Em 16 dias, o Ministério da
Justiça recebeu mais de 12 mil reclamações; operadoras de telefonia e bancos
lideram ranking.
A cada dia, cerca de 750 consumidores denunciam casos de
telemarketing abusivo ao Ministério da Justiça. Dede o dia 20 de julho,
mais de 12 mil reclamações sobre as ligações não autorizadas foram registradas
no canal criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Claro,
Oi, Tim, Vivo, Banco Pan, Itaú, Sky, Santander, Bradesco e Banco Master são as
empresas que mais foram citadas nas reclamações.O canal de denúncias surgiu
após o Ministério da Justiça suspender as atividades de 180 companhias acusadas
de práticas abusivas de telemarketing. Segundo a Senacon, a partir de agora
será possível acompanhar, semanalmente, a relação com as empresas mais
denunciadas no site do Ministério da Justiça.
Leia também: Ligações de
telemarketing ainda incomodam? Saiba como evitarPara denunciar, o consumidor deve
preencher um formulário eletrînico com informações sobre a data e o número de
origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual
empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e
serviços. Empresas de telefonia na mira da Anatel Na quinta-feira (4), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) anunciou que vai intensificar aprimorar a
medida cautelar que combate a prática. No início de junho, a autarquia
expediu a medida para coibir as ligações realizadas por robôs, as chamadas robocalls. Também por efeito da cautelar, as prestadoras
de telefonia passaram a bloquear chamadas que utilizassem números não
atribuídos pela Agência – numeração de linhas telefônicas irregulares –,
originadas na própria rede ou provenientes de outras prestadoras. Foi
considerado como uso indevido dos recursos de numeração e uso inadequado de
serviços de telecomunicações o "emprego de solução tecnológica para o
disparo massivo de chamadas em volume superior à capacidade humana de discagem,
atendimento e comunicação, não completadas ou, quando completadas, com
desligamento pelo originador em prazo de até 3 segundos".Segundo a
cautelar em vigor, as prestadoras devem identificar os usuários que gerarem ao
menos cem mil chamadas, em um dia, com duração entre zero e 3 segundos, e
proceder ao bloqueio da originação de chamadas pelo prazo de 15 dias.Ainda de
acordo com a Anatel, foram identificados nos 30 dias anteriores à expedição da
cautelar, 376 usuários que realizaram mais de 100 mil chamadas curtas (não
completadas ou, quando completadas, com desligamento pelo originador em prazo
de até 3 segundos) em um dia. Esses usuários juntos, realizaram cerca de 4,2
bilhões de chamadas curtas no período, como aponta relatório sobre o assunto.Após
o início dos bloqueios pela Anatel, o volume de chamadas curtas, geradas nas
prestadoras consideradas, caiu de 1,21 bilhão na semana de publicação da cautelar para cerca
de 550 milhões, uma queda de 55%.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)
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