CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 20 de novembro de 2022

VIDANEWS - Fornecimento de energia na Ucrânia está sob controle, diz governo.

 

Ataques de mísseis russos afetaram quase metade do sistema elétrico do país; havia o risco de um apagão na capital, Kiev.

O fornecimento de eletricidade na Ucrânia está sob controle apesar de uma série de ataques russos contra a infraestrutura de geração de energia, e não há motivo para pânico, anunciou o Ministério de Energia do país no sábado (19).Separadamente, o diretor da DTEK, maior empresa privada de energia da Ucrânia, disse que não há necessidade para que as pessoas deixem a Ucrânia por causa da oferta de eletricidade. Ataques de mísseis russos afetaram quase metade do sistema elétrico da Ucrânia, e as autoridades de Kiev disseram na sexta-feira (18) que um apagão completo na capital era possível."Negando declarações causadoras de pânico espalhadas nas redes sociais e na imprensa online, garantimos a vocês que a situação do fornecimento de energia está difícil, mas sob controle", disse o Ministério da Energia em nota.Autoridades ucranianas marcaram desligamentos programados de redes elétricas para ajudar nos reparos, diz a nota, pedindo que famílias cortem o consumo de energia em pelo menos 25%.O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, acusou a Rússia no mês passado de tentar desestabilizar o país ao forçar milhões de pessoas a fugirem para o Oeste, criando uma crise de refugiados na União Europeia. O presidente-executivo da DTEK, Maxim Timchenko, disse que as Forças Armadas, o setor energético e cidadãos ucranianos estão fazendo milagres para manter o fornecimento."Não há necessidade para deixar a Ucrânia hoje", disse uma nota da empresa que cita o executivo.Zelenski disse no sábado que os problemas de fornecimento são piores em Kiev e em seus arredores, assim como em outras seis regiões."Estamos trabalhando por todo o país para estabilizar a situação", disse o presidente em um pronunciamento por vídeo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Elon Musk anuncia que vai restaurar a conta de Donald Trump no Twitter.

 

Após realizar uma enquete na sua conta, o empresário readmitiu o ex-presidente dos EUA na rede social.

O empresário Elon Musk, dono do Twitter, anunciou neste sábado (19) que vai restaurar a conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, banido da rede social após o ataque ao Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021."O povo falou. Trump será reintegrado", tuitou Musk depois de saber o resultado final de uma pesquisa que fez com seus apoiadores, que por uma ligeira maioria votaram "sim" ao retorno do político republicano à plataforma. Logo após o anúncio, a conta de Donald Trump já reapareceu no Twitter. Depois de Musk comprar a rede social, o candidato republicano comemorou a negociação e disse que o Twitter está "em boas mãos", mas nos últimos dias afirmou, no entanto, que permanecerá na rede social Truth Social, apesar desta plataforma lhe oferecer um alcance de público muito menor em comparação com o Twitter.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Tiroteio em boate gay deixa vários mortos em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

 

Em sua página no Facebook, o Club Q afirma ter sido vítima de um ataque de ódio, e diz que frequentadores conseguiram evitar que atirador matasse mais pessoas.

Um tiroteio em uma boate gay de Colorado Springs, oeste dos Estados Unidos, deixou ao menos cinco mortos e 18 feridos. Segundo a página do Club Q, no Facebook, o local foi vítima de um atirador e de um ataque de ódio (veja mensagem abaixo).Imagens do local mostram um policial reagindo a tiros contra um grupo, mas ainda não há mais informações do que ocorreu no estabelecimento. "Houve um tiroteo esta noite em um bar. Há 18 feridos e cinco mortos", informou Pamela Castro, porta-voz de la polícia local.Na página do estabelecimento no Facebook os proprietários afirmam que "o Club Q está devastado pelo ataque sem sentido à nossa comunidade".E prosseguem: "Nossas orações e pensamentos estão com todas as vítimas, suas famílias e amigos. Agradecemos as rápidas reações dos heróicos clientes que subjugaram o atirador e acabaram com esse ataque de ódio." Colorado Springs é uma cidade do estado do Colorado, nos Estados Unidos. ( Fonte R 7 Noticias Internacional))

 

 

VIDANEWS - Toffoli pede vista e suspende julgamento sobre prisão especial para quem tem ensino superior.

