CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

VIDANEWS - Brasil cresceu mais do que a China e os EUA em 2022, estima FMI.

 

Projeções do Fundo Monetário mostram que crescimento econômico nacional não deve superar 1,5% neste ano e em 2024.

FMI (Fundo Monetário Internacional) revisou as expectativas de crescimento para a economia global e afirma que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil avançou mais do que o da China em 2022. A projeção, no entanto, só será confirmada no dia 2 de março, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgar o resultado consolidado da soma de bens e serviços finais produzidos no Brasil ao longo do ano passado. Conforme as estimativas do Fundo Monetário, a economia nacional cresceu 3,1% em 2022, contra expansão de 3% da atividade chinesa, o menor crescimento do país asiático em quase 50 anos, e de 2% dos Estados Unidos, conforme dados já oficializados. A desaceleração da atividade econômica chinesa ante o salto de 8,4% registrado em 2021 é justificada pelas duras restrições contra a Covid-19 e por uma queda no mercado imobiliário local. Na terça-feira (31), a zona do euro, bloco formado por 20 nações que integram a UE (União Europeia), divulgou um crescimento superior ao da China e ao dos Estados Unidos pela primeira vez desde 1974. Na análise entre todos os mercados emergentes e em desenvolvimento, as taxas de crescimento de Brasil e China são inferiores à média de 3,9% estimada para o ano passado. Entre os países desenvolvidos, o avanço projetado é menor, de 2,7%. Já para todo o planeta, a estimativa é de 3,4%. Para 2023 e 2024, no entanto, as projeções do FMI mostram que o Brasil vai amargar dois anos de baixo desenvolvimento, com altas de, respectivamente, 1,2% e 1,5%. Na China, os crescimentos previstos são de 5,2% e 4,5%, respectivamente.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Inadimplente pode perder CNH e passaporte, decide STF.

 

Determinação também autoriza que as pessoas com dívidas em atraso sejam barradas em concursos públicos.

Pessoas que estiverem inadimplentes - ou seja, com dívidas em atraso - poderão ter apreendidos documentos como passaporte e CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de serem impossibilitadas de participar de concursos públicos e de licitações. O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, no último dia 10, ser constitucional o dispositivo do CPC (Código de Processo Civil) que autoriza o juiz a determinar "medidas coercitivas" que julgue necessárias no caso de pessoas inadimplentes. Essas apreensões e restrições seriam efetivadas por meio do cumprimento de ordem judicial. Ao julgar o tema, a maioria do plenário acompanhou o voto do relator, o ministro Luiz Fux. O relator conclui que a medida é válida, "desde que não avance sobre direitos fundamentais e observe os princípios da proporcionalidade e razoabilidade".Pela decisão, dívidas alimentares estão livres da apreensão de CNH e passaporte, além de débitos de motoristas profissionais. A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que questionava esses medidas foi proposta pelo PT. Ao votar pela improcedência do pedido do partido, o relator afirmou que o juiz, ao aplicar as determinações, deve "obedecer aos valores especificados no próprio ordenamento jurídico de resguardar e promover a dignidade da pessoa humana".Fux sinalizou ainda que deve ser observada a proporcionalidade e a razoabilidade da medida e "aplicá-la de modo menos gravoso ao executado". Segundo o ministro, a adequação da medida deve ser analisada caso a caso, e qualquer abuso na sua aplicação poderá ser coibido mediante recurso. Por lei, qualquer dívida, independentemente de sua origem, pode ser cobrada judicialmente, caso o devedor, após ser contatado, não responda a alternativas para dar fim ao débito. Segundo a última pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em janeiro, 29,9% das famílias brasileiras estavam inadimplentes.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Após pandemia, turismo avança 30% em 2022, afirma IBGE.

 

Crescimento põe o segmento em um nível 1,5% maior em relação ao período pré-pandemia.

turismo no Brasil teve alta de 29,9% em 2022, impulsionado pela variação positiva de 4,1%, em dezembro, na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (10). O impulso do setor surge em meio ao arrefecimento das medidas restritivas de combate à Covid-19, como o isolamento social e o uso de máscara, que diminuíram as atividades turísticas em todo o país ao longo do ano passado. Com o ganho no acumulado de 2022, o setor opera em um nível 1,5% maior em relação ao patamar anterior à pandemia, de fevereiro de 2020. No entanto, o turismo neste momento está 5,5% menor do que em fevereiro de 2014, quando alcançou o maior nível da série histórica, iniciada em 2011. Em 2022, o ramo teve crescimento em 12 dos locais investigados pela PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), com destaque para Minas Gerais (49,4%), São Paulo (36%), Rio Grande do Sul (35,8%), Bahia (23,4%) e Rio de Janeiro (16,1%). Serviços batem recorde Ao somar todo o setor de serviços no Brasil em 2022, a expansão foi de 8,3%. Com isso, a categoria alcançou o maior patamar da série histórica. Em relação a fevereiro de 2020, a alta foi de 14,4%.*( Fonte R 7 Noticias Brasil) Estagiário do R7, sob supervisão de Alexandre Garcia

 

 

 

VIDANEWS - Policial mata jovem a tiros durante abordagem em Mato Grosso; veja imagens.

