CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 7 de agosto de 2022

VIDANEWS - No Recife, Bolsonaro convoca apoiadores para o 7 de Setembro.

Presidente viajou neste sábado para participar de um ato religioso na capital pernambucana, onde também fez motociata pelas ruas.

Em um encontro com apoiadores no Recife, neste sábado (6), o presidente Jair Bolsonaro convocou a população para demonstrar apoio a sua gestão durante as manifestações do 7 de Setembro, data em que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. O chefe do Executivo nacional viajou até a capital pernambucana para participar de um evento religioso e aproveitou para fazer uma motociata pelas ruas."Temos algo tão ou mais importante que a própria vida. É a nossa liberdade. E a grande demonstração eu peço a vocês que seja explicitada no próximo dia 7 de Setembro. Estarei às 10h em Brasília, no grande desfile militar, e às 16h em Copabacana, no Rio de Janeiro. Mas estarei ligado com vocês aqui também. Será uma satisfação muito grande", discursou Bolsonaro. "Esse movimento não é político. Esse movimento não é de A, nem de B, nem de C. É um movimento do povo brasileiro, que não abre mão da sua liberdade e defende de verdade a sua democracia e também de todos aqui no Brasil", declarou Bolsonaro. rise econômica Antes de convocar os apoiadores para o 7 de Setembro, o presidente citou as consequências econômicas enfrentadas pelo país diante da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia. Bolsonaro também argumentou que o Brasil está "se comportando como um dos melhores países do mundo na economia".

VIDANEWS - Canal de denúncias recebe 750 reclamações de telemarketing abusivo por dia.

 

Em 16 dias, o Ministério da Justiça recebeu mais de 12 mil reclamações; operadoras de telefonia e bancos lideram ranking.

A cada dia, cerca de 750 consumidores denunciam casos de telemarketing abusivo ao Ministério da Justiça. Dede o dia 20 de julho, mais de 12 mil reclamações sobre as ligações não autorizadas foram registradas no canal criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Claro, Oi, Tim, Vivo, Banco Pan, Itaú, Sky, Santander, Bradesco e Banco Master são as empresas que mais foram citadas nas reclamações.O canal de denúncias surgiu após o Ministério da Justiça suspender as atividades de 180 companhias acusadas de práticas abusivas de telemarketing. Segundo a Senacon, a partir de agora será possível acompanhar, semanalmente, a relação com as empresas mais denunciadas no site do Ministério da Justiça. Leia também: Ligações de telemarketing ainda incomodam? Saiba como evitarPara denunciar, o consumidor deve preencher um formulário eletrînico com informações sobre a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços. Empresas de telefonia na mira da Anatel Na quinta-feira (4), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que vai intensificar aprimorar a medida cautelar que combate a prática. No início de junho, a autarquia expediu a medida para coibir as ligações realizadas por robôs, as chamadas robocalls. Também por efeito da cautelar, as prestadoras de telefonia passaram a bloquear chamadas que utilizassem números não atribuídos pela Agência – numeração de linhas telefônicas irregulares –, originadas na própria rede ou provenientes de outras prestadoras. Foi considerado como uso indevido dos recursos de numeração e uso inadequado de serviços de telecomunicações o "emprego de solução tecnológica para o disparo massivo de chamadas em volume superior à capacidade humana de discagem, atendimento e comunicação, não completadas ou, quando completadas, com desligamento pelo originador em prazo de até 3 segundos".Segundo a cautelar em vigor, as prestadoras devem identificar os usuários que gerarem ao menos cem mil chamadas, em um dia, com duração entre zero e 3 segundos, e proceder ao bloqueio da originação de chamadas pelo prazo de 15 dias.Ainda de acordo com a Anatel, foram identificados nos 30 dias anteriores à expedição da cautelar, 376 usuários que realizaram mais de 100 mil chamadas curtas (não completadas ou, quando completadas, com desligamento pelo originador em prazo de até 3 segundos) em um dia. Esses usuários juntos, realizaram cerca de 4,2 bilhões de chamadas curtas no período, como aponta relatório sobre o assunto.Após o início dos bloqueios pela Anatel, o volume de chamadas curtas, geradas nas prestadoras consideradas, caiu de 1,21 bilhão na semana de publicação da cautelar para cerca de 550 milhões, uma queda de 55%.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

VIDANEWS - Equipes avançam pouco em resgate de mineiros presos embaixo da terra no México.