 

Alexandre de Moraes, relator da ação no STF, defendeu que cela especial é 'privilégio social' incompatível com a Constituição.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista neste sábado (19) ao processo que vai decidir se a garantia de cela especial para quem tem ensino superior é compatível com a Constituição.O pedido de vista significa que o ministro quer mais tempo para analisar a ação. Não há previsão para a retomada do julgamento, que só é retomado quando Toffoli liberar o voto. O chamado "instituto da prisão especial" dá aos detentos com diploma universitário o direito de cumprir as prisões processuais — quando ainda não há uma condenação — em celas especiais, geralmente individuais.O então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ingressou com a ação em 2015. Ele afirmou que a diferenciação entre presos comuns e presos especiais, com base no grau de instrução acadêmica, "contribui para perpetuação de inaceitável seletividade do sistema de justiça criminal".O julgamento começou nessa sexta-feira (18) no plenário virtual do STF. Nessa modalidade, os votos são carregados na plataforma on-line sem debate direto ou reunião do colegiado. Antes da suspensão, os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia votaram para acabar com o benefício. Relator do processo, Moraes defendeu que o regime especial de prisão para quem cursou ensino superior é um "verdadeiro privilégio social" incompatível com o princípio de igualdade previsto pela Constituição de 1988. Ele disse que não vê "justificativa razoável" para a distinção dos presos provisórios por grau de instrução.O voto afirma ainda que a categorização "fortalece desigualdades especialmente em uma nação tão socialmente desigual como a nossa". O último Censo, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, mostra que só 11 30% dos brasileiros têm ensino superior completo. O número cai quase pela metade entre os pretos e pardos: apenas 5,65% se formaram na universidade."Ao permitir-se um tratamento especial por parte do Estado dispensado aos bacharéis presos cautelarmente, a legislação beneficia justamente aqueles que já são mais favorecidos socialmente, os quais já obtiveram um privilégio inequívoco de acesso a uma universidade", destacou.O ministro também defendeu que o Estado não pode "proteger" um recorte da população e se "omitir" em relação aos demais, que precisam dividir celas superlotadas. "Garantir condições adequadas e dignas de encarceramento é dever estatal em relação a todos, e não a uma categoria específica de pessoas", escreveu.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Com Copa, televisão encabeça lista dos mais procurados na Black Friday.

 

Eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos consumidores, em diferentes estudos; celulares estão no segundo lugar.