 

Irmão da vítima também foi baleado pela equipe que atendia a uma denúncia de perturbação do sossego na cidade de Vera.

Um policial militar matou um jovem de 26 anos com pelo menos seis tiros durante uma abordagem por perturbação do sossego no município de Vera, no interior do Mato Grosso, na madrugada deste domingo (5). O irmão da vítima também foi baleado, e a ação foi filmada por testemunhas. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe recebeu um chamado de perturbação do sossego na avenida Brasil, por volta das 3h40. Chegando ao local, os policiais encontraram dezenas de jovens reunidos e um carro que estava com a caçamba aberta e som alto ligado. Eles, então, solicitaram a documentação do veículo ao proprietário, que estava acompanhado do irmão. Segundo a corporação, o homem apresentou o registro do automóvel por meio do celular e, em seguida, começou a ofendê-los e tomou o talão de um dos agentes. Diante dessa situação, os PMs deram voz de prisão por desacato e desobediência, porém o jovem resistiu. Com a ajuda do irmão, ele entrou em luta corporal com a equipe, desferindo golpes e socos. Durante a confusão, os irmãos conseguiram até pegar o cassetete de um policial. Segundo as imagens, que o R7 teve acesso, os agentes também agrediram a dupla e chegaram a arrastar o jovem pelo chão. Acuado pelo número de pessoas na rua, um policial sacou a arma e atirou diversas vezes, acertando os irmãos. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso foi registrado pela Polícia Civil como desobediência, resistência, desacato, perturbação do sossego alheio, favorecimento pessoal, ameaça e morte por intervenção de agente do estado. Policial mata com pelo menos seis tiros jovem na avenida Brasil ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Louco é quem pensa que o louco não pensa.

 

Certo homem estava no manicômio observando atitude desconexas de alguns pacientes quando se assustou vendo que um deles estava subindo perigosamente em um poste que ficava no meio da construção. 

Tentando trazer alguma ordem indagou-lhe o que ele estava fazendo, e sua resposta foi: “vou comer uma goiaba!” O homem sorriu e tentou mostrar que aquilo não era um pé de goiaba. Foi quando se surpreendeu com a resposta inusitada: “Quem disse que eu não sei que este não é um pé de goiaba?” e para sua surpresa retirou uma goiaba do bolso e começou a comê-la, ainda subindo o poste.Em toda forma de pensar, por mais esdrúxula que ela seja, existe uma certa lógica e razoabilidade. Em Corumbá-MS, havia um conhecido maluco que todos conheciam e era folclórico na cidade, que continuamente repetia: “todo maluco tem razão!”O problema da loucura é quando ela está nas mãos dos poderosos. Aí se torna uma arma. Porque por detrás da fanfarrice, da bizarrice, da insanidade, existe uma coerência macabra, e uma narrativa para se construir um sentido, que ninguém vê, mas o louco extrai de sua paranoia ou distúrbio mental sua coerência de propósito. Joseph Mengele, o louco médico dos batalhões de Hitler, encontrou lógica na “solução final”. Ele percebia que matar os prisioneiros de guerra, dando tiro nas suas cabeças, apesar de toda doutrinação e treinamento, deixava os soldados emocionalmente fragilizados. Então achou que seria mais “humano”, colocá-los nas câmaras de gás e realizar o genocídio de forma coletiva. Seria assim menos pessoal e mais eficiente. Louco é quem pensa que o louco não pensa…Toda lógica de dominância e poder possui sua coerência maligna em certa linha de pensamento. Assim funcionam as ideologias. Esta é a maneira de pensar de Maduro na Venezuela, camarada tão apreciado do Presidente Lula. Maduro entendeu que era necessário se libertar da dominação estrangeira e do poder das grandes nações. Sua ideologia justificava sua ação. O homem é o que pensa. Filosofia antecede ética. Para alcançar seus objetivos, ele não considera se o povo será  massacrado, expatriado, e morrerá nas fronteiras. Isto é apenas um efeito colateral. Ele é do bem! As pessoas é que não entendem sua tão benéfica forma de governar. Tudo é para o bem do povo. Louco é quem pensa que o louco não pensa…A falta de bom senso e de coerência de líderes que se transformam em paladinos da justiça e do bem, sempre foi o ponto de partida para a derrocada de um povo. Todos estes líderes, sem exceção, se transformaram em figuras messiânicas. O bem contra o mal. É preciso destruir, toda forma de pensamento discordante que ameace a estrutura de poder construído. Só pode se transformar em figura icônica da justiça e do bem, aquele na mão de quem o poder se concentra. Daquele que não pode ser contrariado ou contraditado. Quem tem o poder de decretar e não encontra resistência porque não existe poder capaz de se opor. Quem é o xerife do xerife? Quem é o líder do líder? Só o louco não percebe isto, mas, no final das contas, louco é quem pensa que o louco não pensa…( Fonte Jornal Contexto Notícias )

 

 

VIDANEWS - Líder do Republicanos defende reforma tributária e arrefecimento da polarização política.

