CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 25 de março de 2022

VIDANEWS - Rússia é acusada de 'roubar' centenas de aviões de passageiros.

 

Empresas do país ganharam permissão do governo de Putin para continuar a usar aviões alugados de locadores estrangeiros.

A Rússia "roubou" centenas de aviões de passageiros, o que representa bilhões de euros em prejuízos a seus arrendadores estrangeiros, garantiram altos funcionários europeus, depois que Moscou passou a permitir o registro destes aviões em seu território.As companhias aéreas russas têm como prazo até segunda-feira (28) para devolver os aviões, em virtude das sanções aeronáuticas aprovadas pela União Europeia depois que as forças russas invadiram a Ucrânia há um mês. Contudo, segundo uma lei promulgada pelo presidente Vladimir Putin e publicada em 14 de março, as companhias russas têm a possibilidade de registrar na Rússia os aviões que alugam no exterior para que os mesmos possam voar em território russo.Essa medida permite às empresas seguir utilizando esses dispositivos para voos domésticos, apesar das sanções ocidentais. Se os mesmos voassem para fora da Rússia seriam confiscados. "A maioria dos aviões que poderiam voar no exterior são aeronaves alugadas, que têm origem europeia ou americana, e que foram roubados de seus legítimos proprietários, os arrendadores", disse o diretor-geral de Transportes da Comissão Europeia, Henrik Hololei. Ao refazer as matrículas dos aparelhos na Rússia, as autoridades deste país estão "violando gravemente o direito aeronáutico internacional e, também, a lei básica da aviação civil, a convenção de Chicago", advertiu Hololei, durante sua intervenção em uma conferência online da organização europeia de monitoramento do tráfego aéreo, a Eurocontrol."São cerca de 10 bilhões de euros (cerca de R$ 52 bilhões), mais de 500 dispositivos apreendidos pelos russos e registrados por eles", alertou, por sua vez, o diretor-geral da Eurocontrol, Eamonn Brennan. "Isso cria uma situação muito difícil para as empresas de aluguel europeias e para as seguradoras", acrescentou. Tanques e soldados russos na Ucrânia. Investida começou na madrugada do dia 24 de fevereiro após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizar uma operação militar na região separatista no leste ucraniano e decretar lei marcial. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Polícia Federal abre inquérito para investigar o ministro Milton Ribeiro.

 

Corporação mira suposto esquema de tráfico de influência na pasta comandada por ele.

A Polícia Federal informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que foi aberto inquérito para investigar suposto esquema de tráfico de influência envolvendo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pastores que frequentam a pasta. O ato atende determinação da ministra Cármen Lúcia. A corporação vai avaliar se os religiosos influenciaram o envio de verba para municípios em troca de propina e se o ministro da Educação sabia das irregularidades e se colaborou com elas. A PF deve ouvir nas próximas semanas o ministro e os pastores, além de outros eventuais envolvidos e testemunhas. As diligências estão a cargo do delegado Bruno Caladrini. O caso veio à tona após o vazamento de um áudio em que Ribeiro afirma privilegiar prefeitos que foram indicados pelos pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura. O ministro nega as acusações e diz que a liberação de recursos segue critérios técnicos. Mais cedo, uma outra investigação foi aberta a pedido da CGU (Controladoria-Geral da União), neste caso, mirando apenas os pastores. A suspeita é de que verba do FNDE (Fundo Nacional de Educação) foi liberada para prefeituras que aceitaram pagar propina aos religiosos. Um deles teria solicitado pagamento em 1 kg de ouro para atuar junto ao Ministério.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Ucrânia luta para recuperar Kherson do controle russo, diz Pentágono.

 

Cidade na região sul do país foi tomada pelas Forças Armadas da Rússia em 2 de março, ainda na primeira semana de guerra.