Uma televisão grande e moderna, com qualidade superior de som e imagem, é o objeto de desejo de um a cada quatro fãs de futebol que pretendem aproveitar as ofertas na Black Friday deste ano, no próximo dia 25. A ideia é assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol do Catar, principalmente aos da seleção brasileira, com a família ou com os amigos, sem perder nenhum detalhe.  Isso é o que mostra a pesquisa Perfect Match, realizada pelo Google em parceria com a Offerwise. Essa pesquisa também apurou que 91% da população pretende assistir aos jogos da seleção ao vivo, e que 86% dos brasileiros vão acompanhar todo o campeonato (e não apenas as partidas do time nacional). Dos torcedores entrevistados, 66% disseram ter a intenção de adquirir um produto ou serviço pensando no mundial - e desses, 62% afirmaram que querem gastar até R$ 500 nas compras relacionadas à competição. Ainda segundo esse estudo, as vendas de eletrônicos e móveis, para deixar a casa mais confortável, cresceram no primeiro semestre deste ano. A partir de julho, foi registrado aumento na aquisição de planos de internet, de TVs por assinatura e de camisas das seleções que participam da Copa. Em setembro, as importações de Smart TVs triplicaram, na comparação com o mesmo período do ano passado, informa a KPMG, que também observou queda de 3,2% no preço médio dos aparelhos de TV, entre janeiro e agosto deste ano. "A Copa do Mundo tende a beneficiar o comércio, mas é um consumo marginal", diz Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomercio-SP. Para ele, esse evento não vai ter o mesmo impacto que teve no passado na venda de TVs. "Sendo bastante direto, a venda de televisores não será uma grande alavanca de receita do setor de eletrodomésticos e eletrônicos", afirma.  "Existiu uma época em que a Copa do Mundo tinha uma representatividade decisiva na venda de televisores, e isso foi num passado recente. Se a gente retroceder uns 10 anos, vai ver que a revolução tecnológica desses equipamentos foi muito, muito grande. Rapidamente, passamos de modelos de tamanho médio de 20, 30 polegadas para 50 a 60, com tecnologia 4K e OLED", fala Carvalho. Hoje, o cenário é diferente porque as televisões modernas têm maior durabilidade e, portanto, não precisam ser trocadas em um curto espaço de tempo. "O consumidor tende a permanecer com o mesmo televisor por 6 ou 7 anos, sem que ele tenha nenhum defeito. As TVs de tubo apresentavam problemas de imagem a toda hora, queimavam, entre outras coisas. Ninguém mais troca de televisão a cada um ou dois anos", explica o assessor da Fecomercio-SP. Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) afirma não ter percebido, até o momento, um grande interesse da população por televisores. "Não é o item principal na lista do consumidor. A partir dos dados da pesquisa de intenção de compras na Black Friday, a TV se mantém estável em relação a 2021, quando 19,4% queriam adquirir um aparelho. Neste ano, mesmo com a Copa, 19,9% dos entrevistados citaram o televisor como um dos produtos que desejam comprar. Não é que essa intenção não seja relevante, mas não me parece que o pessoal esteja tão entusiasmado", opina. "Em relação ao ano passado, tivemos um aumento de dez pontos no número de pessoas que manifestaram a intenção de fazer compras na Black Friday, o que é um crescimento expressivo", diz Ruiz de Gamboa. "Também diminuiu o índice de consumidores afirmando que não vão comprar nada, o que deve levar novembro e dezembro a serem mais positivos, e o quarto semestre a ter melhores resultados". As restrições à circulação de pessoas durante os períodos críticos da pandemia fez muita gente investir em mais conforto para o lar, e isso pode ter antecipado a compra de TVs. "Ao longo de 2020 e 2021, grande parte da população aproveitou para trocar a televisão que tinha em casa, porque o uso foi intensivo. As lojas de eletrônicos e eletrodomésticos venderam muito acima da média, assim como o e-commerce e, portanto, já houve uma renovação de televisores. Certamente, a demanda agora é muito menor do que era antes", diz Carvalho, assessor da Fecomercio-SP. Outros desejos de consumo Em um levantamento feito pela Nielsen em parceria com a Toluna, plataforma especializada em pesquisa de mercado, os eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos consumidores na Black Friday, no topo da lista de 59% da população. Os celulares estão em segundo lugar, com 57% das intenções de compra, seguidos por produtos de vestuário, citados por 56% dos entevistados. Os eletrodomésticos também aparecem como os produtos com maior probabilidade de serem adquiridos na Black Friday na pesquisa da startup Eu Amo Cupons. Itens de tecnologia e eletrônicos têm 23% das intenções de compra, os de moda, 15%, beleza e cosméticos (10%) e outros (12%).Eletrônicos foram os produtos citados como os mais desejados