 

Nova âncora fiscal que substituirá o teto de gastos também está na mira do partido; líder diz que contas precisam estar controladas para o País crescer.

O líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), afirmou que a prioridade do partido para este ano é a aprovação da reforma tributária, cujo texto está sendo construído na Câmara dos Deputados. “Queremos discutir, melhorar, simplificar o sistema tributário brasileiro e, quem sabe, caminharmos para o futuro com a redução de impostos”, disse o parlamentar. À frente de uma bancada de 41 deputados, Motta afirmou que a nova âncora fiscal que vai substituir o regime do teto de gastos, a ser enviada à Câmara pelo governo ainda neste ano, também vai estar na mira do partido. Segundo ele, é importante garantir “que as contas públicas seguirão controladas e que o Brasil está pronto para seguir crescendo”. Polarização Sobre o clima político na Câmara, ele aposta no arrefecimento da polarização. Para Motta, as divergências são naturais na democracia, mas não devem se sobrepor aos debates importantes. “Temos um Brasil com problemas reais, com uma população de mais de 220 milhões de pessoas que esperam do governo, e de quem se elegeu na última eleição, solução para esses verdadeiros problemas”, afirmou. Ele disse que o partido vai trabalhar para diminuir a polarização na Câmara. “Estamos prontos para dialogar e ajudar a construir uma realidade melhor para a população”, enfatizou. O partido também está de olho em pautas sociais, como saúde, renda e educação, temas que ele quer ver priorizados pelo governo. Perfil Hugo Motta, 33 anos, foi reeleito para o quarto mandato de deputado federal na última eleição, sendo o mais votado do estado da Paraíba, com 158 mil votos. Médico de formação, ele também ocupou a liderança do Republicanos em 2021, sendo reconduzido ao cargo, por unanimidade, para este ano. Na Câmara ele já presidiu comissões (permanentes e especiais) e relatou propostas importantes, como a PEC dos Precatórios (transformada na Emenda Constitucional 113), que alterou regras dos precatórios e a forma de calcular o teto de gastos – a medida abriu espaço para o pagamento de benefícios sociais. Foi ainda o autor da proposta que deu origem à Emenda Constitucional 82, que incluiu a carreira de agente de trânsito no sistema de segurança pública. Liderança O líder partidário é o deputado escolhido pela bancada para representar os interesses da legenda na Câmara: orientar votações, participar do colégio de líderes, indicar os integrantes das comissões. Fonte: Agência Câmara de Notícias Reportagem – Janary Júnior Edição – Natalia Doederlein

 

 

VIDANEWS - ONU pede ajuda urgente para Síria após terremoto que já tem quase 40 mil mortos.

 

Antonio Guterrez, secretá-geral da organização, também pedirá ajuda para a Turquia; segundo ele, há pressa.

