CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Mulher mata enfermeira para roubar dinheiro para pagar viagem da filha.

 

Cherie Townsend foi considerada culpada pelo assassinato de Susan Leeds, morta com 17 facadas em 2018 nos EUA. 

Segundo a investigação, o crime foi cometido para roubar 2 mil dólares que seriam enviados à filha da acusada. A sentença sai em janeiro.Uma mulher foi condenada nos Estados Unidos por matar uma enfermeira com o objetivo de roubar dinheiro para enviar à filha, que participava de um acampamento e competição de cheerleaders na Flórida.Cherie Townsend foi considerada culpada de homicídio em primeiro grau pelo assassinato de Susan Leeds, de 66 anos. Segundo a investigação, Susan foi esfaqueada 17 vezes no pescoço e no tronco enquanto estava sentada em seu Mercedes-Benz no estacionamento de um shopping, em 3 de maio de 2018. A promotoria afirma que Cherie atacou a vítima para roubar cerca de 2 mil dólares, quantia que pretendia mandar para a filha. O tribunal concluiu que ela foi ao shopping procurando alguém vulnerável para assaltar. Cherie chegou a ser detida ainda naquele mês pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, mas foi libertada seis dias depois por falta de provas. Ela admitiu que esteve no shopping no dia do crime, porém sempre negou envolvimento no assassinato. Mais tarde, chegou a mover uma ação judicial contra as autoridades, alegando detenção ilegal, difamação, discriminação racial e danos emocionais. O caso, no entanto, mudou em 2023. Em agosto, a polícia voltou a deter Cherie após encontrar um celular com vestígios de seu DNA dentro do carro da vítima. O aparelho ainda continha uma foto da própria Cherie, confirmando sua presença no local do crime. De acordo com o New York Post, ela estava desesperada para pagar os custos da viagem da filha. Chegou a cogitar criar uma vaquinha online, mas desistiu com medo de envergonhar a jovem. A vítima, Susan Leeds, era uma enfermeira aposentada que dedicou a vida a cuidar de pacientes com diabetes grave. Quase sete anos após o crime, Cherie Townsend finalmente foi acusada e condenada. A sentença será anunciada em 23 de janeiro e pode chegar a 26 anos de prisão.Fonte Mundo ao Minuto Noticias.

Mulher é presa por organizar sequestro de filha para lhe dar "uma lição"

Tamara Hamby foi detida no Arkansas após planejar um falso rapto da filha com limitações cognitivas para afastá-la de uma relação online considerada perigosa. 

O esquema envolveu três cúmplices e terminou quando a jovem conseguiu fugir e acionou a polícia.Uma mulher do Arkansas, nos Estados Unidos, foi presa após arquitetar um falso sequestro da própria filha, de 22 anos, com o objetivo de “dar uma lição” à jovem.Tamara Hamby apresentou-se voluntariamente à polícia na quarta-feira. Segundo a emissora 5 News, ela contratou três pessoas para encenar o rapto porque acreditava que a filha, que tem limitações cognitivas, estava sendo manipulada por alguém que se passava pelo cantor country Luke Bryan em uma relação online. O plano consistia em fazer com que um dos envolvidos marcasse um encontro com a jovem, fingindo ser o suposto artista. Ao aceitar, ela seria levada para uma área isolada, obrigada a entregar dinheiro e deixada amarrada a uma árvore. Depois disso, Tamara apareceria para “resgatar” a filha, tentando alertá-la sobre os perigos da internet. Para executar o esquema, Tamara contou com a ajuda da cuidadora da jovem, que sabia de tudo e contratou dois homens para participar da encenação. Em 17 de novembro, porém, tudo fugiu ao controle. A jovem conseguiu se soltar da árvore e ligou para a polícia, relatando estar aterrorizada. Segundo o Departamento de Polícia de Crawford County, ela “temia pela própria vida e segurava um urso de pelúcia durante todo o depoimento”. Após o episódio, Tamara pediu demissão do emprego em uma biblioteca. Seu marido, Jeffrey Hamby, saiu em sua defesa, dizendo que o casal estava desesperado com a situação. Ele relatou que a filha mantinha conversas há cerca de seis meses com um homem que dizia ser o cantor e que usava um número registrado na Nigéria. Mesmo quando os pais tiravam seus aparelhos eletrônicos, ela encontrava maneiras de retomar o contato. Jeffrey afirmou que eles acreditavam que o homem “levaria nossa menina”. Tamara Hamby foi formalmente acusada de sequestro, cárcere privado envolvendo pessoa vulnerável, agressão e ameaça. A cuidadora e os dois homens contratados também foram presos.Fonte Mundo ao Minuto Noticias.

