CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 26 de setembro de 2021

VIDANEWS - Pandemia de covid-19 pode fazer com que evasão escolar beire os 50% no Brasil.

 

Antes da chegada do coronavírus, média nacional era de cerca de 35%

Aproximadamente 50% dos estudantes interromperam seus estudos durante a pandemia de covid-19, aponta uma pesquisa realizada pelo grupo formado pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Unesco, Rede Conhecimento Social, Mapa Educação, Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Porvir e Visão Mundial com mais de 68 mil estudantes. Os motivos vão de questões psicológicas e dificuldade com as aulas on-line a problemas financeiros e familiares. O número já era crítico mesmo antes da chegada do coronavírus. De acordo com a Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho realizada em 2019, mais de 20% dos jovens de 19 anos não terminam o ensino médio em São Paulo — e esse é o melhor resultado nacional. Na Bahia, por exemplo, o número é de quase 60%. A média nacional fica em cerca de 35%. Leia também: Uma Pergunta para J. R. Guzzo: Quais os três maiores problemas do Brasil? O primeiro fator que leva à fuga dos estudantes é a necessidade econômica. Isto é, o trabalho (cerca de 40%). Depois vem o puro e simples desinteresse pelos estudos (quase 30%). Somando os dois principais motivos, temos algo em torno de 70% da causa da evasão escolar nacional, o que identifica e evidencia a veia principal desse problema. Foi tendo em vista esse quadro que o novo ensino médio se apresenta como uma aposta do MEC para a reformulação no ensino dos adolescentes brasileiros, propondo uma mudança nas diretrizes e nos resultados buscados pelo governo federal. Com as mudanças, o governo espera reverter a situação de calamidade em que se encontra o ensino público brasileiro. Uma recente pesquisa do Instituto Paulo Montenegro (IPM) e da ONG Ação Educativa apurou que apenas 8% dos estudantes do ensino médio com idade para trabalhar são capazes de interpretar textos e gráficos, bem como elaborar textos de complexidade razoável. Em outro indicador, gerado através de uma pesquisa do IMD World Competitiveness Center, que avaliou o grau de competitividade de 64 nações, incluindo aí a área educacional, o Brasil apareceu na posição 64, atrás de países como Botsuana, da África Austral. Já no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), nas avaliações de leitura, matemática e ciências, realizado em 77 países, com alunos na faixa etária de 15 anos, o Brasil ficou em 57º em 2019. Em 2015, estava em 59º. Leia a reportagem completa: Uma nova tentativa de solução para nosso eterno fracasso ( Fonte Revista Oeste)

VIDANEWS - Como cidade do Piauí vacinou quase 200% de idosos contra covid

 

Falta de um novo censo do IBGE faz 90% dos municípios do estado imunizarem mais que o total em algumas faixas etárias.