A ONU fez um apelo nesta quarta-feira (15) por doações para ajudar a enfrentar as "imensas necessidades" de milhões de pessoas sem moradia ou alimentos após o terremoto que deixou quase 40.000 mortos na Turquia e na Síria. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu aos Estados membros da organização que contribuam "sem demora" com US$ 397 milhões para assegurar "a ajuda humanitária da qual precisam desesperadamente quase cinco milhões de sírios", começando por "abrigo, atendimento médico e alimentos". Guterres disse que em breve será apresentado um pedido similar para ajudar a Turquia. "As necessidades são imensas e sabemos que a ajuda para salvar vidas não está chegando na velocidade e escala necessárias", insistiu Guterres. "Uma semana depois dos terremotos devastadores, milhões de pessoas na região lutam para sobreviver, sem moradia e em temperaturas glaciais", acrescentou. Na terça-feira (14) à noite, o balanço da tragédia era de 39.106 mortos: 35.418 na Turquia e 3.688 na Síria. A ONU já afirmou que os números devem aumentar de maneira expressiva. "Estamos assistindo a pior catástrofe natural na região europeia da OMS em um século e a ainda estamos medindo a dimensão", afirmou uma fonte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na terça-feira, as equipes de resgate encontraram quatro pessoas com vida nos escombros na Turquia. Um casal sírio de Antakya, uma das cidades mais afetadas pelo terremoto, exclamou "Alahu akbar" (Alá é maior) depois do resgate. Eles passaram quase 210 horas nos escombros após o terremoto de 7,8 graus de 6 de fevereiro. Dois irmãos foram resgatados depois de 198 horas sob os escombros. Com 17 e 21 anos, os jovens afirmaram que sobreviveram consumindo proteína em pó. "Estava tranquilo, sabia que seria salvo. Eu rezei. Conseguia respirar sob as ruínas", comentou um deles ao canal NTV. Porém, apesar dos pequenos milagres, as possibilidades de encontrar sobreviventes nos edifícios que desabaram são quase nulas. RESIGNAÇÃO "As equipes que vieram até aqui deixaram claro que procuram sobreviventes. Trabalharam durante dois dias e não encontraram nenhum", lamentou Cengiz, um soldado de 50 anos de Antakya com cinco parentes presos entre os escombros. "Entendemos que a atenção está voltada para os sobreviventes, mas temos o direito de reclamar os corpos de nossos familiares", declarou, com resignação, Hussein, que esperava localizar a esposa de seu irmão e seus quatro filhos. Nas atuais circunstâncias, a prioridade agora é a assistência para centenas de milhares — que podem chegar a milhões — de pessoas cujas casas foram destruídas pelos terremotos. "Atendemos às necessidades de alojamento de 1,6 milhão de pessoas. Quase 2,2 milhões de pessoas foram retiradas ou abandonaram as províncias (atingidas)", afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na terça-feira, após uma reunião do governo. ZONAS REBELDES No lado sírio, pela primeira vez desde 2020 um comboio de ajuda entrou na terça-feira nas zonas rebeldes do norte do país depois de atravessar a passagem de fronteira de Bab al-Salama, no limite com a Turquia.O comboio era integrado por 11 caminhões da Organização Internacional para as Migrações (OIM), carregados com barracas, colchões, cobertores, tapetes e outros produtos.O posto de fronteira de Bab al-Salama liga o território turco ao norte da província de Aleppo, controlada por facções sírias leais a Ancara.O local havia sido fechado à ajuda humanitária da ONU por pressão da Rússia, aliada do regime de Damasco.As zonas fora de controle do governo sírio no norte de Aleppo e na província de Idleb (noroeste), onde moram quase três milhões de pessoas, estão entre as mais devastadas pelo terremoto na Síria.A Síria anunciou a abertura de duas novas passagens de fronteira com a Turquia por um período inicial de três meses para acelerar a chegada de ajuda humanitária.( Fonte R 7 Noticias Internacinal)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Ciberataques russos aumentaram 300% em países da Otan em 2022.

 

Relatório apresentado pelo Google indica uma crescente importância desse tipo de ação em conflitos futuros.

Os ciberataques russos aumentaram 300% nos países da Otan em 2022, em comparação com 2020, e 250% na Ucrânia, segundo um relatório apresentado pelo Google que ratifica a crescente importância dessa arma em conflitos futuros."As operações cibernéticas dos hackers aumentaram em 2021, antes da invasão" russa da Ucrânia em 24 de fevereiro do ano passado, informa o relatório da empresa de segurança digital Mandiant, recentemente comprada pelo Google Cloud para integrar o Grupo de Análises de Ameaças (TAG) do gigante americano. "Em 2022, a Rússia aumentou sua meta em 250% em comparação a 2020" na Ucrânia e "mais de 300% durante o mesmo período" nos países da Otan, acrescenta. A empresa ainda faz um alerta sobre o uso dessa estratégia no futuro."Está evidente que o ciberespaço terá um papel de destaque nos futuros conflitos armados em apoio às formas tradicionais de guerra”, advertiu. Desde o início dos confrontos, tanto Rússia quando Ucrânia fizeram uso dessas estratégias de ciberataque, entre elas hackeamento de sites, guerra de informação, sabotagem de infraestrutura crítica e espionagem, embora não tenham parecido influenciar decisivamente os combates. Os hackers pró-Moscou "utilizaram programas destrutivos para interromper e danificar a capacidade militar e governamental da Ucrânia", detalha a empresa, citando, também, ataques à infraestrutura civil para minar a confiança dos ucranianos nas instalações nacionais."Vimos mais ataques cibernéticos destrutivos na Ucrânia nos primeiros quatro meses de 2022 do que nos oito anos anteriores", constatou o comunicado. Mandiant reforça que essas operações consistem em roubo de dados, destruição e colaboração em operações de influência, sobretudo para apoiar as ações e a reputação do grupo paramilitar russo Wagner. Por fim, analisa que o mapa das principais potências mundiais, muitas vezes mais preocupadas com ganhos financeiros, está sendo redesenhado pelo conflito ucraniano e por seus movimentos geopolíticos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - 'Culto à morte' e militarização de jovens na Rússia após ofensiva na Ucrânia.

 

Professora chegou a ser sequestrada por não ensinar 'propaganda patriota' aos alunos de 13 anos.