Dez operários correm risco de morrer depois que acidente inundou a mina de carvão em que trabalhavam; cinco conseguiram escapar.

O sábado (6), classificado como "decisivo" pelo presidente Andrés Manuel López Obrador para o resgate de 10 mineiros presos desde quarta-feira (3) devido ao colapso e inundação de uma mina de carvão no nordeste do país, terminou com poucos avanços. A água no interior da mina, com dezenas de metros de profundidade, diminuiu apenas de 9,5 metros dos 34 que foram inundados, segundo relatos fornecidos às famílias pelas autoridades. Os mergulhadores, no entanto, não conseguiram entrar na mina. "Aproximadamente 2,5 metros [diminuiu a água no sábado]", disse Liliana Torres, sobrinha de um dos 10 trabalhadores, resumindo o relatório que as autoridades entregaram no sábado à noite apenas para as famílias."Hoje [sábado] é um dia decisivo porque, segundo os técnicos, será possível descobrir se existe a possibilidade de os mergulhadores entrarem sem risco", escreveu o presidente no Twitter. Por sua vez, a promotoria de Coahuila informou que havia realizado entrevistas com os cinco mineiros que ficaram feridos e conseguira sair da mina após o colapso — três deles estão hospitalizados. "Aparentemente, eles foram expulsos por uma torrente de água", explicou o promotor regional, Gerardo Márquez, aos jornalistas neste sábado. A promotoria, continuou Márquez, solicitou informações ao proprietário do prédio e ao concessionário. O proprietário é um empresário local e não tem histórico de outros acidentes, acrescentou sem dar o nome da empresa.Um vazamento de água que vem de minas próximas “não permite mais avanços”, disse a secretária regional de Trabalho, Nazira Zogbi.Mais de 300 funcionários estão na área da tragédia e as autoridades instalaram 19 bombas d'água capazes de extrair até 60 litros por segundo do interior da mina. Uma bomba adicional com maior capacidade foi incluída na noite de sexta-feira. Instalados em acampamentos improvisados, os familiares dos mineiros, incluindo crianças, mostraram um otimismo renovado na manhã deste sábado. "Nos outros dois dias (anteriores) não vimos nenhum progresso na água, mas agora vemos que saiu muita água em várias partes que foram escavadas", disse Elva Hernández, sogra de um dos trabalhadores. "Temos esperança de que eles estejam em algum lugar alto (dentro da mina), embora seja muita água, mas confiamos em Deus..." acrescentou a senhora de 71 anos, acompanhada de seu neto.A mina fica a cerca de 1.130 km ao norte da Cidade do México, na chamada região carvoeira de Coahuila. Após o colapso, cinco mineiros conseguiram sair e foram levados para um hospital, dos quais dois receberam alta, segundo as autoridades. O acidente ocorreu quando os trabalhadores encontraram uma área adjacente cheia de água durante a escavação, que desabou e inundou a mina.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - China termina hoje exercício militar de invasão ao redor de Taiwan.

Com caças e navios de guerra, partido comunista chinês organizou um treinamento após visita de deputada americana à ilha asiática.