Em resumo, o problema todo se dá porque o governo federal adiou a realização do censo em 2020 por causa da pandemia. Neste ano, sem verbas, cancelou novamente a realização da pesquisa. Sem Censo 2021, Saúde Pública ficará às escuras, diz especialista Tem muito mais gente undefined O secretário municipal de Alvorada do Gurgueia, Edílson da Silva Santos, diz que o município vacinou toda a população mais velha. "A população aqui é pequena, foi feita uma força-tarefa e conseguimos que todos com mais de 80 tomassem as duas doses." Ele diz não entender como, segundo os dados oficiais, tanta gente a mais aparece imunizada na cidade. "A gente não quis fazer aqui a estratégia de vacinar morador de outras regiões, o que é comum em alguns locais", acrescenta. "Gente de fora, se teve, foi no máximo cinco em Alvorada", arrisca. A Prefeitura de Capitão Gervásio, com 144% de cobertura aos mais de 80, 130,66% entre 75 e 79 e 124,61% de 70 a 74, aponta que o IBGE diz que a população local é de 4.114 pessoas, mas a Secretaria de Saúde local tem cadastrados 4.161 habitantes. A secretária de Saúde de Olho D´Água do Piauí, Antônia Nascimento, garante que a população local ultrapassa os números que estão indicados pelo IBGE na estimativa. "O último censo realizado foi em 2010. Desde então temos atualizações apenas, porém nenhuma in loco", lamenta. De acordo com a última estimativa do IBGE, a população de Olho D'Água do Piauí caiu de 2.626 pessoas, segundo o censo de 2010, para 2.477. "Não faz sentido. Aumentou o número de moradores, tem muito mais gente", diz a secretária. "Trabalhamos hoje em nossas políticas de saúde com a informação de mais de 3 mil habitantes." Ela descarta que doses tenham sido oferecidas a moradores de outras regiões ou qualquer erro no registro das vacinas.   Pessoas jogam fora o cartão de vacinação Sobre o registro das imunizações, o especialista em tecnologia Robson Clay é uma autoridade. Ele tem uma empresa que presta assessoria técnica e ajuda a cadastrar as doses aplicadas contra a covid em oito municípios piauienses: Avelino lopes, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Julio Borges, Parnaguá, Riacho Frio e Sebastião Barros - todos com faixas acima de 100%. "Não acredito em erro de registro, mas tem sim muita instabilidade no sistema do Ministério da Saúde", observa. "Tem gente que vai receber a vacina e aparece no sistema que esse sujeito já tomou, às vezes até em outro estado. Eu, nessas horas, oriento minha equipe a dar um tempinho, peço para esperarem uns dias para tentar cadastrar de novo. E sempre dá certo." Robson Clay acredita que algumas pessoas podem ter sido cadastradas em Sebastião Barros, mas moram na verdade em Cristalândia, cidade vizinha.  Além das instabiidades e dificuldades de registro, outro problema que ele diz ser comum começa com um hábito ruim da população, que perde ou joga fora o cartão de vacinação da primeira dose. "E quando chegam para a segunda não sabem data, marca do imunizante, nada. O pior é que muitas vezes falta o registro também nos postos de saúde e todo mundo fica sem saber o que fazer."  O empresário da área de tecnologia aposta que a população da região aumentou desde o último censo. "Muita gente se mudou desde 2010 por causa da instalação dos parques solares [para a produção de energia], tem morador novo que o IBGE não percebeu, eu acho. Pode ser uma explicação." O que diz o IBGE O IBGE enviou nota para explicar que "a única pesquisa do instituto que gera dados da população por faixas de idades nos municípios é o censo". "As estimativas populacionais, divulgadas anualmente, informam somente o total da população das cidades, não gerando recortes por faixas de idade." O órgão esclarece ainda que a quantidade de moradores das cidades é estimada "por método matemático que se baseia na população estadual projetada e na tendência de crescimento dos municípios, captadas nos dois últimos censos demográficos, de 2000 e 2010, e ajustadas." "As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após 2010", finaliza o IBGE. E por que o R7 chegou ao Piauí? A reportagem foi ao DataSus para conferir estado por estado quais estavam mais próximos de atingir 100% de cobertura vacinal completa.  Inicialmente, antes de o IBGE divulgar a estimativa de agosto, notou que seis entes federativos superavam em algumas faixas etárias (normalmente no público com mais de 80) o percentual de 100%: Piauí, Paraíba, Distrito Federal, Roraima, Rondônia e Paraná.  O R7 buscou então os dados dos municípios desses seis estados, notando que no Piauí estavam as maiores discrepâncias. Daí em diante foram checados os 224 municípios piauienses. Quando o IBGE divulgou a estimativa, no fim de agosto, os estados e o DF reduziram seus percentuais por faixa etária, ficando todos abaixo de 100%, mas a pauta se manteve porque a redução não ocorreu nos municípios, pela razão que o IBGE justificou acima: neles, não foi feita a atualização por idade.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Como cidade do Piauí vacinou quase 200% de idosos contra covid.

 

Falta de um novo censo do IBGE faz 90% dos municípios do estado imunizarem mais que o total em algumas faixas etárias.