Vídeos mostram tremor de 7,5 no Japão que deixou feridos e gerou tsunami.

 

Um forte tremor sacudiu o norte do Japão na noite de segunda-feira, deixando ao menos 30 feridos e forçando milhares a evacuarem áreas de risco. 

Ondas de até 70 centímetros foram registradas após o alerta de tsunami, reacendendo memórias de desastres anteriores no país.OJapão voltou a enfrentar momentos de tensão nesta segunda-feira, quando um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a região norte do país. O tremor, sentido também no leste japonês, acionou alertas de tsunami e levou milhares de pessoas a deixarem suas casas às pressas. Enquanto isso, vídeos tomavam conta das redes sociais, mostrando prédios balançando e objetos caindo em diferentes cidades. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, algumas delas em estado grave.A Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro estava a cerca de 80 quilômetros da costa da província de Aomori, a uma profundidade de aproximadamente 50 quilômetros. Logo após o tremor, ondas de tsunami de até 70 centímetros foram registradas no litoral norte. A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, confirmou que pelo menos 30 pessoas sofreram ferimentos, incluindo uma vítima em estado grave na ilha de Hokkaido. A Agência Japonesa de Gestão de Incêndios e Catástrofes determinou que cerca de 28 mil moradores deixassem áreas de risco. Entre os registros de danos estão feridos em um hotel na cidade de Hachinohe, em Aomori, e um motorista que sofreu escoriações após o carro cair em uma abertura formada na pista em Tohoku. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento exato em que prédios passam a tremer de forma intensa, enquanto moradores tentam se proteger da queda de objetos. Pode ver o vídeo acima. O país ainda convive com a memória trágica do terremoto de magnitude 9 ocorrido em março de 2011, que desencadeou um grande tsunami, deixando cerca de 18.500 mortos ou desaparecidos. A tragédia também provocou a fusão de três reatores da usina nuclear de Fukushima, considerado o pior desastre nuclear desde Chernobyl, em 1986. Localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o Japão está sobre a junção de quatro placas tectônicas e registra cerca de 1.500 terremotos por ano. Muitos são fracos, mas abalos intensos, como o desta segunda-feira, mantêm a população sempre em alerta. Em março, o governo japonês atualizou estimativas sobre o risco de um “mega terremoto” na região da fossa de Nankai nos próximos 30 anos. A previsão aponta que um evento desse tipo pode causar até 298 mil mortes e provocar prejuízos que chegariam a 10,4 trilhões de reais (aproximadamente 2 trilhões de dólares ).Fonte Mundo ao Minuto Noticias.

Após internação de urgência, Leonardo deve receber alta nesta terça.

O cantor Leonardo passou por atendimento no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, após um quadro de gastroenterite que levou à desidratação. 

Após ser hidratado e acompanhado por especialistas, o sertanejo apresenta boa evolução e deve deixar o hospital ainda hoje.Ocantor Leonardo, que deu entrada às pressas no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, apresentou um quadro de gastroenterite, informou sua assessoria. A internação aconteceu depois que ele teve um episódio de diarreia que acabou provocando desidratação. A situação veio à tona quando Poliana Rocha, esposa do sertanejo, compartilhou imagens nas redes sociais.Segundo a equipe do artista, Leonardo recebeu hidratação venosa e foi avaliado pelo cardiologista Dr. Weimar Kunz Sebba Barroso Souza. Poliana mostrou uma foto do marido já no quarto do hospital e brincou sobre o motivo do mal-estar, escrevendo: “Será que é ressaca? SQN. Teve um quadro de diarreia e desidratou!!!!” Mais cedo, ela também havia publicado um vídeo ao lado do cantor dentro de um carro, dizendo: “Acompanhando o marido”. A previsão é de que Leonardo receba alta nesta terça-feira.Fonte Fama ao Minuto Noticias.

3 signos que vão encontrar um amor verdadeiro até ao final do ano.

