Comarca de Israelândia
Vara Judicial
Dr. Marcos Boechat Lopes Filho
Stephanny Martins Taveira (servidora)
Comarca de Luziânia
1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais)
Drª. Renata Farias Costa Gomes de Barros
Mariana José Silva (servidor)
Comarca de Padre Bernardo
Vara Cív. Crim., da Inf. e da Juv das Faz. Púb. e de Reg. Púb.
Drª Luciana Vidal Pellegrino Kredens
Dayane Rodrigues de Brito (servidor)
Comarca de Caldas Novas
Vara Criminal
Drª Vaneska da Silva Baruki
Roberta Luana Dias (servidor)
Comarca de Uruaçu
2ª Vara (Cív., Criminal – Crime em Geral, Crimes Dolosos contra a Vida e Pres. do Trib. do Júri –, das Faz. Púb. e de Reg. Pub.)
Dr. Leonardo Naciff Bezerra
Rafael Gonçalves da Silva (servidor)
Comarca de Niquelândia
2ª Vara (Cível, Criminal – Crime em Geral, Crimes Dolosos contra a Vida e Pres. do Trib. do Júri –, das Faz. Púb., de Reg. Púb. e Ambiental)
Dr. Rodrigo Victor Foureaux Soares
Arianne Silva Rocha Vidal (servidor)
Comarca de Guapó
Vara Judicial
Dra. Rita de Cássia Rocha Costa
Marinho Nunes de Morais Júnior (servidor)
Selo Bronze – Pelo menos quatro sessões
Comarca de Goiânia
2ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri
Dr. Lourival Machado da Costa
Frances Marques de Carvalho (servidor)
Comarca de Goiânia
3ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri
Dr. Jesseir Coelho de Alcântara
Raquel Almeida Miranda (servidor)
Comarca de Santo Antônio do Descoberto
Vara Criminal
Dr. José Augusto de Melo Silva
Dr. Marlon Rodrigo Alberto dos Santos
Renato Rodrigues Santos (servidor)

Comarca de Águas Lindas de Goiás
1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais)
Dr. Luís Flávio Cunha Navarro
Adriana Aparecida Ribeiro Pinto (servidor)
Comarca de Jataí
2ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Crimes em Geral)
Dr. Inácio Pereira de Siqueira
Wilker Max Rodrigues da Silva (servidor)
Comarca de Águas Lindas de Goiás
1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais)
Dr. Luís Flávio Cunha Navarro
Adriana Aparecida Ribeiro Pinto (servidor)

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO



Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango garante que houve avanços significativos na educação do município
Apesar das dificuldades que o país ainda enfrenta, com recessão e falta de recursos que afetam diretamente a administração pública, o prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, afirma que tem lutado nestes últimos cinco anos para manter em dia os compromissos assumidos com a comunidade, tendo como uma das prioridades a educação.
"Melhorar a qualidade da educação básica de Águas Lindas, por meio da qualificação dos servidores, implantação de metodologias inovadoras é o nosso foco. Nestes últimos anos houve uma efetiva melhoria na qualidade educacional no município e continuamos trabalhando para que cada vez mais possamos oferecer o melhor ensino às nossas crianças", garante. 
Para Hildo do Candango a boa qualidade da educação é fundamental e de suma para o futuro de uma comunidade, por isso, foram feitos grandes investimentos nessa área. A Escola Municipal Antônio Cícero, localizada no Setor Mansões Odisseia, que funcionava antes em situação precária ganhou um novo prédio, com 26 salas de aula, 5 depósitos, 11 banheiros e 6 salas de apoio.
"Nossos alunos, que já somam mais de 22 mil, receberam um ambiente digno para desenvolver seus estudos, bem como aos servidores. Escolas limpas e espaços condizentes com as suas necessidades”, enfatizou o prefeito.
Hildo esclarece também que milhares de concursados foram convocados, entre estes, professores, monitores, pedagogos, vigilantes, secretários escolares e hoje formam uma estrutura sólida para a prática de uma boa educação no município. Foram oferecidos diversos cursos de capacitação aos diretores, coordenadores, professores e os demais profissionais da educação.
A prefeitura concedeu áreas, em que estão sendo concluídas obras de cinco colégios estaduais, para atender um público de mais de seis mil alunos. Ao que se refere à educação em informática, Águas Lindas desponta em terceiro lugar no ranking estadual de unidades conectadas, segundo avaliação do MEC. Foram instalados 582 computadores em 38 laboratórios de informática em toda a rede municipal de ensino.
A frota da educação foi totalmente recuperada, com 17 novos micro-ônibus, 5 ônibus e mais de 10 veículos de apoio.
Foram desenvolvidos Jogos Escolares, com a participação de 1.600 alunos divididos em nove modalidades esportivas. Pelo grande sucesso alcançado, os Jogos Escolares de Águas Lindas tem sido referência no estado de Goiás.
Duas Bibliotecas Municipais contam com um acervo de mais de 15 mil livros, recebendo uma média de 520 visitas mensais. Nessas unidades são oferecidos cursos de técnico em vendas, secretariado e rotinas administrativas, recepcionista de hotel, atendente de bar, técnico agrícola, cuidador de idosos e crianças, porteiro, zelador, básico em eletricista, destilador de álcool, entre outros.
Gradativamente será entregue, por meio do Programa Pró-Infância, nove creches, que atenderão 2.160 crianças. O objetivo desse programa é acompanhar e monitorar o aluno desde sua alfabetização até a escolha da sua profissão. Sendo assim, o programa ampliará o número de vagas nos ensinos infantil, fundamental, EJA e criará uma avaliação diagnóstica e periódica aplicada por agentes externos em toda a rede municipal a fim de acompanhar e aperfeiçoar o desempenho didático pedagógico dos alunos.
A administração trabalhou ainda programas para a implantação de laboratórios de informática, criação de parques recreativos infantis, continuidade das reformas das escolas e creches, construção de novas quadras poliesportivas e ampliação das bibliotecas, considerando tanto a estrutura física quanto a disponibilização de materiais didáticos e paradidáticos, dentre outras ações.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...