A China encerra neste domingo (7) as maiores manobras militares de sua história em torno de Taiwan, uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha, que levou as relações entre Pequim e Washington ao seu ponto mais baixo em anos.Em resposta à visita de Pelosi, a China suspendeu sua cooperação com os Estados Unidos em várias áreas importantes, incluindo o combate às mudanças climáticas e questões de defesa. Também colocou caças, navios de guerra e mísseis balísticos em torno de Taiwan, o que foi interpretado por analistas como uma simulação de bloqueio e invasão do país vizinho.As manobras devem terminar neste domingo, embora Pequim já tenha anunciado novos exercícios militares no Mar Amarelo, localizado entre a China e a península coreana, até 15 de agosto.O Ministério dos Transportes de Taiwan disse que seis das sete "zonas de perigo temporário", que a China alertou as companhias aéreas para evitar, voltaram ao normal, sinalizando que está chegando ao fim de seus exercícios. “Voos e navegações podem ser retomados gradualmente”, disse o ministério em comunicado. A sétima zona, na costa leste de Taiwan, deve continuar a ser evitada até as 10h (02h GMT) de segunda-feira, acrescentou o ministério. Simulação de ataques No domingo, a China realizou "exercícios práticos em conjunto no mar e no espaço aéreo ao redor da ilha de Taiwan, conforme planejado", disseram os militares chineses.Esses exercícios visavam "testar o poder de fogo terrestre conjunto e as capacidades de ataque aéreo de longo alcance", acrescentou.O Ministério da Defesa de Taiwan confirmou que a China enviou "aviões, navios e drones" ao redor do Estreito de Taiwan, "simulando ataques à ilha principal de Taiwan e navios em nossas águas".Em resposta, Taiwan disse que mobilizou um "sistema conjunto de vigilância e reconhecimento de inteligência para monitorar de perto a situação do inimigo", além de despachar aviões e navios. O primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang, disse que a China está "usando de forma bárbara a ação militar" para interromper a paz no Estreito de Taiwan."Pedimos ao governo chinês que não saia por aí exercendo seu poder militar, mostrando seus músculos em todos os lugares e colocando em risco a paz da região", disse ele a repórteres no domingo. Advertência Para mostrar a proximidade da costa de Taiwan, os militares chineses divulgaram um vídeo do litoral e das montanhas da ilha, filmado por um piloto. Ele também divulgou uma foto que afirma ter sido tirada de um de seus navios militares que patrulhava perto de Taiwan e na qual a costa da ilha pode ser vista ao longe.Durante suas manobras, Pequim também disparou mísseis balísticos sobre a capital de Taiwan, segundo a mídia estatal chinesa.Taiwan manteve sua posição durante as manobras da China, dizendo que não será intimidado por seu "vizinho do mal".Mas especialistas alertam que os exercícios revelam um exército chinês cada vez mais ousado, capaz de realizar um duro bloqueio à ilha autogovernada, além de obstruir a chegada de forças americanas.“Em algumas áreas, suas capacidades podem até exceder as capacidades dos Estados Unidos”, disse à AFP Grant Newsham, pesquisador do Fórum do Japão para Estudos Estratégicos e ex-oficial da Marinha dos EUA."Se uma batalha [futura] estiver confinada à área ao redor de Taiwan, a marinha chinesa é um oponente perigoso e, se os americanos e japoneses não intervirem por algum motivo, será muito difícil para Taiwan", acrescentou.A escala das manobras e a decisão de Pequim de se retirar das negociações bilaterais cruciais provocaram uma enxurrada de condenações.O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, denunciou uma reação "desproporcional" no sábado.Blinken considerou que a China não deve levar discussões sobre temas como as mudanças climáticas “refém”, porque “não pune os Estados Unidos, mas o mundo inteiro”.O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que "é impossível resolver os problemas mais prementes do mundo sem diálogo e cooperação efetivos entre os dois países", segundo seu porta-voz.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Presidente de Portugal defende investigação sobre abusos dentro da Igreja Católica.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que não obter respostas sobre possíveis crimes dentro da instituição fará com que ela apodreça.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou que é um "erro" não buscar a verdade sobre casos de abuso dentro da Igreja Católica portuguesa e lembrou que não obter a verdade vai acabar "apodrecendo" a instituição."É um erro não ver que, para a sociedade como um todo e para a instituição, o que vale é antecipar a busca da verdade e, se não o fizerem, vão apodrecer e morrer pensando que estão vivos", disse o presidente nesta sexta-feira (5). Rebelo de Sousa, que fez essas declarações depois de se reunir no Palácio de Belém com a comissão especializada que estuda casos de pedofilia na Igreja portuguesa, acrescentou que "todos aqueles que são crentes [...] entendem que uma instituição só vence com verdade e transparência".O presidente também fez um apelo às vítimas para que usem "seu direito de denunciar" tanto junto às autoridades judiciárias e policiais quanto à própria comissão, que aceita depoimentos anônimos. O mandatário mostrou seu apoio à comissão, criada no início do ano pela Conferência Episcopal Portuguesa, pois vem desempenhando "um papel fundamental" e conseguiu desbloquear "um tabu" na sociedade portuguesa, que permitirá às pessoas não ter "medo" de denunciar. Lembrou que essa equipe apresentará um relatório final com dados e recomendações a seguir no fim do ano e considerou que “provavelmente será necessário que haja uma comissão contínua que colabore com o papel da Justiça”.O líder português realizou essa reunião poucos dias depois de uma polêmica que envolve a Igreja Católica do país, após o jornal Observador ter revelado que o Patriarcado de Lisboa não apresentou queixa à polícia por suposto abuso sexual de um menor no fim da década de 1990.O padre denunciado nesse caso permaneceu ativo com funções na capelania de um hospital. Em 2019, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, voltou a se reunir com essa vítima, que “não quis divulgar o caso”, alegou o cardeal em uma carta aberta divulgada na semana passada, na qual defendeu que “foi tomada uma decisão tendo em conta as recomendações civis e canônicas em vigor".Além disso, a comissão que investiga os casos de abuso já recebeu mais de 350 denúncias, e uma investigação jornalística publicada hoje pelo jornal Expresso acrescenta que, além de Clemente, pelo menos dois bispos ocultaram da polícia e do Ministério Público queixas sobre abuso infantil.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio será de R$ 8 mi.