A falta de um novo censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coloca de forma equivocada a pequena Sebastião Barros, a 950 quilômetros da capital do Pauí, Teresina, como campeã na vacinação de idosos contra a covid-19 no mundo. Mas não é preciso ser matemático para entender que os dados não fazem sentido. De acordo com os números oficiais do vacinômetro do Ministério da Saúde, o município deu duas doses em absurdos 180,96% da faixa etária entre 75 e 79 anos e mais de 100% em todos os idosos. Considerando-se apenas uma aplicação, 198,29% dos moradores entre 60 e 64 anos passaram pelos postos de saúde com esse objetivo. A pacata e quente Sebastião Barros, na qual logo cedo é comum ver boa parte dos 3.500 moradores fazendo caminhadas na rua principal, a André Pereira Lobato, ou na praça da igreja, no centro lidera o ranking dos números exagerados, mas está longe de ser exceção no estado. Dos 224 municípios do Piauí, 210 (93,7%) têm mais de 100% de imunizações (duas doses) em ao menos uma faixa etária.Alvorada do Gurgueia teria vacinado 175,41% dos habitantes de 80 anos ou mais. Olho D´Água do Piauí, 168,42% entre 70 e 74, e 148,78% de 60 a 64 anos. Quem explica? Em nota, o governo do Piauí diz que o Datasus deve se basear em dados defasados, de 11 anos atrás, e não considera ainda o fluxo migratório dos vacinados em busca de locais que já estejam imunizando sua faixa etária. "Com a pandemia e o consequente desemprego, muitos piauienses que há décadas moravam fora retornaram à sua cidade natal. Nossos municípios estão fazendo um trabalho quase que de formiguinha, buscando não deixar ninguém para trás, tanto que somos um dos únicos dois estados do Brasil com melhor cobertura de segunda doses na população idosa." O Ministério da Saúde afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dados do DataSus já levam em conta a atualização da estimativa populacional do IBGE, divulgada no fim do mês passado. O IBGE esclarece ao R7, entretanto, que a estimativa de agosto alterou o total da população dos municípios, porém não fez a atualização por faixas etárias, que só ocorre com o censo. E daí vem toda a distorção (veja a explicação do IBGE no fim do texto).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Cid Gomes freta avião por R$ 54 mil e pede reembolso do Senado.

 

Senador viajou de Fortaleza para Salvador, em março deste ano. Em voo comercial, o trecho pode ser comprado por até R$ 1 mil.

Em março deste ano, o senador Cid Gomes (PDT) pediu o reembolso de uma viagem feita por ele de Fortaleza e Salvador. O parlamentar escolheu fretar uma aeronave para fazer o deslocamento, ao invés de usar voo comercial, como fez em outros meses. A viagem custou R$ 54.552,00 aos cofres públicos, a mais alta solicitação feita entre os senadores para este tipo de despesa este ano. No documento anexado pelo senador no pedido de reembolso ao Senador Federal, o detalhamento diz que a viagem seguiu o trecho Fortaleza, do aeroporto Pinto Martins, a Salvador, voltando para Fortaleza, no dia 16 de março. A nota foi emitida pela empresa aérea no dia 31 de março. A solicitação de reembolso foi apresentada pelo senador ainda no mês de março. O valor solicitado por Cid Gomes não teve glosa. Ou seja, ele foi ressarcido no valor cheio apresentado — R$ 54.552,00. A nota não tem detalhes de quem viajou na aeronave. A descrição do serviço prestado ficou limitada a "transporte de pessoas". Em voo comercial para os mesmos trechos, comprando a passagem com antecedência, o valor fica em torno de R$ 600, para ida e volta. Comprando de última hora, de um dia para o outro, o voo comercial salta para R$ 4 mil, de acordo com pesquisa feita pelo R7 em sites de companhias aéreas — quase 13 vezes menos do que o valor do fretamento de aeronave. O ressarcimento no Senado é regulado por atos internos que disciplinam o uso da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps). O ato nº 5 do primeiro-secretário da Casa, de 2014, estabelece procedimentos para controle e ressarcimento das despesas. O artigo 2º do documento diz que o valor mensal da cota corresponde ao somatório do valor mensal da verba indenizatória pelo exercício da atividade parlamentar e do valor mensal da verba de transporte aéreo, que varia dependendo do estado pelo qual cada senador foi eleito. Avião oficial Quando era governador do Ceará, em 2008, Cid Gomes fretou um avião para uma viagem oficial de 10 dias na Europa. Os custos ficaram, só com a aeronave, em aproximadamente R$ 388 mil para os cofres públicos. Mas ele não foi sozinho. A mulher dele e a sogra também estavam a bordo da aeronave, além de um secretário de Estado e um assessor de Cid, com as respectivas esposas. O grupo passou pela Espanha, Escócia, Irlanda, Alemanha e por Londres. Com a repercussão negativa da viagem, Cid divulgou uma nota à época dizendo que a viagem foi para a participação em eventos sobre turismo e fruticultura e pediu “desculpas pelo constrangimento”. Ele alegou que “não houve nenhum custo ou despesa extra para o estado. O voo é cobrado por quilômetro e não pelo número de passageiros.” À época governador, Cid Gomes justificou ainda o gasto com o que era feito pelos seus antecessores. “Pelo menos 20 governadores dos 27 estados brasileiros adotam esta prática de voar em aviões fretados ou próprios do estado. Todos os governadores do Ceará, nos últimos 20 anos, contrataram aviões executivos para suas viagens, com uma diferença: antes, a aeronave vinha de Recife, incluindo-se no valor pago a ida e a volta para a capital pernambucana.”O R7 entrou em contato com a equipe do senador na tarde de sábado (25) e ainda aguarda retorno.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Venezuela e Irã fecham acordo para exportação de óleo.

