CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 5 de dezembro de 2020

MUDANÇA COM TRANSPARÊNCIA E HUMANIZAÇÃO DA GESTÃ

 


O momento em que transita a humanidade gira em torno da pandemia causada pela Covid-19 e, em virtude da contaminação pelo indigitado vírus em nível global que impinge à população isolamento social, tem como uma de suas consequências à desaceleração ou até frenagem em alguns casos, da cadeia de produção e ciclo econômico de modo geral. No Brasil as atividades essenciais e serviços públicos que poderão manter suas atividades regulares estão relacionados no texto do Decreto n. 10.282 de março de 2020. Em que pesem as discussões acerca do rol ali inserto, o normativo federal coloca uma pá de cal, pelo menos momentânea, para que se tenha um ponto de partida no que tange ao que pode ou não funcionar. Águas lindas dentro deste assunto relacionado aos cuidados com á saúde, tem um desafio a ser executado, mediante ao trabalho, e os cuidados contra o Covid 19 . Diferente do prefeito Hildo do Candango, que quando assumiu a prefeitura em 2013, no seu primeiro mandato, Águas Lindas de Goiás estava completamente um caos. Na saúde pública não tinha nada funcionando, Hospital municipal Bom Jesus praticamente fechado, os postos de saúde não funcionavam por falta de médicos. Por falta de limpeza na cidade, a Dengue assolou todo o município, fazendo uma grande quantidade de vitimas que para ser tratada, tinha que recorrer ao Distrito Federal. Hildo com toda sua equipe com muito trabalho contornou toda á situação, no seu segundo mandato está entregando a prefeitura a seu sucessor Dr Lucas com uma nova realidade. No dia 15 de novembro o Águaslidence foi às urnas numa eleição com muitas surpresas, e um resultado nunca visto, por 35 votos de diferença Dr Lucas do Partido Podemos, e o novo prefeito de Águas Lindas de Goiás. Como médico tem uma responsabilidade de fazer funcionar adequadamente, a saúde que foi um dos pilares de seu plano de governo na sua campanha. No plano de governo consta também uma das carências que o município sofre, e com a geração de empregos. A maior parte dos moradores para conseguir sobreviver tem que buscar alternativas em outras localidades como, por exemplo, DF. Cidade que cresce- Criação de Polos de tecnologia e Setor Industrial, com fomento a pequena e medias indústrias que trarão divisas e empregos. Ficamos na torcida para o novo prefeito junto com toda sua equipe faça uma grande administração, superando a do prefeito Hildo, porque nosso município merece continuar evoluindo. E muitos outro problemas que queremos ver no seu plano de governo, junto com sua equipe os resultados serem praticados o povo agradece.( Redação de noticias Vida FM frequência da paz)

NOTICIAS GERAL- ECONOMIA

 


Feijão e arroz devem ficar mais baratos em Goiás

Informação foi repassada pela Associação Goiana de Supermercados de Goiás (Agos)Diminuição no consumo do alimento foi constatada no estado e isso deve influenciar diretamente em seu preço

O aumento da oferta do arroz no mercado, aliado à aprovação de um projeto de lei que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) sobre o grão na última quinta-feira, deve contribuir para uma queda no valor repassado ao consumidor de Goiás. Segundo o presidente da Associação Goiana de Supermercados de Goiás (Agos), Gilberto Soares, além da redução da alíquota do ICMS, constatou-se uma diminuição no consumo do alimento no estado e isso deve influenciar diretamente em seu preço. Soares explica que o fator exportação – que fez com que o estoque interno de arroz ficasse escasso e o preço de um saco de 5kg do produto chegasse a custar R$ 30 – não tem causado o mesmo impacto de antes. “Não temos mais esse volume exportado. Agora, o mercado está acomodando e nós temos registrado, ultimamente, um recuo no preços do produto”, afirma.O presidente da Agos relata que tem mantido contato com uma grande indústria de Goiás que revelou ter notado uma queda de quase 30% no consumo de arroz. O fato, segundo Soares, faz com que a oferta aumente e, automaticamente, o preço caia.“Com a queda no consumo, as indústrias de arroz têm que desovar o estoque e ofertar para a gente com um preço melhor”, avalia Soares. Menos imposto sobre o arroz A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, na última quinta-feira (3), em segunda e última votação, o projeto de lei que prevê a redução de 5% na alíquota do ICMS sobre arroz e feijão no estado. A propositura, agora, segue para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).Gilberto Soares comemorou a iniciativa do Executivo e Legislativo e disse esperar que isso “se reflita nas gôndolas”. “Eu quero acreditar vai ter mais oferta para os supermercados também, valorizando as indústrias goianas, além de garantir, seguramente, o emprego”, declarou,Segundo o presidente da Agos, ainda não é possível afirmar o quando dessa redução será repassada diretamente ao consumidor final. No entanto, Soares assegura que a tendência é que o preço do arroz continue em queda.( Fonte Jornal Contexto)