Os números sorteados no concurso 2.508 deste sábado (6)  foram os seguintes:  41 - 45 - 48 - 51 - 53 – 58.

A Mega-Sena sorteada neste sábado (6) não teve granhadores e o prêmio principal ficou aculmulado. No próximo concurso, a loteria deverá pagar R$ 8 milhões. Os números sorteados no concurso 2.508 foram:  41 - 45 - 48 - 51 - 53 - 58.A quina saiu para 26 apostas, que vão ganhar cada uma R$ 71.728,72. Já a quadra teve 1.510 apostas ganhadoras, que vão receber cada R$ 1.764,37 Este foi o terceiro sorteio da Mega-Semana da Sorte, que ofereceu uma chance extra ao apostador, com três sorteios na semana: na terça (2), na quinta-feira (4) e no sábado (6).Caso apenas um apostador levasse o prêmio deste sábado e aplicasse o dinheiro na poupança, ele receberia R$ 21,8 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferisse investir no ramo de alimentos, o valor seria suficiente para montar 20 restaurantes, ao custo de R$ 150 mil cada um.As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. O valor de uma aposta simples na Mega é de R$ 4,50.(  Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Brasil tem 12 candidatos à Presidência; veja quem são.

 

Prazo para as convenções partidárias terminou nessa sexta (5); partidos têm até 15 de agosto para registrar as chapas junto ao TSE.

O Brasil terá 12 candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro. O prazo para as convenções partidárias, eventos em que os partidos escolhem seus candidatos, terminou nessa sexta-feira (5). Agora, as legendas têm até o dia 15 de agosto para registrar as chapas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicando os candidatos a vice.Os 12 postulantes à Presidência da República nas eleições deste ano são Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Soraya Thronicke (União Brasil). O perfil dos candidatos é variado. Bolsonaro é militar, nascido em São Paulo, mas com mandatos conquistados pelo Rio de Janeiro. Lula, metalúrgico e sindicalista, nasceu em Pernambuco e foi presidente do Brasil entre 2003 e janeiro de 2011. Ciro Gomes, natural de São Paulo, é advogado, professor universitário e já foi governador do Ceará e ministro da Fazenda.  Atualmente com mandato de senadora, Simone Tebet é advogada e professora. Natural do Mato Grosso do Sul, está na política desde 2002. Nascido em Belo Horizonete, Leonardo Péricles é técnico em mecatrônica. Nunca ocupou um mandato político. De Goiânia, PabloMarçal é jurista, escritor, influenciador e coach motivacional.  Vera Lúcia nasceu em Pernambuco. É operária sapateira e formada em ciências sociais. Empresário e cientista político, Felipe D’Ávila é de uma família com políticos. Natural de São Paulo, Sofia Manzano é graduada em ciências econômicas, mestra em desenvolvimento econômico e doutora em história econômica pela USP.Aos 82 anos, Eymael entra pela 6ª vez na disputa à Presidência. É natural de Porto Alegre e formado em filosofia e direito. Em prisão domiciliar, Roberto Jefferson nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e cumpre pena após condenação no escândalo do mensalão. Soraya Thronicke está no primeiro mandato de senadora. Natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é advogada e empresária. Bolsonaro terá como companheiro de chapa o general Walter Braga Netto (PL); Lula disputará ao lado do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB); Ciro escolheu a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos (PDT); Simone Tebet terá a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) no posto; Samara Martins (UP) será a vice de Leonardo Péricles; Vera Lúcia tem a companheira de partido Raquel Tremembé (PSTU) em sua chapa; Tiago Mitraud (Novo) é o vice de D'Ávila; Antônio Alves (PCB) faz par com Sofia Manzano; e Marcos Cintra (União Brasil) concorre na chapa com Soraya Thronicke. Dos 12 candidatos, três ainda não escolheram quem ocupará a vaga de vice: Marçal, Eymael e Jefferson. Até o momento, apenas Lula e Tebet têm candidatos a vice de outros partidos. Os demais são todos "chapa pura", em que o candidato e o vice são da mesma legenda. O primeiro turno das eleições vai ocorrer em 2 de outubro e o eventual segundo turno no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h.A hora de início da votação terá como referência o horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. Eleitores do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes, devido à diferença de fuso horário. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde. Os políticos eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente, vice-presidente e governador, a posse ocorrerá em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares, por sua vez, assumem os mandatos em 1º de fevereiro.Recorde de eleitores Nas eleições deste ano, o Brasil terá uma quantidade recorde de eleitores aptos a votar. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 156.454.011 brasileiros poderão comparecer às urnas. Em comparação com o último pleito geral, em 2018, o país ganhou quase 10 milhões de novos eleitores. Naquele ano, 147.306.275 pessoas puderam votar. O número representa um acréscimo de 6,2%. Cerca de 80% dos eleitores votarão com identificação pelo sistema biométrico (veja vídeo acima).Segundo o TSE, a adesão de adolescentes de 16 e 17 anos ao processo eleitoral foi fundamental para aumentar o número de eleitores, apesar de o voto ser facultativo para essa faixa etária. De acordo com o tribunal, 2.116.781 jovens poderão votar em outubro. Esse número é 51,1% maior que o registrado em 2018, quando 1.400.617 adolescentes puderam ir às urnas. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Alta dos juros para conter a inflação ameaça crescimento econômico.