por 86% dos mais de 1.600 consumidores, de todas as regiões do país, que participaram do estudo do Pelando, rede social de compras, promoções e cupons de descontos, realizado em setembro. “As expectativas de compra para esta Black Friday são maiores [que as do ano passado], pois os consumidores estão estimulados pela Copa do Mundo”, diz Guilherme Vieira, fundador do Pelando. Esse levantamento mostra que 57,40% dos consumidores pretendem gastar mais do que na edição de 2021: o tíquete médio de 21% dos participantes está entre R$ 1.000 e R$ 2.000, 13% das pessoas reservaram entre R$ 500 e R$ 1.000, e 14% dos respondentes estão dispostos a gastar mais de R$ 2.000. Depois dos eletrônicos, os produtos mais desejados são games e computadores (63%), itens de casa e cozinha (35%), supermercado (26%), moda (22%), saúde, beleza e viagens (16%), e serviços de assinatura e delivery (15%). Os brasileiros e a TV Historicamente, a televisão é o aparelho eletroeletrônico com maior presença nos domicílios brasileiros. Na pandemia, o celular ganhou destaque, e se tornou o principal dispositivo de acesso à internet em casa, fazendo a TV e o computador perderem seu protagonismo. O percentual de residências com smartphones cresceu de 94,4% para 96,3% de 2019 para 2021.  Os dados são do PnadTIC, levantamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, que usa como base as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em setembro deste ano. Com o crescimento dos serviços de streaming, a presença de TVs nas residências já vinha recuando desde 2016, quando era de 97,2%. De 2019 para 2021, mesmo com a ampliação do uso de telas, motivada pelo isolamento social, o movimento de queda se manteve, e foi de 96,2% para 95,5%. Segundo a Kantar IBOPE Media, em dezembro de 2021, havia Smart TV em 69% dos domicílios brasileiros. As informações foram obtidas por meio da ferramenta TG.Net, com cerca de 3.000 internautas brasileiros, entre julho e agosto do mesmo ano. Black Friday e promoções Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, diz que a Copa do Mundo está influenciando diretamente a Black Friday em dois pontos: na antecipação das promoções, e na venda de TVs e de artigos esportivos. "Porém, na verdade, eu acho que o impacto da Copa nas vendas da Black Friday vai ser pequeno", diz. Desde o fim de outubro, algumas lojas começaram a anunciar ofertas de "esquenta Black Friday", adiantando alguns descontos para os consumidores. "No caso do televisor, eu acho que isso foi por causa da Copa, o que pode ter acontecido também com os celulares", sugere o economista. Mas ele lembra que, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, país onde surgiu a sexta-feira de super promoções, no Brasil, as lojas já costumavam oferecer descontos em outros dias do mês.“Os marketplaces realizam o Black November, antecipam as promoções para o início do mês e oferecem aos consumidores mais possibilidades de comprar o que desejam", diz Claudio Dias, CEO da startup Magis5. "Artigos como camisas do Brasil podem ser comprados com descontos semanas ou dias antes do dia 25, para serem usados já no primeiro jogo da seleção.”Para pagar o valor mais vantajoso, o consumidor deve ficar atento e acompanhar o anúncio das ofertas. "Não tem como saber se o preço vai ficar melhor até o dia 25, é a lei da oferta e da procura, né? Se tiver pouca procura, certamente o preço vai baixar mais", comenta Ruiz de Gamboa. Para Altamiro Carvalho, da Fecomercio-SP, muita gente espera os preços mais atrativos da Black Friday para adquirir os produtos de que necessita. "As pessoas deixam de gastar no início do mês para consumir no momento seguinte. Como as áreas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão passando por um momento de desaquecmento, uma forma de darem vazão aos estoques e terem liquidez é baixar os preços. Por isso, a tendência é os descontos ficarem melhores no fim do mês", revela.Os descontos para quem vai comprar um televisor já estão acima de 50%, pelo menos em lojas on-line: uma Smart TV, com tela 4K de 50 polegadas, que custava originalmente R$ 4.999, é anunciada no site de uma grande rede de lojas por R$ 2.469,05 (no Pix). Outro site vende o mesmo produto, que custaria R$ 4.879, por R$ 2.399 no Pix, R$ 2.489 no boleto ou em uma vez no cartão de crédito. Para quem precisa parcelar a compra, o pagamento pode ser feito em 12 vezes de R$ 228,19 no cartão, totalizando R$ 2.738,30 a prazo.Um televisor semelhante, apenas um pouco maior, de 55 polegadas, sai de R$ 5.599 por R$ 2.849. Há, ainda, a opção de um aparelho com tela LED 4K de 65 polegadas, que custava R$ 5.299, e na prévia da Black Friday, já é vendido por R$ 3.699,30 no PIX, ou por 10 parcelas de R$ 389,40 (sem juros).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Dormir mais no fim de semana pode ser insuficiente para compensar privação de sono.