NOTICIAS GERAL-POLICIA

 


Após visitar a avó, menina de dois anos aparece com sinais de estupro

 Além dos machucados, mãe informou a corporação que criança estava se queixando de dor. Caso será investigado pela Polícia Civil.

Uma mãe teve que se deslocar, nesta quinta-feira, 03/12, até uma Unidade de Pronto Atendimento, juntamente com sua filha, de dois anos, após suspeita de que a menina tenha sido vítima de estupro de vulnerável. A mãe, de 24 anos, que mora no Bairro Recanto do Sol, em Anápolis, informou a Polícia Militar que as desconfianças começaram após ela perceber um sangramento nas regiões íntimas e queixas de dor por parte da criança. Segundo a jovem, como ela trabalha, a menina passa muito tempo na casa da avó e, ultimamente, teve contato com diversas pessoas. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar toda situação. A mãe e a criança se deslocaram até a Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado como estupro de vulnerável e será investigado pela Polícia Civil.( Fonte Jornal Contexto)

NOTICIAS GERAL- SAÚDE CASOS DE AIDS

 

Anápolis é a terceira cidade em Goiás com maior número de casos de AIDS

O primeiro caso de AIDS em Goiás surgiu em 1984 e, até 30 de junho de 2019, foram notificados 15.947 casos, sendo 10.935 (69%) em homens, 5007 (31%) em mulheres e cinco casos ignorados em relação ao sexo. A Secretaria Estadual de Saúde passou a divulgar boletins epidemiológicos da AIDS. A última publicação contém dados gerais para o Estado atualizados até 2019 e, em relação às notificações municipais, até 2018.Em Anápolis, conforme o boletim epidemiológico da SES-GO, o número de casos notificados em 2018, foi de 73, com incremento de 10,61% em relação ao ano anterior, ou sejas, em 2017, quando foram registras 66 notificações. Também, houve aumento na taxa de detecção, que considera o número de casos por 100 mil habitantes. A taxa de 2017 foi de 24,0 e subiu para 26,6. A taxa de Anápolis situou-se um pouco acima da taxa de Goiás, que ficou em 25,2 no ano de 2018.Em Goiás, Anápolis é o terceiro município com maior número de casos notificados de AIDS em 2018, com o total de 73. Os municípios com maior número de notificações são Goiânia (633) e Aparecida de Goiânia (218). Em 133 municípios goianos (54,06% dos 246) não há casos notificados de AIDS. O boletim da SES-GO aponta que desde 2012, tem ocorrido a redução do número de casos de AIDS em Goiás, contribuindo para essa redução a ampliação do acesso à testagem e à redução do tempo entre o diagnóstico e o tratamento, que é ofertado através do Sistema Único de Saúde a partir de 2013.Segundo consta do Relatório do Monitoramento das Ações em IST/AIDS do 1º semestre de 2019, dos 246 municípios goianos, 208 realizam o teste rápido para HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, 34 municípios realizam os testes rápidos em algumas das UBS e, apenas, 04 municípios não realizam nas UBS.Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde, de 2007 a junho de 2019, foram notificados no Sistema de Informação dos Agravos de Notificação, 9068 casos de HIV em Goiás. Desse total, 22 casos ocorreram em menores de 13anos de idade.A faixa etária em que a infecção é mais evidenciada é em adultos jovens entre 20 a 39 anos, concentrando cerca de 70 % do total de casos. A representatividade dos casos de HIV na faixa etária de 13 a 19 anos tem diminuído desde 2014, as demais faixas etárias têm mantido a mesmas proporções. Em indivíduos maiores de 13 anos de idade, 76% (6890) ocorreram no sexo masculino e 24% (2153) no sexo feminino e 03 casos ignorados.Exposição-Quanto à categoria de exposição, observa-se que, entre indivíduos do sexo masculino, a proporção de homossexuais com HIV representou, desde o ano de 2012, mais de 50% dos casos. Entretanto, entre indivíduos do sexo feminino prevalece a categoria de exposição heterossexual, com mais de 80% dos casos.( Fonte Jornal Contexto)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...