 Quando a escola onde leciona em Moscou impôs cursos de patriotismo em setembro, Tatiana Chervenko se negou a ensinar "propaganda" a seus alunos do oitavo ano, de cerca de 13 anos, em pleno ataque russo contra a Ucrânia. Em um primeiro momento, a professora ensinou matemática nas horas reservadas à educação patriótica mas logo, pressionada pela direção, abordou a temática, sem reproduzir o discurso do Kremlin. O ato de resistência rendeu duas advertências. Em outubro, homens com o rosto coberto a sequestraram da escola, a colocaram em um veículo da polícia e a mantiveram retida por horas. Em dezembro, foi demitida. Tatiana Chervenko, de 49 anos, se recusou a se submeter às ordens de sua hierarquia porque considerou as aulas em questão, denominadas "conversas importantes", como uma tentativa de militarizar o pensamento dos alunos. "Querem fabricar soldadinhos. Alguns irão à guerra, outros fabricarão munições e outros criarão sistemas de informática para tudo isso", declarou à AFP. Volta às aulas e Kalashnikov O objetivo do Kremlin, ao lançar sua ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, era conseguir uma vitória rápida, mas frustrou-se com a feroz resistência dos ucranianos, apoiados com remessas de armas ocidentais. Agora, o governo afirma que a Rússia é alvo de uma guerra provocada pelo Ocidente e que todo e qualquer cidadão deve estar preparado para defender a pátria, traçando um paralelo com a luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi obedecendo a esta lógica que o presidente Vladimir Putin ordenou em setembro a mobilização de centenas de milhares de reservistas, civis, que hoje estão lutando e morrendo no front. Para o sociólogo russo Grigori Yudin, o Kremlin prepara a população, tanto adulta quanto infantil, para uma "guerra existencial importante". E as "conversas importantes" nas escolas são parte desta estratégia, afirma. Os temas abordam o glorioso passado russo e soviético, símbolos nacionais e questões sociais relacionadas à família e à cultura. O Kremlin é visto como defensor do valores conservadores frente a um Ocidente decadente. No vídeo o "Lugar da Rússia no mundo", exibido nas aulas de 13 de fevereiro, o ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, responde a um garoto que lhe pergunta como "os jovens cidadãos podem ajudar seu país". "Os desenhos que as crianças enviam ao front, vemos nas reportagens [...] O quão importantes são para os soldados", afirma o ministro. Para Grigori Yudin, isto evidencia uma vontade de "transformação completa e radical da educação, para mobilizar a juventude russa a fazer a guerra". Além disso, a Rússia espera que a partir do próximo ano letivo, que terá início em setembro, os alunos recebam treinamento militar básico, que inclui o manuseio de granadas e Kalashnikovs, como nos tempos soviéticos e na Guerra Fria.  "A educação tem agora duas funções: fazer propaganda e dar uma formação militar de base", considera o especialista, que não quis revelar se foi para o exílio, como fizeram muitos dos seus colegas críticos do poder.  Além disso, cartazes foram expostos nas ruas exaltando o Exército e os "heróis" nacionais. Desde março, o ato de desacreditar as forças militares pode ser punido com até 15 anos de prisão.  Na televisão, os programas e documentários sobre o conflito na Ucrânia são onipresentes, reforçando a mensagem de uma nação que deve se mobilizar a todo custo. Culto à morte "A vida é muito superestimada", declarou Vladimir Soloviev, uma das principais vozes da máquina midiática russa, por exemplo, em janeiro. "Por que ter medo do inevitável?".  A Igreja Ortodoxa também fez a sua parte, com o Patriarca Kirill assegurando que morrer no front compensava "todos os pecados". "Há uma glorificação da guerra, elementos de um culto à morte", julgou Grigori Yudin. Andrei Kolesnikov, cientista político do centro Carnegie, apontou que os dirigentes russos buscam formar uma sociedade que defenda o regime a ferro e fogo. "As gerações futuras devem aplicar humildemente a vontade do Estado", disse ele.  Muitos russos concordam, como Nikolai Karputkin, um visitante de um parque de diversões militar perto de São Petersburgo, onde as famílias podem observar os tanques e as crianças aprendem a atirar ou realizar uma ofensiva de infantaria com armas na mão. "Não estamos travando uma guerra contra a Ucrânia, mas uma guerra contra o Ocidente, uma guerra contra os valores ocidentais que eles querem nos impor", disse o homem, um pai de 39 anos."Devemos defender os valores tradicionais e a soberania da nossa pátria".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Jovem de 17 anos é resgatada com vida na Turquia após ficar mais de 10 dias sob escombros.

 

Equipes de resgate continuam trabalhando para localizar vítimas, mas é cada vez mais difícil encontrar sobreviventes.

