CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 5 de junho de 2017

EMENDAS PALAMENTARES

Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto volta a receber emendas parlamentares
A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto informa que já negociou seus débitos junto à Receita Federal. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, também foram legalizadas junto ao órgão de fiscalização e controle as “questões burocráticas pendentes”. Além disso, a assessoria informou ainda que, na prática, a reformulação desses débitos e das questões burocráticas dará ao município a legalidade para que ele possa receber emendas parlamentares através dos pedidos feitos pelos vereadores municipais. 
“Agora estarão liberadas as verbas dos convênios firmadas com o Estado de Goiás e com o Governo Federal. Esses recursos serão investidos no desenvolvimento e na infraestrutura de nossa cidade”, afirma o prefeito Dr. Adolpho. 
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, parabenizou a iniciativa do prefeito Dr. Adolpho. “Manter as contas do município em dia é um pré-requisito para ter uma gestão eficiente e voltada para os problemas da população. O que a Prefeitura de Santo Antônio fez foi justamente isto. Ficando isento perante as instituições do Governo Federal, a gestão de Dr. Adolpho fica apta a receber verba e investimentos federais que são benéficos à população local”, destaca Hildo. 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PIRINÓPOLIS

Projeto de horta escolar incentiva educação ambiental em Pirenópolis 
Com o apoio de suas secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, a Prefeitura de Pirenópolis está desenvolvendo o projeto “Hortas Comunitárias” nas escolas municipais. Destinado ao cultivo de alimentos saudáveis, o projeto começa como piloto, mas deve ser desenvolvido em todas as escolas do município, de acordo com a Prefeitura. 
Na fase inicial, serão instaladas hortas de pneus descartados, espaço para compostagem e parreiras nos Centros Municipais de Educação Inclusiva (CEMEI) do Centro e do Alto do Bonfim. O projeto também contou com o apoio dos próprios alunos e dos empresários locais. “A participação dos empresários já inicia o processo de criação do selo socioambiental para as empresas que apoiam ações sociais e respeitam os requisitos estabelecidos no licenciamento ambiental, que será apoiado pelo SEBRAE no Plano de Desenvolvimento Municipal”, informa a Prefeitura. 
Para o prefeito de Pirenópolis, João Batista Cabral (João do Léo), a iniciativa é uma forma de integrar a sociedade junto à comunidade escolar. “As empresas poderão participar através da doação dos equipamentos e materiais para o projeto, sendo as ferramentas parte de um kit que será entregue em cada unidade para manter e horta e promover a integração dos alunos”, disse João do Léo. 
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, defendeu o projeto e disse que ele visa ir além de oferecer merenda de qualidade. “Com projetos assim, estamos formando cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e ao mesmo tempo difundindo, incentivando o trabalho voluntário e contribuindo para o fortalecimento das atividades de cooperação nas escolas públicas brasileiras”, afirmou Hildo. 

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Lúcia oferece atendimento de qualidade à população
Por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás está promovendo serviços de saúde e atendimento de qualidade à comunidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Santa Lúcia. No início deste ano, a UBS do Jardim Santa Lúcia passou por uma obra de reforma e ampliação que teve como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Após a reabertura no dia 17 de março, a UBS ampliou a quantidade de atendimentos oferecidos e atendeu com maior precisão às determinações do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.
De acordo com a coordenadora da UBS do Jardim Santa Lúcia, Carmem Oliveira, a unidade atende diariamente até 100 pacientes. “Com o empenho da nossa equipe, nós estamos promovendo um atendimento melhor à comunidade do bairro Santa Lúcia e o recente apoio da Secretaria de Saúde permitirá a ampliação dos serviços prestados na unidade”, afirma a coordenadora.

