Em
tramitação na Câmara Municipal de Anápolis, o Projeto de Lei Complementar nº
007, encaminhado à casa pelo prefeito Roberto Naves, prevê mudanças importantes
no organograma da Administração.
O PLC foi remetido com pedido de apreciação e
deliberação em “regime de urgência”. A matéria começou a tramitar pelas comissões
técnicas e deve passar por duas votações em plenário. Na justificativa da
matéria, o chefe do Executivo destaca que as mudanças propostas se norteiam em
três eixos principais: a modernização da Administração, com o objetivo de dar
maior dinamicidade e eficiência à sua atuação; uma aproximação ainda maior entre
os serviços públicos, os cidadãos e demais usuários dos serviços públicos e,
ainda, visa estabelecer condições para uma melhor eficiência da gestão
orçamentária financeira, também com o objetivo de melhorar a qualidade dos
serviços disponibilizados pela Prefeitura. Goianos integram escalação de arbitragem para Copa do Mundo
Um dos destaques do texto que está no Legislativo é a recriação da Secretaria
Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), que passa a absorver as atividades que
hoje estão na secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que está sendo
desmembrada. Além disso, o projeto também
amplia o rol de atribuições da Secretaria Municipal de Indústria, Comercio,
Trabalho e Agricultura, que no projeto passa a ter uma nova denominação:
Secretaria de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura.Indústria e
Comércio Com a mudança, a nova pasta de Indústria e Comércio, deve ter o
seguinte organograma: secretário; chefia de gabinete; 01 assessoria técnica;
diretoria de Indústria e Comércio, que terá as gerências do Politec (Polo
Industrial Tecnológico de Anápolis); do Ceitec (Centro de Empreendedorismo,
Inovação e Tecnologia) e do Centro de Convenções (cargo criado para que o
Município possa assumir a gestão do espaço, através de uma tratativa feita
junto ao Governo de Goiás); diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, que terá as
gerências das Unidades de Referência; de Políticas de Emprego e de Turismo;
diretoria Jurídica; Diretoria de Agricultura, com a gerência de Feiras e
Mercados.A Secretaria Municipal de Obras,
por sua vez, terá a seguinte estrutura: além do secretário; chefia de gabinete;
01 assessoria técnica; diretoria de projetos, composta de 15 assessorias
técnicas especiais dentro do Nupae (Núcleo de Projetos Arquitetônicos e de
Engenharia); diretoria de Obras Públicas, com as gerências de Fiscalização e de
Manutenção Predial; diretoria Administrativa e Financeira, com a gerência de
Contratos e Convênios e diretoria Jurídica. A Secretaria Municipal de Serviços
Urbanos, a Semsurb, terá além do titular da pasta, os seguintes cargos: chefia
de gabinete; 01 assessoria técnica; diretoria Administrativa e Financeira, com
a gerência de Contratos e Convênios; Diretoria de Limpeza Urbana, com as
gerências de Limpeza Urbana e Roçagem; diretoria de Serviços Urbanos, com as
gerências de Iluminação Pública, Manutenção e Conservação Asfáltica e de
Serviços de Urbanização; diretoria de Parques e Jardins, com a gerência de
Parques, Praças e Jardins.Mais mudanças O projeto também
modifica a estrutura organizacional da Companhia Municipal de Trânsito e
Transporte (CMTT) que, caso seja aprovado o texto original, ficará da seguinte
forma: diretor geral; chefia de gabinete; 01 assessoria técnica; diretoria
Administrativa e Financeira com uma gerência Administrativa e Financeira;
diretoria de Trânsito e Transporte, com as gerências de Educação de Trânsito,
de Trânsito e Transporte e a Operacional; diretoria de Fiscalização de
Trânsito, com a gerência de Sinalização; diretoria do Observatório, com a
gerência do Videomonitoramento e diretoria Jurídica, com a gerência de Contratos
e Convênios.Apesar de a reforma mexer na estrutura organizacional, o projeto
prevê que o quadro de servidores comissionados terá o acréscimo apenas dos
seguintes cargos: 01 secretário municipal; 01 chefia de gabinete; 01 assessoria
técnica; 03 de diretor e dois de gerente.O impacto financeiro será de pouco de
mais de R$ 174 mil/mês, conforme o abexo que acompanha o projeto.O texto ainda
traz algumas modificações organizacionais nas pastas de Economia e de Habitação
e Planejamento.A Câmara Municipal já encerrou o calendário de sessões
ordinárias do mês de maio. Em razão do pedido de urgência, pode ocorrer uma
convocação extra para a apreciação e votação da matéria. Caso não haja
convocação, deve ficar para o mês que vem, sendo que as sessões ordinárias
começam a partir do dia 06.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)