Um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira (25) que as forças ucranianas lançaram um contra-ataque na cidade de Kherson, no sul do país, o único grande centro urbano conquistado completamente pelas forças russas, que agora está em “disputa”.“Os ucranianos estão tentando tomar o controle de Kherson. Não podemos dizer exatamente quem tem o controle de Kherson, mas o fato é que não está mais tão fortemente sob controle russo como estava antes”, declarou. Kherson, que foi tomada em 2 de março pelas tropas russas, esta estratégica cidade situada na foz do rio Dnieper, onde manifestações foram reprimidas com violência, “volta a ser um território em disputa”, acrescentou o membro do Petágono. Se os ucranianos conseguirem recuperar o controle da cidade, as forças russas ao redor de Mikolaiv se viriam “imprensadas” entre as forças ucranianas que defendem as duas cidades, observou.Neste caso, para os russos seria “muito difícil avançar em campo até [o porto de] Odessa”, explicou. “Seria um avanço importante” das tropas de Kiev na frente sul. Também foram registrados combates entre o exército russo e a resistência ucraniana nas cidades de Bucha e Irpin, nos arredores de Kiev (a noroeste da capital), segundo informações do Pentágono. Apesar do avanço russo sobre o terreno parecer se estagnar, a força aérea invasora está aumentando os bombardeios, especialmente na região de Kiev, em Chernihiv e ao redor das regiões separatistas de Donbass, apontou o funcionário.Os bombardeios também estão cada vez mais destrutivos à medida que as reservas de mísseis de precisão do exército russo diminuem, de acordo com o Pentágono, que estima, no entanto, que as forças russas ainda têm metade dessas reservas.A Rússia está ainda mobilizando tropas a partir de territórios separatistas da Geórgia para enviá-las à Ucrânia, disse o funcionário americano.( Fonte R 7 Noticias Internacional

VIDANEWS - Curso de empreendedorismo abre vagas para negros e mulheres.

 

O programa terá duração de um ano e será voltado para jovens que vivam em áreas socialmente vulneráveis no Centro-Oeste.

Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) está com inscrições abertas para um curso de empreendedorismo que terá duração de um ano e vai disponibilizar 20 mil vagas para jovens negros e mulheres entre 18 e 29 anos. Os participantes devem morar em áreas consideradas de vulnerabilidade social no Centro-Oeste.De acordo com a fundação, o objetivo do projeto é "despertar o lado empreendedor em jovens interessados em montar ou tirar da informalidade seu próprio negócio em regiões consideradas áreas de vulnerabilidade”. A Finatec informou que o curso será dividido em duas etapas. A primeira será on-line e a segunda consiste em mentorias, encontros e oficinas para os alunos selecionados.As inscrições poderão ser feitas por moradores do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O curso está previsto para começar no dia 23 de maio e as inscrições poderão ser feitas no site da fundação (clique aqui). ( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro 

VIDANEWS - AGU pede que STF reconheça posse da União sobre Fernando de Noronha.

 

Área está sob gestão do governo do Estado de Pernambuco por força de um contrato de 2022.

AGU (Advocacia-Geral da União) pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheça a posse da União sobre o aquipélago de Fernando de Noronha. Atualmente, a região é de responsabilidade do governo de Pernambuco. O tema é alvo de uma ação civil ordinária apresentada na corte.O governo federal alega que a administração de Fernando de Noronha por parte do governo de Pernambuco ocorre por força de um contrato de cessão de uso, firmado em 2022. A União alega que o governo estadual está "embaraçando a atuação da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e de órgãos ambientais federais na gestão da área".Por outro lado, as autoridades pernambucanas afirmam que "o artigo 15 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, o Constituinte Originário atribuiu a propriedade do arquipélago de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco".A União afirma ainda que as autoridades locais permitiram a ocupação da faixa de areia por edificações e não combatem ocupações irregulares na região. A AGU quer que o Supremo mande o governo estadual pagar pelo uso da terra e cumprir cláusulas do contrato assinado no começo do século. Em nota, o governo de Pernambuco reclama que a União não cumpriu a promessa de que iria construir uma estrutura de saneamento básico para a ilha. Enquanto isso, diz o texto, a administração estadual tem investido na infraestrutura da localidade. "Fernando de Noronha sempre fez parte de Pernambuco. Por sua localização estratégica foi considerada território federal em 1942 e utilizada como base militar na época da Segunda Guerra Mundial. Com a Constituição de 1988, voltou a compor o patrimônio do estado de Pernambuco. É um orgulho do povo pernambucano e vai continuar sendo", completa.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - ONU denuncia detenções e desaparecimentos forçados na guerra na Ucrânia.