 

Se é do signo de Sagitário, Gêmeos ou Touro, então ainda há esperança no que diz respeito à vida amorosa. Segundo a astrologia, estes signos vão viver um grande amor antes do ano acabar!

Se por acaso é do signo de Sagitário, Gêmeos ou Touro e não conseguiu encontrar o verdadeiro amor este ano, não se desespere. As pessoas destes signos do zodíaco vão viver um grande amor antes do final deste ano, segundo as previsões da astrologia.  Sagitário (22 de novembro e 21 de dezembro) Para os nativos de Sagitário, o amor verdadeiro chegará antes do ano acabar.  Apesar das pessoas deste signo serem conhecidas por valorizarem mais os bons momentos do que propriamente relacionamentos longos, a verdade é que quando o amor bater à porta se sentirão mais preparadas do imaginam.  Segundo Laura, uma taróloga conhecida no TikTok, "esta nova relação irá causar uma transformação completa nas suas vida", uma vez que se revelará como algo que nunca experienciaram antes.  Prepare-se para se apaixonar perdidamente por essa pessoa que irá combinar na perfeição com o seu lado inteligente, aventureiro e espírito livre.  2. Gêmeos (21 de maio e 20 de junho) De acordo com a astróloga Elizabeth Brobeck, dezembro será de romance para os nativos de Gêmeos, revelando-se o melhor mês do ano no que diz respeito à sua vida amorosa.  No entanto, embora o amor esteja destinado a chegar à sua vida, caberá a você, do signo de Gêmeos, reconhecê-lo e aceitá-lo.  Uma vez que Gêmeos é regido por Mercúrio, o planeta que lidera o processo do pensamento, por vezes as pessoas deste signo poderão pensar demais e mesmo autossabotar-se. Preste atenção. Quando o amor aparecer, deixe-o fluir.  3. Touro (21 de abril e 20 de maio) As pessoas do signo de Touro poderão sentir que, neste momento, travam uma enorme guerra no que diz respeito à sua vida amorosa. Desde encontros com pessoas que não correspondiam às suas expectativas a grandes deceções, de fato não têm tido muita sorte.  Contudo, este cenário vai mudar na reta final de 2025, segundo a astróloga Carol Starr. Desta forma sentirá os seus "círculos sociais crescer e se expandir", criando oportunidades de conhecer novas pessoas e encontrar o amor verdadeiro. Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias.

Lando Norris fecha ano com chave de ouro e vence Mundial.

Na última corrida do ano, um terceiro lugar foi suficiente para que Lando Norris, da McLaren, conquistar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2025, apesar da vitória de Max Verstappen no GP Abu Dhabi.

Na entrada para a última corrida, três pilotos de Fórmula 1 ainda tinham chances de vencer o Campeonato Mundial de 2025, mas foi o líder da classificação geral, Lando Norris, quem conquistou o título. Para isso, bastou terminar em terceiro lugar no GP de Abu Dhabi, neste domingo.Apesar da vitória, Max Verstappen não conseguiu a recuperação na reta final do campeonato que tornaria sua conquista épica, mesmo tendo alcançado oito vitórias na temporada — o maior número entre todos os participantes. O piloto belga da Red Bull largou na pole position para uma tarde de nervos à flor da pele e fez o que precisava fazer: venceu a corrida. No entanto, Lando Norris só precisava de um pódio para não depender de mais ninguém, e a McLaren executou uma estratégia muito bem planejada para garantir o título de pilotos. Vale destacar que a McLaren também venceu o campeonato de equipes. Assim, Verstappen terminou a apenas dois pontos da liderança, mas no fim não demonstrou arrependimento e disse estar “orgulhoso” da temporada que fez. Já Lando Norris foi às lágrimas de alegria, agradecendo à equipe e à família, no que se tornou o décimo primeiro título de um britânico na Fórmula 1. Quem não teve motivos para sorrir foi Oscar Piastri, que viu seu companheiro de equipe conquistar o título, mas também chegou à última corrida com chances de ser campeão mundial de Fórmula 1, após uma temporada de altíssimo nível.Fonte Esporte ao Minuto Noticias.