 

País sul-americano busca impulsionar suas exportações de petróleo, em baixa diante das sanções impostas pelos EUA.

A Venezuela fechou um acordo importante para trocar o seu óleo pesado por um condensado iraniano que pode ser usado para melhorar a qualidade do seu petróleo bruto, com as primeiras entregas esperadas para esta semana, disseram cinco pessoas próximas ao acordo.O país sul-americano busca impulsionar suas exportações de petróleo, em baixa diante das sanções dos EUA e, segundo as fontes, o acordo entre as empresas estatais PDVSA (Petroleos de Venezuela) e NIOC (Companhia Nacional de Petróleo Iraniana) aprofunda a cooperação entre dois adversários de Washington. Uma das fontes disse que o planejamento é que o acordo de troca dure seis meses em sua fase inicial, mas pode ser estendido. A Reuters não conseguiu determinar em um primeiro momento outros detalhes do acordo. Os ministérios do petróleo da Venezuela e do Irã, e as estatais PDVSA e NIOC não responderam aos pedidos por comentários. O acordo pode ser uma violação das sanções dos EUA contra as duas nações, segundo um e-mail do Departamento do Tesouro, citando ordens do Governo dos EUA que estabelecem as medidas punitivas.Os programas de sanções dos EUA não apenas proíbem norte-americanos de fazerem negócios com os setores de petróleo de Irã e Venezuela, mas também ameaçam impor “sanções secundárias” contra qualquer pessoa ou entidade não norte-americana que realize transações com as empresas de petróleo de qualquer um dos dois países.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Com escassez de motoristas, Reino Unido deve aliviar regras de visto

 

Escassez dos profissionais levou ao racionamento de combustível em centenas de postos de gasolina nos últimos dias.

O Reino Unido deve anunciar planos para emitir vistos temporários de trabalho para motoristas de caminhão com o objetivo de aliviar uma profunda escassez de mão de obra que levou ao racionamento de combustível em centenas de postos de gasolina e longas filas para encher o tanque - com as bombas secando em alguns locais.Com varejistas alertando para problemas sérios no período que antecede o Natal, o gabinete do primeiro-ministro Boris Jonhson afirmou que estava considerando medidas temporárias para lidar com a escassez de motoristas de veículos pesados. Jornais publicaram que o governo permitiria a entrada de até 5.000 motoristas estrangeiros ao Reino Unido em vistos de curto prazo, uma medida que vinha sendo exigida por empresas de logística e varejistas há meses, mas que o governo havia descartado anteriormente.A Associação de Transporte Rodoviário (RHA, na sigla em inglês) do Reino Unido afirmou que o país precisa de mais 100.000 motoristas para cumprir a demanda.A escassez de motoristas de caminhão foi causada em parte pelo Brexit e pela covid-19, que interrompeu o treinamento de motoristas e os testes por cerca de um ano. “Estamos considerando medidas temporárias para evitar problemas imediatos, mas qualquer medida que introduzirmos terá um limite de duração muito rígido”, afirmou uma porta-voz do gabinete de Johnson em Downing Street em um comunicado.Ministros alertaram contra a possibilidade de pessoas fazendo compras motivadas pelo pânico, e empresas de petróleo afirmaram que não há escassez de oferta, apenas problemas para levar o combustível aos postos de gasolina. Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Carro-bomba deixa 8 mortos perto de palácio presidencial na Somália.

 

Ataque acontece no momento em que autoridades travam disputa sobre demissões e nomeações dentro do aparato de segurança.