PROGRAMA NUTRIÇÃO NAS ESCOLAS

 Prefeitura de Águas Lindas intensifica o Programa Nutrição nas Escolas
Com o apoio do Departamento de Merenda Escolar,a Secretaria Municipal de Educação de Águas Lindas de Goiás está intensificando os trabalhos de acompanhamento nutricional nas escolas da cidade por meio do Programa Nutrição nas Escolas.Nesta terça-feira (30),a Escola Municipal Meg Luz recebeu as nutricionistas Andréia Tatiane e Quedma Trindade, que iniciaram a coleta de dados, como peso e altura, dos alunos para verificação em relação às medições anteriores.
O Programa Nutrição nas Escolas contará ainda com uma apresentação aos pais e comunidade sobre o tema“Alimentação Saudável na Infância”. Para a nutricionista Quedma Trindade,“este é o momento ideal para que os pais possam elucidar as suas dúvidas a respeito da alimentação de seus filhos e das ações de educação nutricional, em que os alunos poderão participar ativamente, interagindo e conhecendo a importância e o valor nutricional dos alimentos”.
De acordo com o secretário de Educação, Deusimar Macedo, o projeto tem como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis a partir da potencialização e difusão de conhecimento sobre a educação alimentar e nutricional, além do fortalecimento da segurança alimentar para a comunidade escolar. “O procedimento junto às crianças é previamente autorizado por seus pais ou responsáveis, para posteriormente iniciarmos as intervenções nutricionais”, garante o secretário Deusimar.

O prefeito Hildo do Candango diz que o cardápio da merenda escolar mantém a mesma qualidade e variedade dos alimentos, e tem atendido a toda comunidade escolar. “Esse cardápio é feito mensalmente por nutricionistas habilitadas e os pedidos enviados com antecedência aos fornecedores que fazem a entrega de hortifrúti e carnes semanalmente, sendo a entrega de estocáveis realizada a cada 15 dias”, frisa o prefeito.

5ª ARRAIÁ DA EDUCAÇÃO

Prefeitura de Águas Lindas divulga agenda do 5° Arraiá da Educação
Nesta 5ª edição, o Arraiá da Educação será realizado no estacionamento do Águas Lindas Shopping, nos dias 09, 10, 11 de junho. Com o objetivo inicial de promover a integração de servidores de todas as unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino e a comunidade, o Arraiá deste ano conta com uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Águas Lindas Shopping, para ofertar aos participantes uma melhor estrutura.

Programação do 5º Arraiá da Educação

09 de Junho
Gil Pinheiro& Cerrado
DjDerlan
Quadrilha Alegria do Sertão
Quadrilha Fornalha

10 de junho
Marcos Blenner e Banda
DjDerlan
Quadrilha Matutos da Cidade
Quadrilha Maluca

11 De junho
Forró Bmol
DjDerlan
Quadrilha Maltrapilhos
Quadrilha Cafuné

Locução Marco Viana

REPELENTES PARA GESTANTES

Por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás está realizando a entrega de repelentes para gestantes assistidas pelo programa Bolsa Família. A ação faz parte do programa de prevenção e proteção individual de grávidas contra o mosquito Aedes aegypti.
A distribuição de repelentes começou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pérola e atenderá,integralmente, a rede municipal de Atenção Básica a Saúde. De acordo com o coordenador de Vigilância e saúde, Euder Vieira, nesta primeira etapa cerca de 1 mil gestantes serão atendidas em todo o município.
O uso do repelente reforça a proteção contra o mosquito, em especial às gestantes, pois elas correm o risco de ser afetadas pelo vírus Zika, que pode gerar microcefalia nos bebês. No entanto, esta não deve ser a única maneira para evitar a transmissão da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. É muito importante que as gestantes se protejam da exposição ao mosquito, mantendo as portas e janelas fechadas ou teladas, usando calça e camisa de manga comprida.
No evento, o secretário de saúde, Eduardo Rangel,afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para o combate ao mosquito Aedes aegypti nomunicípio. “Esta ação é um complemento para que todas as gestantes tenham uma gestação dentro da normalidade. É muito importante que elas realizem todas as etapas do pré-natal”, disse o secretário.

A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, enalteceu o esforço da equipe da Secretaria em promover uma saúde de qualidade, atendendo a população do município. “Nós conhecemos os problemas enfrentados pelos municípios e, para fazer a saúde funcionar,o prefeito Hildo tem feito o impossível e, com a ajuda de toda a equipe, os resultados estão chegando. O Hospital Regional logo estará funcionando, a UPA será inaugurada em breve, o que irá abrir espaço para a abertura de leitos no Hospital Bom Jesus para o parto de baixa complexidade conforme anunciado pelo secretário. Estas são as conquistas do povo de Águas Lindas e o fruto de muito trabalho”, finalizou Aleandra.

