CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 28 de maio de 2021

VID ANEWS- CAMPANHA PARA LIBERTAÇÃO DE JORNALISTA PRESO EM MIANMAR

 

Família inicia campanha por libertação de jornalista preso em Mianmar.

Jornalista Danny Fenster está em prisão conhecida por torturar jornalistas e adversários políticos da junta de Mianmar.

A família do jornalista norte-americano Danny Fenster recorreu às redes sociais para pressionar pela libertação do repórter, preso na segunda (24) em Yangon, Mianmar. Ele está incomunicável desde então. No Twitter, o irmão do jornalista, Bryan Fenster, marcou o presidente Joe Biden e o secretário de Estado Antony Blinken. “Pedimos a libertação imediata de Danny. Por favor, compartilhe e vamos chamar a atenção do Congresso”, escreveu. Representantes estaduais de Michigan já se mobilizaram pela soltura do jornalista. Editor-chefe da revista Frontier Myanmar, Fenster foi preso pouco antes de embarcar em um voo que o levaria de volta aos EUA, no Aeroporto de Yangon. A prisão da cidade birmanesa é a maior do país e ganhou fama pelos maus tratos e torturas – especialmente a jornalistas e adversários políticos do governo. Nesta sexta (28), um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou que os oficiais consulares da embaixada de Yangon não tiveram permissão para visitar Fenster na prisão. “Ataque inaceitável”, disse o porta-voz ao britânico “Financial Times”. Diversos profissionais da imprensa estão detidos na penitenciária desde o golpe militar de 1º de fevereiro, alertou a RSF (Repórteres Sem Fronteiras). A organização instou a soltura imediata e incondicional de Fenster nesta quinta (27). A revista chefiada pelo jornalista ganhou notoriedade ao realizar uma cobertura detalhada do golpe em Mianmar. Sithu Aung Myint, um dos colunistas da publicação, foi o primeiro incluído na lista de exclusão do novo governo. Ele pode ficar preso por até três anos por criticar os militares. Jornalistas presos Fenster é o quarto jornalista estrangeiro preso desde o golpe. Antes dele, foram detidos o polonês Robert Bociaga, o japonês Yuki Kitazumi e o também norte-americano Nathan Maung. Maung e seu colega Han Thar Nyein também estão detidos em Yangon. Os dois já relataram maus tratos e tortura nas primeiras semanas na penitenciária. Ao retornar ao Japão, no dia 15, Kitazumi denunciou que os colegas foram submetidos a tortura e tratamentos humilhantes. Pelo menos 86 jornalistas foram presos desde 1º de fevereiro em Mianmar. Pelo menos 49 seguem detidos. O país asiático está no 140º lugar do ranking de 180 países no Índice de Liberdade de Imprensa da RSF. A violência impera em Mianmar desde o golpe. O watchdog Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos aponta 827 mortos desde fevereiro. Câmeras de vigilância e imagens de celular já flagraram dezenas de cenas de terrorismo de Estado por parte de militares em todo o país. Adversários políticos, como a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, estão presos.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- EPSÓDIOS DA BATALHA EM REDES SOCIAIS TWITTER TEME POR LIBERDADE DE ESPRESSÃO

 

Twitter vira alvo do governo e diz temer pela liberdade de expressão na Índia.

Escritório da empresa de tecnologia em Nova Déli foi invadido pela polícia em meio à disputa política no país.

Os recentes episódios da batalha entre o governo da Índia e as redes sociais levaram o Twitter a questionar a liberdade de expressão no país asiático. Na segunda-feira (24), o escritório do Twitter em Nova Déli foi invadido por policiais, que exigiam explicações quanto ao posicionamento da empresa numa disputa entre partidos de situação e oposição.  A oposição acusa o governo do primeiro-ministro Narendra Modi de incompetência em meio à crise da Covid-19, que tornou a Índia o maior foco de contaminação no mundo. O governo, então, publicou um documento suspostamente criado por oposicionistas. O conteúdo foi denunciado como falso, e o Twitter marcou alguns posts governamentais como “manipulados”. Troca de acusações Após a invasão, o Twitter manifestou preocupação com as “táticas de intimidação” usadas pela polícia contra empresas de tecnologia e “a potencial ameaça à liberdade de expressão” no país.  Em resposta, Modi disse que as acusações são “falsas e totalmente sem sentido. Uma clara tentativa de difamar a Índia”. Ele ainda destacou que o Twitter também deve respeitar as leis locais em vez de tentar “decidir qual o alcance da legislação indiana”.  A Índia aumentou a pressão sobre as redes sociais em fevereiro, com uma nova legislação de controle de conteúdo. Entre as regulamentações, as empresas são obrigadas a identificar autores de publicações específicas se assim determinado pela justiça. O prazo para adequação às normas seria de três meses, passando a valer agora em maio. ( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- MOÇAMBIQUE-66 CONTÊINERES COM MADEIRA ILEGAL INDO PRA CHINA

 

Moçambique recupera 66 contêineres com madeira que seguia ilegalmente à China.

Toras já estavam em águas internacionais quando foram recuperadas pelas autoridades moçambicanas.

Uma remessa de 66 contêineres com madeira ilegal retornou a Moçambique no último dia 16, segundo o portal All Africa. As toras já estavam em águas internacionais quando foram recuperadas pelas autoridades moçambicanas.Traficantes teriam extraído a matéria-prima em agosto do ano passado. Agentes da alfândega apreenderam a carga em seguida no porto de Pemba, ao norte do país. Em dezembro, contrabandistas conseguiram retirar a carga da custódia e enviaram as toras para exportação. Uma investigação identificou que o destino era a China. Após cinco meses, os 66 contêineres foram devolvidos, e outros dez devem chegar a Moçambique em breve. Moçambique é o terceiro maior exportador de madeira da África. O país exportou 2,6 milhões de toneladas de toras entre 2017 e 2020, cum lucro beirando US$ 1 bilhão. Quase toda a madeira extraída em Moçambique tem como destino à China. O comércio, porém, ignora a lei que proíbe a exportação de toras moçambicanas, em vigor desde 2017. Um ano depois, a proibição foi reforçada por uma lei que proíbe a extração das principais espécies nativas do país, lista que inclui a madeira. “Essa é uma vitória contra o crime organizado”, classificou o procurador-geral de Cabo Delgado Octavio Zilo. “Mas ainda precisamos de colaborações produtivas mais amplas com companhias marítimas e países do lado da demanda, como a China”. As companhias marítimas CMA-CGM, da França, e Maersk Line, da Dinamarca, já anunciaram o embargo de toda a madeira da Gâmbia, outro país vítima de saques de madeira ilegal.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...