 

Disparada de 11,75 pontos percentuais da taxa Selic desestimula o consumo, freia produção e já reflete nas previsões de crescimento do PIB em 2023.

A trajetória que levou a taxa básica de juros ao maior patamar dos últimos seis anos para segurar o avanço da inflação pode ter um efeito perverso no desempenho da economia brasileira. O movimento ocorre com o menor estímulo para as famílias consumirem e já reflete nas expectativas de crescimento para 2023.Desde março do ano passado, a taxa Selic disparou 11,75 pontos percentuais, de 2% para 13,75% ao ano. O ciclo pode ainda não ter chegado ao fim e parte dos analistas do mercado financeiro e o próprio Copom (Comitê de Política Monetária) já admitem um novo ajuste dos juros em 0,25 ponto percentual na reunião de setembro. "O Comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião. O Copom enfatiza que seguirá vigilante e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas", ressalta o documento que comunicou a nova alta dos juros. Para Vitor Nery, analista de renda fixa da Blue3 Investimentos, um novo ajuste da taxa básica de juros para o patamar de 14% ao ano terá um efeito pequeno perto do impacto já causado pela política monetária contracionista desde março do ano passado.Nery explica que existe agora a necessidade de observar o período de manutenção dos juros em alta, o que representa um "freio forte" para o desenvolvimento da atividade econômica. "Embora consiga reduzir ainflação, uma taxa Selic elevada, se prolongada por muito tempo, causa um atraso econômico e impactar fortemente o PIB", afirma. Com o possível cenário de manutenção da Selic em um nível elevado por um período prolongado, o mercado financeiro começou a derrubar a expectativa de alta do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Somente nas últimas quatro semanas, a expectativa de crescimento para o ano que vem caiu de 0,5% para 0,4%.As avaliações levam em conta que os juros maiores tornam o dinheiro mais caro, encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento pelas famílias. "As pessoas que desejam movimentar a roda da economia vão pensar duas vezes antes de tomar um empréstimo mais caro", ressalta Nery.Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, observa que somente o fim da trajetória de elevação da taxa Selic é aguardado na expectativa de reaquecimento da economia nos próximos anos."Como o mercado financeiro tenta antecipar os movimentos, a leitura é de que o ciclo de alta dos juros se aproxima do fim e, se a inflação arrefecer, o BC vai poder reduzir a Selic. [...] Com o movimento de corte, existe a expectativa de um reaquecimento da economia, porque todo crédito fica facilitado para consumidores e empresários", prevê Jorge.O movimento de alta dos juros já reflete no desempenho do setor industrial, único dos grande segmentos a figurar ainda abaixo do patamar de fevereiro de 2020, último mês sem medidas restritivas para conter o avanço da pandemia no Brasil."Novas altas da Selic, além de 13,75% ao ano, podem desestimular ainda mais uma retomada de crescimento econômico. O setor industrial ainda sofre com o desarranjo da cadeia produtiva, principalmente insumos básicos", observa Fábio Astrauskas, economista e professor do Insper.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...