Oito pessoas morreram neste sábado (25) em Mogadíscio, a capital da Somália, em um ataque com carro-bomba em um posto de controle próximo do palácio presidencial, cuja autoria foi reivindicada por um grupo extremista islâmico, informou a polícia."Confirmamos que oito pessoas, a maioria civis, morreram e outras sete ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba", disse à imprensa Mucawiye Ahmed Mudey, comissário do distrito de Hamar Jajab. O ataque acontece no momento em que o chefe de Estado, Mohamed Abdullahi Mohamed, que também é conhecido como Farmajo, e o primeiro-ministro, Mohamed Roble, travam uma disputa, que já dura semanas, sobre demissões e nomeações dentro do aparato de segurança.A explosão foi ouvida pouco antes das 11h locais (5h em Brasília) no cruzamento de Ceelgab, onde fica um dos principais pontos de controle que levam à "Villa Somalia", o palácio presidencial situado a um quilômetro de distância.Testemunhas relataram  que iversos automóveis estavam parados, aguardando para serem inspecionados, no momento da detonação, e que muitas vítimas ficaram presas dentro dos veículos enquanto os mesmos queimavam. O carro-bomba explodiu "enquanto havia outros carros [parados] e gente passando pela rua adjacente", explicou Mohamed Hassan. Entre os mortos está Hibaaq Abukar Hassan, conselheira do primeiro-ministro sobre temas da mulher e dos direitos humanos, informou uma fonte oficial.O atentado foi reivindicado através de um breve comunicado pelo grupo Al Shabab, que é próximo da Al Qaeda e luta desde 2007 para derrubar o governo somali. O grupo realiza com relativa frequência ataques contra as forças de segurança e os dirigentes do país e chegou a controlar a capital por um período, até que foi expulso em 2011 pelas tropas da União Africana, mas ainda mantém controle de partes rurais do país.O chefe do Executivo somali condenou o atentado e homenageou as vítimas, sobretudo a sua colaboradora, "uma jovem dinâmica e trabalhadora, [...] uma cidadã dedicada". "Devemos cooperar na luta contra os impiedosos terroristas que, de maneira regular, matam o nosso povo", declarou em um comunicado Roble. O presidente e o primeiro-ministro travam uma disputa política que gera preocupação no país, pois coloca em perigo o frágil processo de eleição de um novo presidente, mas também porque tem seu epicentro na Agência Nacional de Inteligência e Segurança (Nisa, na sigla em inglês), o principal serviço na luta contra o Al Shabab. A destituição do chefe da Nisa, Fahad Yasin, amigo próximo de Farmajo, por decisão de Roble, após uma polêmica investigação sobre o desaparecimento de um agente da agência, chamado Ikran Tahlil, foi o episódio que motivou a disputa.O serviço de inteligência acusou o Al Shabab pelo sumiço do agente, mas o grupo negou qualquer envolvimento, enquanto a família de Tahlil acusa a Nisa de estar por trás do desaparecimento. Após a destituição de Yasin pelo primeiro-ministro, Farmajo o nomeou como seu conselheiro de Segurança Nacional.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - Paraguai tem 1º dia sem mortes por covid-19 desde o início da pandemia.

 

Número de novos contágios também se manteve na tendência de baixa iniciada há 14 semanas no país sul-americano.

O Ministério da Saúde do Paraguai emitiu neste sábado o balanço diário de casos de covid-19 sem nenhuma morte: esta é a primeira vez que o país não registra nenhuma morte desde março de 2020, quando a pandemia chegou ao solo paraguaio."Anunciamos o primeiro dia sem mortes por covid-19 desde março de 2020", comemorou a pasta nas redes sociais. O número de novos contágios de coronavírus também se manteve na tendência de baixa iniciada há 14 semanas no país, 25, totalizando 459.804. Até o momento, 442.632 casos foram superados e 16.188 pessoas morreram. número de novos contágios de coronavírus também se manteve na tendência de baixa iniciada há 14 semanas no paísA diminuição do número de casos também se refletiu na quantidade de internados em hospitais públicos, 55 pacientes, 23 deles em UTI (Unidades de Terapia Intensiva). A maioria dos 259 distritos do Paraguai está no nível 1 de transmissão, o mais baixo na escala elaborada pelo governo.No entanto, na sexta-feira Sandra Irala, diretora de Vigilância Sanitária, reportou um aumento da variante delta, que no final do dia anterior totalizava 211 contágios, após a deteção de 70 novos casos. Entre eles havia uma morte, de um homem de 56 anos com histórico de viagens à Indonésia. Irala disse que o declínio da pandemia no Paraguai faz parte de uma tendência global, mas enfatizou a campanha de vacinação que começou há meses com os idosos e profissionais da saúde, e que continua com outros grupos. Até o momento, 2,6 milhões de pessoas foram vacinadas com uma dose e 1,8 milhões com duas no Paraguai, de uma população total de 7.353.038 habitantes. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...