CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 8 de junho de 2018

ACADEMIA DE LETRAS



Notícias de Águas Lindas – Academia Águas Lindense de Letras participa da Feira Internacional do Livro de Brasília
Com a perspectiva de presença de público que pode chegar a 150 mil visitantes, começa nesta sexta-feira (08), a 34ª edição da Feira Internacional do Livro de Brasília no Shopping Pátio Brasil com programação entre os dias 08 e 17 de junho. O evento reunirá escritores, leitores, estudantes, professores, especialistas e profissionais do mercado de livros para, a partir da literatura infantil e infanto-juvenil, promover a aproximação do público com o diversificado universo da literatura. A entrada é gratuita.
O tema escolhido para a edição da Feira é “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?”. A Feira é organizada pela Câmara do Livro e pelo Instituto Latinoamerica. A Academia Águas Lindense de Letras se fará presente com stand para exposição de livros de seus escritores e apresentando mais uma edição do Sarau das Águas. O presidente da Aletras, professor Filemon Felix, fará palestra sobre a literatura no dia 13 no Auditório Central.
"Temos um lugar de destaque nestes eventos literários, pois procuramos nos apresentar de forma colaborativa, proporcionando reflexões positivas sobre a literatura e a cultura em geral. Aletras têm sua representatividade importante não só para Águas Lindas, mas em todo o Distrito Federal e região pela seriedade com que desenvolve suas atividades literárias", disse o presidente Filemon.
Os acadêmicos de Aletras devem participar também da Feira do Livro da Câmara Legislativa do Distrito Federal a ser realizada em agosto e da Bienal do Livro de Brasília, também para agosto, além de encontros em cidades do Entorno.
Durante a 34ª Feira Internacional do Livro haverá ainda palestras sobre diversos temas ligados à literatura e o III Encontro Nacional de Escritores Jovens e espaço para conversas sobre o mercado editorial, políticas de livro, direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva. A programação dos eventos indica a realização de espetáculos teatrais, shows musicais, oficinas, palestras exposição de livros e parceria com várias editoras renomadas do país.
Nos últimos anos, a Literatura Infantil teve expressivo crescimento em importância, relevância e sobretudo qualidade. De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros a venda do gênero infantil, em 2016, na comparação com 2015, foi de 28%, contrastando fortemente com a queda de 9,7% do mercado como um todo no mesmo período e as discussões sobre o tema renova o propósito de contribuir para ampliar o acesso aos livros, popularizar a leitura e tornar conhecida a literatura – tanto a local e regional quanto a nacional e internacional – e seus expoentes.
Serviço
34ª Feira do Livro de Brasília
DATA: 8 a 17 de Junho
HORÁRIO: De 10h às 22h, de segunda a sábado; das 14h às 20h, aos domingos
LOCAL: Varandão do Pátio Brasil (área externa)
Informações: (61) 2107-7400

VARIAS FRENTES DE SERVIÇOS



Notícias de Águas Lindas – Prefeito Hildo trabalha em várias frentes de serviço no município

O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, continua efetuando trabalhos em vários bairros da cidade. São obras diversas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Obras  de infraestrutura, com implantação da rede de esgotamento sanitário, águas pluviais, asfalto, limpeza de e recuperação de logradouros, entre  outros serviços.As ações que são realizadas periodicamente visam trazer mais segurança aos moradores e melhorar mais qualidade de vida, inclusive contribuindo para a saúde coletiva.Hildo do Candango  acompanha os trabalhos de perto e afirma que sua luta é  para trazer cada vez mais benefícios para o município.. “Já chegamos á 75% de asfalto e nossa meta é chegar a 100% de ruas asfaltadas em toda cidade. E não vamos parar enquanto as benfeitorias não chegarem a todos os bairros”, declarou o prefeito.Hildo enfatiza ainda que desde que assumiu a administração trabalha incansavelmente para conseguir recursos para o município. Em sua gestão o governo de Águas Lindas de Goiás deu um impulso significativo em todos os setores da administração município.O secretário de Obras, José Fernando Dinando, destacou que “Hildo do Candango traz para cidade o desenvolvimento e o progresso para melhorar as condições de vida desse povo. Além de manter uma administração transparente que cumpre com suas obrigações e mantem em dia o pagamento de funcionários e fornecedores, pois sabemos que este também é um ponto importantíssimo para o bom desenvolvimento de nossa cidade”, disse.A comunidade também apoia o trabalho do prefeito e muitas pessoas têm expressado sua satisfação através da imprensa e redes sociais  “Águas Lindas agora sim, está ficando uma cidade de respeito e não para de crescer e progredir. E vamos em frente”, diz a moradora Maria do Socorro

PREFEITURA TRABALHANDO


 Prefeitura de Águas Lindas recupera ruas Setor Coimbra 
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás continua com os trabalhos de recuperação e limpeza de ruas no Jardim Coimbra. O populoso bairro já recebeu obras de infraestrutura como construção de galerias de águas pluviais, rede de esgoto e agora por meio do Complexo Pérola receberá a pavimentação asfáltica.
O Coimbra já conta com o primeiro Centro de Reservatório de Abastecimento de Água  do município . O Reservatório tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros. “Com a construção das galerias, vamos solucionar um problema antigo que acontecia na época da chuva, onde as casas eram inundadas”, garante o prefeito Hildo do Candango.
Vale ressaltar que toda a rede de adução foi renovada para suportar o novo sistema que irá coletar água da Barragem do Descoberto.
Naquela região, que abriga cerca de 50 mil pessoas a Prefeitura atua também com a construção de galerias de águas pluviais e pavimentação que beneficiam os moradores dos Jardins Pérola I e II, Cidade Jardim, Setor 01, Mansões Centro-Oeste e Mansões Village.
São obras de qualidade com construção de galerias de águas pluviais, rede de esgoto e pavimentação asfáltica. Estas obras também irão eliminar o acúmulo de águas das chuvas no setor Mansões Centro-Oeste que  afligem aquela comunidade.
Para o secretário de Obras, José Dinando, falou sobre as ações da prefeitura para melhorar a qualidade de vida dos moradores locais. “O prefeito Hildo soube lutar com determinação e perseverança em nome de seu povo e finalmente traz para a cidade o desenvolvimento e o progresso para melhorar as condições de vida desse povo. Estas obras beneficiarão mais de 100 mil famílias de Águas Lindas”, disse Dinando.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

