CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

RECOMENDAÇÕES DA PREFEITURA

Prefeitura de Águas Lindas recomenda cuidados para o uso de repelentes por mulheres grávidas
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde que recomendam a utilização do repelente tópico para prevenir as doenças causadas pelo Zika Vírus às gestantes, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás está orientando as beneficiárias grávidas do Programa Bolsa Família sobre os cuidados para o uso de repelentes. As gestantes estão recebendo repelentes contra insetos que seguem as considerações impostas pela Gerência Geral de Cosméticos (GGCOS/Anvisa) quanto ao uso de repelentes de insetos durante a gravidez.
Apesar dos cuidados serem observados, as normas vigentes não contemplam nenhuma recomendação ou restrição de uso em gestantes. Os produtos não devem ser usados em crianças menores de 2 anos e em crianças entre 2 e 12 anos, a concentração dever ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a 3 por dia. Os repelentes são distribuídos nos postos de saúde.
É importante que as gestantes realizem um acompanhamento e as consultas de pré-natal com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça ainda a orientação de não consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, destaca que “também é importante que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, mantendo portas e janelas fechadas ou teladas, usando calça e camisa de manga comprida, além de utilizar os repelentes permitidos para gestantes".

PREVENÇÃO

Combate à dengue começa com a prevenção, diz Hildo do Candango
Ao assumir o cargo de prefeito do município de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango recebeu também uma cidade com epidemia de dengue. O prefeito reuniu todo o seu governo, convocou a população e declarou guerra ao mosquito transmissor da doença. Entre as medidas que o Executivo enviou à Câmara de Municipal está o Projeto de Lei n°006/2015, aprovado por unanimidade, que institui a Semana de Prevenção à Dengue e Chikungunya, e a educação em saúde nas escolas, que mobiliza comunidades estudantis e familiares.
"Nosso maior investimento foi na prevenção destas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, implantando programas de governo voltados para a educação em saúde junto à coletividade", ressalta Hildo do Candango. As ações são efetivadas de forma contínua e sistemática no sentido de conscientizar e mobilizar a população com vistas a manter o controle da situação e assim diminuir expressivamente a presença dos vetores de transmissão da doença.
Os trabalhos são intensificados nas escolas municipais e estaduais com palestras educativas, distribuição de folders e adesivos. Os Levantamentos de Índice Rápido (LIRA), realizados pelo Programa Municipal de Combate à Dengue e divulgados pela Coordenação de Endemias confirmaram a baixa infestação do mosquito Aedes aegypti no município e o controle da situação.

“As equipes intensificam a atuação com o processo transformador e com a metodologia participativa para contribuir na conquista e manutenção da saúde coletiva, despertando nas pessoas a capacidade de tomar decisões e agir em favor do bem estar de todos, bem como analisar criticamente a sua realidade, decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações, organizar e realizar ações para avaliá-las com o espírito crítico”, disse Lourisvan Santiago, coordenador Municipal de Endemias.

SALIFICAÇÕES

Prefeito Hildo do Candango investe na qualificação dos fiscais municipais
Ao assumir o comando da administração em Águas Lindas de Goiás, o prefeito Hildo do Candango priorizou a formação técnica dos fiscais municipais. Os trabalhos têm o objetivo de capacitar e qualificar os fiscais, como forma também de valorização dos servidores e investimento na continuidade do bom atendimento à comunidade. As informações enfatizam a melhoria de atuação dos recursos humanos, da administração financeira, do planejamento de governo e da gestão de políticas públicas.
Para o prefeito Hildo do Candango, a fiscalização é muito importante para garantir a boa qualidade dos serviços prestados ao município. “Tenho certeza que este trabalho trará grandes benefícios para Águas Lindas. Nossa cidade cresce diuturnamente e precisamos que os fiscais estejam presentes 24h nas ruas para acompanhar esse crescimento.” afirma o prefeito.
Os cursos capacitam os servidores com informações sobre conceito e doutrina dos impostos municipais (ISS, IPTU e ITBI), conceito e doutrina dos demais tributos municipais (Taxas e Contribuições), as práticas de fiscalização municipal, a contribuição de melhoria e contribuição de custeio da manutenção de iluminação pública, alvará de localização e funcionamento, cadastros municipais, dívida ativa, composição das instâncias do contencioso administrativo, posturas municipais (inclusive vigilância sanitária, obras e meio ambiente), normas gerais de direito tributário, preço público, análises críticas e sugestões sobre a legislação municipal.