Indígenas publicam nota de repúdio a falas de Luciano Huck: 'Indignação'

Ele gravou cenas do cotidiano e dos rituais para o seu programa na Globo e, em determinado momento, orientou uma liderança indígena sobre a imagem que deveriam passar aos espectadores.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou uma nota de repúdio às falas e ao comportamento de Luciano Huck registrados nos bastidores de uma visita do apresentador ao Parque Indígena do Xingu, em agosto. As imagens foram divulgadas nas redes há três dias.Ele gravou cenas do cotidiano e dos rituais para o seu programa na Globo e, em determinado momento, orientou uma liderança indígena sobre a imagem que deveriam passar aos espectadores.Ele pede para que ninguém apareça com o celular na mão e também para que não usem roupas "comuns" durante as gravações: "Limpa a cultura de vocês aí", disse o apresentador, que nessa hora estava sentado ao lado da cantora Anitta, outra visitante –momento esse em que ela parece visivelmente constrangida. No vídeo, Huck fala aos indígenas que "quanto mais celulares aparecem, menos é a cultura de vocês". "Quanto mais a gente conseguir preservar nossas cenas sem celular... Quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se puder 'segurar' o celular. [...] Se puder falar isso para o povo é bom", orienta, com firmeza. As imagens viralizaram nas redes sociais. "A Apib manifesta profunda indignação diante da fala de Luciano Huck, 'limpem a cultura de vocês' sugerindo que o uso do celular 'suja' a cultura indígena. Possuir um celular não torna um parente menos indígena. Nossa identidade não se mede por objetos, mas por ancestralidade, território, memória e luta", escreveram, em nota. A articulação ainda complementa dizendo que o acesso à tecnologia é um direito de todos os cidadãos brasileiros e que para os indígenas tem sido uma "ferramenta essencial na defesa dos territórios, no monitoramento ambiental, no acesso à educação e ao trabalho, na comunicação entre comunidades e Estado, e na denúncia de violações historicamente invisibilizadas."Fonte Fama ao Minuto Noticias.

Opositor venezuelano morreu na prisão por ataque cardíaco, diz governo.

O ex-governador do estado de Nueva Esparta, Alfredo Díaz, considerado prisioneiro político pela oposição, morreu na prisão vítima de ataque cardíaco, confirmou o Governo venezuelano.

Ogoverno venezuelano confirmou no sábado que o ex-governador do estado de Nueva Esparta, Alfredo Díaz, considerado preso político pela oposição, morreu na prisão vítima de um ataque cardíaco, como já haviam informado várias ONGs e partidos políticos.O Ministério do Serviço Penitenciário da Venezuela emitiu um comunicado informando que, neste sábado, por volta das 06h33 no horário local (10h33 GMT), Díaz apresentou “sintomas compatíveis com um infarto do miocárdio”, sendo “socorrido por seus companheiros de cela” e atendido “imediatamente” na emergência, onde recebeu “cuidados médicos primários”. Devido à gravidade do caso, segundo o ministério, ele foi transferido para o Hospital Universitário de Caracas, onde foi internado e “faleceu minutos depois”, apesar das tentativas de estabilizá-lo. O comunicado acrescentou que Díaz “estava sendo processado com plena garantia de seus direitos, de acordo com o ordenamento jurídico e o respeito pelos direitos humanos e sua defesa jurídica. Isso é comprovado por vídeos e registros correspondentes”, afirmou o ministério. Antes da nota oficial, os líderes da oposição María Corina Machado e Edmundo González Urrutia ressaltaram que a morte revela um “padrão contínuo de repressão estatal” e denunciaram que já são sete os presos políticos que morreram na prisão desde as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024. Machado e González Urrutia detalharam, em um comunicado conjunto divulgado nas redes sociais, que as “circunstâncias” dessas sete mortes “incluem a negação de cuidados médicos, condições desumanas, isolamento e torturas, tratamentos cruéis, desumanos e degradantes”. Especificamente sobre Díaz, afirmaram que sua integridade e vida eram “responsabilidade exclusiva daqueles que o mantinham arbitrariamente sequestrado” em El Helicoide, como é conhecida a sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) em Caracas. Portanto, acrescentaram, “não pode ser tratada como uma morte comum”. González Urrutia também afirmou na rede social X que Díaz “deveria ter recebido os cuidados médicos de que necessitava, assim como tantos presos políticos a quem é negado um direito básico que deveria ser garantido sem exceções”. Ex-governador — ativista do partido opositor Ação Democrática e também ex-vereador e ex-prefeito —, Díaz foi detido em novembro de 2024, em meio à crise política após as eleições presidenciais daquele ano, nas quais a maior coalizão da oposição denunciou como fraudulento o resultado que garantiu a reeleição do presidente Nicolás Maduro. Díaz havia questionado a falta de divulgação dos resultados detalhados das eleições presidenciais e, dias antes de ser preso, denunciou a crise elétrica que Nueva Esparta enfrentou em novembro, a qual o governo atribuiu a supostos ataques da oposição.Fonte Mundo ao Minuto Noticias.