 

Sequestro do prefeito da cidade de Melitopol foi um dos casos de maior repercussão; há diversos relatos de jornalistas presos.

Dezenas de funcionários, jornalistas e ativistas ucranianos foram detidos arbitrariamente pelas forças russas que invadiram a Ucrânia, ou estão desaparecidos - denunciou a ONU nesta sexta-feira (25), afirmando que alguns casos se assemelham a "tomadas de reféns".Em pouco mais de um mês desde o início da ofensiva ordenada pelo presidente Vladimir Putin, o ACNUDH (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos) reuniu informações sobre a detenção arbitrária e o desaparecimento forçado de 22 funcionários ucranianos locais. Destes, 13 foram soltos posteriormente. Talvez o caso mais famoso seja o de Ivan Fedorov, prefeito da cidade de Melitopol, no sudeste da Ucrânia. Segundo as autoridades ucranianas, ele foi sequestrado pelas forças russas e detido por vários dias, antes de ser libertado."Isso parece ser um 'modus operandi' nas zonas ocupadas pela Rússia", afirmou Matilda Bogner, representante do ACNUDH na Ucrânia, em uma videoconferência."Em alguns casos, parece ser uma forma de tomada de reféns", reforçou, acrescentando que os familiares não foram informados sobre o local para onde os prisioneiros eram levados. Ela também destacou a prisão de 15 jornalistas e de ativistas "que se opuseram firmemente à invasão" em várias partes do país. "Parece que os alvos são militantes pró-ucranianos, ou que são percebidos como pró-ucranianos pelas forças russas", completou.Matilda observou que o pessoal da ONU está tentando verificar informações sobre cinco jornalistas e três ativistas que podem ter sido libertados, mas "o destino dos demais continua sendo desconhecido".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Laudo sugere transtorno psicótico de mulher envolvida em polêmica com morador de rua no DF.

 

Documento indica que 'paciente não é capaz de responder por si' e hipótese 'de transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica'.

O relatório médico psiquiátrico sobre a mulher flagrada mantendo relações sexuais com um homem em situação de rua dentro de um carro no Distrito Federal, no dia 9 de março, aponta para a "hipótese diagnóstica de transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica". O R7 teve acesso ao documento. Veja trechos abaixo. O relatório detalha que a mulher foi levada ao pronto atendimento do Hospital Regional de Planaltina no dia 10 de março "devido às alterações de comportamento descritas e por ter se envolvido em relação sexual com pessoa em situação de rua motivada pelo quadro delirante", detalha o texto. O documento é assinado digitalmente por um médico psiquiatra da UnB (Universidade de Brasília) no dia 15 de março, seis dias depois do caso, e nele consta ainda que "a paciente não é capaz de responder por si, tampouco de exercer vários atos da vida civil, em especial o de assinar documentos e procurações, assim como o de celebrar contratos ou contratar serviços de qualquer natureza"."Naquele mesmo dia passou por avaliação psiquiátrica no HBDF [Hospital de Base do Distrito Federal], onde se aventou a diagnose de doença bipolar em fase maníaca psicótica e foi indicada internação psiquiátrica", diz outro trecho do relatório. Devido ao quadro clínico, "foi iniciado tratamento psicofarmacológico específico, estando também em terapia antirretroviral profilática. Até o momento não temos previsão de alta, aguardamos ainda a melhora clínica da paciente", conclui o documento. Relembre o caso O caso ocorreu no dia 9 de março, em Planaltina, no Distrito Federal. O personal trainer Eduardo Alves, 31 anos, flagrou a esposa dentro de um carro mantendo relações sexuais com o homem em situação de rua Givaldo Alves de Souza, de 48 anos. Em ataque de fúria, o personal agrediu Givaldo. No dia 17, Eduardo deu uma entrevista à Record TV e disse que a esposa havia sido internada por causa de um surto psicótico. No dia 24, Givaldo também gravou com a emissora e negou ter estuprado a mulher, que está internada em uma unidade psiquiátrica pública no DF. Câmeras de segurança registraram o ataque de fúria do homem, que também investiu contra a companheira. Veja no vídeo abaixo.( Fonte R 7 Noticias Brasil\)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...