Aleyna Olmaz, de 17 anos, foi resgatada com vida na Turquia após ficar 250 horas (mais de dez dias) sob os escombros em Dulkadiroglu, distrito da província de Kahramanmaras. As informações foram publicadas pela agência de notícias turca Anadolu. As chances de encontrar pessoas com vida após um terremoto são maiores nas primeiras 72 horas. Com o passar dos dias, fica cada vez mais difícil a localização de sobreviventes, que estão sem água nem comida. O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na madrugada do dia 6 de fevereiro deixou cerca de 40 mil mortos até o momento. Estima-se que milhares de vítimas estejam sob os restos de casas e prédios que caíram com a força do tremor. A situação foi classificada pela OMS como "o pior desastre natural na Europa" nos últimos cem anos. Diversos países enviaram profissionais de várias áreas para ajudar no trabalho de busca das vítimas. Do Brasil, foram 40 pessoas e 5 cães farejadores. Resgates emocionantes Um menino de 13 anos foi resgatado com vida na última segunda-feira (13), depois de ter ficado preso por 182 horas sob os escombros de um prédio na província de Hatay. Quatro horas antes, em Antakya, capital da província de Hatay, uma mulher de 70 anos e outra de 26 haviam sido resgatadas com vida, após terem aguentado 178 horas de espera.Segundo especialistas, as baixas temperaturas, que nos últimos dias estiveram próximas de zero, podem favorecer a sobrevivência, por retardar a desidratação. Terremoto destruiu séculos de história na milenar cidade turca de Antakya ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Projeto cria pensão especial para crianças órfãs em decorrência de feminicídio.

 

Pensão beneficiará filhos inscritos no CadÚnico, que estudem e não tenham antecedentes criminais.

O Projeto de Lei 310/23 cria pensão especial de um salário mínimo mensal (atualmente R$ 1.302) para filhos de até 18 anos que tenham perdido a mãe por conta de feminicídio. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. Para ter direito à pensão, os filhos da vítima deverão estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Deverão ainda comprovar matrícula e frequência escolar mínima em instituição de ensino, estar em dia com o calendário de vacinação e não terem registro de prática de ato infracional, crime ou contravenção penal. Filhos que estejam cursando ensino superior poderão continuar recebendo a pensão até os 24 anos de idade. “Nossa preocupação recai sobre os filhos órfãos das vítimas de crimes perpetrados por razões da condição de sexo feminino, quando o crime envolve violência doméstica e familiar, bem como menosprezo ou discriminação à condição de mulher”, explica a autora, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) (Republicanos-SP). Segundo ela, a proposta foi inspirada na Lei 17.851/22, do município de São Paulo, que autoriza a criação do Auxílio Ampara, benefício a ser pago a crianças e adolescentes em situação de orfandade decorrente de feminicídio. Tutor O projeto que tramita na Câmara dos Deputados estabelece ainda que será nomeado um tutor ou curador para receber o benefício nos casos em que o pai ou responsável for autor, coautor ou partícipe do crime de feminicídio. A pensão especial não pode ser acumulada com outro benefício previdenciário, sendo assegurado o direito de opção por um deles. O recebimento do benefício não prejudica o direito do beneficiário à indenização paga pelo autor do crime de feminicídio. Fonte: Agência Câmara de Notícias Reportagem – Murilo Souza Edição – Natalia Doederlein

VIDANEWS - Inundações; alagamentos; desmoronamentos, prejuízos. Um drama sem fim?.

  

A bem da verdade, o problema não existe só de Anápolis. Mas, o problema existe em Anápolis, também.

 A falta de conscientização ambiental do povo e o descaso seguido dos governos subsequentes têm causado dramas e mais dramas sociais. O maior deles é o provocado pela força das águas provenientes das chuvas que, ao não encontrarem escoamento natural, invadem e derrubam tudo o que encontram pela frente. E, para quem acompanha a história, fica mais do que provado: a situação se agrava a cada ano que passa. A destruição é cada vez maior, os prejuízos também. O desalento tem tomado conta de muitos, ao perceberem que nada de prático e objetivo é feito para o encontro de uma solução lógica. O que ocorre em Anápolis ao longo dos anos (e em outras cidades) é fruto da incapacidade administrativa dos gestores que preferem fazer pracinhas e jardinzinhos, do que cuidarem da infraestrutura na essência. Dá mais visibilidade que, em outras palavras, dá mais voto. E, é isso que os políticos querem. Esse descaso resulta, quase sempre, em prejuízos materiais, danos físicos e, lamentavelmente, perdas fatais. A história está aí para mostrar. O agravamento de tudo é fruto, também, da comunidade que não auxilia. Esta comunidade que desafia a natureza, constrói onde não se pode construir; escava a terra onde não se pode escavar, dispensa todo tipo de entulho onde não se pode dispensar. O resultado é a situação caótica em que se vive. Enquanto não houver a conscientização de povo e governos, a situação tende a permanecer. E, até, a piorar.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

VIDANEWS - Gilmar Mendes suspende processos que autorizam acesso a armas.