São serviços de objetivos específicos, de atuação conclusiva ao proposto ou de assessoria continuada, por período contratado, fornecendo orientação e propondo a implementação de procedimentos e métodos de trabalhos.

AUDIÊNCIAS PUBLICAS

 Prefeitura de Águas Lindas realiza mais uma etapa das audiências públicas para apresentar a LOA 2018, a LDO 2018 e o PPA 2018-2021
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Fazenda e Planejamento, conduziu mais etapa de audiências públicas com vista à formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018, Lei de Diretrizes Orçamentaria (LDO) 2018 e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. O PPA é instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública municipal, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do município.
Por meio deste instrumento, o município declara o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. O PPA define as políticas públicas do Governo Municipal para construir uma Águas Lindas de Goiás melhor. O PPA 2018/2021 foi nomeado pela Secretaria de Planejamento de “Águas Lindas 2021”.
Representando o prefeito Hildo do Candango na audiência, o vice-prefeito, Luiz Alberto Jiribita, destacou a participação de cada secretaria e seus técnicos na condução do processo. “O resultado deste trabalho nos honra muito por ver a capacidade técnica de nossa gente. Geralmente, as Prefeituras contratam empresas especializadas na elaboração deste plano e muitas vezes ficam distantes da realidade vivenciada pela população. Participei de cada etapa da construção destes instrumentos feitos a quatro mãos com a efetiva participação de pessoas que vivenciam rotineiramente as nossas dificuldades e assim elaborar um plano de trabalho que atenda os anseios da população”, disse o vice-prefeito.
A Secretaria de Fazenda e Planeamento já havia feito outras audiências com o intuito de coletar informações para formatar os instrumentos que norteiam a administração municipal.  Na audiência foram discutidos os eixos temáticos previamente escolhidos, sendo que cada tema teve representantes das secretarias municipais que abordaram a realidade de suas pastas com muita precisão.
Foram debatidos os seguintes temas: Eixo Espaço Urbano e Meio Ambiente (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Habitação e Integração Fundiária), Eixo Economia (Secretaria de Indústria, Comercio, Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Cultura e Turismo) e o Eixo Governo e Gestão Publicas (Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Fazenda e Planejamento, Secretaria de Comunicação e Secretaria de Licitação, Contratos, Convênios e Suprimentos).
O evento também contou com a participação de populares, de todos os secretários municipais e suas equipes, dos vereadores Eder Nunes, Aderson da Modelle e do presidente da Câmara Municipal, Rogemberg Barbosa. Ao final deste processo, a LOA, a LDO e o PPA serão encaminhados para a discussão na Câmara Municipal de Águas Lindas onde poderão ser acrescidas sugestões.
Lei Orçamentária Anual - É na Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo municipal define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA disciplina todas as ações do Governo Municipal. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do orçamento, mas nem tudo é feito pelo Governo Municipal. As ações do governo municipal devem estar registradas na Lei orçamentária do município. Na Câmara Municipal, os vereadores discutem, na 

PROGRAMA RODA DE CONVERSA

 CRAS do Jardim Barragem II promove mais um evento do Programa Roda de Conversa
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Barragem II, promoveu mais um encontro com a comunidade para discutir sobre as questões do cotidiano deste público alvo, por meio do Programa Roda de Conversa, nesta sexta-feira (25). As reuniões têm o objetivo principal de troca de experiências e interação entre os grupos, para resgatar a autoestima dos participantes, bem como observar as suas carências psicossociais.
“As equipes da Secretaria de Assistência Social se esforçam ao máximo para atender a demanda do município. Com criatividade, muita força de vontade e com respeito ao usuário do sistema municipal de assistência social, os desafios são superados”, disse a secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa.

O CRAS promove também a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho com a realização de cursos profissionalizantes de corte e costura, manicure e pedicure, cabeleireiro e crochê. Os cursos são voltados para pessoas de todas as idades. O município conta hoje com três Centros de Referências de Assistência Social, que são respectivamente o CRAS do Jardim Barragem ll, CRAS CEU e o CRAS Águas Lindas II.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...