 

Aquelas horas a menos na cama de segunda a sexta podem afetar desde o humor até a saúde cardiovascular.

O fim de semana chega, e muita gente confia nas horinhas a mais na cama na esperança de recuperar o sono atrasado dos dias anteriores. Entretanto, esta estratégia é objeto de estudos e não há comprovação de que funcione."Uma preocupação com cochilar e dormir até tarde nos fins de semana é que, quando você dorme pouco, um pouco de descanso extra pode oferecer uma falsa sensação de recuperação. Você pode se sentir melhor por um tempo depois de dormir mais, mas os efeitos de bola de neve da perda de sono são uma dívida que leva mais tempo para pagar", afirma em seu site a organização Sleep Foundation. Uma artigo publicada em 2016 por pesquisadores do Centro Nacional de Neurologia e Psiquiatria do Japão mostrou que para recuperar uma hora de sono perdido na semana pode levar de quatro a nove dias.Outro estudo, da Universidade Jagiellonian, na Polônia, publicado em 2021, observou que uma semana inteira não foi suficiente para recuperar um período de dez dias de sono restrito e voltarem a ter um cérebro totalmente funcional. O médico especialista em pediatria e medicina do sono Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, em São Paulo, dormir mais no fim de semana pode ter "rebote"."Na primeira noite de recuperação, você tem um sono mais profundo e não se sente tão mal no dia seguinte, mas no segundo dia, aí acontece o que a gente chama de efeito rebote, porque altera muito o ritmo. O sono tem a ver com a questão do ritmo. Já tem bastante evidência mostrando que essa coisa de tentar compensar o sono no fim de semana é prejudicial, principalmente em adolescente."Mas o que fazer, então? Segundo o especialista, a única maneira de evitar chegar ao fim de semana com aquela sensação de que não dormiu bem nenhum dos dias anteriores é regular o sono de segunda a sexta. "O fim de semana é para dormir a mesma quantidade da semana", orienta. Moreira dá uma dica para saber o quanto cada um de nós precisa de horas de sono. “A pessoa tem que pensar assim: em um período de férias, sem compromisso – não na primeira semana porque você está só compensando – na segunda semana de férias, sem compromisso, qual é a sua quantidade de sono? Essa será a sua necessidade de sono. O ideal é que ela faça de segunda a domingo aquelas horas de sono." O tempo de sono que cada um necessita varia, em 90% das pessoas, de sete a nove horas, afirma o médico. "Tem gente que se acha valente, que cinco horas são suficientes, mas não é verdade", pondera. O sono é fundamental para regular uma série de processos no nosso organismo. Quando não conseguimos manter uma rotina que contemple as horas necessárias de descanso à noite, estamos sujeitos a desenvolver desde alterações de humor no dia seguinte até problemas cardiovasculares a longo prazo. O médico ressalta que um déficit diário de duas horas de sono – uma pessoa que precisaria dormir sete horas e dorme cinco horas, por exemplo – já é suficiente para ter prejuízos. Ele cita como exemplos "alterações de humor, irritabilidade, problemas de memória e pior desempenho acadêmico". O indivíduo também vai perceber que acorda com a sensação de que não teve uma noite revigorante e passa a se sentir sonolento em diversos momentos do dia. Quando vira rotina, a pessoa passa a ter uma "privação crônica do sono, que tem períodos de melhora e piora", de acordo com o especialista. Essa condição pode fazer surgir ou agravar problemas de saúde, complementa Moreira. "A longo prazo, já se sabe que pode ter comprometimento cardiovascular. Trabalhadores de turno, da segurança, da saúde... a pessoa tem mais risco de doença cardiovascular. Tem evidências científicas que mostram alterações endoteliais – quando o revestimento interno dos vasos fica inflamado, é o princípio de uma doença cardiovascular. infarto, AVC, hipertensão..." Outro problema tem a ver com o metabolismo. Ao dormir pouco, o organismo entende que estamos sob estresse. "Ele [corpo] tende a conservar energia em situações de estresse. Quando você está privado do sono, o hormônio da saciedade está deprimida a secreção e o hormônio da fome está aumentado. Então, você tende a comer mais se dormir pouco", explica o médico. Higiene do sono Uma das causas apontadas por quem vai para a cama tarde e precisa acordar cedo é o excesso de atividades, sejam de lazer ou trabalho. Mas é fundamental, segundo o especialista, que exista um planejamento para a hora de se deitar e que seja feita a chamada higiene do sono. Basicamente, consiste em nos desconectarmos de telas, além de evitar atividades físicas algumas horas antes, refeições e bebidas com cafeína ou alcoólicas. A temperatura do quarto também deve estar adequada, já que ambientes mais frescos ajudam a pegar no sono mais rapidamente. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Vetos, nomeações e Orçamento: veja o que precisa ser votado pelo Congresso além da PEC do estouro.

 

O foco das discussões é a garantia do Auxílio Brasil, mas parlamentares têm outros compromissos para cumprir em 2022.