 

Para o ministro, um decreto presidencial tem o objetivo de 'frear' a flexibilização das normas que facilitavam acesso aos armamentos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nessa quarta-feira (15) todos os processos de instâncias inferiores que discutem a legalidade do decreto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que impôs um controle mais rígido sobre o acesso de armas de fogo e munições no país. Na prática, a resolução anula a eficácia de qualquer decisão judicial contra o decreto do petista, que revogou normas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que facilitavam acesso aos armamentos. Segundo o ministro, é necessário frear uma "tendência de vertiginosa flexibilização das normas de acesso a armas de fogo e munições no Brasil enquanto se discute nova regulamentação da matéria".Na decisão, Gilmar Mendes afirma que "inexiste, na ordem constitucional brasileira, um direito fundamental ao acesso a armas de fogo pelos cidadãos, e a aquisição e o porte de armas de fogo no Brasil devem estar sempre marcados pelo caráter excepcional e pela exigência de demonstração de necessidade concreta”. O ministro diz ainda que não há inconstitucionalidade nas novas regras de acesso a armas no país. "De igual modo, também sob a perspectiva do conteúdo material da norma, também não vislumbro nenhuma inconstitucionalidade no decreto ora apreciado, que, pelo contrário, se encontra em consonância com os últimos pronunciamentos deste Supremo Tribunal Federal acerca da matéria de fundo", ressaltou. Em linhas gerais, Gilmar Mendes determinou: • a suspensão do julgamento de todos os processos em curso cujo objeto ou causa digam com a constitucionalidade, legalidade ou eficácia do decreto nº11.366, de 1º de janeiro de 2023, do Presidente da República; • a suspensão da eficácia de quaisquer decisões judiciais que eventualmente tenham, de forma expressa ou tácita, afastado a aplicação do decreto nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023, do Presidente da República. Decreto Em 2 de janeiro, Lula revogou as normas do governo Bolsonaro que ampliavam o acesso a armas de fogo e munições. Essa era uma das promessas de campanha do petista, que é favorável ao desarmamento da população.O decreto foi assinado por Lula durante a cerimônia de posse e, entre outras medidas, suspende novos registros de armas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e por particulares, reduz o limite para a compra de armas e munições de uso permitido e suspende novos registros de clubes e escolas de tiro.O documento ainda prevê que todas as armas compradas desde maio de 2019 sejam recadastradas pelos proprietários em até 60 dias e cria um grupo de trabalho para propor nova regulamentação para o Estatuto do Desarmamento, de 2003.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

 

VIDANEWS - Após desabar no primeiro ano da pandemia, número de casamentos aumenta 23% em 2021.

 

Quantidade de uniões registradas em cartório avança em todas as grandes regiões, mas não supera a média dos cinco anos pré-pandemia, mostra IBGE.

O Brasil registrou 932.502 casamentos em 2021. O número corresponde a um salto de 23,2% na comparação com o ano de 2020, quando a quantidade de uniões civis recuou 26,1% devido às medidas de distanciamento adotadas para conter a pandemia do novo Corona vírus. As Estatísticas do Registro Civil, apresentadas nesta quinta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que a quantidade de uniões registradas em cartório cresceu em todas as grandes regiões brasileiras, com destaque para o Nordeste, com 27,8% matrimônios a mais do que em 2020. Mesmo com o avanço, a quantidade de casamentos confirmados em 2021 não superou a média dos cinco anos anteriores à pandemia, de pouco mais de 1 milhão de registros anuais. Na avaliação do IBGE, as cerimônias voltaram a acontecer com mais frequência em razão das campanhas de vacinação e da flexibilização das medidas para contenção da Covid-19. “Entre as possíveis causas da redução dos casamentos entre 2019 e 2020 devem ser consideradas as orientações sanitárias de distanciamento social, que inviabilizaram a realização de cerimoniais e fizeram com que muitos casais adiassem a decisão pelo casamento", avalia o IBGE.O impacto da pandemia também é confirmado na análise mensal dos matrimônios nos últimos três anos. Em 2021, o aumento de registros se acentua a partir do mês de setembro. Desde 2019, o mês de dezembro se manteve como o preferido para a confirmação das uniões em cartório. Nos casamentos civis entre cônjuges solteiros de sexos distintos, com 15 anos ou mais, a diferença média de idade no momento da união foi de, aproximadamente, dois anos. Segundo os dados, os homens se casaram, em média, aos 30,9 anos, e as mulheres, aos 28,5 anos. Divórcios Assim como os casamentos, a quantidade de divórcios apresentada pelas Estatísticas do Registro Civil também cresceu na passagem de 2020 para 2021. A alta de 16,8% foi resultado de 386.813 separações confirmadas em primeira instância.Consequentemente, houve também uma elevação na taxa geral de divórcios e o número de rompimentos para cada 1.000 pessoas de 20 anos ou mais passou de 2,15‰ (2020) para 2,49‰ (2021).As regiões Nordeste e Sudeste apresentaram a maior variação da taxa de divórcio entre 2020 e 2021, de 25,5% e 16,3%, respectivamente. As separações judiciais concedidas nas duas localidades corresponderam a 77,5% de todos os divórcios do Brasil.Em média, os homens se divorciaram em idade mais avançada que as mulheres em 2021. Na data da separação, a população do sexo masculino tinha, em média, 43,6 anos, enquanto as mulheres, 40,6 anos de idade. A mesma diferença entre as idades de homens e mulheres ao se divorciarem foi observada em 2020.Em 2021 houve ainda uma diminuição no tempo de duração do casamento para 13,6 anos. Na média, desde 2010, o tempo médio entre a data do casamento e da sentença ou escritura do divórcio é de 16 anos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Inadimplência cresce 7,7% e atinge 65 milhões de brasileiros.