PRÉ-CONFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 Prefeitura de Águas Lindas de Goiás realiza Pré-Conferência Municipal de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social do Centro Unificado de Esportes e Lazer
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás realizou a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira (30). O evento fará parte das atividades do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência de Assistência Social do Centro Unificado de Esportes e Lazer (CEU), localizado no setor 11.
A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, destacou a importância deste evento, que tem como principal objetivo trazer a participação dos usuários do sistema municipal de assistência social dando voz ativa a todos por meio das opiniões coletadas. “Estamos nos preparando para a nossa Conferência Municipal de Assistência Social,que será realizada no dia 02 de agosto, no salão de festas Espaço das Águas, localizado no setor 01,às margens da BR 070. Nesta etapa municipal, levantaremos demandas e sugestões de políticas públicas para debatê-las na etapa Estadual. Por isto o evento é importante para todos”, disse Aleandra.

A palestra do PAIF no evento foi ministrada por alunas da Faculdade JK e coordenada pela enfermeira Fátima Monteiro. O grupo também realizou aferição de pressão e glicemia, além de marcação de consultas para ginecologista.Conselheiros Municipais de Assistência Social também ministraram palestras no evento sobre o direito do cidadão de acesso ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ao final da Pré-Conferência, todos os participantes receberam atendimentos de saúde e a coordenadora do CRAS CEU, Marileide Pereira, efetuou a entrega de dezenas de passaportes do idoso.

O MELHOR PREFEITO DE GOIAS

Hildo do Candango é o melhor prefeito de Goiás, diz vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita
Em virtude de sua competência política e administrativa, o prefeito de Águas Lindas de Goiás e atual presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Hildo do Candango, tem sido citado como o melhor político do estado de Goiás. Em uma reunião recente, o vice-prefeito do município, Luiz Alberto Jiribita, teceu elogios ao desempenho de Hildo.
“Um sonho está sendo realizado e esse é o nosso objetivo maior, fazer de nossa cidade um lugar melhor para viver. Obrigado prefeito Hildo por tudo que fez e ainda está fazendo em favor de nossa gente", declarou Luiz Alberto.
Jiribita destacou o trabalho nos bairros na atual gestão. “São trabalhos de rede coletora de esgoto, interceptores, estação elevatória de esgoto, linhas de recalque de esgoto, ligações domiciliares, drenagem, pavimentação asfáltica e instalação de equipamentos comunitários”, acrescentou o vice-prefeito.

Sobre a saúde, Jiribita enfatizou que “apesar de termos recebido uma herança triste do governo anterior, com os postos de saúde fechados e o Hospital Municipal Bom Jesus com apenas 10% do seu atendimento funcionando, o prefeito Hildo conseguiu recuperar a rede de atendimento e implantar importantes programas, como a informatização da Atenção Básica e das Salas de Vacinas, a abertura de novas Unidades de Saúde e a revitalização da Policlínica e Hospital Bom Jesus”.

PROGRAMA DE ATENÇÃO Á FAMILIA

 


Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Barragem II convoca a comunidade para a reunião do Programa de Atenção Integral à Família

Por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Barragem II, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás convida a comunidade residente neste setor para mais uma reunião do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), na manhã desta quarta-feira (31). O evento contará ainda com a realização da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social.
As atividades do PAIFsão marcadas por palestras, mensagens e distribuição de enxovais para as mulheres grávidas do Projeto Cegonha, entrega de carteirinhas do idoso, entre outras. Para a secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, “o eventoressalta a importância das famílias e o grande respeito com que devemos tratá-las”.
Segundo a coordenadora do CRAS do Jardim Barragem II e assistente social, Denise Araújo,“na gestão atual, aPrefeitura sempre disponibiliza a logística necessária para o desenvolvimento dos projetos junto à comunidade por meio do CRAS”. A coordenadora destaca ainda que “qualquer cidadão pode buscar os serviços das unidades do CRAS Santa Lúcia, CRAS CEU, no setor 11, e CRAS Barragem II

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...