Além das articulações em torno da PEC do estouro, que serve principalmente para garantir a manutenção do Auxílio Brasil a R$ 600 em 2023, os parlamentares precisam analisar 25 vetos que travam a pauta do Congresso. O Senado ainda precisa sabatinar mais de 20 nomes para ocupar postos em embaixadas, tribunais e agências reguladoras. O próprio Orçamento Federal também precisa ser votado. Como a ideia do governo de transição é abrir espaço na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) ao retirar os recursos previstos para pagar o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família), parlamentares aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), correm para costurar acordos e fechar emendas ao projeto para honrar promessas de campanha. A previsão é de votar a LOA assim que aprovada a PEC do estouro. Responsável na equipe de transição por articular a questão orçamentária no Congresso, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) afirmou que o cumprimento do prazo "depende de um entendimento com o Congresso Nacional". "Encontramos muita boa vontade em um gesto pelo Brasil para que possamos, neste momento, tratar de várias emergências", disse Dias. Para semana que vem, em meio às articulações em torno do Orçamento Federal, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer realizar um intensivo de sabatinas. A programação é apreciar os nomes indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) entre 22 e 24 de novembro.  Aliados de Lula tentam, no entanto, barrar indicados por Bolsonaro para cargos públicos que precisam de confirmação do Senado, deixando as sabatinas para fevereiro, depois que o petista assumir a Presidência da República e conseguir derrubar os nomes apoiados pelo atual chefe do Executivo. A mira está sobretudo nas indicações dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sergio Domingues para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), além da recondução de Daniel de Macedo para um período de mais dois anos como defensor público-geral da União. Pacheco não demonstrou intenção de adiar as sabatinas, e uma estratégia debatida pela base aliada de Lula é obstruir as sessões ou garantir que não haja quórum para as deliberações.  No caso das indicações para embaixadas, senadores ligados à Comissão de Relações Exteriores, responsável por analisar os nomes antes de irem a Plenário, reconhecem a necessidade de haver um alinhamento com o novo governo. "Se há transição, faz sentido que seja afinado", disse o senador Esperidião Amin (PP-SC), presidente da comissão. São 19 postos de embaixadores a serem preenchidos, incluindo França, Itália, Vaticano, Argentina, África do Sul e Grécia. As nomeações também incluem representações do Brasil junto a organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Amin não vê polêmica nas indicações e, por isso, pede que o Itamaraty "dê um bom exemplo de transição". "Espero evoluir tanto na questão dos acordos quanto na questão das indicações para cargos diplomáticos."Vetos Entre os vetos, está o 30/2022, que permite a continuidade da cobrança pelo despacho de bagagens em voos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve a regra sobre o pagamento argumentando que a exclusão da cobrança poderia acarretar em aumento do preço do serviço aéreo.Os mais antigos vetos de Bolsonaro pendentes de análise são à legislação que revogou a Lei de Segurança Nacional. O presidente deixou de fora o artigo que previa pena de até cinco anos de reclusão para quem cometesse o crime de "comunicação enganosa em massa". O capítulo que tipificava como crime o atentado a direito de manifestação também ficou de fora, além do inciso que aumentava a pena para militares envolvidos em crimes contra o Estado democrático de direito.O Marco Legal das Ferrovias também está pendente de análise. Em abril, o Congresso já manteve o veto de um dos 38 dispositivos barrados. Ainda precisam ser analisados itens abordando investimentos em infraestrutura, preferência para as atuais concessionárias na obtenção de autorizações e responsabilidade ao regulador ferroviário sobre a destinação final de bens relacionados a trechos devolvidos ou desativados.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Enem 2022: segundo dia terá provas de matemática e ciências da natureza.

 

Estudantes terão 5h para responder a 90 questões; gabarito oficial deve ser divulgado na quarta-feira, dia 23.

Estudantes inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) participam, neste domingo (20), da segunda maratona de provas. Os participantes encaram 90 questões de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).   Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre seguindo o horário de Brasília. Todos os candidatos devem levar um documento com foto, caneta esferográfica de plástico transparente e tinta preta. Vale levar máscara. A aplicação da prova terá início às 13h30 e término às 18h30. O R7, em parceria com o Kuadro, fará a transmissão dos comentários do segundo dia de prova a partir das 18h e divulgará o gabarito extraoficial. Conforme o edital, o gabarito oficial deve ser divulgado na próxima quarta-feira, dia 23. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) orienta que os participantes desliguem o celular e deixem em um envelope lacrado. Qualquer emissão de sinal sonoro pode levar à desclassificação. Boné, chapéu, gorro ou qualquer adereço que cubra o cabelo e as orelhas não são permitidos. Material escolar como lápis e régua também são proibidos, assim como o uso de relógio.Primeiro dia de prova Dos 3,4 milhões de inscritos no Enem 2022, 2,4 milhões participaram da primeira prova no último domingo (13). Os estudantes responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). A redação deste ano teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais", considerado pelos professores como a 'cara do Enem', um problema de ordem social que, ao mesmo tempo, entra na questão dos direitos humanos. O aspecto social com questões ligadas à igualdade social e de gênero estiveram presentes no primeiro dia do exame. A prova também foi considerada dentro dos padrões do Enem e bem equilibrada. Os estudantes tiveram de encarar perguntas interdisciplinares, que transitaram entre história, geografia e sociologia.O Enem é a principal porta de entrada para as universidades federais do país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A nota do Enem também usada para programas de bolsa e financiamento como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...