 

Quantidade de população com contas em atraso corresponde a 40% dos adultos no país, mostram SPC e CNDL.

 

O número de brasileiros inadimplentes cresceu 7,7% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado e afeta pouco mais de 65 milhões de brasileiros. Em relação a dezembro, o número corresponde a um aumento de 0,56% na quantidade de pessoas com contas em atraso. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (16), com base em levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com informações de capitais e interior dos 26 estados e do Distrito Federal. No momento, são pouco mais de 65 milhões de brasileiros com contas atrasadas. Com isso, um em cada quatro adultos do país estão inadimplentes, o que representa aproximadamente 40% dessa população no Brasil. O presidente da CNDL, José César da Costa explica que “o início do ano é sempre um período de gastos extras e o consumidor ainda acumula as dívidas feitas no período do Natal e férias”. “Por isso, o momento deve ser de cautela na hora de consumir, a prioridade deve ser o pagamento das contas e a negociação das dívidas em atraso”, completa ele. Na média, o inadimplente deve a duas empresas. No entanto, a maioria delas são bancos. O setor financeiro representa 63% dos credores com quem os brasileiros tem contas atrasadas. Tamanho e atraso da dívida Em média, cada negativado tem dívida de R$ 3.883. Isso equivale a quase quatro vezes do salário mínimo, que é de R$ 1302. Em janeiro deste ano, o número de dívidas atrasadas cresceu 17,9% em comparação ao mesmo mês de 2022. Da passagem entre dezembro e janeiro, o índice expandiu em 1,4% grupo que mais influenciou na alta do indicador foi o de dívidas existentes há um período entre 91 dias e um ano. Nesta faixa, o aumento foi de 16,3%.Perfil humano Por sua vez, a faixa etária que mais deve está entre 30 e 39 anos, com 23,8% do total. Ou seja, das pessoas com essa idade, 47,3% estão inadimplentes. Na questão do sexo, a divisão é semelhante. As inadimplentes são 50,8%, enquanto homens são 49,25.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiário do R7, sob supervisão de Alexandre Garcia

 

 

 

 

VIDANEWS - Economia perde fôlego no quarto trimestre, mas cresce 2,9% em 2022, mostra prévia do BC.

 

Encolhimento da atividade econômica nacional surge em meio à elevação dos juros ao maior nível desde 2017 para conter a inflação.

economia brasileira encolheu 1,46% no quarto trimestre de 2022, na comparação com os três meses anteriores. A perda de ritmo, no entanto, foi insuficiente para reverter o crescimento de 2,9% da atividade econômica em 2022.Os números foram apresentados nesta quinta-feira (16) pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), conhecido por sinalizar o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto). O dado oficial será revelado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no próximo dia 2 de março. Com o resultado negativo apurado no fim do ano passado, o indicador que estima a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil fechou 2022 aos 142,95 pontos na série dessazonalizada (livre de influências).No mês de dezembro, o IBC-Br mostra que a atividade econômica interrompeu a série de quatro baixas mensais consecutivas e avançou 0,29%. No início da sequência negativa, a atividade econômica operava aos 146,62 pontos. A perda de fôlego da atividade econômica já era esperada por analistas devido ao elevado patamar da taxa básica de juros. A manutenção da Selic em 13,75% ao ano, o maior nível desde 2017, representa uma política monetária contracionista na tentativa de conter a inflação. O cenário adverso para a economia é justificado pelo fato de que os juros mais altos encarecem o crédito, desestimulam o consumo da população e abrem opções de investimento para as famílias e empresas.O crescimento apurado pelo BC também vai em linha com as projeções do mercado financeiro e instituições internacionais. O FMI (Fundo Monetário Internacional) avalia que a economia nacional cresceu 3,1% em 2022, mas estima que o crescimento não deve superar 1,5% neste ano nem em 2024.Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE, órgão responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico, que será divulgado na primeira semana de março. No terceiro trimestre, quando a economia brasileira avançou 0,4%, a prévia do BC sinalizou alta de 1,36% no mesmo período.Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...