Soldado assume ter matado colega e incendiado quartel.

Um soldado de 21 anos foi preso sob suspeita de assassinar a vítima e colocar fogo no local. O caso ocorreu no 1º RCG (Regimento de Cavalaria de Guardas), no Setor Militar Urbano. 

Em nota, a Polícia Civil disse que o homem confessou que, durante uma discussão, tomou uma faca militar e desferiu um golpe profundo no pescoço da vítima.Uma militar de 25 anos foi encontrada morta após um incêndio na tarde de sexta-feira (5) em um quartel no Distrito Federal.Um soldado de 21 anos foi preso sob suspeita de assassinar a vítima e colocar fogo no local. O caso ocorreu no 1º RCG (Regimento de Cavalaria de Guardas), no Setor Militar Urbano. Em nota, a Polícia Civil disse que o homem confessou que, durante uma discussão, tomou uma faca militar e desferiu um golpe profundo no pescoço da vítima.Em seguida, conforme a investigação, o suspeito teria incendiado o local usando álcool e um isqueiro que estaria em seu bolso. A vítima, segundo o Exército, é a cabo Maria de Lourdes Freire Matos. Já o suspeito foi identificado pela instituição como Kelvin Barros da Silva. O Exército também afirmou que o soldado confessou o homicídio. Ele foi levado para prisão no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e, conforme a instituição, deve ser excluído da Força. A reportagem não localizou defesa instituída do suspeito. "O Exército Brasileiro presta total apoio à família e lamenta profundamente a perda da cabo Maria de Lourdes Freire Matos e reitera a sua posição de não coadunar com atos criminosos e punir com rigor os responsáveis", disse a Força em nota. Ainda de acordo com o Exército, um inquérito policial militar foi instaurado para esclarecer as circunstâncias nas quais ocorreram o incêndio e a morte da vítima. As investigações começaram com a realização de perícias e outros levantamentos que levaram à prisão do suspeito, acrescentou a instituição.Fonte Justiça ao Minuto Noticias.

Militar do Exército é assaltado, reage e mata suspeito a tiros;

Vídeos que circulam em redes sociais mostram o cabo, acompanhado de outro homem, perseguindo o suposto ladrão que corre à sua frente pela faixa de areia. Foram disparados cerca de oito tiros.

Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército Brasileiro, na Praia de Enseada, no Guarujá, litoral de São Paulo. O militar, de 26 anos, caminhava pela faixa de areia no local conhecido como Canto do Tortuga, quando foi abordado pelo suspeito. O cabo entregou os bens ao ladrão, mas reagiu quando ele fugia e fez vários disparos com sua arma. O suspeito foi atingido e morreu no local.De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e, ao chegar ao local, o cabo relatou ter sofrido um assalto e que foi ameaçado pelo homem com uma faca. Ele chegou a entregar os pertences - o celular, o relógio e uma corrente de ouro -, mas posteriormente saiu em perseguição e atingiu o suspeito. Vídeos que circulam em redes sociais mostram o cabo, acompanhado de outro homem, perseguindo o suposto ladrão que corre à sua frente pela faixa de areia. Foram disparados cerca de oito tiros. O homem é atingido e cai. Devido ao horário, por volta das 6 da manhã, havia poucas pessoas na praia.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou a morte do homem no local. A perícia foi acionada. Uma faca usada pelo agressor e a arma do cabo do Exército foram apreendidas. O caso foi registrado como roubo e homicídio na modalidade de legítima defesa na delegacia da Polícia Civil do município. \"As apurações prosseguem para esclarecer a dinâmica dos fatos\", diz a SSP. Segundo a Polícia Militar, o suspeito já tinha sido preso por roubo e furto. Nem ele, nem o militar tiveram as identidades divulgadas. O Comando Militar de Área do Exército informou em nota ter tomado conhecimento de ocorrência envolvendo militar do 2.o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Itu na orla da Praia de Tortuga, no Guarujá. Diz ainda que o fato está sob apuração pelos órgãos de segurança pública competentes, com preservação de elementos para perícia.Fonte Justiça ao Minuto Noticias.