AUMENTO DE APOIO



À frente da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango aumenta apoio ao ensino profissionalizante
 Mais de 80 alunos se formaram no Pronatec este ano.
O apoio que tem sido dado pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás ao segmento da educação profissionalizante pode ser constatado no evento de formatura dos alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A celebração da data foi possível graças à parceria construída entre Instituto Tecnológico de Goiás Genervino Evangelista da Fonseca da cidade de Luziânia e o Instituto Tecnológico Governador Onofre Quinan da cidade de Anápolis. Os formandos são alunos dos cursos de cabeleireiro, assistente administrativo e cuidador de idosos.
A secretária de Assistência Social de Águas Lindas, Maria Fábia, participou da cerimônia de formatura. Em entrevista à assessoria de comunicação da Prefeitura de Águas Lindas, ela comentou sobre as dificuldades e as vantagens para a população quando o poder público decide apoiar programas como o Pronatec.
“Tivemos uma série de dificuldades, mas vocês foram excepcionais nos auxiliando na continuidade dos cursos. Fico feliz que mesmo antes de finalizar os cursos, alguns já estão trabalhando na área escolhida, isto nos deixa com a sensação de dever cumprido. Contamos com o diretor do ITEGO de Anápolis, Eduardo, para trazer novos cursos e dar continuidade na capacitação profissional de nossa população”, disse a secretária à assessoria.
A gestão de Hildo do Candango, ao valorizar o ensino técnico, vai no sentido inverso da realidade do país, onde, segundo dados do IBGE, de 2014, apenas 2,2% da população com idade acima de 15 anos já participaram em algum curso técnico. Ao apostar na qualificação técnica da população, a gestão de Hildo possibilita que a mão de obra de Águas Lindas se qualifique por meio de uma das modalidades mais acessíveis à população, uma vez que muitos dos seus cursos não requerem escolaridade mínima para frequentá-los, segundo o IBGE.
O prefeito Hildo do Candango não pode participar da cerimônia de formatura, mas ao comentar sobre o evento, ele destacou a importância de acontecimento que valorizem a prática pelo estudo e pela qualificação profissional do cidadão.
“O objetivo de buscar uma qualificação é agregar ao profissional conhecimentos técnicos, teóricos, práticos referente à área da qual se deseja desenvolver. É esta formação que dará preparação e suporte ao profissional que visa desenvolver e aprimorar habilidades para executar tarefas e funções específicas. Atualmente, é imprescindível que profissionais, frente ao atual e competitivo mercado de trabalho, procurem constantemente se atualizar e se qualificar”, lembrou Hildo.
O evento também contou com a presença da Diretoria do Trabalho que integra a Secretaria de Assistência Social, representado por Cristiano Vasconcelos, das coordenadoras do CRAS Santa Lúcia, Francoise Silva, e do CRAS Barragem, Denise Araújo, do gestor do Programa Bolsa Família de Águas Lindas, Kleber Sousa, do secretário de Obras, José Fernando, e do subsecretário de Educação, Severino Nunes.

APOIO Á EVENTO DA EMATER



Gestão Hildo do Candango apoia evento da Emater-GO sobre a importância da agricultura familiar na economia de Águas Lindas
A Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária de Goiás (Emater-GO) que atua em Águas Lindas de Goiás promoveu no município o Dia Especial da Agricultura Familiar. Voltado exclusivamente a categoria dos pequenos produtores rurais, o evento, que ocorreu na Fazenda Patu, também serviu para que a agência apresentasse balanço sobre os serviços prestados.  
"produtores rurais, cooperativas, sindicato rural e autoridades municipais foram convidados para apresentação do balanço de atuação da Agência Local, que inclui palestra e visita técnica na programação”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Águas Lindas, que apoia a iniciativa.Conforme já foi comprovado pelo Censo Agropecuário de 2006, a Agricultura Familiar é responsável por ser a base econômica de 90% das cidades brasileiras. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o setor corresponde a 35%, e também é responsável pela empregabilidade de 40% da mão de obra ativa do país. Sozinha, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil.Acompanhado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o evento também contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)/Cerrados.Na ocasião, o secretário de Agricultura de Águas Lindas, Anderson Teodoro, falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, que é coordenado por sua pasta. O secretário garantiu a eficiência e qualidade do serviço, e destacou seu objetivo. “O serviço é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis.”O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, também comentou sobre o apoio que seu governo tem dado aos pequenos agricultores. Para o prefeito, fortalecer a Agricultura Familiar é possibilitar ao pequeno produtor o aumento da qualidade de vida. “O desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil está ligado, principalmente, à possibilidade de o agricultor conseguir aumentar a produtividade, ter acesso a canais de comercialização e a financiamentos que possam permitir investimentos na propriedade. E é isso que queremos quando apoiamos um evento como este”, afirmou Hildo.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...