'Amante' foge pela janela do 10º andar e vídeo viraliza.

As imagens, que se espalharam rapidamente pelas redes sociais chinesas, mostram a mulher tentando escapar ao perceber a chegada inesperada da esposa do homem com quem ela mantinha um relacionamento. 

Segundo relatos publicados em plataformas de mídia social do país, a situação ocorreu em um apartamento localizado no décimo andar de um edifício residencial.Um vídeo envolvendo uma mulher apontada nas redes como a suposta “amante” ganhou enorme repercussão na China após registrar uma fuga considerada tanto espetacular quanto extremamente arriscada.As imagens, que se espalharam rapidamente pelas redes sociais chinesas, mostram a mulher tentando escapar ao perceber a chegada inesperada da esposa do homem com quem ela mantinha um relacionamento. Segundo relatos publicados em plataformas de mídia social do país, a situação ocorreu em um apartamento localizado no décimo andar de um edifício residencial. Para evitar um confronto direto e impedir que a esposa a encontrasse dentro do imóvel, a mulher decidiu fugir pela janela, uma ação que chamou atenção pela ousadia e pelo evidente perigo envolvido. O episódio acabou se tornando viral, gerando grande curiosidade do público e destacando não apenas a tensão do momento, mas também a forma dramática como a tentativa de fuga foi realizada, impulsionando buscas e comentários em toda a internet chinesa.Fonte Mundo ao Minuto Noticias.

Cantor morre em acidente horas antes do casamento aos 27 anos.

O artista se preparava para subir ao altar com Mônica Andrade, mas sofreu um acidente de moto enquanto buscava salgados que seriam servidos na comemoração.

O cantor brasileiro Jaílson Pereira, de 27 anos, vocalista do grupo Aventureiros do Forró, morreu poucas horas antes de seu casamento. O artista se preparava para subir ao altar com Mônica Andrade, mas sofreu um acidente de moto enquanto buscava salgados que seriam servidos na comemoração. No mesmo acidente também morreu o pai do cantor, José Valdir de Melo, de 58 anos.Segundo testemunhas, um carro em alta velocidade atingiu a moto em que pai e filho estavam, provocando um impacto tão forte que ambos foram projetados para fora do veículo e morreram imediatamente. O motorista do carro teria fugido do local sem prestar socorro. A tragédia interrompeu o momento que seria de celebração para a família e gerou grande comoção nas redes sociais e entre fãs da banda. Fonte Fama ao Minuto Noticias.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Lei cria estratégia no SUS para atender mulheres com dependência de álcool Fonte: Agência Câmara de Notícias

Norma prioriza gestantes e puérperas e prevê atendimento multiprofissional; proposta tem origem na Câmara dos Deputados. 

O presidente sancionou, na sexta-feira (5), a Lei 15.281/25, que cria no Sistema Único de Saúde (SUS) uma estratégia de atendimento para mulheres que usam ou dependem de álcool, com prioridade para gestantes e puérperas. A norma foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8) e inclui essas diretrizes na Lei 11.343/06, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. O texto determina que o atendimento seja multiprofissional e interdisciplinar. A nova lei tem origem no Projeto de Lei 2880/23, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). Segundo o parlamentar, a medida deve melhorar o suporte oferecido às mulheres, com cuidados mais adequados e específicos. Da Redação - GM Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Despesas de Trabalho e Previdência no Orçamento de 2026 dependem do novo valor do salário mínimo.

 

Os 16 relatórios setoriais serão votados pela Comissão Mista de Orçamento a partir desta terça-feira (9)

O total da despesa relacionada ao relatório setorial de Trabalho e Previdência do Orçamento de 2026 (PLN 15/25) será definido nesta terça-feira (9), quando será conhecido o valor do salário mínimo do ano que vem após a divulgação do IPCA do mês passado. O senador Carlos Viana (Podemos-MG), relator setorial, disse no texto que o Orçamento veio com uma perspectiva de R$ 1.630 para o mínimo, mas o governo já fez uma revisão para R$ 1.627. O cálculo final depende da variação do IPCA até novembro. As despesas desses ministérios são obrigatórias e estão diretamente relacionadas ao salário mínimo para pagamento de benefícios previdenciários, seguro-desemprego e abono salarial. O orçamento das duas pastas é de R$ 1,3 trilhão. No caso do abono salarial, há perspectiva de um aumento menor nos próximos anos por causa da Emenda Constitucional 135, de 2024. Ela estabeleceu que, a partir do ano que vem, haverá correção pela inflação do limite de remuneração para receber o abono. Antes, o limite era fixado em dois salários mínimos. Mais notícias sobre os relatórios setoriais e o Orçamento de 2026 Conheça o ciclo orçamentário federal O déficit previdenciário, segundo o relatório, é de R$ 335,4 bilhões. “A expectativa é de estabilização do déficit em relação ao PIB nos próximos anos, com posterior retorno da tendência de crescimento, tendo em vista que a política de valorização do salário mínimo tende a compensar os efeitos da reforma”, afirma o texto. O relator atendeu emendas no valor de R$ 104,3 milhões. Nas emendas de comissões permanentes da Câmara e do Senado, foram priorizadas as seguintes ações: estudos, pesquisas e geração de informações sobre trabalho, emprego e renda; qualificação social e profissional de trabalhadores; e fomento e fortalecimento da economia solidária, associativismo e cooperativismo. Os 16 relatórios setoriais do Orçamento de 2026 serão votados pela Comissão Mista de Orçamento a partir desta terça-feira (9). Reportagem – Silvia Mugnatto Edição – Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova limite de uso da margem consignável para cartões a 5%.

Proposta segue em análise na Câmara.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que limita pela metade o valor destinado a amortizar despesas em cartão dentro da margem disponível de 45% do vencimento para empréstimo consignado (com desconto em folha de pagamento). Pela proposta, o servidor poderá escolher usar até 5% da remuneração mensal para amortizar despesas dos cartões de crédito e consignado ou para saques por esses meios. A amortização poderá ser parcelada, sem impactar o parcelamento de outras despesas com o cartão. Atualmente, a Lei 14.509/22, que trata do limite para consignação, estabelece reserva de 5% da margem consignável para o pagamento de dívidas com cartão de crédito e outros 5% para cartão consignado de benefício. Reservas O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), para o Projeto de Lei 2591/23, da deputada Maria do Rosário (PT-RS). A proposta original torna facultativas as reservas de 5% da margem consignável para a amortização de despesas do cartão de crédito consignado e do cartão consignado de benefício. E também determina que esse seja o percentual mínimo de destinação dessas despesas. Laura Carneiro afirmou que a mudança busca eliminar o teto rígido de 35% para as demais consignações facultativas, mas adicionar um limite específico máximo de 5% para cartões, com a faculdade de escolha entre as modalidades. "Assim, preserva-se a integralidade da margem consignável (45%) para livre escolha do servidor, mas impõe-se uma trava protetiva que evita a alocação desproporcional em cartões, diante dos maiores riscos de endividamento a eles associados", disse. Segundo a relatora, a intenção não é acabar com o uso dos cartões, relevante para atividades cotidianas como compras e saques, mas garantir uma participação residual e controlada. Próximos passos O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Reportagem - Tiago Miranda Edição - Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova inclusão da podologia na lista de serviços sujeitos ao ISS.

Proposta segue em análise na Câmara.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 71/25, que inclui a podologia na lista de serviços sujeitos ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). A proposta altera a Lei Complementar 116/03, que define os serviços tributáveis pelos municípios. O texto modifica a lista anexa à legislação, que trata das terapias destinadas ao tratamento físico, orgânico e mental, para deixar claro que a podologia está incluída nessa classificação. Com a mudança, a atividade passa a ter enquadramento tributário específico, eliminando dúvidas sobre a incidência do ISS. Foi aprovado o parecer do relator, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), favorável à proposta de autoria do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS). Para o relator, a podologia deve ser "enquadrada como atividade da área da saúde, conforme já é reconhecido oficialmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)". Próximos passos A proposta será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto está sujeito à análise do Plenário. Reportagem – Emanuelle Brasil Edição – Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias

Mulher mata enfermeira para roubar dinheiro para pagar viagem da filha.

  Cherie Townsend foi considerada culpada pelo assassinato de Susan Leeds, morta com 17 facadas em 2018 nos EUA.  Segundo a investigação, o ...